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Ver Versão Completa : retifica ohc 4cc



chinelao4x4
23/07/2010, 21:13
comprei um jipe 51, ta com motor ohc 4cc alcool, 4 marchas clark, porem vejo q o motor esta indo !!, raja as vzs e uma pequena queima de oleo,
pergunto a vcs, alguem ja fez ou tem uma base de quanto vo gastar?
t +
vlw

benderrr
23/07/2010, 21:35
uns 4 milherooo

chinelao4x4
23/07/2010, 21:42
4 conto ? carak !! assim eu mudo a flangle e ponho um ap e sobra grana ! !!???

rubensx
23/07/2010, 22:01
é depende do que terá de fazer se for tudo sai isso memso...

se vc achar um motor da ranger 4cc 2.3 1997 é igualzinho o OHC e já é injetado por 4500 vc acha e só colocar sem adaptação alguma

Dodger
24/07/2010, 00:40
4 conto ? carak !! assim eu mudo a flangle e ponho um ap e sobra grana ! !!???

mais ou menos...

se pegar um motor AP meia boca sem procedencia, tu gasta milão, mas uma grana pra flange e serviço de montar e desmontar, vai uns 2000 a 2500

Se for pegar um AP fino, com nota e regularizar os documentos com ele, vai os 4.000- ou mais

Agrora é o que o Rubens falou , se for pra gastar, gasta direito e coloca o OHC moderno da Ranger que num tem pra ninguém.

chinelao4x4
24/07/2010, 14:20
entendido e compreendido !!, vou ver o q fazer, mais acho que no meu motor, vai ser aneis, bronzinas valvulas, acho que pistoes nao ira precisar, queima bem pouco oleo, uma retificada no cabeçote e ja era, creio que bloco, comando esta bom....

benderrr
27/07/2010, 16:16
eai chinelao !!
eu fiz uma retifica no meu bf completaa!! fico dimais!! gastei uma grana mas compenso. meu conselho ja q vai abri o motor retifica completo e nao tenha mais dor de cabeça durante um bom tempo ...

chinelao4x4
28/07/2010, 10:22
blz camarada?
entao, estava dando uma "escutada" direito no meu motor, srsrsrs, reparei q o motor não raja não, vô tirar o carter, mandar dar uma limpada geral, bomba, etc.. meter um oleo meio grosso, um bardal, trocar filtro, vamo ver, tem uns barulhos que estao me confundindo, tipo alternador, polia da ventuinha bomba d´agua, esta tudo fazendo barulho, kkk
alguem usa no jipe aquele transisto que vende no mercado livre, custa uns 70 reais, que tira o condensador do distribuidor e coloca este aparelho eletronico? dizem "igniçao eletronica" sei que não é, porem subistitui o condensador e o platinado nao queima mais, entre outras coisas..

Prieto 4x4
28/07/2010, 14:14
Chinelo, de uma olhada neste link

:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33839

Cacá
28/07/2010, 18:31
Chinelão, é nessa faixa mesmo, uns 4 k encamisando, sem trocar pistão.
Eu gastei 3.200 de retifica + 200 de bloco (que eu tive que ir atras) + 200 de bomba de oleo + uns trocos de vela, oleo, etc...

Pelo menos agora eu sei exatamente o que eu tenho debaixo do capo. :concordo:

chinelao4x4
28/07/2010, 22:48
no caso de um motor como o meu, esta razoavelmente bom, o que poderia fazer?

Dodger
28/07/2010, 23:24
no caso de um motor como o meu, esta razoavelmente bom, o que poderia fazer?

ai tem que ver o que está ruim e resolver. Vc disse que tem uns barulhinhos estranhos, certo? batida metálica dentro do motor ou cabeçote? pq tem um monte de coisas que podem dar uns barulhos estranhos e serem coisas secundárias que não demandam retifica do motor.

Teu motor tá fraco? Tá soprando muito lá pelo respiro da tmapa de valvula? Tá fumando? Caso positivo, quanto, quando e que cor tá fumando? Tá consumindo muito óleo?

