Conectar

Ver Versão Completa : "A gaiola perfeita"

seribeli
28/07/2010, 20:40
Galera, eu sou novato aqui, porém acredito ter encontrado a gaiola quase perfeita.

1º O projeto deve ser aquele que possua as caracteristicas de seu dono, mas os canos se possivel de aço carbono SAE 1020.
2º O chassi VW, fusca, brasilia, variant e família; (encurtado 35 cm)
3º A suspensão dianteira da brasília, por ja possuir freios à disco.
3º O motor tbem VW 1.600 mono-carburado a gasolina.
4º O cambio da kombi à diesel, por ser mais resistente (guenta pau hein).
5º A suspensão traseira da variant II a mais macia e com molas.
6º Pneus de cross, aqueles com os cravos pro barro, ou um outro de acordo com o terreno que desejar.
7º Bancos concha 4 pontos para a segurança dos tripulantes.

Gente, ta ai, se alguem souber de algo para incrementar ou modificar, manda ai pra gente, pois discutindo podemos chegar a "gaiola perfeita", muito obrigado pela atenção de todos e muito trabalho pra vcs.............

Cezar candelaria
28/07/2010, 21:22
Ainda bem que tu disse quase....hahahaha
Motor de fusca 1600 1 carbura pra mim não serve, muito fraco. A não ser que seja 2 carbura e outras cozitas más...
Freio a disco na frente pra que ??? Pra passar reto nas curvas.....

meufuscagaiola
28/07/2010, 22:31
Galera, eu sou novato aqui, porém acredito ter encontrado a gaiola quase perfeita.

1º O projeto deve ser aquele que possua as caracteristicas de seu dono, mas os canos se possivel de aço carbono SAE 1020.
6º Pneus de cross, aqueles com os cravos pro barro, ou um outro de acordo com o terreno que desejar.

Gente, ta ai, se alguem souber de algo para incrementar ou modificar, manda ai pra gente, pois discutindo podemos chegar a "gaiola perfeita", muito obrigado pela atenção de todos e muito trabalho pra vcs.............
ne tire um duvida o cambio da kombi a diesel serve no motor a ar sem flange ?

marcos22
28/07/2010, 22:32

me desculpe .. mas vc apenas reinventou a roda ai no seu topico...

aa.. e outra coisa..

ou vc usa o cambio de kombi diesel com motor ap diesel original da kombi diesel, ou um outro ap qualquer a gasolina mesmo.. pq se vc quizer usar motor air cooled vai ter que ficar com o bom e velho cambio original do fusca .

mas se vc quizer ter a ''visão alem do alcance'' , vai ter que fabricar um flange especifico para acoplar o motor a ar ao cambio da kombi diesel que tem o flange compativel somente com o bloco do motor ap .

discutindo se adquiri muito conhecimento .

abraço.

thiago pupo fonseca
29/07/2010, 00:03
fala ae meu camarada , falta coisa ai na gaiola , tipo igniçao , diferencial blocado ou freio seletivo , flange na susp dianteira , nao se esqueça do pneu dianteiro cravudo , filtro de ar com snorkel , escapes altos , cinto de segurança , etc ,rsrsrsr o resto ,o pessoal ajuda a lembrar , abraços

leocmoreira
29/07/2010, 08:08
Configuração da minha:

- Chassis 100% tubular monobloco com laterais altas - mais leve, confortável e seguro que gaiola sobre chassis VW;
- Motor 1600 a ar 1 carburador original;
- Suspensão dianteira de pivô e freio a disco catracada;
- Suspensão traseira IRS de Kombi com amortecedor de caminhão;
- Pneus dianteiros radiais de fusca;
- Pneus traseiros 3K Ernest;
- Ignição eletrônica sensor Hall;
- Escape 4x1 com abafador para não ficar surdo;
- Banco concha, cinto 4 pontos;
- Alternador;

Dessa configuração o que podia ser diferente é a suspensão dianteira. As mais antigas de embuchamento e freio a tambor são mais leves. As vantagens que a suspensão de pivô e freio a disco trazem para o Fusca não servem na gaiola.

leonardocanale
29/07/2010, 09:22
Configuração da minha:

- Chassis 100% tubular monobloco com laterais altas - mais leve, confortável e seguro que gaiola sobre chassis VW;
- Motor 1600 a ar 1 carburador original;
- Suspensão dianteira de pivô e freio a disco catracada;
- Suspensão traseira IRS de Kombi com amortecedor de caminhão;
- Pneus dianteiros radiais de fusca;
- Pneus traseiros 3K Ernest;
- Ignição eletrônica sensor Hall;
- Escape 4x1 com abafador para não ficar surdo;
- Banco concha, cinto 4 pontos;
- Alternador;

Dessa configuração o que podia ser diferente é a suspensão dianteira. As mais antigas de embuchamento e freio a tambor são mais leves. As vantagens que a suspensão de pivô e freio a disco trazem para o Fusca não servem na gaiola.
amigo...
vc esqueceu de uma parte mt importante,se naum a mais importante de tds...
a gaiola tem q ser alta,mt alta,quanto mais altura menos vc vai ficar atolado...
abraço

bajeiro do sul
29/07/2010, 15:18
[QUOTE=seribeli;1220648]Galera, eu sou novato aqui, porém acredito ter encontrado a gaiola quase perfeita.

