PDA

Ver Versão Completa : Regulador de Voltagem GAUSS GA057

JBassman
29/07/2010, 20:01
Camaradas niveiros,

Este é o assunto do meu tópico: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1482

Segundo estas instruções, instalando o regulador GAUSS GA057, o fio abóbora liga-se na ignição, o fio cinza no campo. Certo.

MAS o regulador de voltagem original (russo) inclui a instalação de dois fios que eram ligados nos próprios parafusos de encaixe do regulador, o que suponho que seja terra (??). Acontece que nas instruções do Gauss nada aparece sobre essa fiação.

Que fazer? Há uma outra forma de ligar esses aterramentos?

Saudações niveiras,

Ricardo

BACALHAU
29/07/2010, 21:32
... dois fios que eram ligados nos próprios parafusos de encaixe do regulador, o que suponho que seja terra (??).
...

Como "parafusos de encaixe" você se refere aos parafusos que prendem o regulador na lataria do carro?
Em caso positivo, ligue-os nos parafusos que vão prender o novo regurador ou quaiquer parafusos da lataria.
O novo regulador também deve ser convenientemente aterrado.
Na dúvida, procure um auto-elétrico.

JBassman
30/07/2010, 12:42
Como "parafusos de encaixe" você se refere aos parafusos que prendem o regulador na lataria do carro?
Em caso positivo, ligue-os nos parafusos que vão prender o novo regurador ou quaiquer parafusos da lataria.
O novo regulador também deve ser convenientemente aterrado.
Na dúvida, procure um auto-elétrico.

Caríssimo amigo de águas nórdicas,

É precisamente a esses parafusos que me refiro. No entanto, no manual do novo regulador lê-se: «estes parafusos não servem como aterramento». Ele vem, contudo, com um terminal designado «neutro».

Li num outro manual feito por um camarada deste fórum (em anexo) que os fios terra são para ser ligados nesse terminal.

E camarada bacalhau, não tenho problemas com auto-elétricos, mas na minha zona não tem nenhum (que eu conheça) que seja digno desse nome... ou então o nome "auto-elétrico" se refere a alguém que se resume a trocar farol de fusca.

Daí que queria ter alguma certeza neste procedimento, pois é possível que seja eu próprio a fazê-lo.

thgteixeira
30/07/2010, 13:20
JBassman;

Meu Niva está com o mesmo regulador de voltagem, e a ligação está bem estranha! Tão estranha, que a lâmpada do painel não apaga.

Pelo que pude perceber no meu, está da seguinte forma: Dois fios vem do alternador de corrente, a certo ponto, próximo ao vaso de expansão do radiador, existe uma tomada macho-fêmea, dali, os fios seguem até a bateria e existe uma outra derivação que não consegui perceber pra onde vai. No meu, a parte que vai para a bateria está desligada (circuito que creio eu, sirva pra apagar a lâmpada do painel), os fios estão conectados do alternador diretamente para o regulador, e por esse motivo, eu acho que a lâmpada não apaga: O Circuito está desconectado.

A solução também me interessa, mas me parece que a carga está em ordem.

BACALHAU
30/07/2010, 15:51
Caríssimo amigo de águas nórdicas,

É precisamente a esses parafusos que me refiro. No entanto, no manual do novo regulador lê-se: «estes parafusos não servem como aterramento». Ele vem, contudo, com um terminal designado «neutro».

Li num outro manual feito por um camarada deste fórum (em anexo) que os fios terra são para ser ligados nesse terminal.

E camarada bacalhau, não tenho problemas com auto-elétricos, mas na minha zona não tem nenhum (que eu conheça) que seja digno desse nome... ou então o nome "auto-elétrico" se refere a alguém que se resume a trocar farol de fusca.

Daí que queria ter alguma certeza neste procedimento, pois é possível que seja eu próprio a fazê-lo.

Meu caro, na foto abaixo, as setas em verde (A, B e C) indicam três excelentes pontos de aterramento, você pode utilizá-los. Use uma arruela de pressão para fazer um melhor contato elétrico. Nesses pontos (parafusos) você pode ligar os dois fios a que você se referiu anteriormente ("parafusos de encaixe") que, pelo que eu entendi, estavam ligados aos parafusos A e B do antigo regulador, certo? Eles, provavelmente, não têm nada a ver com o antigo regulador. Talvez só tenham sido ligados ali para serem aterrados. Podem ser de lâmpadas, buzina, bomba do esguicho ou qualquer outra coisa. Então, mantenha-os aterrados.

O fato do manual do novo regulador ter a indicação "estes parafusos não servem como aterramento" deve-se ao fato do circuito interno do regulador estar isolado elétricamente da carcaça (invólucro) do regulador. Como o circuito do regulador precisa ser ligado ao negativo da bateria através do terminal "neutro" (o certo seria "negativo"), você deve ligar também esse terminal à um ponto da massa do veículo.
OBS.: Como nunca liguei esse regulador (Gauss GA057), não posso garantir que as demais ligações (setas vermelhas) apresentadas na foto abaixo estejam corretas. Estou referindo-me tão somente aos parafusos de fixação que, por estarem presos à carroceria do veículo estão aterrados (negativo).
Fui claro?

DICA DE SEGURANÇA: Ao mexer na parte elétrica de um veículo, desconecte o terminal negativo da bateria. :concordo:

Em todo o caso, mantenha o extintor à mão. :mrgreen:

JBassman
30/07/2010, 17:36
Caríssimo,

Quanto aos pontos de aterramento, parfait.

No que trata à ligação do terminal "neutro" num ponto da massa do veículo, eis o que "manda" a Sarancar (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1482):

"OBS Marca Gauss Esquema de Ligação dos fios no regulador esse rele tem quatro saidas

porém liga-se o fio cor de abóbora na Ignição

e o fio cinza no campo

e o encaixe escrito lampada e neutro ficam sem nada ficam sem os fios."

?

Meu caro, na foto abaixo, as setas em verde (A, B e C) indicam três excelentes pontos de aterramento, você pode utilizá-los. Use uma arruela de pressão para fazer um melhor contato elétrico. Nesses pontos (parafusos) você pode ligar os dois fios a que você se referiu anteriormente ("parafusos de encaixe") que, pelo que eu entendi, estavam ligados aos parafusos A e B do antigo regulador, certo? Eles, provavelmente, não têm nada a ver com o antigo regulador. Talvez só tenham sido ligados ali para serem aterrados. Podem ser de lâmpadas, buzina, bomba do esguicho ou qualquer outra coisa. Então, mantenha-os aterrados.

O fato do manual do novo regulador ter a indicação "estes parafusos não servem como aterramento" deve-se ao fato do circuito interno do regulador estar isolado elétricamente da carcaça (invólucro) do regulador. Como o circuito do regulador precisa ser ligado ao negativo da bateria através do terminal "neutro" (o certo seria "negativo"), você deve ligar também esse terminal à um ponto da massa do veículo.
OBS.: Como nunca liguei esse regulador (Gauss GA057), não posso garantir que as demais ligações (setas vermelhas) apresentadas na foto abaixo estejam corretas. Estou referindo-me tão somente aos parafusos de fixação que, por estarem presos à carroceria do veículo estão aterrados (negativo).
Fui claro?

DICA DE SEGURANÇA: Ao mexer na parte elétrica de um veículo, desconecte o terminal negativo da bateria. :concordo:

Em todo o caso, mantenha o extintor à mão. :mrgreen:

BACALHAU
30/07/2010, 18:04
No site da Gauss (http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=79), aparece ainda mais uma ligação (D-). (ver imagem abaixo)
(D-) é carcaça, chassis, terra. Ou seja, negativo da bateria.
NÃO LIGUE O "NEUTRO" (N).

JBassman
30/07/2010, 18:04
Thiago,

A lâmpada do meu painel também não apagava, e foi por isso que comprei um novo regulador. Acontece que, no meu caso, a bateria não estava mesmo a recarregar. Uma bela noite liguei os faróis e fiquei na estrada.

Uns 3 eletricistas desmontaram o alternador, verificaram que estava OK. Por consequência, o problema deveria estar no regulador de voltagem. Daí que comprei o GAUSS GA057, que pelas descrições, é um bom regulador. É preciso é saber ligá-lo, coisa que, aparentemente, poucos sabem fazer.

O alternador do seu Niva é o original?

JBassman;

Meu Niva está com o mesmo regulador de voltagem, e a ligação está bem estranha! Tão estranha, que a lâmpada do painel não apaga.

Pelo que pude perceber no meu, está da seguinte forma: Dois fios vem do alternador de corrente, a certo ponto, próximo ao vaso de expansão do radiador, existe uma tomada macho-fêmea, dali, os fios seguem até a bateria e existe uma outra derivação que não consegui perceber pra onde vai. No meu, a parte que vai para a bateria está desligada (circuito que creio eu, sirva pra apagar a lâmpada do painel), os fios estão conectados do alternador diretamente para o regulador, e por esse motivo, eu acho que a lâmpada não apaga: O Circuito está desconectado.

