PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 coroa/pinhão original 3,55:1+pneu 33"+chip 240hp.A transferência agüenta?



Diegowillys
22/07/2010, 20:50
O modelo da minha Ranger é XL cabine simples 3.0 4X4 2010/2011
Estou preocupado!!!!!
Conversei com um mecânico especializado em 4X4 que me disse o seguinte: relação longa(3,55:1) + pneu 33" + chip de 240hp vai quebrar a transferência da Ranger. Ele disse que a transferência talvez agüente se encurtar bastante a coroa e pinhão, mas não é garantido. Como não quero mexer em coroa e pinhão por razões de custo e desconforto em viagens, estou com o coração na mão e não sei mais o que faço. Estava tão empolgado com o chip e agora me jogaram este balde de àgua fria. Achei que a transferência pudesse aguentar esta configuração. Alguém poderia me ajudar dando algum testemunho de alguma Ranger com esta configuração que tenha quebrado ou aguentado sem quebrar no uso em trilhas?

Obrigado.

alansouza
22/07/2010, 22:40
Meu amigo..... tambem tenho uma, mas e cd e tambem vou por 33/12.5, to com uns 245/75 e ja to grilado com a relacao extra longa da ranger, imagina com os 33 ptz..... Ja li que nesse caso e melhor usar a relacao da 2.8, que com os 33 vai ficar na mesma da original, e tambem li que a relacao da 2.5 e 33... vc nao precisa de chip a caminhonete ja fica muito forte........ So que eu fui em um cara em Uberlandia que mexe so em diferenciais, e ele me disse que o diferencial da nossa 3.0 so e compativel com os da 2.8 os da 2.5 sao diferentes:pensativo:.... ai nao sei em quem acreditar:parede:

Jera
23/07/2010, 00:32
essa aqui é uma q aguenta!
pneus 33, dif. original e 210cv

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE64bYGfKVdY_NVJb9EmH6CbtOXWytUXJYyS2yqG_OKApb dg9XPRBcMNCckeDskTF7eow_X7FtRGjBXhMqLnJc4Am1T1UJhi csATjB5ij28Zh-hfR1leV1FV.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABPS0zR__HnzyUPO2kc0joVtqCSS0tBELr3ShV6QSHd8rs cpBeWi6C-FDsZbC-G7QMQ48rPN6sQpuFv-bBVhifwAm1T1UM_wxLsohmtYjdKkGjudP7HF4wzJ.jpg

TylerNTL
23/07/2010, 07:06
Vc não acha que está morrendo de véspera não?

Ranger 3.0 com pneu 33" temos aos montes sem grandes relatos de problemas.
No seu caso a particularidade são os 240hp, se vc não abusar deles pq teria problema?

Diegowillys
23/07/2010, 11:23
Amigos!

Obrigado pelo interesse em me ajudar, as informações são de grande valia.
Com a ajuda de vocês espero fazer a coisa certa, não quero ser surpriendido com uma transferência quebrada, me trazendo um prejuízo amargo de +/- R$8.000,00. Sei que estou louco pra chipar e ser feliz, mas tenho que avaliar concientimente os risco.
O problema de trocar a coroa/pinhão está no diferencial dianteiro, andei conversando com os mecânicos e me disseram que só se acha nos EUA. Pelo que entendi não existe no Brasil coroa/pinhão mais reduzidos de outra Ranger que possa ser compatível com esta. Outro ponto a ser analizado é que acredito que com relação longa fique melhor para viajens, pois a rotação do motor a 110Km/h vai ficar mais baixa beneficiando o consumo e nível de ruídos.
Fico grato a todos que puderem contribuir e dar suas opiniões, assim posso tomar a decisão correta evitando prejuízos futuros.

Marco Aurélio R Guimarães
23/07/2010, 11:52
Vc não acha que está morrendo de véspera não?

Ranger 3.0 com pneu 33" temos aos montes sem grandes relatos de problemas.
No seu caso a particularidade são os 240hp, se vc não abusar deles pq teria problema?

