Ver Versão Completa : Frontier 2.8 - desempenho de saida - estudo
IGORFROTA
23/07/2010, 15:06
Amigos,
Estive analisando um problema bastante relatado em relação a Frontier.
Mesmo com um propulsor reconhecidamente forte e de exelente desempenho, é unânime a reclamação de novos proprietários de Frontier.
Resolvi comparar as especificações de caixa e diferencial com outro carro que utiliza o mesmo propulsor, mas tem fama de ter arrancada forte, o Troller.
Também coloquei na jogada a Ranger 2.5, que mesmo com o propulsor bem mais fraco, possui redução signifativa para tentar compensar (só tenta)
Na primeira tabela abaixo, observa-se que a relação final da 1a da Frontier, é ligeiramente menor que a do Troller, porém, da 2a em diante, a Frontier é mais reduzida que o Troller.
Porque a Frontier é tão fraca de saída ?
Vejo muitos Troller com pneus 33", e ninguém costuma reclamar da saída, muito pelo contrário.
Na segunda tabela, simulei a relação final com os pneus 33".
Com esse resultado, pode-se observar a perda com os novos pneus e estudar a troca de relação ou caixa para ganhar desempenho de saída.
Uma relação de 43 x 8 para o dana 44 da Frontier, deixaria o conjunto bastante reduzido. Qual carro tem essa relação ? Seria compatível ?
Uma relação de ranger de 4,56 diminuiria as perdas dos 33" e no caso de usar os pneus originais, daria uma boa melhorada na saída da Frontier.
A relação ideal no meu entender para colocar os 33" seriam algo em torno de 4.88. Existe ?
Por falar nisso, alguém sabe se a relação da Ranger entra no diferecial da Frontier ?
Ambos são D44 (pelo menos atrás)
Haveria algum problema por conta do LSD da frontier ?
ME CORRIJAM POR QUALQUER BOBAGEM QUE EU TENHA ESCRITO.
Walter L. L. Casitta
23/07/2010, 16:48
A relação de marchas da Frontier é inadequada ao diâmetro dos pneus e ao motor que não tem um bom torque em baixa rotação.
Tanto a Frontier quanto a Ranger 2.5 são ruins para arrancar na subida principalmente com o AC ligado.
As vezes tem que usar a reduzida...
Se eu fosse você colocar RLs manuais na Frontier e usava a reduzida em 4x2 para atenuar o problema...
DieselPower
24/07/2010, 16:42
O Parafuso é a solução!
E da-lhe Diesel pro Sprint!
IGORFROTA
26/07/2010, 08:29
Walter,
Eu pensava exatamente em colocar as RL AVM.
Lembro que uma vez você cogitou isso para a Ranger, mas acabou desistindo.
Só fico encucado de a Frontier possuir o memso motor do Troller, a relação de marcha ser bem próxima e a frontier ser tão mal falada na arrancada.
Aqui em Fortaleza, é raro achar um troller com pneus menores que 33", e ningém mete o pau.
Viu as tabelas que postei ?
Tem algum erro nas minhas contas ou nas relações ?
A relação de marchas da Frontier é inadequada ao diâmetro dos pneus e ao motor que não tem um bom torque em baixa rotação.
Tanto a Frontier quanto a Ranger 2.5 são ruins para arrancar na subida principalmente com o AC ligado.
As vezes tem que usar a reduzida...
Se eu fosse você colocar RLs manuais na Frontier e usava a reduzida em 4x2 para atenuar o problema...
IGORFROTA
26/07/2010, 08:31
O Parafuso é a solução!
E da-lhe Diesel pro Sprint!
Pois é camarada !!!
Isso é uma coisa que eu já contava.
Na verdade, para essa viatura, já reservei uma grana para colocar os bicos do Rasch.
Daí vou aumentar o débito e ajustar a turbina (o Rasch recomenda ajustar com os bicos novos).
Isso já deve surtir um bom efeito, mas se ainda sofrer em aclives acentuados, AVM nela.
Walter L. L. Casitta
26/07/2010, 08:46
Walter,
Eu pensava exatamente em colocar as RL AVM.
Lembro que uma vez você cogitou isso para a Ranger, mas acabou desistindo.
Só fico encucado de a Frontier possuir o memso motor do Troller, a relação de marcha ser bem próxima e a frontier ser tão mal falada na arrancada.
Aqui em Fortaleza, é raro achar um troller com pneus menores que 33", e ningém mete o pau.
Viu as tabelas que postei ?
Tem algum erro nas minhas contas ou nas relações ?
Pois é, depois que troquei o motor para o 2.8 não precisei mas de mexer com a RL.
Tenho um amigo que teve uma Frontier e usava para rebocar uma lancha. Era impossível arrancar na subida sem a reduzida. Colocou a RL manual pra poder manobrar com a lancha engatada e não queimar a embreagem.
Walter L. L. Casitta
26/07/2010, 08:50
Em tempo: A maioria incluindo os donos dos Troller, não tão nem ai. Colocam os 33 e compensão na embreagem sem dó, como o meu irmão que tem um Ranger 2.5 gasolima com 33". Não sei como ele consegue dirigir aquilo. Na minha mão o motor morre toda hora...
IGORFROTA
26/07/2010, 13:47
Esse teu amigo chegou a repotenciar o carro ?
Ou estava original ?
O Mauricio garante que com os bicos ela vai a 150Cv sem abrir os bicos.
Se abrir chega a 170 - 180cv.
Conversei com ele por telefone que me orientou a mexer na turbina quando colocar os bicos.
Só abrindo o débito, não há necessidade de mexer na turbina, aliás, ele diz que vai perder em baixa (assunto já bem discutido aqui).
Mas com os bicos novos, tem que regular a turbiina para dar 1,5 (salvo engano).
To na caça de uma Frontier ou Xterra e dessa vez vou fazer tudo que me privei na ranger: Pneus 33", bicos Rasch e BL.
Uma TGV também não está fora de cogitação.
Sabes se a da Ranger 2.8 entra no MWM ?
Pois é, depois que troquei o motor para o 2.8 não precisei mas de mexer com a RL.
Tenho um amigo que teve uma Frontier e usava para rebocar uma lancha. Era impossível arrancar na subida sem a reduzida. Colocou a RL manual pra poder manobrar com a lancha engatada e não queimar a embreagem.
Daniel.Shimomoto
26/07/2010, 19:02
(...)
To na caça de uma Frontier ou Xterra e dessa vez vou fazer tudo que me privei na ranger: Pneus 33", bicos Rasch e BL.
Uma TGV também não está fora de cogitação.
Sabes se a da Ranger 2.8 entra no MWM ?
Igor;
Entrar, pode até entrar, mas o cofre será uma bagunça só porque enquanto o Sprint é "Crossflow" (admissão e escape em lados opostos) o HS é de um unico lado (direito, olhando o cofre de frente).
Abs!!!!
mauriciocsf
09/12/2024, 19:37
sei que o topico é antigo, mas pra nao abrir outro, vou perguntar aqui, estou em busca de uma frontier 2.8 motor mecanico, e minha duvida é essa, ouvi falar que ela é um pouco ruim de arrancada, mas o quero saber se é ela modificada com pneus bem maiores ou se ela ja é ruim com os pneus originais, o meu uso é pra cidade e viagens, sem rebocar nada pesado, no maximo carregar algumas coisas e de vez em quando pegar uma subida mais forte, nao pretendo fazer modificacoes, quero o mais proximo do original de fabrica.