PDA

Ver Versão Completa : F 75 Cabuloza .

Java4x4
24/07/2010, 17:57
Sou apaixonado por carros antigos , queria eu ter nascido na década de 50 e vivido a era dos Stylemaster ,farlaine , impala belair e entre outros ,tenho um caminhão Chevrolet Brasil 1960 . tenho ele a mais de 10 anos e só agora terminei de montalo da maneira que eu queria mais como vcs sabem nunca esta bão e sempre estamos em ventando mais,

O porque de montar uma F 75 .

Eu tinha uma tornado e andava nas trilhas da cidade participava de enduros passeios etc ,sempre fui apaixonado por Off road ,me casei a dois anos tive que vende-la , com o passar do tempo ,notei que não fazia mais nada , estava na rotina já tinha terminado o caminhão , não tinha mais a moto , tinha engordado uns 40 kl rsrs , e nada de aventura adrenalina etc ,”desafios” foi quando passei em frente de um estacionamento e vi la estava ela precisando de um dono , e eu passava quase todos os dia naquele lugar ate que resolvi para e perguntar o valor , foi quando tive uma surpresa ele queria muito caro na minha opinião , depois de uns de uns 2 meses fiz uma proposta sem pensar 2 vezes ele me vendeu e no dia seguinte la estava eu levando ela embora . já tinha dirigido algo parecido mas
aquilo foi uma comedia um fumaceiro só engatava 1 e 2 batia tudo , e antes de chegar em casa uns 4 quarteirão ela parou desci abri o capo olhei não vi nada a principio me deu uma raiva tão grande , dei mais uma olha e vi que a tampa do distribuidor estava amarrada com um elastico e tinha derretido , achei um arame amarei dei partida e cheguei ate em casa .
E se passarão quase 1 ano .

E desde então tenho pesquisado muito sobre as adaptações , foi quando descobri 4X4 Brasil , e aqui tive muitas de minhas duvidas esclarecidas .

Agradecimentos pelas sugestões e informações Sr Elcio aqui do Fórum
Mendonça amigo aqui de Londrina e os demais amigos .

Bão Vamos lá trata-se de uma Ford F 75 ano 1962
Encontra-se com Motor original , direção original ,sistema de freio original ,Cambio Willys 3 marcha , reduzida willys , molas originais . eixos originais relação 9 44
Projeto :
De principio eu ia usar um motor Falcon 3.6 ,
mas acabei comprando 4.9 i “já tenho”
Cambio: C10 3 marchas “ já tenho”
Freio : a disco, nas rodas da frente , futuramente na traseira .
Direção : Caixa do Omega bomba do 4.9 .
Molas : da Bandeirantes , mas se tiver outra que sirva estamos aceitando sugestões .
A lataria será a ultima das coisas e seu eu tiver esquecendo de algo ,e com certeza estou ! os amigos que me ajudem .

Gostaria muito que me dessem a opinião sobre como Fazer essas adaptações.:dance:
No aguardo de sugestões .
Abraço a todos
segue abaixo algumas fotos da cabuloza

Tchê 4x4
24/07/2010, 18:49
Boa Java, mais um clássico tópico do nascimento de uma ótima viatura!!!...

Acredito que o uso seja trilhas, por isso a principio a configuração das modificações estão ótimas, mas a minha contribuição é ref. a caçamba de madeira: Por favor vende isso pra um quitandeiro já!!! Rsrsrs

Depois providencia uma step side ou original que fica show!!! Não esquece de analisar tbm a questão dos pneus, altura e etc, no mais é só colocar a mão na graxa...

Boa sorte e parabéns pela Cabuloza!!!

Java4x4
24/07/2010, 19:39
Boa Java, mais um clássico tópico do nascimento de uma ótima viatura!!!...

Acredito que o uso seja trilhas, por isso a principio a configuração das modificações estão ótimas, mas a minha contribuição é ref. a caçamba de madeira: Por favor vende isso pra um quitandeiro já!!! Rsrsrs

Depois providencia uma step side ou original que fica show!!! Não esquece de analisar tbm a questão dos pneus, altura e etc, no mais é só colocar a mão na graxa...

Boa sorte e parabéns pela Cabuloza!!!

