Ver Versão Completa : Importação de peças pelo consumidor está proibida?
christian govastki
23/07/2010, 10:09
Prezados,
Eu ouvi uma conversa de que haviam sido proibidas as importações de
peças diretamente pelo consumidor.
Alguém sabe se isto realmente é verdade?
Isto me deixou intrigado, pois como estou pesquisando a possível
aquisição de uma Explorer, para ir aonde o Focus não vai e carregar o
que o Focus não carrega, um dos fatores que me motivou na escolha foi
justamente por ser um carro extremamente popular nos Estados Unidos a
disponibilidade de peças lá não é um fator impeditivo, considerando
logicamente que não seria o meu carro principal.
Pesquisando na Internet tem milhares de lojas que tem peças para ela,
mas raras as que remetem para o Brasil, e o mais intrigante é que
simulei uma compra na Amazon.com de amortecedores rancho + controle
remoto + molas a ar para nivelamento + outras coisinhas e eles
disseram que não mandam estes itens para o Brasil.
Help....senão volto a pesquisar a compra da Veraneio (ahahhahahahah)
ChA
Trotta.79
23/07/2010, 10:20
Tb tava querendo comprar umas peças no Amazon e eles não mandam!!!
Estranho!!!
edubasile
23/07/2010, 12:34
Ja comprei muita coisa pela internet, realmente a Amazon.com não entrega mas não é de hj, ja comprei farois KC, carburador Holley, volante Grant, cabos de vela, deistribuidor, helice Flex-a-lite, bomba d'agua e mais umas coisinhas, algumas abaixo de US$ 50,00 outras tendo q pagar imposto ( 60% ) mas nunca tive problema. Sei que é proibido importar peças automotivas dos paises do Mercosul.
Espero ter te ajudado.
Eduardo
Jeanilson
23/07/2010, 15:40
Já importei várias peças e acessórios direto dos EUA e não tive nenhum problema.
Talves o problema da Amazon seja somente uma política interna deles...
[]'s
zenzen 4x4
23/07/2010, 16:13
Já importei várias peças e acessórios direto dos EUA e não tive nenhum problema.
Talves o problema da Amazon seja somente uma política interna deles...
[]'s
Acabei de receber uma ligação da Fedex,para confirmar endereço de entrega,peças que chegaram dos USA,e para pagar o imposto,que ficou em 75% do valor da mercadoria.
Trotta.79
23/07/2010, 17:27
Algumas que mandam sem problemas:
Summit Racing
Jcwhitney
Rockauto
Se alguem souber de mais favor completar a lista!
Caros,
Pode ter certeza que isso é uma politica interna da Amazon, e não tem nada haver com legislação ou algo assim. A Amazon entrega para o Brasil CD, DVD/Blu-ray, Livros e Revistas, diretamente para o comprador. Mas outros itens seguem outro tipo de política. Esses itens vão desde acessórios e jogos de videogames até ferramentas, passando por perfumes e relógios.
Como disseram, tem outras lojas de peças que remetem diretamente para o Brasil.
[s]
Jeanilson
24/07/2010, 18:51
Algumas que mandam sem problemas:
Summit Racing
Jcwhitney
Rockauto
Se alguem souber de mais favor completar a lista!
Quadratec
[]'s
edubasile
24/07/2010, 21:07
tellico 4x4
vanderlei correa leite
25/07/2010, 14:52
Acabei de receber uma ligação da Fedex,para confirmar endereço de entrega,peças que chegaram dos USA,e para pagar o imposto,que ficou em 75% do valor da mercadoria.
vc poderia me dizer como faço para comprar em USA umas peças para explorer peças pequenas e leves como sensor de velocidade e piloto automatico o botão pq aqui os caras pedem caro demais.
zenzen 4x4
25/07/2010, 15:14
É facil: Entre no Site da loja que vende tal produto,localize o produto,clique em comprar, preenche o formulário de compra. Eu paguei com Visa,no próprio formulário de compra. Levou 10 dias,estava com a mercadoria entregue na porta da minha casa. Atente para impostos: Em torno de 75% sobre o valor da mercadoria. (Foi o eu Paguei)
Elmer_Jeep
26/07/2010, 10:10
Esse fim de semana estive na Venezuela, todas as minhas compras estavam dentro da cota mas um fiscal da Receita Federal apreendeu um par de faróis e um par de lâmpadas que havia comprado pro meu Jeep alegando que "peças automotivas estão fora do conceito de bagagem" ...
Fiz ele preencher um Termo de Retenção descrevendo os produtos e informando o artigo/resolução que proíbe sua entrada no Brasil. A caixa foi lacrada e anexada uma cópia do termo. Vou entrar em contato com um amigo que é despachante aduaneiro pra ver a possibilidade de reaver minhas peças.