O problema de quem tem motor OHC a alcool na hora da retifica é que vai achar os pistoes novos a alcool só lá na toca do Bruce Lee...

chinelao4x4
09/11/2010, 11:51
dodger,
barulhos nao, só raja um pouco em alta, e fraco nao ta.., porem.. fuma bastante pelo respiro da tampa de valvulas, cor branca de oleo queimado, e baixa oleo sim...
dei uma olhada no mercado livre em peças:
valvulas escap. novas ; $ 96.00 jg
pistoes novos, $ 240,00 jg e stander argentino $ 350,00 jg
aneis jg $ 130,00
retentor de valvulas $ jg 30,00 porem achei de 300,00 do alcool que serve na ranger é o mesmo ?
eixo do comando $ 170,00
virabrequim (nao sei se necessitará) retificado, 0,40 $ 400,00 !!!
comando de valvulas( nao sei se necessitará) 300,00 !!!
tem alguma coisa "cara" que esta faltando ?
vou pesquisar o valor da retifica, qut fica + - ? é melhor trocar pistoes ou encamisare por só aneis ?
pelo valor q vc gastou, eu estava até pensando em comprar um ap e achar a flange certa pro meu clark 4 marchas e por, mais barato, rapido e etc..
depois que vi estes preços acho que da !! ou to enganado ?
abrçs

chinelao4x4
09/11/2010, 11:54
ai tem que ver o que está ruim e resolver. Vc disse que tem uns barulhinhos estranhos, certo? batida metálica dentro do motor ou cabeçote? pq tem um monte de coisas que podem dar uns barulhos estranhos e serem coisas secundárias que não demandam retifica do motor.

Teu motor tá fraco? Tá soprando muito lá pelo respiro da tmapa de valvula? Tá fumando? Caso positivo, quanto, quando e que cor tá fumando? Tá consumindo muito óleo?

O problema de quem tem motor OHC a alcool na hora da retifica é que vai achar os pistoes novos a alcool só lá na toca do Bruce Lee...

dodger,
ele é transformado pra alcool,
barulhos nao, só raja um pouco em alta, e fraco nao ta.., porem.. fuma bastante pelo respiro da tampa de valvulas, cor branca de oleo queimado, e baixa oleo sim...
dei uma olhada no mercado livre em peças:
valvulas escap. novas ; $ 96.00 jg
pistoes novos, $ 240,00 jg e stander argentino $ 350,00 jg
aneis jg $ 130,00
retentor de valvulas $ jg 30,00 porem achei de 300,00 do alcool que serve na ranger é o mesmo ?
eixo do comando $ 170,00
virabrequim (nao sei se necessitará) retificado, 0,40 $ 400,00 !!!
comando de valvulas( nao sei se necessitará) 300,00 !!!
tem alguma coisa "cara" que esta faltando ?
vou pesquisar o valor da retifica, qut fica + - ? é melhor trocar pistoes ou encamisare por só aneis ?
pelo valor q vc gastou, eu estava até pensando em comprar um ap e achar a flange certa pro meu clark 4 marchas e por, mais barato, rapido e etc..
depois que vi estes preços acho que da !! ou to enganado ?
abrçs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

johnnyjeepeirosp
17/11/2010, 09:46
OHC - baita motor...
acabei de fazer ...
6oo latas de retifica ,só mao de obra...
ainda esta no estaleiro para montar ...
pensei em transforma lo para alcool...
porem pistoes a alcool, nao acha mais nao...:parede:
achei apenas um jogo -usado!?!- no portugues 4x4...
fora outras peças q sao diferentes no alcool...
desisti e mantive gasolina...bloco ja cadastrado no documento...
to somando um cambio clarc 4 m -260f nele...
abc a tds
jm

chinelao4x4
17/11/2010, 10:30
ja fez as contas d qud vc gastou ?
o meu ta com o clark 4 m,
é bem forte
resolvi o problema de meu motor, ainda bem.....

Dodger
17/11/2010, 10:47
ja fez as contas d qud vc gastou ?
o meu ta com o clark 4 m,
é bem forte
resolvi o problema de meu motor, ainda bem.....

