PDA

Ver Versão Completa : Sulco na longarina gv



joaofelipearaujo
26/07/2010, 19:40
Amigos,

Depois de levantar o GV com 1" na frente, 1.1/2" atrás e colocar pneus BF 235/70 16, percebi que os mesmos fizeram sulcos de aprox 2mm nas longarinas, tanto do lado direito quanto no esquerdo. É muito pouco mas alguém já soube de casos que este problema evoluiu para trincas ou até mesmo quebra da longarina? É necessário reparar a longarina?

Alguém tem sugestão para resolver o problema, com baixo custo? É possível regular o curso da direção?

Abraços,

nanito
27/07/2010, 09:46
Mas explica um pouco melhor essa história pq eu não entendi muito bem, os pneus maiores ou o lift que causaram os sulcos de 2mm? Em qual parte da longarina? Nunca ouvi falar de nada parecido com isso.

Ricardo Passoni
27/07/2010, 17:14
Raspou e vc não sentia raspar , e com estão os pneus ?? , agora se desgastou como vc disse e quer reforçar so mesmo soldando uma chapa , mas será que vai quebrar??
abraços

joaofelipearaujo
27/07/2010, 17:18
A causa foi a modificação dos pneus, isto é certo. Ocorre quando a direção é esterçada totalmente para um lado ou para o outro, a linha interna do pneu pega na longarina. Se você virar para a direita, o pneu dianteiro direito pega na longarina e assim também ocorre para o lado esquerdo. Creio que este problema não é novidade mas gostaria de saber é se este dano pode evoluir para problemas estruturais mais sérios como formação de trincas nas longarinas, mesmo que os pneus nem peguem mais nas longarinas.

joaofelipearaujo
27/07/2010, 17:27
Ricardo,

Os pneus estão perfeitos, não mostram nenhum sinal de dano. O carro não rodou nem 2000km após a modificação, inclusive os pneus estão em estado de novos. O dano na longarina foi pequeno e como Eng. Mecânico sei que impossível de afirmar com 100% de certeza se isto será problema sem fazer cálculo estrutural da longarina, simulando este dano. Fazer qualquer tipo de reparo com solda pode ser pior pois existe a possibilidade de fragilizarmos mais ainda a região devido à térmica.

Sei que muitas pessoas já tiveram este problema e a informação que gostaria de ter é um depoimento de experiência de proprietários que convivem com o problema.

nanito
27/07/2010, 20:50
Capaz que vai trincar a longarina por uma raspada de pneu! Só tirou tinta, nem stress!

nanito
27/07/2010, 20:50
Posta uma foto pra gente ver a gravidade da situação!

Newton Guerra
28/07/2010, 15:10
Cara, o pneu raspa quando esterça tudo e só tira a tinta. Entre tirar a tinta e gastar a longarina tem uma diferença muito grande. Tudo bem que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", mas isso deve acontecer depois de uns 500 anos.

A vantagem de raspar sempre é que não enferruja :mrgreen:.

Abraços, trabalhando com resistência dos materiais só que em concreto...

joaofelipearaujo
28/07/2010, 18:17
Newton

No caso do meu GV, tirou a tinta mas é perceptível que atingiu o metal.
Vou tentar resolver para que o pneu não pegue mais na longarina, mas a preocupação é se este dano poderá progredir com ação das cargas que atuam na longarina.

Na verdade, acredito que grande parte dos GV/Tracker com pneus maiores já passaram por este problema. Se isto evoluísse para problemas mais sérios, já seria notícia!

Ricardo Passoni
30/07/2010, 12:02
João tenta dar uma medida com um paquimetro na area que não esta afetada , para poder comparar , com o local que sofreu o desgaste citado , muitas vezes , foi pouco , e não vai afetar tanto assim , ate por que vc vai tirar a causa ( pneu raspando )
Abraços

Bruno Machado
30/07/2010, 13:20
Newton

No caso do meu GV, tirou a tinta mas é perceptível que atingiu o metal.
Vou tentar resolver para que o pneu não pegue mais na longarina, mas a preocupação é se este dano poderá progredir com ação das cargas que atuam na longarina.

Na verdade, acredito que grande parte dos GV/Tracker com pneus maiores já passaram por este problema. Se isto evoluísse para problemas mais sérios, já seria notícia!

João,

Certamente não afetou a resistência da longarina com 2.000 km de uso depois da alteração.

Mas não é aconselhável deixar o pneu ficar pegando na longarina, ainda mais que a solução é muito simples: basta regular o parafuso do batente da direção. Tem um parafuso para limitar o curso da direção para a esquerda, outra para limitar o curso para a direita, qualquer mecanico saberá fazer essa regulagem para você.

O reparo na longarina também é fácil, compre uma lata de tinta spray, lixe a área afetada e pinte.

Só isso.

Newton Guerra
30/07/2010, 14:22
João,

Certamente não afetou a resistência da longarina com 2.000 km de uso depois da alteração.

Mas não é aconselhável deixar o pneu ficar pegando na longarina, ainda mais que a solução é muito simples: basta regular o parafuso do batente da direção. Tem um parafuso para limitar o curso da direção para a esquerda, outra para limitar o curso para a direita, qualquer mecanico saberá fazer essa regulagem para você.

O reparo na longarina também é fácil, compre uma lata de tinta spray, lixe a área afetada e pinte.

Só isso.

Bruno, o GV não tem regulagem do batente. Não dá para limitar o curso.

Abraços

Nelmont França
30/07/2010, 14:47
Só colocando espassadores de roda...

Newton Guerra
30/07/2010, 14:55
Só colocando espassadores de roda...

Mas acho que no GV não vale à pena. Vai começar a raspar mais nos paralamas e acabamentos de plástico.

Raspa na longarina só quando se esterça tudo. Isso praticamente só acontece em manobras em baixa velocidade. É fácil acostumar e evitar o toque depois de um tempo. Sinceramente acho dificílimo isso causar problemas estruturais no carro. Rodei 60.000 km assim e olhando o carro hoje (vendi para um primo), só se nota a tinta que saiu. Não dá para perceber nenhum desgaste no aço.

Abraços

Nelmont França
30/07/2010, 16:18
Mas acho que no GV não vale à pena. Vai começar a raspar mais nos paralamas e acabamentos de plástico.

Raspa na longarina só quando se esterça tudo. Isso praticamente só acontece em manobras em baixa velocidade. É fácil acostumar e evitar o toque depois de um tempo. Sinceramente acho dificílimo isso causar problemas estruturais no carro. Rodei 60.000 km assim e olhando o carro hoje (vendi para um primo), só se nota a tinta que saiu. Não dá para perceber nenhum desgaste no aço.

Abraços
Newton, Também não acredito que venha causar maiores danos... Quanto aos espassadores, poderiam ficar bons no meu GV 3p que não tem os plásticos.

joaofelipearaujo
30/07/2010, 18:38
Pessoal,

Parece que o GV não aceita o ajuste de curso da caixa de direção, ajuste que é possível nos antigos vitaras.
Este ajuste dos batentes acho que os GV´s possuem sim. Esta foi a informação que o pessoal da Minas Motors (Belo Horizonte) me passou.