Conectar

Ver Versão Completa : Comprei um blower! E agora?

Vinicius Hauagge
18/03/2005, 09:02
Numa atitude extremamente passional, comprei um blower que era originalmente de uma mercedes "kompressor" (sei la como se escreve) para por no meu jeep, que tem um motor georgia 2.3.
Será que a adaptação será muito dificil? Vai ser necessário fazer alteraraçoes nos coletores de admissão e escape (esse já é dimensionado)? E no comando e nas válvulas?
Quando as polias acho que nao será tao dificil a adaptacao, alem disso, parece que o blower caberia no local onde esta fixado o alternador... acho que o negocio é colocar um sistema "poli v"....
Alguem sabe me informar qual será o resultado disso? Quero dizer, ganho de potencia, torque ou qualquer coisa parecida... Ou nao terei resultado nenhum?
Obrigado,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
18/03/2005, 11:33
Deixa eu ir avisando... Ja olhei o tópico referente ao blower e turbo que tem no forum, bem com vasculhei o site blower.com.br...

Wallace
18/03/2005, 11:43
Estou desconfiado que este Blower é grande para seu motor.
O motor original deste blower gira numa rotação muito maior.
Se bobear um Blower dos Fords 1.0 seria mais indicado.
Tinhamos um amigo com um 2.3 com Blower, sim fica mais forte e potente, mas pelo que me lembro o dele estava mais para o dos 1.0 ford que para o seu MB.

cristiano
18/03/2005, 13:52
Dá uma olhada num motor OHC com blower...

Vinicius Hauagge
18/03/2005, 15:09
Pois é..... já vi e babei... he he he...

elcio
18/03/2005, 15:50
Vinicius.
o Wallace tem razao, esse compressor da mercedes eh pra matorzao dos brabos mesmo.
pra V8 (302) ficaria uma beleza, ou ate num 4.9 (298) ou talvez num 4.1, mas ele vai judiar muito do seu ohc.

[]´s

Vinicius Hauagge
18/03/2005, 16:11
esse blower estava adaptado num motor de uma pajero io 1.8...
e ela andava pra dedeu...
na pior das hipoteses, vou guardar o bichinho pra por no 4.9 da pick up....
com certeza vai ficar "demoniaco"....
alguem tem ideia do valor de um blower desse?

Beto Lacerda
18/03/2005, 16:20
vc que comprou que deveria nos dar uma base :lol:
[]'s

Vinicius Hauagge
18/03/2005, 16:32
Bem, por enquanto vou fazer mistério, mas digamos que paguei um precinho camarada....

andretomasi
18/03/2005, 21:37
Vinicius, se eu te arranjar um blower de Fiesta Supercharger, rola uma troca por esse aí?

[ ]´s pensando em um blower no V8 :twisted:

Luca
19/03/2005, 01:01
Vinícius,
Sugiro escrever para o Consultório de Preparação, do http://www.uol.com.br/bestcars/bestcars.htm. O prepararador, Irã Cartaxo poderá te ajudar neste caso. Além disso, você poderá alterar a relação das polias, para adequar a vazão do compressor ao apetite do motor, de forma a não causar sobre alimentação.
[]´s

Sukys
19/03/2005, 01:37
Antes de pensar em usar este compressor primeiro é preciso saber de que modelo ele foi retirado já que a Mercedes usa compressor em diversos tipos de motores (entenda-se diversas cilindradas) e como a vazão versus pressão tem a ver com a cilindrada convém utilizar o compressor em motor de cilindrada semelhante.
Considerando o que existe mais por aqui, muito provavelmente é da C180 (motor 1.8l 4Cil.) mas nada impede que seja até da C320 (motor 3.2l 6Cil.)

Seja lá o que for, antes de pensar em instalar convém observar duas coisas:

1° Se realmente está OK, checando o funcionamento (se possível simulando rotação e pressão) e principalmente a estanqueidade. Nem é preciso dizer que peça de Mercedes custa uma baba e qualquer retentorzinho da vida pode inviabilizar seu uso.

2° Se não é peça de carro roubado. O compressor da Mercedes tem o n° de identificação estampado na carcaça ou em uma plaquetinha de alumínio e este numero é "casado" com o numero do chassi. Sem essa identificação ou se for identificado como de carro roubado a encrenca pode ser das boas. Se quem lhe vendeu é de confiança foi uma ótima aquisição, caso contrário é bom ficar esperto.

