PDA

Ver Versão Completa : ponto da correia do motor ap depois do barro



Eduardo Fernando
27/07/2010, 18:24
fui na trilha domingo a gaiola entrou em um buraco cheio de lama morreu a hora que tirei percebi que a correia dentada saiu do ponto estava fora dos dentes da polia, alguem sabe como coloca-la novamente no ponto?

sei que a polia do vira tem uma marca ,
sei tambem que nao da pra ver a marca OT na gaiola devido a flang
e tem outra marca na polia ao lado da polia da bomda d`agua

c puder me ajudem
desde ja obrigado
abraços

Flávio Cadore
27/07/2010, 19:20
Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.

genhero
27/07/2010, 19:42
Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.
ok, mando bem cadore. O AP naum atropela valvula mesmo. É so monta a correia e pau dinovo. Completando, na carcaça do distribuidor tem uma marca indicando o ponto do primeiro cilindro para alinhar a polia do distribuidor com a do comando e girabrequin... mas na maioria das vezes pula a do girabrequin mesmo...

Andre Luys
27/07/2010, 19:51
realmente naum sei como achar o ponto 0T com o motor montado na flange,
mas consegui bota o MD aqui no ponto com auxilio desse post:

http://automecanicalorete.blogspot.com/2009/05/troca-da-correia-dentada-do-motor-vw.html

vlw

Flávio Cadore
27/07/2010, 20:48
Eu pensei que o primeiro cilindro fosse o da polia do comando...hehehehe...ainda bem que eu não falei qual era.

genhero
27/07/2010, 20:52
estranho, eu tb aprendi que o 1º é o proximo a polia do comando..

Andre Luys
27/07/2010, 22:03
sim tbm acho q o kara q fez esse esquema enverteu as bolas...
mas funcionou perfeitamente...
se for analizar bem o esquema tanto faz por q lado vc começa a contar os cilindros, a ordem continua dos cabos sendo 1342...
se alquem souber esclarecer melhor estamos aguardando...

Eduardo Fernando
29/07/2010, 21:21
Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.

fala Flavio!!
mto obrigado pela explicaçao eu identifiquei todas as marcas
so que meu motor nao tem a referida tampa plastica, do vira
tem como colocar no ponto mesmo assim?

Flávio Cadore
29/07/2010, 22:16
A marca da polia deverá ficar na direção da polia que gira o eixo do distribuidor, é aquela parecida com a do comando de válvulas. Depois retire a vela do primeiro cilindro e veja com o auxílio de uma chave de fenda o ponto mais alto do pistão ou no volante, veja se tem uma marca, se tiver é só alinhar com a seta que tem num "buraco" quadrado que tem na caixa de marchas. Quando alinhar, verifique se o cachimbo está alinhado com o cilindro que vc tirou a vela. Se tudo estiver OK é só colocar a correia.

Eduardo Fernando
31/07/2010, 19:00
Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.

coloquei todas as polias na marca
e o cachimbo no primeiro cilindro
deu CERTO PEGOU DE PRIMEIRA
OBRIGADO A TODOS[
so nao sei o ponto do distrib
mas o ronco ficou bom

Flávio Cadore
31/07/2010, 20:31
Ficamos felizes com o sucesso da "operação comando".