A solução também me interessa, mas me parece que a carga está em ordem.

JBassman
30/07/2010, 18:10
No site da Gauss (http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=79), aparece ainda mais uma ligação (D-). (ver imagem abaixo)

Posso então usar esse D- para aterramento?

Resumindo... tenho 2 fios para ligar - um abóbora e outro cinza. Mais dois que devem ser terra.

Será este o sistema?

Abóbora - Ignição
Cinza - Campo
2 Terras - D-

E sinceramente... quantos auto-elétricos conseguem identificar um regulador e fazer as ligações decentemente?

thgteixeira
30/07/2010, 18:14
JBassman;

Meu alternador é original sim. Quando comprei o meu Niva, ele ainda tinha o regulador de voltagem original, mecânico, não selado, da Wapsa. Após uma ANTA ter jogado água nele no lava-rápido, e eu não ter percebido (nunca mais levei pra lava-rápido) acabei perdendo uma bateria.

Na troca do regulador, o eletricista instalou o mesmo Gauss GA057 em meu Niva, o mesmo que você tem, e desde então a lâmpada da bateria nunca mais apagou, mesmo com a bateria sendo carregada. (isso, testado por mim no multímetro diversas vezes)

Já procurei muito a respeito pela internet, e todos os textos ou são inconclusivos, ou simplesmente não tratam da ligação.

A Melhor dica que encontrei até o momento, é a de instalar o regulador da VW-Brasília, que tem dois pólos como o original e funciona tão bem quanto, além de ser mais barato do que o Gauss GA057. Mas pelo que estava vendo em meu carro, o serviço está estranho, pois um conector foi desligado e deste conector estão partindo as ligações do regulador - com este conector desligado, creio eu, o circuito que desliga a lâmpada está inoperante.

Em tempo: O Alternador original do Niva pra quem não tem guincho, muitos faróis de milha e outros acessórios é ÓTIMO, portanto, não caia na troca.

Vamos ver se conseguimos resolver essa por aqui, senão, partirei para o auto-elétrico, pois essa lâmpada precisa funcionar direitinho. Vai que um dia um componente da carga abre o bico, e eu fico na mão!

BACALHAU
30/07/2010, 18:28
Posso então usar esse D- para aterramento?

Resumindo... tenho 2 fios para ligar - um abóbora e outro cinza. Mais dois que devem ser terra.

Será este o sistema?

Abóbora - Ignição
Cinza - Campo
2 Terras - D-

E sinceramente... quantos auto-elétricos conseguem identificar um regulador e fazer as ligações decentemente?

Não. Os 2 terras SE estavam ligados aos dois parafusos que fixam o regulador à lataria do carro, devem ser ligados lá mesmo e NÃO ao (D-).
O (D-) também deve ser ligado a um desses parafusos por um fio.
Simplificando: Os dois fios que você mencionou são aterrados. O (D-) é aterrado. Aterramento significa lataria (chassi) do veículo.
Lâmpada e Neutro ficam desligados.

Afinal, aonde vão esses dois fios que estavam ligados aos parafusos de fixação do regulador?

Girti
30/07/2010, 18:34
Thiago e Ricardo, o regulador da Bosch para a Brasília é P & P, e é baratinho, além de ser selado, recomendo! Entretanto , o regulador mecânico tem a vantagem de, em uma emergência, poder ser "consertado", mesmo que seja apenas provisoriamente, para funcionar por algum tempo.

Ricardo, você vai reconhecer o local aonde foram tiradas as fotos anexas! O cidadão de rabo de cavalo, na primeira foto, ao lado de meu Niva, é o dono do Niva do qual eu lhe falei, que está na Capivara, com sua filha.

thgteixeira
30/07/2010, 18:44
http://www.rumo.com.br/lojas/00004208/prod/91442092_B.jpg

O da VW Brasília

thgteixeira
30/07/2010, 18:46
Outro modelo, também da Gauss para a VW Brasília

http://www.solostocks.com.br/img/regulador-de-voltagem-ga-003-bosch-498829n0.jpg

JBassman
30/07/2010, 22:46
Bacalhau, não faço ideia para onde vão esses dois fios aterrados. Não encontrei nada sobre eles nos manuais. Mas vou tentar descobrir.

Gil, conheço perfeitamente esses lugares ;). Já falei que para quando voltar me comunicar!

Thiago, de repente acho que sei o que se passa na sua ligação... deixe-me adivinhar, quando você roda a chave, a lâmpada fica apagada, e quando liga o motor, ela acende. Ou seja, exatamente AO CONTRÁRIO do que deveria ser, é isso?

Dinola
31/07/2010, 00:33
Bassman, coloquei o regulador Ikro mod IK 411HD na nave russa e ficou perfeito. Eu já o possuia, mas depois de 4 anos apresentou defeito. Comprei um novo que já é eletrônico . Possui entrada para todos os fios, inclusive lâmpada e a tensão não passa de 14,23 V. Recomendo. Visite o link abaixo :
http://www.ikro.com.br/main_interno.php?secao=exibe_busca_comum&cod=IK 411HD&produto=regulador de voltagem
[]s

thgteixeira
31/07/2010, 06:35
Thiago, de repente acho que sei o que se passa na sua ligação... deixe-me adivinhar, quando você roda a chave, a lâmpada fica apagada, e quando liga o motor, ela acende. Ou seja, exatamente AO CONTRÁRIO do que deveria ser, é isso?

Não, não. Quando ligo o carro, a lâmpada acende normalmente. Dou a partida, e ela não apaga, permanece acesa, mesmo com a bateria em carga.

Tô achando que vou levar pro auto elétrico e vou passar pro regulador da Brasília que é bem parecido com o original. :pensativo:

[ ]´s de quem acabou de acordar

Dinola
31/07/2010, 11:30
Não, não. Quando ligo o carro, a lâmpada acende normalmente. Dou a partida, e ela não apaga, permanece acesa, mesmo com a bateria em carga.

Tô achando que vou levar pro auto elétrico e vou passar pro regulador da Brasília que é bem parecido com o original. :pensativo:

[ ]´s de quem acabou de acordar

Os reguladores mostrados acima (linha vw) funcionam com campo positivo e o altern original do niva é negativo.

thgteixeira
31/07/2010, 11:59
Os reguladores mostrados acima (linha vw) funcionam com campo positivo e o altern original do niva é negativo.

É, acho que a solução é importar um regulador da Rússia... :parede:

JBassman
31/07/2010, 14:52
Dinola,

Como deve compreender, queria evitar comprar um novo regulador.

Você experimentou esse GAUSS? Se sim, como foi a sua experiência?

Bassman, coloquei o regulador Ikro mod IK 411HD na nave russa e ficou perfeito. Eu já o possuia, mas depois de 4 anos apresentou defeito. Comprei um novo que já é eletrônico . Possui entrada para todos os fios, inclusive lâmpada e a tensão não passa de 14,23 V. Recomendo. Visite o link abaixo :
http://www.ikro.com.br/main_interno.php?secao=exibe_busca_comum&cod=IK 411HD&produto=regulador de voltagem
[]s

thgteixeira
31/07/2010, 15:36
Dinola,

Uma coisa é certa: Uso o Gauss, e funciona perfeitamente. O Incômodo é a luz da bateria mesmo, de resto, está ótimo!

BACALHAU
31/07/2010, 16:12
Dinola,

Patrício, a Sarancar vende esse regulador (Gauss GA057) para o NIVA. É uma loja que tem tradição no ramo de venda de peças para o russo.
Instale-o seguindo as recomendações e seja feliz.
Se não funcionar, exija o seu dinheiro de volta.
Mas, se eles o vendem para ser instalado no NIVA, inclusive com informações no site, é porque foi testado, funciona e, provavelmente, outros NIVeiros já compraram.

A Diório vende um regulador de voltagem para o NIVA que sua listagem indica que é do Corcel II. Não diz o código, mas, advinha: Uma das aplicações para o Gauss GA057 é Corcel II. (http://www.autoqualidade.com.br/catgauss2.htm)
Em caso de dúvida, pergunte para o Floriano Peixoto, da Diório. Ele é muito atencioso.

Diório Distribuidora de Peças Ltda
Rua Centralina, 93 - São Paulo (SP)
PABX: (11) 2553.5958 - 2557.7991 / Fax: (11) 2552.1999
MSN: dioriopecas@hotmail.com (dioriopecas@hotmail.com)
Nextel: 84*87541 (Floriano) / 84*87542 (Wilton)

Boa $orte.

jiuliano
31/07/2010, 17:58
Eu instalei um regulador de voltagem desse nessa quinta feira e tive o mesmo problema com a luz, senti que eletricista ficou meio perdido com o esquema do Niva, não entendia o por que da luz ficar acesa enquanto o fio estava desligado, pelo que vi no tópico existe um esquema a parte para a luz, adimito que não entendi 100% pois eletrica não é o meus forte, mas a solução que o eletricista deu foi passar um fio até o painel e ligou uma nova luz vinda do regulador novo, tirando a lampada da ligação original, segundo ele não teria problema fazer dessa forma, aparentemente está funcionando perfeiramente.