Meu baja tem somente um sub chassis de tubulão
o meu é no tamanho normal
suspensão dianteira tem roda, freio pra que?
melhor ap 1.8 ou 1600 dois carburadores
internamente é igual a todas as Kombis, bom é usar o diferencial de Kombi 7:36.
tao macias que arriam com uso constante em trilha, tenho no meu e tive de botar molas espirais auxiliares
usei cravos agora to usando frontiera que tb sao bons
Bem ai pode ser

Amigo muito cuidado ao falar que tem o projeto de uma gaiola quase perfeita, sempre tem coisas novas que estamos aprendendo , e varias coisas que a nossa experiencia vai ensinando. perfeita é a gaiola que conseguimos fazer com a nossa condição de vida , de resto é pe em baixo. outra coisa, pra quase perfeita teu projeto ainda esta um pouco longe. Tem mais as vezes as coisas mais simples dão resultado melhor do que se for gasto muito dinheiro.
É isso ai amigo vc ta no caminho certo, um pouco mais de estrada te fara bem
se precisar conte comigo

boas trilhas

Pedrão B.
29/07/2010, 18:44
ALL,
Acredito que o amigo seribeli quis dizer que é a gaiola quase perfeita para ele, que eu não duvido ser, até porque na região de Pres. Prudente só tem pasto, falo isso porque nasci em Pres. Epitácio.
Mas acho que esse lance de listar ítem a ítem o que tem que ser feito é meio complicado..imaginem só:
- Parafuso de roda do Chevette 80 que é mais resistente!
- Cabo de vela do MB 608 que passa mais corrente para as velas!
- Bomba d'água do VW TL, que bombeia mais!
Temos que trocar experiências, sim, mas acho impossível fazer uma lista com tudo que uma gaiola perfeita deve ter...e mesmo porque o que é bom para um não é bom para outro, senão não existiriam homossexuais.
Ah, eu sei que o 608(e qualquer outro motor à Diesel) não usa cabo de vela e muito menos a TL tem bomba d'água.
Deixei o projeto da minha gaiola meio de lado, pois estou com uma obra em meu Apê e estou trocando o motor do meu Willys, mas assim que eu retomar vocês irão ver a verdadeira Gaiola Perfeita:twisted:
Pelo menos para eu, ela vai ser:mrgreen:
[]'s

marcos22
29/07/2010, 19:46
ALL,
Acredito que o amigo seribeli quis dizer que é a gaiola quase perfeita para ele, que eu não duvido ser, até porque na região de Pres. Prudente só tem pasto, falo isso porque nasci em Pres. Epitácio.
Mas acho que esse lance de listar ítem a ítem o que tem que ser feito é meio complicado..imaginem só:
- Parafuso de roda do Chevette 80 que é mais resistente!
- Cabo de vela do MB 608 que passa mais corrente para as velas!
- Bomba d'água do VW TL, que bombeia mais!
Temos que trocar experiências, sim, mas acho impossível fazer uma lista com tudo que uma gaiola perfeita deve ter...e mesmo porque o que é bom para um não é bom para outro, senão não existiriam homossexuais.
Ah, eu sei que o 608(e qualquer outro motor à Diesel) não usa cabo de vela e muito menos a TL tem bomba d'água.
Deixei o projeto da minha gaiola meio de lado, pois estou com uma obra em meu Apê e estou trocando o motor do meu Willys, mas assim que eu retomar vocês irão ver a verdadeira Gaiola Perfeita:twisted:
Pelo menos para eu, ela vai ser:mrgreen:
[]'s

kkkkk..

é pedrão..

rachei de riri aqui com a bomba dágua da tl e os cabos de vela do 608 ..

kkk

abraço...

:concordo::concordo:

bajeiro do sul
30/07/2010, 09:47
kkkkk..

é pedrão..

rachei de riri aqui com a bomba dágua da tl e os cabos de vela do 608 ..

kkk

abraço...

:concordo::concordo:
Putz, cabos de vela do 608 são demais, e bomba dagua do tl, tb é joia, o ideal tb devem ser os pistões do ford modelo "A" que eu vi num mecanico por aqui, deve ficar o bixo.

O ideal mesmo é irmos trocando informações e ideias e cada um ir fazendo a gaiola perfeita de acordo com seu orçamento, sempre vendo onde podemos melhorar, não quer dizer que vamos fazer, mas sempre fica a dica de uma coisa a melhorar para o futuro

abraço e boas trilhas a todos

seribeli
30/07/2010, 12:45
gente, nossaaaa, to tao feliz, a ideia do topico era essa mesmo, sem comentarios, continuemos discutindo e repassando experiencias, vlw mesmo.

