PDA

Ver Versão Completa : monstrificando willys CJ5



Denis4x4
24/07/2010, 22:38
:twisted: Boa noite pessoal! Estou querendo preparar melhor o meu CJ para trilhas e deixá-lo mais robusto! Em princípio gostaria de obter dicas de onde devo começar a mexer para deixá-lo mais alto e, se possível, deixar a mecânica (motor e câmbio) mais à frente, ele está com a mecânica original (motor 6cc e câmbio 3 marchas) muito obrigado pela ajuda! Abraços, Denis. Tem umas fotos do jeep em http://www.flogao.com.br/denis4x4/.

netão
24/07/2010, 23:42
Cara,na parte Frota 4x4 tem muita literatura,e no conteudo do Forum também,dá uma pesquisada,aquela boa garimpada!!!

rubensx
24/07/2010, 23:59
:twisted: Boa noite pessoal! Estou querendo preparar melhor o meu CJ para trilhas e deixá-lo mais robusto! Em princípio gostaria de obter dicas de onde devo começar a mexer para deixá-lo mais alto e, se possível, deixar a mecânica (motor e câmbio) mais à frente, ele está com a mecânica original (motor 6cc e câmbio 3 marchas) muito obrigado pela ajuda! Abraços, Denis. Tem umas fotos do jeep em http://www.flogao.com.br/denis4x4/.
Fala vizinho

seguinte, não tem receita pronta vc tem de pesquisar mesmo, tudo depende do que vc quer e o que quer fazer com o carro.

Sua pergunta deixa margem pra inúmeras configurações, a principio peço que você reduza as possibilidades pra o que espera do carro e finalidade:

Ex.

- para trilhas pesadas (e tchau conforto)
- para expedições e viagens longas (e tchau trilhas pesadas)
- uso misto
- uso urbano
- só passeio

Dai defina alguns outros pontos a escolher:

- manutenção mais barata possivel
- dane-se a manutenção eu quero é trilha e não importa o quanto gaste
- motorização gasolina/alcool
- motorização diesel

Por fim defina (já que quer monstrificar)

- deslocamento será por conta propria (jeep andando mesmo)
- careta rebocada


A partir dessas definições vc pode procurar pelo forum mais informações com mais facilidade. Lembre-se que ao usar o google escrevendo "forum 4x4 brasil" e em seguida o assunto que vc procura acha mais facil que a pesquisa do forum...

Lembrar também que modificar é algo que leva tempo

abraços com 3 anos de reforma e sem andar de jeep

PS - qualquer troca de motorização se não for diesel (porque documento é muito dificil de fazer diesel) caia para motores injetados de fábrica (s10 2.4, AP ou algum modificado com injeção), se vai trocar faça direito

Denis4x4
25/07/2010, 01:35
Bom! não me importo com conforto... Para delimitar mais minhas dúvidas, gostaria de saber o que é mais saudável e menos custoso ($) de se fazer para elevação do jeep. Seria colocar novos calços maiores na carroceria ou colocar as molas sobre os eixos. Lembrando que a direção é original e a pedaleira também! Abraços, Denis.

jipeirodesdepequeno
25/07/2010, 04:15
Denis4x4

sobre altura, ainda tem gente fala que altura por si só não leva a nada, mas vou dar minha opinião, molas por cima do eixo (também chamado de SPOA), para pneus 35, 38 em diante você vai ter que spoar, a não ser que corte bastante a lata do jeep, ou até quem sabe abandonar os feixes e partir para uma suspenção com links, mas pra isso vai inve$timento$.. pode colocar eixo de rural como se vê muito por ai.. ou troller (2004 em diante), F250, RW etc etc.. isso depende tudo do nivel de trilha e investimento que você quer fazer....

[]'s

Denis4x4
25/07/2010, 09:02
Sobre SPOA, quais são as alterações necessárias a serem feitas, muita coisa deve ser trocada / adaptada ou não há muita diferença!?

rubensx
25/07/2010, 11:45
lá vai:

SPOA EM CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=325)
Da forma correta é caro, o certo é mudar molas, suportes, angulo de caster e etc, eixos originais são ruins para spoa teria de trocar por de rural para serem mais lagos... Com altura e dependendod a troca de motor precisa de barra anti-rolagem de eixo e por ai vai... Modificar, por modificar e só ter aparência de algo grande é uma coisa, ser util e não causar problemas/acidentes é outra.

Utilize a pesquisa que suas duvidas estão todas esclarecidas já por perguntas anteriores!!