Agora o unico problema que eu estou é que o carro não está dando partida, não está jogando energia suficiente para o arranque, como só vou poder levar o Niva lá na próxima semana puxei um fio direto da bateria e encosto no conector do arranque a dou a partida, me falaram que em relé daria conta, vamos ver no que dá!!!
abraços

jiuliano
31/07/2010, 18:04

Bacalhau, por que você diz para não ligar o NEUTRO (N)???? Eu não estou em casa agora, mas creio que o meu está ligado.:shock:

BACALHAU
31/07/2010, 19:42
Bacalhau, por que você diz para não ligar o NEUTRO (N)???? Eu não estou em casa agora, mas creio que o meu está ligado.:shock:

Porque esse NEUTRO não é o (-) NEGATIVO da bateria.
Não é para ser aterrado (ligado à carcaça).
O negativo é o (D-).

Girti
31/07/2010, 20:54
Uma coisa é certa: Uso o Gauss, e funciona perfeitamente. O Incômodo é a luz da bateria mesmo, de resto, está ótimo!

Thiago, essa luz da bateria acesa não é um simples incômodo, e sim um indicador seguro de que algo está errado! Ou o regulador na verdade não é adequado ao Niva (neste caso, a Sarancar está pisando na bola, ao vender um produto que não serve no Niva...), ou está instalado de forma errônea (neste caso, a Sarancar está pisando na bola, ao vender um produto sem as istruções claras e precisas de instalação do mesmo...). Em qualquer dos dois casos, recomendo:

Entrar em contato com a Sarancar para tentar solucionar o problema (que não será só seu, mas sim de todos que adquirirem o produto)

E/OU

Levar o Niva a um eletricista de confiança para análise

Não rode do jeito que está, você poderá estar prejudicando algum componente ou, em uma hipótese mais otimista, jamais saberá quando o alternador estiver com problemas!

Girti
31/07/2010, 20:55
Patrício, a Sarancar vende esse regulador (Gauss GA057) para o NIVA. É uma loja que tem tradição no ramo de venda de peças para o russo.
Instale-o seguindo as recomendações e seja feliz.
Se não funcionar, exija o seu dinheiro de volta.
Mas, se eles o vendem para ser instalado no NIVA, inclusive com informações no site, é porque foi testado, funciona e, provavelmente, outros NIVeiros já compraram.

A Diório vende um regulador de voltagem para o NIVA que sua listagem indica que é do Corcel II. Não diz o código, mas, advinha: Uma das aplicações para o Gauss GA057 é Corcel II. (http://www.autoqualidade.com.br/catgauss2.htm)
Em caso de dúvida, pergunte para o Floriano Peixoto, da Diório. Ele é muito atencioso.

Diório Distribuidora de Peças Ltda
Rua Centralina, 93 - São Paulo (SP)
PABX: (11) 2553.5958 - 2557.7991 / Fax: (11) 2552.1999
MSN: dioriopecas@hotmail.com (dioriopecas@hotmail.com)
Nextel: 84*87541 (Floriano) / 84*87542 (Wilton)

Boa $orte.

x 2!!! :concordo:

thgteixeira
31/07/2010, 21:52
"Amigos, o regulador usado (Gauss) é com sistema eletronico. Muito diferente do original mecanico (que nao é o Wapsa) pois o original é Russo.
No sistema mecanico, a lampada recebe um comando do regulador pra apagar.
No sistema eletronico, quem comanda o apagamento da lampada é o alternador.
Neste sistema eletronico, a lampada está ligada em série com o sistema de excitação do alternador, ou seja, o alternador tem que recerber uma tensão pra excitar o rotor, para que qdo ele começar a girar dentro do estator, começe a gerar energia.
Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega).
Nestes casos , tem-se que modificar a ligação da lampada do painel, que está em paralelo pra em série. Ou seja, o (+) sairá do comutador de ignição pela linha 15, passará pela lampada e irá para o D+ (lampada) do alternador.
Realmente precisa de um bom eletricista automotivo. Pelo menos q seja alfabetizado pra poder estudar um pouco..."

BACALHAU
31/07/2010, 22:32
Futucando :shock: no site da Gauss descobri três produtos interessantes e... intrigantes.

GA028 - Regulador de Voltagem para, entre outros, "Lada: NIVA e Laika".http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=33

GA1275 - Retificador para, entre outros, "Lada: NIVA e Laika".
http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=447

GA2013 - Módulo de Ignição, para, entre outros, "Lada: Laika 1.5, 1.6 e NIVA 1.5, 1.6".

Os dois primeiros destinados ao alternador dos veículos equipados com injeção eletrônica, em número insignificante no Brasil.
Se a Gauss fabrica(va) reguladores para esses modelos, porque não para os demais. Caberia uma consulta a esse fabricante.
Porticularmente, prefiro não esquentar a minha cabeça e partir para um alternador mais moderno, mais potente e com regulador embutido.

O último item é bem interessante para quem ainda não tem ignição eletrônica. Será que ainda existe no mercado?

Girti
31/07/2010, 22:52
"Amigos, o regulador usado (Gauss) é com sistema eletronico. Muito diferente do original mecanico (que nao é o Wapsa) pois o original é Russo.
No sistema mecanico, a lampada recebe um comando do regulador pra apagar.
No sistema eletronico, quem comanda o apagamento da lampada é o alternador.
Neste sistema eletronico, a lampada está ligada em série com o sistema de excitação do alternador, ou seja, o alternador tem que recerber uma tensão pra excitar o rotor, para que qdo ele começar a girar dentro do estator, começe a gerar energia.
Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega).
Nestes casos , tem-se que modificar a ligação da lampada do painel, que está em paralelo pra em série. Ou seja, o (+) sairá do comutador de ignição pela linha 15, passará pela lampada e irá para o D+ (lampada) do alternador.
Realmente precisa de um bom eletricista automotivo. Pelo menos q seja alfabetizado pra poder estudar um pouco..."

Hehehe... esse é o Anderson!

Pessoal, tive o prazer de conhecer o Anderson pessoalmente, em minha visita a Florianópolis, no ano passado. Podem confiar no que ele escreve, ele entende do assunto!

BACALHAU
01/08/2010, 08:01
Thiago, pede para o moderador apagar este seu post.
NUNCA VI TANTA ASNEIRA JUNTA. :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede::parede::parede:
Tudo bem, sei que não foi você quem a escreveu...

Para explicar, vou colocar a minha dentro, em azul. :twisted: :mrgreen:

"Amigos, o regulador usado (Gauss) é com sistema eletronico. Muito diferente do original mecanico (que nao é o Wapsa) pois o original é Russo. Choveu no molhado.

No sistema mecanico, a lampada recebe um comando do regulador pra apagar. Não. A lâmpada é comandada por um relé NF cuja bobina é energizada pela tensão de fase gerada pelo alternador. Quando o alternador está OK ele manda tensão para a bobina desse relé abrindo o seu contato, que é NF (normalmente fechado), desligando a lâmpada.
Basta olhar no circuito elétrico que este relé e a lâmpada não são ligados nem elétrica e nem fisicamente com o regulador de tensão.

No sistema eletronico, quem comanda o apagamento da lampada é o alternador. E no mecânico também. Óbvio, uma vez que a lâmpada é para indicar se o alternador está OK ou não.

Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega). Nem vou comentar. :putz: Façam o seguinte: retirem a tal lâmpada e me digam se o alternador parou de gerar. Me digam se tem lógica o sistema inteiro parar de funcionar por causa de uma lâmpada de advertência queimada ou com mau contato. Nem na Rússia.

Nestes casos , tem-se que modificar a ligação da lampada do painel, que está em paralelo pra em série. Ou seja, o (+) sairá do comutador de ignição pela linha 15, passará pela lampada e irá para o D+ (lampada) do alternador. Se a corrente de excitação do alternador passar por aquela lampadinha de advertência, cujo filamento suporta alguns míseros miliampéres, ela frita na hora.

Realmente precisa de um bom eletricista automotivo. Pelo menos q seja alfabetizado pra poder estudar um pouco..." Esta é a única frase com que eu concordo. Ao menos que seja alfabetizado para ler o Manual de Serviço. Está tudo lá muito bem explicadinho. Nos seus mííííííínimos detalhes. Inclusive a solução para o seu problema da luz de advertência que não quer apagar, Thiago.

Thiago, se o seu alternador está funcionando corretamente, verifique o relé que comanda a luz do painel.
Passo 1 - Com um voltímetro, veja se chega tensão nos terminais da bobina (85 e 85). O valor dessa tensão será de aproximadamente metade do valor da tensão gerada pelo alternador (tem que ser acima de 5 VCC). Não se esqueça que essa tensão é fornecida diretamente pelo alternador, por isso, para medi-la o carro deverá estar ligado. Cuidado.
Passo 2 - Havendo tensão nos terminais da bobina, é provável que a mesma esteja queimada. Desconecte os seus terminais e com o múltímetro teste-a.
Se achou muito complicado, parta logo para a substituição do relé. É barato. Apenas lembre que os contatos devem ser do tipo NF e a tensão da bobina 5 a 6 VCC.

