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Ver Versão Completa : Ranger V6 no GNV - Falhas ao passar do GNV para Gasolina



roberto.cardoso@ig.com.br
27/07/2010, 23:41
Pessoal,

Sei que este assunto é muito discutido aqui no fórum, fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nenhum tópico relacionado a este problema.

Estou com o seguinte problema na viatura, ao passar do GNV para a Gasolina, com o carro ligado ou desligado o motor fica com a marcha lenta oscilando num tempo médio de 1 minuto e estabiliza, as vezes a marcha lenta fica muito baixa e o veículo morre.

Isso acontece também nas partidas com o motor frio utilizando gasolina, no GNV não existe nenhum tipo de falha.

Esse problema da falha iniciou após um "especialista" de gás realizar uma limpeza no redutor de pressão. Precisei validar o cilindro e o mecânico "especialista" inventou de realizar a limpeza do redutor.

Vamos aos procedimentos que realizei:

1 - Zerar o módulo de injeção:
Ao zerar o módulo de injeção e utilizar apenas gasolina, este problema não aparece, ai começo a utilizar o GNV, e na maioria das vezes após rodar uns 100KM a luz do "Check Engine" acende e não apaga mais (já recuperei o erro com scanner e é erro de mistura pobre / mistura rica).

2 - Andar somente na gasolina com a luz "Check Engine" acesa:
Se eu realizar uma viagem, mesmo sem zerar o módulo de injeção ("Check Engine" acesa) utilizando somente gasolina, as partidas com o motor frio voltam ao normal.

As peças e manutenções que realizei (eu mesmo, sem mecânicos):
Troca da bomba de combustível; (original Ford)
Troca das sondas lambdas; (original Ford)
Troca de velas; (original Ford)
Troca de cabo de velas; (original Ford)
Refiz todas as soldas de fios de adaptação do GNV no chicote da injeção;
Limpeza de todos os conectores do motor com limpa contato.

Meu KIT gás não possui o simulador de sonda, variador de avanço e motor de passo, eu já instalei, mas o carro ficou 30x pior e por este motivo resolvi retirar, meu KIT possui:

Simulador de bico;
Chave Comutadora;
Redutor de pressão;
No lugar do motor de passo tenho uma peça de regulagem manual.

O consumo do veículo está normal e já fiz dois anos seguidos as inspeções do INMETRO sem problemas de reprovação.

Como sou um cara chato e detalhista, estas falhas estão me deixando um pouco stressado (gosto do carro funcionando redondo), estou pensando em tirar o GNV, mas trabalho com o carro e ficar só na gasolina parado no trânsito não dá.

Será que alguém já passou pelo mesmo problema?

Abraços,

Guilherme A. Araújo
28/07/2010, 01:31
Pessoal,

Sei que este assunto é muito discutido aqui no fórum, fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nenhum tópico relacionado a este problema.

Estou com o seguinte problema na viatura, ao passar do GNV para a Gasolina, com o carro ligado ou desligado o motor fica com a marcha lenta oscilando num tempo médio de 1 minuto e estabiliza, as vezes a marcha lenta fica muito baixa e o veículo morre.

Isso acontece também nas partidas com o motor frio utilizando gasolina, no GNV não existe nenhum tipo de falha.

Esse problema da falha iniciou após um "especialista" de gás realizar uma limpeza no redutor de pressão. Precisei validar o cilindro e o mecânico "especialista" inventou de realizar a limpeza do redutor.

Vamos aos procedimentos que realizei:

1 - Zerar o módulo de injeção:
Ao zerar o módulo de injeção e utilizar apenas gasolina, este problema não aparece, ai começo a utilizar o GNV, e na maioria das vezes após rodar uns 100KM a luz do "Check Engine" acende e não apaga mais (já recuperei o erro com scanner e é erro de mistura pobre / mistura rica).

