PDA

Ver Versão Completa : Farol auxiliar na traseira

jrmotta
26/07/2010, 18:01
Pessoal,

Alguém já instalou farol auxiliar, conjugado com a luz de ré, para melhorar a visibilidade nas manobras noturnas? Utilizou algum relé? Fácil de fazer?

Obrigado,

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

lourencobenedetgt
27/07/2010, 09:34
jrmotta, muito simples de instala cara manda fura o parachoque e mete um igual o da dianteira atras ou um um pokinho menor, eles ligam na mesma instalação da ré só não lembro se vai rele, depende da potencia da lampada, um detalhe é o lado q tu vai fixa pq se colocares do lado q abre a porta, quando abrires a mesma vai bate no faro, então certo é coloca no lado esquerdo traseiro, e é bem bom mesmo melhora muito a visibilidade.

Renan KV
27/07/2010, 10:13
eu colocaria tbm um chave pra ligar independente da ré

Tchê 4x4
27/07/2010, 11:47
eu colocaria tbm um chave pra ligar independente da ré
Com certeza, eu colocarei 02 farois móveis no bagageiro da Rural com chave independente, pois numa situação de emergência a noite certamente será bem útil.

Glauco mendes
27/07/2010, 11:58
É isso ai eu uso um farol de milha como luz de rá na minha Band, com lãmpada normal de 55W ñ precisa do rele se for usar uma de 100w é aconselhavel usar um relé.

jrmotta
27/07/2010, 23:32
Pessoal,

Agradeço a todos pelas respostas e pelas dicas...A minha dúvida maior é com relação ao relé (usar ou não).

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

Paulo_CW
28/07/2010, 08:40
Em todas as minhas viaturas, sempre usei um milha pequeno da marca NINO q é suficiente a iluminação nas trilhas... ele tem um tamanho bastante adequado ao meu ver, tem redondo ou quadrado e sempre usei com lâmpada de 55w sem uso de relé.... e outra, são baratinhos....hehehehe
Nunca instalei junto com luz de ré pq no trânsito atrapalharia os outros motoristas.
Seguem umas fotins

Tchê 4x4
28/07/2010, 09:20
Pessoal,

Agradeço a todos pelas respostas e pelas dicas...A minha dúvida maior é com relação ao relé (usar ou não).

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
Junior, se for usar lampada de 55w não precisa relé, e para a traseira fica mais que boa...

jrmotta
28/07/2010, 10:16
Paulo e Tchê, obrigado pelas informações e pelas fotos.

Paulo, vc puxou o positivo direto da bateria, com um interruptor no meio do fio para ligar e desligar o farol?

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

mbonato
29/07/2010, 08:49
Em todas as minhas viaturas, sempre usei um milha pequeno da marca NINO q é suficiente a iluminação nas trilhas... ele tem um tamanho bastante adequado ao meu ver, tem redondo ou quadrado e sempre usei com lâmpada de 55w sem uso de relé.... e outra, são baratinhos....hehehehe
Nunca instalei junto com luz de ré pq no trânsito atrapalharia os outros motoristas.
Seguem umas fotins

Pô Paulo, vc vai pra trilha pra rebocar pedra agora???? rsss

Paulo_CW
29/07/2010, 08:55
Paulo e Tchê, obrigado pelas informações e pelas fotos.

Paulo, vc puxou o positivo direto da bateria, com um interruptor no meio do fio para ligar e desligar o farol?

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
Isso mesmo... e coloquei apenas um fusível.

Paulo_CW
29/07/2010, 08:57
Pô Paulo, vc vai pra trilha pra rebocar pedra agora???? rsss

Putzzzz.... tenho q aguentar isso ainda.... sabe como é né.... troncos e pedras insistem em ficar no meu caminho.....kkkkkkk

jrmotta
29/07/2010, 13:16
Isso mesmo... e coloquei apenas um fusível.

Valeu, Paulo!! :)

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

jeb
09/05/2011, 11:43
Colegas, desculpem ressuscitar este tópico.
Acabei de instalar uma luz branca H3 debaixo do parachoque da minha Explorer, pois vivo dando ré em lugares escuros não quero "esbarrar" em nada. Enfim...

Fiz uma ligação da bateria via relê com chave acionada no painel (não é vinculada a ré). Minha questão é quanto a legalidade disso. Ou seja, pode algum policial me parar e questionar sobre esta luz, ainda que desligada?

Alguém sabe sobre a questão legal destas luzes? há padrão ou esquema elétrico "legalizado"?