Uma coisa que você pode tentar é a seguinte:
Conecte uma lâmpada de 12V entre o terminal LÂMPADA do regulador Gauss e o terra (chassis). Veja se funciona normalmente: acende quando você liga a chave e apaga quando o motor começa a funcionar.
Em caso positivo, arranque logo o relé e ligue a lâmpada do painel diretamente no regulador.

Mantenha-nos informados.
Um abraço.

BACALHAU
01/08/2010, 08:03
Hehehe... esse é o Anderson!
...
Podem confiar no que ele escreve, ele entende do assunto!

Gil, reveja os seus conceitos. :concordo:

Dinola
01/08/2010, 22:39
Vou jogar gasolina nesta discusão acalorada. Bacalhau, veja este esquema e confronte suas conclusões com a do Thiago.
[]s

BACALHAU
01/08/2010, 23:10
De que carro é esse esquema?

Dinola
01/08/2010, 23:21
De que carro é esse esquema?

Não depende do carro. É um regulador eletrônico típico retirado da revista saber eletronica só para mostrar o funcionamento básico.

BACALHAU
01/08/2010, 23:28
Certo, mas, é para confrontar o quê?

Dinola
02/08/2010, 00:14
Certo, mas, é para confrontar o quê?

De acordo com o esquema, o que acontecerá se a lampada queimar ? :pipoca:

BACALHAU
02/08/2010, 00:51
Ela não acenderá. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vamos lá. Analizando o seu esquema...
Quando você aciona a chave de ignição (sem dar a partida), a lâmpada é energizada e acende (se não estiver queimada :mrgreen:).
Ao colocar o motor em funcionamento, o alternador começa a produzir energia e deixa de haver uma diferença de potencial entre os bornes da lâmpada. Ela apaga.
Se ela queimar ou for retirada em nada afetará o funcionamento do gerador, uma vez que é o regulador de voltagem que atua em cima da bobina de excitação do alternador.

Dinola
02/08/2010, 11:43
E de onde o regulador pegará tensão para atuar sobre o rotor ? Existe outro camimho para a tensão chegar até o regulador além da lâmpada ?

BACALHAU
02/08/2010, 14:10
Em verde, a tensão gerada pelo alternador.
A tensão no circuito A (carrega a bateria) tem o mesmo valor do circuito B (que vai para o regulador). Por isso a lâmpada apaga quando o gerador começa a funcionar. Não existe mais uma DDP (diferença de potencial) entre os bornes da lâmpada.
O regulador ao "ler" o valor da tensão gerada, vai aumentar ou diminuir o valor da tensão de excitação (circuito em vermelho) do alternador.

BACALHAU
02/08/2010, 14:13
Ops, faltou a imagem. :putz:

Dinola
03/08/2010, 12:55
Está certo Baca, o caminho da corrente é este mesmo. Mas o que quero mostrar é que o alternador não funcionaria se a lampada estivesse queimada porque é atravéz dela que se dá a pré excitação. De maneira nenhuma quero impor uma teoria. Por isso retirei da net o texto abaixo e a teoria completa esta neste link : http://www.mecanica2000.com.br/artigostecnicos_v.asp?Contador=41

CIRCUITOS DO PRÉ-EXCITAÇÃO

Quando a ignição é acionada, surge uma corrente que flui da bateria, através da lâmpada de advertência, para a armadura do rotor, e desta para o terra, através de um regulador. Nos alternadores com regulador montado externamente, a corrente flui primeiramente através do regulador e, depois disto, ela alimenta a armadura.
Desta maneira, a corrente que vem da bateria pré-excita o alternador. A pré-excitação é necessária, pois nos alternadores normais, o magnetismo residual no núcleo de ferro não é suficiente no instante de partida. Portanto, o alternador não é capaz d gerar um campo magnético suficiente na armadura, e conseqüentemente gerar a voltagem necessária.
No circuito de excitação há um diodo de excitação e um diodo de potência em série para cada uma das fases. Portanto, a auto-excitação só começa depois que o alternador consegue gerar uma voltagem maior que pelo menos a queda de tensão nos dois diodos. (2 x 0,7 V = 1,4 V).
A lâmpada de advertência, presente no circuito de pré-excitação, age como um resistor quando a ignição é acionada. Quando o motor começa a girar, a corrente que flui através da lâmpada, deve ser grande o bastante para gerar um campo magnético capaz de iniciar o processo de auto-excitação. A lâmpada permanece acesa enquanto há corrente fluindo no circuito de pré-excitação.

BACALHAU
03/08/2010, 18:51
Está certo Baca, o caminho da corrente é este mesmo. Mas o que quero mostrar é que o alternador não funcionaria se a lampada estivesse queimada porque é atravéz dela que se dá a pré excitação. De maneira nenhuma quero impor uma teoria. Por isso retirei da net o texto abaixo e a teoria completa esta neste link : http://www.mecanica2000.com.br/artigostecnicos_v.asp?Contador=41

CIRCUITOS DO PRÉ-EXCITAÇÃO

Quando a ignição é acionada, surge uma corrente que flui da bateria, através da lâmpada de advertência, para a armadura do rotor, e desta para o terra, através de um regulador. Nos alternadores com regulador montado externamente, a corrente flui primeiramente através do regulador e, depois disto, ela alimenta a armadura.
Desta maneira, a corrente que vem da bateria pré-excita o alternador. A pré-excitação é necessária, pois nos alternadores normais, o magnetismo residual no núcleo de ferro não é suficiente no instante de partida. Portanto, o alternador não é capaz d gerar um campo magnético suficiente na armadura, e conseqüentemente gerar a voltagem necessária.
No circuito de excitação há um diodo de excitação e um diodo de potência em série para cada uma das fases. Portanto, a auto-excitação só começa depois que o alternador consegue gerar uma voltagem maior que pelo menos a queda de tensão nos dois diodos. (2 x 0,7 V = 1,4 V).
A lâmpada de advertência, presente no circuito de pré-excitação, age como um resistor quando a ignição é acionada. Quando o motor começa a girar, a corrente que flui através da lâmpada, deve ser grande o bastante para gerar um campo magnético capaz de iniciar o processo de auto-excitação. A lâmpada permanece acesa enquanto há corrente fluindo no circuito de pré-excitação.

Dinola, como você mesmo disse aí acima, isso se aplica ao esquema de alternadores que você enviou.

"Nos alternadores com regulador montado externamente, a corrente flui primeiramente através do regulador e, depois disto, ela alimenta a armadura".

No NIVA e que é o caso a que se referia o que foi colocado na mensagem #28, o circuito da lâmpada nem faz parte do circuito do alternador e nem do circuito do regulador de tensão.
Ela é acionada por um relé. O fato dela estar funcionando, estar queimada ou nem existir em nada vai alterar o funcionamento do conjunto alternador/regulador.

Dinola
04/08/2010, 11:34
Bacalhau, o Thiago se referiu ao regulador eletronico que não possui circuito separado para a lampada , como segue abaixo :
Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega). Nem vou comentar. Façam o seguinte: retirem a tal lâmpada e me digam se o alternador parou de gerar. Me digam se tem lógica o sistema inteiro parar de funcionar por causa de uma lâmpada de advertência queimada ou com mau contato. Nem na Rússia.

thgteixeira
04/08/2010, 11:37
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::p ipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Dinola
04/08/2010, 13:14
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::p ipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Eu compro a briga e vc só fica na pipoca, Thiago ? Mui amigo,rs !
[]

BACALHAU
04/08/2010, 13:49
Bacalhau, o Thiago se referiu ao regulador eletronico que não possui circuito separado para a lampada , como segue abaixo :
Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega). Nem vou comentar. Façam o seguinte: retirem a tal lâmpada e me digam se o alternador parou de gerar. Me digam se tem lógica o sistema inteiro parar de funcionar por causa de uma lâmpada de advertência queimada ou com mau contato. Nem na Rússia.

Um de nós dois está interpretando alguma coisa errada. E não sou eu. :discordo:
O que o Thiago transcreveu foi:

"... o regulador usado (Gauss) é com sistema eletronico. Muito diferente do original mecanico (que nao é o Wapsa) pois o original é Russo.
No sistema mecanico, a lampada recebe um comando do regulador pra apagar."

Na minha interpretação, está-se falando em NIVAs e em reguladores de tensão (originais ou adaptados) usados em NIVAs com o alternador original do NIVA.
Ao se adaptar o regulador Gauss no NIVA, seguindo o esquema de ligações discutido anteriormente, o circuito da lâmpada vigia continua independente.

"No sistema eletronico, quem comanda o apagamento da lampada é o alternador."

