Ver Versão Completa : Manutenção cambio automático Hilux
Acabei de adquirir uma Hilux automática e estou com dúvidas em relação à manutenção do cambio automático.
No forum só encontrei o assunto sobre manutenção do cambio automático da Explorer.
1) No plano de manutenção são previstas inspeções no ATF e não troca. Quando este fluido é trocado?
2) Existe algum filtro do fluido da transmissão automática? Se positivo quando deve ser trocado? Onde ele fica?
Desde já agradeço a atenção.
Abraços,
FRanger
Anthoniusnikos
30/07/2010, 00:43
Franger.
Por ser um carro zero em amaciamento, seria melhor trocar todo o óleo (nesta primeira troca) para verificar se existe limalha de aço na tampa magnética, ou filtro(se existir).
Para as trocas, melhor seguir o está no Manual do Proprietário. Tem o Manuel ?
Anthon
Olá Anthon!
Tenho o manual sim, porém, é justamente na parte do plano de manutenção do manual que a manutenção prevista consta apenas inspeções aos 40 K e 80 K ou cada 24 meses, não cita troca por tempo nem filtro.
Abraços,
FRanger
Verifiquei numa outra parte do manual do proprietário a recomendação do ATF ser trocado apenas se o veículo for conduzido em condições severas, porém, assim mesmo não cita a existência de filtro.
Abraços,
FRanger
benhurcm
31/07/2010, 09:01
caro amigo!
todo mundo sabe que a fábrica não quer que nossos carros durem para sempre.
como nosso amigo falou ai em cima Anthoniusnikos citou, por ser novo a caixa mais justa liberar mais material (limalha), por tanto, não quer dizer que você nunca vai se incomodar se trocar o óleo, mas se puder faz essa troca inicial. De veículos leves a Toyota recomenda trocar a cada 80mil km, troca da tua hilux a cada 40mil km, que suas chances de ter algum problema reduziram consideravelmente. Ah, e troca o filtro aos 80mil km....
Abraços!
Opa.
Os Toyota importados do Japão com câmbio automático têm a recomendação de troca a cada 80K quilômetros.
Nos carros Toyota, geralmente o filtro é de nylon, ou material semelhante, e o carter da cx de marchas não tem junta, veda apenas com uso do material específico.
Sugiro trocar o óleo a cada 60.000Km no máximo. E sempre óleo original Toyota nas especificações recomendadas.
Vai ter câmbio por muito tempo.:concordo:
Abs,
FLÁVIO FAF
31/07/2010, 16:34
FRANGER parabens pela nova aquisição, no link abaixo tem bastante informação sobre cambio automatico . na frontier sel at o consultor tecnico da eurovia me informou que nao é necessario trocar oleo e filtro no maximo verificam , troca nao é prevista , mas no patio se encontra um sentra cambio at quebrado aos 160.000 km em garantia será trocado por um novo cambio , se fosse pagar 21.000,00 o preço do cambio. minha impressao é de que as autorizadas não se importam muito com cambio at , quando quebra normalmente é depois da garantia ai é problema do dono. minha frontier sel está com 119.000 km nunca foi trocado oleo nem filtro ate o momento funciona bem, relaxa e uso o carro deixe essas preocupaçoes para o proximo dono. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48451
FRANGER parabens pela nova aquisição, no link abaixo tem bastante informação sobre cambio automatico . na frontier sel at o consultor tecnico da eurovia me informou que nao é necessario trocar oleo e filtro no maximo verificam , troca nao é prevista , mas no patio se encontra um sentra cambio at quebrado aos 160.000 km em garantia será trocado por um novo cambio , se fosse pagar 21.000,00 o preço do cambio. minha impressao é de que as autorizadas não se importam muito com cambio at , quando quebra normalmente é depois da garantia ai é problema do dono. minha frontier sel está com 119.000 km nunca foi trocado oleo nem filtro ate o momento funciona bem, relaxa e uso o carro deixe essas preocupaçoes para o proximo dono. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48451
Obrigado pelos cumprimentos e pelo Flávio. Eu havia procurado no forum e só encontrei alguma coisa falando sobre cambio de Explorer.