2 - Andar somente na gasolina com a luz "Check Engine" acesa:
Se eu realizar uma viagem, mesmo sem zerar o módulo de injeção ("Check Engine" acesa) utilizando somente gasolina, as partidas com o motor frio voltam ao normal.

As peças e manutenções que realizei (eu mesmo, sem mecânicos):
Troca da bomba de combustível; (original Ford)
Troca das sondas lambdas; (original Ford)
Troca de velas; (original Ford)
Troca de cabo de velas; (original Ford)
Refiz todas as soldas de fios de adaptação do GNV no chicote da injeção;
Limpeza de todos os conectores do motor com limpa contato.

Meu KIT gás não possui o simulador de sonda, variador de avanço e motor de passo, eu já instalei, mas o carro ficou 30x pior e por este motivo resolvi retirar, meu KIT possui:

Simulador de bico;
Chave Comutadora;
Redutor de pressão;
No lugar do motor de passo tenho uma peça de regulagem manual.

O consumo do veículo está normal e já fiz dois anos seguidos as inspeções do INMETRO sem problemas de reprovação.

Como sou um cara chato e detalhista, estas falhas estão me deixando um pouco stressado (gosto do carro funcionando redondo), estou pensando em tirar o GNV, mas trabalho com o carro e ficar só na gasolina parado no trânsito não dá.

Será que alguém já passou pelo mesmo problema?

Abraços,
Hehehe...
Estou exatamente com o mesmo problema que veio exatamente depois de fazer a mesma coisa q vc fez. Mas depois de 1 mes, eu troquei o redutor pq a menbrana do meu já tinha ido pro espaço.
Qdo acende a check engine, acusa mistura tbm...
Ainda nao troquei a sonda, vou trocar elas, e testar um outro sensor MAF, pois uma vez acusou fluxo de ar muito alto.
Verifica tbm o sensor de temperatura, ele pode estar zinabrado e passar informaçao errada ao modulo.
Como ando demais, tbm nao compensa pra mim retirar o GNV.
A diferença do meu pro seu é q o meu é o kit todo eletronico, com todos sensores e tal..

Vamos lá, começo do mes vou mexer na minha, tentar ver o q é...

roberto.cardoso@ig.com.br
28/07/2010, 09:30
Hehehe...
Estou exatamente com o mesmo problema que veio exatamente depois de fazer a mesma coisa q vc fez. Mas depois de 1 mes, eu troquei o redutor pq a menbrana do meu já tinha ido pro espaço.
Qdo acende a check engine, acusa mistura tbm...
Ainda nao troquei a sonda, vou trocar elas, e testar um outro sensor MAF, pois uma vez acusou fluxo de ar muito alto.
Verifica tbm o sensor de temperatura, ele pode estar zinabrado e passar informaçao errada ao modulo.
Como ando demais, tbm nao compensa pra mim retirar o GNV.
A diferença do meu pro seu é q o meu é o kit todo eletronico, com todos sensores e tal..

Vamos lá, começo do mes vou mexer na minha, tentar ver o q é...

Guilherme,

Bom saber que você tem o kit eletrônico e passa pelo mesmo problema, teve uma oficina "especializada" aqui em São Paulo que me disse que para resolver o problema teria de substituir meu atual kit por um de gerenciamento eletrônico .... pediram R$ 5.000,00 no kit.

Não sei se isso existe nesse tipo de módulo de injeção, mas a impressão que eu tenho é que ele aprende com o combustível mais utilizado no momento e quando trocamos ele precisa aprender novamente como trabalhar a queima do novo combustível.

Sei que é completamente diferente, mas meu sogro tem uma A-20 (carburador) com GNV, como não existe administração eletrônica da queima a passagem do GNV para Alcool e do Alcool para GNV é perfeita!

Abraços,

brunobotosso
29/07/2010, 00:30
Roberto, como seu carro não tem simulador de sonda, acredito que seja normal acusar mistura pobre. A sonda lambda entende a queima do gnv como mistura pobre. Antes do "especialista" mexer no carro não acendia check engine?