So peço desculpas se nao agradou a alguns, pois na vdd sinceramente entendo pouco e amo muito tudo isso.

(Obs. os exemplos citados acredito eu estarem dentro de um parametro custo-beneficio, atentando para os colegas novatos que em muitos casos sonham com a gaiola, mais nao tem tanta grana pra começar) tipo eu assim. rsrs

Agora, o pedrao entendeu o espirito da coisa mesmo, e como eu havia dito la encima, algumas coisas tem que ter a cara do dono mesmo, sao bem pessoais.

Eu adoro vw e sem o motor do fuscao nao teria graça, agora veja bem, qta coisa eu e alguns aprendemos com a experiencia de colegas experts no assunto, so a bomba d'agua e os cabos de vela que forçaram um pouco, mas foi boa a piada, criativa e deu pra entender o recado do amigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Mais uma vez obrigado ao amigo e tenham certeza de que logo logo teremos no topico informaçoes o suficiente para a gaiola perfeita (s) para cada um. vlw

seribeli
30/07/2010, 12:53
meufuscagaiola--------amigo o que eu soube é que precisa de adaptaçao, mas que tbem era mais resistente, assim tava escrito "guenta pau hein" logo aderi a informaçao, mas possoe star enganado, vi num forum ai da vida, que nem me lembro mais de tanto fuçar, rsrsr .

genhero
31/07/2010, 09:15
kra, acho q se foi infeliz nessa colocação "gaiola perfeita", naum existe gaiola perfeita... como já disse em um outro topico e o amigo acima tb, o que é bom pra um naum é pra outro. Essa gaiola azul do amigo acima por exemplo, viraria rolha de trilha aqui na minha região com esse comprimento (aqui apelidamos de kombi) mas talvez pro kra é boa... se ta ficando confuso com tanta informação ao mesmo tempo.... chassi de brasilia e fusca são diferentes, cambio de kombi diesel naum é mais forte que cambio de kombi a ar, nem é feito pra motor a ar... se precisa sair da teoria e ir pra pratica, se ta mudando de rumo toda hora kra... faz uma simples, começa a fazer trilha e com o aumento do km em trilhas vc vai chegar a tua melhor gaiola valew...

Hamburgueiro
31/07/2010, 11:12
Compre um fusca , tubos de aço , bancos concha , tanque de combustível , pneus e seja feliz ...
Apesar da maioria preferir uma gaiola mais apurada no sentido de suspensão traseira sempre usei o facão nas que fiz e até hoje ta tranquilo , funciona melhor uma irs , mas como é para simplificar e baratear o custo facão traseiro quebra um galhão , falou !

leocmoreira
31/07/2010, 12:11
rolha de trilha... isso que dá entrar nessas discussões... Valeu!

Hamburgueiro
31/07/2010, 13:05
Leocmoreira , nem ligo mais cara aqui a panela é quem sabe ...falou !!!

marcos22
31/07/2010, 14:15
Leocmoreira , nem ligo mais cara aqui a panela é quem sabe ...falou !!!

hamburgueiro..

estou neste forum a um bom tempo.. e talvez entendi errado , mas aqui na seção gaiolas nunca vi se formarem panelinhas como em outras seções ou em outros foruns ..:discordo::discordo:

os que tem mais tempo aqui sabem disso ..

abraço..:concordo::concordo:

seribeli
31/07/2010, 16:37
cara vlw hein, alguns nao entenderam o espirito do topico, mas tranquilo, ainda nao vou fazer minha gaiola, nao quero começar bem simples, alias nunca fui simples em minhas tarefas, é delicioso poder assimilar informaçoes, mesmo na pratica, pois estudar é um robe pra mim.
Outra coisa, da primeira mensagem deste topico ate agora, o pessoal postou informaçoes muito bacanas, e mias uma vez isso vem a reiterar meu real motivo aqui, discutir, vlw gente, to pra comprar a "materia-prima" da minha gaiola, vou postar fotos de tudo, abraçosssssssssssssss.

leocmoreira
31/07/2010, 18:41
Seribeli, você pode se surpreender de como o simples que estão te sugerindo pode sair complicado. Corre o risco de se perder em um projeto muito difícil e desistir no meio. Todos sabem de casos iguais. Eu postei sobre minha gaiola para caras como você, que estão querendo aprender, perguntem como cada solução se comporta na prática. Não acho minha gaiola perfeita, isso aliás não existe. Muito do que eu fiz, se alguém me perguntar a opinião eu falaria pra fazer diferente. Muitas vezes o que cada um monta é em função do que tinha disponível ou o que achava melhor na época. Mas pô, Genhero, concordo com o que você disse, Kombi é até um elogio, mas rolha de trilha é sacanagem... Valeu!

seribeli
31/07/2010, 19:13
leo, qdo digo perfeita, digo dentro daquilo que anseio, como ja disse antes, o projeto é bem pessoal, vc pode me falar de 5 motores diferentes para gaiola, mas para mim o perfeito é o vw a ar.
Entendam o sentido de "perfeita", que é figurado naquilo que cada um acha melhor para si, e se cada um colocar o que acha de melhor, teremos aqui entao info. suficiente para fazermos a gaiola perfeita "de cada um", para cada necessidade e mais uma vez digo, é essa a expectativa do topico.

