PDA

Ver Versão Completa : Niva Diesel 2.2

RENATO-SELVA
28/07/2010, 18:30
Amigos,

Sei que existem tópicos parecidos, porém esse quero focar em algo mais específico.

Gostaria de saber quem usa motor de besta ou de sportage na niva e o que acha. Não quero saber dos AP diesel nem nada... quero focar nesses, pois parecem ser uma saíde interessante. Tem uma niva aqui na minha cidade com essa configuração (não sei qual dos dois motores) e gostaria da opinião de outras pessoas que também tenham para eu conhecer mais. Tenho interesse em adquirir niva a diesel. Curto muito o jipe original, mas depois que a gente acostuma com carros e outros jipes que andam mais rápido, é difícil voltar para a niva original! hehehehe

Dêem suas opiniões.

Abraços!

thgteixeira
28/07/2010, 20:20
Quem tinha um Niva com esse motor, é o Dick, do NCABC. Era o 2.2 da Sportage.

Girti
28/07/2010, 23:46
Amigos,

Sei que existem tópicos parecidos, porém esse quero focar em algo mais específico.

Gostaria de saber quem usa motor de besta ou de sportage na niva e o que acha. Não quero saber dos AP diesel nem nada... quero focar nesses, pois parecem ser uma saíde interessante. Tem uma niva aqui na minha cidade com essa configuração (não sei qual dos dois motores) e gostaria da opinião de outras pessoas que também tenham para eu conhecer mais. Tenho interesse em adquirir niva a diesel. Curto muito o jipe original, mas depois que a gente acostuma com carros e outros jipes que andam mais rápido, é difícil voltar para a niva original! hehehehe

Dêem suas opiniões.

Abraços!

Como o Thiago informou, havia um aqui no ABC, foi instalado aí em Curitiba. Pelo que sie, o Dick estava satisfeito. Mas esta adaptação custou caro e, pelo que sei, os antigos motores KIA não primavam pela durabilidade...

Quanto ao desempenho do motor original, há como melhorá-lo, aumentando a cilindrada para 1.7 e instalando o comando esportivo da Aerocar. Não vai viar uma Ferrari, mas melhora bastante!

ANDRÉHUFF
29/07/2010, 09:42
Amigos,

Dêem suas opiniões.

Abraços!

Bom como ex proprietario de carros da Kia (Sportage), deixo aqui meu alerta, o motor diesel das Sportage 2.2 tem problema sim de superaquecimento e um cabeçote muito fragil, aqui na minha cidade tem um Willys com um motor desse, ficou bom em baixa, mas se resolver andar em estrada com velocidades maiores, como foi o que percebi ser o intento de sua ideia, esse mortor costuma ter a vida encurtada.
Como ja tive varios Nivas e ja andei em uma outra porção deles arrisco a dizer a vc que somente duas vertentes são passiveis de sucesso na repotencialização dos Nivas, pra não ser tão radical transforme seu motor original em 1.7 colocando nele uma carburação recalibrada (indico o weber 460 recalibrado da aerocar), um comando "sobe" e tambem uma repaginada em distribuição (uso de uma ignição eletronica) e uma bobina de alto rendimento.
Essa receita talves seja a mais economica e que gera um custo beneficio exelente, como diz o Gil não vira uma Ferrari, mas anda proximo de um carro 1.0 moderno. Só cuidado com a qualidade dos materiais empregados nessa repotencialização.
Ja para ser um pouco mais radical vem as opções do motor AP, recentemente vi um com o motor 1.4 da Kombi moderna Flex, não ficou um canhão para andar mas ficou coerente com o propósito do niva e tambem economico, uma pena o Niva em que foi feita essa adaptação estar muito detonado de estrutura, se não me engano o carro esta rodando no litoral, talves uma turbina pequena seja uma boa medida nesse motor para o Niva no quesito de equilibrio entre potencia e economia.
Perdão se mencionei aqui coisas que vc não queria saber mas é apenas um relato da experiencia de quem ja gastou um caminhão de dinheiro em diversos jipes diferentes.

glausians
29/07/2010, 09:54
Eu conheci um niva de curitiba que foi adaptado o motor da sportage 2.2.
Não cheguei a andar nele, mas não parecia estar ruim.
Quem fez a adaptação foi o Bibe aqui de Curitiba...
Ele tem uma boa experiencia em adaptação de motores a diesel...
Seria interessante vc dar uma conversada com ele. Já que ele é um dos melhores mecanicos para niva em curitiba...
Qualquer coisa te passo o contato dele...

