Ver Versão Completa : {Duvida} Motor carro x moto
eai gente, estou construindo um kart cross, com motor traseiro, por isso preciso de um, moto com refrigeração liquida, escoli um de 1000cc, de moto, Fireblade ou R1, que comprarei usado ou em leilão, ainda nao sei.
A duvida veim agora, pois estava pensando é o motor de carro 1.0 tbm tem 1000cc, e é concerteza mais facil de axar, e de mante-lo, e agora ficou a duvida, qual é melhor? tanto a potencia final, peso, e tamanho?
ja que vou colocar, num kart cross, o projeto comporta, um motor de 1000cc de moto.
o motor de carro não serve pra esse tipo de adaptação, é muito grande e se tu for ver o de moto vai render bem mais ...
sem falar que com o motor de carro talvez tu precisasse de um cardã tbm, isso nao seria inviável mas dai ja fica um projeto muito caro, e sendo assim seria muito melhor uma gaiola feita do zero com motor ap ...
eu certamente colocaria o motor de moto, talvez vc tbm poderia usar o motor de xt 660 que é bem forte, porém quem quer um kart cross poderoso como seria um com motor 1000cc vai gastar mesmo, não adianta.
quando tiver pronto com ele mande fotos aqui no tópico :mrgreen:
Alguem sabe +/- o preço de um motor de 1000cc ou o de 600cc? eu andei pesquisando e roda no valor de uns R$6.000 é isso?
deve estar em torno disto mesmo, olhe o tópico acho que é big kart cross uma coisa assim, o cara fez um kart cross com motor da kawasaki eu acho, podes tentar entrar em contato com ele ...
bajeiro do sul
27/07/2010, 16:49
o motor de carro não serve pra esse tipo de adaptação, é muito grande e se tu for ver o de moto vai render bem mais ...
sem falar que com o motor de carro talvez tu precisasse de um cardã tbm, isso nao seria inviável mas dai ja fica um projeto muito caro, e sendo assim seria muito melhor uma gaiola feita do zero com motor ap ...
eu certamente colocaria o motor de moto, talvez vc tbm poderia usar o motor de xt 660 que é bem forte, porém quem quer um kart cross poderoso como seria um com motor 1000cc vai gastar mesmo, não adianta.
quando tiver pronto com ele mande fotos aqui no tópico :mrgreen:
Amigos, precisa ser definido para qual uso sera feito o kart cross, se é para arrepiar em pistas, tipos para zerinhos no asfalto e coisas assim, ou é para brincar nas dunas e estradas de terra ou grama. Mas de todas as formas vc ja andaram com um Kart cross? Conseguem controlar um veiculo de baixissimo peso , com uma cilindrada tão alta? Eu se fosse vcs, começaria com um motor de 250 cilindradas que ja estaria muito bom. Tenho um amigo aqui, com um motor de moto 200 cilindradas que corre com kart cross em estradas de terra e chega a 100Km/h, e olha que ele tem experiencia, e as vezes é dificel controlar este motorzinho, imagina um motor de 1000 cilindradas, é quase um suicidio, a não ser que vc saiba muito bem o que esta fazendo
abraços
sim, amigo, eu pretendo fazer os zerinhos, brincar na praia, pegar umas trilhinhas, 8-)
só que eu quero um motor beim forte, para não fazer feio, é tipo se eu meter um de 200, eu acho que ele vai esquentar poi so motor é atras, :sad: ai eu axo que so os motores mais "valentes" que tem a refrigeração liquida, que seria a melhor no caso, no entando eu não tenho experiencia alguma com karts cross, só com os karts comuns, :S
nen vi que o cara não queria competir mesmo(muito desligado), nao tem a necessidade de um motor 1000cc pra isso, e nen de refrigeração líquida, mas caso use mesmo um motor com refrigeração liquida vc nao precisa de 1000cc eu acho que o motor da agrale ja é o bastante, apesar de nunca ter visto nenhum motor refrigerado a ar num kart cross esquentar ...
motor bom pro kart seria o de agrale dai, se arrumar o escapamento nao faz muito barulho, mas eu iria com motor de xr 200 como o bajeiro falou é demais, o de cg 150 ja ta ótimo mas se vc tem medo que o kart cross nao tenha força né ...
vi um hoje com motor de biz, o cara me deixou dar uma volta, o motor realmente é fraco mas o peso da gaiola era muito baixo eu VUEI no kart cross do cara, agora realmente ja penso em nao passar deste motor até aprender a pilotar mesmo, e aí partir pra um motor de xlx 250 ou de xr200 mais que isso nen quero saber ...
