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Ver Versão Completa : Alternador de Santana no Niva



jiuliano
25/07/2010, 11:50
Pessoal, tudo na paz?
Alguem já adaptou o alternador do santana no Niva?

O eletricista me informou que a base é do mesmo tamanho, mas a dúvida é a seguinte o alternador do Santana cabe no mesmo local do original do Niva ou tem que alterar mais coisa?

Girti
25/07/2010, 23:12
Pessoal, tudo na paz?
Alguem já adaptou o alternador do santana no Niva?

O eletricista me informou que a base é do mesmo tamanho, mas a dúvida é a seguinte o alternador do Santana cabe no mesmo local do original do Niva ou tem que alterar mais coisa?

O meu Niva 95 está com um alternador do Corsa, que parece ser um dos poucos que cabem sem grandes problemas no lugar do original.

Mas cabe a pergunta, por que trocar o original, que tem peças de reposição no Brasil, por outro? No meu caso, a adaptação foi justificada, pois o alternador dos modelos de 95 em diante é diferente dos mais antigos, e suas peças de reposição são raras, aqui no Brasil.

nearzero
27/07/2010, 13:03
Então, acabei de colocar no meu um alternador de 120 amperes. Acho que foi o da zafira, mas fiquei de verificar com o cara que colocou o modelo específico. Ficou animal. acendo trocentas luzes mais SOM + PX + GPS + GNV e o bicho nem oscila no medidor. Mas Por outro lado, Gil, principalmente, tenho tido um problema parecido com do seu carro, do contagiro cair muito, principalmente quando acendo os faróis baixos e / ou altos. Um detalhe interessante: Por causa do GNV eu sempre utilizei o GNV em 1000 rpm e a gasolina adequando-se ao mesmo na lenta, logo andava nuns 1300 pelo menos na gasolina. Quando peguei co carro, ele estava na gasolina, marcando nem 500 rpm na lenta. Tive que regular todo o sistema de novo. Vou até verificar agora o consumo na cidade (transito de SP, zona leste e sul) pra ver se deu uma reduzida.


abs!

obs: assim que ligar pro autoelétrico já retorno com o modelo.

edneyccruz
27/07/2010, 14:06
Olá, Nerarzero.

A mim é bem importante saber sobre o modelo e principalmente sobre a adaptação. Foi complicada de ser feita? Quero trocar o alternador do meu Niva em breve, ja que noto uma certa oscilação dos faróis, mas em qualquer RPM e acho que é culpa do Regulador de voltagem.
A sim, quanto custou para fazer a adaptação e o alternador?

Abraço.

glausians
27/07/2010, 14:34
Bom, vou falar sobre a adaptação do meu alternador...
Troquei ele apenas por não conseguir arrumar um regulador de tensão que funcionasse...
O alternador que foi colocado é o bosh de 65A que vai no Palio...
Paguei 200 reais nele.
A adaptação foi feita por um eletrecista de confiança...
Sobre a fixação dele, não teve problema nenhum, pois encaixa perfeitamente.
Tivemos apenas que adaptar uma chapa de aço para poder regular a correia...
Na parte eletrica, não teve problemas, pois não tem muito segredo, é so desligar os fios do regulador (já que alternadores modernos tem o regulador instalado internamente)
Gastei 150 reais na adaptação, mas esse valor foi pq também reformei o alternador (rolamentos, escovas e teste de carga).

Não tive muita oportunidade de testar essa adaptação, mas ficou muito boa...
Não coloco fotos pq não tenho...

nearzero
27/07/2010, 14:38
A adaptação foi bem simples, segundo o autoelétrico. Como disse, vou verificar exatamente o modelo. em termos de custo, consigo lhe passar o custo do alternador (não foi a base de troca) 350 latas. O autoelétrico cobrou mais 270 de mão de obra, mas quase refiz a parte elétrica do carro toda. Quase refiz não, refiz uns 80 por cento. A Alternador não estava ruim, mas estava muito "singelo" pra toda parafernalha eléttrica que eu tenho. Além do mais pretendo instalar um guincho até o fim do ano. Aliás, preciso tirar umas dúvidas daquele booster que vc colocou. Estou tetando entender o quão evasivo é a instalação hehehe.

edneyccruz
27/07/2010, 14:53
Nearzero,

É só combinarmos e lhe mostro o booster e explico como foi a instalação e os modelos existentes, estou muito satisfeito com o produto e para você que tem GNV no seu russo é mais que recomendado, acho que a instalação vai trazer enormes benefícios. Se tiver um tempo, estou esse mês todo em São Paulo.

Abraço.

nearzero
27/07/2010, 18:31
opa, perfeito... e vc ve como o cara adaptou o alternador, e tomamos umas brejas!


fecho! kkk


abs!

jiuliano
27/07/2010, 21:35
Quinta feira vou levar o Niva para verificar se o alternador vai caber no espaço do original.
Se der certo , vai ser ótimo pois ele está me vendendo um alternador do Santana de 120 Amperes por R$ 250,00 adaptado.