Boa noite

Tchê

é realmente o uso sera mais para trilhas .
obrigado pela dica é realmente vou tirar a caçamba de madeira rsrsrs
a original acho que vai ser dificil de achar mas quem sabe né . é os
pneus ainda nem tinha pensado nisso , tem alguma sugestão ?

bração

elcio
24/07/2010, 19:42
Fala meu amigo Java

por favor, SR. nao ne? ehehheh
bom, eu tenho larga experiencia com 4.9, e o que vc precisar pode contar com os amigos do forum.
por favor, coloque fotos de todas as adaptações que for fazendo, para que possamos dar palpites. ;-)
esse motor é canhao, nao se esqueça de revisar corretamente a t-case e cambio.
como disse o tche, livre-se dessa carroceria de madeira, a nao ser que queira fazer frete.
boa sorte, parabens e barro nela.

abrass
elcio

Tchê 4x4
24/07/2010, 19:49
É isso aí, bola pra frente e fotos p/acompanhamento... Quanto aos pneus tudo depende do terreno, aro, off set e etc que vc for usar... Particularmente gosto dos Maxxis BigHorn e como já tenho os aros 15 são os que pretendo usar futuramente...

http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=798

Java4x4
24/07/2010, 20:01
Fala meu amigo Java

por favor, SR. nao ne? ehehheh
bom, eu tenho larga experiencia com 4.9, e o que vc precisar pode contar com os amigos do forum.
por favor, coloque fotos de todas as adaptações que for fazendo, para que possamos dar palpites. ;-)
esse motor é canhao, nao se esqueça de revisar corretamente a t-case e cambio.
como disse o tche, livre-se dessa carroceria de madeira, a nao ser que queira fazer frete.
boa sorte, parabens e barro nela.

abrass
elcio

Grande Elcio

desculpa pelo Sr rsrsrs ...
e que pela sua vasta experiencia com essas adaptações tomei a liberdade de chamalo assim !!!! rsrsrsrsss ...
o cambio e a t- case foi revisada recentemente , mas quinta agora tive uma surpresa quando estava levando ela para retirar a caçamba , travou no meio da rua nem pra frente e nem para traz achei extranho , subiu arrastada no guincho , levei ela , liguei pro mecanico , ele deu uma passada la retirou a tampa do diferencial trazeiro pensando que fosse o mesmo mas não era , eu ja tinha adaptado o cambio C10 no motor willys , ainda não tiramos o cambio ,acho que foi o cambio , ele me disse que pode ter cido a embreagem segundo ele esse cabio é muito dificil de quebra , vamos ver semana que vem agora o que pode ter acontecido.

Bração

hercilio.neto
24/07/2010, 21:43
Java,
Voce pretende deixar com carroceria de madeira?
Boa sorte na sua reforma.
Vamos acompanhar na torcida. Poste as fotos.

HERCILIO NETO

Java4x4
24/07/2010, 22:10
Java,
Voce pretende deixar com carroceria de madeira?
Boa sorte na sua reforma.
Vamos acompanhar na torcida. Poste as fotos.

HERCILIO NETO

Boa Noite
Hercilio

Não , queria achar uma carroceria original
ou fazer uma de lata estilo plataforma .

Bração

Loiro
24/07/2010, 22:26
Eu não colocaria a caixa de c-10. Usaria uma original de 4.9, 5 marchas mazda.
A caçamba pode-se fazer tubular também. O mais importante é a adaptação do motor, que tem que ser bem feita!
Com esse motor eu não usaria um pneu que agarre muito... :twisted:
[]'s

Java4x4
25/07/2010, 08:16
Eu não colocaria a caixa de c-10. Usaria uma original de 4.9, 5 marchas mazda.
A caçamba pode-se fazer tubular também. O mais importante é a adaptação do motor, que tem que ser bem feita!
Com esse motor eu não usaria um pneu que agarre muito... :twisted:
[]'s

Bom dia

Loiro

é tive lendo pouco sobre esse cambio mazda 5 marchas , o que vc me diz sobre ele, se é um cambio quebrador e etc , por aqui onde moro ainda não vi nenhum dando sopa rsrsrsrss ... eu ja tenho o c10 3 marchas mas quem sabe posso troca ja visto que aqui esse cambio c10 é dindin na mão !!
os pneus ainda não pensei acho bonito os frontiera mas vi que não sera a melhor opição ...