Como, pela minha interpretação, ainda se está falando em NIVAs, reafirmo que esta informação não procede.
Só os primeiros NIVAs (ao que me conste) vieram com o regulador mecânico. A partir de um certo ano (93, eu creio) passaram a vir com regulador de tensão eletrônico (made in URSS) e, exceto por isso, nada mais mudou no circuito de geração, que continuou com a lâmpada vigia sendo acionada por intermédio de um relé.
Mesmos nos modelos mais atuais (ou menos antigos :mrgreen:) em que o regulador de tensão vem embutido no alternador, a lâmpada vigia não é ligada diretamente ao gerador, como no esquema apresentado por você, mas, continua a ser acionada por um relé, em circuito independente e não faz parte de nenhum circuito de pré-excitação do alternador.

Me parece que quem redigiu o texto, apresentado pelo Thiago, misturou alhos com bugalhos. Ou seja, a teoria de funcionamento do alternadores mais modernos com o funcionamento do circuito de geração do NIVA.
É certo que a lâmpada vigia recebe o comando do alternador para apagar e faz parte do circuito de excitação primária, mas, em geradores de tipo diferente dos que estão em discussão (NIVA).
Se você comparar os diagramas dos circuitos de geração dos nossos NIVAs com o que você apresentou, retirado de uma revista de eletrônica, verá o quão eles são diverentes. E, no que se refere à lâmpada vigia, seja com regulador mecânico ou eletrônico, o que se aplica para um não serve para o outro.

thgteixeira
04/08/2010, 13:53
Tô esperando uma definição! :mrgreen:

Mas, são discussões como essa que fazem o nosso fórum dos Nivas ter um nível tão bacana. :palmas:

Eu tô conseguindo compreender todo o exposto, mas:

- Mantenho o mesmo regulador de voltagem?
- Se for pra manter, como faço a luz funcionar devidamente?
- Existe algum regulador que mantenha o sistema original funcionando e que esteja disponível em nosso mercado? (sem que eu tenha a necessidade de importar da Rússia)

Eu vou ilustrar as ligações do meu carro com fotos, volto daqui a pouco com elas. Sei que há a opção de substituir o alternador, mas pelo valor, não acho viável no momento. Mas se existir apenas essa possibilidade, é algo a se pensar, mas futuramente. No momento, na pior das hipóteses, posso tentar importar uns dois reguladores da Rússia e já fico com um na reserva.

E mais uma vez, parabéns pela discussão!

BACALHAU
04/08/2010, 13:53

Thiago, você vai enjoar de comer pipoca. :twisted:
Vai um amendoinzinho ou um chopinho aí? :mrgreen:

Eu compro a briga e vc só fica na pipoca, Thiago ? Mui amigo,rs !
[]

Briga? :shock:
Onde? :?:
Nada de briga. :discordo:
Discussão, sim. :concordo:

BACALHAU
04/08/2010, 14:02
...
- Se for pra manter, como faço a luz funcionar devidamente?
...

Meu amigo, já apresentei a solução para o seu caso duas páginas atrás, mas como sou bonzinho, para não lhe dar trabalho, voi transcrevê-la.

"Thiago, se o seu alternador está funcionando corretamente, verifique o relé que comanda a luz do painel.
Passo 1 - Com um voltímetro, veja se chega tensão nos terminais da bobina (85 e 85). O valor dessa tensão será de aproximadamente metade do valor da tensão gerada pelo alternador (tem que ser acima de 5 VCC). Não se esqueça que essa tensão é fornecida diretamente pelo alternador, por isso, para medi-la o carro deverá estar ligado. Cuidado.
Passo 2 - Havendo tensão nos terminais da bobina, é provável que a mesma esteja queimada. Desconecte os seus terminais e com o múltímetro teste-a.
Se achou muito complicado, parta logo para a substituição do relé. É barato. Apenas lembre que os contatos devem ser do tipo NF e a tensão da bobina 5 a 6 VCC.

Uma coisa que você pode tentar é a seguinte:
Conecte uma lâmpada de 12V entre o terminal LÂMPADA do regulador Gauss e o terra (chassis). Veja se funciona normalmente: acende quando você liga a chave e apaga quando o motor começa a funcionar.
Em caso positivo, arranque logo o relé e ligue a lâmpada do painel diretamente no regulador.

Mantenha-nos informados.
Um abraço."

Existe 99% de chances do relé ter ido pro saco.
Devido às características dele (tensão da bobina), talvez só o original.

thgteixeira
04/08/2010, 14:24
Vamos as fotos, aqui dá pra entender ou pra perceber segundo a minha leitura, que o relê foi DESATIVADO, vejamos:

- Fotos 1 e 2 - O Regulador Gauss GA 057 instalado.
- Foto 3 - Conector DESLIGADO. Os fios foram conectados ao conector que vem do alternador diretamente ao regulador de voltagem. (ver fios com conectores sem proteção, simples, do tipo "climpáveis") - Imagino que o conector desligado, que segue em direção a parede corta-fogo, seja o conector que originalmente leva ao relê.
- Foto 4 - Mais uma do conector desligado ao lado da nova ligação feita.
- Foto 5 - Em minhas mãos, saindo do regulador de voltagem, dos terminais TERRA e ALTERNADOR, os dois fios que seguem para o conector que vem do alternador de corrente.

Tem mais fotos, perdão pela qualidade, mas a câmera do celular não tem "macro". Acho que vão ajudar tanto a mim quanto ao JBassman e aos demais foristas.

thgteixeira
04/08/2010, 14:35
O Restante das fotos:

Foto 1 - Outro conector que se encontra DESLIGADO ao lado do regulador de voltagem.

Foto 2 - Mais uma do conector desligado e da adaptação (adaptraição?) feita para ligar o regulador Gauss GA 057

Foto 3 - O Conector desligado da foto 1 e os fios que saem do regulador. Vê-se também alguns fios aterrados na carcaça de fixação do regulador.

Foto 4 - Perspectiva da instalação (pequeno conduíte preto não tem nada passando por ele e nem nada ligado ao regulador, só está ali, desconsiderar)

BACALHAU
04/08/2010, 15:41
Thiago, muita calma.
Vamos ver se eu tenho competência para lhe ajudar à distância.
Pela primeira imagem imagem abaixo, trabalhada em cima da que você enviou, vemos que:

- Fio laranja (15) ligado ao terminal "IGNIÇÃO" do relé. Verifique se ao ligar a chave de ignição SEM DAR PARTIDA o mesmo tem 12 VCC e ao desligar a ignição o mesmo fica sem tensão (0 V). Se sim, tudo bem.
- Fio cinza (67) deverá ir ao alternador.
- Fio verde (?). What is isso? :shock: Veja para onde vai a outra ponta.
- Fios pretos assinalados por mim com o símbolo de aterramento. Um é o negativo do motor do limpador do farol direito e o outro o negativo das lâmpadas dianteiras direitas do pisca e do farolete. Correto.
Creio que são estes fios a que o JBassman se referiu.

Para que eu possa continuar, gostaria que você localizasse e tirasse fotos do relé de acionamento da lâmpada vigia.
Para que você possa localizá-lo, ele deve ser semelhante ao que aparece nas imagens abaixo, a partir da segunda. Deve estar localizado próximo ao regulador de voltagem, na base do reservatório de água do radiador. Tem a inscrição PC702 no topo.

thgteixeira
04/08/2010, 15:56
Baca;

Fio verde: Está indo pro conector que vem do alternador de corrente. Pelo que vi, é um terra, confere?

Fio Cinza: Vai para o mesmo conector que vem do alternador de corrente junto com o verde, vide Foto 2 do primeiro lote de fotos.

O Relê está ali, vou fazer as medições e já retorno com fotos.

Nessa imagem o relê aparece do lado esquerdo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=237740&d=1280943304

Vou tirar uma foto detalhada.

thgteixeira
04/08/2010, 16:13
Vamos as fotos:

Foto 1 - Leitura do multímetro xing-ling no fio de ignição. Com a chave na posição de serviço, pouco menos de 12V quando eu conseguia encostar decentemente a ponta de prova no pólo. Quando a chave está na posição inicial (desligada) a leitura cai a zero.

Fotos 2 e 3 - Relê, com o maior detalhamento possível que consegui na foto (afastando mangueiras, fios e me enroscando no vaso de expansão do radiador)

BACALHAU
04/08/2010, 16:18
Baca;

Fio verde: Está indo pro conector que vem do alternador de corrente. Pelo que vi, é um terra, confere?

Fio Cinza: Vai para o mesmo conector que vem do alternador de corrente junto com o verde, vide Foto 2 do primeiro lote de fotos.

O Relê está ali, vou fazer as medições e já retorno com fotos.

Nessa imagem o relê aparece do lado esquerdo:

Vou tirar uma foto detalhada.

NÂO. O fio verde não é um terra. Os dois fios desse conector que vêm do alternador são: amarelo (ou branco encardido), onde foi ligado o verde, vai (ou deveria ir) para o terminal (85) do relé PC702; o preto está correto, é o terminal (67) do regulador de tensão.

BACALHAU
04/08/2010, 16:21
Vamos as fotos:

Foto 1 - Leitura do multímetro xing-ling no fio de ignição. Com a chave na posição de serviço, pouco menos de 12V quando eu conseguia encostar decentemente a ponta de prova no pólo. Quando a chave está na posição inicial (desligada) a leitura cai a zero.