Concordo totalmente! Vai ser feliz Diego! Essa que o Jera postou é minha. Está com 90.000km rodados sem qualquer tipo de problemas com relação às caixas, tanto de marchas como de transferência. Sabendo cuidar não vai incomodar. Já fiz muita coisa com ela e continua firme e forte. É só não sair fritando no asfalto! ahahaha!
Abraço!

Diegowillys
23/07/2010, 12:14
essa aqui é uma q aguenta!
pneus 33, dif. original e 210cv

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE64bYGfKVdY_NVJb9EmH6CbtOXWytUXJYyS2yqG_OKApb dg9XPRBcMNCckeDskTF7eow_X7FtRGjBXhMqLnJc4Am1T1UJhi csATjB5ij28Zh-hfR1leV1FV.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABPS0zR__HnzyUPO2kc0joVtqCSS0tBELr3ShV6QSHd8rs cpBeWi6C-FDsZbC-G7QMQ48rPN6sQpuFv-bBVhifwAm1T1UM_wxLsohmtYjdKkGjudP7HF4wzJ.jpg
Valeu pelas fotos, esta Ranger está D+.
Você conheçe o proprietário desta Ranger? Seria legal se eu pudesse trocar umas idéias com ele e perguntar se realmente nunca teve problemas de quebra de caixa ou transferência com ela chipada+33"+relação original.
Obrigado.

Diegowillys
23/07/2010, 12:35
Concordo totalmente! Vai ser feliz Diego! Essa que o Jera postou é minha. Está com 90.000km rodados sem qualquer tipo de problemas com relação às caixas, tanto de marchas como de transferência. Sabendo cuidar não vai incomodar. Já fiz muita coisa com ela e continua firme e forte. É só não sair fritando no asfalto! ahahaha!
Abraço!

Marco
Obrigado pela ajuda.

obs:te mandei MP

Marco Aurélio R Guimarães
23/07/2010, 15:02
Respondido Diego!
Abraço!

FernandoCBS
24/07/2010, 12:45
Marcos sabe se ainda acho protetor desse da keko pra comprar...???

E uma duvida pra quem puder ajudar...

Achei o modelo de roda que estava procurando, é importada mas ja esta aqui e por um preço +ou- pois é usada, problema que ela é 15x10 e furação de F1000, se eu colocar um adapitador de furação mais os 10 da tala vai ficar muito pra fora...
Colocando um alargador de paralama resolve o problema...???
Pretendo colocar pneus 33, tera algum problema com essas medidas...

Walter L. L. Casitta
24/07/2010, 12:58
Marcos sabe se ainda acho protetor desse da keko pra comprar...???

E uma duvida pra quem puder ajudar...

Achei o modelo de roda que estava procurando, é importada mas ja esta aqui e por um preço +ou- pois é usada, problema que ela é 15x10 e furação de F1000, se eu colocar um adapitador de furação mais os 10 da tala vai ficar muito pra fora...
Colocando um alargador de paralama resolve o problema...???
Pretendo colocar pneus 33, tera algum problema com essas medidas...

Não vai dar certo não. A melhor opção ou provavelmente a única opção para a Ranger seriam as rodas originais de 16x7" aço ou alumínio com pneus 285x75x16...

adams
24/07/2010, 13:12
Tenho 33" na exlorer e ja rodou 60 mil kms e continua tudo normal.

FernandoCBS
24/07/2010, 13:29
As rodas que quero são essa ai da foto...

Tenho tmb um jogo de Orion 15x7...
Mas como ouvi falar que pneus 33 ficariam melhor em rodas com tala superior a 7, resolvi procurar...

Quais os problemas que terei com as tala 10 + adaptador, vai raspar em algo ou e por ficar pra fora do paralama...Sabem o quanto ficara pra fora...???


Abraço...

Walter L. L. Casitta
24/07/2010, 13:53
As rodas que quero são essa ai da foto...

Tenho tmb um jogo de Orion 15x7...
Mas como ouvi falar que pneus 33 ficariam melhor em rodas com tala superior a 7, resolvi procurar...

Quais os problemas que terei com as tala 10 + adaptador, vai raspar em algo ou e por ficar pra fora do paralama...Sabem o quanto ficara pra fora...???


