Conectar

Ver Versão Completa : Direção hidráulica Full Hydro

Marcos Ojeda
17/03/2005, 23:23
Pessoal, principalmente do Trial, o Rodrigo Portugal (RC 4x4)conseguiu uma molesa pra gente, quem quizer comprar a valula orbital mais o cilindro, (igual ao do Bill e do Sandro), estamos fazendo um grupo, se der 10 pretendentes sairá preço qui em Sampa por R$1.300,00, só para vcs verem só a valvula é mais caro que isso. Vamos organizar aqui um grupo:

Marcos CJ5 Coyote confirmado
Regis Igno ?
Stephan ?
Leo ?
Andre ?
Marcel ?
Dennis ?
Zeca Baeta?
Jorge ?

Vamos pessoal quanto mais rápido confirmar, mais rápido chega para instalr nas viaturas.

Dennis Figueiredo
18/03/2005, 01:42
Marquinhos, viajo um pouco quanto a full hydro, poderia explicar melhor oque ta a venda e a vantagem de tê-la?

Marcos Ojeda
18/03/2005, 08:18
Dennis este sistema e 100% hidraulica, não tem mecanica entre cx direção e rodas, isso é usado em tratores e colheitadeiras, não sei se vc tem problemas com sua direção hidraulica, mas eu cpm meu pneus 900/20 mesmo com cx de Opala esta pesado pra KCT, e vc não consegue virar, com a full hidro popde quebrar tudo mas vira facilmente, no lugar da cx de direção e colocado a valvula orbital, no eixo é instaldo o cilindro, que é ligado a valvula por duas mangueiras hidraulicas,

Marcos Ojeda
18/03/2005, 08:41
Mais um foto

Marcos Ojeda
18/03/2005, 08:50
O que iremos comprar é só esta ultima foto. Valvula e cilindro.

Marcos Ojeda
18/03/2005, 09:48
Outra coisa importante!!!! Esse sistema de direção não é aconselhável para quem usa o jipe para andar na rua!!!!!!! SÓ PARA NOSSO TIPOD E APLICAÇÃO!

Marcio
18/03/2005, 10:14
Além de não ser aconselhável, acho que é proibido por lei!!! Não tenho certeza, mas acho que já li isso aqui em algum lugar...

A[]'s
Márcio

billj
18/03/2005, 10:41
Full-hydro tem como vantagens principais:

1) O equipamento é muito mais robusto que uma direção convencional.

2) A força gerada no munhão é muito maior. Para se ter uma idéia, parando o jipe do lado de uma parede, se consegue arrastar LATERALMENTE a frente só virando o volante.

3) Como não há ligação mecânica entre o chassis e o eixo, a força sendo aplicada no munhão não resulta numa força oposta no chassis. Portanto, o chasis não mexe lateralmente.

Mas tem lá suas desvantagens:

1) O sistema não avisa quando vai quebrar, pelo menos não na medida que faz uma sistema convencional. Folgas não aparecem aos poucos para avisar que há algo errado. Ou seja, tá tudo bem bão, mas de repente estourou uma mangueira......... Tá no mato......... :shock: :?

2) Do jeito que são originalmente, os munhões do eixo da Rural não aguentarão as forças geradas. Tem que reforçar em muito os pontos de fixação das barras de direção.

3) Nào há uma posição centralizada do volante. A válvula orbital tem um vazamento interno pequeno (por projeto), então o volante pode ser ora numa orientação, ora outra.......

4) A direção fica sensível para K7. Isso pode até ser uma vantagem, mas terá que se acostumar de ter no jipe o "nervosismo" de um carro F1..........

Para uso em Trial, não há mínima dúvida que é melhor. Porém, full-hydro exige mais cuidados em sua instalação e também em sua manutenção. É roubada achar que vai instalar e esquecer. Eu verifico o estado das mangueiras TODA VEZ que tiro o jipe da garagem.

Para simplificar a decisão, responde estas perguntas:

1) Você use pneu maior que 35"??

2) O uso é 80% fora de estrada ou mais??

3) Você tem bloqueio dianteiro??

4) Você só use o jipe nos finais de semana??

5) Você ande sozinho ou no máximo com um zeca??

Se as repostas todas forem afirmativas, vai fundo com full-hydro. Caso tiver mesmo uma resposta negativa, seria bom pensar muito bem no que vai fazer.......

No mais, tá barato para ca.ra.lho esse pacote que a RC4x4 está oferecendo......

Abraços,

billj
18/03/2005, 10:45
Além de não ser aconselhável, acho que é proibido por lei!!! Não tenho certeza, mas acho que já li isso aqui em algum lugar...

A[]'s
Márcio

E daí?!? Proibido por lei é tudo que a gente faz no jipe.

Um jipe candidato a full-hydro já tem tanta coisa "errada" que mais este não faria diferença..........

Abraços,

Marcos Ojeda
18/03/2005, 10:52
Nesta foto tem 3 peças o que estamos falando é só duas a Valvula que está a esquerda e o cilindro que está acima, está pça no centro é a coluna e não foi cotato no valor que passei

billj
18/03/2005, 10:58
Mas tem que ter esta pecinha Marquinhos, não dá para fazer gambi aí não..........

Abraços,

Wallace
18/03/2005, 12:03
Oi Marcos,
Eu acho que vou fazer parte do grupo.
Mesmo que não use posso vender depois!
É que talvez eu coloque um eixo dianteiro na traseira da XJ.
Ai vai que resolvo que pode ser interessante virar as rodas traseiras...
Será que tem alguma valvula direferente para meu uso?

Marcos Ojeda
18/03/2005, 12:13
Perguntarei ao Rodrigo, mas acho que vc pode usar a mesma valvula, só tem que pensar onde instalar, pois ficara com 2 colunas de direção.

billj
18/03/2005, 12:23
Wallace,

O cilindro serve para uso no eixo traseiro, mas a válvula não. Esta válvula dá retorno, chamda de "load reactive". Ou seja, uma força aplicada no lateral do pneu acaba virando o volante.

O que você vai precisar é uma válvula "non-load reactive". Com esta, o cilindro fica onde você deixou o volante, golpe no pneu não atravessa a válvula, então o sistema fica travado.

IMNSHO não há necessidade de usar uma válvula orbital para o eixo traseiro. Eu usaria uma simples válvula direcional de 4 vias com um joystick para controlá-la. Bem mais barato, bem mais simples............

Abraços,

Rodrigo Portugal
18/03/2005, 12:42
Ufa, até que enfim consegui usar o forum hehehe!!!!!!!!!
Bom, o que o Bill falou sobre a "coluna" que não está no orçamento é válido, porém eu não mencionei pro Marcos, porque existem inúmeras colunas no mercado!!

A da foto na minha opnião serve para qualquer tipo de aplicação caso coloque a válvula orbital no lugar do setor da direção!!!!!!

Se for utilizar essa coluna da foto, que é igual a do BILL e do Edvaldo da Suzucar, fica em cerca de R$ 250,00 a mais ( é o preço que eu paguei numa revenda normal, esse valor deve cair se eu conseguir negociar com os caras!!!!!!!!)

Wallace
18/03/2005, 12:43
Oi Marcos, pode ver então se tem como e qual o custo só do cilindro para mim.
E que estas outras peças para meu caso eu acho aqui com certa facilidade, correto.
Bill entendo que teria menos problema de vazamento também.
Claro que eu travaria mecanicamente a direção traseira e desligaria a hidraulica dela para uso não off-road.

Marcos Ojeda
18/03/2005, 12:48
Só o cilindro o valor e de +/- 550 reais, vai depender de quantos iremos mandar fazer.

Wallace
18/03/2005, 12:51
ok, podem contar comigo.

billj
18/03/2005, 12:51
Bem-vindo aí, mano Portugal!!!.......... 8)

Aqui a conversa esquenta, então nen vem com a sua choradeira que é de costume......... :shock: :mrgreen:

E a tralha do X?!? Vai tá pronto para levar os três jipes Suzucar pró Ibira na semana que vem?!?

Abraços,

Alexandre X
18/03/2005, 12:57
Bem-vindo aí, mano Portugal!!!.......... 8)

Aqui a conversa esquenta, então nen vem com a sua choradeira que é de costume......... :shock: :mrgreen:

E a tralha do X?!? Vai tá pronto para levar os três jipes Suzucar pró Ibira na semana que vem?!?

Abraços,
He he he, agora com esse papo de prova individual, eu assumi a condição de 2o piloto do 2o carro... é mais ou menos assim: o filet vai para o carro de edvaldo e a carniça vai para o meu.

billj
18/03/2005, 13:08
PPS procê também............ :mrgreen:

Mas vê se dê para aprontar esta merda até a quinta que vem. Seria muito legal de levar os três jipes pró Ibira e botar um ao lado do outro como fizemos eu e o Edvaldo em Lindoia. O povão vai tirar foto que não acaba mais!!