Fotos 2 e 3 - Relê, com o maior detalhamento possível que consegui na foto (afastando mangueiras, fios e me enroscando no vaso de expansão do radiador)

Foto 1 - Então está ligado correto.

Fotos 2 e 3 - Onde estão ligados esses fios do relé (se é que estão ligados)?

thgteixeira
04/08/2010, 16:30
Vou tentar fazer uma vistoria sobre onde eles estão ligados, o problema são as cores, eu sou meio daltônico! Vou lá dar uma olhada e já respondo.

BACALHAU
04/08/2010, 16:37
Ou melhor:
No relé PC702, o fio preto, ligado ao terminal (30/31), é o que vai para a lâmpada vigia do painel.
O fio laranja, que é ligado nos terminais ((86) e (87), é o que traz 12 V também da chave de ignição, mas, por outro circuito diferente do (15) do regulador. Repita o mesmo teste que você fez no (15). O resultado deve ser o mesmo, uma vez que a luz vigia está acendendo.
Por último, o fio amarelo, ligado ao terminar 85 do relé PC702, é o que deveria ir onde está indo o tal fio verde. Acredito que esteja desligado. Correto?
Me diga onde termina esse fio amarelo (branco encardido).

thgteixeira
04/08/2010, 16:47
Baca;

Os Fios saem do relê, e sobem no meio de um bolo de fios em direção a bateria. Depois viram a direita, passam por trás da máquina do limpador, e me parecem seguir até o interior do carro, mas pode ser que algum fique pelo caminho.

BACALHAU
04/08/2010, 16:53
Leu a mensagem #59?

O preto e o laranja entram no chicote e vão para o painel.
Mas, e o amarelo (branco encardido), está desligado? Termina na outra metade do conector do arranque?

BACALHAU
04/08/2010, 17:20
Alô, Thiago.
Cadê você?
Ih, o cara... me deixou falando sozinho. :evil:
Ainda bem que a minha consultoria eu cobro por hora. :twisted:

thgteixeira
04/08/2010, 17:21
Ou melhor:
No relé PC702, o fio preto, ligado ao terminal (30/31), é o que vai para a lâmpada vigia do painel.
O fio laranja, que é ligado nos terminais ((86) e (87), é o que traz 12 V também da chave de ignição, mas, por outro circuito diferente do (15) do regulador. Repita o mesmo teste que você fez no (15). O resultado deve ser o mesmo, uma vez que a luz vigia está acendendo.
Por último, o fio amarelo, ligado ao terminar 85 do relé PC702, é o que deveria ir onde está indo o tal fio verde. Acredito que esteja desligado. Correto?
Me diga onde termina esse fio amarelo (branco encardido).

Vamos lá Baca, após as medições (carro com o capô aberto aqui na garagem)

1 - Fio Laranja (relê): Testado com o multímetro, está com o mesmo comportamento do fio de ignição ligado ao regulador de voltagem - Posiçao de serviço na chave, ele me entrega 12V - Posição inicial/desligado, ele me entrega 0V.

2 - Fio Amarelo: (Esse deu trabalho!) após cortar um bolo de fita isolante que prendia cerca de 500 fios em um feixe (substituí por cintas plásticas) consegui seguir o fio amarelo que sai do relê, ele termina no conector que está desligado, mostrado por mim na primeira leva de fotos que mostrei, substituído pela estranha ligação do regulador de voltagem.

thgteixeira
04/08/2010, 17:22
Desculpe a demora, Baca! É que essa de agora deu um certo trabalho! :parede:

thgteixeira
04/08/2010, 17:31
Este fio:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=237732&d=1280942983

Vem deste conector que está desligado, aonde também vai o fio amarelo que vem do relê.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=237727&d=1280942555

A Minha suposição é de que ele deva ser ligado em algum dos terminais do regulador de voltagem original.

BACALHAU
04/08/2010, 17:38
Então, vamos lá:

1 - Pegue o maior extintor de pó químico que voce tiver e deixe ao lado do carro. :twisted:
2 - Deixe o telefone e o número dos bombeiros à mão. :mrgreen:
3 - Peça para evacuar o seu edifício por medida de precaução. :putz:
4 - Desconecte o terminal negativo da bateria.
5 - Retire aquele fio verde do regulador e do conector. Desligue as duas pontas.
6 - Solte a ponta do fio (67) que vai no mesmo conector.
7 - Encaixe a outra metade do conector onde está o fio amarelo (branco encardido) que vem do terminal (85) do relé PC702, de modo que ele se conecte ao fio branco (amarelo encardido) que vem do alternador.
8 - Encaixe o conector do fio (67) que você soltou no item 6, no lugar vazio do conector, de maneira que ele se una ao fio preto que vem do alternador, na outra metade do do conector.
9 - Ligue o terminal negativo da bateria.
10 - Ligue o carro e teste o funcionamento da lâmpada vigia (agora deverá apagar após o motor entrar em funcionamento).
11 - Passe em um auto elétrico e peça para ele testar se o alternador está carregando a bateria. Normalmente não cobram nada por isso.

Se você não entendeu algum item, pergunte antes de prosseguir.

BACALHAU
04/08/2010, 17:44
Este fio:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=237732&d=1280942983

Vem deste conector que está desligado, aonde também vai o fio amarelo que vem do relê.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=237727&d=1280942555

A Minha suposição é de que ele deva ser ligado em algum dos terminais do regulador de voltagem original.

Pronto, melhor ainda.
Ligue-o ao borne "CAMPO" (67) do regulador de voltagem.
O que está lá, arranque-o e junte-o ao verde que você também retirou e guarde-o na caixa de ferramentas que você carrega (ou deveria) no porta malas do seu NIVA.

Entendeu?

thgteixeira
04/08/2010, 18:00
Vamos lá, Baca.
Antes de prosseguir

- O Fio que você nomeou como (?) eu devo arrancar fora, certo?
- Não entendi muito bem o que faço com o 67.
- O Conector que está desligado do conector que vem do alternador, ligo ele novamente, certo?
- O Conector solto, que vem deste conector desligado, ligo ele ao polo "campo" do regulador, certo?

BACALHAU
04/08/2010, 18:16
Vamos lá, Baca.
Antes de prosseguir

- O Fio que você nomeou como (?) eu devo arrancar fora, certo? CERTO
- Não entendi muito bem o que faço com o 67. ARRANCA FORA
- O Conector que está desligado do conector que vem do alternador, ligo ele novamente, certo? CERTO
- O Conector solto, que vem deste conector desligado, ligo ele ao polo "campo" do regulador, certo? CERTO

Resumindo...

Os fios que ora estão ligados no regulador Gauss, denominados por mim como (?) e (67), deverão ser retirados totalmente.
Encaixe as duas metades do conetor do alternador.
O fio amarelo encardido desse conector vai ao terminal (85) do relé PC702 (já ligado). O outro, em cuja ponta está o terminal desligado que você mostrou na sua última mensagem com foto, você liga (esse terminal) ao borne (67) "CAMPO", do regulador Gauss.
Os bornes "NEUTRO" e "LÂMPADA" do regulador Gauss deverão ficar sem nenhum fio conectado a eles.

OK agora?

ANTES DE COMEÇAR A MEXER, NÃO ESQUEÇA DE DESCONECTAR O NEGATIVO DA BATERIA.

thgteixeira
04/08/2010, 18:23
Baca;

Feito, mas a lâmpada do painel não apaga. :pensativo:

BACALHAU
04/08/2010, 18:25
Ao encaixar o conector do alternador, verifique se o fio (67) que vem do regulador fica conectado ao fio preto que vai para o alternador e o fio claro que vem do relé PC702 está conectado ao outro fio de cor clara. Esses conectores só encaixam em uma posição, mas, não sei se inverteram os fios.

NÃO INVERTA ESSAS LIGAÇÕES.

thgteixeira
04/08/2010, 18:26
Liguei agora o multímetro na bateria, nos polos dela. Com o carro desligado a voltagem fica em 12V, com ele ligado, passa para 13.8V.

Mas a lâmpada permanece acesa

BACALHAU
04/08/2010, 18:30
Baca;

Feito, mas a lâmpada do painel não apaga. :pensativo:

Com o carro ligado, em rotação levemente acelerada, veja quantos Volts tem no fio amarelo no terminal (85) do relé PC702.
Deverá marcar cerca de 5 a 6 Volts.

thgteixeira
04/08/2010, 18:37
Baca;

7.4V com o carro acelerado até 1000rpm. Com o carro em baixa rotação, 6V.

BACALHAU
04/08/2010, 18:43
Muito boa essa sua informação.
O funcionamento do alternador e do regulador estão OK.
O problema está no relé.

Com o carro ligado, dê umas pancadinhas com o cabo da chave de fenda na carcaça do relé. Verifique se a lâmpada apagou.
NÃO. A marreta não. Use o cabo da chave de fenda. :twisted: :mrgreen:
Se não der resultado, desligue o carro, ligue apenas a chave (sem dar a partida) e desligue o fio preto do terminal (30/31) do relé.