Não acho que uma limpeza no redutor causaria esse problema. Mesmo com o redutor danificado, o carro deveria funcionar bem na gasolina.

O seu kit tem rele pra cortar a bomba de gasolina quando usa gnv? Tem reset de memória?

Abraço

Guilherme A. Araújo
29/07/2010, 01:03
Roberto, como seu carro não tem simulador de sonda, acredito que seja normal acusar mistura pobre. A sonda lambda entende a queima do gnv como mistura pobre. Antes do "especialista" mexer no carro não acendia check engine?

Não acho que uma limpeza no redutor causaria esse problema. Mesmo com o redutor danificado, o carro deveria funcionar bem na gasolina.

O seu kit tem rele pra cortar a bomba de gasolina quando usa gnv? Tem reset de memória?

Abraço
O meu tem tudo isso aí, e mesmo assim ocorre as falhas....
e foi justamente depois q saiu da oficina do gnv pra fazer a limpeza no kit tbm...

roberto.cardoso@ig.com.br
29/07/2010, 09:45
Roberto, como seu carro não tem simulador de sonda, acredito que seja normal acusar mistura pobre. A sonda lambda entende a queima do gnv como mistura pobre. Antes do "especialista" mexer no carro não acendia check engine?

Não acho que uma limpeza no redutor causaria esse problema. Mesmo com o redutor danificado, o carro deveria funcionar bem na gasolina.

O seu kit tem rele pra cortar a bomba de gasolina quando usa gnv? Tem reset de memória?

Abraço

Bruno,
A luz sempre acendeu, mas não ocorriam falhas ao passar do GNV para Gasolina.

Menu kit não tem rele (sempre ando com mais de 1/2 tanque) e ão tem reset de memória.

O mais estranho é que mesmo com a luz do check ligada, se andar um tempo na gasolina sem usar o GNV o carro fica normal, inclusive nas partidas com o motor frio.

Nesse final de semana farei um check list de tudo novamente, inclusive regular a entrada de gás no sistema. Mas dessa vez eu mesmo vou fazer!!

Abraços,

Abraços,

roberto.cardoso@ig.com.br
29/07/2010, 09:48
O meu tem tudo isso aí, e mesmo assim ocorre as falhas....
e foi justamente depois q saiu da oficina do gnv pra fazer a limpeza no kit tbm...

Guilherme,

Eu instalei depois da limpeza o variador de avanço e o simulador de sonda... o carro ficou um lixo, ai mandei arrancar tudo e deixar como estava, o especialista disse que já tinha feito várias rangers V6 e sempre ficaram boas, que a minha era a primeira a passar por isso! Imagino quantas vezes ele repetiu essa frase.

Nesse final de semana farei um check list em todos os itens que possam causar isso, e eu mesmo vou regular a pressão de entrada no gás, vamos ver no que dá!

Abraços,

Guilherme A. Araújo
31/07/2010, 00:49
Guilherme,

Eu instalei depois da limpeza o variador de avanço e o simulador de sonda... o carro ficou um lixo, ai mandei arrancar tudo e deixar como estava, o especialista disse que já tinha feito várias rangers V6 e sempre ficaram boas, que a minha era a primeira a passar por isso! Imagino quantas vezes ele repetiu essa frase.

Nesse final de semana farei um check list em todos os itens que possam causar isso, e eu mesmo vou regular a pressão de entrada no gás, vamos ver no que dá!

Abraços,
Ok, vou estar no aguardo pra ver se resolve, pois no momento estou modificando a frente da minha, eis que surgiu uma boa oportunidade...