Marketing, menino, marketing.............. :wink:

Abraços,

Marcos Ojeda
18/03/2005, 13:19
Rodrigo confirme quantos vc tinha falado que queriam colocar a Full hydro?

daqui do forum se manifestaram

O Dennis , mas não confirmou nada
O Luis Andre JF Racing, em PVT tem interesse tb
Wallace, não sei se voce conhece, quer só o cilindro
Marcos Cj5 Coyote, confirmadissimo.

quem mais

Dennis Figueiredo
18/03/2005, 13:50
Marquinhos, eu uso DH de F-1000.... e minha direção é muito leve. Não sei se o custoxbenefício seria equivalente. Como não tenho conhecimento técnico sobre esse equipamamento a chance de eu e o meca fazermos uma cagada na instalação será grande, acho eu.

Full-hydro tem como vantagens principais:

2) Do jeito que são originalmente, os munhões do eixo da Rural não aguentarão as forças geradas. Tem que reforçar em muito os pontos de fixação das barras de direção.

...
4) A direção fica sensível para K7. Isso pode até ser uma vantagem, mas terá que se acostumar de ter no jipe o "nervosismo" de um carro F1..........

Esbarro no item 2, teria que reforçar o sistema, mais custos que não sei se valerá a pena.

Bill... não entendi o item 4 :?

Para simplificar a decisão, responde estas perguntas:

1) Você use pneu maior que 35"??

2) O uso é 80% fora de estrada ou mais??

3) Você tem bloqueio dianteiro??

4) Você só use o jipe nos finais de semana??

5) Você ande sozinho ou no máximo com um zeca??

1) sim

2) sim ultimamente é 100%

3) sim

4) sim

5) Muito raramente ando sozinho, também não entendi essa...

Marcos Ojeda
18/03/2005, 14:36
Se o sistema que está usando está bom, não mexa, o meu é uma me#da por isso vaou fazer algo definitivo.

billj
18/03/2005, 14:38
Os dois pontos que não entendeu são interrelacionados. A direção fica bem sensível. Vira o volante meia-volta e já tá na contra-mão. Como falei, isso pode ser vantagem, mas tem que prestar MUITA atenção dirijindo. Assim, não dá para ficar com 08 pessoas dentro do jipe, fazendo festinha. Não prestou atenção no volante, tá no mato..........

R$ 10,00 e deixo você andar no Spider em 4x2............ :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Beto Lacerda
18/03/2005, 14:44
Os dois pontos que não entendeu são interrelacionados. A direção fica bem sensível. Vira o volante meia-volta e já tá na contra-mão. Como falei, isso pode ser vantagem, mas tem que prestar MUITA atenção dirijindo. Assim, não dá para ficar com 08 pessoas dentro do jipe, fazendo festinha. Não prestou atenção no volante, tá no mato..........

R$ 10,00 e deixo você andar no Spider em 4x2............ :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,esse lance de ficar muito sensivel não seria resolvido instalando um sistema de redução entre a coluna e a valvula , fazendo com que vc de mais voltas no volante para ter a mesmo numero de voltas na valvula antes da modificação ??
[]'s
ps.: Bill por 20 rola 4x4 em high mesmo ????

Dennis Figueiredo
18/03/2005, 14:59
Única coisa que está me incomondando hoje no meu sistema de direção é o desgaste prematuro dos terminais, mas supeito que isso seja cagada na minha suspensão......

billj
18/03/2005, 15:07
esse lance de ficar muito sensivel não seria resolvido instalando um sistema de redução entre a coluna e a valvula , fazendo com que vc de mais voltas no volante para ter a mesmo numero de voltas na valvula antes da modificação ??
[]'s
ps.: Bill por 20 rola 4x4 em high mesmo ????

E lá vem os Betos da vida inventando gambi............ :roll: :lol:

O certo é de usar uma válvula menor, que passa um volume menor de óleo por cada revolução.

Mas essa de ser sensível é bom para o nosso uso. Assim, não tem que soltar do volante para passar mão um por cima da outra para virar de um lado pro outro. Muito bom isso em casos de golpe na direção......

É uma questão de acostumar.

20 paus em 4x4 high tudo bme, mas só se achar mais três para fazer o mesmo preço. Assim, posso fazer este desconto por causa do volume.......... :lol:

Abraços,

Beto Lacerda
18/03/2005, 15:15
E lá vem os Betos da vida inventando gambi............ :roll: :lol:

O certo é de usar uma válvula menor, que passa um volume menor de óleo por cada revolução.

Mas essa de ser sensível é bom para o nosso uso. Assim, não tem que soltar do volante para passar mão um por cima da outra para virar de um lado pro outro. Muito bom isso em casos de golpe na direção......

É uma questão de acostumar.

entendi , então tem solução sem gambi , o lance da sensibilidade é questão de uso dado ...

20 paus em 4x4 high tudo bme, mas só se achar mais três para fazer o mesmo preço. Assim, posso fazer este desconto por causa do volume.......... :lol:

vou abrir um topico e ver se consigo mais interessados algo como : vendo volta no spider 22 conto (como todo vendedor tenho que tirar minha parte , se achar 10 nego o meu ja sai de graça) :mrgreen:
[]'s

edvaldo
18/03/2005, 16:25
xis, vc é um put@ chorão, seu perna cag@d@!

edvaldo

Sergio Rocha
18/03/2005, 16:40
E em 4x4 low sai por 30,00 ?
:roll:

Beto Lacerda
18/03/2005, 16:48
:roll: calma estou negociando algo no estilo consorcio , 10x de 2,2 reais e um por mes anda no spider :mrgreen:
[]'s

billj
18/03/2005, 17:07

Não, low é mais caro.........

A relação da t-case em high é 1,63. Em low é 4,89, dando uma diferença de 3 por 1. Portanto, 4x4 low sai por 60 paus. Podemos conversar sobre um desconto, mas não vou poder fazer muita coisa......

Custos fixos........

:lol: :P

Abraços,

edvaldo
18/03/2005, 17:12
xis, vc é o maior chorão, vai colocar a hidrostática muito mais barato que eu, e ainda fica chorando, seu bebezão! ou vc já esqueceu do trabaho que deu pra arrumar essa porcaria qui, c/ esse preço!

edvaldo

Sergio Rocha
18/03/2005, 17:25

A relação da t-case em high é 1,63. Em low é 4,89, dando uma diferença de 3 por 1. Portanto, 4x4 low sai por 60 paus. Podemos conversar sobre um desconto, mas não vou poder fazer muita coisa......

Custos fixos........

Abraços,

Tudo bem

Vou abrir um consorcio, to plagiando o Beto na maior cara de pau, pra 10 por 66,00.

Vamos ver, de repente podemos abrir um estander no trial.
Note q já to virando sócio.
Cobramos a volta .

Abraços

Gilbertojipeiro38
18/03/2005, 19:45
Dimensionamento de direcao hidrostatica

1- calculo da forca necessaria para virar a roda ?????

2- escolha da presso de trabalho (bombas automotivas de 70 a 100 bar)

3- dimensionamento da haste do cilindro a flambagem

4- calculo da area da coroa do cilindro necessaria para para exercer a forca necessaria

5- escolha do tubo da camisa do cilindro

6- calculo do volume de oleo necessario para o curso total do cilindro

7- escolha do numero de voltas do volante de batente a batente

8- escolha do deslocamento volumetrico da valvula hidrostatica (volume total docilindro/numero de voltas do volante)

Dicas de 20 anos de hidraulica

Use haste de 30 a 40mm

Quanto a direcao estiver muito macia coloque calcos na valvula da bomba para baixar a pressao

As mangueiras de duas tramas de 3/8 tem pressao de trabalho de 280 bar e ruptura a 1120 bar, portanto e so trocar uma vez a cada 5000h

Precos que eu pago nas pecas
Valvula R$ 860,00
Coluna R$ 175,00
Cilndro baiano R$ 450,00

Sandro Tannuri
18/03/2005, 19:53
Não tentem economizar em mangueiras e conexões!!!!
Se estourar uma mangueira fica totalmente sem direção!!!!
E o curso do cilindro X "viragem" do munhão?

Abraços,

Rodrigo Portugal
18/03/2005, 22:17
Fala Sandro,

O curso do cilindro, pode ser mudado colocando-se um batente no fim do curso do mesmo! Nos jipes que estou montando, estou comprando cilindros com 8" de curso e reduzindo o curso com batentes. Esse procedimento é normal!!

Eu gostaria de deixar claro a todos, que estou tentando negociar a compra da válvula com um preço legal diretamente com o representante no Brasil, pois as mesmas vem de fora!!!!!!!

Então, conforme o amigo mostrou que consegue válvula por R$ 860,00, coluna por R$ 175,00 e pistão por R$ 450,00, entenda que conseguiremos baixar apenas os preços da válvula e da coluna!!!!!!!!!

Outra coisa, as bombas utilizadas normalmente nos jipes, tem pressão entre 60 e 100 bar, o que pode acarretar variações de cerca de 40% na força aplicada pelo cilindro, por isso levar em consideração uma possível revisão / reforço no sistema de direção!

Para finalizar, acho que esse sistema é viável apenas para o pessoal que tem jipes específicos para trilhas pesadas e provas de Trial e que não utilizam o mesmo no On Road!!!!

Rodrigo Portugal
18/03/2005, 22:20

Mas vê se dê para aprontar esta merda até a quinta que vem. Seria muito legal de levar os três jipes pró Ibira e botar um ao lado do outro como fizemos eu e o Edvaldo em Lindoia. O povão vai tirar foto que não acaba mais!!