Se mesmo assim a lâmpada não apagar, use a marreta na lâmpada. :parede: :parede: :parede:

thgteixeira
04/08/2010, 18:57
Baca;

Acho melhor providenciar a marretada na lâmpada! :pensativo:

- Dei a partida no carro, e dei umas pancadinhas no relê. A Lâmpada continou acesa. Caprichei um pouquinho mais nas pancadinhas, e de repente... Ela continuou acesa! :putz:

- Soltei o fio preto que vai ligado no relê, e a lâmpada não apagou! Nem com a chave na posição de serviço e nem com o carro ligado :shock:

- A Novidade é que quando eu soltava e religava o fio preto, eu escutava o barulho de um relê abrindo e fechando.

Devo abrir o painel pra dar uma marretada na lâmpada ou mando o painel junto? :parede:

BACALHAU
04/08/2010, 19:10
...

- A Novidade é que quando eu soltava e religava o fio preto, eu escutava o barulho de um relê abrindo e fechando.

...

O barulho vinha do PC702? :shock:
Não pode, a menos que as ligações esteja erradas. :pensativo:

Faça o seguinte:
Retire totalmente o parafuso do lado direito (olhando de cima) do relé. Cuidado para não perder o parafuso e a arruela.
Retire parcialmente (1 ou 2 voltas) o outro parafuso. O relé está solto puxando um pouco para o lado.
Vire os contatos para você.

Verifique se:
Os terminais (86) e (87) estão ligados no fio laranja. O mesmo fio liga os dois.
O terminal (85) está ligado ao fio amarelo e o terminal do meio (30/31) está no fio preto.
Se alguma ligação estiver diferente, corrija-a.

Após, teste novamente o funcionamento da lâmpada antes de prender o relé.

thgteixeira
04/08/2010, 19:12
Não, o barulho não vinha dele. É o barulho que eu escuto quando ligo a chave no contato.

Mesmo assim, realizo esse procedimento?

BACALHAU
04/08/2010, 19:20
Sim, verifique as ligações do relé.

thgteixeira
04/08/2010, 19:24
Bem, mesmo assim resolvi conferir todas as ligações. E estão todas corretas.

BACALHAU
04/08/2010, 19:34
Bom, pegue uma folha de papel e uma caneta e vamos fazer mais umas medições.

Escreva na folha:

CARRO DESLIGADO
85 -
86/87 -
30/31 -

CHAVE LIGADA (sem dar a partida)
85 -
86/87 -
30/31 -

CARRO FUNCIONANDO
85 -
86/87 -
30/31 -

Terminal do preto voltímetro no negativo da bateria ou em outro ponto da massa e o vermelho em cada um desses terminais do relé.

thgteixeira
04/08/2010, 20:07
Carro Desligado:

85 - 0V
86/87 - 0V
30/31 - 0V

Serviço (Contato)

85 - 11V
86/87 - 11V
30/31 - 11V

Motor Virando

85 - 7/8V
86/87 - 10.4V
30/31 - 13.5V

BACALHAU
04/08/2010, 20:15
Thiago, com a ignição ligada (sem dar a partida) retire o fusível nº 9.
Me diga se a lâmpada apaga.
Na barra de fusíveis superior (a maior) é o segundo da direita para a esquerda.

thgteixeira
04/08/2010, 20:20
Baca;

Se o fusível número nove for o nono fusível da caixa grande, da esquerda para a direita, não só a lâmpada da bateria apaga, mas todas as outras também (afogador e freio de estacionamento).

BACALHAU
04/08/2010, 20:21
Sim, eu sei. Apagou?

thgteixeira
04/08/2010, 20:23
Apagou sim! Finalmente... hehe

BACALHAU
04/08/2010, 20:26
Recoloca o fusível, liga a chave e desconecta o terminal 87 do relé.
Apaga?

thgteixeira
04/08/2010, 20:37
Recoloquei o fusível, desliguei o 87 do relê, liguei a chave.

E continua acesa... :mad:

BACALHAU
04/08/2010, 20:44
Último teste.
Desconecta TODOS os terminais do relé e retira o mesmo.
Com o multímetro na escala de resistência de mais baixo valor, mede os valores entre os terimais:

85-86:
87-30/31:

thgteixeira
04/08/2010, 20:52
No Multímetro, com a escala de resistência em 2K Ohms, os valores são:

Entre o 85 e o 86: 0.29 (mas oscila muito, foi o único valor fixo que consegui)
Entre o 87 e o 30/51: 0.18 (mas também oscila)

BACALHAU
04/08/2010, 20:59
Pegue uma lâmpada de 12V/5W.
Ligue um pedaço de fio em cada terminal (pode ser os que você arrancou do regulador).
Desligue o fio preto do terminal 30/31 do relé PC702, os demais ficam ligados normalmente.
Ligue um pólo da lâmpada nesse terminal e o outro em um negativo.
Ligue o carro e veja se ela acende ao ligar a chave (sem dar a partida) e se apaga quando o motor entra em funcionamento.

Quando você desligou o fio preto anteriormente, a lâmpada deveria apagar, uma vez que no circuito original a única alimentação que ela recebe é pelo terminal 30/31 do relé.
Creio que tem algum "gato" na ligação dela por dentro do painel.
O teste acima vai confirmar isto.
É a única coisa que me ocorre depois de eliminar todas as causas de defeito que eu imaginei.

thgteixeira
04/08/2010, 21:27
Baca;

Depois de fabricar uma lâmpada-teste, com garras e com uma lâmpada idêntica a usada no painel, fiz a ligação que você recomendou com o fio preto que vai ligado ao relê em um dos polos da lâmpada, e com o outro polo a terra. Liguei a chave, posição de serviço, lâmpada acesa. Quando dei a partida, assim como a do painel, ela permaneceu acesa... :parede::parede::parede:

Por hoje eu desisto, vou terminar de ligar tudo certinho, ao menos consegui trocar vários terminais que estavam em petição de miséria, limpar o relê e seus contatos, organizar os fios, e refazer a ligação original.

Obrigado, sem palavras pra agradecer o acompanhamento! :palmas:

BACALHAU
04/08/2010, 21:37
... com o fio preto que vai ligado ao relê em um dos polos da lâmpada, e com o outro polo a terra. ...

Nããão. Não foi isso que eu disse. :discordo:
Um dos pólos da lâmpada teste vai no terminal 30/31 do relé PC702 e o outro pólo da lâmpada vai no terra.
Com isso eu quero testar o relé e confirmar se tem alguma ligação errada no fio preto (que vai para a lâmpada), dentro do painel.
Faça só mais este teste, por favor.

thgteixeira
04/08/2010, 21:46
Nããão. Não foi isso que eu disse. :discordo:
Um dos pólos da lâmpada teste vai no terminal 30/31 do relé PC702 e o outro pólo da lâmpada vai no terra.
Com isso eu quero testar o relé e confirmar se tem alguma ligação errada no fio preto (que vai para a lâmpada), dentro do painel.
Faça só mais este teste, por favor.

Desculpe pela falha! :oops:

Fiz esse teste. Quando ligo o carro (contato), a lâmpada permanece apagada, no entanto, quando dou a partida, ela acende! E permanece acesa enquanto o carro está com o motor "virando". :pensativo:

BACALHAU
04/08/2010, 21:54
Ficou ao inverso do que era antes?
Agora é danou-se tudo.

O pior é que a Ceiça está com um bico deeeeeeeeeeste tamanho comigo. :-?
Fiquei de sair com ela de tarde e estou aqui na frente desta monitor desde a hora do almoço.
Uma coisa é certa: hoje à noite voi dormir com o Kinho. :putz:

Só me diga mais uma coisa: este problema da lâmpada surgiu quando? Depois de algum conserto, instalação de algum acessório ou coisa assim?

thgteixeira
04/08/2010, 21:56
Pois é, ficou o inverso! A Lâmpada teste atuou inversamente. Desligada na posição de serviço, e ligada com o motor virando.

Pelo menos aí tá calor pra dormir na rua, complicado tá aqui, com 9/10ºC :mrgreen:

Desde que o regulador de voltagem foi substituído (o Wapsa pelo Gauss) a coisa está desse jeito...

BACALHAU
04/08/2010, 22:10
Meu camarada, vou meditar sobre isso com mais calma.
Penso melhor com um lápis rabiscando em um papel do que na frente do monitor.
Além disso, levantei muito cedo e já estou com os olhos fechando.
Assim que eu chegar a uma conclusão (se chegar :pensativo:), aviso.

Pelo menos chegamos a duas conclusões:

- O seu alternador está funcionando perfeitamente bem. Carregando a bateria mesmo em baixa rotação.
- A lâmpada vigia tem função apenas de aviso, não influindo em nada no funcionamento do alternador/regulador de tensão do sistema de carga do NIVA.

Abraços

thgteixeira
04/08/2010, 22:21
Obrigado, Baca!