Bração

Loiro
25/07/2010, 14:49
Esse câmbio não é barato.
Eu o colocaria por ser original da F-1000 com 4.9i.
O de c-10 fica bom, mas acredito que mate muito o motor.
Quanto ao pneu, o Super-frontiera (http://www.pneusoffroad.com.br/fronteira33.html) da Guidali Pneus (http://www.pneusoffroad.com.br/) é um pneu bonito e equilibrado.
[]'s

Java4x4
25/07/2010, 17:46
Esse câmbio não é barato.
Eu o colocaria por ser original da F-1000 com 4.9i.
O de c-10 fica bom, mas acredito que mate muito o motor.
Quanto ao pneu, o Super-frontiera (http://www.pneusoffroad.com.br/fronteira33.html) da Guidali Pneus (http://www.pneusoffroad.com.br/) é um pneu bonito e equilibrado.
[]'s

Bonito mesmo esse pneu !!!

fabiano caxias
26/07/2010, 10:15
Mais um 4.9i indo pra trilha hehe muito bom isso
To montando uma pickup com 4.9i 5a drive,se precizar de algo pode me avizar ai q na medida do possivel ajudamos
Quanto a travar a pickup pode ser tambem a reduzida,da uma olhada la tira a tampinha e ve se nao deu crepe hehe,as vezes montada com folga errada ela trava mesmo,ou as vezes pode ter quebrado dentes
boa sorte ai na empreitada
abras

Java4x4
26/07/2010, 12:10
Mais um 4.9i indo pra trilha hehe muito bom isso
To montando uma pickup com 4.9i 5a drive,se precizar de algo pode me avizar ai q na medida do possivel ajudamos
Quanto a travar a pickup pode ser tambem a reduzida,da uma olhada la tira a tampinha e ve se nao deu crepe hehe,as vezes montada com folga errada ela trava mesmo,ou as vezes pode ter quebrado dentes
boa sorte ai na empreitada
abras

Bom dia Fabiano

Obrigado pela força , com certeza vou precisar sim !!!
eu ate queria colocar o cambio original mas aqui é meio mosca branca !!!
meu mecanico ainda não pode ver o que aconteceu , é pode ter dado crepe na reduzida mesmo rsrsrsrs ....

Bração

Paulo Cesar
26/07/2010, 14:06
eu ate queria colocar o cambio original mas aqui é meio mosca branca !!!
meu mecanico ainda não pode ver o que aconteceu , é pode ter dado crepe na reduzida mesmo rsrsrsrs ....

Java4x4
Primeiramente parabéns pela disposição de reformar a viatura, gosto muito das F75 e assim que possível também
farei a reforma em uma delas, Quanto ao motor 4.9 todos falam muito bem dele, porem o problema é quando for
adaptar ele na caixa da sua da F75 ou C10, eles não encaixam, não existe caixa seca para este motor, o original
é acoplado ao cambio madza, assim você terá de fazer a sua própria caixa seca ou pegar uma do motor 292 e
adaptar com uma flange e depois ainda dar torno no eixo piloto. Inclusive esta se discutindo esse assunto no
forum dos engesas e o Julhos (forista) que esta querendo fazer esta adaptação esta quase desistindo dele.
O amigo Elsio que postou aqui, poderia dar umas dicas deste motor e adaptação la no tópico dos Engesas para ajudar ao amigo Julhos.
abs.
Paulo

elcio
26/07/2010, 14:28
Java4x4
Primeiramente parabéns pela disposição de reformar a viatura, gosto muito das F75 e assim que possível também
farei a reforma em uma delas, Quanto ao motor 4.9 todos falam muito bem dele, porem o problema é quando for
adaptar ele na caixa da sua da F75 ou C10, eles não encaixam, não existe caixa seca para este motor, o original
é acoplado ao cambio madza, assim você terá de fazer a sua própria caixa seca ou pegar uma do motor 292 e
adaptar com uma flange e depois ainda dar torno no eixo piloto. Inclusive esta se discutindo esse assunto no
forum dos engesas e o Julhos (forista) que esta querendo fazer esta adaptação esta quase desistindo dele.
O amigo Elsio que postou aqui, poderia dar umas dicas deste motor e adaptação la no tópico dos Engesas para ajudar ao amigo Julhos.
abs.
Paulo

tanto a capa-seca do 302, F100 ou F250 são plug'n'play nesse motor, ou seja, não requerem adaptações
e se colocar a do 302 tbem é plug'n'play para a caixa c10 - a não ser o entalhado, mas ai é outra conversa.
nesses casos, apenas a embreagem precisa ,invariavelmente, passar por adaptações, a não ser, claro, que se utilize o set-up original.
mas de toda forma, existe alguma adaptação, e deve-se ter como meta utilizar, na maioria das vezes, algo que não requer adaptações, ou se requerer que seja a a menor possível.
ou então vai ser refém de mecânico pilantra/enrolado, peças caras, adaptações milagrosas, gambiarras, etc.
a simplicidade é algo muito valioso e vc vai perceber isso quando a gambi der pau, e nao tiver ninguem pra ajudar a amarrar a linguiça.