Girti
29/07/2010, 11:03
(...)pra não ser tão radical transforme seu motor original em 1.7 colocando nele uma carburação recalibrada (indico o weber 460 recalibrado da aerocar), um comando "sobe" e tambem uma repaginada em distribuição (uso de uma ignição eletronica) e uma bobina de alto rendimento.(...)

Duas observações:

O Weber 460 é um excelente carburador, mas, salvo alguma mosca branca, não existe novo no mercado. Ainda acho mais interessante importar um carburador russo novo, a um preço em torno de R$550,00.

A SOBE é a empresa que fornece os comandos modificados para a Aerocar. Não recomendo comprar diretamnete deles, eu o fiz e me arrependi, o comando estava fora da especificação correta, tive aborrecimento e despesas inúteis, até que comprei o comando na própria Aerocar e tudo se resolveu. Paga-se mais, mas o resultado compensa!

vanderlei4x4
29/07/2010, 22:52
Vc tem certeza que quer um niva com motor 2.2 da kia?

Como eu tenho na minha garagem um Asia Rocsta 94 , e um Kia Sportage 95 , mas com motor 2.0 tdi. , posso tirar suas duvidas a respeito desses motores tranquilamente, porque apesar de parecidos , são dois mundos totalmente diferente.

O 2.2 tem um desempenho parecido com o motor do niva , so que com mais torque em baixa rotação.

O 2.0 tdi tem desempenho melhor acima de 2000rpm, qdo entra o turbo,andando igual ap1.8

O que tem em comum é o baixo consumo de diesel e a facilidade de peças e a preços justos ( um conjunto de pistoes e aneis ja cotei a600 reais e um jogo de ap 2.0 a quase mil)

O maior problema seria a adaptação e a futura manutenção do motor , dependendo de um bom mecanico, para não cair nas garras dos bombistas .

Ao contrario dos motores ciclo otto, pode-se eliminar a valvula termos tatica , ja que a taxa de compressão do diesel é muito mais alta. Evitando -se o risco que travamento da dita cuja.....

Agora te digo mais , motor diesel é p. quem gosta e conhece, pq nenhum motor diesel(pd ser MwM, MAXION,toyota), aguenta a pauleira de um ciclo otto...

Se for adaptar começando do Zero, siga o conselho dos nossos amigos ,senão vc vai saber o que quer dizer a palavra:

"JAQUE "..... rsrsrsr....:shock::shock::shock:

RENATO-SELVA
30/07/2010, 00:17
Não quero comparação com motores a gasolina... estes eu já tenho alguma experiência e prefiro diesel mesmo. Gosto pessoal.

Sei também que o custo de manutenção e tals de um diesel é mais elevado.

ANDRÉHUFF, você tem esse motor na niva? Acho que problema de superaquecimeto pode ser facilmente resolvido com um outro radiador...

Bom, pesquisei um pouco e aqui em Curitiba para fazer um motor completo (contando que já esteja instalado na niva) sai uns 4 mil... não achei caro. Qualquer AP ai sai 2 ou 3... comento isso porque sei e já tive AP alcool e gasolina pra fazer.

vanderlei4x4, você comentou que o 2.2 é similar ao niva original? Bom... o original niva é fraco pra caramba... não há o que discutir... dá até raiva ficar na direita e dar passagem pra 1.0 ehehehehehehe será que o motorzinho diesel vai ser tão fraquinho assim? Meu primo colocou um AP 1.6 num willys... e nesse sim ficou fraco... mas a caixa, relações... são tudo diferente, não dá pra comparar né.

Valeu galera!

Pinaudmaster
30/07/2010, 11:22
Agora te digo mais , motor diesel é p. quem gosta e conhece, pq nenhum motor diesel(pd ser MwM, MAXION,toyota), aguenta a pauleira de um ciclo otto...

Prezado,

A que tipo de "pauleira" você se refere para dar esse seu veredicto ? Somente alto giro ? Ou algum tipo de outro parâmetro de comparação ?

Abraços

ANDRÉHUFF
30/07/2010, 23:05
ANDRÉHUFF, você tem esse motor na niva? Acho que problema de superaquecimeto pode ser facilmente resolvido com um outro radiador

Não nos meus Nivas só tive motor a gasolina, mas aqui no Balalayca (clube de Nivas de Itu) dois companheiros tinham Nivas a Diesel, porem com motor VW 1.6, um do Ricardo com turbo e o outro do Mauro apirado, nos dois foi colocada a relação 10x43 por conta do VW diesel 1.6 ser um pouco fraco, essa adaptação do motor Kia, so vi nos Wyllis até agora.
Como disse nosso amigo motor Diesel é pra quem conhece e eu posso dizer esse motor Kia a Diesel eu conheço, não gosto dele, vibra demais, tem cabeçote fragil e é um motor antiquado, se for partir pro diesel vai de 1.9 TDI "ja que é pra gastar" fica muito melhor e mais economico, alem de ser mais moderno.
Vou te fazer uma pergunta pra te entender melhor, por que vc quer optar por motor Diesel?:pensativo:

vanderlei4x4
31/07/2010, 19:03
A pauleira que eu digo , é a utilização destes motores com giro muito elevado por muito tempo, independente de ser turbo ou não, como eu falei a taxa de compressão elevada realmente força os componentes muito mais que os a gasolina.
Ou seja motor diesel aguenta menos os castigos de um cupim de ferro.