De qualquer forma, a ligação original foi reestabelecida. Valeu pela força! Vou tomar um banho aqui porque eu tô que nem um mecânico, só terminei com o Niva agora.

Abração! (e agradeça a Ceiça pela paciência)

Girti
04/08/2010, 23:05
Puxa, que pena, passei o dia fora, só conectei agora. Perdi toda essa conversa pelo MSNF (MSN do Fórum) :mrgreen:

Thiago, desejo-lhe melhor sorte amanhã!

Em tempo: o ruído de relé que você ouve ao ligar a chave pode estar vindo de outro relé, que fica atrás do painel do Niva! Nãso me pergunte para que serve esse relé, só sei que ele existe! :mrgreen:

thgteixeira
04/08/2010, 23:56
Puxa, que pena, passei o dia fora, só conectei agora. Perdi toda essa conversa pelo MSNF (MSN do Fórum) :mrgreen:

Thiago, desejo-lhe melhor sorte amanhã!

Em tempo: o ruído de relé que você ouve ao ligar a chave pode estar vindo de outro relé, que fica atrás do painel do Niva! Nãso me pergunte para que serve esse relé, só sei que ele existe! :mrgreen:

Realmente, só agora que me dei conta da quantidade de mensagens trocadas nessa saga do regulador de voltagem!
Valeu pelos votos de boa sorte, Gil! A Coisa tá bem confusa, sinceramente não compreendi como no último teste a lâmpada que usei pode ter funcionado ao contrário :pensativo:

Eu continuo achando que a culpa é do regulador eletrônico, mas vamos ver se aparece alguma novidade neste sentido.

Sobre o relê, creio que esteja certo Gil! Procurei com o ouvido de onde vinha o som, e me parece que vem de trás do painel.

Espero que o Bacalhau não esteja fazendo companhia ao porco, aos cães e aos gatos no terreno! :mrgreen:

Girti
05/08/2010, 00:05
Realmente, só agora que me dei conta da quantidade de mensagens trocadas nessa saga do regulador de voltagem!
Valeu pelos votos de boa sorte, Gil! A Coisa tá bem confusa, sinceramente não compreendi como no último teste a lâmpada que usei pode ter funcionado ao contrário :pensativo:

Eu continuo achando que a culpa é do regulador eletrônico, mas vamos ver se aparece alguma novidade neste sentido.

Sobre o relê, creio que esteja certo Gil! Procurei com o ouvido de onde vinha o som, e me parece que vem de trás do painel.

Espero que o Bacalhau não esteja fazendo companhia ao porco, aos cães e aos gatos no terreno! :mrgreen:

Não seria mais fácil e cômodo levar o Niva a um eletricista?

thgteixeira
05/08/2010, 00:16
Não seria mais fácil e cômodo levar o Niva a um eletricista?

Pois é, na teoria sim, mas foi o eletricista que fez essa cag%$#a no regulador de voltagem. Dizem que o eletricista que trabalha para o Wilson (um japonês, sempre eles :mrgreen:) é muito bom. Confere?

Girti
05/08/2010, 13:39
Pois é, na teoria sim, mas foi o eletricista que fez essa cag%$#a no regulador de voltagem. Dizem que o eletricista que trabalha para o Wilson (um japonês, sempre eles :mrgreen:) é muito bom. Confere?

Eu os qualificaria como "bons", mas não como "muito bons", eles, mas já fizeram algumas bobagens. Aliás, não conseguiram matar a charada da redução de rpms do motor quando acendo os faróis... Entretanto, são corretos e honestos!

Dinola
05/08/2010, 18:02
É impressionante como uma simples lâmpadinha de painel causa tanta confusão.
Bacalhau, confesso que misturei as bolas :oops: :putz: É claro que o esquema de pré-excitação não tem a ver com o niva.
Mas acho que pelo menos vc deve concordar que o sistema que a gente analizava não funciona com a lampada queimada por não acontecer a pré excitação.
Mudando de assunto, depois de ler a saga da lâmpada que não apaga :twisted: , deve existir um relé (original ou não) alimentado pelo fio preto. Este relé "fantasma"
deverá ser localizado e analizar o funcionamento da lâmpada a partir dele, porque todo o resto,na minha opinião esta OK.
Thiago, NÃO DESISTA JAMAIS DO SEU SONHO :mrgreen: de ver um dia, esta maldita lâmpada apagar.

thgteixeira
05/08/2010, 18:11
Claro que não, Dinola!
Tô com uma marreta aqui do lado pronto pra fazer ela apagar de uma vez por todas! :twisted:

Em tempo: O Tal fio preto vai no relê que está abaixo do vaso de expansão do radiador (aliás, aproveitei pra desmontar o meu, limpar os contatos, ficou novinho!) - Será que existe OUTRO além desse? :parede:

Ainda acho que a culpa é do regulador diferente. :pensativo:

Girti
05/08/2010, 18:16
É impressionante como uma simples lâmpadinha de painel causa tanta confusão.
Bacalhau, confesso que misturei as bolas :oops: :putz: É claro que o esquema de pré-excitação não tem a ver com o niva.
Mas acho que pelo menos vc deve concordar que o sistema que a gente analizava não funciona com a lampada queimada por não acontecer a pré excitação.
Mudando de assunto, depois de ler a saga da lâmpada que não apaga :twisted: , deve existir um relé (original ou não) alimentado pelo fio preto. Este relé "fantasma"
deverá ser localizado e analizar o funcionamento da lâmpada a partir dele, porque todo o resto,na minha opinião esta OK.
Thiago, NÃO DESISTA JAMAIS DO SEU SONHO :mrgreen: de ver um dia, esta maldita lâmpada apagar.

Esse papo de excitação prá cá, excitação prá lá tá ficando meio esquisito... :mrgreen:

thgteixeira
05/08/2010, 18:30
Eu os qualificaria como "bons", mas não como "muito bons", eles, mas já fizeram algumas bobagens. Aliás, não conseguiram matar a charada da redução de rpms do motor quando acendo os faróis... Entretanto, são corretos e honestos!

Se tiver alguma boa recomendação, aceito! O Eletricista que presta serviços lá na Bomer, não confio muito.

Dinola
05/08/2010, 21:40
Claro que não, Dinola!
Tô com uma marreta aqui do lado pronto pra fazer ela apagar de uma vez por todas! :twisted:

Em tempo: O Tal fio preto vai no relê que está abaixo do vaso de expansão do radiador (aliás, aproveitei pra desmontar o meu, limpar os contatos, ficou novinho!) - Será que existe OUTRO além desse? :parede:

Ainda acho que a culpa é do regulador diferente. :pensativo:

Como o Bacalhau deve estar cansado porque dormiu apertado na casinha do cachorro esta noite :mrgreen:, então eu assumo a "briga" contra a lâmpada até ele se recuperar :putz:
Quando vc tirou o fio preto do relé e no seu lugar colocou uma lampada teste, esta acendeu de forma invertida, isto é, apagada na posição serviço e acesa com o motor ligado, não é isso ? Além disso vc ouve um ruído de rele quando desconecta o fio preto. Isto significa que algum rele (original ou não) deveria estar controlando a lâmpada, o que não acontece. Minha sugestão é que vc primeiro localize o tal rele, aí depois a gente analisa.

JBassman
20/08/2010, 19:27
Fico uns dias sem vir ao fórum e vejo esta ODISSEIA em torno do tema... Mas agora trago novidades que poderão aclarar ou, talvez, ainda confundir mais a galera.

Eu comprei o regulador GAUSS e, como o Thiago, não confio em eletricistas quando o assunto é Niva. Por isso, EU PRÓPRIO - que só sei de eletrônica que há o +, o - e o terra - o instalei. Fiz a instalação seguindo rigorosamente as indicações da Sarancar que foram confirmadas pelo Bacalhau.

Conclusão: Problema resolvido. A lâmpada acende quando rodo a chave e apaga com a ignição. A bateria está carregando. Parfait!

Vi as fotos do Thiago e fiquei confuso. No meu regulador apenas liguei 2 fios. ALIÁS, no regulador original só vêm 2 entradas.

Quanto à "troca" que aconteceu no Niva do Thiago, um eletricista me falou que isso poderia acontecer porque, segundo ele, as ligações do Niva são inversas aos dos carros nacionais. O que é positivo num, é negativo noutro, e etc. Não sei se isso é realmente verdade, mas faz algum sentido.

Saudações niveiras.

Luiz Lacerda
17/10/2015, 18:08
alguem tem o contato do bacalhau?

Edson Ribeiro
12/01/2017, 08:25
Prezados, adquiri um Niva , Ano 1992, Pantanal a uns 3 meses e estou com problemas no Regulador de Voltagem. Segundo o eletricista, o regulador deve ser trocado e também a bateria que não consegue segurar carga. Posso adquirir o Regulador GAUSS GA057 que o problema será resolvido? Sou totalmente leigo no assunto, pois adquiri o Niva por ser um sonho antigo. Acho esse jeepinho russo sensacional, bruto, bem desenhado. Grato, Edson