Conectar

Ver Versão Completa : Motor Maverick 3000 X CJ5 Original - Dúvida

Pedrão B.
24/07/2010, 16:39
ALL,
Estou de olho em um motor 3000 de um Maverick pra por no meu CJ, que na parte mecânica é todo original.
O que já percebi é que a o filtro de óleo vai esbarrar na caixa de direção, mas pra isso já tenho solução.
Gostaria de saber se os suportes do BF161 servem nesse motor, são aquelas duas "orelhas" que ficam presas bem na frente(polia) do bloco do BF, e o do 3000 é no meio do bloco que ficam os suportes de coxim.
Se eu precisar mexer em suporte vou desistir da empreitada.
Desde já agradeço.
[]'s

Dodger
24/07/2010, 17:08
ALL,
Estou de olho em um motor 3000 de um Maverick pra por no meu CJ, que na parte mecânica é todo original.
O que já percebi é que a o filtro de óleo vai esbarrar na caixa de direção, mas pra isso já tenho solução.
Gostaria de saber se os suportes do BF161 servem nesse motor, são aquelas duas "orelhas" que ficam presas bem na frente(polia) do bloco do BF, e o do 3000 é no meio do bloco que ficam os suportes de coxim.
Desde já agradeço.
[]'s

Nem lembro como é direito o sistema de suportes, mas tem um motor de Maverick desmontado jogado na minha garagem, qquer coisa tiro fotos ou medidas que tu precisar pra tirar duvidas

Elison
24/07/2010, 17:23
ALL,
Desde já agradeço.
[]'s

Amigo, pra utilizar o motor 3000 do maverick, basta vc trocar o suporte dianteiro do motor pelo do BF 161, com relação ao filtro de oleo vc tbém pode utilizar o original do jeep, pra isso vc vai precisar trocar a tampa da engrenagem da distribuição e fazer uma pequena adpatação na bomba de oleo pra retirar o filtro original do 3000.
Vc vai ver que a diferença de desempenho é grande, sem prejudicar o consumo.
Obs. recomendo que vc utilize um escape com diametro um pouco maior que o seu original.

rubensx
25/07/2010, 00:04
quer ser bem feliz com esse 3000???

arruma um cabeçote de ITAMARATY :twisted:

ai sim vc vai pras cabeças, coletor de admissão é todo separado e dá até pra injetar o bixo...

conheço um hot road preparado assim e e injetado que é absurdo :concordo:

ou seja t'facil colocar, adapta o suporte do 161 nesse 163 e sai feliz, plug n play

Pedrão B.
25/07/2010, 22:34
Dodger, Elison, Rubão...obrigado pelas respostas!
Então é só colocar os suportes do BF no 3000?
Com relação ao filtro, vou mandar um torneiro fazer uma peça para colocar no lugar do filtro que tenham duas derivações para colocar o filtro "remoto" ligado por mangueiras.
Dodger, se puder tirar uma foto da frente do motor, alí da tampa da engrenagem/polia.
Rubão, se eu achasse um cabeçote destes...
Obrigado à todos!
[]'s

Flaibam
25/07/2010, 22:39
....
Rubão, se eu achasse um cabeçote destes...

[]'s
O Antonio Umino, aqui do fórum tem um pra vender. Mas não sei quanto ele está pedindo...Se interessar, tente achá-lo pelo nome. Até o mês passado ele estava com o motor, não sei se já vendeu.

Elison
26/07/2010, 13:00
quer ser bem feliz com esse 3000???

arruma um cabeçote de ITAMARATY :twisted:

ai sim vc vai pras cabeças, coletor de admissão é todo separado e dá até pra injetar o bixo...

conheço um hot road preparado assim e e injetado que é absurdo :concordo:

ou seja t'facil colocar, adapta o suporte do 161 nesse 163 e sai feliz, plug n play