Nenhuma monstrificação é barata, pode reservar ai uns 5 mil para fazer algo decente (inicio)...

Pagani
26/07/2010, 08:14
Fala vizinho

seguinte, não tem receita pronta vc tem de pesquisar mesmo, tudo depende do que vc quer e o que quer fazer com o carro.

Sua pergunta deixa margem pra inúmeras configurações, a principio peço que você reduza as possibilidades pra o que espera do carro e finalidade:

Ex.

- para trilhas pesadas (e tchau conforto)
- para expedições e viagens longas (e tchau trilhas pesadas)
- uso misto
- uso urbano
- só passeio

Dai defina alguns outros pontos a escolher:

- manutenção mais barata possivel
- dane-se a manutenção eu quero é trilha e não importa o quanto gaste
- motorização gasolina/alcool
- motorização diesel

Por fim defina (já que quer monstrificar)

- deslocamento será por conta propria (jeep andando mesmo)
- careta rebocada


A partir dessas definições vc pode procurar pelo forum mais informações com mais facilidade. Lembre-se que ao usar o google escrevendo "forum 4x4 brasil" e em seguida o assunto que vc procura acha mais facil que a pesquisa do forum...

Lembrar também que modificar é algo que leva tempo

abraços com 3 anos de reforma e sem andar de jeep

PS - qualquer troca de motorização se não for diesel (porque documento é muito dificil de fazer diesel) caia para motores injetados de fábrica (s10 2.4, AP ou algum modificado com injeção), se vai trocar faça direito

BOA !!

O texto do Rubens deveria ser umm formulário padrão hehehe...

[]´s

Pagani
26/07/2010, 08:17
Sobre SPOA, quais são as alterações necessárias a serem feitas, muita coisa deve ser trocada / adaptada ou não há muita diferença!?

Antes de subir o jeep, faça um projeto completo e não altere nada, poisisso é o grande erro que cometemos...

Tipo de pneus, isso determina quais eixos e motorização...
Barato não sai ...

[]´s

Elmer_Jeep
26/07/2010, 10:02
Não existe MONSTRIFICAÇÃO com baixo custo, no máximo uma modificaçãozinha...

Pedal suspenso + servo, cilindro mestre e adaptação vai no mínimo R$500,00
Direção hidráulica + agregados + barras de direção/terminais e adaptação chega fácil em R$2000,00
Freio à disco + instalação deve passar de R$500,00

Isso aí são itens básicos de segurança, spoa vem depois, não siga o caminho inverso.

[]'s

muthilin
26/07/2010, 11:01
Caro amigo Denis,

Antes de qualquer alterção faça um projeto detalhado, com oque vc quer mudar, faça os calculos se esta dentro de seu orçamento, para que vc nao tenha surpresa, procure muitas informações acompanhe o forum aqui lendo materias... isso irá ajudar muitos nas suas duvidas, não tenha pressa.... va com calma....


Minha simples opinião...r.srs.


abraço
Muthi

Rodrigo Baratti
26/07/2010, 11:31
Denis,

Como o Elmer bem frisou, e vendo que seu jeep tá original e suas duvidas são basicas, começar pelo começo é uma boa, principalmente para seu bolso! :mrgreen:

Defina o projeto e faça as poucos, mas defina o projeto e as fases, com isso mesmo começando pelo basico vc já sabe onde vai chegar.
Pesquise bastante no Fórum, comece pelo Frota onde vc poderá ter algumas viaturas para se espelhar, a medida que os termos técnicos e modificaçoes forem aparecendo pesquise em Jeep Willys ou em Hardcore.

Mas pense primeiro na segurança:

Fase 1: Segurança => freios e direção
Fase 2: Elétrica => não dá para fazer trilha com risco do Jeep pegar fogo, vc pode até cometer um crime ambiental.
Fase 3: Trilhas => se divirta bastante
Fase 4: vai depender do projeto traçado e do que o jeep mais precise para continuar nas trilhas, poderá ser ou eixos ou suspensão/chassi ou power-train, ou até os 3 juntos.

Enfim, primeiro divirta-se e depois vá para uma reforma mais radical.

Mas defina o projeto, antes de mais nada, pois vai sair mais barato, deixa te dar alguns exemplos de coisas erradas que eu fiz no meu.

Freios, se tem apenas lonas vai ter que por disco (segurança), mas se vc pretende chegar a pneus grandes já comece com disco ventilado na frente ao invés de simples.