Qual era o problema do motor?

chinelao4x4
17/11/2010, 17:13
Qual era o problema do motor?
aew camarada
então, eu mesmo fiquei me questionando porq estava fumando... antes de eu.......
estava mexendo na regulagem de ar do carb. , estava sem o filtro, sem querer coloquei a mao perto da base do carb. , ali na verdade na etrada da admiçao e senti uma 'SUCÇÃO" danada no dedo, desliguei o jipe, era na base ali, um pedaço grande de entrada de ar..., logo coloquei durepox , qud secou, liguei o jipe, quer dizer , nao pegou, com uma acertada na entrada de ar, e na aceleraçao, logo vi uma diferença danada em td !! e a fumaça ???....te pergunto cade e porque parou???? agora só vapor do alcool,
troquei o oleo e filtro, coloquei oleo 40,
resultado,
dobro a força (que nao era pouca)
economia
ronco muito melhor
o motor esta com lenta ótima
sem fumaça !!
e sem a dor de cabeça de querer abrir o motor ohc
caso queira, faço um video pra vc ver como parou !!

rodrigo.hoffman
17/11/2010, 19:22
aew camarada
então, eu mesmo fiquei me questionando porq estava fumando... antes de eu.......
estava mexendo na regulagem de ar do carb. , estava sem o filtro, sem querer coloquei a mao perto da base do carb. , ali na verdade na etrada da admiçao e senti uma 'SUCÇÃO" danada no dedo, desliguei o jipe, era na base ali, um pedaço grande de entrada de ar..., logo coloquei durepox , qud secou, liguei o jipe, quer dizer , nao pegou, com uma acertada na entrada de ar, e na aceleraçao, logo vi uma diferença danada em td !! e a fumaça ???....te pergunto cade e porque parou???? agora só vapor do alcool,
troquei o oleo e filtro, coloquei oleo 40,
resultado,
dobro a força (que nao era pouca)
economia
ronco muito melhor
o motor esta com lenta ótima
sem fumaça !!
e sem a dor de cabeça de querer abrir o motor ohc
caso queira, faço um video pra vc ver como parou !!

Essa entrada de ar que fica no pé do carburador e na verdade a conexão da valvula do PVC.. A fumaça que dai do bloco do motor que sobra da queima é reaproveitada novamente.. Nao da pra ligar uma mangueira direta sem a valvula pq vai dar problema..

Posta o video ai que a gente adora ver filminhoss :mrgreen:

[ ]´s

chinelao4x4
18/11/2010, 09:21
Essa entrada de ar que fica no pé do carburador e na verdade a conexão da valvula do PVC.. A fumaça que dai do bloco do motor que sobra da queima é reaproveitada novamente.. Nao da pra ligar uma mangueira direta sem a valvula pq vai dar problema..

Posta o video ai que a gente adora ver filminhoss :mrgreen:

[ ]´srodrigo
nao era da valvula pvc, éra na junta da base do carburador, na vrdade mais embaixo ainda, tem uma outra base antes da admiçao, por ali uma grande entrada de ar falsa.
vo fazer o video e posto aqui mesmo
uma pergunta ?
tem algum topico pra postar só videos ?
tenho varios videos legais, interessante de jipe, gostaria compartilhar com os amigos, mais sera que poderia fazer um topico pra videos ?
lama pra tds

chinelao4x4
18/11/2010, 13:12
Essa entrada de ar que fica no pé do carburador e na verdade a conexão da valvula do PVC.. A fumaça que dai do bloco do motor que sobra da queima é reaproveitada novamente.. Nao da pra ligar uma mangueira direta sem a valvula pq vai dar problema..

Posta o video ai que a gente adora ver filminhoss :mrgreen:

[ ]´s

sem fumaça , com o durepox
http://www.youtube.com/watch?v=UVDIPcCO_AM

Flaibam
18/11/2010, 22:39
Só para não abrir outro tópico, vejam se podem me ajudar: meu OHC a álcool bate válvula pela manhã, por cinco minutos, até o motor esquentar. É algo para se preocupar ou é característica do motor?

rodrigo.hoffman
18/11/2010, 23:25
Boa

Ta resolvido entaoo...

E ta redondinho pelo barulho... Tem que mostrar pra alguns ai que falam mal do motor e que o arranque é ruim...

Flaibam

Será que não são os tuchos que batem logo qd liga, e ai depois que carregam não batem mais???

