Conectar

Ver Versão Completa : Ajuste do câmber em vitara com lift

OFFLIMITS
30/07/2010, 12:32
Caros foristas,

como grande parte de vocês devem saber, ao se colocar calços, molas maiores, e qualquer outra alteração feita entre os pontos de fixação da suspensão dianteira do vitara, a cambagem é alterada, e na maioria das vezes para pior.
Gostaria que alguém pudesse me informar para qual ângulo vai o câmber ao se instalar um calço de 2", considerando o amortecedor original, sem retrabalho nos furos de fixação.

mairo
30/07/2010, 13:04
eu tbm gostaria de saber este procedimento para a correção do defeito que fica, pois meu vitara está com calços de 2", porem com calços nos amortecedores, e as rodas ficam inclinadas (fechadas embaixo e mais abertas em cima) além de perigoso fica muito feio!!

nanito
30/07/2010, 14:04
Mairo, tira fora as rodas e lima o buraco do parafuso que vai no amortecedor. Acho essa opção melhor do que colocar parafuso mais fino.

Abraço!

OFFLIMITS
30/07/2010, 14:04
Caso algum forista esteja aqui na região de florianópolis, podemos marcar para que traga seu carro à nossa oficina para que façamos estas medidas.

OFFLIMITS
30/07/2010, 15:38
Pessoal,

Não acho interessante colocar parafuso de menor diâmetro e nem alargar os furos. Em ambos os casos pode acontecer de criar folga na fixação e compromoter a segurança.

A solução mais indicada é fazer o oblongo no furo inferior e colocar uma pequena cremalheira que fará a regulagem e travamento da posição adequada para o câmber (entre 0° e 1,5°).

Caso queiram, posso enviar fotos na próxima semana.

Alfredo Stavale
30/07/2010, 15:49
fala tiago, informação nunca é demais.
queremos fotos sim! qualquer informação com embasamento tecnica é bem vinda

aguardamos suas fotos.

abraço

OFFLIMITS
30/07/2010, 16:13
Outra opção menos complicada e também segura é fazer o oblongo no furo, ajustar o câmber, marcando a posição e em seguida soldar uma arruela marcando o correto posicionamento do amortecedor para a cambagem desejada. Com isso não existe a possibilidade de ocorrer folga entre as partes.

Marcospaina
30/07/2010, 21:53
Caso algum forista esteja aqui na região de florianópolis, podemos marcar para que traga seu carro à nossa oficina para que façamos estas medidas.

Olá Tiago! Onde fica sua oficina em São José?
Marcos

OFFLIMITS
01/08/2010, 18:22
olá tiago! Onde fica sua oficina em são josé?
Marcos

oi marcos,

acabamos de nos mudar para a br101 km 198, em biguaçu.

Você fica nesta região?

Fabil
01/08/2010, 18:43
a soluçao de fazer um furo obilongo ajustar a cambagem e soltar uma arruela p/ travar na posicao é interessante e barata..

a maioria dos vitaras com kit de 2" que conheco aqui em BH é obilongado o furo DE CIMA do amortecedor , mantendo o mesmo parafuso original e sem usar nada p/ travar.. nunca ouvi relatos de danos ou afrouxamento do parafuso ..

Tiago, pq vc recomenda obilongar o furo de baixo?
T+

Marcospaina
01/08/2010, 18:52
oi marcos,

acabamos de nos mudar para a br101 km 198, em biguaçu.

Você fica nesta região?

Moro em Caopinas, São José.
Tenho um Sidekicki 05 ptas, com o kit suspensão da alternativa 4x4...
Não sei se foi feito o ajuste do câmber de forma correta.
Sua oficina trabalha com suspensão de jipe?
Marcos.

mairo
02/08/2010, 09:04
Pessoal,

Não acho interessante colocar parafuso de menor diâmetro e nem alargar os furos. Em ambos os casos pode acontecer de criar folga na fixação e compromoter a segurança.

A solução mais indicada é fazer o oblongo no furo inferior e colocar uma pequena cremalheira que fará a regulagem e travamento da posição adequada para o câmber (entre 0° e 1,5°).

Caso queiram, posso enviar fotos na próxima semana.

amigo, desculpe a falta de conhecimento em mecanica, mas gostaria de poder visualizar a solução a ser feita, para poder entender melhor o que é o "oblongo"
grato!

OFFLIMITS
02/08/2010, 10:25
a soluçao de fazer um furo obilongo ajustar a cambagem e soltar uma arruela p/ travar na posicao é interessante e barata..

A maioria dos vitaras com kit de 2" que conheco aqui em bh é obilongado o furo de cima do amortecedor , mantendo o mesmo parafuso original e sem usar nada p/ travar.. Nunca ouvi relatos de danos ou afrouxamento do parafuso ..