Direção: se vai colocar pneus grandes já parta para um sistema mais parrudo (S10, F1000,....) ao invés de Santana por exemplo.

Em linhas gerais é isso.

[] e boa sorte

diego4x4
26/07/2010, 21:10
uma dica bem simples e não muito cara, para andar bem em trilhas, faça ESPOA se não seu jeep ira acavalar facilmente e tb para poder colocar pneus maiores, pode continuar com os eixos originais não é necessariamente preciso trocar as molas por enquanto faça apenas as necessárias não tem problema algum na trilha se caso quiser deixar mais largo e não gastar muito, coloque rodas com off - set mais negativo, gaiolas de proteção caso vire, motor e caixa pode deixar o original por enquanto que ele aguenta bem pneu até 33 polegada se estiver bom, e coloque pneus maiores, e com certeza mais freio pq vai faltar dependo do pneu, ai depois com o tempo vc pode ir mostrificando aos poucos, mas vai longe tem muito o que fase. a e uma muito importante a vedação e respiros, com o motor original utilize uma ignição eletrônica ou até mesmo uma a prova d'agua.
boa sorte.

Denis4x4
26/07/2010, 22:23
Pessoal, muito obrigado pelas respostas! Isto já me dá boa noção dos valores e possibilidades que tenho! Agora gostaria de uma opinião sobre calços maiores de carroceria...vocês vêem algum problema nisso?! Ou é algo recomendável? Para este tipo de modificação os custos são muito maiores do que os próprios valores dos calços? Há muitas alterações decorrentes desta? Quanto se cobra só para se trocar os calços?

Abraços, Denis.

Rodrigo Baratti
27/07/2010, 08:07
Denis,

Utilize a pesquisa, tem muita informação sobre calços.
Vc vai aprender mais do que qualquer resposta que coloquem aqui.

Trocar calço é fácil, leia esses tópicos e faça vc mesmo.

Calço Carroceria (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=458&highlight=cal%E7o)
Calços de carroceria, qual? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1615&highlight=cal%E7o)

[]

Marcio Rossetto
27/07/2010, 21:52
Camarada

Eu estou no mesmo dilema, equipando o meu jipe devagar e vou dar a minha receita na Ordem de Prioridade :

1- Instala uma boa gaiola quadrada ( eu capotei quatro vezes com o meu willis e so estou vivo hoje por conta dela)

2 - Cambio: coloquei o da c10 , mas o seu se for o de tres marchas aguenta com primeira seca aquenta bem.

3- Motor original BF toca bem, mas coloca um filtro seco de ar .

4- Freio: necessário o disco, pois a lona suja e vai embora rapidinho

5- Spoa : Aqui em Minas quase ninguem faz , pois sem isso, a gente já capota, ou seja, depende do tipo de Trilha ...

6- Pneus 750x16 é o minimo para começar, mas melhor os tais 33 e do tipo Tork

7- corta a lata ( paralama dianteiro)

8- jumelo revolver

9 - Põe calços de 50mm

10- Adaptar Direção hidraulica do opala.

Feito isso aguenta tudo !!!!

victor massinha
28/07/2010, 10:24
Camarada

Eu estou no mesmo dilema, equipando o meu jipe devagar e vou dar a minha receita na Ordem de Prioridade :

1- Instala uma boa gaiola quadrada ( eu capotei quatro vezes com o meu willis e so estou vivo hoje por conta dela)

2 - Cambio: coloquei o da c10 , mas o seu se for o de tres marchas aguenta com primeira seca aquenta bem.

3- Motor original BF toca bem, mas coloca um filtro seco de ar .

4- Freio: necessário o disco, pois a lona suja e vai embora rapidinho

5- Spoa : Aqui em Minas quase ninguem faz , pois sem isso, a gente já capota, ou seja, depende do tipo de Trilha ...

6- Pneus 750x16 é o minimo para começar, mas melhor os tais 33 e do tipo Tork

7- corta a lata ( paralama dianteiro)

8- jumelo revolver

9 - Põe calços de 50mm

10- Adaptar Direção hidraulica do opala.

Feito isso aguenta tudo !!!!


Ou quase tudo...:rolleyes:

Quanto mais se faz mais a gente quer fazer, o duro é que as vezes não parece existir limites, é dificil o jeepeiro que gastou uma fortuna no jeep, faça uma trilha mais hard core e não quebre uma coisinha ou outra.
Lembre-se sempre disso, quanto maiores as modificações mais caro fica as brincaderinhas...tudo pode e vai acontecer! :parede:
Mas mesmo assim, nunca deixe de ser feliz pois acho que é o vicio mais gostoso que existe! :mrgreen:

Denis4x4
28/07/2010, 21:04
E aí Pessoal!? Hoje meu jeep está com freios a disco na frente, no entanto a pedaleira ainda é a original, assim como a direção! Lendo este tópico no qual vcs tem me ajudado muito e os demais indicados por vocês, penso que o melhor é iniciar alterando o sistema de freios colocando hidrovácuo e pedaleira suspensa e uma direção um pouco melhor! Como pretendo ficar com o jeep por bastante tempo e monstrificá-lo aos poucos, gostaria de adaptar utilizando componentes mais parrudos, como já me indicaram, a direção da F1000 ou S10. Para os freios, os do opala são os mais utilizados e recomendáveis ou também devo procurar na linha da F1000 ou S10? Muito obrigado!

Abraços! Denis.

victor massinha
29/07/2010, 08:07
Freios eu uso os da Kombi nas 4 rodas, não tenho que reclamar, se pisar com vontade arrasta tudo...

Pandda
02/08/2010, 21:20
Olá a todos. Sou novato no mundo do Jeep e necessariamente preciso da ajuda dos novos amigos para entender uma porção de coisa.

Recentemente adquiri um Willys CJ5 1957, motor de Opala 4cc, caixa de opala 4 marchas, bem de lata e motor, com revisões por fazer, especialmente em molas, carbura e freios, com capota gaucha em bom estado, um jeep bonito, só que manco, ou seja, 4x2.

Comprei pois o preço coube no meu bolso e minha ignorância no assunto dizia que um carro a ser utilizado principalmente no dia-a-dia não precisaria ter reduzida e/ou tração nas 4. Ledo engano. Ao ler viciadamente o fórum fui aprendendo sobre seu uso e necessidade.

A utilização da viatura é para me levar ao trabalho diariamente (15km de asfalto + 15km de chão) e passear nos finais de semana. Assim que eu torná-lo 4x4 e sentir segurança no veículo penso em ir para as trilhas, mas sem pressa...

A viatura já passou por revisão da suspensão, arqueamento e troca de molas, jumelos, etc; está em revisão de freios, instalação de ignição eletrônica e verificação do não funcionamento do odômetro, velocímetro e marcador de combustível (necessário!!! preciso saber o quanto bebe o danado!!!).

A ajuda que solicito aos amigos é: para torná-lo 4x4, quais as peças que devo adquirir? Qual será o custo aproximado. Que adaptação é possível, considerando as características atuais do Jeep (caixa de opala 4m) e a pretensão de colocar freios a disco e DH?

Como entendo pouco de mecânica, peço um auxílio bem especificado, de forma que eu possa pesquisar e encontrar as peças necessárias.

Muito obrigado pela atenção. É muito bacana ler o fórum e perceber que os jeepeiros se ajudam muito.... valeu! Boa semana a todos!

Obs. Não encontrei um tópico específico para transformação de Willys de 4x2 para 4x4 (Até pq devem ser poucos na mesma condição que eu). Caso haja, peço desculpas.

Marcio Rossetto
02/08/2010, 22:02
Vamos la camarada :

Tira fotos da parte debaixo do seu jipe e coloca para nós que fica BEM mais fácil . Senão vai confundir vc ok .

Pode deixar que a gente faz uma listinha... :concordo:

Pandda
02/08/2010, 22:18
Vamos la camarada :

Tira fotos da parte debaixo do seu jipe e coloca para nós que fica BEM mais fácil . Senão vai confundir vc ok .

Pode deixar que a gente faz uma listinha... :concordo:
Bah, valeu pela atenção Marcio. Como eu falei, o Jeep tá na oficina verificando os freios... amanhã de manhã eu vou lá e tento tirar umas fotos debaixo do jeep.. Assim que eu postá-las aqui, te envio uma MP. Valeu!

Pandda
03/08/2010, 19:15
Conforme o Rossato solicitou, segue em anexo fotos dos eixos do Jeep, interna e motor...

Segundo meu meca vou precisar da caixa reduzida do Willys, eixo dianteiro completo, cardan do willys e caixa de câmbio, ou do Willys ou de 4 marchas da F1000. Procede? Ou tem como permanecer com a caixa do Opala?

Algúém poderia ajudar com outras dicas de adaptação e de como e onde adquirir estas peças?

Obrigado pelo apoio!

KitiU.
03/08/2010, 20:05
Dae Pandda...

Realmete, você irá precisar do eixo dianteiro completo, caixa de tração e os 2 cardãs...

Já quanto a caixa de câmbio, a do opala da sim para acoplar na caixa de reduzida willys, aqui na minha cidade muitos usam assim, e o jeep vai bem na trilha e anda solto na estrada...

Eu tenho no meu jeep a original 3m e acho uma maravilha com o motor opala 4cc... só pra anda na estrada força um pouco pra mante os 100km/h, o giro do motor fica alto... lá pelos 3.800

Quanto a caixo 4m da F1000, meu primo tem no jeep dele, com motor opala 4cc também, é muito bom, mas na trilha comparando com a minha original, parece que a original tem a melhor relação para o 4cc, ja no 6cc fica uma maravilha...

Agora onde achar o que você precisa, posso indicar 2 lugares que conheço aqui no RS...

Em Bento Gonçalves, http://www.rossatto4x4.com.br/

E em Panambi, http://www.steindorffviaturas.com.br/site/

Bem espero ter ajudado um pouco...

Forte abraço!

Pandda
03/08/2010, 22:15
Obrigado Rosseto e Christian pelas dicas! Estou procedendo os orçamentos, buscas de peças e verificando as adaptações mais adequadas... assim que eu as encontrar e colocá-las no Jeep, posto as fotos aqui.:pipoca::concordo: Obrigado pela força!

Denis4x4
07/08/2010, 12:24
Olá Pessoal! Estou precisando deixar meus pneus/rodas mais pra fora, pois o pneu está "pegando"... Sei que há diversas alternativas para isso e já fiz algumas pesquisas de preços relacionadas a elas. Gostaria de saber se alguém sabe onde consigo alterar o offset de minhas rodas por um preço menor do que os espaçadores que hoje se encontram com valores em torno de R$ 100,00. Prefiro encontrar um lugar na zona norte ou centro de São Paulo! Abraços, Denis.

Denis4x4
07/08/2010, 12:40
Oi de novo pessoal! Também estou precisando de umas dicas sobre vedação do câmbio! Pois da última vez que entrei num atoleiro, acabei perdendo o rolamento da embreagem, hehehe! Sei que há uma coifa que pode ser colocada na entrada do garfo, mas não sei onde conseguí-la! Alguém sabe? Sobre o restante das vedações, preciso saber como e onde fazê-las para evitar a entrada de barro na caixa seca e outros lugares comprometedores na parte de baixo do jeep! Abraços, Denis.

Pagani
07/08/2010, 12:57
Oi de novo pessoal! Também estou precisando de umas dicas sobre vedação do câmbio! Pois da última vez que entrei num atoleiro, acabei perdendo o rolamento da embreagem, hehehe! Sei que há uma coifa que pode ser colocada na entrada do garfo, mas não sei onde conseguí-la! Alguém sabe? Sobre o restante das vedações, preciso saber como e onde fazê-las para evitar a entrada de barro na caixa seca e outros lugares comprometedores na parte de baixo do jeep! Abraços, Denis.


Está tudo aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php

Denis4x4
07/08/2010, 14:01
Pagani, boa tarde! Obrigado pela indicação! Como eu disse já realizei algumas pesquisas e encontrei informações anteriores/antigas a respeito do que estou precisando! O meu intuito é conseguir estas informações, deixando-as mais "recentes" dentro do fórum, de modo que este fique sempre atualizado e que seus participantes exercitem e divulguem seus conhecimentos! Abraços, Denis.

Pagani
08/08/2010, 16:17
Pagani, boa tarde! Obrigado pela indicação! Como eu disse já realizei algumas pesquisas e encontrei informações anteriores/antigas a respeito do que estou precisando! O meu intuito é conseguir estas informações, deixando-as mais "recentes" dentro do fórum, de modo que este fique sempre atualizado e que seus participantes exercitem e divulguem seus conhecimentos! Abraços, Denis.

Quando usava o conjunto original, Cambio 3m e BF o rolamento fundiu com o colar, a pós a trilha do barro branco.

E pior eu tinha vedado tudo, pra dizer a verdade não vejo como vedar totalmente este conjunto, tentei várias alternativas e sempre entrava agua/lama. e pior ela entra e não sai piorando mais ainda ....