Se for p. utilizar o jipe como utilitario, eu prefiro o diesel , mas se for p. utilizar como um bólido, prefiro ate um niva original, que apesar da pouca potencia, aquenta mais a surra...

Não adianta querer andar junto com carros de passeio e suv de shoping...nossa viaturas tem pneus p. lama, lift...ou seja não tem a mesma estabilidade...e freia muito pior.

O meu rocsta é um jipe puro e duro, desta forma o 2.2 vai muito bem ,é economico, silencioso e não trepida nada, mas é lerdo nas acelerações e retomadas pq eu deixei a bomba mais fechada p. não fazer fumaça preta.
Na trilha eu tiro a diferença da potencia na reduzida que é muuuito curta.

Mesmo do jeito que ta da p. andar de boa em qualquer rodovia na faixa dos 90 -100km/h ....igual um niva original bem afinado.
Como o niva pesa quase 500k a menos, pode ate ficar legal, ja que este motor não é tão brutal como o ap gasolina ( ap diesel 1.9 eu não comento pq nunca vi e 1.6 so fica bom em saveiro)

Pinaudmaster
01/08/2010, 21:37
A pauleira que eu digo , é a utilização destes motores com giro muito elevado por muito tempo, independente de ser turbo ou não, como eu falei a taxa de compressão elevada realmente força os componentes muito mais que os a gasolina.
Ou seja motor diesel aguenta menos os castigos de um cupim de ferro.

Se for p. utilizar o jipe como utilitario, eu prefiro o diesel , mas se for p. utilizar como um bólido, prefiro ate um niva original, que apesar da pouca potencia, aquenta mais a surra...

Como o niva pesa quase 500k a menos, pode ate ficar legal, ja que este motor não é tão brutal como o ap gasolina ( ap diesel 1.9 eu não comento pq nunca vi e 1.6 so fica bom em saveiro)

vanderlei4x4,

Aí eu concordo. Não dá pra comparar motor de Kombi diesel com um 1.9 mais moderno, que é outro motor.
Pro pau, melhor um original bem afinado.
Até porque essas adaptações de VW a diesel, pela vibração, dão uma baita manutenção adicional e um dia acaba enchendo o saco. Infelizmente.

Abraço.

ANDRÉHUFF
02/08/2010, 09:52
....................
Até porque essas adaptações de VW a diesel, pela vibração, dão uma baita manutenção adicional e um dia acaba enchendo o saco. Infelizmente. ..................................

Abraço.

Pois é a tal vibração, ta ai um motivo pra pensar bem antes de adptar um diesel.
Os 1.6 de Kombi vibram até pouco mas vibram, no carro com turbo que citei em outro post, notamos que a castanhada no motor diminuia mas ainda vibrava bem, ja os 1.9 ficam bons nesse quesito com um nivel aceitavel mas vibram, agora quem tem ai um Kia 2.2 poderia falar sobre essa vibração nesse motor??

BACALHAU
02/08/2010, 14:38
Sr. AndréHuff, saudações.
Data Vênia, venho por meio desta informar que estou "entrando na vara" :oops::shock: com uma ação contra o senhor por usar, seu o meu consentimento, uma imagem de minha autoria no seu avatar. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1205812&postcount=3698)
Nada mais a dizer, aguardo "popozuda" indenização.
Vou rapar a sua "poupança". :twisted:

Tenho dito.

ANDRÉHUFF
02/08/2010, 17:00
Sr. AndréHuff, saudações.
Data Vênia, venho por meio desta informar que estou "entrando na vara" :oops::shock: com uma ação contra o senhor por usar, seu o meu consentimento, uma imagem de minha autoria no seu avatar. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1205812&postcount=3698)
Nada mais a dizer, aguardo "popozuda" indenização.
Vou rapar a sua "poupança". :twisted:

Tenho dito.

Que qué isso meu amigo baca, eu só e tão somente usufrui de um desenho que vagava por paginas da internet sem creditos e sem marca registrada, Data Vênia o colega poderia me mostrar documento comprobatório de origem desse, digamos, rabisco moribumbo que nos representa de boa forma.