Abraços,
FRanger
Walter L. L. Casitta
31/07/2010, 19:46
- Alguns câmbios AT não tem a vareta do nivel do óleo. Não sei se é o caso da Hilux. Se for tem que ser usado um scanner para medir o nível.
-Quando existe a vareta e desde que não existam vazamentos o nível do câmbio precisa ser verificado em intervalos de uma a duas vezes por ano.
-Antes de verificar o nível, dirija o veículo até atingir a temperatura normal de funcionamento.
- Com o veículo ainda em funcionamento e freado, mova a alavanca do câmbio em todas as posição e deixando em P. Em seguida depois retire a vareta. Limpe o excesso de óleo, recoloque a vareta novamente, retire e verifique o nível.
Obs.: Quando o nível está muito baixo o veiculo não anda ou fica acelerado e sem força. Quando o nível esta alto de mais, assim como no motor as peças internas chocam-se contra o excesso de óleo fazendo com que fique aerado ou com espuma. O ar no óleo não deixa que a pressão hidráulica atinja o esperado atrapalhando não só a lubrificação como o funcionamento dos atuadores hidráulicos.
Obrigado pelos cumprimentos e pelo Flávio. Eu havia procurado no forum e só encontrei alguma coisa falando sobre cambio de Explorer.
Abraços,
FRanger
Obrigado pelos cumprimentos e pelo Link Flávio. Eu havia procurado no forum e só encontrei alguma coisa falando sobre cambio de Explorer.
Abraços,
FRanger
- Alguns câmbios AT não tem a vareta do nivel do óleo. Não sei se é o caso da Hilux. Se for tem que ser usado um scanner para medir o nível.
-Quando existe a vareta e desde que não existam vazamentos o nível do câmbio precisa ser verificado em intervalos de uma a duas vezes por ano.
-Antes de verificar o nível, dirija o veículo até atingir a temperatura normal de funcionamento.
- Com o veículo ainda em funcionamento e freado, mova a alavanca do câmbio em todas as posição e deixando em P. Em seguida depois retire a vareta. Limpe o excesso de óleo, recoloque a vareta novamente, retire e verifique o nível.
Obs.: Quando o nível está muito baixo o veiculo não anda ou fica acelerado e sem força. Quando o nível esta alto de mais, assim como no motor as peças internas chocam-se contra o excesso de óleo fazendo com que fique aerado ou com espuma. O ar no óleo não deixa que a pressão hidráulica atinja o esperado atrapalhando não só a lubrificação como o funcionamento dos atuadores hidráulicos.
Walter, verifiquei no cofre do motor que existe uma vareta para verificação do nível do fluido da transmisssão automática e também existe um reservatório de expansão que marca os níveis do ATF quente ou frio.
Obrigado pelas informações.
Abraços,
FRanger
André Cajarana
02/08/2010, 14:53
Acabei de adquirir uma Hilux automática e estou com dúvidas em relação à manutenção do cambio automático.
No forum só encontrei o assunto sobre manutenção do cambio automático da Explorer.
1) No plano de manutenção são previstas inspeções no ATF e não troca. Quando este fluido é trocado?
2) Existe algum filtro do fluido da transmissão automática? Se positivo quando deve ser trocado? Onde ele fica?
Desde já agradeço a atenção.
Abraços,
FRanger
Olá grande FRanger
Meus parabéns pela aquisição! Acho que agora sua perseguição a uma Hilux acabou, não?:palmas:
Seja bem vido ao mundo dos toyoteiros! Agora, só falta trocar no fórum o nome do usuário para FHilux...hehehe!:pensativo:
Um forte e fraternal abraço e que Deus vos abençoe sempre!:dance:
André:lol:
Pois é André!
Lembra quando eu dizia para vc que eu era do MST, Movimento dos Sem Toyota. Agora não sou mais.
Obrigado pelos cumprimentos.
O nome FRanger ficou esquisito mesmo ...
Saudades dos amigos aí de Campo Grande.
Fique com Deus,
Abraços,
FRanger
Walter, verifiquei no cofre do motor que existe uma vareta para verificação do nível do fluido da transmisssão automática e também existe um reservatório de expansão que marca os níveis do ATF quente ou frio.