Abraços

Victor_4x4
03/08/2010, 08:51
Só para deixar minha contribuição, minha ranger 4cc 2.5 8velas GNV também acendia a luz do Check engine.
Aconteceu quando troquei o filtro de ar original pelo filtro tunning o filtro ficou encharcado de água. Depois que o filtro seco melhorou.
Uma vez removi o captador de metal que fica na entrada da mangueira de ar, (não sei o nome, conecta na caixa do filtro de ar) , ou mesmo quando desconectei o fio que vai nele e a luz acendeu novamente.
Ou seja no meu caso a luz check engine só acendia quando eu alterava a captação de ar.
Com relação ao GNV, com 70.000km, instalei um kit completo com simulador de sonda etc...
Com exceção da mistura que eu regulava em casa e troca de mangueiras do GNV, rodei com ela até 200.000km sem mesmo levar o gnv para revisar. Só levei nos 200.000 e foi regulado melhor as misturas que eu desregulei e a troca da solenoide que de tanto bater no coletor acabou resparafusando e vazando GNV...
Todos os dias andava o mínimo na gasolina só para esvaziar o tanque.
Somente manutenção básica, (velas, cabos, filtros, óleo, água)
O único prejuízo veio por conta do preço do GNv que quando instalei era R$0,90 e agora R$1,40, um absurdo, um roubo....

Victor_4x4
03/08/2010, 09:00
Esqueci do mais importante, a minha chegou a falhar quando passando para a gasolina.
Só resolveu quando troquei o filtro de gasolina e troquei a bomba de combustível, que estava "manca", ou seja o carro funcionava na gasolina mas parecia que tinha um mastodonte na caçamba, tudo pq deixei o tanque esvaziar demais e quando coloquei na gasolina ficou um lixo.

Victor_4x4
03/08/2010, 09:26
Verifique tambem o regulador de pressão, ele pode ficar ressecado, sendo necessário a troca!

Guilherme A. Araújo
03/08/2010, 23:55
Roberto, como eu disse verifique mesmo o sensor de temperatura, na sua, vai na mangueira do filtro de AR, vao 2 sensores, o de temperatura e o MAF, verifique os 2 OK, a minha usa num só os 2 sensores, de temperatura e o MAF, e o meu problema é ele, confirmei hoje de 2 maneiras, qdo desconectei o plug, o carro melhorou 200%, depois tirei e passei um car80, nao ficou 100%, mas melhorou muito em vista do que estava antes.
Resultado, como nao acho esta peça pra minmha aki no Brasil, vou pedir dos EUA uma nova, este é o meu problema!!
E deve ser o seu tbm...
Verifique aí e me fala depois, tenta desconctar um primeiro e depois o outro, veja se vai dar diferença, e se naoder desconecta os 2 e ve no que dá...
Abraço

roberto.cardoso@ig.com.br
10/08/2010, 10:17
Pessoal,

Acredito que encontrei o problema. Como meu kit-gas é o mais simples que existe e não tem nenhum gerenciamento eletrônico (apenas o módulo que corta a alimentação dos bicos de injeção quando está no GNV), a regulagem da passagem de gas do redutor para o sistema de injeção é manual (tb não tem o motor de passo para regular). Quando o "especialista" em GNV regulou o carro, deixou o motor trabalhando com mistura rica (muito GNV e pouco ar).

Neste ultimo final de semana eu fiz todas as verificações possíveis e imaginarias no sistema e não encontrei nenhum componente com problema.

Conversando com um amigo que possui uma Ranger americana tb com GNV e que tem o kit como o meu (bem simples) recebi a instrução de regular a entrada de gas no sistema, fechamos o regulador até o carro ficar bem fraco, após isso abrimos o regulador com uma volta e meia, senti que a ranger ficou um pouco mais fraca do que estava, então abrimos mais meia volta.

Resumindo, fechamos quatro voltas no regulador e abrimos duas.

Zeramos os erros do módulo (que acusava apenas mistura rica / mistura pobre) e funcionamos o carro na gasolina.

Durante o final de semana andei apenas com gasolina no carro, rodei uns 150KM e a luz "Check Engine" não acendeu.