[]'s intrigados
christian govastki
26/07/2010, 10:48
Elmer, não seria por causa da proibição de importação de peças de países do mercosul, mesmo não tendo sido fabricadas lá. P.Ex. Sei que no Chile há uma grande disponibilidade de peças para Niva, de lá, pelo que foi comentado não pode importar, mesmo as peças sendo da Rússia?
Jeanilson
26/07/2010, 11:05
Esse fim de semana estive na Venezuela, todas as minhas compras estavam dentro da cota mas um fiscal da Receita Federal apreendeu um par de faróis e um par de lâmpadas que havia comprado pro meu Jeep alegando que "peças automotivas estão fora do conceito de bagagem" ...
Fiz ele preencher um Termo de Retenção descrevendo os produtos e informando o artigo/resolução que proíbe sua entrada no Brasil. A caixa foi lacrada e anexada uma cópia do termo. Vou entrar em contato com um amigo que é despachante aduaneiro pra ver a possibilidade de reaver minhas peças.
[]'s intrigados
Elmer,
O teu caso foi porque você tentou entrar com as peças sem o pagamento de impostos, não porque a importação de peças eram proibidas (eu acho :pensativo:).
Se você tivesse declarado as peças no posto da Receita Federal e pago o imposto devido você teria entrado com elas no Brasil sem nenhum problema, não?
Não tinha a possibilidade do pagamento do imposto na hora para a liberação das peças?
Depois conte para a gente como foi o desenrolar do caso para sabermos como procedermos nessas situações.
[]'s
[]'s intrigados
Como a Venezuela ingressou no Mercosul, aplica-se o decreto 6.870/2009.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6870.htm
Exclusões
Artigo 7o
1. Estão excluídos do regime aduaneiro de bagagem os veículos automotores em geral, motocicletas, motonetas, bicicletas com motor, motores para embarcação, motos aquáticas e similares, casas rodantes, aeronaves e embarcações de todo tipo.
2. Estão ainda excluídos do regime as partes e peças dos bens relacionados no inciso 1, exceto os bens unitários, de valor inferior aos limites de isenção, relacionados em listas específicas que poderão ser elaboradas pelos Estados Partes.
3. Os bens excluídos do regime nos incisos 1 e 2 poderão ingressar a um Estado Parte em admissão temporária sempre que o viajante comprove sua residência permanente em outro país.
Elmer_Jeep
26/07/2010, 11:40
Elmer,
O teu caso foi porque você tentou entrar com as peças sem o pagamento de impostos, não porque a importação de peças eram proibidas (eu acho :pensativo:).
Se você tivesse declarado as peças no posto da Receita Federal e pago o imposto devido você teria entrado com elas no Brasil sem nenhum problema, não?
Vai com calma, vc ta parecendo o fiscal que me atendeu, depois de todas essas acusações só falta apontar o dedo na minha cara... :odedo:
Se eu tivesse passado direto(já que não estavam parando ninguém) estaria agora montando meus faróis numa boa e não teria perdido meu tempo nem atrasado a viagem dos amigos que estavam comigo. Mas como sou um cara legal(neste caso fui otário), parei no posto da RF e me dei ao trabalho de ir até ao guichê perguntar se precisava declarar a entrada ou mesmo PAGAR imposto referente à algum dos produtos mesmo estando dentro da cota, foi aí que o fiscal saiu do escritório e veio verificar o porta malas do carro pra ver o que estavamos trazendo, pediu a nf das compras e disse que partes automotivas era proibido.
Não tinha a possibilidade do pagamento do imposto na hora para a liberação das peças?
Questionei sobre isso mas o fiscal disse que não, somente através de um despachante aduaneiro(palavras dele).
A sugestão que ele me deu foi que apenas UMA UNIDADE poderia passar pois isso está previsto num Artigo e teria que "registrar o abandono" da outra unidade com o par de lampadas ... como eu não estava abandonando nada preferi que fosse retido tudo, lacrado e efetuado o termo de retenção.
Depois conte para a gente como foi o desenrolar do caso para sabermos como procedermos nessas situações.
[]'s
Assim que eu tiver algum retorno informarei aqui.
Elmer_Jeep
26/07/2010, 11:53
Como a Venezuela ingressou no Mercosul, aplica-se o decreto 6.870/2009.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6870.htm
Exclusões
Artigo 7o
2. Estão ainda excluídos do regime as partes e peças dos bens relacionados no inciso 1, exceto os bens unitários, de valor inferior aos limites de isenção, relacionados em listas específicas que poderão ser elaboradas pelos Estados Partes.
Foi esse Artigo que ele me mostrou (depois de meia hora folheando um livrão lá) pois eu tinha exigido uma explicação baseada na Lei.