[]´s

diego4x4
08/08/2010, 23:37
é denis4x4 estou com um problema parecido tb, tento conseguir vedar o garfo da embreagem tb, pois cada trilha que faço tenho que tirar o motor de arranque fora para limpar , pq ele pesa valendo. quanto as outras vedacões, coloquei todas no snorkel, diferenciais, caixa, tanque, na ignição, onde se coloca o óleo no bf o bocal em cima "não sei nome" e o respiro que fica no lado direito bem em baixo coloquei uma válvula de retenção, e eu tb gostaria de saber se tem algum modo de vedar a caixinha de ignição.

Denis4x4
09/08/2010, 20:56
Diego, tira uma foto do motor aí para eu dar uma olhada! Também queria ver esta válvula de retenção que você colocou, pois no meu tem um cano apontado para o chão...heheheh... E a suspenção do seu jeep?! notei que ele está bem alto héin!? Como está sua suspenção e calços da carroceria? Abraços, Denis.

Denis4x4
09/08/2010, 21:00
Quando usava o conjunto original, Cambio 3m e BF o rolamento fundiu com o colar, a pós a trilha do barro branco.

E pior eu tinha vedado tudo, pra dizer a verdade não vejo como vedar totalmente este conjunto, tentei várias alternativas e sempre entrava agua/lama. e pior ela entra e não sai piorando mais ainda ....

[]´s

Pagani, blz?! Pior que eh! já vi várias pessoas reclamando disso e tem um pessoal que, com o jeep ligado, joga o esguicho de água pelo buraco do garfo e deixa o barro escorrendo pelo furinho que tem embaixo da caixa seca! Dizem que limpa, mas o maior problema é o rolamento, que sempre se destrói depois das trilhas....

diego4x4
11/08/2010, 23:58
Diego, tira uma foto do motor aí para eu dar uma olhada! Também queria ver esta válvula de retenção que você colocou, pois no meu tem um cano apontado para o chão...heheheh... E a suspenção do seu jeep?! notei que ele está bem alto héin!? Como está sua suspenção e calços da carroceria? Abraços, Denis.

pode deixar Denis vou providenciar as fotos, quanto a suspensão vc foi primeiro a me dizer que esta alta, comparando com a maioria dos jeeps daqui da região ele esta relativamente baixo tanto que na ultima trilha dei um pulo com ele que quando ele caiu o pneu dianteiro direito enroscou no paralama tirando um bom pedacinho de massa :lol:, ele deveria estar mais alto mas é que as molas já estão cansadas, ele foi reformado a uns 7 anos atrás antes de eu comprar ele, então na época foi feito apenas espoa e foram colocados calços na carroceria de uns 25 à 30 mm não sei bem certo:pensativo: pq não fui eu que reformei ele, e a válvula de retenção segundo o que sei ela impede a passagem de agua de fora para dentro deixando assim apenas a agua sair, mas pode deixa vou ver se já providencio algumas fotos para amanha já ok. abraços

André Luiz Rossetim
12/08/2010, 13:49
No meu eu uso estopa (aquela branca feita de fiapos) enxarcada de cola silicone em todas as emendas , junções, garfo de embreagem (o meu tem motor de opala e capa seca de C10), uso por fora mesmosem desmontar nada, ajuda bastante, passei a tirar o motor de arranque após varias trilhas de poças, antes era uma trilha e uma revisão no motor de arranque, comprei até um sobressalente q nunca mais usei.

André Luiz Rossetim
12/08/2010, 13:53
Olá Pessoal! Estou precisando deixar meus pneus/rodas mais pra fora, pois o pneu está "pegando"... Sei que há diversas alternativas para isso e já fiz algumas pesquisas de preços relacionadas a elas. Gostaria de saber se alguém sabe onde consigo alterar o offset de minhas rodas por um preço menor do que os espaçadores que hoje se encontram com valores em torno de R$ 100,00. Prefiro encontrar um lugar na zona norte ou centro de São Paulo! Abraços, Denis.

Aqui na minha cidade qquer tornearia descente faz o serviço e cobra entre 40 e 60 reais cada roda.
Acho mais pratico, seguro e barato do que os espaçadores, apesar de ser limitado em uns 30 ou 40mm conforme a roda, mas já resolveu meu problema de enrroscar nos paralamas.