na verdade depende mais do pneu pra subir uma duna do que do motor ...
meu colega que tem uma falcon tentou subir uma duna de moto com pneu de uso "misto" e nao conseguiu, coisa que eu subi com a minha dt em 3ª sem nen sentir nada, não foi omelhor exemplo mas acho que na praia, até motor de cg 125 ja proporciona muita diversão ...
pois é me empolguei um pouquinho :parede: mas é isso ai
é eu acho que é meio enviavel, um motor desses, ate porque se eu precisar de força, eu provavelmente so conseguirei, em rotaçoes muito altas, e nem sou doido de tirar todo o " sangue dos cavalos" de um motor desse porte, até por que, o kart não tem estabilidade, numa velocidade de +/- 280 ou mais, será que um motor de falcon, ou até de hornet já deve ta bom, o de falcon, e pela força que ele tem, e o hornet pela refrigeração, eu quero força, para o seguinte, subir dunas, é facil, eu quero para entrar na agua, atraversar rios que dão na metade do pneu, ou passar por dentro de capim, quero um " litle monster" beim valente:dance:
leobnaval
27/07/2010, 21:12
Sem dúvida alguma, para lazer curtir uns passeios e até dar umas esticadas com o Kart cross um motor 1000 de carro estaria ótimo e além do mais a manutenção é muito mais em conta que a mecânica de motos tipo 600 ou 1000, fora a questão de montagem do kart com uma mecânica de carro estará praticamente tudo pronto, afinal já tem caixa de câmbio (com ré, isto é impressindível e muito útil para trilhas) já vêm com homocinéticas, freios, da pra usar o sistema de direção, bancos entre outros é muito mais simples do que fazer um kart com mecânica de moto.
[]s
cara eu andei ja na praia com kart cross, na verdade ele nao é pra subir dunas, é pra andar numa pista de pouco barro/areia lisa ...
o que vc pode fazer é usar um pneu de quadriciclo que dá maior tração, ainda assim um motor de falcon ja é demais, mesmo você querendo potência, não há porque um motor grande e pesado demais no kart cross, eu to de olho em um com rodas aro 14 atras, e motor de xlx250, o cara me disse que quando ele usava um pneu com alguns poucos cravos atras (agora ele colocou um de rua pra vender) o bixo subia até coqueiro, eu pretendo ainda assim usar rodas aro 8 talvez com pneu de quadriciclo ...
olha só um quadriciclo com 100 cilindradas e motor de biz, coisa que vejo bastante aqui nas praias do sul, bem pesado sobe uma duna tranquilo, agora imagine um kart cross com motor de xr 200 com um bom pneu, sobe sim, se tiver embreagem ainda é possível controlar o giro do motor melhor, ficaria 10 ...
então, se é o primeiro que vc usa assim, o bom é ir com calma no motor, imagina vc aprendendo a andar de moto com uma hayabusa, ou aprendendo a dirigir um carro com uma masserati, é o mesmo com o kart cross, não adianta sair acelerando um motor de potência absurda que vc não vai conseguir ..
abraços
quase esqueci, use o motor de xr 200 acredito que seja muito bom já, ou veja se consegue um emprestado, com qualquer motor, talvez até aquele motor de 3.5 hp da fapinha consiga subir uma duna (meio improvável hehe) ...
tem vários tópicos sobre kart cross aqui no fórum, vai olhando eles, tem bastante gente com ideias boas, concerteza vc acha alguma ideia boa pro seu caso ...
valeu
eu denovo aqui, olha só um video de um cara aqui perto da minha praia subindo uma duna com motor 125 cc e a gaiola dele nen gaiola é, na verdade é um kart com pneu de kart cross e motor de cg125, e anda muito, apesar dele pegar velocidade muita gente de moto (inclusive eu:parede::parede: ) ficou parado ali no meio, o que prova que sobe duna motor 125 sim hehe
http://www.youtube.com/watch?v=b3zKnWFpWeY
ta serto que depois nao sobe, mas é por falta de pneu hehe, se tivesse um pneu decente mas era um muito sem cravo nenhum
leobnaval
27/07/2010, 21:54
Só para se ter uma idéia:
CG 125 12,5 cv
Strada 200 19cv
XR 200 17cv
Twister 250 24cv
Tornado 250 22cv
XLX 250 25cv
XLX 350 30 cv
Sahara 350 31,5 cv
Falcon 400 30,6 cv
Suzuki GSX-R 1000 178 cv
Yamaha XT 660 48 cv
Suzuki Bandit 650 78 cv
Suzuki Bandit 1200 98cv
Lembrando que para quem quiser melhor entendimento da aplicação destes motores vai precisar da rotação da potência máxima e dos valores de torque que são tão importantes quanto os de potência.