Abraços,

Bill, na próxima quinta, será véspera de feriado e provavelmente o Ibira estará vazio!!!!!! O jipe do Edvaldo estará pronto, porém o "segundo jipe da equipe" ainda estará passando por revisão!!!!!! :D

Não é isso X?????

Abraços,

Alexandre X
18/03/2005, 22:24

Abraços,

Bill, na próxima quinta, será véspera de feriado e provavelmente o Ibira estará vazio!!!!!! O jipe do Edvaldo estará pronto, porém o "segundo jipe da equipe" ainda estará passando por revisão!!!!!! :D

Não é isso X?????

Abraços,
Para 2o carro e 2o piloto as prioridades ficam para 2o plano.

Bomba
19/03/2005, 02:13
Ué... cadê todo aquele papo de "a equipe acabou, agora é cada um por si e Deus contra todos"?? hehehehehehe :lol: :twisted: :lol: :twisted: :lol: :twisted:
[]s,

Sandro Tannuri
19/03/2005, 17:22
Rodrigo,

Muito legal essa mobilização para viabilizar o full hydro, depois que a galera experimentar nunca mais volta a velha caixa de direção.
Cilindros de 8" são mais que suficientes para os munhões que temos aqui, acho que o Bill usa umas 6" ou 7", fala ai Bill?. O munhão fechado deve usar menos ainda mas o calço resolve isso. Minha preocupação é com a resistencia dos munhões D44 Rural/F75/CJ, se usar no braço original de direção tudo bem , mas se fizer hi steer sei não?

Legal ter voce aqui no forum.

Abraços,

Rodrigo Portugal
19/03/2005, 18:20
Fala Sandro,

Eu to achando bem legal o forum, o problema que até então eu não tinha me familiarizado com isso!!!!!!!

Quanto ao eixo aguentar ou não, vai da força do cilindro! No D44 de Rural do Edvaldo, estamos usando 140mm de curso ( 5,5"), high steer, porém um cilindro com cerca de 800Kg de força a 60 bar Ele testou e não quebrou hehehe!!! Vamos ver onde o artista vai parar :D

Abraços,

Sandro Tannuri
19/03/2005, 18:28
É verdade, depende da area do pistão e da pressão da bomba.
Quanto tem de diametro de cilindro e haste?

Abraços,

edvaldo
19/03/2005, 19:42
sandro,

hoje fiz uma revisão no gafanhoto, após andar em lindóia, e realmente os parafusos do hi steer estavam todos soltos e com muita folga, na proxima semana o rodrigo deverá fazer um reforço no munhão. mas dirigir na trilha c/ full hidro é outra coisa.

abraços,

edvaldo

Marcos Ojeda
19/03/2005, 20:25
Eu to achando bem legal o forum, o problema que até então eu não tinha me familiarizado com isso!!!!!!!

Abraços,

Aqui vc só acompanha o que quiser, o que é de teu interesse, isso é muito bom.
Seja bem vindo, qualquer duvidas sobre o forum grita ai............ :lol:

billj
19/03/2005, 21:03

Não é isso X?????

Abraços,

Sei lá, eu diria o contrário. Como ninguém terá que trampar na sexta, tudo mundo vai pró Ibira na quinta..........

Abraços,

Wallace
19/03/2005, 22:24
Eu não vou, vou estar na Argentina...

Wallace
19/03/2005, 22:28

Custos fixos........

Abraços,Ainda bem que eu não pago nada, ou já estaria falido!

Sandro Tannuri
19/03/2005, 22:33
Edvaldo,

Quem experimenta não volta atras, fique de olho no hi steer que agora é o ponto fraco do sistema.

Bill,

Quanto você usa do cilindro? Seu limite é o munhão ou a bichacinetica?

Abraços,

edvaldo
19/03/2005, 22:37
pode deixar, vou reforçar na proxima semana.

edvaldo

Luiz Andre S Rodrigues
19/03/2005, 23:05
Rodrigo,
Qual a pressão da bomba você recomendaria para usar nesse sistema???

abs,

xande4wd
20/03/2005, 03:56

Mas qual vai ser a funçao Amigo???? estacionar melhor no shopping????

:lol: :lol:

[]' apenas curiosos..... :twisted:

Rodrigo Portugal
20/03/2005, 11:35
Rodrigo,
Qual a pressão da bomba você recomendaria para usar nesse sistema???

abs,

Oi Andre,

Eu não tenho idéia de quanto o conjunto do eixo de rural aguenta, por isso não posso afirmar qual a força ideal para o cilindro que vai movimentar a direção .

Se alguém tiver esse tipo de informação, seria muito bem vinda!!!!

Estamos usando no jipe do X cilindro com área da coroa de 1761mm^2 e no Edvaldo área de 1172mm^2...
com esses dados, você calcula a força que o cilindro faz de acordo com a capacidade da bomba, exemplo, para bomba que aguente 60 bar, o cilindro do edvaldo vai empurrar 714,00 Kg, já o do X vai empurrar 1074Kg... para calcular outras bombas, basta fazer uma regra de 3 simples!! :)

[ ]s

Wallace
20/03/2005, 12:59

Mas qual vai ser a funçao Amigo???? estacionar melhor no shopping????

[]' apenas curiosos..... :twisted:No minimo como Show mesmo, já que como vendo algumas coisas pode ajudar na venda.
Mas também uso a XJ no fora de estrada.

billj
20/03/2005, 13:48
Bill,

Quanto você usa do cilindro? Seu limite é o munhão ou a bichacinetica?

Abraços,

Meu cilindro tem 6", mas está limitado em algo como 5" por causa de uma interferência entre a pinça de freio e as barras inferiores de suspensão.

Projetista meia-boca........... :roll: :wink:

Depois de sair da Net agora, vou descer lá para a garagem para ver se dá para aumentar um pouco o curso.....

Abraços,

Sandro Tannuri
20/03/2005, 14:34
Meu cilindro tem 6", mas está limitado em algo como 5" por causa de uma interferência entre a pinça de freio e as barras inferiores de suspensão.

Projetista meia-boca........... :roll: :wink:

Depois de sair da Net agora, vou descer lá para a garagem para ver se dá para aumentar um pouco o curso.....

Abraços,

Bill,

Quanto nossos cilindros tem de area? Achei os numeros que o Portugal postou estranhos.

Abraços,

Gilbertojipeiro38
20/03/2005, 20:34
Os numeros de area do portugal sao bem reais.
para resolvel o problema da direcao boba e melhor instalar uma valvula externa para poder variar a pressao da bomba conforme a necessidade de cada situacao
existe a bomba da direcao progressiva que baixa a pressao conforme aumenta a rotacao do motor
tambem existe o sistema servotronic que com um sensor no cabo velocimetro informa a um computador que atraves de uma valvula solenoide baixa pressao na caixa de direcao :P :P :P

Sandro Tannuri
20/03/2005, 20:37
Gilberto,

Quanto tem de area um cilindro de 2,5" de diametro e 1,25" de haste?
Eu estou ficando velho e contas simples como calculo de area em circulos estão me enrolando.

Abraços,

Gilbertojipeiro38
20/03/2005, 20:50
Sandro
area da coroa do cilindro 23,76 cm quadrados 1 bar e 1 kg por cm quadrado

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:04
Gilberto,

Então comparando com os numeros das areas que o Portugal passou os cilindros que ele esta fazendo são menores que este? Quanto tem de diâmetro e haste os cilindros que ele esta fazendo??

Abraços,

edvaldo
20/03/2005, 21:08
sandro

o gilberto falou algo de "direção boba" estava prate perguntar isso. sua direção ficou assim ou tá dirgindo normal?

gilberto, pode dar alguma dica a mais sobre esse sensor externo: dificil instalar, encontra facil, etc.... apesar de ter alguns ajustes pra fazer no hi steer(eliminar folga) acho que esta muito sensivel dirigir.

edvaldo

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:18
Edvaldo,

A minha direção ficou muito macia, alem de usar um cilindro grande ainda uso uma bomba modificada. Eu me acostumei rapido e hoje não vejo problemas com isso.

Abraços,

Gilbertojipeiro38
20/03/2005, 21:20
Sandro

para a area citada pelo portugal podem existir muitas combinacoes de haste e camisa para cilindro. estas medidas que voce passou acho que sao otimas para a maioria dos casos podendo como alternativa caimisa de 3 pol e haste 1 1/2 pol para maior resistencia

Edvaldo

a melhor solucao e colocar a valvula reguladora de pressao externa para afinar aos poucos a dirigibilidade estes sistema de sensor eletronico e muito complicado para fazer fora das montadoras

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:26
Portugal,

Quanto tem de diâmetro o cilindro e a haste?

Abraços,

edvaldo
20/03/2005, 21:28
sandro, vou andar mais um pouco com jipe, quem talvez seja falta te adaptação.

gilberto

valeu vou ver se é falta de hábito como falou o sandro, caso esteja muito sensivel vou te pertubar mais adiante.

billj
20/03/2005, 21:33
Os numeros de area do portugal sao bem reais.
para resolvel o problema da direcao boba e melhor instalar uma valvula externa para poder variar a pressao da bomba conforme a necessidade de cada situacao

Errado.......... Está confundindo pressão com vazão...........

A direção sendo boba não DEVERIA ter nada haver com a pressão do sistema, mas sim com a vazão de óleo que passa pela válvula orbital.........

A maioria de carros tem 3 1/2 a 4 revoluções do volante batente ao batente. Se quiser comportamento similar com um sistema full-hydro, a área do cílindro tem que ser "casado" com a válvula orbital para proporcionar este mesmo número de revoluções.......

Sandro, o meu cilindro tem 2,5" de diâmetro e haste de 1,5", resultando numa área de 3,14"^2.

O meu jipe tem 3,1 revoluções batente ao batente e sim, a direção está "nervosa".........

Abraços,

Bill

Sandro Tannuri
20/03/2005, 21:39
Bill,

Estou avaliando a possibilidade de montar uma gaiola para o trial, para isso faria algo super leve (menos de 800 kg) e usaria os eixos(D30/35) que tenho. Seria interessante saber quanto medem estes cilindros que o Portugal arrumou. Podem ser uma opção no meu caso.

Abraços,

edvaldo
20/03/2005, 21:40
bill, vc ainda tá acordado?

[] bill vc já encontrou jipe abandonado dentro de algum buraco???

billj
20/03/2005, 21:48
Sandro, seria interessante sim. Vi o sistema do Edvaldo, me parece bem feito em todos os aspectos.

A não ser a falta de porcas nos parafusos de ligação entre o cilindro e os munhões............... :shock: :mrgreen:

Edvaldo, sim estou acordado............ :wink:

Fui andar um pouco de jipe hoje. A porra do motor está engasgando de repente.......... :? Vou tentar uma sprayzada de limpador de injeção para ver se melhora........

Abraços,

edvaldo
20/03/2005, 21:55
ai bill, com um aval desses vou até dormir mais tanquilo... :D :D :D

edvaldo
20/03/2005, 21:57
pô bill, agora é que vi aquelas pequenas letras, isso é sacanagem... :( :( :(

billj
20/03/2005, 22:13
hehehehe......... :mrgreen:

Wallace
21/03/2005, 11:14
2,5" de diametro com Haste de 1,25.
A = Pi/4 x (Dmaior ao quadrado - Dmenor ao quadrado)

A = 24,77 cm2

Rodrigo Portugal
21/03/2005, 14:29
Sandro, Gilberto e all,

Escrevi hoje pela manhã e por alguma barbeiragem não foi publicado ...

A válvula que eu estou colocando nos jipes é igual a do Bill, ou seja, desloca 100cm^3 por revolução, sendo assim, para o caso do Edvaldo, com área de 11,72cm^2 x curso de 14,0cm, da um volume de 165cm^3 ( 1,65 voltas no volante), já no caso do X 17,61cm2 x 14 cm de curso, da um volume de 246cm3 ( 2,46 voltas no volante) e assim vai...

Decidi por colocar um cilindro mais fraco no carro do Edvaldo, por causa do highsteer e com medo de detonar o conjunto. Vamos ver no que vai dar!! :lol:

Sandro, O cilindro do Edvaldo tem diâmetro interno 50,8mm e haste com 31,75mm o do X tem o mesmo diâmetro de haste, porém interno de 57mm.

Abraços,

billj
21/03/2005, 14:36
Então tá explicado o porque do sistema ser nervoso. 1,65 voltas batente ao batente é coisa de Fórmula 1..........

Abraços,

Sandro Tannuri
21/03/2005, 14:42
Portugal,

Vou acompanhar os testes porque tenho interesse em comprar para a gaiola.
O Jorge, meu parceiro no trial, tambem deve ter interesse para o Samurai.

Abraços,

Rodrigo Portugal
21/03/2005, 15:15
Sandro,

O negócio que estou tentando viabilizar é um preço bom na válvula e na coluna para todos nós!!!!!!!! O cilindro, pode ficar por conta de qualquer um, pois isso não tem segredo algum, encontra-se com facilidade na praça ...

Abraços,

regis
21/03/2005, 18:21
Ah se eu tivesse com o "caixa" em dia............

Gilbertojipeiro38
21/03/2005, 19:13
Rodrigo Portugal

tire a valvula de direcao e va em algum oficina auturizada Danfoss e troque o gerotor (e a bunda da direcao com ste paradusos 8mm) por uma de 50 cm^3 ai voce tera 3,3 voltas no volaante pelo jeito mais barato

Bill

Sei o que e vazao e o que e pressao muito bem
direcao boba que eu falo e aquela que so com o peso da mao vira sozinha. para acabar com esse problema e so reduzir a pressao. nao alterem o cilindro que e mais dificil

billj
21/03/2005, 19:48
Pode ser que saiba da diferença entre vazão e pressão. Mas pelo jeito não sabe o que signifique "direção boba"......... :roll:

Eu já diriji o jipe do Edvaldo. O problema dele é que o sistema é rápido demais. Por isso falei em fazer algo para acertar as capacidades relativas entre a válvula e cilindro.......

Pode fazer isso de duas maneiras, ou diminuindo o tamanho da válvula ou aumentando o tamanho do cilindro. O que fazer depende em diversos fatores, entre eles a força que quer aplicada no munhão........

Mexendo na pressão da bomba não vai resolver nada para o Edvaldo.........

Abraços,

Gilbertojipeiro38
21/03/2005, 19:58
Bill

ja respondi ao portugal com a melhor solucao que vai gastar pouco e sem nehuma gambiarra. quando estiver atoa tire a coluna da sua direcao. atras dela tem um bujao allen 8mm tire um dos calcos entre ele a mola e veja se a direcao melhora. amanha eu coloco a vista explodida desta direcao

billj
21/03/2005, 20:01
Eu não tenho nenhum problema com a minha direção.........

:?: :?:

Abraços,

edvaldo
21/03/2005, 20:10
bill seu animal, ele quis dizer na minha bomba!

edvaldo

billj
21/03/2005, 20:18
Putz, foi mal................ :oops:

Abraços atrapalhados,

Rodrigo Portugal
21/03/2005, 23:22
Rodrigo Portugal

tire a valvula de direcao e va em algum oficina auturizada Danfoss e troque o gerotor (e a bunda da direcao com ste paradusos 8mm) por uma de 50 cm^3 ai voce tera 3,3 voltas no volaante pelo jeito mais barato

Bill

Sei o que e vazao e o que e pressao muito bem
direcao boba que eu falo e aquela que so com o peso da mao vira sozinha. para acabar com esse problema e so reduzir a pressao. nao alterem o cilindro que e mais dificil

Gilberto, que válvula você usa pelo preço de R$ 860,00???

Eu coloquei uma 100cm^3, devido ao custo benefício e o fato de todo mundo la fora usar com esse volume!!!!!!!!!

O problema do Edvaldo não está relacionado ao curto curso em voltas do volante e sim ao high steer que estava com folga!! ( vamos tirar essa prova amanhã, aí passo uma informação mais precisa)

Só pare deixar mais claro, com o volante dele parado, a frente do jipe jogava um pouco de um lado para outro andando no asfalto, acho que não tem haver com a sensibilidade do volante!!!!!!

Se após os testes continuar assim, vamos tomar alguma medida com certeza!!!!!!

Abraços,

Rodrigo

Gilbertojipeiro38
22/03/2005, 22:05
Rodrigo

existem tres projetos de direcao hidraulica hidrostatica

TRW ou Ross americana boa mais complicada de fazer acho que ja saiu de linha ate no US

ZF a melhor, que nunca quebra e nao da folga tem 6 rolamentos e so e acha da em ferro-velho

Charlin americana com os seguintes clones Danfoss, Eaton, e MS (R$ 860,00). todas sao intercambiaveis e tem vida util limitada deslocamento de 40 a 200 cm^3

Rodrigo Portugal
22/03/2005, 23:27
Oi Gilberto,

A Char Lynn Americana é da Eaton hoje em dia, portanto a Eaton não clonou e sim comprou!! veja em http://www.fluidpower.com.br/catalogo/index.htm que eles vendem aqui no Brasil!!!

O que é a MS ??

A propósito Gilberto, hidráulica não é minha área e sim usinagem; já que você ja nos mostrou profundos conhecimentos e trabalha na área, porque não tenta arrumar 10 conjuntos de válvula orbital + coluna para a galera do Trial rockcrawling por um preço legal!!!!!!!????

Serve alguma compatível com a Sauer Danfoss OSPC 100 OR !!

Abraços aguardando seu retorno

Gilbertojipeiro38
24/03/2005, 20:53
Rodrigo

essa MS e uma copia da Eaton feita na Bulgaria que eu tenho usado bastante tendo tratores ja rodando a 2 anos sem problemas.
O importador e a Verion (11) 6100 7400 fala com a Simone eu compro com um dseconto de revendedor nao sei qual preco fara para voces

Marcos Ojeda
04/04/2005, 22:31
Rodrigo como ficamos já temos a quantidade minima para montar os kits

regis
06/04/2005, 21:59
Vou tentar ver aquele esquema com o outro fornecedor amanhã ... se eu conseguir algo eu posto aqui

regis
29/04/2005, 13:28
O cara me passou o preço ontem da válvula e da coluna.

O cilindro ainda estou tentando conseguir o preço...

A válvula custa US$330
A coluna custa US$95

O nome do cara é Plínio (plinio@hidrautec.com.br)

A empresa é a Hidrautec (www.hidrautec.com.br)

O telefone é (11) 6242-5011

Não se esqueça de confirmar que a válvula seja REATIVA, o código dela tem que terminar com OR e não com ON, a não ser que vc nao queira sentir as reações da roda na sua direção.

Fala no meu nome que ele ja vai saber o que é

Abraços

Marcos Ojeda
29/04/2005, 13:41
Régis quantos precisam para poder comprar.

regis
29/04/2005, 13:43
1 já é o suficiente é só ligar pra ele....

regis
03/05/2005, 16:40
Pessoal,

Consegui viabilizar um "semi" Kit para a Direção Full Hydro.

O Kit contém um cilindro igual ao do Sandro pronto para rosquear terminais na ponta. (tenho preço de terminal rotular também do mesmo fornecedor do cilindro)

Eu cotei 3 unidades do cilindro, e me passaram R$480,00 por unidade, impostos a acrescentar (ICMS 12% e IPI 2%) sendo a entrega em 20 dias úteis.

Ja a Válvula Orbital e a Coluna são iguais as do Edvaldo (mais complexa que a do Bill) só que a válvula tem a função igual à do Bill (Reaction), então vc sente a direção querendo voltar quando tem algo pressionando a roda.

O preço é de US$330,00 da válvula, e US$95,00 da coluna (coluna de 75mm)

Bom, com isso temos um "semi" kit, pois ainda ficam faltando as barras e acoplamentos com os munhões, e as mangueiras para ligar tudo isso, e também
a bomba.

Agora preciso saber quem é que quer entrar no grupo para compra em lote?

Abraços

billj
03/05/2005, 16:52
O preço tá bom pacas.............

EDIT: Só lembrando, este sistema NÃO SERVE para uso na rua. É PARA JIPES EXCLUSIVAMENTE DE TRILHA OU DE TRIAL!!!!

Abraços,

regis
03/05/2005, 17:32
Acabei de receber a informação do Marcel que é R$250,00 das mangueiras :wink:

Abraços comprando 2 cilindros :twisted: :twisted: :twisted:

Beto Lacerda
03/05/2005, 18:12
um vai por na traseira??? :shock: :twisted:
[]'s

regis
04/05/2005, 07:54
Vc quer que eu ponha na sua traseira? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Beto Lacerda
04/05/2005, 12:23
Vc quer que eu ponha na sua traseira? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: na minha não mas na do carro fique a vontade , chega qdo ???
[]'s

regis
04/05/2005, 13:10
ainda estou esperando pra ver quem quer, para fazer o pedido

Vai um ai?

Abrass

Beto Lacerda
04/05/2005, 14:03
Régis vc sabe que eu so afinzaço de ter um treco desses no meu cj , mas como ainda pretendo usar na rua e me manter na modificados , fullhidro é proibido p/ mim , mas que o prço ta tentador ...
[]'s

Marcos Ojeda
10/05/2005, 08:33
Régis quantos somos, ou não rolou nada ?

regis
10/05/2005, 08:51
Vamos lá, até agora

Válvula + Coluna:

1- Marquinhos Coyote
2- Stephan
3- Mak
4- Rodrigo/Edvaldo
5- Régis
6 e 7 - Ilídio/Pomelli (2 unidades)

Total 7 Unidades

Cilindro:

1- Marquinhos Coyote
2- Stephan
3- Mak
4 e 5- Régis (2 unidades)
6 e 7- Ilídio/Pomelli (2 unidades)

Posso fechar o Pedido???

O Rodrigo tá tentando a Válvula e coluna mais barato um pouco :wink:

Abraços

equipeminas4x4
10/05/2005, 10:52
O animale, olha pra mim um orbitrol com 80cm3 de deslocamento, qtos que custa.....

[]´s

billj
10/05/2005, 10:58
Acho que não se aplica a nenhum dos compradores, mas vale lembrar de uma coisa. A direção full-hydro não deveria ser permitido na categoria Modificados em 2006.

Pelo menos eu vou fazer campanha neste sentido........ :wink:

Abraços,

Beto Lacerda
10/05/2005, 11:36
A direção full-hydro não deveria ser permitido na categoria Modificados em 2006.
é o que foi decidino né ??? pois :

Régis vc sabe que eu so afinzaço de ter um treco desses no meu cj , mas como ainda pretendo usar na rua e me manter na modificados , fullhidro é proibido p/ mim
to confiando que a coisa ficou seria e que o regulamento vai ser mantido por pelo menos um ano ...
[]'s

billj
10/05/2005, 11:41
Beto,

Até que sei, não tem nada decidido ainda. Mas estou botando fogo no )*( :shock: do Régis para sair logo as especificações de veículo UBROC 2006 para que possamos saber dos requisitos e restrições de cada categoria.

Estou ajudando com este documento, mas no final, a bola é da UBROC.......

Abraços,

Beto Lacerda
10/05/2005, 12:04
é esse regulamento ta demorando a sair , nem sabemos se as discussões serão ouvidas por eles ...
[]'s

regis
10/05/2005, 12:16
Ôu.... dá pra parar de zoar o tópico da compra da Full Hydro?????? Vou pedir pra te moderarem .... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O regulamento demora pra ficar pronto mesmo, mas pode ter certeza que o que vai sair é consenso da maioria.

Beto Lacerda
10/05/2005, 12:26
Não to zuando não Régis , vc sabe que só num to comprando essa jaca ai pelo regulamento , mas se num for sair , ou se num for aquilo que por enquanto é consenso da maioria eu vou perder essa oportunidade de comprar a um preço bem melhor que o normal a toa ... vou parar por aqui que daqui p/ frente ia ser mimimimi :mrgreen:
[]'s

Gilbertojipeiro38
10/11/2005, 20:42
estou terminando demontar a direcao hidrostatica na minha gaiola e estou querendo saber qual a reaçao de controle no volante quando o motor morre numa descida ou subida ( em tratores eu por experiencia propia que eh um desastre)

Alguem ja usou a bomba eletrica do astra ( stock car)

Sandro Tannuri
10/11/2005, 20:51
Gilberto,

Depende da orbital, algumas tem uma "bomba" interna que garante o funcionamento com motor desligado. Eu ja testei e funciona. :concordo:

Eu uso a bomba eletrica do Astra no Stock :mrgreen: , cuidado com a instalação. E muito facil instalar errado a parte eletrica.

Abraços,

Gilbertojipeiro38
11/11/2005, 08:20
Sandro

da pra controlar com o motor desligado? Estou preocupado no caso de uma trilha e o motor pifar.
A bomba do Astra nao esquenta muito?

Sandro Tannuri
11/11/2005, 21:10
Da para controlar o carro mas não da para manobrar empurrando com o motor desligado. Fica insuportavelmente dura.

Não sei se esquenta, sei que queima.

Abraços,

Alexandre Souto
25/02/2011, 00:51
Moderadores, podemos continuar o papo de fullhidro neste mesmo tópico? :pensativo:

Gostaria de saber sobre este kit::::

http://www.offroaddesign.com/catalog/PSC-Details.htm

Alguém conhece ou usa!????

Obrigado e espero que entendam minha duvida sobre o tópico.

E obrigado pelas respostas, se tiverem.... :pipoca:

Absss!!!!

FernandoRisso
25/02/2011, 09:32
Comprei meu pistão e válvula orbitral da PSC. Sensacional!

Não vai se arrepender, agora não sei se a bomba encaixa exatamente em seu motor, alguma adaptação pode ser necessária, mas nada muito complicado.

[]'s

JCJ
25/02/2011, 09:59
Moderadores, podemos continuar o papo de fullhidro neste mesmo tópico? :pensativo:

Gostaria de saber sobre este kit::::

http://www.offroaddesign.com/catalog/PSC-Details.htm

Alguém conhece ou usa!????

Obrigado e espero que entendam minha duvida sobre o tópico.

E obrigado pelas respostas, se tiverem.... :pipoca:

Absss!!!!

Alexandre,

Este kit que vc esta olhando é Hydro Assist e não Full Hydro.

Tem um topico específico sobre HA !

[]´s
JCJ

Alexandre Souto
25/02/2011, 12:46
Comprei meu pistão e válvula orbitral da PSC. Sensacional!

Não vai se arrepender, agora não sei se a bomba encaixa exatamente em seu motor, alguma adaptação pode ser necessária, mas nada muito complicado.

[]'s

Legal Risso, então compraste apenas estas peças e não o kit por inteiro... Ok!?

Pode me dizer, quanto ficou esta brincadeira?

JCJ, penso na fullhydro, tem alguma sugestão!?

Obrigado brow's!!!!!

FernandoRisso
25/02/2011, 15:12
Vai no site da psc www.pscmotorsports.com, lá tem os preço de todos os itens.

Ficou em USS$ 630 tudo, bem mais barato que qq orçamento q recebi por aqui.
Só o pistão aqui era R$ 1.300 (sem os suportes).
O orbitral era mais isso sem a coluna.

Não esquece de fazer a conta direito entre o volume de óleo no pistão e o volume da válvula para ter um esterço de batente a batente similar ao original, senão já era, vai ficar mto sensível.

[]'s

Alexandre Souto
25/02/2011, 15:25
Vai no site da psc www.pscmotorsports.com, lá tem os preço de todos os itens.