Um exemplo bem real, um certo amigo do forum, me indagou, dizendo: para que vc quer freio a disco? para passa direto?,,,,,,,,,,,cara, foi otimo, ja mudei meu conceito e aprendi um pouquinho mais, outra coisa, ja comentaram de cambio, motor, flange, suspensao, facao, cara ta bom demias essa discussao, ok?

seribeli
31/07/2010, 19:14
genhero, ta ai mais uma oportunidade pra vc entender a palavra "perfeita", vlw, abraços

genhero
01/08/2010, 10:40
o amigo acima mando bem, acredito que primeiro precisa saber quais suas necessidades, depois o que é possível de se construir e claro, o poder de fogo para o investimento (R$). Como o hamburgueiro disse, é possivel se conseguir bom desempenho com bem pouco, e conseguir experiencia... a minha por exemplo é tubular com suspensão de brasilia, freio a disco nas 4 rodas, cambio 8x35 com reforço na satelite, ap 1.8... nesse momento, poderia montar uma top 4x4 com tudo o q tem d melhor mas fazendo um estudo mais apurado do custo/beneficio eu optei por reformar a minha mesmo e aprimora-la com guinchos, melhora p layout, priorisando conforto e segurança, já to desenhando a 4º carroceria minha em 16 anos de barro.. e jamais montaria uma gaiola que a pudesse chamar de "perfeita"... apenas vou adequando-a as minhas atuais necessidades...
ah, uso freio a disco nas 4, na minha opinião importantissimos....

genhero
01/08/2010, 10:44
quanto a rolha de trilha, rssss, naum tive a intenção de criticas destrutivas, me perdoe se passei essa imagem, apenas tentei exemplificar as diferenças de necessidades e seus projetos... talvez a minha maquina ae na sua area seja um rolha de trilha pra vcs hehehehe... abraços..

seribeli
01/08/2010, 16:02
genhero, vejo que sua experiencia é notoria amigo, tbem pudera, com tantos anos de barro, agora a questao do perfeita, volto a dizer, é perfeita para cada um, a que é para mim pode nao ser para vc e vice-versa, nao me leve a mal qdo digo isso.
Concordas que com tantas informaçoes que o povo vai colocando cada um pode montar a sua propria gaiola, com suas caracteristicas e necessidades? isso é perfeito...

agora me tire uma duvida, falaram que nao precisa de freio a disco, pq nao precisa de tanto freio e talz, que com freio a disco o cara acaba passando reto, assim disseram, o que vc acha, ja que possui freio a disco nas 4, pq é melhor? depende do tipo de trilha? ou no geral é melhor......abrax

Franco Fileppo
01/08/2010, 19:59
Ele quiz dizer o seguinte freio a disco nas quatro é bom,mas freio a disco na frente em conjunto com freio a tambor na trazeira se torna ruim pelo fato da dianteira freiar mais e parar o pedal de freio no ponto em que travaram as rodas dianteiras e as trazeira nao começaram a freiar,e neste ultimo caso é melhor só trazeiro a tambor pois estes trazeiros tornan-se mais eficientes com todo curso do pedal para eles!
Agora se for disco nas quatro muda né,e disco na trazeira só deve ficar animal tambem,ou com uma valvula pra diminuir a potencia freante na dianteira!

seribeli
01/08/2010, 22:19
Maneiro, franco informaçao absorvida..... vlw

bajeiro do sul
02/08/2010, 08:45
Ele quiz dizer o seguinte freio a disco nas quatro é bom,mas freio a disco na frente em conjunto com freio a tambor na trazeira se torna ruim pelo fato da dianteira freiar mais e parar o pedal de freio no ponto em que travaram as rodas dianteiras e as trazeira nao começaram a freiar,e neste ultimo caso é melhor só trazeiro a tambor pois estes trazeiros tornan-se mais eficientes com todo curso do pedal para eles!
Agora se for disco nas quatro muda né,e disco na trazeira só deve ficar animal tambem,ou com uma valvula pra diminuir a potencia freante na dianteira!
Amigo

Gostei desta informação dos freios, tenho no meu baja freio a disco na dianteira e tambor na traseira, e sempre pensei uma maneira de melhorar a dirigibilidade em curvas quando se aciona forte o freio. Vendo assim como vc falou, parece óbvio, o freio a disco ja trava as rodas dianteiras antes do tambor acionar totalmente as traseiras, consequentemente o carrro perde a capacidade de fazer curvas com o sistema acionado. No meu caso uma pinça dianteira . as vezes , tranca e ai mesmo se torna mais dificel ainda dirigir (to achando agora que eu tenho feito milagre), acho que vou isolar o sistema dianteiro , e tentar aumentar a eficácia do sistema traseiro , quem sabe colocando o cilindro duplo da brasilia ou algo assim.

