Conectar

Ver Versão Completa : Freio baixo

COLOMBO1
28/07/2010, 12:47
Pessoal, recentemente percebi que o freio de pedal esta um pouco baixo, em alguns casos ou dou 2 pisadas ou ando com o freio de mao puxado uns 2 dentes.
Tenho freio a disco na dianteira e tambor na traseira com o servo freio e hidrovacuo do opala com pedaleira.

Então vai, resolvi abrir o freio traseiro, ja fiz isso em caminhão mas nunca na rural. Qual o procedimento pra abrir, tiro a roda e dai pra frente, como faço?

Tem algum parafuso que segura a panela?

Vou abrir pra ver as condições das lonas e da panela.

Agradeço a ajuda, se alguem tiver foto, vai ser uma boa ajuda.

A rural é a canela grossa.

Abraços.

Denilsom
28/07/2010, 15:51
Pessoal, recentemente percebi que o freio de pedal esta um pouco baixo, em alguns casos ou dou 2 pisadas ou ando com o freio de mao puxado uns 2 dentes.
Tenho freio a disco na dianteira e tambor na traseira com o servo freio e hidrovacuo do opala com pedaleira.

Então vai, resolvi abrir o freio traseiro, ja fiz isso em caminhão mas nunca na rural. Qual o procedimento pra abrir, tiro a roda e dai pra frente, como faço?

Tem algum parafuso que segura a panela?

Vou abrir pra ver as condições das lonas e da panela.

Agradeço a ajuda, se alguem tiver foto, vai ser uma boa ajuda.

A rural é a canela grossa.

Abraços.

Colega não tem segredo, é só vc tirar a roda voltar a regulagem das lonas que o Tambor ou panela de freio solta, na minha uso o sistema Trazeiro da F75 a regulagem é melhor, o da Rural costuma voltar a regulagem sozinha e o pedal fica baixo precisando bombar.
Abraço

COLOMBO1
28/07/2010, 22:12
Beleza Denilson, valeu pela ajuda.

Só uma duvida, pra fazer essa regulagem eu preciso tirar a panela, e se for pra tirar tem algum parafuso que segura ela?

Denilsom
29/07/2010, 13:55

Só uma duvida, pra fazer essa regulagem eu preciso tirar a panela, e se for pra tirar tem algum parafuso que segura ela?

Não tem parafuso nas panelas,vc solta a regulagem, se não me engano usa chave 9/16 e uma pequena 6mm dai as lonas afasta, vc tira a panela depois que trocar as lonas se caso precisar, monta a panela e faz se a regulagem para ajustar a lona.ja o sistema da F75 a regulagem e bem mais facil é tipo fusca kombi usa se uma chave de fenda.

guga100
30/07/2010, 16:08
o Denilson e como fica a regulagem?
o meu freio traseiro é com essas regulagens com aqueles duas chaves a tras, que regula cada lona, vc vai apertando até quase encosta né? Eu fiz isso, só que o freio continua la em baixo, tendo que da umas bonbadas no pedal primeiro para poder freiar.
To usando o hidrovacuo do opala e freio a disco na frente, ja desmontei o freio na frente e estava tudo ok. Aqueles burrinhos de freio quando com problemas podem apresentar esses defeitos? freio sempre baixo, sempre tendo que da umas bombadas.
E sobre as lonas, tem dois tipos de lona em cada roda uma maior e outra menor, tem problema usar as duas maiores? é que quando foi colocado o freio a disco dianteiro eu fiquei com as panelas e os sistemas internos todos. Dai quando eu abria as rodas traseiras vi que uma das lona ja estava meio gasta, dai eu peguei uma das lonas das rodas dianteiras porem ela é um pouco maior e encaixou direitinho. Sera que vou ter problemas futuros por usar essas lonas maiores?

Denilsom
31/07/2010, 14:25
Guga100, pelo que entendi o freio traseiro é original da RuRal se regula com uma chave 9\16 não presta, como ja disse acima uso o sistema da F75 na trazeira que tem regulagem precisa,tipo da C10 a questão das lonas não tem problema tem um mecanico amigo meu que quando troca pede pra comprar dois jogos para usar só as maiores.

Cacá
08/11/2010, 11:50
Guga100, pelo que entendi o freio traseiro é original da RuRal se regula com uma chave 9\16 não presta, como ja disse acima uso o sistema da F75 na trazeira que tem regulagem precisa,tipo da C10 a questão das lonas não tem problema tem um mecanico amigo meu que quando troca pede pra comprar dois jogos para usar só as maiores.

Denilsom, desculpe a intromissão, sou da sala dos CJs e estou justamente querendo trocar o regulador do freio do meu jeep pelo da F-75, porem nao tenho noção de como sejam as sapatas da F. Alguem teria uma foto do sistema traseiro sem a campana? Realmente o sistema de parafuso excentrico nao funciona :parede:

abs!

antonio umino
08/11/2010, 14:33

Se o sistema for original da Rural, a campana é presa por 3 parafusos fenda, por entre os parafusos da roda, é so retirar os parafusos 3/16, a campana sai. Outra coisa a regulagem deste freio é feito pela chave 9/16 e por uma outra de 6mm (1/4) sendo que ao regular a sapata de freio ou patim , estando do lado de dentro (espelho da roda) a chave de 6 mm por cima e para fora aperta a lona, e no sentido inverso para dentro (adiantando o relogio) solta a lona. Bom serviço>

antonio umino
08/11/2010, 14:38
Opa esqueci, é so para regular não precisa tirar a campana. Agora este de bombar o freio precisa ver qual o cilindro mestre que está colocado. A nossa rural esta com hidrovacuo de F 1000, e cilindro mestre também da F.1000.
Obs. Ao bombar experimente ficar com o pé na freio, se o pedal avançar (abaixar o pedal) é sinal de que o cilindro mestre está com vasamento. (perdendo pressão)'.Troca por um cilindro mestre novo. espero ter ajudado.

Denilsom
09/11/2010, 21:45
Denilsom, desculpe a intromissão, sou da sala dos CJs e estou justamente querendo trocar o regulador do freio do meu jeep pelo da F-75, porem nao tenho noção de como sejam as sapatas da F. Alguem teria uma foto do sistema traseiro sem a campana? Realmente o sistema de parafuso excentrico nao funciona :parede:

abs!

colega Caca vc pode colocar o sistema da F 75 que vai ficar Satisfeito.

Cacá
10/11/2010, 09:55
colega Caca vc pode colocar o sistema da F 75 que vai ficar Satisfeito.

Obrigado Denilsom, vou ver se encontro o conjunto traseiro da F75 usado para comprar. Abraços, colega!