Abraço...

Sem dúvida, os 33 foram feitos para rodas com mais de 8,5", mas essas rodas não servem na Ranger. Com exceção das rodas originas, todas as rodas que se encontra no mercado têm offset muito negativo para a Ranger. Por isso eu recomendo os 285x75x16 que funcionam melhor que 33X12,5x15 em rodas de 7" originais.

Não perde tempo com esse 10x15, já tentai colocar na Ranger e não deu. Só servem para F1000 e D20

Walter L. L. Casitta
24/07/2010, 14:06
Essa é a minha Ranger com rodas de aço originais de 16" e BF AT 285...

http://a.imageshack.us/img155/2903/2854wl6.jpg

Pequeno jr
24/07/2010, 14:28
Não é por nada não, mas tem povo se preocupando demais com algo que muita gente já está usando e sem problema.

Outra coisa que vocês podem observar. Ja viram a quantidade de troller usando 33 e 35 com os 240cv no motor sem dar problema algum nisso que vcs estão falando?

O negócio é saber usar a viatura. Se o cara for um cupim de aço, nem com pneus e motores originais vai aguentar.

Mecânico de vcs esta bom para fazer alguns filmes de suspense .. putz ...

FernandoCBS
24/07/2010, 14:41
Entendi...Obrigado pelas dicas Walter...

Mas por aqui é dificil de se ver ranger, encontrar rodas da 16 da sport então...
Por isso inscisto um pouco no 33...
Se não me engano o FILIPPET usa rodas orion tala 8 e disse que ja teve que por alargadores, então a que achei realmente esta fora...
Vou dar uma olhada nessas orion 15x7 que achei...

Por acaso alguem sabe se encontro rodas parecidas com esse modelos no Paraguai...tenho um primo que vai sempre pra la, e sempre me chama pra ir, disse que tem muita gente q poe rodas la, mas rodas grandes e cortao as molas...

Quero é ir pra cima.....kkk

Ja tinha visto algumas fotos dessa ranger sua Walter e muitos relatos das loucuras que apronta ai...
Percebeu muita perca com esses pneus, a minha tambem tem o 2.8 com tgv...

Troller-a-vista
24/07/2010, 16:36
tem mais fotos dessaranger?

Pequeno jr
24/07/2010, 17:52
TRoller, essa Ranger é do Marco aurélio .. dono do Armazem 4x4

http://www.armazem4x4.com.br/

tem videos dela tbm na net

http://www.youtube.com/watch?v=0HWR0ay-fT4

Diegowillys
24/07/2010, 20:38
Não é por nada não, mas tem povo se preocupando demais com algo que muita gente já está usando e sem problema.

Outra coisa que vocês podem observar. Ja viram a quantidade de troller usando 33 e 35 com os 240cv no motor sem dar problema algum nisso que vcs estão falando?

O negócio é saber usar a viatura. Se o cara for um cupim de aço, nem com pneus e motores originais vai aguentar.

Mecânico de vcs esta bom para fazer alguns filmes de suspense .. putz ...


Nesta compraração Ranger X Troller existe uma diferença muito expressiva das forças(torque) exercidas nas transferências. O Troller já vem original com relação 4,10:1(+/-) e quando se coloca pneu + chip(ainda mais de 240hp) é quase unânime e praticamente regra trocar a relação por (+/-) 4,55:1 ou (+/-) 4,89:1, o que faz com que o esforço na transferência e caixa seja drasticamente reduzido. Na Ranger a relação original é muito longa 3,55:1, o que ocasiona um esforço muito maior da caixa e T-case. Como exemplo: a relação 4,55;1 é 28% maior que a 3,55:1 = 28% mais redução = -28% de esforço.
Mas já me decidi! Mesmo o mecânico metendo o pavor eu vou chipar 240hp+pneu33"+relação original. Também quero ser feliz como tantos amigos deste fórum que têm esta configuração e me disseram que não tiveram problemas.
Mais uma vez obrigado pelos depoimentos e pela ajuda.