Obrigado pelas informações.
Abraços,
FRanger
CORREÇÃO antes tarde do que nunca. O reservatório de expansão que citei não é do fluido da transmissão e sim da direção assistida, que por acaso utiliza, segundo o manual do proprietário, outro tipo de fluido para transmissão automática (DEXRON II ou III)
Gustavo A Souza
06/10/2016, 08:51
por favor alguém pode me ajudar tirando uma dúvida? minha hilux 2007 deu problema sério na caixa automática, queria saber se da pra colocar a caixa da 2014, com 5 velocidades pra frente
Emerson Höpner
10/10/2016, 11:57
por favor alguém pode me ajudar tirando uma dúvida? minha hilux 2007 deu problema sério na caixa automática, queria saber se da pra colocar a caixa da 2014, com 5 velocidades pra frente
Provavelmente o módulo de controle do câmbio não é o mesmo, aí tem que trocar também!
almeidarafael
23/10/2016, 20:08
ehhh....complicado essa discussão viu. O cara que faz revisão na minha SW4 disse que óleo da caixa a Toyota recomenda jamais trocar, apenas ir verificando, mas ele disse que se realmente precisar trocar pela experiencia dele o recomendado seria a cada 300.000 km. trezentos mil quilometros.
Sergio c
24/10/2016, 13:41
Provavelmente o módulo de controle do câmbio não é o mesmo, aí tem que trocar também!
Eu acho que além do módulo do câmbio, a ECU também usa dados da caixa, tendo diferença entre as cx de 04 e 05 marchas.
GUAPOMUTUM
24/10/2016, 16:15
Boa tarde colegas! Conversei com um mecânico da Toyota e ele recomendou trocar a cada 80 mil KM ou três anos!
Complicado pois cada um fala uma coisa,não há consenso! O que fazer?
Guizardi
10/03/2017, 09:53
Boa tarde colegas! Conversei com um mecânico da Toyota e ele recomendou trocar a cada 80 mil KM ou três anos!
Complicado pois cada um fala uma coisa,não há consenso! O que fazer?
Depende da severidade do uso... Se você não passa por alagados, areia frouxa, lama, neve, não sobe serras, não carrega peso, não gera esforços contínuos do carro, então pode trocar com 80 mil KM ou três anos. Mas caso sua direção contempla algum(ns) dos esforços citados, o ideal é trocar o ATF (automatic transmission fluid - fluido da transmissão automática, ou o óleo do câmbio) com 40 mil KM ou dois anos.
Isso se dá porque quando há maiores esforços a temperatura do câmbio se eleva e quanto mais quente o ATF e por maior período e frequência, mais cedo ele perde suas importantes características.
Também vale salientar de que troca do ATF somente em concessionária ou oficina especializada em câmbio! Peça pro mecânico lhe mostrar o fluido drenado e analise o estado do mesmo. Não deve estar muito escuro, não é pra apresentar odor forte e não deve conter partículas de sujeira.
Quando do momento da troca, peça ao mecânico pra avaliar a condição do filtro do câmbio, se já se faz necessária a sua substituição ou não. E também pode solicitar a limpeza dos ímãs coletadores de limalhas. Também aproveite a oportunidade pra inspecionar o trocador de calor, pois se este apresentar furo(s)/vazamento(s) a bronca é grande.
Ahh, o texto linkado na página anterior é extremamente esclarecedor. Recomendo uma atenciosa leitura.
GUAPOMUTUM
10/03/2017, 15:12
Caro colega Guizardi:boa tarde! Muito obrigado pela atenção!Muito esclarecedor!
kenjimkm
10/03/2017, 20:19
A recomendaçao de troca do oleo do cambio automatico e de 80mil km. O filtro no caso da prado pode ser trocado, mas tambem pode ser lavado e montado novamente pois e uma carcaca metalica com uma tela de metal.
Tenho um corolla automatico tbm e fiz a troca em casa. Abri o bujao do carter do cambio e medi a quantidade fluido que saiu. Foram cerca de 3L e depois completei a mesma medida de fluido novo.
O que complica e que um cambio automatico fica muito fluido no conversor de torque. Por isso nao e possivel trocar tudo. Mas existem procedimentos onde se drena o fluido, completa, liga o motor e com cambio em P deixa 2min ligado. Desliga o motor e drena novamente. Mas nao sei se drena efetivamente o oleo antigo ou sai uma mistura de oleo antigo com o novo.
Outro procedimento e retirando a mangueira que vai para o radiador e a medida que o oleo sai vc vai completando ele com o motor ligado.
Obs use o fluido recomendado no manual No meu caso era Atf IV.
GUAPOMUTUM
11/03/2017, 11:10
Caro colega Kenjimkm:bom dia!Hoje a tarde farei a troca do fluido com a ajuda do amigo Jeison,colega do forum.
Iremos realizar a troca abrindo o carter e o retorno para o radiador!Muito obrigado pela atenção!Logo retorno com
os comentários.Um abraço.
Usei óleo atf6 só pra completar no câmbio automático da Hilux. Na minha cidade não tinha de jeito nenhum atf 4. Dá algum problema?
Bauzito09
06/10/2019, 17:15
Boa tarde. Sou novo por aqui. Pergunto aos amigos experientes na área: dificuldade na troca de marcha (fica mais tempo que o normal em rotação alta até a troca), pode ser influência do óleo da caixa? Fiz apenas 40 mil km da última troca mas se passaram 03 anos.
SW4 2011
titanium
07/10/2019, 07:26
Boa tarde. Sou novo por aqui. Pergunto aos amigos experientes na área: dificuldade na troca de marcha (fica mais tempo que o normal em rotação alta até a troca), pode ser influência do óleo da caixa? Fiz apenas 40 mil km da última troca mas se passaram 03 anos.
SW4 2011
A periodicidade da troca depende muito da forma da condução.
Quanto mais uso urbano, mas agressivo, visto que a temperatura aumenta drasticamente.
Mais detalhes sobre isso nesse link:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/175373-temperatura-ideal-para-cambio-automatico.html
Câmbio demorando para trocar pode ser Solenoides já cansadas (ou entupidas) e/ou óleo do câmbio em nível inferior do que deveria.
Sugiro começar verificando o nível e a qualidade do óleo (se tiver baixo, completar; se a cor estiver puxando para o vermelho amarronzado, trocar).
Aí faz uma troca parcial do óleo do câmbio.
Roda uns 2 mil km e faz outra troca parcial.
Se depois disso não resolver, é melhor abrir para inspecionar.
SW4 2011
Caro Bauzito,
Ela demora na troca das marchas, mas caso você "maneire o pé", ainda assim a troca demora?
Tenho uma SW 2010, acho as trocas relativamente normais, não percebi esse atraso na troca.
Abs
Olá Toyoteiros!
Tenho uma hilux 2008, que comprei há uns 2 anos, e que já tomei umas rés. Em maio fundi o motor (está com uns 230 mil km), segundo o mecânico travou um bico aberto... quando desmontamos vimos que o pescador também estava quase todo coberto com borra de óleo. Desde q comprei por orientação de um mecânico que era chefe de oficina da Toyota usei oléo sintético 5W30, todavia não sei qual óleo era usado anteriormente, enfim...
Agora terminei de arrumar o motor (ficou uns 7 meses parada) e o câmbio automático tá dando o seguinte sintoma: com o carro frio, ou parado por um tempo (depois de 1h), quando passo para D (drive)ou R (ré) o carro não anda.Parece que fica em N. Ele precisa ficar com o motor ligado uns 30 - 40 segundo, para a caixa "engatar" as marchas. Depois que engata funciona tudo normal. Mudanças de marchas nas rotações certas, reduz, aumenta, tudo normal. Parece que o oleo desce e demora para encher o conversor.
Fiz a troca do oleo, mas o problema permanece. O mecanico disse tem que abrir para avaliar o que pode ser, se tem algum "pistão" que tá trancando. Alguém já passou por isso? Alguma dica? Alguém já teve que consertar esse cambio, gastou muito?? Já quebrei o cofrinho para pagar o motor, agora mais essa... Desde já agradeço a ajuda dos colegas.
Athos
Bal Camboriu - SC