Motor bf-161 2600 90CV
Motor Maverick 3000 112CV
Motor 3000 com cabeçote Itamaraty 140CV

rubensx
26/07/2010, 15:27
Motor bf-161 2600 90CV

se injetar vai pra uns 180cv facil em mpfi

Pedrão B.
26/07/2010, 22:43
140...180 cv's!!!
:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:
Se com os quase 90 não para, imagina com tudo isso.
Teria que repotenciar tudo, e essa não é minha intenção, mesmo eu tendo um Clark 240F que ganhei de presente, encostado aqui, mas daí vai ser o efeito cascata.
Só quero dar um Upzinho de leve, nada muito traumático.
Pra vcs terem idéia, vou continuar com o acelerador de varão.
A minha idéia com o filtro de óleo é fazer algo parecido com esse da foto, mas "cego", só com as duas saídas para os niples.
O que acham, tem alguma idéia melhor?
[]'s

Dodger
26/07/2010, 23:12
Motor bf-161 2600 90CV

Amigo meu comprou tempo atras um Aero que veio com este motor, como ele vai fazer um hot e colocar motor mais forte, fez o favor de jogar o motor inteirinho no camarada que junta sucata lá na rua. Até fomos atrás no depósito do camarada, mas já tinha ido virar grampo de cabelo ou peso de papel...:parede::parede::parede:

Pedrão B.
31/07/2010, 20:18
PessoALL,
Fui buscar o bendito hoje, e já percebi que o cárter é invertido, o bojo é para frente.
Tem como inverter, ou usar o cárter do BF?
E o pescador?
[]'s

Elison
01/08/2010, 08:57
Tem que usar o carter e o pescador da bomba de oleo do BF 161

Pedrão B.
01/08/2010, 11:52
Valeu Elison!
Agora só falta decidir o que de fato será feito com a bomba de óleo.
[]'s

Elison
01/08/2010, 15:08
Valeu Elison!
Agora só falta decidir o que de fato será feito com a bomba de óleo.
[]'s

Vc tem duas opções:
1 Utilizar a bomba do ultimo BF 161, ano 1975, ela é maior que as anteriores e tem o tamano exato do motor 3000

2 Cortar a parte que serve de suporte para o filtro de oleo da bomba original do maverick e fazer uma pequena adaptação nela.

Com relação ao filtro de oleo vc pode manter o mesmo sistema do BF161, mas tem que utilizar a tampa frontal do motor 2600.

Pedrão B.
01/08/2010, 17:55
Fala Elison!
Então, e estou querendo cortar o "pescoço" que une o filtro a bomba e fazer rosca nos furos e colocar niples, e vou usar o suporte do filtro de óleo da turbina da Scania.
Será um sistema de filtro remoto.
Outra opção é mandar um torneiro fazer uma tampa nova para a bomba, mas com os orifícios para conectar as mangueiras do filtro.
[]'s

antonio umino
01/08/2010, 20:47
Pedrão B. Porque vc vai cortar a tampa onde se rosqueia o filtro de óleo ?
Vai fazer outra tampa, onde vc vai adaptar mangueiras até digamos um novo suporte do filtro tal como na foto acima.? Pois também tenho um motor BF 184 do maverick, em que saiu em alguns Willys, (Jeep Rural e F 75), so que o coletor do escapamento (tubagem) acho que é usado o mesmo do Maverick onde a saida é bem atraz, a tubagem do BF 161 dá certo, mas o cano de saida é atrapalhado pelo filtro , não sei se no jeep, mas na Rural e Pickup, tem que modificar o tubo de escape fazendo umas curvas a mais, mas dá certo.( acho). Vamos ver Ok..

Pedrão B.
01/08/2010, 21:51
Antonio,
Acho que vou fazer uma nova tampa para a bomba, tipo essa da foto, mas com uma entrada e uma saída, daí ligo, através de mangueiras o filtro com o suporte da Scania.
O coletor de escape acho que vou usar do meu BF mesmo.
Mas o que eu queria de verdade é um 6x2 dimensionado.
[]'s

Pedrão B.
01/08/2010, 21:52
Faltou a foto!

Albertocuritiba1
01/08/2010, 22:34
Opa...........galéra .... Acho que o meu cj5 já está com este motor.... Como identifica-lo ?? Será que fui premiado ??