Quanto rapar a poupança isso é coisa de integrante de certas rodinhas Sorocabanas, e tenho dito, que ja atrapalhamos por demais o tópico. :???: :???:

RENATO-SELVA
05/08/2010, 17:58
Mais alguma opinião sobre o motor a diesel na niva?

thgteixeira
05/08/2010, 18:03
Sim: Dá um puta trabalho pra legalizar, e muitos dos Detrans não estão mais legalizando motores a diesel nO Niva.

Pinaudmaster
06/08/2010, 14:40

É NO Niva.

Pinaudmaster
06/08/2010, 14:45
Sim: Dá um puta trabalho pra legalizar, e muitos dos Detrans não estão mais legalizando motores a diesel nO Niva.

A coisa não é bem por aí. Em cumprindo as exigências legais, não há empecilho para legalizar um Niva a diesel, mas é um processo burocrático e pode ser demorado.

Aqui no RJ nenhum problema nesse sentido e em SP idem, haja vista que eu vendi o meu para o estado de SP, não tinha o motor cadastrado no documento e com as notas fiscais que eu possuía o novo proprietário conseguiu transferir para o nome dele, regularizando toda essa inhaca de número do motor no documento, estando hoje o Niva devidamente legalizado.

wltreis
09/08/2010, 12:34
:concordo:
RENATO APESAR DE TER ABANDONADO O PROJETO DURANTE 1 ANO E MEIO , RETOMEI A ADAPTAÇÃO DO MOTOR E CAIXA DO JPX em meu NIVA , o carro ficou um pouco mais forte do que a gasolina , mas estou tendo problema de refrigeração , vou ter que mandar fazer um radiador sob medida , ja que optei por cortar o minimo na lataria do carro meu espaço ficou muito reduzido. Em breve posto as fotos e os passos da adaptação.

RENATO-SELVA
11/08/2010, 19:44
Legal... coloque fotos assim que possível para acompanharmos!

geraldo paulino filho
11/08/2010, 22:53
Vc tem certeza que quer um niva com motor 2.2 da kia?

Como eu tenho na minha garagem um Asia Rocsta 94 , e um Kia Sportage 95 , mas com motor 2.0 tdi. , posso tirar suas duvidas a respeito desses motores tranquilamente, porque apesar de parecidos , são dois mundos totalmente diferente.

O 2.2 tem um desempenho parecido com o motor do niva , so que com mais torque em baixa rotação.

O 2.0 tdi tem desempenho melhor acima de 2000rpm, qdo entra o turbo,andando igual ap1.8

O que tem em comum é o baixo consumo de diesel e a facilidade de peças e a preços justos ( um conjunto de pistoes e aneis ja cotei a600 reais e um jogo de ap 2.0 a quase mil)

O maior problema seria a adaptação e a futura manutenção do motor , dependendo de um bom mecanico, para não cair nas garras dos bombistas .

Ao contrario dos motores ciclo otto, pode-se eliminar a valvula termos tatica , ja que a taxa de compressão do diesel é muito mais alta. Evitando -se o risco que travamento da dita cuja.....

Se for adaptar começando do Zero, siga o conselho dos nossos amigos ,senão vc vai saber o que quer dizer a palavra:

"JAQUE "..... rsrsrsr....:shock::shock::shock:

Me desculpe amigo, mas poucas vezes vi tanta besteira escrita "Ao contrario dos motores....+ nenhum motor diesel [pd ser MwM...

Juninho Flora
29/08/2010, 13:01

amigo boa tarde , todo veiculo 4x4 e lei vc pode colocar o motor que vc quiser !!!
vc so tem que fazer o laudo do imetro , aqui em sao joao del rei tem um 1.8vw a diesel anda bem ,muito economico !!!:dance:

MRaizer
30/08/2010, 07:57
amigo boa tarde , todo veiculo 4x4 e lei vc pode colocar o motor que vc quiser !!!
vc so tem que fazer o laudo do imetro , aqui em sao joao del rei tem um 1.8vw a diesel anda bem ,muito economico !!!:dance:

Mais ou menos, depende da "interpretação" do diretor do DETRAN da sua região. Num país onde até testamento é alvo de contestação...

Juninho Flora
30/08/2010, 08:45
Mais ou menos, depende da "interpretação" do diretor do DETRAN da sua região. Num país onde até testamento é alvo de contestação...

aqui e muito bom de mexer , tem um niva a diesel e o irmao do dono niva colocou um motor a diesel num willis , agora ele tirou o motor a diesel colocou o ap 1.6 mi , aqui bom de mais !!!!! um abraco :dance:

vanderlei4x4
30/08/2010, 20:42
Me desculpe amigo, mas poucas vezes vi tanta besteira escrita "Ao contrario dos motores....+ nenhum motor diesel [pd ser MwM...