Na segunda-feira comecei a andar com GNV, e após andar 30KM a luz "Check Engine"acendeu novamente (até aqui normal, pois não tenho simulador de sonda) e ai resolvi passar o carro do GNV para gasolina.... o resultado: não morreu, não falhou, ficou perfeito.

Agora penso no que estava acontecendo com o carro, e se falar bobeira, por favor, me avisem.

"O carro estava trabalhando com mistura rica no GNV (o módulo armazenava esses valores em sua memória), ao passar para gasolina, a injeção demorava para "aprender" a queima da gasolina e como estava com mistura rica em sua memória, jogava mais ar do que gasolina no sistema e com isso o carro falhava até mapear novos valores de queima, com a gasolina. Com os novos parâmetros a injeção ficava perfeita, mas ao passar para o GNV e ficar um tempo nele, a injeção guardava novamente os parâmetros de mistura rica e entrava nesse ciclo novamente."

Bom é isso, vou continuar nessa semana analisando o funcionamento do carro, e qualquer novidade eu relato aqui.

Valeu galera!

Orleans
14/02/2011, 15:31
Após anos de resistência, desconfiança... instalei um kit de GNV na minha Explorer e até agora nenhuma alegria, estou achando um lixo.

Guilherme, confirmou se era o MAF? Usando GNV seu carro fica muito fraco? Minha Explorer está parecendo Uno Mille 1985.

Estou com o mesmo problema quando passo para gasolina e a loja não resolve.
Vou testar o MAF, sensor de temperatura do ar e ver se melhora.

Guilherme A. Araújo
14/02/2011, 15:41
Após anos de resistência, desconfiança... instalei um kit de GNV na minha Explorer e até agora nenhuma alegria, estou achando um lixo.

Guilherme, confirmou se era o MAF? Usando GNV seu carro fica muito fraco? Minha Explorer está parecendo Uno Mille 1985.

Estou com o mesmo problema quando passo para gasolina e a loja não resolve.
Vou testar o MAF, sensor de temperatura do ar e ver se melhora.
o carro fraco na gasolina era a bomba de combustivel, tava fraca e mandando pouco combustivel, por sinal tava bem economica, até que elea pifou de vez, rsrs

Orleans
14/02/2011, 15:57
Qual o consumo de sua Ranger com o GNV? Faz uns 10km/m3 na estrada? Fica muito fraca com GNV?

Guilherme A. Araújo
14/02/2011, 16:40
nao, a minha ficou boa no gnv, na estrada fazia 11km com m3, e se andasse mais devagar fazia mais até.
Na cidade fazua 6/7km cm3.
Se a sua tiver fraca coloca o variador de avanço, ajuda muito, a minha nao tem mas estou pensando em colocar, se eu voltar a instalar o gnv, pois tirei pra viajar e deixaram fio solto, queimou o modulo, já pedi outro e está na ford instalando.
depois disso, vou pensar se coloco de novo ou nao...

fabaumm
14/02/2011, 16:43
Orleans,

Minha ranger tem kit gnv também, esta falhando na gasolina também...

A primeira vez que estava falhando identificamos que era 1 cilindro falhando, ai trocamos o simulador de bico. ficou boa...

recentemente começou a falhar de novo, to desconfiado de bomba, mas to esperando sobrar R$ para ver o que é...

Sobre desempenho, mudei meu redutor do kit para marca BRC SUPER...

A minha Ranger tinha um redutor so que era para carros 4cc ai troquei por esse SUPER da BRC que é o recomendado para carros com maior potência, possui 3 estagios.

Percebi que melhorou muito, porém as vezes numa subida muito forte num sei que raio que é fica chocho, sem força.

Qual seu kit, sabe dizer? que marca o REDUTOR, e a eletronica dele?