Pedrão B.
01/08/2010, 22:56
Fala Alberto!
O que ele tem de diferente:
:arrow:Logomarca FORD em alto relevo ao lado do carburador.
:arrow:Filtro de óleo tipo "cartucho" incorporado a bomba de óleo.
:arrow:Mangueira de arrefecimento, que sai da bomba d'água e percorre a lateral do bloco.
O seu tem estes ítens?
Se tiver é o 3000 Ford.
Só não posso afirmar se foi premiado efetivamente, pois ainda não usei o meu motor, pois ele está sendo instalado ainda.
Mas pelos relatos que ví ele é(bem) melhor que o BF!
Assim que estiver com ele instalado, posto minhas impressões.
[]'s

Albertocuritiba1
02/08/2010, 08:54
Bimgo!!!!!!!!!! este é o motor que está no meu cj ano 1967....... só houve uma modificação no filtro de óleo....... pois ele esta com o filtro de óleo original do jeep............... a noite vou tirar algumas fotos e vou postar aqui............será que o sistema de ignição é o memo do jeep ?? ( rotação sentido anti-horário) pois esta semana estou querendo colocar uma ignição eletronica.................. com platinado está sempre falhando...........

antonio umino
02/08/2010, 11:35
É tudo igual ao BF 161 e BF 184, ou motor do maverick, a diferença está na altura do bloco pois o BF 184 ou 3.000. é mais alto mais ou menos 10mm. é só ver onde está a numeração do motor que está a diferença visivel, Uns tem o filtro de óleo com cartucho e outros com o filtro original colocado em cima do cabeçote. e o sistema de ignição é o mesmo em todos eles. e acho que a bomba de óleo no bf é um pouco menor e no 184 a bomba é maior mas sem o cartucho e do maverick vem com o filtro de cartucho junto.................

Albertocuritiba1
03/08/2010, 12:34
OPA... SEGUINTE TIREI ALGUMAS FOTOS MEIO NA CORRERIA HOJE PELA MANHÃ... PELO QUE VCS FALARAM É ESTE AI MESMO O TAL BF 184 3000...SE ALGUEM TIVER MAIS DÚVIDAS QUANTO A INSTALAÇÃO POSSO FOTOGRAFAR MAIS PARTES DO MOTOR...:concordo::concordo::concordo:

Albertocuritiba1
03/08/2010, 12:38
Opa.... Esqueci de anexar as fotos... Agóram seguem..........

Jacimar
03/08/2010, 12:49
Opa.... Esqueci de anexar as fotos... Agóram seguem..........

Boa tarde prezado ! independentemente de qual motor seja o seu, me preocupa o seu filtro de ar :sad: nunca confiei nesses filtros esportivos pelo seguinte, em toda propaganda se fala de sua eficiência em termos de volume de ar, mas nunca são divulgados - pelo menos nunca vi - os dados relativos a eficiência de filtragem, ou seja, o tamanho da maior partícula que ele deixa passar . . . um abraço !

Albertocuritiba1
03/08/2010, 13:26
boa tarde prezado ! Independentemente de qual motor seja o seu, me preocupa o seu filtro de ar :sad: Nunca confiei nesses filtros esportivos pelo seguinte, em toda propaganda se fala de sua eficiência em termos de volume de ar, mas nunca são divulgados - pelo menos nunca vi - os dados relativos a eficiência de filtragem, ou seja, o tamanho da maior partícula que ele deixa passar . . . Um abraço !

ok... Amigão obrigado pela dica........... A tróca do filtro de ar é a minha segunda prioridade no cj ( a primeira é a ignição eletronica) a sua opinião é a mesma com a de todos que viram este filtro... Adiquiri a viatura a tres semanas e ainda estou na fase de arrumar aki e ali..... Um abraço e obrigado..............

Pedrão B.
03/08/2010, 17:58
Fala Alberto!
Realmente, é esse o danado, porém o seu está com a bomba de óleo do Willys.
Minha bomba já está no torneiro para cortar o suporte do filtro e fazer as roscas nos tubos para eu colocar o sistema de filtro remoto.
O disco de embreagem novo já chegou.
Não vejo a hora do bicho estar roncando, daí vou ver qual é a dele.
[]'s

Albertocuritiba1
03/08/2010, 19:49
Pedrão..... amanhã o meu vai para a ofocina tambem..... vou instalar a ignição eletrônica no bicho...........até hoje ele sempre andou meia-boca.... um dia falha um cilindro outro dia falha outro...... esta com os cabos de velas ressecados........ e com o tal platinado....que andar longe com ele é uma loteria........................

Marcelo
08/09/2010, 13:09
Pedrão,

Já que tá mexendo no filtro, apoveita e colocar um radiador de óleo nele. Tem vários kits no mercado e você pode usar um radiador do Fusca que serve muito bem.

Manter o óleo numa temperatura mais baixa é sempre bom pro motor.

[s]

Mauricio Rotta
08/09/2010, 13:56
Pedrão,

Já que tá mexendo no filtro, apoveita e colocar um radiador de óleo nele. Tem vários kits no mercado e você pode usar um radiador do Fusca que serve muito bem.

Manter o óleo numa temperatura mais baixa é sempre bom pro motor.

[s]

Afe... mais uma gambiarra pra dar incômodo...:putz:

Albertocuritiba1
08/09/2010, 16:06
fala alberto!
Realmente, é esse o danado, porém o seu está com a bomba de óleo do willys.
Minha bomba já está no torneiro para cortar o suporte do filtro e fazer as roscas nos tubos para eu colocar o sistema de filtro remoto.
O disco de embreagem novo já chegou.
Não vejo a hora do bicho estar roncando, daí vou ver qual é a dele.
[]'s

fala ai pedrão.............. Este tróço já saiu da oficina ou não eu to curioso pra saber o que voce esta achando...........???????

Marcelo
08/09/2010, 16:53
Afe... mais uma gambiarra pra dar incômodo...:putz:
Gambiarra??? Incômodo??

Bom... isso depende muito de quem faz o serviço. :roll:

Se bem feito, não é incômodo nem gambiarra...

[s]

Pedrão B.
08/09/2010, 21:17
Salve Rapaziada!
Me desculpem a falta de informação, mas andei meio ocupado esses dias...
Mas vamos lá!
O 3K tá no lugar, roncando bonito!
Ainda tem alguns ajustes pequenos para fazer mas, no geral está bom.
Com relação ao filtro de óleo, eu fiz o seguinte:
Cortei o suporte do filtro original da tampa da bomba.
Fiz roscas nas duas passagens e coloquei niples para ligar o novo suporte/filtro através de 2 mangueiras.
As fotos falam por si só:

Pedrão B.
08/09/2010, 21:21
Continuando:
O coletor de escape eu usei o do 161 mesmo, e mandei o cara do escapamento "se virar" para fazer o cano sair dalí.
Foi feito todo em 2'

Albertocuritiba1
08/09/2010, 21:32
E ai pedrão... Conta mais..... Gosotu do resultado??? Ficou mais forte ?? Ta usando qual carburador ????? Conta conta

Pedrão B.
08/09/2010, 21:36
Bom pessoal,
O que posso dizer deste motor, é que a pegada dele é outra.
Não tem aquela preguiça de baiano(me desculpem os baianos) do 161 que você acelera, ele pergunta: Eu? daí você responde: É, Vc! Daí ele faz:Vrum!
Brincadeiras à parte, o 3K é mal educado, pisou ele responde.
Ainda não andei de acordo com ele, mas em quarta ele fica pedindo mais marcha, ou seja, o que eu temia aconteceu, a relação dos diferenciais ficaram curtas.
Mas o pega mesmo será domingo, no encontro de Santa Gertrudes-SP(evento muito bom).
Depois eu conto pra vocês.