Peça de Chevette roubado ninguém vai atrás, mas de Mercedes...

Abraços,

Edintruder
19/03/2005, 15:27
Se o blower for grande vais ter que reduzir a rotação dele nas polias ou regula a pressão dele na válvula de alívio. Como o blower não depende do ar que sai do escapamento, você vai ter que se preocupar com o excesso de acúmulo de pressão na admissão numa rotação normal de trabalho se a cilindrada for inferior ao do veículo que ele estava regulado. A admissão terá que ser fabricada para a instalação do blower, portanto o tamanho físico poderá ser facilmente "corrigido". A grande vantagem do blower sobre o turbo é que ele tem pressão a todo momento, não precisando esperar a pressão sibir para o motor render.
Se colocar polias em V coloca ao menos duas paralelas para não ter perigo de patinamento quando molhar as correias.
Se não quiseres socar 1 Bar no motor não vais precisar mexer muito, 0,5 Bar de pressão já faz uma baita diferença e o motor resiste legal se não for diariamente "derretido".

Vinicius Hauagge
21/03/2005, 13:02
Esse blower é original da mercedez 1.8.... Ele é pequeno, menor do que os utilizado nos V8... Por isso acho que ficará bom no georgia 2.3....

Beto Lacerda
21/03/2005, 14:01
coloca umas fotos do bicho ae ...
[]'s

Wallace
21/03/2005, 21:29
Quantas RPM gira o motor original do Blower e quantas gira o seu?

Vinicius Hauagge
22/03/2005, 10:24
Pelas informacoes que obtive na net, o motor georgia 2.3 chega quase a 5.000 rpm, enquanto que o motor da mercedes alcanca 5.500 giros...
A diferença nao é grande, e é possivel alterar a relacao de giro do blower mediante o sistema de polias...
Por enquanto o blower ta parado, mas vou ver se falo com um mecanico pra ver a possibilidade da adaptacao...
Abraço,
Vinicius!

elcio
22/03/2005, 12:20
Por enquanto o blower ta parado ...
Vinicius!
empresta pra mim. :wink:
pra colocar no 4.9. :shock:
acho que vai dar um "ganhozinho"

[]´s

Wallace
22/03/2005, 12:27
Pelas informacoes que obtive na net, o motor georgia 2.3 chega quase a 5.000 rpm, enquanto que o motor da mercedes alcanca 5.500 giros...
A diferença nao é grande, e é possivel alterar a relacao de giro do blower mediante o sistema de polias...
Por enquanto o blower ta parado, mas vou ver se falo com um mecanico pra ver a possibilidade da adaptacao...
Abraço,
Vinicius!Tem certeza, num classe C 180 K a potencia maxima esta em 5.200 rpm, acho que vira mais de 7 mil rpm...

Beto Lacerda
22/03/2005, 12:36
ta e o preço e fotos ???
[]'s

Vinicius Hauagge
22/03/2005, 13:05
Pode ser... bem, o preço nao vou dizer pq digamos assim, foi um negocio de pai pra filho...
as fotos, estou providenciando.... minha camera digital estragou, mas vou pegar uma emprestada.... E quanto à rotação, acho que vc ta certo Wallace...
Se bem que o georgia chega perto dos 6.000 giros facil... O meu tem um veneninho "basico"... foi taxado um pouquinho, coletor dimensionado, admissão retrabalhada, carburador dois estágios, ignição eletronica.... levanda o giro rapidinho...

Vinicius Hauagge
22/03/2005, 13:08
E Élcio, quanto ao 4.9, tb tinha pensado em coloca-lo no que eu tenho encostado... mas conversei com um cara que entende de preparaçao e disse que o blower é muito pequeno para o motorzão... Agora sei lá se procede o que ele me disse...