2ª 3ª ou 5ª geração?

abraço

Orleans
14/02/2011, 17:56
Se a Explorer fizer 11km/m³ solto foguete para comemorar:dance:

Hoje pela manhã o mecânico trocou o redutor por um BRC, mas não é o super, a única diferença para o antigo é que esse tem resistência para aquecimento. Em outra loja um técnico disse a mesma coisa... esse motor só anda bem com um redutor super que é apropriado para um V6 4.0.

Meu kit é o 3ª geração (Tury T3000) com simulador de sonda e motor de passo, que continua guardado no console do carro porque não conseguiram regular:putz:
Estou achando tudo uma #%*%@ e meu prazo é de 15 dias para resolverem, caso não consigam vou tirar a porcaria toda.

Guilherme A. Araújo
14/02/2011, 18:14
Se a Explorer fizer 11km/m³ solto foguete para comemorar:dance:

Hoje pela manhã o mecânico trocou o redutor por um BRC, mas não é o super, a única diferença para o antigo é que esse tem resistência para aquecimento. Em outra loja um técnico disse a mesma coisa... esse motor só anda bem com um redutor super que é apropriado para um V6 4.0.

Meu kit é o 3ª geração (Tury T3000) com simulador de sonda e motor de passo, que continua guardado no console do carro porque não conseguiram regular:putz:
Estou achando tudo uma #%*%@ e meu prazo é de 15 dias para resolverem, caso não consigam vou tirar a porcaria toda.
Por isso que acho que nao coloco mais o meu, aki é uma bo..... pra arrumar essas coisas...

O meu, eu troquei o redutor por um REG com 2 saidas, se eu quiser, posso colocar 2 mangueiras de GNV pra entrar no motor...
Depois disso, falaram que meu gerenciamento nao estava bom, pq de vez enqto a chave comutadora ficava só no gnv, nao mudava, nao fazia nada, mas se desligasse o carro e ligasse de novo, voltava ao normal...
Comprei outro gerenciamento, e qdo o cara instalou é que fez a cagada de deixar fio solto e fechou curto no módulo!!

PHD
14/02/2011, 21:20
Vendo esse topico, surgiu uma duvida agora, será que minha explorer que morreu 2 vezes hoje sozinha do nada pode ser a bomba de combustivel ???? e quem ja teve que trocar essa bomba qual o preço ???? Agora preciso de uma boa oficina de GNV em sao paulo é dificil confiar em qualquer uma

Agora tem outro problema, o cambio.....ta esquisito, ta dando tranco e demorando para mudar a marcha....

Vamos verrr

Orleans
15/02/2011, 00:28
Fabaumm, valeu pela dica do redutor super, já não estou acreditando em nada que me dizem por aqui, depois do seu comentário vou pedir para instalar um desse.
Seu kit tem variador de avanço?

Guilherme, o grande problema do GNV não é falta de mão de obra especializada, porque o negócio não é nenhum bicho de sete cabeças, a bronca é que as empresas passam o ano instalado kit em veículos carburados ou com sistema de injeção mais simples, quando aparece uma Ranger V6, Explorer, Cherokee... não querem perder tempo para fazer o certo e acabam fazendo merda.

PHD, câmbio dando tranco + carro desligando, pode ser um único sensor causando tudo isso, como você perguntou também no SUV’s, vou passar algumas dicas por lá.

fabaumm
15/02/2011, 08:25
PHD,

Seguinte vai direto para a OSASGAS aqui em Osasco os caras são pioneiros... com a ranger é o 6º carro a GNV que tenho... nunca tive problemas com motores ou algo parecido, pelo contrario so alegria.

Orleans meu amigo,

Seguinte o meu não tem nada disso é um kit 2ª geração, só tem o emulador de bico da tury tambem, e te falo amigo esses emuladores de sonda e variador de avanço não serve na Ranger.

O proprio Roberto Cardoso é meu amigo ele que fez esse topico, ele instalou o emulador de sonda e o variador de avanço, ficou uma bosta tambem, ai ele foi la e retirou, e ficou com o kit como 2ª geração. igual ao meu somente com o emulador de bico. a regulagem e feita manual atraves de uma tornerinha.

Fica show a Ranger. antes de desistir do kit pede para andar dessa forma, como se fosse 2 geração.

Ahh outra coisa que lembrei Orleans como é seu mesclador? aquele que vai no corpo de borboleta? é de metal parecendo uma boca de fogão???? se for este é o certo, os "estaladô" desatualizados colocam um tipo de plastico.

olha aqui -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167711225-misturadormesclador-em-aluminio-kgm-gnv-todos-os-veiculos-_JM

não desiste do GNV ainda não, onde instalei me falaram que esse motorzão é um dos melhores que se adapta no GNV.

abraços

gueto.com
01/03/2015, 15:51
minha explorer começou recentemente a falhar na gasolina e agora parou de vez pensei ser a bomba mais testei a mesma e está perfeita ela estámais difícil de dar partida por que depende da gasolina pra isso no gnv ela funciona redondinho tem força uma boa arrancada mais se eu trocar de gnv pra gasolina o motor apaga na hora estou querendo viajar mais dependo de arrumar este problemas se alguém tiver uma boa solução agradeço

pirata666
13/02/2019, 02:26
Alguém já resolveu esse problema?
Minha Explorer 94 GNV/ gasolina sofre desse mesmo problema crônico.
Zera o módulo e anda só na gasolina ok , passou para GNV e depois volta para gasolina fica ruim .
Outro problema aqui é a primeira partida do dia , oscila muito.

pirata666
24/06/2019, 10:32
Pessoal,

Acredito que encontrei o problema. Como meu kit-gas é o mais simples que existe e não tem nenhum gerenciamento eletrônico (apenas o módulo que corta a alimentação dos bicos de injeção quando está no GNV), a regulagem da passagem de gas do redutor para o sistema de injeção é manual (tb não tem o motor de passo para regular). Quando o "especialista" em GNV regulou o carro, deixou o motor trabalhando com mistura rica (muito GNV e pouco ar).

Neste ultimo final de semana eu fiz todas as verificações possíveis e imaginarias no sistema e não encontrei nenhum componente com problema.

Conversando com um amigo que possui uma Ranger americana tb com GNV e que tem o kit como o meu (bem simples) recebi a instrução de regular a entrada de gas no sistema, fechamos o regulador até o carro ficar bem fraco, após isso abrimos o regulador com uma volta e meia, senti que a ranger ficou um pouco mais fraca do que estava, então abrimos mais meia volta.

Resumindo, fechamos quatro voltas no regulador e abrimos duas.

Zeramos os erros do módulo (que acusava apenas mistura rica / mistura pobre) e funcionamos o carro na gasolina.

Durante o final de semana andei apenas com gasolina no carro, rodei uns 150KM e a luz "Check Engine" não acendeu.

Na segunda-feira comecei a andar com GNV, e após andar 30KM a luz "Check Engine"acendeu novamente (até aqui normal, pois não tenho simulador de sonda) e ai resolvi passar o carro do GNV para gasolina.... o resultado: não morreu, não falhou, ficou perfeito.

Agora penso no que estava acontecendo com o carro, e se falar bobeira, por favor, me avisem.

"O carro estava trabalhando com mistura rica no GNV (o módulo armazenava esses valores em sua memória), ao passar para gasolina, a injeção demorava para "aprender" a queima da gasolina e como estava com mistura rica em sua memória, jogava mais ar do que gasolina no sistema e com isso o carro falhava até mapear novos valores de queima, com a gasolina. Com os novos parâmetros a injeção ficava perfeita, mas ao passar para o GNV e ficar um tempo nele, a injeção guardava novamente os parâmetros de mistura rica e entrava nesse ciclo novamente."

Bom é isso, vou continuar nessa semana analisando o funcionamento do carro, e qualquer novidade eu relato aqui.

Valeu galera!

Consegui resolver amigo?