Se falei algo que discorda, por favor ,comente ...porque eu participo deste forum para ajudar e dar opinioes, como tambem aprendo muito com os amigos jipeiros, e aceito sugestões.
Mas não aceito um comentario arbitrario como o seu....
O que eu pensei , não vou escrever por respeito aos amigos.:evil:

Mas quem não ajuda, não trapalha.....se vc não pode ajudar , por favor , va opinar no topico de PATACHOCA....

Neste topico eu posso ajudar pq sou niveiro e estou satisfeito , obrigado

Girti
30/08/2010, 22:20
Se falei algo que discorda, por favor ,comente ...porque eu participo deste forum para ajudar e dar opinioes, como tambem aprendo muito com os amigos jipeiros, e aceito sugestões.
Mas não aceito um comentario arbitrario como o seu....
O que eu pensei , não vou escrever por respeito aos amigos.:evil:

Mas quem não ajuda, não trapalha.....se vc não pode ajudar , por favor , va opinar no topico de PATACHOCA....

Neste topico eu posso ajudar pq sou niveiro e estou satisfeito , obrigado

:lol: :lol: :lol: :palmas: :palmas: :palmas:

ANDRÉHUFF
31/08/2010, 09:49
:lol: :lol: :lol: :palmas: :palmas: :palmas:

Gil lembra da Adriana, ela era de Minas se não me engano e tinha um Niva com motor Kia 2.2 com um kit daquele pessoal do sul, ela postava mensagens no camaradas do niva, vc tem contato dela. Ela poderia falar sobre o assunto aqui do tópico.

Girti
31/08/2010, 12:42
Gil lembra da Adriana, ela era de Minas se não me engano e tinha um Niva com motor Kia 2.2 com um kit daquele pessoal do sul, ela postava mensagens no camaradas do niva, vc tem contato dela. Ela poderia falar sobre o assunto aqui do tópico.

André, sinto muito, mas não me lembro de nehuma Adriana, nem de outra pessoa de MG que tivesse o motor Kia instalado. O único exemplar que conheci com esta motorização foi o do Dick, do NCABC, que já vendeu o Niva há alguns anos.

ANDRÉHUFF
31/08/2010, 17:08
André, sinto muito, mas não me lembro de nehuma Adriana, nem de outra pessoa de MG que tivesse o motor Kia instalado. O único exemplar que conheci com esta motorização foi o do Dick, do NCABC, que já vendeu o Niva há alguns anos.

Vou dar uma garimpada nas mensagens antigas la na lista do Camaradas, mas tenho quase certeza que essa menina Adriana tinha um Niva com motor 2.2.

ANDRÉHUFF
31/08/2010, 17:23
Bom na minha pesquisa nas mensagens antigas do Camaradas do Niva achei um endereço do cara que fazia kits para instalar o 2.2 da kia no Niva

BRANDEMBURG - MÁQ. E EQPTOS LTDA
> MARCELO MARQUESINE
>
> RUA RI0 NEGRO, 1109
> CEP 83.322-030
> PINHAIS - PARANÁ
> FONE: 041-667-3135
> E-MAIL: WOINDUSTRIAL@... (WOINDUSTRIAL@...)

Só observando que a mensagem de onde tirei esse endereço é de 10 de Janeiro de 2002 então é bom conferir se ainda é valido.

Girti
31/08/2010, 18:53
Bom na minha pesquisa nas mensagens antigas do Camaradas do Niva achei um endereço do cara que fazia kits para instalar o 2.2 da kia no Niva

BRANDEMBURG - MÁQ. E EQPTOS LTDA
> MARCELO MARQUESINE
>
> RUA RI0 NEGRO, 1109
> CEP 83.322-030
> PINHAIS - PARANÁ
> FONE: 041-667-3135
> E-MAIL: WOINDUSTRIAL@... (WOINDUSTRIAL@...)

Só observando que a mensagem de onde tirei esse endereço é de 10 de Janeiro de 2002 então é bom conferir se ainda é valido.