Tá barato pra caramba!!!!!!:concordo:

abraços

jiuliano
30/07/2010, 10:28
Acabou a novela, o alternador não coube devido ao tamanho não deu alinhamento, mas também senti um pouco de má vontade do eletricista...
Mas no meio desse teste para ver se o alternador cabia no Niva, eu verifiquei que um cabo de aterramento que estava ligado no motor cobo identico ao da bateria estava desligado, falei com o eletricista e ele conectou esse cabo, foi ai que o milagre aconteceu, o alernador que só estava dando 12,3 passou a dar mais de 16 de carga, ai o problema mudou!!! tive que partir para o regulador de voltagem mas agora está tudo beleza!!!!

Agora fica minha pegunta será que era só esse cabo o problema? :pensativo:

abraços

nearzero
13/08/2010, 19:15
Olá, Nerarzero.

A mim é bem importante saber sobre o modelo e principalmente sobre a adaptação. Foi complicada de ser feita? Quero trocar o alternador do meu Niva em breve, ja que noto uma certa oscilação dos faróis, mas em qualquer RPM e acho que é culpa do Regulador de voltagem.
A sim, quanto custou para fazer a adaptação e o alternador?

Abraço.

Primeiras impressões da troca do alternador... após 200 km rodados.

Pros: Nada elétrico falha mais, nem na rotação mais lenta.
Contras:
- O Motor ficou meio "pesado", tive que mexer bastante na lenta do carburador e do GNV, no redutor de pressao, mas nao consegui verificar se piorou muito o consumo por litro.
- Quando acendo os faróis, sinto uma baixa brusca no RPM. Se o GNV fica a uns 800 ou 900 RPM, o carro, quando se liga os faróis morre. O Autoelétrico disse que é normal, mas estou achando meio estranho isso...

Estava pensando se uma alteração no diametro da polia do bicho nao resolveria o problema do motor estar sendo "forçado mais".


abs

Girti
13/08/2010, 20:37
(...)Quando acendo os faróis, sinto uma baixa brusca no RPM. Se o GNV fica a uns 800 ou 900 RPM, o carro, quando se liga os faróis morre. O Autoelétrico disse que é normal, mas estou achando meio estranho isso... (...)



Hehehe... seja bem vindo ao clube! Mais detalhes no tópico "Giro do motor cai muito ao se ligarem os faróis" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=73220) aberto por mim! :(

Nivaranger
31/03/2011, 13:54
Olá camaradas, alguem já usa o alternador marca DENSO 14VTS
60 Amp NOVO, para o Lada Niva, a venda no ML, ou sabe dizer, se é bom produto, e se vale a pena; tá com preço bom!
Minha bateria já descarregou duas vezes, o eletricista diz que está carregando,
proximo a 18 amp , seja o que for, prefiro trocar por outro , este, marca DENSO já vem com regulador imbutido.
Por favor, aqueles que puderem ajudar, agradeço.

shuther4x4
04/04/2011, 21:51
Olá camaradas, alguem já usa o alternador marca DENSO 14VTS
60 Amp NOVO, para o Lada Niva, a venda no ML, ou sabe dizer, se é bom produto, e se vale a pena; tá com preço bom!
Minha bateria já descarregou duas vezes, o eletricista diz que está carregando,
proximo a 18 amp , seja o que for, prefiro trocar por outro , este, marca DENSO já vem com regulador imbutido.
Por favor, aqueles que puderem ajudar, agradeço.

Se for Denso original é marca de 1ª linha. Agora Denso para Niva????
Só se for adaptação. Fique atento.
Adaptação por adaptação o pessoal usa o do santana 90 ampere.
Abraços.

Nivaranger
09/04/2011, 00:44
Se for Denso original é marca de 1ª linha. Agora Denso para Niva????
Só se for adaptação. Fique atento.
Adaptação por adaptação o pessoal usa o do santana 90 ampere.
Abraços.

É Camarada, perguntei ao vendedor, e ele me disse, que tem que adaptar o exticador, e por 190, ainda assim me atrai; vou pesquisar o valor do alternador do Santana
ai decido, em quanto isso vou ajeitando o meu, difícil é conseguir as escovas,
comprei maiores, também difíceis de achar! estou adaptando.

Agradeço a ajuda, e qualquer dúvida, volto aqui, obrigado.

Nivaranger
07/05/2011, 16:42
Olá camaradas,depois de muito procurar pelo alternador do santana e com grana curta,
optei pelo marca denso no ML, o vendedor me disse que é o do corsa, e que alguns niveiros
já fizeram esta adaptação por lá, (SP).
Minha dúvida é quanto a ligação dos fios, acho que o fio da bateria, ignição e arranque vão
no parafuso mais grosso e no parafuso mais fino o fio que vai na lâmpada no painel,estou certo ?
Antecipadamente agradeço a ajuda, pois recebi o alternador hoje sábado, e estou ansioso para
colocar no lugar e andar.