[ ]´s

homerohermida
18/11/2010, 23:28
Normal, não deve ser, pois o manual não diz nada sobre isto. Mas o meu, depois de 15 dias ou mais, parado, também bate. Tem mais de 10 anos e não fiz, nem vou fazer nada! Acredito que seja algum tucho. Já vi alguns OHCs com este problema. Mas se o problema fosse diário, trocaria todos os tuchos.
Abs

chinelao4x4
19/11/2010, 09:41
Só para não abrir outro tópico, vejam se podem me ajudar: meu OHC a álcool bate válvula pela manhã, por cinco minutos, até o motor esquentar. É algo para se preocupar ou é característica do motor?
blz camarada
pelo que eu entendo, pode ser algo facil de resolver se for...
motor frio, = folga
quente, ( dilatadinhu...... ) menas folga
acho que basta uma regulagem de valvulas, ou um oleo que ja vi por ai que deposita nas folginhas um treco lá que deixa lubrificado as peças com o motor frio...
cuidado com a regulagem de valvulas, tem alguns segredos para a tal regulagem.
pode ser pastilhas gastas tambem.. EU ACHO.. cade os mecanicos de ohc ? apresentem-se rsrsr
abrçs

chinelao4x4
19/11/2010, 09:53
Boa

Ta resolvido entaoo...

E ta redondinho pelo barulho... Tem que mostrar pra alguns ai que falam mal do motor e que o arranque é ruim...

Flaibam

Será que não são os tuchos que batem logo qd liga, e ai depois que carregam não batem mais???

[ ]´s
rodrigo
entao cara, era apenas uma entrada de ar falsa !!
comprei ele á algum tempo , bem no dia que mudei pra k, em M.S.( rancho na beira do rio longe de td), e eu vo mudar pra city, perto de auto peças, rsrs
ENFIM VO PÓDER ARRUMAR MEU JIPE, pois só tenho ele
o meu motor de arranque.... claro que deu problemas, qud comprei fiz td, quem nao fez ? , pois quente era e AINDA É aquele problema,
ele ta bem reguladinho , no alcool , TO COM DUAS BATERIAS, POIS TA COM SOM, depois que coloquei a outra bateria, nao sinto mais o motor pesado quando quente, mais ainda vo por o do corsa

sou mechanico, com muita experiencia em gambiarras e invençoes, kkkk

ABRÇAO

homerohermida
19/11/2010, 14:22
blz camarada
pelo que eu entendo, pode ser algo facil de resolver se for...
motor frio, = folga
quente, ( dilatadinhu...... ) menas folga
acho que basta uma regulagem de valvulas, ou um oleo que ja vi por ai que deposita nas folginhas um treco lá que deixa lubrificado as peças com o motor frio...
cuidado com a regulagem de valvulas, tem alguns segredos para a tal regulagem.
pode ser pastilhas gastas tambem.. EU ACHO.. cade os mecanicos de ohc ? apresentem-se rsrsr
abrçs

Este motor não tem pastilha de regulagem e nem, muito menos, regulagem alguma. São tuchos hidráulicos.

chinelao4x4
19/11/2010, 16:50
Este motor não tem pastilha de regulagem e nem, muito menos, regulagem alguma. São tuchos hidráulicos.
mais uma que aprendi sobre o ohc

Gustavo de Olliveira
19/11/2010, 17:04
Só para não abrir outro tópico, vejam se podem me ajudar: meu OHC a álcool bate válvula pela manhã, por cinco minutos, até o motor esquentar. É algo para se preocupar ou é característica do motor?

Olá Flaiban.
5 minutos tá demais...
ISSO É TUCHO SUJO !
quando retifiquei o motor tive de trocar o cabeçote, obviamente foi um usado, comprado num desmanche, os tuchos estavam quase todos travados.
eu mesmo fiz o serviço, retirei um por um ( cuidado dá trabalho e pode quebrar )
mergulhei os ditos no tiner, esperei 24 horas e desmontei cada um deles, é td metal meu amigo... por dentro tava um horror o óleo tinha virado uma crosta muito dura, os furinho por onde o oleo passa e "CARREGA O TUCHO", entupidos...
Bom limpei até ficarem iguais zeros , nada , nada de sujeira, usei além do tiner, white lub.
montei td, instalei.... Já fazem 3 anos e tá um espatáculo.
Por isso afirmo: os furinhos por onde o óleo passa devem estar bem apertados pela sujeira , não precisa trocar nada é só limpeza.
abc