Walter L. L. Casitta
24/07/2010, 21:11
Nesta compraração Ranger X Troller existe uma diferença muito expressiva das forças(torque) exercidas nas transferências. O Troller já vem original com relação 4,10:1(+/-) e quando se coloca pneu + chip(ainda mais de 240hp) é quase unânime e praticamente regra trocar a relação por (+/-) 4,55:1 ou (+/-) 4,89:1, o que faz com que o esforço na transferência e caixa seja drasticamente reduzido. Na Ranger a relação original é muito longa 3,55:1, o que ocasiona um esforço muito maior da caixa e T-case. Como exemplo: a relação 4,55;1 é 28% maior que a 3,55:1 = 28% mais redução = -28% de esforço.
Mas já me decidi! Mesmo o mecânico metendo o pavor eu vou chipar 240hp+pneu33"+relação original. Também quero ser feliz como tantos amigos deste fórum que têm esta configuração e me disseram que não tiveram problemas.
Mais uma vez obrigado pelos depoimentos e pela ajuda.

Você tá fazendo uma confusão danada.

O esforço só aumente se você aumentar o torque do motor.

Aumentar ou diminuir a relação final mudando o tamanho dos pneus ou a relação do C&P não modifica o esforço sobre a transmissão.

Se você aumentar o tamanho dos pneus e a potência do motor na mesma proporção não precisa modificar a relação de C&P.

Não preocupa com a transmissão. Se tiver qualquer problema, será primeiro na embreagem.

Daniel.Shimomoto
24/07/2010, 21:16
Nesta compraração Ranger X Troller existe uma diferença muito expressiva das forças(torque) exercidas nas transferências. O Troller já vem original com relação 4,10:1(+/-) e quando se coloca pneu + chip(ainda mais de 240hp) é quase unânime e praticamente regra trocar a relação por (+/-) 4,55:1 ou (+/-) 4,89:1, o que faz com que o esforço na transferência e caixa seja drasticamente reduzido. Na Ranger a relação original é muito longa 3,55:1, o que ocasiona um esforço muito maior da caixa e T-case. Como exemplo: a relação 4,55;1 é 28% maior que a 3,55:1 = 28% mais redução = -28% de esforço.
Mas já me decidi! Mesmo o mecânico metendo o pavor eu vou chipar 240hp+pneu33"+relação original. Também quero ser feliz como tantos amigos deste fórum que têm esta configuração e me disseram que não tiveram problemas.
Mais uma vez obrigado pelos depoimentos e pela ajuda.

Diego;

Não sei se podemos extrapolar mas pela lógica e experiencia que vi em caminhões Mercedes "cara redonda" e "cara preta", o encurtamento da coroa e pinhão tende a forçar mais o conjunto do que o conjunto longo: Os Mercedes saiam de fabrica com diferencial de pinhão/coroa de 8/39, 7/40, 7/43 ou 7/48.

Para quem usava muito esses veiculos sob condições de esforço, os de diferencial curto (7/43 e especialmente o 7/48) ocorriam muito problema de quebras. O motor provocava esforço excessivo no conjunto de diferencial reduzido, ocorrendo a quebra de dentes, extremamente frequente nos modelos traçados (6x4), enquanto os de diferencial longo, além de estradeiros, se fossem esforçados, a falta de força do motor acabava "matando" e protegendo o conjunto de esforços excessivos.

Eu como tive um Mercedes 2213, diferencial de 7/48 e dois cardãs, tive muitos problemas com cambio e diferencial. Eu acho que a logica permite extrapolar para o seu caso. Reduzir o conjunto pode sim, provovar sobreesforços nas CT's cambio e diferencial.

Portanto, aproveite tome cuidado e seja feliz com sua Ranger 35'

Abs!!!