Grato
Jeb

Thunder_ot
09/05/2011, 17:03
Colegas, desculpem ressuscitar este tópico.
Acabei de instalar uma luz branca H3 debaixo do parachoque da minha Explorer, pois vivo dando ré em lugares escuros não quero "esbarrar" em nada. Enfim...

Fiz uma ligação da bateria via relê com chave acionada no painel (não é vinculada a ré). Minha questão é quanto a legalidade disso. Ou seja, pode algum policial me parar e questionar sobre esta luz, ainda que desligada?

Alguém sabe sobre a questão legal destas luzes? há padrão ou esquema elétrico "legalizado"?

Grato
Jeb

Jeb, o farol traseiro é legal para veículos que se deslocam em areas rurais, tipo caminhão boiadeiro ou mesmo os nossos jipes. Deve ter chave de ligação própria e, quando não estiver em uso, deve permanecer coberto. Usando assim não deve ter problemas.
Valeu.

Alcione
09/05/2011, 17:21
Jeb, o farol traseiro é legal para veículos que se deslocam em areas rurais, tipo caminhão boiadeiro ou mesmo os nossos jipes. Deve ter chave de ligação própria e, quando não estiver em uso, deve permanecer coberto. Usando assim não deve ter problemas.
Valeu.

EXATAMENTE !!

Luz de ré tem potência máxima permitida ! Colocar faróis de milha na traseira "teoricamente" é problema, deve estar coberta senão é multa !

Se serve de consolo, tenho jipe há mais de 15 anos sempre utilizei e nunca tive problemas, por isso citei "teoricamente" na prática o policial tem que estar muito mal humorado pra querer multar, e também se quiser aplicar alguma multa tenho a certeza que vai encontrar muitas contraversões em meu jipe, não será um farolzinho o maior motivo de uma boa briga, HAHAHAHAHAHAH !!!!

Abraços,
Alcione

Thunder_ot
09/05/2011, 17:29
Alcione, com certeza, se o guarda parar a gente, e quiser embaçar, o meu jipe vai direto pro pátio do detran... pneu pra fora do paralama, canto vivo no parachoque, parachoque dianteiro com porta-motoqueiro, farol cega corno, alteração na suspensão etc...
Huhauhauhauhauahuah.

Alcione
09/05/2011, 18:06
Alcione, com certeza, se o guarda parar a gente, e quiser embaçar, o meu jipe vai direto pro pátio do detran... pneu pra fora do paralama, canto vivo no parachoque, parachoque dianteiro com porta-motoqueiro, farol cega corno, alteração na suspensão etc...
Huhauhauhauhauahuah.

Nós 2 e mais 90% dos jipes !!!

Nossa teoria é que normalmente a "puliça" não para os jipes porque os blocos de multa só tem 20 páginas ! Caso parem terão que trabalhar pelo mês inteiro !!

HAHAHAHHHHAHAHAHAHAH !!!

jeb
10/05/2011, 08:46
Caro Thunder e colegas, obrigado pelas sugestões e comentários.

Se formos analisar, mesmo em carros de passeio, muitos carros andam irregulares ou não estão de acordo com a lei. Uma vez, há muitos anos, tinha um fusca relíquia e ao viajar, fui parado por um policial (perto de Conchal/SP) e me multou pois o extintor, embora não estivesse vencido, o nível do indicador não estava "adequado". Argumentei, e me disse "eu aplico e você recorre". Mas não culpo o policial, pois tenho alguns na família e me contam cada história...

J.

gustavo 4x4
15/09/2012, 12:17
eai pessoal, aproveitando a carona e ressucitano o topico, uma duvida minha um pouco menos semelhante, mas como que eu instalo um farol de milha?
preciso puxar um fio da lampada para um relé, e do relé faz um terra, um pro botao e outro pro positivo da bateria..??????

Spike
17/09/2012, 16:46
eai pessoal, aproveitando a carona e ressucitano o topico, uma duvida minha um pouco menos semelhante, mas como que eu instalo um farol de milha?
preciso puxar um fio da lampada para um relé, e do relé faz um terra, um pro botao e outro pro positivo da bateria..??????
Gustavo aproveitanto que respondi em outro tópico.....
Não furei o parachoque mesmo (fiquei com dó..rs) fiz uma adaptação com um perfil de alumínio.
Fiz uma rosca no centro para fixar o farol no perfil e um rasgo no perfil para fixa-lo na cantoneira do parachoque (similar ao suporte da antena de rádio PX/PY).
Em relação a instalação elétrica, eu mesmo que fiz, só não sei o modelo do relê que utilizei, pois peguei um que estava sobrando em casa, fiz o esquema elétrico conforme as imagens abaixo.
Em umas das imagens ele pede um relê de 30AMP, porém não sei se é o ideal (não custa nada perguntar para um eletrecista néh...rs), o importante tbm é colocar um fusível no fio positivo que vai sair da bateria para dar mais segurança.
370898370899370900

rsc
17/09/2012, 19:37
Eu comprei um rele para lampadas de alta potencia. É um rele para 4 faróis quando eu chegar em casa eu pego o nome.
To querendo por um jogo de farol no bagageiro do troller e um jogo de farol na frente.