Flaibam
19/11/2010, 23:54
Olá Flaiban.
5 minutos tá demais...
ISSO É TUCHO SUJO !
quando retifiquei o motor tive de trocar o cabeçote, obviamente foi um usado, comprado num desmanche, os tuchos estavam quase todos travados.
eu mesmo fiz o serviço, retirei um por um ( cuidado dá trabalho e pode quebrar )
mergulhei os ditos no tiner, esperei 24 horas e desmontei cada um deles, é td metal meu amigo... por dentro tava um horror o óleo tinha virado uma crosta muito dura, os furinho por onde o oleo passa e "CARREGA O TUCHO", entupidos...
Bom limpei até ficarem iguais zeros , nada , nada de sujeira, usei além do tiner, white lub.
montei td, instalei.... Já fazem 3 anos e tá um espatáculo.
Por isso afirmo: os furinhos por onde o óleo passa devem estar bem apertados pela sujeira , não precisa trocar nada é só limpeza.
abc
Valeu Gustavo... excelente dica. Segunda-feira ele (o viagra) vai parar para revisão (vai encarar Castelhanos no próximo sábado) e vou pedir para verificar a passagem de óleo nos tuchos. O mecânico vai ter quatro dias pra ver isso, acho que ele consegue me entregar antes da trilha. Não vou arriscar a fazer por falta de tempo e conhecimento.
Mas a dica foi excelente para eu não perder muito tempo na oficina.
E quem quiser ir para Castelhanos no sábado, tem um tópico aberto em "Trilhas", aguardando os interessados.

maxdelta
20/11/2010, 09:59
Yo, aproveitando o tópico:

O motor do meu jipinho, está começando a dar os primeiros indícios de retifica!

Então vou comprar as peças devagar, e quando eu tiver pronto (financeiramente falando) eu mando pra retifica.

Porém vi a maioria dos sites de venda online de 4x4, e nenhum deles vendem os kits, vcs sabem de algum site que eu possa encontrar o kit de peças?

Ainda não estou afim de partir pra outro motor, mesmo pq acredito que esta seja a primeira retifica! Pois este veículo ficou 10 anos parado, e maior parte do que ele era destinado a fazer, era andar 20km de estrada de terra dos primeiros donos, pois o segundo dono, pegou pra lamber o jipe e o terceiro pegou pra revender.

O q vc souberem é de ajuda, falta ainda 3 autopeças da minha cidade pra vê se tem peças deste motor, nas lojas especializadas não tem!

Obrigado!

[]s

sraposo
20/11/2010, 14:51
Flaibam,

Esta batida é característica de folga excessiva entre pelo menos 2 componentes que participam do mecanismo de acionamento das válvulas. Só para listar algumas possibilidades:
1) tuchos sujos e/ou desgastados;
2) bomba de óleo com baixa pressão;
3) entupimento parcial na(s) passagem(ns) de óleo que vai(vão) aos tuchos;
4) óleo fora da especificação, possivelmente mais "grosso" do que o devido;

Claro que pode haver outros motivos relacionadas à alimentação e/ou contenção de óleo dos tuchos. Da pequena lista acima e também fora dela, pode ocorrer mais uma causa simultaneamente.

Problema no enchimento dos tuchos hidráulicos são causas de diversos outros sintomas que podem ser inicialmente confundidos como tendo outras razões. Aliás, problema de enchimento de tucho costuma ser uma hipótese negligenciada, muitas vezes sendo a razão daquelas falhas esquisitas, do tipo "tudo funciona isoladamente, mas o conjunto não funciona" ou "tudo parece certo mas o motor funciona mal".
Um tucho que não se mantenha cheio e/ou que cede à pressão durante o acionamento da válvula, fará com que ela se abra menos. Se for válvula de admissão, o cilindro encher-se-á menos de mistura ar+combustível e "gerará" menos força. Se válvula de escape, haverá dificuldade de expulsão dos gases queimados, provavelmente provocando algum retorno pelo circuito de admissão e também dificultando a alimentação do cilindro com mistura nova. CERTAMENTE um problema de enchimento de tucho NÃO faz uma válvula ficar nem parcialmente aberta fora de hora.

Um BOM mecânico saberá verificar isso sem ter que desmontar o motor todo e/ou sem mandar comprar peças sem necessidade.

Para quem desconhece, motores de Opala, outro que usa tuchos hidrálicos, também padecem do mesmo tipo de situação...