Quanto ao amigo que citou o genhero que citou o diferencial 8 : 35, eu uso no meu AP diferencial 7 :36 acho que fica melhor aumentar o giro do motor sem aumentar a velocidade

abraços

bajeiro

mali9ski
02/08/2010, 10:01
Amigo

Gostei desta informação dos freios, tenho no meu baja freio a disco na dianteira e tambor na traseira, e sempre pensei uma maneira de melhorar a dirigibilidade em curvas quando se aciona forte o freio. Vendo assim como vc falou, parece óbvio, o freio a disco ja trava as rodas dianteiras antes do tambor acionar totalmente as traseiras, consequentemente o carrro perde a capacidade de fazer curvas com o sistema acionado. No meu caso uma pinça dianteira . as vezes , tranca e ai mesmo se torna mais dificel ainda dirigir (to achando agora que eu tenho feito milagre), acho que vou isolar o sistema dianteiro , e tentar aumentar a eficácia do sistema traseiro , quem sabe colocando o cilindro duplo da brasilia ou algo assim.

Quanto ao amigo que citou o genhero que citou o diferencial 8 : 35, eu uso no meu AP diferencial 7 :36 acho que fica melhor aumentar o giro do motor sem aumentar a velocidade

abraços

bajeiro

bajeiro uma sujestão ja que voce vai isolar a dianteira porque voce não passo o freio a disco dianteiro para a traseira e muito simples

é so tornear os discos dianteiros e alisar a parte interna para que encaixe no cubo traseiro ai fazer um suporte da pinça dianterias mesmo, eu usei o espelho mesmo para fazer o suporte fica otimo

na minha eu tinha freio a tambor na traseira e é auxiliado a vacuo uma trilha com o barro as lonas ficavam no rebite e não segurava mais a traseira ai eu coloquei a disco foi uma maravilha tem freio no barro na agua em qualquer lugar e em 5 minitos eu faço freio nas quatro

Pedrão B.
02/08/2010, 10:59
bajeiro uma sujestão ja que voce vai isolar a dianteira porque voce não passo o freio a disco dianteiro para a traseira e muito simples

é so tornear os discos dianteiros e alisar a parte interna para que encaixe no cubo traseiro ai fazer um suporte da pinça dianterias mesmo, eu usei o espelho mesmo para fazer o suporte fica otimo

na minha eu tinha freio a tambor na traseira e é auxiliado a vacuo uma trilha com o barro as lonas ficavam no rebite e não segurava mais a traseira ai eu coloquei a disco foi uma maravilha tem freio no barro na agua em qualquer lugar e em 5 minitos eu faço freio nas quatro

Fala mali9ski!
Dá mais detalhes pra nós sobre essa adaptação, pois estava contente por minha gaiola ter disco na frente, mesmo achando que o que para ela é a traseira por causa do peso.
Vou providenciar esse sistema na minha.
[]'s

mali9ski
02/08/2010, 12:43
Fala mali9ski!
Dá mais detalhes pra nós sobre essa adaptação, pois estava contente por minha gaiola ter disco na frente, mesmo achando que o que para ela é a traseira por causa do peso.
Vou providenciar esse sistema na minha.
[]'s

eu não tenho fotos mas não é complicado eu peguei os discos dianteiros torneei por dentro ate ele fica plaino e torneei o cubo para entrar dentro do disco bem certo sem folga

ai eu refurei o disco para tirar as rosca do disco (aconselho pegar um disco bem bom que tem que tornear bastante e se ja estiver gasto não vale a pena)então eu peguei os prisioneiros dianteiro do valmet simples (do willys tambem da so tem que presta atenção no comprimento pode ser parafusos mas prisioneiro e bem melhor de trocar pneu)e coloquei no cubo

depois eu peguei os espelhos e cortei perto da furação que vai nos canudos e fiz com uma chapa de ferro o suporte da pinça, dai e só cuida com alinhamento e solda tudo

eu usei as pinças do gol antigo que são maiores (e porque eu tinha aqui)mas as da brasa ficam otimas eu eu pago 5k pras dianteiras e 7k para as traseiras e como a minha e com hidrovacuo encosto no pedal trava as 4 freio filé

ja das valvulas de alivio eu tambem tinha pensado em por mas não achei muito nessario como ano que vem vou por meus pneu 205/75/15 da traseira para a dianteira e por pneu 225 ou 235 na traseira o dianteiro vai frear ,

mas antes tenho que adptar a caixa do passat 4 marchas que ja tenho se não acho que vai explodi tudo

com o 205 ja anda quebrando um pouco

bajeiro do sul
02/08/2010, 13:59

Amigo mali9ski

Boa ideia esta sua, vou conferir nos topicos que vc colocou acima , e vou ver se adapto este sistema, deverá ficar muito bom. Aqui não se faz trilha em velocidade mas tem muitos morros, ai vc esta descendo um morro muito inclinado , na hora de fazer a curva as rodas dianteiras travam e vc fica sem direção, o negocio, as vezes, é melhor deixar ir um poco mais rapido, mesmo sendo mais perigoso, mas chegando na curva ele obedeçe

abraço

perio
02/08/2010, 14:59
Ola amigo vejo q vc entende um poko de gaiola queria sabe se vc tem algum projeto ow algu assim pois tenhu um chassis de fusca ja encurtado 35 cm to com todas a barras pra começar a mexe mas naum achei um projeto ideal esses projetos comprados naum deu instruçoes certas abraço