Tiago, pq vc recomenda obilongar o furo de baixo?
T+

oi fabiano,

citei o oblongo no furo apenas pelo fato de ser o mais usual, mas como você falou que no caso do vitara se usa no superior, ótimo, pois é deste tipo de informação que estou precisando.
Estou criando um novo projeto de amortecedor para o vitara onde será possível fazer o ajuste de câmber sem ser necessário tais "improvisos". Então, preciso saber também qual o comprimento deste oblongo.

OFFLIMITS
02/08/2010, 10:33
amigo, desculpe a falta de conhecimento em mecanica, mas gostaria de poder visualizar a solução a ser feita, para poder entender melhor o que é o "oblongo"
grato!

oblongo é apenas o termo usado para identificar um furo com com alargamento em um dos eixos, como no desenho em anexo.

Utilizado para criar possibilidade de diferentes regulagens

OFFLIMITS
02/08/2010, 10:35
moro em caopinas, são josé.
Tenho um sidekicki 05 ptas, com o kit suspensão da alternativa 4x4...
Não sei se foi feito o ajuste do câmber de forma correta.
Sua oficina trabalha com suspensão de jipe?
Marcos.

oi marcos,

estamos recém instalados no nosso novo galpão.

Tem como marcarmos um horário para que possamos dar uma olhada no seu carro e checar como foi feito o ajuste do câmber?

Creio que dentro de 15 dias estaremos com tudo em ordem e poderiamos te receber.

mairo
02/08/2010, 11:32
só para poder explicar pro mecanico: achei interessante mecher no furo de baixo, ai pergunto quantos mm deve ser alargado o furo? para qual sentido? suponho que seja em direção ao carro, pois traria a parte inferior da roda para fora!!

Fabil
03/08/2010, 08:09
oi fabiano,

citei o oblongo no furo apenas pelo fato de ser o mais usual, mas como você falou que no caso do vitara se usa no superior, ótimo, pois é deste tipo de informação que estou precisando.
Estou criando um novo projeto de amortecedor para o vitara onde será possível fazer o ajuste de câmber sem ser necessário tais "improvisos". Então, preciso saber também qual o comprimento deste oblongo.

o obilongo com 20mm é o suficiente, enta ficaria um furo de 12x20
T+

Fabil
03/08/2010, 08:13
só para poder explicar pro mecanico: achei interessante mecher no furo de baixo, ai pergunto quantos mm deve ser alargado o furo? para qual sentido? suponho que seja em direção ao carro, pois traria a parte inferior da roda para fora!!

obilongar o furo de baixo nao é o correto, pois ele fica mais proximo ao centro do cubo de roda e como isso irá alterar o comprimento no semi-eixo.. tudo bem que a homocinetica interna é " telescopica" e pode compensar esses poucos mm de diferenca..

mas ao obilongar o furo de cima ( em direcao ao corpo do amortecedor, ou seja, p/ " dentro" ) tras o mesmo resultado sem interferir em nada na distancia entre o cubo de roda e o diferencial

T+

OFFLIMITS
03/08/2010, 08:46
obilongar o furo de baixo nao é o correto, pois ele fica mais proximo ao centro do cubo de roda e como isso irá alterar o comprimento no semi-eixo.. Tudo bem que a homocinetica interna é " telescopica" e pode compensar esses poucos mm de diferenca..

Mas ao obilongar o furo de cima ( em direcao ao corpo do amortecedor, ou seja, p/ " dentro" ) tras o mesmo resultado sem interferir em nada na distancia entre o cubo de roda e o diferencial

t+

oi fabiano,

tem como você checar quanto podemos oblongar o furo superior no sentido do centro do carro? Pois numa certa medida, ocorrerá interferência com o próprio corpo do amortecedor.

OFFLIMITS
03/08/2010, 08:54
EM ANEXO SEGUE UM DESENHO ONDE O FURO SUPERIOR FOI OBLONGADO EM 20mm NO SENTIDO DO CENTRO DO VEICULO, APARENTEMENTE OCORRERÁ INTERFERÊNCIA COM O PRÓPRIO CORPO DO AMORTECEDOR...

Fabil
03/08/2010, 10:07
se 20mm forem muito, obilonga até o limite de interferencia... infelzimente nao tenho nenhum vitara desmontado aqui p/ conferir no paquimetro, mas sempre que obilongamos ( usando retifica e lima) fica bem proximo do limite

T+

mairo
03/08/2010, 10:20
Fabil, muito obrigado pela ajuda!! Só mais uma questão para não ter nenhuma duvida, oblonga-se o furo do amortecedor?
abraço

Fabil
03/08/2010, 11:45
Fabil, muito obrigado pela ajuda!! Só mais uma questão para não ter nenhuma duvida, oblonga-se o furo do amortecedor?
abraço

sim, do amortecedor, nao vá obilongar o furo do braco/munhao nao hein??

T+

mairo
03/08/2010, 12:59
sim, do amortecedor, nao vá obilongar o furo do braco/munhao nao hein??

T+

tudo bem entao!!!
mais uma vez obrigado!