Boa sorte!

Sérgio

Flaibam
20/11/2010, 18:59
Flaibam,

Esta batida é característica de folga excessiva entre pelo menos 2 componentes que participam do mecanismo de acionamento das válvulas. Só para listar algumas possibilidades:
1) tuchos sujos e/ou desgastados;
2) bomba de óleo com baixa pressão;
3) entupimento parcial na(s) passagem(ns) de óleo que vai(vão) aos tuchos;
4) óleo fora da especificação, possivelmente mais "grosso" do que o devido;

..................
Sérgio
Obrigado pela Dica Sérgio. O óleo está correto, trocado a cada seis meses pelo prazo de validade, e não pela quilometragem.

Sobraram três opções para analisar.

Valeu.

Sidnei

Icaro Claro
17/03/2013, 17:27
Boa tarde a todos. Este é meu primeiro Post no Forum(Adquiri meu Willys ontem). Mesmo antes de comprá-lo, já acompanhava o forum como visitante e fiquei impressionado com tanta informação que tem por aqui.
Estou ressuscitando este tópico, para ver se algum de vocês consigam me ajudar a entender se será necessário trocar/retificar meu motor, ou possivelmente apenas trocar algumas peças.
Motor OHC 2.3 gasolina, Cambio 4M(ainda não consegui verificar qual é o Cambio). Ainda não identifiquei qual é a relação do diferencial dele.
O problema é o seguinte: Quando eu ligo o motor(pega bem rápido), após alguns segundos, uma fumaça branca começa a Sair(bastante fumaça).
Ao andar com ele, percebi que o motor não tinha muita força. E quando eu estava acelerando e precisava desacelerar, o motor estourava(3 vezes em 10 desaceleradas).
Fiz uma inspeção visual no motor e avistei próximo a uma das velas(perto do coletor), um vazamento de oleo.
Resolvi fazer o seguinte teste: Retirar o cabo da vela que estava com o vazamento de oleo próximo a ela.
Dei a partida, e percebi que o motor funcionou(quase como antes), e a fumaça branca diminuiu uns 90%.
Ao recolocar este cabo da vela, a fumaça voltou na mesma hora.

Alguém pode imaginar o que pode ser?

Icaro Claro
17/03/2013, 17:28
Boa tarde a todos. Este é meu primeiro Post no Forum(Adquiri meu Willys ontem). Mesmo antes de comprá-lo, já acompanhava o forum como visitante e fiquei impressionado com tanta informação que tem por aqui.
Estou ressuscitando este tópico, para ver se algum de vocês consigam me ajudar a entender se será necessário trocar/retificar meu motor, ou possivelmente apenas trocar algumas peças.
Motor OHC 2.3 gasolina, Cambio 4M(ainda não consegui verificar qual é o Cambio). Ainda não identifiquei qual é a relação do diferencial dele.
O problema é o seguinte: Quando eu ligo o motor(pega bem rápido), após alguns segundos, uma fumaça branca começa a Sair(bastante fumaça).
Ao andar com ele, percebi que o motor não tinha muita força. E quando eu estava acelerando e precisava desacelerar, o motor estourava(3 vezes em 10 desaceleradas).
Fiz uma inspeção visual no motor e avistei próximo a uma das velas(perto do coletor), um vazamento de oleo.
Resolvi fazer o seguinte teste: Retirar o cabo da vela que estava com o vazamento de oleo próximo a ela.
Dei a partida, e percebi que o motor funcionou(quase como antes), e a fumaça branca diminuiu uns 90%.
Ao recolocar este cabo da vela, a fumaça voltou na mesma hora.

Alguém pode imaginar o que pode ser?

Esqueci de informar que a fumaça é branca.

Sydney66
13/04/2013, 22:54
Fumaça branca e consistente, mesmo em dia quente, é óleo queimado, pois quando a fumaça é branca mas sem consistência, que logo desaparece e acontece em dias frios (sul/sudeste aqui no NE não existe isso) é apenas vapor dágua da queima do combustível. Fumaça escura é mistura rica de combustível. Você conseguiu identificar que um dos cilindros está queimando óleo, que pode ser por vários motivos, junta do bloco, retentores das válvulas, anéis do pistão etc. A má notícia..... só vai descobrir quando abrir o motor.