Franco Fileppo
02/08/2010, 19:54
Na hora de explicar pro torneiro,pode se interessante levar de amostra um disco de gol e um cubo de gol,ai ele vê o encaixe e copia nos discos e cubo da Brasilia,é claro que em outras dimensões,pega um disco e cubo velho nos ferro velho que as vezes algum torneiro pode não entender e vendo fica mais facil e agora uma dica:se forem fazer um suporte para segurar as pinças que seja preso em outro lugar que não seja o espelho das lonas de freio cortem um quadradinho do espelho deixando a furação de fixação por que neste ponto tem uma espessura que vai servir pra vedação do óleo do cambio
É isso ai pé no freio e gaiola parando de verdade!

seribeli
02/08/2010, 20:22
amigo perio, tbem sou novo aqui, e como vc procurava um projeto "ideal" algo pra se seguir a risca sabe, mass aprendendo com os colegas do forum entendi o espirito da coisa e entendi que o tal "ideal" ou "perfeito" varia de pessoa pra pessoa, segundo suas necessidades, entao amigo, assim como vc, tbem vou construir minha gaiola, mas nao vou seguir nenhum projeto a risca nao, minha gaiola tera meu jeito, e assim o recomendo fazer, a gaiola tem que ter a cara do dono, claro que me inspiro em algum modelo, mas vou fazer com minhas medidas, pois olhando as fotos da turma vc consegue ter ideia das medidas e talz, ate pelo fato de vc saber o tamanho do chassi vc consegue dimensionar algumas partes da estrutura tubular, entao amigo, muito trabalho a vc e solda pra cima.
Se vc quiser ter uma ideia da gaiola que vou fazer, olha minhas fotos no album, flw abraçao....

seribeli
03/08/2010, 13:03
alemao, onde tem essa seção amigo, nao achei, grax

genhero
03/08/2010, 20:02
bem amigos, sobre freios, nos automoveis de rua, são usados freios a disco na diant e tambor na traseira pq em frenagens o peso do carro se desloca +/- 85% na diant e restante na traseira aumento assim a aderencia no eixo diant, portanto necessitando sistema mais eficiente... nada adianta freio a disco na traseira, anum ser ABS que é outro conceito. Desse modo, o sistema dos 2 eixos são dimensionados pra ter a mesma vida útil.
Já em gaiolas (na minha opnião), o freio na traseira torna-se mais importante pq naum há velocidade, ptt naum há muita variação de peso nos eixos, e como o eixo tração concentra maior peso, ele passa a ser o principal. Quanto as adaptações, eu uso na minha 4 pinças de brasilia e o circuito hidraulico invertido, priorizando pressão de frenagem nas traseiras. O cilindro mestre tem o mesmo deslocamento de volume nas 3 saídas, portanto aproximadamente 33,3% de pressão de frenagem para cada uma. O sistema original, manda 33,3 para cada pinça diant e 33,3% para as duas lonas traseiras, prtanto +/- 16,5% de pressão. é só inverter isso. Mas jamais deixem freio a campana (lona) na traseira somente e cancele os dianteiros, ae sim se vai varar qq curva !!! oh loko!!!!

seribeli
04/08/2010, 00:35
genhero, gostei mesmo do raciocinio e calculo sobre os freios, ja havia mudado meu pensamento no que diz respeito a frenagem, agora com essa dica da inversao do circuito, matou mesmo, vlw abraços.....

bajeiro do sul
04/08/2010, 08:53
bem amigos, sobre freios, nos automoveis de rua, são usados freios a disco na diant e tambor na traseira pq em frenagens o peso do carro se desloca +/- 85% na diant e restante na traseira aumento assim a aderencia no eixo diant, portanto necessitando sistema mais eficiente... nada adianta freio a disco na traseira, anum ser ABS que é outro conceito. Desse modo, o sistema dos 2 eixos são dimensionados pra ter a mesma vida útil.
Já em gaiolas (na minha opnião), o freio na traseira torna-se mais importante pq naum há velocidade, ptt naum há muita variação de peso nos eixos, e como o eixo tração concentra maior peso, ele passa a ser o principal. Quanto as adaptações, eu uso na minha 4 pinças de brasilia e o circuito hidraulico invertido, priorizando pressão de frenagem nas traseiras. O cilindro mestre tem o mesmo deslocamento de volume nas 3 saídas, portanto aproximadamente 33,3% de pressão de frenagem para cada uma. O sistema original, manda 33,3 para cada pinça diant e 33,3% para as duas lonas traseiras, prtanto +/- 16,5% de pressão. é só inverter isso. Mas jamais deixem freio a campana (lona) na traseira somente e cancele os dianteiros, ae sim se vai varar qq curva !!! oh loko!!!!
Amigo