Denis4x4
12/08/2010, 21:17
Olá André! Beleza!? Putz pra mexer no offset aqui em São Paulo me cobraram R$ 150,00 por roda! Aí nem fiz nada ainda! (Se alguém souber algum lugar aqui em São Paulo que faça por menos de R$ 100,00 me avise!!!).
Sobre o motor de arranque, depois da trilha meu motor começou a enroscar após a partida, dando aquele "grito" quando o jeep pega. O que você recomenda? Que eu mande num auto-elétrico ou dá pra dar uma limpada tranquilo em casa mesmo!? Muito obrigado, abraço, Denis.

diego4x4
14/08/2010, 18:36
nuss mas ta caro em para mexer no offset por ai em aqui na minha cidade eu paguei 150 reais para mexer no offset da roda OBS: 150 reais as quatro rodas, e ainda montadas com pneu e tudo, meu único trabalho foi colocar e tirara as rodas do jeep.e ai Denis como estava te devendo as fotos ai vão elas a e eu desisti de usa aquela válvula de retenção, pois ia dar muito trabalho e eu não sei se o motor ia ter força para empurrar ela , e tb não podia pega muito barro aaa cheio de frescura ai fis de outro modo:-)

1 e 2 - distribuição
3 - todos respiros na mangueira do snorkel
4 - vedação tampa do óleo
5 - vedação do respiro do lado direito em baixo(onde eu ia utilizar a válvula de retenção)

diego4x4
14/08/2010, 18:39
mais uma que faltou:
a e sobre o garfo da embreagem vou tentar vedar com cola de sapateiro e borracha.:pensativo:

Denis4x4
14/08/2010, 18:50
Oi Diego! Muito obrigado pelas fotos! Como você fez esta vedação no distribuidor? Que material utilizou naquela parte onde passam os cabos? você utilizou algum respiro para evitar a condensação lá dentro ou nem precisa!? Abraço, Denis.

Denis4x4
14/08/2010, 18:57
Diego! mais algumas perguntas! Que mangueira é esta que você utilizou como snorkel? Você utiliza dentro do jeep um elemento filtrante? Percebi que há várias mangueiras de respiros conectadas no snorkel, seriam do respiro do motor e também dos diferenciais, câmbio, etc?! No lugar da vareta de medição do óleo do motor, você também fechou?! Valeu, Denis.

Denis4x4
14/08/2010, 18:59
Coloquei umas fotos do meu jeep no link abaixo, não sei se vcs viram....
http://www.flogao.com.br/denis4x4

diego4x4
15/08/2010, 15:08
e ai Denis a parte do distribuidor foi a mais complicada principalmente a parte de baixo do distribuidor mas consegui , o material utilizado foi apenas borracha e duas braçadeiras uma em cima e outra bem em baixo, bom ali onde passa os cabos é uma borracha de uns 25 mm de espessura, ai cortei ela fiz bem redonda e fiz nove furos nela, mas não pode fazer furos muito grande, tem que fazer com uma broca de no máximo do diâmetro do cabo, ai vc tem que tirar aquela proteção de borracha que fica na ponta de cada cabo e passar um em cada buraco, são 7 os outros dois buracos, é para respiro como vc comentou para evitar a condensação, ai coloquei os dois na mangueira do snorkel, que como o motor fica sempre puxando ar automaticamente ele puxara o ar da distribuição, assim fica mais ventilado evitando um pouco a condensação mas mesmo assim de vez em quando vc abre, está um pouco úmido mas nada que provoque falhas, a mangueira que utilizei é uma mangueira utilizada em piscinas, ela sobe até parte superior do parabrisa, e utilizo filtro sim na ponta dela possui um filtro cônico esportivo, é bom colocar principalmente agora que vou turbinar ele, ai não pode ter sujeira alguma, sim todas as mangueiras conectadas ao snorkel são de outros respiro, do cambio dos diferencias do motor, e da distribuição, o único que não coloquei ali foi o do tanque pela distância do mesmo, sim fechei a vareta do óleo tb pois se caso ela ficar em baixo d'agua entra agua tb, ai levo sempre a vareta dentro da caixa de ferramenta.
foto - detalhe da mangueira do snorkel com filtro cônico na ponta, e mais a sugeira kkkkk faz parte.
abraço qualquer duvida só chama.:concordo:
se quiser ver algumas fotos do meu jeep e de alguns daqui da região me add no orkut. ok http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4923170548488115666&rl=t

diego4x4
03/09/2010, 23:37
e ai pessoal até que em fim consegui fabricar uma vedação para o buraco da embreagem espero que tenha ficado bom ficou bem firme falta testa agora ai vai a foto.

André Luiz Rossetim
04/09/2010, 16:35
Sobre o motor de arranque, depois da trilha meu motor começou a enroscar após a partida, dando aquele "grito" quando o jeep pega. O que você recomenda? Que eu mande num auto-elétrico ou dá pra dar uma limpada tranquilo em casa mesmo!? Muito obrigado, abraço, Denis.

