PDA

Ver Versão Completa : "calombo" na direção



Fernando da Terra
27/07/2010, 17:52
De repente, apareceu um "calombo" ao movimentar o volante da direção,.... faz um "cloque", só sentido com as mãos nela......
Quando você movimenta a direção para a esquerda e direita, bem no meio do curso, quando as rodas estão retas, dá a sensação de um "calombo", a direção não desliza suavemente....

Isso acontece com a viatura parada ou andando. Seria algum indício de um futuro problema na caixa de direção? Alguém já teve esse calombo?

Dirigindo, não tem problema nenhum..... é só quando se movimenta o volante, quando as rodas estão retas e centradas.... pesquisei na busca avançada e não achei nada sobre isso....

Alguém pode falar algo à respeito?

Fernando

rafaelfernandez
28/07/2010, 01:17
De repente, apareceu um "calombo" ao movimentar o volante da direção,.... faz um "cloque", só sentido com as mãos nela......
Quando você movimenta a direção para a esquerda e direita, bem no meio do curso, quando as rodas estão retas, dá a sensação de um "calombo", a direção não desliza suavemente....

Isso acontece com a viatura parada ou andando. Seria algum indício de um futuro problema na caixa de direção? Alguém já teve esse calombo?

Dirigindo, não tem problema nenhum..... é só quando se movimenta o volante, quando as rodas estão retas e centradas.... pesquisei na busca avançada e não achei nada sobre isso....

Alguém pode falar algo à respeito?

Fernando

Fernando,

Qual a km da sua viatura!?
Eu comecaria olhando o estado da bomba de direção hidraulica atras de vazamentos. Depois olharia os rolamentos do munhão.

[]´s
Rafael

Fernando da Terra
28/07/2010, 08:36
Rafael, ela está com 165.000 k

Ela tem um pequeno vazamento do fuido da direção hidráulica, que sempre acompanho e completo o nível quando precisa.... ainda não criei coragem ($$$$) para mandar corrigir esse vazamento...
Mas ela tem esse vazamentinho desde que comprei, e não tinha esse calombo, que só apareceu a pouco tempo..

os rolamentos do munhão, é para estarem em ordem, pois meu mecânico deu uma olhada semana passada, tentanto achar a causa do calombo. De qualquer forma, vou checar com ele novamente se ele averiguou esses rolamentos...

No mais, alguém tem mais alguma dica do que pode ser?

Fernando

Fernando da Terra
28/07/2010, 09:23
Conversei agora com o mecânico, e ele falou que fez um teste desconctando as barras de direção do sistema, e mesmo assim o calombo ainda persiste.

Ele falou que fazendo isso, eliminaria os rolamentos do munhão de serem a causa....... procede o que ele falou?

Ainda na espera de alguma outra dica........

Fernando

Oldmans
28/07/2010, 09:47
Boas ,

Como sou bem novato em Land , consegui realizar meu sonho recentemente , posso estar falando besteira , mas vamos lá.
Na outra viatura,que não é uma Land,e sim um Frank, apareceu este mesmo "calombo" e após peregrinação , entre rolamentos do munhão,bomba hidraulica,barra,pitman,achamos o problema na cruzeta da barra de direção que estava "vencida",ou seja travando sempre no mesmo ponto..Agora boa pergunta se a Land tem cruzeta na barra de direção...ehehehehe.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abr.
Alexandre

rafaelfernandez
28/07/2010, 10:51
Conversei agora com o mecânico, e ele falou que fez um teste desconctando as barras de direção do sistema, e mesmo assim o calombo ainda persiste.

Ele falou que fazendo isso, eliminaria os rolamentos do munhão de serem a causa....... procede o que ele falou?

Ainda na espera de alguma outra dica........

Fernando

Na minha, quando apareceu um vazamento, logo depois tive que trocar a bomba da dh. O eixo simplesmente sacou fora e acabou esculhambando a correia tambem. O mais engraçado é que a km em que isso aconteceu foi exatamente a mesma da sua.
Quanto ao que o seu meca falou, procede sim.
Aposto na bomba de Dh. Custa algo em torno de R$300 uma nova. Basta comprar com se fosse para S10 ou Ranger com Maxion 2,5.


[]´s
Rafael

Fernando da Terra
24/08/2010, 10:21
Bem, parece que resolvemos o problema do calombo.
Vim agora da oficina (a viatura tá no estaleiro para resolver esse problema e mais alguns pequeno detalhes, desde a semana passada), foi colocada de volta ontem a caixa, testamos hoje, e parece que está normalizada, só mandamos alinhar agora e vamos ver se vai ficar tudo bem, quando voltar.

Tive que mandar a caixa de direção para Campinas (Formaggioni), para trocar o reparo e corrigir o vazamento que já tinha um bom tempo.....
No diagnóstico que fízeram lá, na semna passada, o conserto, seria a troca do reparo interno e do calço dela.
Na sexta, os caras me ligaram (por coincidêcnia o mecânico que me atendeu semana passada e o que tava arrumando a caixa, é um antigo amigo meu, aqui de Amparo), falando que a caixa estava com um pequeno "desgaste" na rosca sem fim dela. Analizaram mais de perto e constataram que no lugar desse desgaste, a superfície da rosca estava um pouco "porosa" o que deduziram que foi lá o problema e que seria um pequeno defeito da peça original (a porosidade), e que só agora é que deu problema.
Foi feito uma usinagem na rosca e garantiram que ficou perfeito. Também avisei o meu mecânico aqui, para limpar bem o sistema, pois sendo esse o problema, sempre há o risco de ter alguma particula dessa "porosidade" estar dentro dele.....

Bom, agora é esperar a viatura voltar e rodar com ela para confirmar o conserto......depois posto aqui o resultado...
O que achei um absurdo foi valor do serviço: 1.300,00, isso eu mandando a caixa fora da viatura, isso é, sem a mão de obra de retirar e colocar ela.........achei caríssimo, mas como pouca gente mexe com o conserto das caixas....... e os caras são recomendados por aqui...... ai meu bolso!!....

Fernando

Fernando da Terra
01/09/2010, 16:15
Só para confirmar, a caixa ficou 100% !!!
Tudo beleza novamente........:)

Agora, é só colocar o pé na estrada, digo, no acelerador !!!

Fernando