Diegowillys
24/07/2010, 22:17
Fico feliz ao ver o interesse dos amigos em me ajudar. Acho de grande valia um debate mais técnico como este que estamos fazendo pois o importante é aprendermos uns com os outros. Este assunto sobre relação de reduções é muito interessante.
Gostaria de expressar a forma como entendo(vejo) este assunto e pedir que vocês me orientem se estiver errado. Imagine que você é a transferência e com suas mão vai tentar girar o cardã para que este transfira o movimento para as rodas. Será muito mais fácil girar o cardã se a relação da coroa/pinhão forem bem reduzidas, você conseguirá girar com maior facilidade e com menor esforço nestas condições. Do contrário, se você tentar girar o cardã com uma relação de coroa/pinhão mais longas com certeza será muito mais difícil e exigirá um esforço muito maior para fazer o mesmo trabalho. Com o diferencial mais reduzido o cardã terá que girar mais vezes para que os pneus percorram o mesmo trajeto porém o esforço será menor, ou seja, a transferência vai fazer menos força. Lembram da bicicleta de marchas, é a mesma coisa, fica leve quando voçê pedala bastante mas mal sai do lugar. O que acontece é que quando reduzimos coroa/pinhão aleviamos transferência e caixa mas transferimos o esforço extra para trás, ou seja, pontas de eixo, planetárias, coroa,pinhão,etc...É muito comum acontecer de torçer(literalmente) cardã ou quebrar cruzetas quando temos relações de coroa/pinhão muito longas, exatamente pelo esforço extra que a transferência têm que fazer, o mesmo trabalho poderia ser feito com menor esforço se a relação fosse curta. É bem mais fácil girar o cardã com uma relação de diferencial super reduzida(curta) que com uma super longa. O bom das relações coroa/pinhão longas é que o cardã terá que girar menos para a mesma velocidade em comparação com uma relação curta, o que se traduz em menor vibração e menor nível de ruidos.

IGORFROTA
26/07/2010, 10:06
Você tá fazendo uma confusão danada.

O esforço só aumente se você aumentar o torque do motor.

Aumentar ou diminuir a relação final mudando o tamanho dos pneus ou a relação do C&P não modifica o esforço sobre a transmissão.

Se você aumentar o tamanho dos pneus e a potência do motor na mesma proporção não precisa modificar a relação de C&P.

Não preocupa com a transmissão. Se tiver qualquer problema, será primeiro na embreagem.

Walter,

Corrija-me se eu estiver errado.
Pelo que sei, o aumento apenas dos pneus tende a desgastar mais os semi-eixos, causando torção dos mesmos e possíveis qubras.
Claro que também vai depender do uso e do esforço empregado.

Walter L. L. Casitta
26/07/2010, 10:28
Walter,

Corrija-me se eu estiver errado.
Pelo que sei, o aumento apenas dos pneus tende a desgastar mais os semi-eixos, causando torção dos mesmos e possíveis qubras.
Claro que também vai depender do uso e do esforço empregado.

Sim, mas isso nunca vai acontecer numa Ranger com CT Original. Eu esmo já torci um semi eixo de um Samurai, mas a CT era modificada com redução de mais de 4:1 e diferencial com um bloqueio 100%

IGORFROTA
26/07/2010, 13:38
Sim, mas isso nunca vai acontecer numa Ranger com CT Original. Eu esmo já torci um semi eixo de um Samurai, mas a CT era modificada com redução de mais de 4:1 e diferencial com um bloqueio 100%

Hum !!!!
Tem razão !!!!
Só com a redução haverá torque suficiente no semi eixo para causar torção.

É relativamente comum ver Troller com pneus 33" ter problemas nos semi eixos, mão não ao ponto de quebra.
Ocorre de detectar torção na ponta de eixo em manutenções de diferencial ou instalação de bloqueio.

Marco Aurélio R Guimarães
27/07/2010, 22:36
Fernando:
Acho que a Keko não fabrica mais. Ví só hoje a tua pergunta... Vou pesquisar para você, o.k.?

Diego:
Partindo para os 33, coloque na sua lista de prioridades um kit de Body Lift. Caso contrário, vai ter uma bela Ranger que nem em meio fio sobe sem raspar o pneu na caixa de rodas e para barrros. Fuja de arroxar a barra de torção, calços nas molas traseiras ou arqueamento das mesmas, certo? Normalmente isso não presta...
Abração!

Diegowillys
28/07/2010, 13:40
Fernando:
Acho que a Keko não fabrica mais. Ví só hoje a tua pergunta... Vou pesquisar para você, o.k.?