Marcelo, pensei no radiador, mas acabei não colocando por dois motivos: um, que seriam mais quatro pontos suscetíveis a vazamento e outro, que achei que na posição em que o filtro se encontra, ele já vai ficar melhor ventilado.
Mas ainda não desisti da idéia definitivamente, até porque tá muito fácil de colocar.

Ah, no meio dessa história toda, eu coloquei uma embreagem nova nele.

Mauricião: Gambi não, engenharia pura meu chapa:mrgreen:
Você não sabe o quanto foi difícil convencer o mecanico que estava fazendo a troca, a colocar esse sistema de filtro.
Ele é mecanico treinado na Willys, e tem um 42' há mais de trinta anos.

Caso alguém tenha alguma dúvida, pergunte.

[]'s

Marcelo
08/09/2010, 22:38
Pedrão,

Pelo visto o serviço ficou de primeira!
Uma coisa que não entendi muito é como ficaram as conexões na bomba de óleo, se tivesse umas fotos do "passo-a-passo", seria legal.

E é bem que você falou, com esse sistema, para colocar o radiador fica fácil demais. Eu digo isso porque tenho o manômetro de óleo ne meu jeep, e a diferença de pressão quando está bem quente é muita, apesar que sempre fica dentro do especificado pela Willys.

[s]

Pedrão B.
08/09/2010, 23:20
Valeu Marcelo!
Então, estou procurando as fotos que tirei da tampa da bomba mas não estou achando:parede:
Se bem que essas fotos foram tiradas à noite.
Se eu não achar as fotos, eu tiro outras de dia e por baixo.
[]'s

Pedrão B.
08/09/2010, 23:28
Achei as fotos:

Mauricio Rotta
09/09/2010, 08:16
Mauricião: Gambi não, engenharia pura meu chapa:mrgreen:
Você não sabe o quanto foi difícil convencer o mecanico que estava fazendo a troca, a colocar esse sistema de filtro.
Ele é mecanico treinado na Willys, e tem um 42' há mais de trinta anos.

[]'s

Chamei de Gambiarra o radiador de óleo e não o filtro.

Instalar um radiador de óleo num motor não é engenharia, engenharia é outra coisa. Inclusive faço engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Não concordo com a instalação desse radiador mesmo sabendo que malefícios ele não traz, e nem beneficios, na minha humilde e sincera opinião é só mais uma perfumaria pra mostrar pros amigos em eventos e que pode dar vazamento e incomodo no futuro.

Ps: se o mecânico treinado dentro de uma fábrica insiste que é bobagem colocar tal acessório quem sou eu pra discordar...

Marcelo
09/09/2010, 16:26
Mauricio,

Sei que esse post é sobre diferença entre os BFs, mas estou meio sem entender... poderia explicar melhor por que não traz benefícios e nem malefícios o radiador de óleo?

Marcelo
09/09/2010, 16:46
Pedrão,

Agora entendi, ficou beeeem mais fácil assim.

O bom desse sistema é da filtragem total do óleo e não mais parcial, como é o caso do meu 3000. Vou verificar na minha bomba se consigo fazer essa adaptação porque as bombas devem ser diferentes. Tavlez eu não consiga fazer isso com essa bomba, mas sim trocando ela.

Além disso também tenho um problema naquela região porque tem a caixa de direção + cardan do guincho.

[s]

Mauricio Rotta
11/09/2010, 00:25
Mauricio,

Sei que esse post é sobre diferença entre os BFs, mas estou meio sem entender... poderia explicar melhor por que não traz benefícios e nem malefícios o radiador de óleo?

O radiador de óleo serve somente para refrigerar o óleo do motor. Em caminhões extra pesados onde o uso do motor é quase sempre em atividades de extrema severidade é uma peça fundamental, em motocicletas com motores grandes e rotações altas também, nesses dois casos as peças móveis do motor devido ao grande esforço aquecem a temperaturas enormes e os limites de temperatura do óleo utilizado podem ultrapassar e esse óleo pode dispersar e perder suas características prejudicando diretamente na durabilidade do motor. Aí sim o radiador de óleo exerce a sua função!