De fato, era a Brandenburg que fazia a adaptação, que não saía nada barata, se não me engano, na época, custava uns R$5 a 6 mil :shock:

BACALHAU
31/08/2010, 20:36
Será que dá para colocar no NIVA o motor da VW-Amarok?
A versão Highline chega equipada com o motor 2.0 Diesel biturbo que gera 163cv de potência e torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500rpm.

http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=pitstopbrasil.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fpitstopbrasil.files.wordpress.com %2F2010%2F02%2Famarok-motor.jpg&sref=http%3A%2F%2Fpitstopbrasil.wordpress.com%2F20 10%2F02%2F05%2Fvolkswagen-lanca-amarok-oficialmente-mas-nao-divulga-precos%2F

ANDRÉHUFF
31/08/2010, 22:07
A versão Highline chega equipada com o motor 2.0 Diesel biturbo que gera 163cv de potência e torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500rpm.

http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=pitstopbrasil.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fpitstopbrasil.files.wordpress.com %2F2010%2F02%2Famarok-motor.jpg&sref=http%3A%2F%2Fpitstopbrasil.wordpress.com%2F20 10%2F02%2F05%2Fvolkswagen-lanca-amarok-oficialmente-mas-nao-divulga-precos%2F

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

MRaizer
01/09/2010, 13:14

Fala sério, esse motor é uma zona! Tem mais mangueira que o da Traker. Credo, se cair um parafuzo não chega no chão (nem no peito-de-aço) e nunca mais será encontrado!!!:mrgreen:
Prefiro o 1.9, muito mais limpo e elegante. Mesmo nas versões turbo e commom-rail.

Ah, sr. Bacalhau, chegou tua encomenda? Abraço!

BACALHAU
01/09/2010, 19:41
...

Ah, sr. Bacalhau, chegou tua encomenda? Abraço!

Até agora não. :-( Pensei até que você tinha esquecido. :putz:
Estava com vergonha de perguntar... :oops:

Quanto aos motores, bom... Eu diria que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Ou é o contrário, sei lá, entende? :pensativo:
O que não dá é para comparar um com o outro. :discordo:

vanderlei4x4
01/09/2010, 23:56
Amigos,

Dêem suas opiniões.

Abraços!

Eu vi la no orkut, na comunidade dos camaradas , um niva equipadão com motor diesel do fiat argentino, tava 17 mil e agora ta por 13:shock:

Este motor deve ser melhor que o 2.2 pq eu vi instalado no niva do Jossano,em um passeio em Atibaia, e fiquei admirado com o seu funcionamento:palmas:

Se tiver peças por aqui ....ta muito barato.

Girti
02/09/2010, 06:40
Eu vi la no orkut, na comunidade dos camaradas , um niva equipadão com motor diesel do fiat argentino, tava 17 mil e agora ta por 13:shock:

Este motor deve ser melhor que o 2.2 pq eu vi instalado no niva do Jossano,em um passeio em Atibaia, e fiquei admirado com o seu funcionamento:palmas:

Se tiver peças por aqui ....ta muito barato.

Deve ser o Niva do Anderson, não? Eu vi este Niva, quando visitei o Anderson, em Florianópolis, no ano passado. Ele estava terminando a montagem do motor, dando os últimos ajustes. Uma pena que ele tenha que vender, pois precisa de dindin...

vanderlei4x4
02/09/2010, 16:31
Deve ser o Niva do Anderson, não? Eu vi este Niva, quando visitei o Anderson, em Florianópolis, no ano passado. Ele estava terminando a montagem do motor, dando os últimos ajustes. Uma pena que ele tenha que vender, pois precisa de dindin...

É este mesmo... ísto que eu chamo de depreciar a viatura:putz::putz:

jiper
02/09/2010, 22:01
Pois é amigos
preciso vender meu niva...
Motivos particulares...
E todos voces sabem que niva não vale quanto pesa...kkk.
Tem nivas ótimos e péssimos pelo mesmo preço.
Não adianta eu querer recuperar o valor investido...nunca cogitei em vende-lo...minha vontade era de comprar um carro familia e ficar com ele como hobbye. A coisa apertou pra mim e preciso mesmo vende-lo.
Mas tenho que navegar pra onde o vento assopra...
Abraços a todos.

vanderlei4x4
03/09/2010, 19:38
Pois é amigos
preciso vender meu niva...
Motivos particulares...
E todos voces sabem que niva não vale quanto pesa...kkk.
Tem nivas ótimos e péssimos pelo mesmo preço.
Não adianta eu querer recuperar o valor investido...nunca cogitei em vende-lo...minha vontade era de comprar um carro familia e ficar com ele como hobbye. A coisa apertou pra mim e preciso mesmo vende-lo.
Mas tenho que navegar pra onde o vento assopra...
Abraços a todos.
Parabens ,seu niva ta bem equipado. Por este preço da p. pagar os equipamentos e o niva vai de brinde.

Mas como tenho muita curiosidade ( e todos aqui do forum tambem), a respeito deste motor:

Gostaria de saber se este motor é plug and play?,facil de instalar como dizem ou tem que usar estes kits malucos do barcelar ,erosão e os tabajaras da vida...