Eu mesmo mexo no meu, basta desmotar com jeitinho, limpar toda a sujeira e lubrifica-lo novamente.
Se não fiz uma vedação satisfatória, a cada trilha (com poças) vc vai ter que fazer isso, senão o motor de arranque vai ficando pesado, até travar.
Acho melhor aprender a faze-lo em casa, do que ter mais esta dispesa a cada trilha.

Denis4x4
04/09/2010, 18:41
Olá André! Dá umas dicas aí, tipo um passo a passo pra dar uma limpada no motor de arranque! Valeu, Abraço, Denis.

diego4x4
04/09/2010, 22:29
exatamente André não é complicado de se fazer uma limpeza no motor de arranque é bem simples eu por exemplo acho mais dificil a parte de tirar e colocar. é sempre eu que faço as limpezas dele só que meu já ta um saco é limpar a cada trilha, aqui na região tem muito daquele lodo que entra por tudo e ai a cada trilha que ia eu tinha que abrir o motor de arranque para limpar e isso é um saco, hoje dei umas voltas nuns banhados ai o problema que estou tendo agora é mau contato em algum lugar da parte elétrica nem os faróis acendem mais.:grin:

André Luiz Rossetim
06/09/2010, 09:44
Bom... o meu motor de opala
- tira o motor do carro,
- leva numa bancada-
-Solta as duas porcas laterais
-Solta o eixo do bandix
-Solta os dois parafusos que fixam o solenoide
-Abre as duas partes o motor, com geitinho, pois o garfo do bendix atrapalha bastante
-Solta os parafusos traseiros.
-Limpa tudo, tira toda a areia, verifica se todas as escovas estão no lugar certo, com tamanho adequado. Limpa bem o coletor (cilindro de cobre) podendo usar até um lixa fina.
-Lubrifica as buchas as extremidades no eixo e a parte onde o bendix deslisa

E monta tudo, essa é a parte complicada, tem que tomar muito cuidado para não retirar nenhuma escova da posição, e principalmente de encaixar a ponta do solenoide no garfo do bendix. Depois que vc pega pratica fica facil.

Denis4x4
12/10/2010, 19:26
André, muito obrigado pela dica e desculpe a demora! Segui os passos +- e limpei o meu....já fiz isso umas 4 vezes e como disse, agora peguei prática! abraço, Denis.

Denis4x4
16/11/2010, 07:20
Senhores, acabei de instalar a pedaleira suspensa com hidrovácuo e disco nas 4 rodas. Estou querendo colocar eixos de rural, porque como pretendo levantar mais o jeep, procuro maior estabilidade! A dúvida que tenho é: Já que pretendo colocar estes eixos no meio do ano que vem, já compro agora que há disponibilidade no mercado ou posso deixar pra comprar depois quando for comprar os eixos e afins!? É fácil encontrar carcaças dianteira e traseira da rural!???

victor massinha
16/11/2010, 09:23
e ai pessoal até que em fim consegui fabricar uma vedação para o buraco da embreagem espero que tenha ficado bom ficou bem firme falta testa agora ai vai a foto.

Aquilo é durepóxi?:pensativo:

Denis4x4
16/11/2010, 09:25
Hehehehehe! eu acho que é um carregamento de silicone!!

diego4x4
16/11/2010, 23:49
não, hehe é massa plastica por baixo para fixar a peça e por cima o carregamento de silicone para vedar bem e ajudar na fixação, e fico legal já fiz 4 trilhas agora sem ter problema de ter que abrir o motor de arranque para limpeza :concordo:

Denis vi que vc está atras de eixos de rural, somos 2 também quero um par, to juntando as peças para montar um outro jeep, já tenho motor e chassi, e uma parte da lata hehe

Denis4x4
17/11/2010, 07:31
Hehehe! pois é diego! eu estou com o contato do Danilo que está vendendo um par (traseiro e dianteiro) da rural por 350,00 cada carcaça e não sei se vou pegar porque só vou instalar no ano que vem e estava querendo pegar completo já.... Se quiser te passo o contato aê! hehehe


não, hehe é massa plastica por baixo para fixar a peça e por cima o carregamento de silicone para vedar bem e ajudar na fixação, e fico legal já fiz 4 trilhas agora sem ter problema de ter que abrir o motor de arranque para limpeza :concordo:

Denis vi que vc está atras de eixos de rural, somos 2 também quero um par, to juntando as peças para montar um outro jeep, já tenho motor e chassi, e uma parte da lata hehe