Porém em veículos leves e de utilização menos severa o radiador de óleo pode até mesmo ser prejudicial ou na melhor das hipoteses, inócuo ao motor. Por que? Veja bem, os lubrificantes sofreram grande evolução nos ultimos anos, e hoje podemos dizer q o pior óleo do mercado está a um nivel muito superior do melhor óleo lubrificante dos anos 60. Os novos óleos são preparados para não perder viscosidade com o aumento da temperatura, e sim para melhorar ainda mais o seu desempenho a partir de certo grau de temperatura. Portanto se em 1970 a Ford ja achava besteira instalar um radiador de óleo em seus motores, o que diria hoje 40 anos depois de muita pesquisa e evolução. Pois o radiador de oleo vai fazer com que o oleo trabalhe sempre mais frio do que o que ele foi projetado atualmente a trabalhar.

Veja bem, esta é a minha opinião, não estou dizendo que seu motor vai piorar com o radiador de óleo, só estou dizendo que o radiador de óleo não serve pra nada em meu ponto de vista, só serve pra atrapalhar, pois é mais uma coisa com que você deve se preocupar em olhar de vez em quando, se não enroscou um galho ou uma pedra, ou sei lá o que...

Os VW a ar utilizam radiador de óleo pois não possuem nem filtro de óleo para segurar as impurezas, mas desta linha de motor não vou me estender pois sou completamente leigo nessa área, e são motores de concepção completamente diferente dos BF's que estamos discutindo aqui.

Sem dizer que é um crime instalar peça de FUSCA em Jeep... Desvirtua nosso valente soldado, pois o Fusca como todos sabem deriva de um veículo alemão da II guerra, ou seja: das forças inimigas...

Desculpem pelo post 'espada' mas não achei jeito de encurtar a prosa, pois prosa boa é prosa longa!:concordo:

Marcelo
11/09/2010, 19:45
Mauricio,

Concordo plenamente com você, desde que o motor do Jeep não seja colocado em condições severas de utilização, o que muitas vezes ocorre num Jeep de trilha. Além disso o BF-161 tem um problema de refrigeração do motor, no tanto que eles fizeram um "improviso" na versão 184 para corrigir esse problema.

IMHO, um radiador de óleo em jeeps com utilização de trilhas pesadas, pode ter serventia e não ser tão inútil assim.

Ahh... o Fusca foi apenas um exemplo, se quiser pode usar de um carro italiano ou japonês.

[s]

Pedrão B.
13/09/2010, 18:41
Salve rapaziada!
3000 testado e aprovado esse fds:concordo:
No sábado, quando voltei do encontro, notei um vazamento, mas não vi de onde era por estar escuro e eu com pressa.
No domingo, no caminho da trilha, resolvi dar uma olhada, e percebi que era junta do cartér.
Aproveitei que o comboio estava parado, peguei a L13' e apertei os parafusos, porém ao apertar os parafusos da frente(polia) o cartér chegou perto do vira, que começou a bater no cartér.
Mas até descobrir que era isso, muita coisa passou pela minha cabeça.
Então, afrouxei o cárter na parte da frente e o barulho parou.
Amanhã o Jeep vai ser lavado, e daí vou ver o que vou fazer, pois o cárter que estou usando é o do 161, pois o do 184 é invertido, com o bojo maior pra frente, já que o Maverick não possui diferencial dianteiro.
Sobre o radiador de óleo, esses dias atrás eu ví um gerador que era acionado por um BF161, e o mesmo possuia um radiador de óleo, ao lado do de água.
No Jeep talvez não use, mas na minha gaiola com motor à ar, com certeza usarei o radiador de óleo.
[]'s

cangu
08/03/2014, 21:54
essa bomba de maverick e dos bfs que dizem ser maior encaixam no mais antigos?? são melhores mesmo??

antonio umino
09/03/2014, 13:33
Cangu, ultima postagem. 13/09/2010......
Mas tá valendo....
Os motores BF 161. e motor maverick. BF 184.
São diferentes. justamente na bomba de óleo... em que no BF a bomba é bem pequena, e no BF 184 ou do Maverick a bomba
e bem maior.....