não entendi bem, vc disse que não se pode deixar o freio a tambor na traseira, somente, e retirar os freios dianteiros, sob pena de ficar com pouco freio?
O ideal seria deixar o freio na dianteira mas com o circuito hidráulico invertido, é isto? É que estou a ponto de isolar as pinças dianteiras, mas quero que o freio continue funcionando pelo menos um pouco, preciso nescessariamente colocar os freios a disco atras, utilizando as pinças e discos da dianteira?

abraço

Franco Fileppo
04/08/2010, 11:16
Nao, pode deixar tambor atras somente que eu ja fiz e deu prova!
Mas nunca vai se comparar a disco so na trazeira!
agora que tal um sistema de freio com disco na trazeira e tambor na dianteira ! porque o tambor tem regulagem e pode deixar pegando menos,talvez seja melhor que disco nas 4 sem valvula...

mali9ski
04/08/2010, 11:18

mas acompanhando seu raciocinio na gaiola (na maioria) o peneu com cravos esta na traseira e é o unico que adere no barro o dianteiro normalmente é liso, não e muito util ,eu cansei de sofrer com freio a tambor na traseira não segura quando precisa(dentro da agua no barro)e o barro entra dentro do tambor e gasta as lonas muito rapido com o meu feio a vacuo era uma ou duas trilhas ja não tinha mais lonas e dava um trablhão faze os freio, e a disco é rapidinho

ai eu coloquei freio a disco nas quatro e na traseira (pinças gol antigo passat) e com freio auxiliado a vacuo e cilindro mestre do gol (com pedaleira suspença)e é um puta freio quem não ta acustumado anda com ele e ate perigoso e tem freio em qualquer situação

bajeiro do sul
04/08/2010, 13:21
Nao, pode deixar tambor atras somente que eu ja fiz e deu prova!
Mas nunca vai se comparar a disco so na trazeira!
agora que tal um sistema de freio com disco na trazeira e tambor na dianteira ! porque o tambor tem regulagem e pode deixar pegando menos,talvez seja melhor que disco nas 4 sem valvula...
Belezza franco, vou inicialmente somente isolar os freios dianteiros e deixar o tambor somente atras. claro que eu imaginei que o freio nao ia ficar tão bom como disco na traseira, mas pra começar voi fazer assim.
com tempo pego as pinças dianteiras e disco que vou tirar (gol antigo) e adapto para os cubos traseiros e deu...

abraços

genhero
04/08/2010, 19:20
Belezza franco, vou inicialmente somente isolar os freios dianteiros e deixar o tambor somente atras. claro que eu imaginei que o freio nao ia ficar tão bom como disco na traseira, mas pra começar voi fazer assim.
com tempo pego as pinças dianteiras e disco que vou tirar (gol antigo) e adapto para os cubos traseiros e deu...

abraços
ola amigo, eu naum aconselho isso, as lonas abaixam muito rápido em contato com abrasivos (barro)e vc pode ficar sem freio do nada após molhar as lonas ok... mas a decisão e sua.
quanto a pinça traseira mli9ski, eu entendo que as do gol tem as pastilhas maiores e portanto maior atrito e consequentemente melhor desempenho mas optei pelas de brasa pq são de duplo acionamento o q penso ser melhor para barro. A do gol são do modelo moderno que o pessoal costuma chamar de flutuantes ou suspensas em que o cilindro apoia em um lado do disco e puxa o outro, penso que com barro lubrificando tudo isso naum seria mto bom... o q achou da sua na pratica?

mali9ski
05/08/2010, 12:39
ola amigo, eu naum aconselho isso, as lonas abaixam muito rápido em contato com abrasivos (barro)e vc pode ficar sem freio do nada após molhar as lonas ok... mas a decisão e sua.
quanto a pinça traseira mli9ski, eu entendo que as do gol tem as pastilhas maiores e portanto maior atrito e consequentemente melhor desempenho mas optei pelas de brasa pq são de duplo acionamento o q penso ser melhor para barro. A do gol são do modelo moderno que o pessoal costuma chamar de flutuantes ou suspensas em que o cilindro apoia em um lado do disco e puxa o outro, penso que com barro lubrificando tudo isso naum seria mto bom... o q achou da sua na pratica?