Abraços, Leo
Pedrão B.
27/07/2010, 22:36
Quer um motor que vai te dar bastante emoção, é barato e refrigerado à agua?
Põe um da RD 350!
[]'s
Flávio Cadore
27/07/2010, 23:51
Quer um motor que vai te dar bastante emoção, é barato e refrigerado à agua?
Põe um da RD 350!
[]'s
Só para atiçar os "gurís"!
Só que o custo de uma destas é de 10.000,00.
Bom, essa ultima foto de kart é o que eu quero fazer, só que não tão gorda, e coma suspenção traseira, parecida o do kart aranha II que é mais encima, leob, em relação, ai motor de kart, qual a sua opnião? o que vc axa? tipo, ela nao vai ficar muito pesado, e derrepende perde estabilidade?
e o motor da sahara? é bom? pelo que vejo ele é beim valente, já que era usado nos rallys,?
o kart que vou fazer é um projeto aranha so que sem aqueles suportes do lado, para o motor que usam no piranha, tipo, aqueles by: edge.
http://http://www.youtube.com/watch?v=v6BOYq5YB8g&feature=related
é esse que eu quero, reparem o espaço que tem atras, é viavel botar um motor de golzinho 1.8 ou um de corsa 1.6?
Ps.: na mensagen anterios eu me referi, a motor de kart, mas eu quiz dizer carro, (:
http://www.youtube.com/watch?v=tP7xv6yiR1A&feature=relatedhttp://http://www.youtube.com/watch?v=tP7xv6yiR1A&feature=related
na minha opnião, eu pegaria um chassi de brasilia, cambio 8x35, motor ap 1.8 ou 1.6, carroceria como estas ae monobloco (tubular, sem chassi) com rodas 14" traseira e 13" na frente, regular a suspensão bem baixa, talvez um turbo com 0,8 bar, 2E, 4x1... iria assombrar o q tivesse por perto ... praias, dunas, e os cambao... e ainda quando chovesse é só colocar um jogo de aros 15" biscoito e ir probarro hehheee aterroriza lá ...hehhe.
muito mais facil de montar, mais barato, e mais aproveitavel...
Comecei num kart cross 125cc de yamaha, em 94, e fiquei apenas 6 meses com ele pq naum tinha como faze trilhas, apenas paga pau nesses lugares publicos...
leobnaval
28/07/2010, 21:13
Bom, essa ultima foto de kart é o que eu quero fazer, só que não tão gorda, e coma suspenção traseira, parecida o do kart aranha II que é mais encima, leob, em relação, ai motor de kart, qual a sua opnião? o que vc axa? tipo, ela nao vai ficar muito pesado, e derrepende perde estabilidade?
e o motor da sahara? é bom? pelo que vejo ele é beim valente, já que era usado nos rallys,?
se for usar mecânica de carro é mais para fazer uma gaiola que um kart cross...
Agora se você quer um kart, da pra começar com um motor 4T 250, qualquer coisa acima disso é maior performance, velocidade e adrenalina...
Abraços, Leo
Eu nem quero parti de uma mecanica de carro, pq posso ficar retido na fiscalização :S, mas leob, falando desses motores de 350, 400, 450cc, qual serio o melhor? tipo o que tem maior torque em menor rotaçoes?
leobnaval
29/07/2010, 19:39
Eu nem quero parti de uma mecanica de carro, pq posso ficar retido na fiscalização :S, mas leob, falando desses motores de 350, 400, 450cc, qual serio o melhor? tipo o que tem maior torque em menor rotaçoes?
Eu não entendo o que você quis dizer com relação ao usar mecânica de carro e ficar retido na fiscalização, porque qualquer veiculo motorizado acima de 49 cilindradas que não estiver documentado pode ser aprendido se estiver rodando em via pública.
Quanto ao motor que possui mais torque em baixa...
motor de automovéis possuem torque em baixas rotações, já os de moto possuem torque em altas rotações, e geralmente a alta potência dos motores de moto são devido a alta rotação que eles atingem.
Em relação a qual motor usar entre estes que você citou, via de regra o que possuir maior cilindrada terá mais torque e potência, embora nem sempre seja assim devido as diferentes tecnologias e uso dos motores, qualquer um dos que você citou podem ser utilizados tanto de 350, 400 ou 450.
De preferência por um motor em bom estado e com partida elétrica, desde 250 a 400cc todos vão lhe proporcionar diversão...
Abraços, Leo