Diego:
Partindo para os 33, coloque na sua lista de prioridades um kit de Body Lift. Caso contrário, vai ter uma bela Ranger que nem em meio fio sobe sem raspar o pneu na caixa de rodas e para barrros. Fuja de arroxar a barra de torção, calços nas molas traseiras ou arqueamento das mesmas, certo? Normalmente isso não presta...
Abração!


Marco
Vou fazer BL de 4". Meu mecânico disse que o Kit é igual o da KEKO. Vou gastar R$3.200,00(kit + mão de obra).

Abraço

Be Trindade
28/07/2010, 13:44
Marco
Vou fazer BL de 4". Meu mecânico disse que o Kit é igual o da KEKO. Vou gastar R$3.200,00(kit + mão de obra).

Abraço
Diego... posta umas fotos dos seus carros ae!!! so monstrinho!!!
Abs!!!

Marco Aurélio R Guimarães
28/07/2010, 14:42
Marco
Vou fazer BL de 4". Meu mecânico disse que o Kit é igual o da KEKO. Vou gastar R$3.200,00(kit + mão de obra).

Abraço

Beleza Diego! Isso é importante mesmo. Não sei se deu uma olhada, mas procure também os Kits de BL do Adam´s. Ele é anunciante aqui do Fórum e os kits são de ótima qualidade. E acredito que os valores sejam melhores também!
Abração!

IGORFROTA
28/07/2010, 15:50
Marco
Vou fazer BL de 4". Meu mecânico disse que o Kit é igual o da KEKO. Vou gastar R$3.200,00(kit + mão de obra).

Abraço

Cara,

Se ta disposto a gastar essa grana, procura o Adams que ele já tem its prontos com todas a correções necessárias.
Se não me engano, o KIT de 3" dele deve estar em torno de R$ 2.200,00
É um kit já testado, sem necessidades de ajustes e bastante elogiado por quem comprou.

Se quiser mesmo fazer, não gaste mais do que R$ 2.000,00 com peças e MO.
De peças, não gasta mais do que R$ 1.000,00 para fazer.

Aqui em Fortaleza, se eu tivesse disposição para fazer um kit desses, duvido que gastaria mais do que R$ 1.200,00 entre peças e MO.

Link Adams: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40073

Diegowillys
28/07/2010, 17:40
Beleza Diego! Isso é importante mesmo. Não sei se deu uma olhada, mas procure também os Kits de BL do Adam´s. Ele é anunciante aqui do Fórum e os kits são de ótima qualidade. E acredito que os valores sejam melhores também!
Abração!

Marco
Valeu!Obrigado pela dica.
Abraço

Diegowillys
28/07/2010, 17:53
Cara,

Se ta disposto a gastar essa grana, procura o Adams que ele já tem its prontos com todas a correções necessárias.
Se não me engano, o KIT de 3" dele deve estar em torno de R$ 2.200,00
É um kit já testado, sem necessidades de ajustes e bastante elogiado por quem comprou.

Se quiser mesmo fazer, não gaste mais do que R$ 2.000,00 com peças e MO.
De peças, não gasta mais do que R$ 1.000,00 para fazer.

Aqui em Fortaleza, se eu tivesse disposição para fazer um kit desses, duvido que gastaria mais do que R$ 1.200,00 entre peças e MO.



Link Adams: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40073


Valeu a força!Obrigado pela ajuda.
Abraço

BrunoDallanora2013
07/08/2013, 21:28
olá , onde consegue estas rodas ? to procurando um jogo para f1000 mas tala 8 ! aro 15 ! são lindas !

Ramon Pires
08/08/2013, 00:15
olá , onde consegue estas rodas ? to procurando um jogo para f1000 mas tala 8 ! aro 15 ! são lindas !

Aqui tem umas, mas nao ta muito barato,


Rodas Mickey Thompson 15x10 , 5/5.5 - R$ 4.500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498963864-rodas-mickey-thompson-15x10-555-_JM)

BrunoDallanora2013
08/08/2013, 20:31
ta loco bota caro nisso !