Edintruder
23/03/2005, 21:16
Ele tem válvula de alívio com regulagem ou é fixa?
Ele pode ainda ser projetado sem a válvula para atender a demanda do motor apenas, porém como é projeto novo eu acredito que ela tenha uma válvula sim, pois se positivo não te preocupa com a relação de polias de antecedência, como todo o blower, o acerto tem que ser feito a medida que é instalado e ver se está atendendo o esperado. Talvez ele não atinja a pressão de trabalho em regimes mais baixos pela diferença de cilindrada, porém ainda tem que considerar que o mercedes possui 4 ou 5 válvulas por cilindro e o seu motor epenas 2, e isso dá uma reduzida de ar admitido. Tenta instalar ele com a relação de polias idênticas à original e vê se a pressão aparece já na marcha lenta. Caso consiga pressão na lenta não vais ter nenhum problema com o resto.
Boa Sorte! :wink:

elcio
23/03/2005, 22:22
E Élcio, quanto ao 4.9, tb tinha pensado em coloca-lo no que eu tenho encostado... mas conversei com um cara que entende de preparaçao e disse que o blower é muito pequeno para o motorzão... Agora sei lá se procede o que ele me disse...

pelo visto eh colocar aqueles blowers tipo maquina mortifera mesmo.
ehehehhe

[]'s motorizados

fugger
24/03/2005, 09:02
ehehehhe

[]'s motorizados

Não seria MAD MAX? :roll:

Que aliás tem um acena inicial com um blower que é um T!

[]´s intrometidos

elcio
24/03/2005, 10:21
ehehehhe

[]'s motorizados

Não seria MAD MAX? :roll:

Que aliás tem um acena inicial com um blower que é um T!

[]´s intrometidos

ops!! eh MAD MAX mesmo, desculpa ai, foi mal :oops:
p#ta filme do c#ralho e eu falando besteira.

[]´s envergonhados

elcio
24/03/2005, 10:24

sera que eh pequeno mesmo?
vc ja viu a rotação de um MB?
mesmo que seja pequeno, ja da pra fazer umas brincadeiras.eheheh
mas na minha opiniao seria ideal.vc nao precisa sair empinado a dianteira do jeep.

[]´s

Edintruder
25/03/2005, 21:55
Vinicius Hauagge escreveu:

ehehehhe

Então o caso é importar um dos States, lá você tropeça em blowers em qualquer casa de peças para V8. O Bill deve conhecer algum fornecedor desse tipo de acessório. Já mandam polias, correias, parafusos...
Há um tempo atrás estava rolando boatos sobre a produção do Mad Max 4, porém até agora são boatos... Será que sai???

Jeanilson
26/03/2005, 10:45
...Se bobear um Blower dos Fords 1.0 seria mais indicado...

Pois é, já pensei em colocar um blower dos Ford 1.0 no motor original do Samurai para ver se conseguia uns cavalinhos a mais... :twisted:

Alguém sabe o custo desse blower (usado) e se a adaptação vale a pena ou é mais vantajoso partir logo para o AP, mesmo? :?

[]'s turbinados!

gseverog
26/03/2005, 19:01
Acho, eu disse ACHO, q naum vale a pena, bota um AP q eh barto, e se achar fraco, turbina ele

Henrique Josino
26/03/2005, 20:35
Há um tempo atrás estava rolando boatos sobre a produção do Mad Max 4, porém até agora são boatos... Será que sai???

Tem a Mad Maria, num serve???

[]'s noveleiros..... :roll:

Edintruder
26/03/2005, 21:59
A Ana Paula Arósio não tira a roupa!!! Então prefiro o Mad Max mesmo no Ford Falcon...

Henrique Josino
26/03/2005, 22:25
"....Então prefiro o Mad Max mesmo no Ford Falcon...

Bom né, gosto é gosto................ :roll: :roll: :roll:

[]'s

Chiari
11/06/2010, 16:47
Olá, esse Blower da kompressor 1.8 é o Eaton M-45.

Ele dá certo sim no seu motor, pois até motores de 2.5 L ele é indicado.

Esqueça o do Fiesta 1.0, ele é pra motores até no máximo 1.4 e olhe lá.

Porem eu não investeria em OHC, compraria um AP 1.8 carburado, pra gastar pouco, e colocaria o Blower nele. Te garanto fica um CANHÃO! Digo isso pois coloquei no meu JPX, que está com AP e o troço é assombroso. Porem o meu é injetado com Pandoo, mas ai vai do tanto que voce quer investir.

Se bem que se o blower ta ai e o OHC tambem, não custa muito ver no que dá.

Trabalho com 0.6Kg de pressão, e é só pisar que a presão ta lá, desde os 1000RPM.

Boa sorte!