Qual tipo de fiação vcs usam? e como passar fio para dentro da cabine/ teto?

Paulo_CW
17/09/2012, 20:18
Eu comprei um rele para lampadas de alta potencia. É um rele para 4 faróis quando eu chegar em casa eu pego o nome.
To querendo por um jogo de farol no bagageiro do troller e um jogo de farol na frente.

Qual tipo de fiação vcs usam? e como passar fio para dentro da cabine/ teto?

Já tive farol no teto....nunca mais....
Se vc usa tua vtr para trilhas mais fechadas... é só incomodo com galhos, cipós etc....
Caso realmente queira fazer a instalação... para passar a fiação pro teto já vi duas opções: subir pela coluna ate o teto e passar a fiação por baixo da borracha do teto.... achei uma M$#&da.... O melhor jeito q vi foi passando por dentro do snorkel...

jrmotta
17/09/2012, 21:57
Não furei o parachoque mesmo (fiquei com dó..rs) fiz uma adaptação com um perfil de alumínio.
Fiz uma rosca no centro para fixar o farol no perfil e um rasgo no perfil para fixa-lo na cantoneira do parachoque (similar ao suporte da antena de rádio PX/PY).
Em relação a instalação elétrica, eu mesmo que fiz, só não sei o modelo do relê que utilizei, pois peguei um que estava sobrando em casa, fiz o esquema elétrico conforme as imagens abaixo.
Em umas das imagens ele pede um relê de 30AMP, porém não sei se é o ideal (não custa nada perguntar para um eletrecista néh...rs), o importante tbm é colocar um fusível no fio positivo que vai sair da bateria para dar mais segurança.
370898370899370900

Spike,

Valeu pela explicação, ficou muito bom.

Eu também ainda não coloquei milha na traseira do meu Troller para não furar o parachoque. rsrs..

Não entendi como vc fixou o perfil. Parece que ele está preso na lâmina superior do parachoque, mas como vc o fixou? Abriu rosca e colocou parafusos, igual ao suporte da antena?

A outra dúvida é com relação à instalação do relé. Na primeira foto, o fio que sai do terminal "86" passa pelo interruptor e segue para um "+" onde tem escrito "terminal de corrente maximos junto ao farol de origem". No caso de uma ligação conjugada, este fio deve ser ligado no positivo do farol alto ou da luz de ré, por exemplo?

Obrigado.

Abs,
João Ricardo.

Spike
17/09/2012, 23:16
Spike,

Valeu pela explicação, ficou muito bom.

Eu também ainda não coloquei milha na traseira do meu Troller para não furar o parachoque. rsrs..

Não entendi como vc fixou o perfil. Parece que ele está preso na lâmina superior do parachoque, mas como vc o fixou? Abriu rosca e colocou parafusos, igual ao suporte da antena?

A outra dúvida é com relação à instalação do relé. Na primeira foto, o fio que sai do terminal "86" passa pelo interruptor e segue para um "+" onde tem escrito "terminal de corrente maximos junto ao farol de origem". No caso de uma ligação conjugada, este fio deve ser ligado no positivo do farol alto ou da luz de ré, por exemplo?

Obrigado.

Abs,
João Ricardo.

Amigo
Amanhã eu posto uma imagem isometrica do suporte do farol.
Em relação a instalação veja esse video. Melhor impossível...rsrsrrss
Instalação de relé auxiliar. mp4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sBJXMgcYDxY)
Abraços

Spike
18/09/2012, 11:31
jrmotta, não tenho as medidas, fuimodificando conforme a necessidade.
Segue imagens da idéia (sem escala).
371013371014371015

gustavo 4x4
18/09/2012, 13:26
370898370899370900
na primeira foto, o que quer dizer no ''MASSA'' faz um terra ali?

Spike
18/09/2012, 13:30
na primeira foto, o que quer dizer no ''MASSA'' faz um terra ali?

Isso mesmo. Assista o vídeo postado acima que irá mostrar melhor como instalar.
Abraços

gustavo 4x4
18/09/2012, 13:37
Isso mesmo. Assista o vídeo postado acima que irá mostrar melhor como instalar.
Abraços

aah sim isso ai, nao tinha visto, legal, boa explicaçao, e o relé pode ser fixado na lata ?

quanto sai mais ou menos, um relé auxiliar 4 pontas, mais um fuzivel 20a, e um botao?

e qual fio devo usar? pode ser de 1,5mm ..??