E´facil de achar peças p. ele aqui no Brasil?
Este motor é \tdi? é bomba injetora ou eletronico?
Comparando com motor kia 2.2 ,qual a diferença entre tamanho ,peso e potencia?

Se realmente vc precisa vender, espero que consiga um preço melhor...:concordo:

jiper
04/09/2010, 13:23
Não existe motor plug&play, nem mesmo o XUD que vem original no Niva diesel...
Este do fiat é o que menos dá trabalho, pois encaixa 95% no cambio do niva. Tem que fazer 2 pequenas alterações.
Ai começa o retrabalho de carter, de suportes de coxins, de colocação do arranque, mangueiras de refrigeração, adapatação de alternador, colocação do radiador de oleo (o TD usa), fazer coletor de escap. especial, tubo de saida do escape e mais uns detalhes...
Usa a embreagem do motor fiat no sistema hidraulico do niva.
Tb tem q adaptar a fixação do diferencial dianteiro.
Eu cobraria só de mão de obra R$ 3 mil reais pra fazer pra alguem...rsrsrs.
O motor da kia 2.2 tem mais HP, mas da mais trabalho pq tem q fazer uma capa seca (flange), eixo piloto e todo o resto. E é um motor muito mais frágil no nível de cabeçote trincar. Sobre peso e tamanho regulam.
Este motor fiat tem peças em Rivera, divisa com Santana do Livramente no RS, só atravessar a rua. As lojas mandam peças por sedex brasilieiro sem o menor problema, alem de serem muito mais baratas que de motores AP aki.
Comprei varias, entre elas jg de anéis Mahle a R$ 65,00.
Ele é injeção mecanica (eletronica não quero nem de presente), pois uma bomba common rail ou um bico custa uma nota, alem do que o diesel q usamos aki no Brasil é o pior do mundo...e não pensem que isto não influencia...só quem trabalha no ramo sabe das merdas que dá.
Um injetora mecanica vc faz um boa revisão e cuida dos filtros, e ele dura no minimo 5 anos sem mexer.
Depois vem o calvário de legalizar...não pensem que os Detrans aceitam na boa não:discordo:. Colocam 1.002 empecilhos, depois fazer INMETRO...
Pegar um com dctos diesel é e melhor opção. Depois pode trocar por qquer motor diesel que quiser.:mrgreen:
A maioria que não esta diretamente ligada a rotina de oficinas, imaginam que as coisas mais modernas são muito mais legais que as antigas, tipo colocar um motor eletronico num carro antigo feito o Niva, seria um ótimo negócio. E não é...Pura dor de cabeça, pq vão depender eternamente de mecanicos, que 90% são mais focados a trocação de peças do que em resolver problemas com raciocionio e cuidados. Adaptações tem q serem feitas com MUITO estudo e mesmo assim, dificil dar certo na primeira tentativa.

vanderlei4x4
09/09/2010, 18:51
Obrigado. tirou as minhas duvidas a respeito deste motor diesel:palmas:

Algumas fotos com niva a diesel:

1- MOTOR XUD -9 ,original no niva vendido na europa e igual ao do jpx

2- MOTOR 2.2 KIA ,o mesmo original na besta, da sportage ate 98 e do Rocsta;

3-MOTOR TOYOTA , do corola argg!!gentino.

4-MOTOR ...???? acho que do Fiat..??? alguem sabe???

jiper
10/09/2010, 19:13
O motor da foto do niva vermelho é um VW 1.9
Fiat não é. O motor do Fiat TD é muito parecido visualmente com o do Tempra 8V.
Veja fotos anexas...
O motor diesel original é Peugeout sim, mas não encaixa no niva sem o kit.

vanderlei4x4
10/09/2010, 20:11
Este kit peugeot tem p. vender na Europa; se falar com o Jossano ,acho que ele traz. Se bobear ,deve ser mais barato que o kit do barcelar.
Motor xud aparece p. vender por merreca.

Sem contar que um motor ap diesel1.9 custa uma fortuna e é eletronico:putz:

galeaum
11/09/2010, 13:24
buenas, depois de anos aqui no forum tomei vergonha na cara e resolvi tentia anexar fotos, como é a primeira vez que to tentiando anexar fotos aqui no forum, nao sei se elas realmente vao "entrar no sistema" !!

bom essas fotos sao do motor do meu niva, Trata-se de um Fiat 1.7 Diesel, sem turbina..

qualquer duvida e só pergunta!!!!

BACALHAU
11/09/2010, 15:23
...

qualquer duvida e só pergunta!!!!

