PDA

Ver Versão Completa : Oleo indicado para veículo que vai rodar pouco..



djalmab
29/07/2010, 12:46
Pessoal
comprei um honda para uso diário de modo que a minha pajero está rodando comigo 1 ou 2 dias por mes. Como sempre usei oleo sintetico tem vezes que fico 20 a 25 dias sem usar o carro, meu medo é que o sintetico por ser mais fino "desça" para o carter e o motor na hora de ligar fique sem o filme de protecao do oleo.

Qual a opiniao de voces ? Trocariam por um oleo mais grosso ( 15W-40 ) ao inves do 5W-30 ?

Girti
29/07/2010, 13:31
Pessoal
comprei um honda para uso diário de modo que a minha pajero está rodando comigo 1 ou 2 dias por mes. Como sempre usei oleo sintetico tem vezes que fico 20 a 25 dias sem usar o carro, meu medo é que o sintetico por ser mais fino "desça" para o carter e o motor na hora de ligar fique sem o filme de protecao do oleo.

Qual a opiniao de voces ? Trocariam por um oleo mais grosso ( 15W-40 ) ao inves do 5W-30 ?

Um conselho: não deixe a Pajero parada por muito tempo, carro bom é carro que roda, carro que fica parado tende a gastar mais combustível, ter mais peças de borracha ressecadas, etc... Fazendo uma analogia, é como o ser humano, que deve se exercitar para manter a forma. Carro que fica muito tempo parado é pouco confiável, poderá deixá-lo na mão durante uma viagem, por exemplo.
Faça uma "escala de serviço", de modo a rodar com a Pajero ao menos uma vez por semana (por que não usá-la nos finais de semana, por exemplo?).

jensen
29/07/2010, 16:39
Pessoal
comprei um honda para uso diário de modo que a minha pajero está rodando comigo 1 ou 2 dias por mes. Como sempre usei oleo sintetico tem vezes que fico 20 a 25 dias sem usar o carro, meu medo é que o sintetico por ser mais fino "desça" para o carter e o motor na hora de ligar fique sem o filme de protecao do oleo.

Qual a opiniao de voces ? Trocariam por um oleo mais grosso ( 15W-40 ) ao inves do 5W-30 ?

Puts, eu tenho o mesmo cenário e a mesma dúvida. E o pior que quando pego para andar com ela é para fazer trilha, ou seja, quase nunca anda, e quando anda é bastante exigida.

Atualmente tenho usado o BR Sintético 5W30, mas não sei se é a melhor opção.

Abs,

djalmab
29/07/2010, 18:42
Um conselho: não deixe a Pajero parada por muito tempo, carro bom é carro que roda, carro que fica parado tende a gastar mais combustível, ter mais peças de borracha ressecadas, etc... Fazendo uma analogia, é como o ser humano, que deve se exercitar para manter a forma. Carro que fica muito tempo parado é pouco confiável, poderá deixá-lo na mão durante uma viagem, por exemplo.
Faça uma "escala de serviço", de modo a rodar com a Pajero ao menos uma vez por semana (por que não usá-la nos finais de semana, por exemplo?).


Oi Girti
eu sei disso, bem que tento, mas é que eu realmente viajo muito para fora de onde moro e sequer estou em casa para "dar uma volta". Como uso pouco tb. coloquei o seguro somente contra terceiros ai na hora de sair pinta aquela duvida, vou de honda que está com o seguro
completo ou com a pajero que está somente contra terceiros ?

Quanto ao post do colega, uso tb. o BR Sintético, não baixa uma gota, mas por ser um óleo mais fino (5W) fico com medo dele ir todo para o carter..

rafaelfernandez
29/07/2010, 19:23
Nao rodar com o carro realmente nao é recomendavel. Mas se nao tiver jeito, faça a troca de oleo por tempo(max a cada 6 meses) e nao por km.

[]´s
Rafael

Letto
30/07/2010, 08:45
Também rodo muito pouco com minha Pajero. Às vezes passa mais de 20 dias parada. Troco o óleo a cada 6 meses ou 5000 km, o que ocorrer primeiro. Confesso que "dói" botar 6 litros de óleo fora por tempo e não por quilometragem.

criparamos
30/07/2010, 10:50
Puts... confesso que estou com o mesmo problema e nao tinha me tocado disso. Adquiri minha l-200 em novembro de 2009, desde entao, troquei o oleo no dia que comprei, na data de hoje 29/07 ela marca pouco menos de 4.000 km, bom 4.000/8 meses = 500 km/mes, ou 16 km/dia. Ando uma media de 5 km/dia, salvo o dia em que vou na casa de minha sogra na cidade vizinha de aparecida do norte, uma media de 80km/ida/volta, no mais fico nos 5 km/dia. DUVIDA.... sera que mesmo assim tenho que trocar o oleo antes dos 5 mil km?
:parede:

junior braga
30/07/2010, 11:20
O oleo não é indicado pelo tanto que vai rodar ou não, e sim pelas caracteristicas do fabricante. Siga sempre o manual.

Agora em certos casos, requer uma manutenção adequada. Geralmente é trocado o oleo pelos km's rodado, ou por tempo.

No seu caso, e de outros no qual o veiculo roda muito pouco tem que ser trocado a cada 6 meses, ou seja duas vezes por ano.

Seguindo este conceito não terá problemas.

[ ],

rafaelfernandez
30/07/2010, 14:14
Também rodo muito pouco com minha Pajero. Às vezes passa mais de 20 dias parada. Troco o óleo a cada 6 meses ou 5000 km, o que ocorrer primeiro. Confesso que "dói" botar 6 litros de óleo fora por tempo e não por quilometragem.

Letto,

Voce nao esta botando fora 6 litros de oleo. Estas garantindo vida longa ao teu motor. Se fores comparar o valor de uma troca de oleo com o valor de uma dor de cabeça com o motor, vais ver que essa preocupaçao em estar "jogando dinheiro fora" é a mais pura bobagem.

[]´s
Rafael

Pinaudmaster
30/07/2010, 14:37
Quanto ao veículo ficar parado:

Isso é realmente algo muito complicado de gerenciar, pois como depende da vida particular de cada um, fica difícil seguir "regrinhas de manual", como muitos engenheiros de obras prontas costumam propor. Cada um faz o que pode e está ao seu alcance

Quando eu fiquei 9 meses fora do Brasil uma ocasião, ao voltar tive que trocar, por ex., a embreagem, pois a mesma havia "colado". Essa é a contingência de ser ter veículos automotores com pouco uso e vale para todo mundo.

Quanto ao óleo:

Isso non ecziste (óleo para veículo que roda pouco). Use o óleo indicado no seu manual do proprietário e faça as trocas nos intervalos indicados no manual.

djalmab
03/08/2010, 14:02
Encontrei a seguinte resposta.. Oleo sintetitco retem mais o filme de protecao do que qq. outro..

Early on in the days of synthetic, Mobil used to state that Mobil 1 outperformed the entire theoretical SAE range, whatever that means. I remembered the phrase because it was so bold. The advantage to the lowest weight (thinnest) oil you can find is, as RTexasF says, easier pumping, better flow, less resistance, and thus slightly better fuel economy. In terms of lubrication, pumping and flow MIGHT matter a little with a VERY cold engine, but syns tend to retain a lubricating film on engine parts better than dino oil, so that point is really irrelevant with syn. Keep in mind that cold flow has very little to do with the lubricating properties of the oil itself, which is why diesels, racing engines, and some turbos (like my Volvo 945T, which calls for 10W-30) call for higher viscosity oils. They tend to have better lubrication under more severe service. Don't ask me for a definitive answer, but I think it's because even with all those additives, heavier oils thin out into a more effective viscosity range at extreme conditions than thinner oils. To use an extreme comparison, high viscosity oil requires as much energy as running in water, and low visc is like running in air. The difference isn't that dramatic with oil and your engine, but enough to make that 1/2 or so mpg difference.

Bottom line - you have a lot of latitude with syns, but I've always gone with the manufacturer's thinnest recommended weights for the conditions. I'm an engineer by training, the spec writers are engineers, and the specifications are usually set the way they are for valid technical reasons.