na minha funcionou muito bem, gasta as pastilhas parelho ate o final e freia muito bem ,mas eu so adaptei elas porque eu tinha aqui, senão teria posto da brasa para ficar todas as pastilhas iguais

antes de eu ter as reduções foi facil de adptar as do gol, as rodas eram bem off set mas com as reduções e mais largo e tive que usar as rodas originais e ai o bixo pego,por as pinças serem maiores deu um trabalhão pra faze cabe tudo :parede:

bajeiro do sul
05/08/2010, 13:33
na minha funcionou muito bem, gasta as pastilhas parelho ate o final e freia muito bem ,mas eu so adaptei elas porque eu tinha aqui, senão teria posto da brasa para ficar todas as pastilhas iguais

antes de eu ter as reduções foi facil de adptar as do gol, as rodas eram bem off set mas com as reduções e mais largo e tive que usar as rodas originais e ai o bixo pego,por as pinças serem maiores deu um trabalhão pra faze cabe tudo :parede:
Amigo, vou colocar as que eu tenho na frente na traseira do meu baja, são do gol antigo, aonde vc prendeu as suas pinças de freio

outra coisa, da onde vc tirou este nick ou apenas deu um tapa no teclado e surgiu este rsrsrsrsrsr

abraços

seribeli
05/08/2010, 15:32
acho que é malinoviski ou malinoveski, acertei? rsrsr

mali9ski
05/08/2010, 16:36
acho que é malinoviski ou malinoveski, acertei? rsrsr

acertou e o meu sobrenome é malinovski mali+9+ski o meu nome é julio

sobre as pinças eu cortei o espelho original (na solda eletrica mesmo) deixando so a parte que faz a vedação do oleo em volta e fiz uma chapa meio grossa parafusada na pinça montei tudo no disco ponteei acertei no zoiometro(tem que te paciencia e cuida muito)na chapa que sobrou do espelho ai soldei tudo cuidei pra ve se a solda não puxo e não desalinhou nada ai deu boa gasta as pastilhas ate o final parelha

seribeli
05/08/2010, 19:46
Julio, ate o chico acretaria seu nome, nao sei como o amigo bajeiro nao acertou, rsrsrs ou ta so brincando um pouco, mas enfim, bacana sua ideia, pena eu nao ter ciencia o suficiente ainda pra compreender direito, mas chego la, abraços...

clecio rampelotti
05/08/2010, 22:44
Amigo, vou colocar as que eu tenho na frente na traseira do meu baja, são do gol antigo, aonde vc prendeu as suas pinças de freio

outra coisa, da onde vc tirou este nick ou apenas deu um tapa no teclado e surgiu este rsrsrsrsrsr

abraços
Estou lendo o topico e vi a sua pergunta e acredito que posso ajudar.
De uma olhada no topico do fusca 4x4 que tem umas fotos de como fiz a adaptação dos discos e pinças de freio do gol na trseira do fusca com fotos do suporte e tudo, se ficar alguma duvida, logicamente se interresar a vcs tenho mais fotos.

bajeiro do sul
06/08/2010, 09:15
acertou e o meu sobrenome é malinovski mali+9+ski o meu nome é julio

sobre as pinças eu cortei o espelho original (na solda eletrica mesmo) deixando so a parte que faz a vedação do oleo em volta e fiz uma chapa meio grossa parafusada na pinça montei tudo no disco ponteei acertei no zoiometro(tem que te paciencia e cuida muito)na chapa que sobrou do espelho ai soldei tudo cuidei pra ve se a solda não puxo e não desalinhou nada ai deu boa gasta as pastilhas ate o final parelha

Valeu Julio, foi de muita ajuda, ja tinha pensado em fazer isto , mas não conheci ninguem que havia feito, agora ja conheço

Obrigado e abraço

Bajeiro (Eduardo)

bajeiro do sul
06/08/2010, 09:16
Estou lendo o topico e vi a sua pergunta e acredito que posso ajudar.
De uma olhada no topico do fusca 4x4 que tem umas fotos de como fiz a adaptação dos discos e pinças de freio do gol na trseira do fusca com fotos do suporte e tudo, se ficar alguma duvida, logicamente se interresar a vcs tenho mais fotos.
Obrigado Clecio

O pessoal de SC da dando um "xou" no que se rerefe a fusca e gaiola 4x4

abraços

bajeiro do sul
06/08/2010, 09:19
Julio, ate o chico acretaria seu nome, nao sei como o amigo bajeiro nao acertou, rsrsrs ou ta so brincando um pouco, mas enfim, bacana sua ideia, pena eu nao ter ciencia o suficiente ainda pra compreender direito, mas chego la, abraços...
Seribeli
Eu ate poderia ter descoberto o nome do nosso amigo, mas a idéia de tapa no teclado me pareceu tão mais estapafúrdia que fiquei com ela na cabeça e não pude pensar em outra coisa

abraços

Eduardo

seribeli
07/08/2010, 01:53
amigo eduardo, tbem sou assim, "perco o amigo, mas nao perco a piada" boaaa, abraços

Matheus MG
11/08/2010, 22:01
e ae seribeli blz ?
vlw ae pelo elogio
segue ae algumas fotos q eu tenho dela de frente
se precisa de mais so da o toque q eu bato mais umas aqui pra vc

abrasss