Buenas, guri, já que tu ofereceste... :mrgreen:

Qual a tua impressão a respeito deste motor e em relação ao original 1.6, tens como fazer um "comparativo"?
Quanto à manutenção, encontras "repuestos" aqui, na República das Bananas, ou tens que recorrer aos "hermanos"?
Qual o consumo?
O que podes dizer sobre a adaptação desse motor no NIVA?
Quem quiser comprar um motor idêntico (de forma legal) como deve fazer, qual a faixa de preço?
Que mais podes dizer sobre ele (teu grau de satisfação, p.ex.)?
Para treinar, que tal mais umas fotos? :twisted:

Acho que é "só"... :mrgreen:

galeaum
12/09/2010, 19:24
Buenas Bacalhau, depois de muito ler tuas Historias aqui no forum atde que enfim foi falar contigo!!!!

Buenas, guri, já que tu ofereceste...

Qual a tua impressão a respeito deste motor e em relação ao original 1.6, tens como fazer um "comparativo"?

Não, nao me sinto apto a fazer esse comparativo, por que dirigi poucas vezes um niva com motor original
Quanto à manutenção, encontras "repuestos" aqui, na República das Bananas, ou tens que recorrer aos "hermanos"?
Tche, manutençao?? o que é isso?? hehehheeheh

Brincadeira, vamo la:

filtro de ar é o do fiesta, mas tenho que cortar um pedaço depois como a berada dele com silicone e ta pronto.
filtrotro de oleo, e de combustivel eu compro em qualquer posto de combustíveis.

correia dentada troquei uma vez quando eu comprei o niva, comprei nos hermanos na primeira casa de peças...

Qual o consumo?

11 km por litro de diesel no odometro, porem este esta marcando um pouco menos por que eu to com os pneus 205/75, entao ele faz na realidade um pouco mais que os 11 do marcador!!! a media e bem feita, pois anoto a kmtragem e a litragem de diesel que entra sempre!!!

O que podes dizer sobre a adaptação desse motor no NIVA?

tche, a unica coisa que me incomodou foi que o motor era presso de um lado por parafusos de 8 mil que viviam afroxando depois de um ano com o jipe, tirei o motor e colocamos parafusos de 10mil, depois disso numca mais

Quem quiser comprar um motor idêntico (de forma legal) como deve fazer, qual a faixa de preço?

nao faço a menor ideia... eu ja comprei o niva com esse motor, no uruguay tem esses motor pra vender, deve valer uns 2mil dolar

Que mais podes dizer sobre ele (teu grau de satisfação, p.ex.)?
Para treinar, que tal mais umas fotos?

tche, pra mim esse jipe e perfeito dentro das suas limitaçoes, faço tudo com ele, ando o dia inteiro, faço trilha, caço a campo, vou pra fora, vou pra praia, faço tudo com ele!!!

grau de satisfaçao 100%

Acho que é "só"...

acho que é isso , manda mais que eu respondo daqui!!!! abraço

BACALHAU
12/09/2010, 20:47
OK, Galeaum. Obrigado pelas respostas.
Por aqui, tenho que me contentar com o motor original mesmo.
Quando eu falo que existe motor AP diesel 1.9, o pessoal coça a cabeça e me olha meio desconfiado. Se eu falar que existe Fiat 1.7 a diesel, vão dizer que eu sou mentiroso. :parede:
É phoda a gente viver em uma republiqueta onde, apesar de teoricamente ser permitido colocar um motor a diesel em nossas viaturas, para adquirí-lo temos que agir como contrabandistas.
Enquanto isso, no palácio do "sultão", a farra do "Ali-Lulá e os 400 ladrões" continua... :evil:

BACALHAU
12/09/2010, 20:53
A propósito, Galeaum, na foto abaixo você estava querendo laçar um "Pangaré" para puxar o teu NIVA? :twisted: :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=243528&d=1284329950

galeaum
14/09/2010, 11:43
nessa foto eu tava sem "sapatos" adequados....

porem nessa outra trilha já foi beeem diferente!!!!! hehehehehehehe

galeaum
14/09/2010, 11:54
a ordem das fotos acima ficou inversa!! vais mais outras da mesma trilha!!!

A propósito Bacalhau pra te falar a verdade, os sapatos são os mesmos de sempre, só que to usando correntes nos pneus!!!

BACALHAU
14/09/2010, 12:53
HEHEHE
Tava boa a brincadeira na lama. :palmas:

Quando me referi em laçar um "Pangaré", estava me referindo ao meu NIVA "Pangaré". Na foto, você parece que está com um laço na mão procurando alguma coisa para laçar. :mrgreen: