PDA

Ver Versão Completa : Novato aceitando sugestões!

Luciano Faria
17/03/2005, 22:23
Olá a todos!

Há muito tempo tenho vontade de comprar um jeep para passear nos finais de semana. Estou procurando um cj5 com chassis, documentos e câmbio/redução em ordem. O resto não é importante pois pretendo mexer em tudo.

A princípio quero usar o jeep para trilhas leves ou médias, no máximo. Assim imagino que possa usá-lo para rodar na cidade de vez em quando.

Os motores do opala 4 cilindros ou da S-10 dariam conta do recado? Qual deles seria mais vantajoso para o uso que o jeep vai ter? Alguma outra sugestão?

No quesito suspensão (lá vem a heresia...), é possível dar uma "amaciada" no bicho, tornando-o um pouco mais confortável sem alterar muito a capacidade vencer obstáculos encontrados em trilhas de nível médio? No site da Donatti 4x4 há um kit FES que se adapta entre o feixe de molas e a longarina do chassis e promete melhorar a estabilidade, elevar a carroceria e nivelar o chassis em relação aos eixos. Alguém usa ou já usou?

Pretendo também instalar freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica (exigência da patroa que também quer pilotar a viatura...) e uma capota de fibra.

Todas as sugestões são bem-vindas.

Abraços,
Luciano

Giovani
17/03/2005, 22:40
A princípio quero usar o jeep para trilhas leves ou médias, no máximo. Assim imagino que possa usá-lo para rodar na cidade de vez em quando.

Os motores do opala 4 cilindros ou da S-10 dariam conta do recado? Qual deles seria mais vantajoso para o uso que o jeep vai ter? Alguma outra sugestão?

No quesito suspensão (lá vem a heresia...), é possível dar uma "amaciada" no bicho, tornando-o um pouco mais confortável sem alterar muito a capacidade vencer obstáculos encontrados em trilhas de nível médio? No site da Donatti 4x4 há um kit FES que se adapta entre o feixe de molas e a longarina do chassis...

:D Olá Luciano!!!

:D Seja bem vindo ao Fórum 4x4 Brasil. Para um jeep com essa pretenção de uso, creio que um motor AP 1.8 ou 2.0 seria uma opção mais econômica, tanto na hora da compra como pelo consumo. Esqueça o Kit FES! Vou levar umas pedradas do pessoal que o defende :roll: , mas definitivamente não é algo para ser pôr em um jeep! Se quiser maciez e estabilidade, mexa em molas e amortecedores. Hoje, creio que um Kit de molas de Toyota (Com suportes, jumelos, etc) é o melhor up grade para a suspensão do Jeep. Barato, simples e dá resultado. Amortecedor é uma questão pessoal, tem que ver o quanto vc quer ele macio, mas pra esse uso, os traseiros da Ranger seriam muito bons. :wink:

[]'s

Luciano Faria
18/03/2005, 01:28
Olá Giovani!

Legal a sua idéia de pôr um AP no CJ. Qual câmbio eu poderia usar? Li aqui no fórum que o câmbio do chevette 5m é o mesmo da C20 e que vai muito bem com um AP. Essa informação procede?

Adaptar os feixes de molas e os jumelos da toyota é complicado? Só essas peças são necessárias ou precisarei de outras? Adaptando essa suspensão posso levantar a carroceria em uns 10cm ou mais em relação aos eixos?

Um abraço,
Luciano

Giovani
18/03/2005, 01:59
Olá Giovani!

Legal a sua idéia de pôr um AP no CJ. Qual câmbio eu poderia usar? Li aqui no fórum que o câmbio do chevette 5m é o mesmo da C20 e que vai muito bem com um AP. Essa informação procede?

Adaptar os feixes de molas e os jumelos da toyota é complicado? Só essas peças são necessárias ou precisarei de outras? Adaptando essa suspensão posso levantar a carroceria em uns 10cm ou mais em relação aos eixos?

:D Grande Luciano!!!

:D Pode ficar com o original. 3 ou 4 marchas, vc anda tranqüilo à 110 Km/h ou mais se o resto do jeep estiver em condições. Não precisa outro. Só se vc quiser um escalonamento melhor, aí opte pelo Clark 2215, 5 marchas, que equipava a F-1000. Existem Kits de adaptação para esses conjuntos, que valem cada centavo. Evite fazer gambiarras nessas adaptações. Pesquise "DeepTec", que vc acha os Kits.
Para a suspensão, existe um Kit, acho que é da FF Molas, que vem com tudo que é necessário. A instalação é simples. Se quiser aumentar a altura, faça SPOA (Spring Over Axle - Molas sobre os eixos). Esse já é um trabalho pra profissional, é preciso girar os diferenciais, para que os cardãs não escapem. Pesquise aí no Fórum que vc encontra uma larga discussão sobre isso. :wink:

[]'s