Ficou em USS$ 630 tudo, bem mais barato que qq orçamento q recebi por aqui.
Só o pistão aqui era R$ 1.300 (sem os suportes).
O orbitral era mais isso sem a coluna.

Não esquece de fazer a conta direito entre o volume de óleo no pistão e o volume da válvula para ter um esterço de batente a batente similar ao original, senão já era, vai ficar mto sensível.

[]'s

Sabe tudo este Risso!!! :palmas:

Valew pelas ótimas dicas meu camarada, com este valor aproximado fico mais animado!!! Eu e outro amigo....

Estou pensando na possibilidade de usar na FOrDINHA, e teria mais alguma coisa para fazer ao instalar a fullhydro? Reforço de munhões ou estrutural? :lol: desculpa se a pergunta foi "INDIOTA"... :pensativo:

Valew de mais Risso!!!!

Absss!!!!!

FernandoRisso
25/02/2011, 16:46
Pra q vc quer uma fullhydro?
Vai de hydro assist como o JCJ comentou, faz mais sentido pra vc.

Depdendo do pistão vc vai precisar de um eixo novo! :odedo:

[]'s

MaGao
25/02/2011, 18:18
po essa hidro assyst da pra por no meu engesa ? =) eixo dianteiro de rural.. preciso de algo que fique mais leve e mais forte.. pivo, etc..

=))

Diegowillys
20/04/2011, 11:17
Amigos

Vou começar a parte da full hydro. Peço a ajuda de vocês, dêem suas valiosas opiniões.
Meus eixos são rockwell, os pneus são 48" e as rodas 24". O motor é diesel sprint 2.8. Estou dando estes dados para que vocês possam ter idéia das dimensões e peso. Vou usar como bomba hidráulica a bomba original deste motor diesel. O jeep não vai pesar mais de 2000Kg.
O kit que estou pensando é o seguinte:
1)Bomba hidráulica do motor que vou usar no jeep, diesel 2.8 sprint
2)Válvula Orbital com 100cm³/revolução de vazão, do tipo ON(não reativa) com limitador de pressão. Acho que o part number é 150N1038
3)Curso do cilindro +/-40cm ?
4)Diâmetro interno do cilindro de 53mm
5)Haste com diâmetro de 32mm

Perguntas:
1)Qual a vazão da bomba da direção hidráulica do motor sprint 2.8???Será que dá conta???
2)Será que este conjunto terá força suficiente para empurrar os 48" com rodas de 24" ???
3)As dimensões do cilindro estão corretas ???
4)Qual o melhor curso do cilindro para um eixo rockwell???
5)Quero 2 voltas na direção de batente a batente. Será que vai ficar com este jogo de direção???

Agradeço a ajuda

Alexandre Souto
20/04/2011, 12:56
Pra q vc quer uma fullhydro?
Vai de hydro assist como o JCJ comentou, faz mais sentido pra vc.

Depdendo do pistão vc vai precisar de um eixo novo! :odedo:

[]'s

So vi agora Risso....

E continuo com esta duvida!

Kkkkkk

Diegowillys
20/04/2011, 16:59
A fullhydro do amigo Risso têm um cilindro gigante comparado com o que eu estava em mente. As medidas do pistão PSC são 2,5"x1,5"x8", ou seja, 8" diâmetro externo/ 2,5" diâmetro interno/1,5" diâmetro da haste. Se não me engano a bomba hidráulica que o Risso vai usar é a do ômega. Será que com um cilindro deste tamanho 2,5"x1,5"x8" a bomba hidráulica vai dar conta da vazão? Vou ter que rever meus conceitos. Achei que um pistão com estas dimensões resultaria em uma força hidráulica excessiva com capacidade para quebrar o braço do munhão. Andei vendo que o mísero pistão que eu tinha em mente já resultaria em uma força de 1000Kg.
A minha bomba hidráulica original do sprint 2.8 conseguiria deslocar um pistão com as mesmas medidas(2,5"X1,5"X8") com apenas 2 voltas do volante?
Risso, se puder me ajuda aí. Grato!

FernandoRisso
20/04/2011, 18:01
Diego,

2 voltas de batente a batente é pouco, a direção vai ficar extremamente sensível, se vc pretende fazer algum tipo de deslocamente, vai ser mto ruim dirigir e controlar o jeep.

As medidas do pistão que tenho são: 2,5" diâmetro externo, 1,5" diâmetro da haste e 8" de curso.

Fiz os cálculos para 3,4 voltas com o pistão de 2,5"x1,5"x8" e um válvula de 125cm³. Pelo que conversei a bomba do omega tem vazão suficiente para tocar esse pistão, não lembro exatamente os #s, mas vc não deve ter esse problema. Nesse tópico aqui tem uma planilha fullhydro calcultor para fazer essa conta de batente a batente com pistão e vazão da orbital.

Os gringos usam até pistão de 10" de curso, mas tiram os batentes de direção para isso.

Divide umas fotos, principalmente suspensão, o resto é detalhe.

[]'s

Diegowillys
20/04/2011, 19:21
Fernando

Muito obrigado pela ajuda. Meu jeep está sendo fabricado a 150Km de onde moro. Neste feriado de páscoa vou matar a saudade dos meus Rockwell, vou tirar algumas fotos e começar a reunir material pra abrir tópico. Tenho até vergonha de mostrar meu humilde projeto, vocês estão com projetos com nível muito superior. Só admirando :palmas:! Não tenho o conhecimento de vocês, nem acesso a uma mão de obra tão especializada(saiba fazer uma 4link perfeita por exemplo) que meu dinheiro possa pagar, cada um se vira como pode. Por exemplo, paguei R$360,00 nos meus 4 amortecedores(novos) com 12" de curso mas são do caminhão 1114, a suspensão fui de 3 link(IVI) mesmo.
É o seguinte, já decidi, vou fazer o pistão com as mesmas dimensões do teu PSC, 8"de curso/2,5"diâmetro externo/1,5" de haste.
Qual é o diâmetro interno do cilindro, é exatamente o mesmo do diâmetro externo da haste?
Poderia me dar alguma dica de onde posso comprar esta válvula orbital de 125cm³ de deslocamento.

Mais uma vez, muito obrigado!
Abraço

fugger
20/04/2011, 19:25
...Fiz os cálculos para 3,4 voltas com o pistão de 2,5"x1,5"x8" e um válvula de 125cm³. Pelo que conversei a bomba do omega tem vazão suficiente para tocar esse pistão, não lembro exatamente os #s, mas vc não deve ter esse problema.

Opa, isto é muito interessante :pensativo: Essa bomba que vc está falando é aquela pequena, usada no 4.1 mpfi e também nos Volks???

[]´s

FernandoRisso
20/04/2011, 20:49
Diego,

Dividi o projeto, às vezes só de olhar dá pra ajudar em alguma coisa e só de ter rockwells já é um belo projeto!
O diâmetro interno é 1,5".
Qto à válvula, procure nesse lugar www.fluidpower.com.br. Não sei se há algo mais próximo de vc, mas vale consultar esses caras, eles são revendedores especializados charlynn. Procure por danfoss tb, mas prepare o bolso, não vai ser barato, pelo menos uns R$ 1 mil e alguns.

Fugger, é a própria.

[]'s

Diegowillys
03/05/2011, 17:10
Consegui um orbitrol da Sauer Danfoss modelo OSPC 125 OR com vazão de 125 cm³ (novo na caixa) por R$665,00:euforico:. O pequeno porém:?:, é OR. Um orbitrol ON com a mesma vazão custa em torno de R$1.200,00. O vendedor disse que as pessoas substituem os ON por OR porque é bem mais barato, é um procedimento muito freqüente. Diz ele que funciona do mesmo jeito. O vendedor disse que se comprar mais de 3 unidades ele faz a R$610,00/cada. Tô afim de encarar este OR mesmo, o que vocês acham?
O que vai acontecer na direção pelo fato de ser OR e não ON?

Obrigado

Diegowillys
04/05/2011, 19:30
Consegui um orbitrol da Sauer Danfoss modelo OSPC 125 OR com vazão de 125 cm³ (novo na caixa) por R$665,00:euforico:. O pequeno porém:?:, é OR. Um orbitrol ON com a mesma vazão custa em torno de R$1.200,00. O vendedor disse que as pessoas substituem os ON por OR porque é bem mais barato, é um procedimento muito freqüente. Diz ele que funciona do mesmo jeito. O vendedor disse que se comprar mais de 3 unidades ele faz a R$610,00/cada. Tô afim de encarar este OR mesmo, o que vocês acham?
O que vai acontecer na direção pelo fato de ser OR e não ON?

Obrigado

Não consegui entender o que exatamente vai acontecer pelo fato do orbitrol ser reativo.
Texto extraido do catálogo da Sauer Danfoss:
Open center steering units have open connection between pump and tank in the neutral position. In open center steering systems, pumps with fixed displacement are used.
Open center Reaction(OR):With reaction steering units any external forces acting on the steered wheels result in a corresponding movement of the steering wheel when the driver is not steering the vehicle.
Open center Non-reaction(ON):With non-reaction steering units there is no corresponding movement of the steering wheel when the driver is not steering the vehicle.
OSPC: Steering unit with integrated valve functions
OSPC OR in the table below have all the following valve functions incorporated:• check valve in P-port• relief valve • suction valves

Diegowillys
05/05/2011, 13:19
Por favor, alguém poderia me ajudar na pergunta sobre OR ou ON(página 11)?
Obrigado

Skull Crusher
05/05/2011, 15:21
Por favor, alguém poderia me ajudar na pergunta sobre OR ou ON(página 11)?
Obrigado

ON é melhor pra ti por permitir que você dirija sem preocupação de algum tipo de reação ao volante por conta de impactos dos pneus em algum obstáculo (bump steer).

[]s

Supercharger
05/05/2011, 16:08
Diego, lendo ali vi que se trata de um feedback no volante. Em se tratando de um sistema hidráulico, onde força não falta, acho que no caso de alguma coisa empurrar as rodas com muita força, ON quebra os componentes, OR quebra os teus braços...

Será? :shock:

Skull Crusher
05/05/2011, 16:39
Tio, lição de casa pro cê e outros que se interessam e precisam beber na fonte...rs:
http://www.sauer-danfoss.com/stellent/groups/publications/documents/product_literature/520l0468.pdf#page=25

Leia, releia, se tiver dúvidas pergunte...é uma aula sobre dimensionamento hidráulico em sistems integrados de direção hidrostática, com cálculo de torque, dimensionamento de atuadores e mais...qualquer coisa você pergunta...e também evita o Alzheimer prematuro...heheheh

[]s

Skull Crusher
05/05/2011, 17:00
290409

Pra você entender: vê as válvulas limitadoras de pressão pré-operadas (as duas que aparecem a mais no circuito ON)?

Então, são elas que serão responsáveis por poupar seus braços dos trancos quando sua jaca encontrar obstáculos pela frente...rs...o circuito OR por ser reativo, funcionará como os sistema mecânicos de esterço dos tratores Massey 50, 275 ou Valmet 65/75/85e por aí vai...haja braço e talas pra gesso! A cada encontro com obstáculos, as válvulas se abrem conforme pré-ajuste e descarregam o excesso de pressão gerado pelo "bump" diretamente ao reservatório, em vez de fazer passar o fluxo reativo pelo "orbitrol", que na verdade é uma vávula medidora, evitando de fazer girar o volante preso a ela.

[]s & se cuida caboclo! rs

Diegowillys
06/05/2011, 10:03
Muito obrigado pela ajuda! Não fosse pelos amigos do fórum com certeza não teria conseguido dar andamento ao meu projeto, quer diser, não teria nem iniciado meu willys pois tudo começou depois que eu vi um ROCKWELL aqui no fórum, foi amor a primeira vista.
Vamos lá, pelo que entendi a direção reativa só dá bump steer quando em posição neutra(linha reta) quando o motorista não está exercendo nenhum esforço na direção. Sendo assim ao menor esforço do motorista na direção o efeito bump steer é eliminado ficando praticamente imperceptível pois a contra resposta ao bump steer tem a ajuda da absurda força do sistema hidrostático. Acredito que com o sistema OR a resposta da direção quando em posição neutra(linha reta quando o motorista não está exercendo nenhum esforço na direção) é igual ao sistema original de qualquer carro com direção hidráulica, dá pra sentir as imperfeições do solo mas nada que arranque a direção da mão do motorista. Acho que a força do bump steer deve ser sentida com pouca intensidade na direção. Estou quase decidido a assumir este pequeno inconveniente e comprar o sistema OR, afinal são apenas 600,00 pilas novo na caixa e com garantia.
Será que este sistema OR permite que a direção volte para o centro sozinha(alinhamento de rodas)???
Mais uma vez obrigado pela ajuda
[]'s

Diegowillys
06/05/2011, 11:59
No sistema ON tem duas válvulas, a válvula de alívio(relief valve) e a válvula de choque(shock valve). No sistema OR só tem a válvula de alívio, não tem a válvula de choque. No orbitrol OR de 125cm³/r a válvula de alívio(relief valve) só abre com 200 bar de pressão(muita pressão!), esta válvula serve pra limitar a força exercida no sistema(pistão hidráulico sob o munhão), acho que um leve bump steer só existe quando o orbitrol está neutro. Além disso a força contrária(sentido inverso pneu,cilindro,orbitrol,direção) deve encontrar grande decréscimo de forças pelas restrições hidráulicas e mecânicas. Por exemplo, deve ser muito difícil e exigir muita força conseguir algum movimento na direção empurrando o pneu, no meu caso será necessário movimentar um pneu de 48" montado em uma roda de 24", comprimir um cilindro hidráulico com 2,5" de diâmetro que por sua vez mandará pressão de óleo por apertadas mangueiras para só então chegar no orbitrol e direção. Não entendo nada de hidráulica, mas acho pouco provável uma força contrária violenta neste sistema.
Por favor, me corrigam se estiver errado.
Obrigado

Skull Crusher
06/05/2011, 13:14
Como alguém que pergunta pode responder a própria pergunta? Isso é uma coisa estranha...outra coisa estranha...pede auxílio, a gente vem e explica como a tralha toda funciona e você vem e reexplica tudo errado e pergunta novamente se está certo e diz não entender nada de hidráulica...rs

Bom, faz o seguinte: liga na Sauer-Danfoss, gasta seu inglês e sane suas dúvidas lá. Ah, e peça pra mudarem seu tópico da secção Hardcore pra a de Newbies!

Ah, parei...get alive, get a job!

Sorry guys, I could not help myself with this nut!

Xavier4x4
06/06/2011, 21:51
Amigos tenho um jeep com motor 2.8 diesel da ranger e usa direcao hidraulica de f1000 ( com a bomba original do motor da ranger) . Hoje estou com pneus bf mud de 37" e a direcao esta muito pesada quando tento girar o volante com o carro parado. Semana que vem devo estar recebendo uns pneus super swmper 42"x19" que comprei a um tempo atras. Uso meu jeep para tudo, viajar e fazer trlhas e tudo mais. Gostaria de fazer uma pergunta que para alguns possa parecer estupida, mais gostaria que alguem me ajudase. Nao quero colocar direcao full hidro pois nao quero limitar meu uso em trilhas. Gostaria de saber se e possivel eu usar a direcao original do carro e masi uma full hidro em paralelo mais sem uma usar partes da outra com a hidro assist. A parte da instalacao eu ja pensei. Agora, se eu fisesse algo assim hipoteticamente, daria certo ou a full hidro iria destruir a direcao hidraulica?
Obrigado

Abracos

xicoffck
06/06/2011, 22:57
Amigos tenho um jeep com motor 2.8 diesel da ranger e usa direcao hidraulica de f1000 ( com a bomba original do motor da ranger) . Hoje estou com pneus bf mud de 37" e a direcao esta muito pesada quando tento girar o volante com o carro parado. Semana que vem devo estar recebendo uns pneus super swmper 42"x19" que comprei a um tempo atras. Uso meu jeep para tudo, viajar e fazer trlhas e tudo mais. Gostaria de fazer uma pergunta que para alguns possa parecer estupida, mais gostaria que alguem me ajudase. Nao quero colocar direcao full hidro pois nao quero limitar meu uso em trilhas. Gostaria de saber se e possivel eu usar a direcao original do carro e masi uma full hidro em paralelo mais sem uma usar partes da outra com a hidro assist. A parte da instalacao eu ja pensei. Agora, se eu fisesse algo assim hipoteticamente, daria certo ou a full hidro iria destruir a direcao hidraulica?
Obrigado

Abracos

cara tudo é possivel quando se trata de mecanica, mas creio que não valerá a pena pois a cada trilha seria um trampo enorme, pois para isso funcionar , tu teria de fazer um sistema em que desligasse a FULL HIDRO dos munhões e ligace o sitema da f1000, pois não da pra manter o pistão hidraulico ligado aos munhoes quando o trabalho de esterção estara sob responsabilidade do da f1000...

ou senão usaria a valvula OR, e com um sistema de desligar as barra de direção que sai volante para a bomba, e ligar esta mesma barra na cx de f1000

não sei se tu entendeu o que eu quis dizer,ou se eu consegui explicar o que eu estava pensando mas qualquer duvida me add no msn que te explico, pois de hidraulica eu entendo um pouquinho... xico@toppacaralhu.com

abraços

FernandoRisso
07/06/2011, 10:50
Xavier, hydroassist é a melhor solução:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/48888-hydro-assist.html

Boa sorte com os pneus, eles serão o começo de uma série de mudanças. Coragem!

[]'s

xicoffck
07/06/2011, 11:03
Xavier, hydroassist é a melhor solução:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/48888-hydro-assist.html

Boa sorte com os pneus, eles serão o começo de uma série de mudanças. Coragem!

[]'s

também é uma otima solução porém pelo o que entendi o xavier não quer isso... eu acho ...
eu usaria hydro assist tbem!

Xavier4x4
07/06/2011, 11:46
Amigos, fiz um desenha tentando explicar melhor o que eu quero dizer. Nao desenhei as bommbas para facilitar o desenho.
Mas da uma olhada ai e me fala o que acha.
Obrigado

296393

xicoffck
07/06/2011, 12:10
entendi xavier, mas pelo teu desenho vale mais a pena fazer o hydro assist cara, ao invéz de tu usar aquela caixa movida atravez de engrenagens, tu usaria uma saida direto da caixa de f1000, eliminando aquela caixa que tu falou...

pois se deixar uma segunda caixa ali toda vez que tu virar o volante o pistão vai se mover também, e isso seria exatamente o mesmo efeito do hydro assist, porém com uma caixa a mais para dar problemas...

abs

Xavier4x4
07/06/2011, 15:23
Entendi, a Hidro assist é feita da forma que desenhei, somente eliminando a segunda caixa e colocando os conduites de oleo na caixa da F1000?
Por que que quem usa Full hidro não prefere usar hidro assiste, já que poderia usar o carro "normalmente" na rua?
Alguem já fez ou sabe onde devo fazer os furos na caixa da F1000 para fazer o hidro assist?

entendi xavier, mas pelo teu desenho vale mais a pena fazer o hydro assist cara, ao invéz de tu usar aquela caixa movida atravez de engrenagens, tu usaria uma saida direto da caixa de f1000, eliminando aquela caixa que tu falou...

pois se deixar uma segunda caixa ali toda vez que tu virar o volante o pistão vai se mover também, e isso seria exatamente o mesmo efeito do hydro assist, porém com uma caixa a mais para dar problemas...

abs

xicoffck
07/06/2011, 15:50
mais ou menos isso xavier, o porque de não usarem hydro assist ao inves de full hydro não sei te explicar ao certo, mais creio que seja por que o full hydro tem uma robustez maior, e não tem ligação entre o chassis e os munhões...

segue um site que tem onde furar no setor do landau, serve como base:Ford Steering Box Adaptation For Hydro Assist Steering (http://www.therangerstation.com/tech_library/hydro_assist_steering.htm)

abs

Xavier4x4
07/06/2011, 19:06
Beleza, entendi! Mais numa cituacao desta de hidro assist, como os cara fazem para que o pistao hidraulico nao tenha mais ou menos curso que o braco pitmam. Pois ao meu ver, se eles nao se comportarem(mexerem) da mesmo forma, um vai acabar forcando o outro nao???

Acho que eh melhor eu da uma lida no topico de hidro assist....

Um abraco

mais ou menos isso xavier, o porque de não usarem hydro assist ao inves de full hydro não sei te explicar ao certo, mais creio que seja por que o full hydro tem uma robustez maior, e não tem ligação entre o chassis e os munhões...

segue um site que tem onde furar no setor do landau, serve como base:Ford Steering Box Adaptation For Hydro Assist Steering (http://www.therangerstation.com/tech_library/hydro_assist_steering.htm)

abs

Skull Crusher
07/06/2011, 20:22
O limite de qualquer sistema, seja ele Full Hydro ou Ram Assist deve ser o fim de curso do próprio Ram...dessa forma, se você partir pro Ram Assist e furar, roscar e tomar pressão em sua caixa de direção regular, antes do fim de curso do Pitman o atuador (Ram Assist) deverá ter chegado ao seu final de curso.

[]s & qualquer coisa grita aê!

xicoffck
07/06/2011, 22:39
O limite de qualquer sistema, seja ele Full Hydro ou Ram Assist deve ser o fim de curso do próprio Ram...dessa forma, se você partir pro Ram Assist e furar, roscar e tomar pressão em sua caixa de direção regular, antes do fim de curso do Pitman o atuador (Ram Assist) deverá ter chegado ao seu final de curso.

[]s & qualquer coisa grita aê!

exatamente !:concordo:

Mirim
28/09/2011, 23:21
Galera vou colocar uma dire;áo dessas no melecáo tambem.
Náo tenhu duvidas mas tenhu controvercias.
Jah li tudo ai pra traz e tow descidido.:bye:

Marisco Off Road
29/11/2011, 08:42
Pessoal,

Em busca de mais infos sobre o sistema, recebi este link do amigo Marcel, onde tem uma aula completa sobre Full Hidro, material muito bom, segue:

Pirate4x4.Com - Extreme Four Wheel Drive (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Hydro_Steering/index.html)
Pirate4x4.Com - Extreme Four Wheel Drive (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Hydro_Steering/index1.html)
Pirate4x4.Com - Extreme Four Wheel Drive (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Hydro_Steering/index2.html)
Pirate4x4.Com - Extreme Four Wheel Drive (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Hydro_Steering/index3.html)

Agradeço ao Marcel pela Informação!

Abs,

marcelo_manaloa
16/12/2011, 08:50
Minha Chevy com Full...
http://i48.servimg.com/u/f48/15/08/23/20/img00524.jpg (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=507&u=15082320)
http://i48.servimg.com/u/f48/15/08/23/20/img00012.jpg (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=461&u=15082320)
http://i28.servimg.com/u/f28/15/08/23/20/img00034.jpg (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=398&u=15082320)

rodrigo camper
16/12/2011, 10:20
Loca hem!!

Diz ai...

Transmite segurança?
Eliminou por completo o sistema original?

FernandoRisso
16/12/2011, 10:56
Marcelo,

Qual o pistão e especificação da válvula?

Abs,

fugger
16/12/2011, 11:05
Puxa, que blz de fotos hein?? :palmas:

Ajudou pra k7 quem pensa em fazer um sistema destes.

[]´s

DJunior
07/05/2012, 20:34
All,

Qual é o melhor óleo para utilizar na Full Hydro? Qualquer um de direção hidraulica serve?

Abraços,

Dirceu

marcelo_manaloa
15/06/2012, 08:00
eu uso o DEXRON III.

marcelo_manaloa
15/06/2012, 08:03
Loca hem!!

Diz ai...

Transmite segurança?
Eliminou por completo o sistema original?
Comecei a usar full em 2006, no jeep de trilha e no de cidade. viajo faço trilhas ate encardir. não uso outra mais.
basta usar o que tiver de melhor no mercado que não terá dor de cabeça.

marcelo_manaloa
15/06/2012, 08:04
Marcelo,

Qual o pistão e especificação da válvula?

Abs,

peguei as medidas da Ensimec e eu mesmo fiz.

DJunior
15/06/2012, 22:37
eu uso o DEXRON III.

Valeu Marcelo...

Abraços,

Dirceu

Murillus
22/08/2012, 17:58
vou acompanhando o topico so por curiosidade ja que so uso pneus 33...

jipeirodesdepequeno
30/12/2012, 22:40
pessoal

to procurando um kit full hydro para eixos do reo, alguem sabe o curso ideal do pistão e a vazão ideal? e a valvula?
será que esse serve? Direção Hidrostática Full Hydro Trail Gear Offroad 4x4 - R$ 2.499,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456208164-direco-hidrostatica-full-hydro-trail-gear-offroad-4x4-_JM)

[]s

JCJ
31/12/2012, 11:36
Quase tudo o que precisa saber pra virar essas bigornas. :mrgreen:

Search results for: 'rockwell' (http://www.pscmotorsports.com/catalogsearch/result/?q=rockwell)

Que pneu vai usar ?

[]´s
JCJ

jipeirodesdepequeno
31/12/2012, 12:31
Quase tudo o que precisa saber pra virar essas bigornas. :mrgreen:

Search results for: 'rockwell' (http://www.pscmotorsports.com/catalogsearch/result/?q=rockwell)

Que pneu vai usar ?

[]´s
JCJ

A principio vai ser pneu agricola 44x17,5 :mrgreen:
andei pesquisando na psc, mas o kit só achei pra traseira, a dianteira faltaria o orbitol, coluna.... esse do link que mandei a vantagem que é o kit e ja se encontra no brasil será que funfa nos rw? :mrgreen:

[]'s

JCJ
31/12/2012, 13:14
A principio vai ser pneu agricola 44x17,5 :mrgreen:
andei pesquisando na psc, mas o kit só achei pra traseira, a dianteira faltaria o orbitol, coluna.... esse do link que mandei a vantagem que é o kit e ja se encontra no brasil será que funfa nos rw? :mrgreen:

[]'s

Traseiro ??? Esse link que passei tem o cilindro, orbitrol, coluna de direção etc .... então obviamente é para a dianteira !!!

Lá tem kit traseiro também com vávula direcional e não inclui orbitrol porque subtende-se que quem vai fazer rear steer já tem orbitrol sendo usado no eixo dianteiro !

Vi seu link, mas fica mais fácil comprar algo se tiver informação das medidas e lá não tem nenhuma !

[]´s
JCJ

jipeirodesdepequeno
31/12/2012, 15:28
Traseiro ??? Esse link que passei tem o cilindro, orbitrol, coluna de direção etc .... então obviamente é para a dianteira !!!

Lá tem kit traseiro também com vávula direcional e não inclui orbitrol porque subtende-se que quem vai fazer rear steer já tem orbitrol sendo usado no eixo dianteiro !

Vi seu link, mas fica mais fácil comprar algo se tiver informação das medidas e lá não tem nenhuma !

[]´s
JCJ

Agora entendi kkkkk imaginei "end" = fim = para traseira hehehe

Rockwell 3.0" Double End Steering Kit with NO Pump-FHK300P : Full Hydraulic Steering Systems and Components, Full Hydraulic Steering Kits | PSC Motorsports - performance steering components, power steering (http://www.pscmotorsports.com/rockwell-3-0-double-end-steering-kit.html)

artursegalin
15/05/2020, 17:16
Boa tarde. Esse sistema de direcao ainda tens para vender ??