Mas falando de bomba de óleo. em um dos tópicos comentei que é possivel, fazer da bomba de óleo pequena (bf 161) com filtragem total.....
Ou pelo corpo da bomba ou pela tampa da bomba...
Pelo corpo, faz um furo e rosca para receber um niple ou conexão e mangueira para um corpo de filtro de óleo, e retornando pelo tampão de inspeção da pressão do óleo no bloco do motor....

Pela tampa, tem que fazer uma nova com um furo de saida do óleo para um filtro poderia até sero o proprio original, ou fazer um novo do tipo copo ou filtro .roscavel....

Em ambas as situações tem que colocar um espécia de junta em chapa tampando o furo de saida do óleo para o bloco....

Taí uma boa melhoria no motor BF....

abçs

junior braga
05/12/2015, 19:22
Salve rapaziada!
3000 testado e aprovado esse fds:concordo:
No sábado, quando voltei do encontro, notei um vazamento, mas não vi de onde era por estar escuro e eu com pressa.
No domingo, no caminho da trilha, resolvi dar uma olhada, e percebi que era junta do cartér.
Aproveitei que o comboio estava parado, peguei a L13' e apertei os parafusos, porém ao apertar os parafusos da frente(polia) o cartér chegou perto do vira, que começou a bater no cartér.
Mas até descobrir que era isso, muita coisa passou pela minha cabeça.
Então, afrouxei o cárter na parte da frente e o barulho parou.
Amanhã o Jeep vai ser lavado, e daí vou ver o que vou fazer, pois o cárter que estou usando é o do 161, pois o do 184 é invertido, com o bojo maior pra frente, já que o Maverick não possui diferencial dianteiro.
Sobre o radiador de óleo, esses dias atrás eu ví um gerador que era acionado por um BF161, e o mesmo possuia um radiador de óleo, ao lado do de água.
No Jeep talvez não use, mas na minha gaiola com motor à ar, com certeza usarei o radiador de óleo.
[]'s
Olá Pedrao! Vc ainda tem esse jeep do motor 184? Se possível atualiza aqui pra gente, com fotos e relatos sobre a adaptação; como ficou? Obteve o resultado esperado? Grato

antonio umino
06/12/2015, 07:45
Revendo. o tópico. Pedrão.. conta mais sobre esta adaptação..

O fórum está bem devagar...... Mas por aqui tudo fica registrado.. é uma ótima fonte que não se acha no ZAP.

Grande abraço....

JOELSTER DODGE
06/12/2015, 20:47
boa noite a todos , lendo e aprendendo muito !!

Pedrão B.
06/12/2015, 23:51
Boa noite Amigos!
Não tenho mais o Jeep...
O que posso dizer, que apesar de ser relativamente simples a troca de motor, não se justifica pela pouca diferença de potência deles.
Se fosse hoje, partiria para outra mecânica, talvez Opala 4 cilindros, ou um Falcon 3.6.
Fiquem à vontade para tirarem suas dúvidas...
[]'s

antonio umino
07/12/2015, 12:37
Pedro.... boa tarde.
Na época qual mangueira você usou para fazer a ligação no filtro do Scania??

Lembra ainda??

estou a fazer o mesmo na bomba pequena do motor BF. 161.. pois o original é feito a filtragem parcial..

abraço.

Pedrão B.
13/12/2015, 20:33
Pedro.... boa tarde.
Na época qual mangueira você usou para fazer a ligação no filtro do Scania??

Lembra ainda??

estou a fazer o mesmo na bomba pequena do motor BF. 161.. pois o original é feito a filtragem parcial..

abraço.

Sr. Antonio, essa mangueira eu mandei fazer em uma casa especializada.
Não me lembro bem a medida, mas não quis usar uma muito grossa para não perder pressão de óleo.
Daí tive que achar um nipples redutores em uma casa que faz instalação de GLP, e ainda pedir pra um torneiro fazer algum ajuste que não me lembro bem...deu um pouco de trabalho...
Seguimos conversando!
[]'s