Spike
18/09/2012, 13:52
aah sim isso ai, nao tinha visto, legal, boa explicaçao, e o relé pode ser fixado na lata ?

quanto sai mais ou menos, um relé auxiliar 4 pontas, mais um fuzivel 20a, e um botao?

e qual fio devo usar? pode ser de 1,5mm ..??

Acredito que não tenha problema em fixar na lata, por falta de espaço eu fixei os meus com cinta hellerman no tubo do ar condicionado.rsrs
Agora não sei te responder o resto, pois eu tinha tudo sobrando em casa e instalei

Exemplo de um bom trabalho (não é o meu caso..rs)
371047

jrmotta
18/09/2012, 14:45
Amigo
Amanhã eu posto uma imagem isometrica do suporte do farol.
Em relação a instalação veja esse video. Melhor impossível...rsrsrrss
Instalação de relé auxiliar. mp4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sBJXMgcYDxY)
Abraços

Beleza, Spike!

O vídeo explica tudo. Muito bom!

Obrigado.

Abs,
João Ricardo

jrmotta
18/09/2012, 14:54
jrmotta, não tenho as medidas, fuimodificando conforme a necessidade.
Segue imagens da idéia (sem escala).
371013371014371015

Spike,

Foi como imaginei. Pelas fotos, vc abriu rosca também na parte inferior do perfil de alumínio e colocou um parafuso para fixá-lo no parachoque.

Mais duas perguntinhas. rsrsrs..

- Vc usou apenas UM parafuso no centro do perfil?

- Não afrouxa com a trepidação?

Obrigado!

Abs,
João Ricardo.

Spike
18/09/2012, 15:28
Spike,

Foi como imaginei. Pelas fotos, vc abriu rosca também na parte inferior do perfil de alumínio e colocou um parafuso para fixá-lo no parachoque.

Mais duas perguntinhas. rsrsrs..

- Vc usou apenas UM parafuso no centro do perfil?

- Não afrouxa com a trepidação?

Obrigado!

Abs,
João Ricardo.

João, esqueci de mencionar a chapa (item em verde), dobrei uma justamente para não afrouxar. Acho que foi uma chapoa com espessura de 1.5mm. Não anotei nada, pois fiz na hora do almoço aqui no trampo..rsrs

371068371069371070

Utilizei somente um parafuso (amarelo) para fixar o suporte no parachoque e uma porca auto travante (laranja) tbm
Abraços

jrmotta
18/09/2012, 15:46
João, esqueci de mencionar a chapa (item em verde), dobrei uma justamente para não afrouxar. Acho que foi uma chapoa com espessura de 1.5mm. Não anotei nada, pois fiz na hora do almoço aqui no trampo..rsrs

371068371069371070

Utilizei somente um parafuso (amarelo) para fixar o suporte no parachoque e uma porca auto travante (laranja) tbm
Abraços

Fez um ótimo trabalho, Spike. Parabéns!
Como eu não tenho maquinário para fazer um igual, se eu for mandar fazer fora vai acabar ficando mais caro do que um soporte de antena da aquário. Aliás, estou pensando em comprar um para fixar o milha no parachoque. Talvez de certo.

Obrigado!

Abs,
João Ricardo.

Spike
18/09/2012, 15:54
Fez um ótimo trabalho, Spike. Parabéns!
Como eu não tenho maquinário para fazer um igual, se eu for mandar fazer fora vai acabar ficando mais caro do que um soporte de antena da aquário. Aliás, estou pensando em comprar um para fixar o milha no parachoque. Talvez de certo.

Obrigado!

Abs,
João Ricardo.

Se eu fosse vc iria utilizar um suporte de antena mesmo. É bonito e vc não irá ter trabalho nenhum.
Abraços

gustavo 4x4
18/09/2012, 16:02
Se eu fosse vc iria utilizar um suporte de antena mesmo. É bonito e vc não irá ter trabalho nenhum.
Abraços

e o terra, eu parafuso ele na lata tambem?

jrmotta
18/09/2012, 16:09
Abraços

Valeu, Spike!

Abs,
João Ricardo.

Spike
18/09/2012, 16:22
e o terra, eu parafuso ele na lata tambem?

Isso mesmo, fixa no chassis que fica chique!!!!

gustavo 4x4
18/09/2012, 17:13
bah, esses negocio de eletrica nos jipe é um pé no saco, é fio pra la fio pra ca.. hahaha, mas faz parte..

obrigado