elcio

Java4x4
26/07/2010, 18:28
Java4x4
abs.
Paulo

Boa noite
Paulo Cezar
obrigado pela dica vou da uma passadinha lá no forum dos engesas e ver como eles estão fazendo .

é uma adaptação meia complicada mesmo !!! quaze desisti ja !!!
e da manera que vou fazer tem uma só feita mas ainda não testada !!!!
vou usar a cx original madza , vou cortala e usar ela como capa seca ,
ela é um aluminio fundido vamos corta e soldar umas orelhas ou só corta e fazer uma flange ,capa seca flange, flange cambio , almetar eixo entalhado etc , meu mecanico disse que tem jeito , ele vai pegar o serviço meiados do mes agora ja dexei a cx com ele e assim que tiver pronto essa adaptação cx original cambio C 10 t-cse wiilys , vou tirar algumas fotos e posta aqui ok
e no mais sorte pra nós rsrsrsrsrs

Bração

Java4x4
26/07/2010, 18:38
tanto a capa-seca do 302, F100 ou F250 são plug'n'play nesse motor, ou seja, não requerem adaptações
e se colocar a do 302 tbem é plug'n'play para a caixa c10 - a não ser o entalhado, mas ai é outra conversa.
nesses casos, apenas a embreagem precisa ,invariavelmente, passar por adaptações, a não ser, claro, que se utilize o set-up original.
mas de toda forma, existe alguma adaptação, e deve-se ter como meta utilizar, na maioria das vezes, algo que não requer adaptações, ou se requerer que seja a a menor possível.
ou então vai ser refém de mecânico pilantra/enrolado, peças caras, adaptações milagrosas, gambiarras, etc.
a simplicidade é algo muito valioso e vc vai perceber isso quando a gambi der pau, e nao tiver ninguem pra ajudar a amarrar a linguiça.

elcio

Boa noite
Elcio

É meu amigo ja vi tudo tenho chão ainda pela frente rsrsrsrsss ...
vamos torce para que essa minha adaptação de certo , se não vou ter que começar do zero dinovo capa 302 etc ....

relação embreagem ele me disse para ficar tranquilo que dá para colocar ate do apala se eu quizer, to confiando nele rsrsrss ...

bração

Java4x4
28/07/2010, 12:22
Postando fotos sem a carroceria
é finalmente retirei a carroceria diminui 15 cm na trazeira chassi .
sexta feira agora ja vou levar pro mecanico começar a adaptação .

elcio
28/07/2010, 13:54
Boa noite
Elcio

É meu amigo ja vi tudo tenho chão ainda pela frente rsrsrsrsss ...
vamos torce para que essa minha adaptação de certo , se não vou ter que começar do zero dinovo capa 302 etc ....

relação embreagem ele me disse para ficar tranquilo que dá para colocar ate do apala se eu quizer, to confiando nele rsrsrss ...

bração

sim, em teoria vc pode colocar praticamente a embreagem que quiser.
ai dependendo da caixa tem que adaptar o eixo piloto,mais gambi, mais ponto fraco.
e por ai vai

RODRIGO TOMITÃO
29/07/2010, 10:15
java 4x4 olha uma capa seca do 302 pra vender, e tem uma do 292 tambem no mesmo site
http://www.aerowillys4x4.com/Produto.aspx?IdProduto=834&IdProdutoVersao=832

Java4x4
29/07/2010, 16:20
java 4x4 olha uma capa seca do 302 pra vender, e tem uma do 292 tambem no mesmo site
http://www.aerowillys4x4.com/Produto.aspx?IdProduto=834&IdProdutoVersao=832

Boa tarde
Rodrigo valeu pelo site , eu acabei comprando uma cx do 4.9 e vuo corta ela e adaptar a cx da c10 , se caso essa gambi não der certo dai eu vou parti para a do 302 , estou colocando essa original para aproveitar motor de partida volante e gremalhera ,tomara que de certo
bração e valeu pela dica ...