PDA

Ver Versão Completa : Óleo diferencial do Wrangler



ramiro_eli
17/03/2005, 12:04
Um amigo meu está tendo um problema no diferencial do seu Wrangler 98/98 automático.
Após rodar algum tempo com o carro, ao fazer curvas fechadas, o diferencial traseiro está fazendo barulho, parecem estalos. O barulho é baixo e só aparece quando o carro já esta quente. Já foram revisados os freios e buchas da suspenção e o óleo dos diferenciais foram trocados.
No manual do Jeep é recomendado o óleo 70w90 e a adição de um aditivo da Mopar. Porém ele trocou o óleo pelo recomendado e ao invés de usar o aditivo Mopar, foi adicionado o Molykote.
A dúvida é: O Wrangler 98 tem bloqueio LSD do diferencial traseiro?

O que pode estar causando estes ruidos?

Sandro Tannuri
17/03/2005, 12:34
Ramiro,

O Wrangler tem Track-Lock (LSD) e mesmo usando o aditivo recomendado depois de um tempo ele começa a fazer barulho em manobras e curvas fechadas.
No meu caso , como coloquei Air Locker com pouco uso, ja passei a usar oleo 85w140 como recomenda a ARB. Talvez o Molikote tenha acelerado o desgaste do discos ou talvez não, mas no meu Jeep pouco antes de colocar o ARB ja sentia pequenos trancos nas manobras.
Outra coisa que pode acontecer e a panhard estar solta, neste caso basta apertar.

Abraços,

leopoldo
17/03/2005, 14:38
Molikote ou dissulfeto de molibdenio é um lubrificante sólido em suspensão no óleo lubrificante. O Dissulferto é um poderoso e eficaz redutor de atrito, assim, não acredito que possa ter promovido um desgaste antecipado dos componentes. O único porém deste é que acumula em partes internas de elementos rotativos (centrifugação) e/ou decanta com o tempo.

O ruido tipo estalo não seria esperado em diferenciais tipo LSD de discos que estão sempre sob a pressão das molas. Parece até um lock right, um detroit locker ou um ensimec. Será que mexeram lá????

No LSD o que se epera é uma folga na arruela de encosto das satelites ou desgaste das arruelas de empuxo e de encosto das planetárias que faz o cardan dar um giro em falso antes de assentar as satelites contra as planetárias e isso é sentido nas saídas e mudanças de ré para à frente.

Mesmo assim, ruídos no diferencial sempre são motivo de preocupação pois caso possa ser, por exemplo, a gaiola de um rolamento, a sua eventual falha em completo pode causar o rompimento da carcaça do diferencial. Não se exclui um dente quebrado de planetária ou satelite já que só em curvas estas se manifestam.

ramiro_eli
17/03/2005, 15:10
Sandro e Leopoldo,
Obrigado!

O Jeep é dele desde 0km, e o carro é totalmente original e muito raramente ele anda em estradinhas de terra, nunca fez trilhas. Hoje está com 70.000km.
Se o causador do ruido fosse um rolamento, o ruido deveria estar aparecendo sempre? ou não? :roll: . Neste caso ele só aparece depois de rodar algum tempo, quando o carro já está quente. Frio ele não apresenta nada.
Sugerir que ele mande fazer uma revisão completa no diferencial traseiro seria um exageiro?

leopoldo
17/03/2005, 16:12
O fato do suspeito ruído só aparecer quando o óleo está quente, classifica o fenômeno como diretamente ligado à viscosidade do óleo e então, função de uma folga. Pode ser rolamento (muito pouco provável) ou peças do diferencial, que mais atuam justamente nas curvas, portanto o mais provável.

e sim, se fosse rolamento, o problema seria contínuo. Rolamento quando engripa, já está roncando à muito tempo.

mas, como MURPHY sempre está por perto...........

Até trinca de chassis dá estalo nas curvas.

Acontece o seguinte:

Ainda não é necessário matar o mosquito com tiro de canhão.

A minha recomendação é primeiramente revisar parcialmente o eixo traseiro. Não digo desmontagem completa mas, primeiramente macaquear, remover os semi-eixos, tirar a tampa do diferencial e inspecionar tudo que está à disposição de uma inspeção funcional e visual.

e de repente, aparece o pepino.


Mas afinal, esse é um estalo único ou estalos contínuos?

Sandro Tannuri
17/03/2005, 20:45
Senhores,

No meu caso foi só tirar o Track Lock que pararam os trancos, para um motorista comum estalo e tranco ou qualquer outra anomalia podem ser a mesma coisa.

Abraços,

ramiro_eli
18/03/2005, 11:30
Ainda não andei no TJ. Apenas passei o problema como me foi relatado. Já passei as respostas de voces ao propietário e ele disse que vai trocar o óleo novamente. Ele foi a uma oficina especializada em Chrysler e recomendaram usar óleo Texaco 3450(específico p/ autoblocantes) no diferencial, sem qualquer tipo de aditivo.
O que voces acham desta recomendação?

Wallace
18/03/2005, 11:40
Eu uso o Texaco Multigear LS SAE 85 W 140 que é quase o especificado pela Jeep e já tem o aditivo recomendado. Mas a autorizada Jeep aqui usava o mesmo óleo.
O meu também já esta fazendo barulho em ré, mas como vou trocar os eixos pelos Dana 44 nem estou esquentando com isso.