E é aí também onde ele disse que UMA UNIDADE era permitido passar, já no caso das lampadas que era 1par(ou 1kit) torna-se proibido ... vai entender :pensativo:
[]'s
por isso da proxima vez vc vai pra venezuela, altera seu jeep lá, coloca todas as peças e volta andando e finge que num viu!
:-D :odedo:
carequinha, carequinha... ce tá é fazendo coisa que num pode heim??? meliante!!! :odedo:
Elmer_Jeep
26/07/2010, 12:18
carequinha, carequinha... ce tá é fazendo coisa que num pode heim??? meliante!!! :odedo:
Pois é, eu boa pinta, de SW4 nova cheio de boa vontade me dei mal, enquanto eu aguardava o preenchimento do termo os traficantes de combustível atravessavam a fronteira numa boa de monza, opala, pampa, tudo sucateado com tanques adulterados, etc... Só vendo pra crer :parede:
[]'s
Pois é, eu boa pinta, de SW4 nova cheio de boa vontade me dei mal, enquanto eu aguardava o preenchimento do termo os traficantes de combustível atravessavam a fronteira numa boa de monza, opala, pampa, tudo sucateado com tanques adulterados, etc... Só vendo pra crer :parede:
[]'s
foi dar uma de bunito! tá venddddooo?
eu falei, vai de jeep todo podre e volta com ele lindão se te perguntarem vc fala que já saiu assim auhuhahu troca pneus, farois, tudo eehuehu aproveita e o lixo deixa lá
Trotta.79
26/07/2010, 16:51
Tenho essa dúvida. Se cruzar a fronteira e voltar com parachoques novos, pneus e etc e etc e etc, tem problema na prática? Na teoria sei que não pode e na prática, o que acontece?
valeu...
edubasile
26/07/2010, 17:04
Elmer, volta pra Venezuela no proximo fds e traz de novo os farois.... Ta pertinho mesmo, so q desta vez passa direto, sem parar pra fazer media com o fiscal,KKKK.
Tenho essa dúvida. Se cruzar a fronteira e voltar com parachoques novos, pneus e etc e etc e etc, tem problema na prática? Na teoria sei que não pode e na prática, o que acontece?
valeu...
se estiver instalado no seu carro não tem como dizer que foi trocado memso que porque num vão fotografar cada carro que passa o dia todo rpa conferir como entra depois!
Supercharger
26/07/2010, 22:14
Foi esse Artigo que ele me mostrou (depois de meia hora folheando um livrão lá) pois eu tinha exigido uma explicação baseada na Lei.
E é aí também onde ele disse que UMA UNIDADE era permitido passar, já no caso das lampadas que era 1par(ou 1kit) torna-se proibido ... vai entender :pensativo:
[]'s
Não é proibido importar peças. Comprar, importar e pagar imposto de importação é tudo coisa correta e legal.
O que DE FATO está proibido é trazer peças de carro como bagagem de mão/cota, em viagens ao exterior, como o que o Elmer relatou.
Falo por experiência pois o mesmo já aconteceu comigo. Um amigo trouxe uma peça para mim do exterior e a peça ficou retida na RF no aeroporto. Como o colega explicou que a peça era para um amigo (eu) e que não era para revenda, que era para meu uso em veículo próprio e tal, o fiscal da RF pediu que ele comparecesse no dia seguinte junto comigo, com documento do carro para o qual a peça seria utilizada, etc. Fizemos isto que foi solicitado, ele averiguou que a NF era no meu nome, a peça declarada era para determinado veículo o qual eu tinha o DUT no meu nome e tal, enfim, viu que o que o meu amigo contou não era lorota, então liberou a peça.
A bem da verdade fomos muito bem atendidos, o fiscal explicou tudo com boa vontade, averiguou tudo o que precisou e constatado que estavamos corretos, liberou. Acredito que se não tivesse como provar as informações ou que se fossem mais de uma peça do mesmo tipo, de forma que levantasse suspeita sobre a possibilidade de revenda, teria dançado...
hercilio.neto
26/07/2010, 22:48
valeu...
Em outros tópicos, foristas afirmam que se cruzar a fronteira de volta com pneus novos, a Receita Federal pega. Pelo menos é o que dizem do Paraguai. Venezuela talvez não. Mas pra nós do sudeste, a Venezuela fica tão looonnngeee...
Abraços 4x4 a todos,
HERCILIO NETO
Elmer_Jeep
05/11/2010, 12:46
Depois de alguns dias de espera e R$70,00 de taxas, finalmente o despachante me entregou os faróis.
[]'s
Felipepeixotogouvea
05/11/2010, 17:20
sei la parecia que ele queria a outra lampada ainda bem que voce foi rapido e mandou ele fazer tudo certinho :p... embora voce tenha se dado mal parabens pela iniciativa de parar na RF e pela rapidez da legalidade para nao deixar o abandono virar posse dele.:cool: