Ver Versão Completa : De Hilux até Ushuaia
hugorangel
21/07/2010, 16:48
Em outubro de 2010, eu e meu irmão, cada um em sua Hilux SRV 4x4 auto, vamos empreender uma viagem/aventura desde Sorocaba, no interior de São Paulo, até Ushuaia última cidade ao sul do planeta, na Terra do Fogo Argentina. No planejamento da viagem estamos prevendo duração aproximada de 45 dias e percurso de 15 mil km, passando por Laguna San Rafael e Parque Nacional Torres del Paine no Chile e Glaciar Perito Moreno na Argentina.
hugorangel
21/07/2010, 17:14
Minha idéia com este tópico é ir noticiando o desenvolvimento da viagem, os preparativos da pick-up, a documentaçao, etc, e durante a viagem, ir relatando sobre o dia-dia, sempre que possível.
guilhermeabreu
21/07/2010, 18:33
Minha idéia com este tópico é ir noticiando o desenvolvimento da viagem, os preparativos da pick-up, a documentaçao, etc, e durante a viagem, ir relatando sobre o dia-dia, sempre que possível.
MEU IRMÃO HOGORANGEL
Até que enfim te vejo escrevendo aqui no forum , vc só esqueceu de dizer que esta inspiração desta viagem foi seu irmão aqui , só que eu não poderei$$$$$$$$$$$$$$$ ír tão cedo , mas como já falamos vc aprecia pra mim as imagens lá e registra naquela supercâmera que vai levar e passa para todos daqui do forum tb .
ABRAÇÃO e na reta dos preparativos finais não ?
EM TEMPO :
Acho que ficaria melhor se vc relatar tudo ísto na área de VIAGENS E EXPEDIÇÕES aqui no forum mesmo . De qualquer forma aqui acho que é mais visitado , mas parece que o assunto fica meio deslocado de local .
hugorangel
21/07/2010, 20:57
É isso aí meu irmão, as coisasagora estão esquentando. Tô com lguma esperança conguir algum patrocínio. Estou no aguardo de alguns retornos. Por enquanto, vou colocando as notícias aqui no forum.
Um abraço:)
Maurício Fernandes
21/07/2010, 21:17
Essa viagem está nos meus planos... só me falta a hilux (hehehe)
Se passar por Porto Alegre avisa. Toda quinta-feira tem churrasco dos jipeiros por aqui.
Bom planejamento.
hugorangel
21/07/2010, 21:29
Obrigado Maurício, se passar por aí certamente bato o ponto, mas é mais provável que não passe, já que a idéia é passar pela Rodovia do Inferno, e entrar no Uruguai por Chuí. De qualquer forma, agradeço o convite.
Um abraço.
Hugo Rangel.
RogerBand76
22/07/2010, 12:21
Obrigado Maurício, se passar por aí certamente bato o ponto, mas é mais provável que não passe, já que a idéia é passar pela Rodovia do Inferno, e entrar no Uruguai por Chuí. De qualquer forma, agradeço o convite.
Um abraço.
Hugo Rangel.
Parabens pelo empreendimento espero que tenha sucesso e relate tudo aqui pra nós.
Só um pitaco no planejamento:
1- Leve metade da roupa que está planejando levar.
2- Leve o dobro do dinheiro planejado.
Abraços e boa sorte.
Maurício Fernandes
22/07/2010, 13:36
Tchê, é melhor ir pela beira da praia do que pela rodovia do inferno (que está asfaltada).
Só que pela praia gasta mais combustível.
Sugiro entrar na praia em Palmares do Sul e ir até São José do Norte. Aí atravessa para Rio Grande por balsa e segue via rodovia pelo TAIM até Chui.
É bem tranquilo. O pior trecho pela praia é rio grande/chui.
hugorangel
22/07/2010, 13:38
Valeu o pitaco Maurício e, sim, idéia é atualizar o desenrolar das coisas aqui no forum.
Um abraço.
hugorangel
22/07/2010, 13:40
Parabens pelo empreendimento espero que tenha sucesso e relate tudo aqui pra nós.
Só um pitaco no planejamento:
1- Leve metade da roupa que está planejando levar.
2- Leve o dobro do dinheiro planejado.
Abraços e boa sorte.
Valeu Roger, me equivoquei e respondi ao Maurício, a quem também mando um abraço.
hugorangel
22/07/2010, 15:32
Tchê, é melhor ir pela beira da praia do que pela rodovia do inferno (que está asfaltada).
Só que pela praia gasta mais combustível.
Sugiro entrar na praia em Palmares do Sul e ir até São José do Norte. Aí atravessa para Rio Grande por balsa e segue via rodovia pelo TAIM até Chui.
É bem tranquilo. O pior trecho pela praia é rio grande/chui.
Valeu Maurício. Vou seguir suas orientações. Meu irmão Luciano, meu parceiro de viagem, também já passou duas vezes por esse trecho, e também vai servir de guia.
Um abraço!
Eduardo Schaefer
22/07/2010, 15:33
hugo,quando estiver por chegar no Chui se quiser ou precisar de algo é só avisar,moro a 20 km do Chui e todas quintas também temos uma reunião por lá .Falo isto a todos que passam por aqui,que sempre são bem recebidos, nem que seja para dar uma conversada,comer uma carne ou tomar(quem gosta e pode :mrgreen:) uma ótima cerveja Uruguaya :concordo:
hugorangel
22/07/2010, 15:38
hugo,quando estiver por chegar no Chui se quiser ou precisar de algo é só avisar,moro a 20 km do Chui e todas quintas também temos uma reunião por lá .Falo isto a todos que passam por aqui,que sempre são bem recebidos, nem que seja para dar uma conversada,comer uma carne ou tomar(quem gosta e pode :mrgreen:) uma ótima cerveja Uruguaya :concordo:
Eita gauchada porreta! Valeu Eduardo, a tradicional hospitalidade gaúcha é um grande incentivo a aproveitarmos muito as maravilhas do Rio Grande do Sul, e passarmos bem devagarinho por aí. Se der, assinaremos o ponto.
Forte abraço.
Eduardo Schaefer
22/07/2010, 15:58
Beleza então e vamos acompanhando o tópico por aqui :concordo:
Newton Guerra
22/07/2010, 16:01
Hugo, se quiser, tem uma área do fórum só para planejamento e relatos de viagens:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=66
Lá há muitas informações do pessoal que já foi e dos que estão indo também. Essa é uma viagem maravilhosa. Já fiz e estou louco para voltar.
Abraços
hugorangel
22/07/2010, 20:13
Hugo, se quiser, tem uma área do fórum só para planejamento e relatos de viagens:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=66
Lá há muitas informações do pessoal que já foi e dos que estão indo também. Essa é uma viagem maravilhosa. Já fiz e estou louco para voltar.
Valeu Newton, acabo de visitar essa área do forum, e realmente tem muita coisa interessante. Vou explorar bastante.
Um abraço.
Hugo
:palmas::palmas:Fala Hugorangel!
Esta com a documentação em dia ? Em nome do proprietário?
2 extintores
2 triangulos
Caboooommmmm-----3mts no minimo
Manta mortuária
Kit 1° socorro ( Argentino)
Presta atençao pois é meio chato
Apesar de não precisar é melhor levar passaporte que é mais rápido nas aduanas
Drogas nem pensar, não é meu caso , mas no chile tem até cachorro para farejar..
Se precisar de algumas dicas talves possa ajudar
Abçs e boa viagem!!
Valeu Newton, acabo de visitar essa área do forum, e realmente tem muita coisa interessante. Vou explorar bastante.
Um abraço.
Hugo
Hugo, se preferir, é só solicitar aos moderadores a transferência do tópico para a área de "Viagens e Expedições", dentro de "Planejamento".
Qualquer coisa avisa que peço para transferir.
Abs
Marcelo-HPE
24/07/2010, 13:49
Fala Hugo !!! Quando encontrar com os seus irmãos Raul e Luciano ,dê um abração neles por mim !! - Marcelo de Campos dos Goytaceazes- RJ
Estou atento ao tópico
abs
hugorangel
26/07/2010, 21:15
Fala Hugo !!! Quando encontrar com os seus irmãos Raul e Luciano ,dê um abração neles por mim !! - Marcelo de Campos dos Goytaceazes- RJ
Estou atento ao tópico
abs
Valeu Marcelo. Se tivesse lido sua mensagem antes, teria transmitido a eles neste último fim de semana, já que estive com eles lá na fazenda do Raul em Resende. Foi um fim de semana altamente gastronômico.
Fique tranquilo que darei o abraço na próxima vez que estiver com eles.
Um abraço.
Hugo
hugorangel
26/07/2010, 21:19
2 extintores
2 triangulos
Manta mortuária
Drogas nem pensar, não é meu caso , mas no chile tem até cachorro para farejar..
Abçs e boa viagem!!
Valeu pelas dicas Tusa. Tinha mesmo a intenção de levar o passaporte, já que minha identidade está um pouco antiga. Quanto ao resto da tralha, estou providenciando tudo.
Um abraço. Hugo.
hugorangel
28/07/2010, 15:19
2 extintores
2 triangulos
Manta mortuária
Abçs e boa viagem!!
Tusa!
Você mencionou 2 extintores, é mesmo exigido? E quanto ao cambom, pode ser de cabo de aço ou tem que ser rígido?
Um abraço, Hugo.
guilhermeabreu
28/07/2010, 23:45
Tusa!
Você mencionou 2 extintores, é mesmo exigido? E quanto ao cambom, pode ser de cabo de aço ou tem que ser rígido?
Um abraço, Hugo.
GRANDE IRMÃO HUGORANGEL
E dois triangulos tb , com certeza são nescessários mesmo .
Essa dos dois extintores eu não sabia, tampouco me pediram alguma vez pela Argentina :pensativo:
Hugo, tem que ser cambão rígido, mas pode ser daqueles retráteis, não ocupa quase nada de espaço, dá uma olhada aqui: http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?txpeca=cambao
No ML também tem: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147710832-df-cambao-portatil-telescopio-kipuxe-super-pratico-_JM
Abs
Newton Guerra
29/07/2010, 08:51
É só um extintor. São 2 triângulos. Segundo os hermanos o cambão e a manta são lendas. Nunca me pediram para ver nenhum dos dois, mas sei de casos onde o cambão foi vistoriado. Já a manta nunca ouvi falar de terem pedido para alguém. Nunca levei.
Abraços
Urbano Meirelles
29/07/2010, 11:51
Amigos,
Em abril eu fui até o Ushuaia,de hilux,desci paralelo a 3 e subi por Punta Arenas,carretera Austral,etc... e voltei pelo Uruguai,viagem incrivel,sem misterios,fui parado 3 vezes,na ultima em que fui extorquido,os guardas checaram tudo,extintor,Kit primeiros socorros,2 triangulos e cambão,andar com milhas sem capa e com bola de engate tb é considerado infração,fique atento a isso e NUNCA se esqueça de andar sem os farois baixos ligados,isso é falta gravissima e a multa é de 800,00 pesos.
SE vc for andar bastante em terra ou ripio,vá com pneus novos de preferencia AT,não deixe de levar um tanque extra de pelo menos 50 l,se vc for passar por lugares mais isolados,tipo ruta 40 entre Calafate e Perito Moreno,só existe combustivel em Bj Caracoles(40 habitantes)e cobram o que querem.
O consumo da sua hilux deve variar muito,principalmente pelo vento e se vc estiver usando barraca de teto que aumenta o arrasto,a minha chegou a fazer 4.7,com vento contra,isso atrapalha demais o controle da autonomia.
Abraço,
Boa sorte.
Urbano
hugorangel
30/07/2010, 15:54
Essa dos dois extintores eu não sabia, tampouco me pediram alguma vez pela Argentina :pensativo:
Hugo, tem que ser cambão rígido, mas pode ser daqueles retráteis, não ocupa quase nada de espaço, dá uma olhada aqui: http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?txpeca=cambao
No ML também tem: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147710832-df-cambao-portatil-telescopio-kipuxe-super-pratico-_JM
Abs
Valeu pelas dicas Jeisonk. Está anotado.
Um abraço. Hugo.
hugorangel
30/07/2010, 15:56
É só um extintor. São 2 triângulos. Segundo os hermanos o cambão e a manta são lendas. Nunca me pediram para ver nenhum dos dois, mas sei de casos onde o cambão foi vistoriado. Já a manta nunca ouvi falar de terem pedido para alguém. Nunca levei.
Abraços
É isso que eu já tinha ouvido Newton. Obrigado pelas informações.
Abraços. Hugo.
hugorangel
30/07/2010, 15:58
Amigos,
Em abril eu fui até o Ushuaia,de hilux,desci paralelo a 3 e subi por Punta Arenas,carretera Austral,etc... e voltei pelo Uruguai,viagem incrivel,sem misterios,fui parado 3 vezes,na ultima em que fui extorquido,os guardas checaram tudo,extintor,Kit primeiros socorros,2 triangulos e cambão,andar com milhas sem capa e com bola de engate tb é considerado infração,fique atento a isso e NUNCA se esqueça de andar sem os farois baixos ligados,isso é falta gravissima e a multa é de 800,00 pesos.
SE vc for andar bastante em terra ou ripio,vá com pneus novos de preferencia AT,não deixe de levar um tanque extra de pelo menos 50 l,se vc for passar por lugares mais isolados,tipo ruta 40 entre Calafate e Perito Moreno,só existe combustivel em Bj Caracoles(40 habitantes)e cobram o que querem.
O consumo da sua hilux deve variar muito,principalmente pelo vento e se vc estiver usando barraca de teto que aumenta o arrasto,a minha chegou a fazer 4.7,com vento contra,isso atrapalha demais o controle da autonomia.
Abraço,
Boa sorte.
Urbano
Urbano.
Muito legal seu resumo. Seu roteiro é bastante parecido com o que tracei pra nós. Obrigado pelas dicas.
Um abraço. Hugo.
hugorangel
30/07/2010, 16:02
GRANDE IRMÃO HUGORANGEL
E dois triangulos tb , com certeza são nescessários mesmo .
Guilherme.
Manovéio, os relatos do Jeisonk, Newton e Urbano confirmam as informações que eu tinha: nada de 2 extintores e manta mortuária, são apenas lendas.
Um abraço. Hugo.
guilhermeabreu
30/07/2010, 18:27
IRMÃO CAÇULA HUGORANGEL
Melhor asim menos parafernália pra levar . E continuo com água na boca .
ABRAÇÃO
Abraços
Manta também nunca levei, uma vez perguntei sobre isso para os "puliça" hermanos e eles deram risada :lol:
Agora, o cambão já me pediram por duas vezes, se estavam querendo extorquir já não sei dizer, mas pediram, a tal da "lanza" :concordo:
Abs
hugorangel
30/07/2010, 19:51
Manta também nunca levei, uma vez perguntei sobre isso para os "puliça" hermanos e eles deram risada :lol:
Agora, o cambão já me pediram por duas vezes, se estavam querendo extorquir já não sei dizer, mas pediram, a tal da "lanza" :concordo:
Abs
Valeu Jeisonk, vou levar o tal do "cambom".
Um abraço. Hugo.
Graandeee Hugo
- Para organizar este fórum segue as dicas do Newton, pede aos moderadores migrar para o fórum "viagens e expedições/planejamento".
- Tenho um cambão pronto e o troco por uma caixa de Baden Baden Weiss a compartir.
- Entra em http://www.cnrt.gov.ar/estructu/norma/ley_24449.htm para desmistificar algumas ..... que o pessoal escreve por aqui.
Um abraço
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
guilhermeabreu
30/07/2010, 22:26
Graandeee Hugo
- Para organizar este fórum segue as dicas do Newton, pede aos moderadores migrar para o fórum "viagens e expedições/planejamento".
- Tenho um cambão pronto e o troco por uma caixa de Baden Baden Weiss a compartir.
- Entra em http://www.cnrt.gov.ar/estructu/norma/ley_24449.htm para desmistificar algumas ..... que o pessoal escreve por aqui.
Um abraço
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
COM A PALAVRA MEU CUNHADO E GRANDE AMIGO HUGO4X4
Este sabe das coisas , pois é ARGENTINO da gema .
Marcelo-HPE
31/07/2010, 13:36
A Famiíla está toda junta aqui !!! Hugo 4x4 ,Dr Guilherme, grandes amigos que tive a oportunidade de conhecer em Lavras Novas .
O Oscar de Arraial do Cabo é tb um grande amigo meu . e esta neste momento no Ushuaia !!
Segue o tópico .
abs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68709
guilhermeabreu
31/07/2010, 16:37
A Famiíla está toda junta aqui !!! Hugo 4x4 ,Dr Guilherme, grandes amigos que tive a oportunidade de conhecer em Lavras Novas .
O Oscar de Arraial do Cabo é tb um grande amigo meu . e esta neste momento no Ushuaia !!
Segue o tópico .
abs
MARCELO-HPE
Beleza Marcelo , prazer em falar com vc , esta família aqui REALMENTE é muito unida e vc tb faz parte dela agora , a família dos ENGESAS E OUTROS 4X4 .
ABRAÇÃO
hugorangel
31/07/2010, 21:31
Graandeee Hugo
Um abraço
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Fala Xará.
Precisamos esquematizar este esquema para compartir as Baden Baden então.
Um abraço. Hugo.
hugorangel
31/07/2010, 21:35
Segue o tópico .
abs
Valeu Marcelo, vou dar uma olhada no link. Quanto à família, é grande, grande que nem esse mundão que a gente tem pra conhecer e explorar, no caso da família, explorar no bom sentido. E só pra ficar ainda mais em família, a viagem pra Ushuaia é junto com o Luciano.
Um abraço. Hugo.:dance:
Hugo,
Fui em jan deste ano ate o Ushuaia, viagem super tranquila, fui ate Bariloche, desci ate Perito Moreno, depos pela Ruta 40 ate El Calafate, qdo passei pela Ruta 40 Sur, a estrada estava super tranquila, levei 20 litros de diesel de reserva, mas nem precisei, mesmo tracado o tempo todo ainda sobrou 1/4 de combustivel. Nos trechos de ripio tenha muito cuidado, o carro pode derrapar muito facilmente mesmo na reta, e para parar demora mais pois as rodas giram sobre as pedras redondas. Mesmo apos rodar um tempo no ripio e achar q pegou o jeito, tente se concentrar e nao passar de forma alguma 70km/h, pois lembre-se vc estara em uma estrada longe de tudo (de Perito Moreno a El Calafate sao 600km), e de Rio Mayo a Perito Moreno 124 km de ripio tambem...
De El Calafate fui para Torres del Paine entrando no Chile por Rio Guillermo, eu acredito q este é o lugar mais bonito de toda viagem.
De TP passei em Puerto Natales, Punta Arenas, e Punta Delgada.
E enfim Ushuaia, e voltei via RN3, ate Puerto Madryn (Peninsula Valdez).
De onde voltei para casa, via Uruguai.
Abraços e boa viagem,
Robson
guilhermeabreu
01/08/2010, 16:37
Hugo,
Fui em jan deste ano ate o Ushuaia, viagem super tranquila, fui ate Bariloche, desci ate Perito Moreno, depos pela Ruta 40 ate El Calafate, qdo passei pela Ruta 40 Sur, a estrada estava super tranquila, levei 20 litros de diesel de reserva, mas nem precisei, mesmo tracado o tempo todo ainda sobrou 1/4 de combustivel. Nos trechos de ripio tenha muito cuidado, o carro pode derrapar muito facilmente mesmo na reta, e para parar demora mais pois as rodas giram sobre as pedras redondas. Mesmo apos rodar um tempo no ripio e achar q pegou o jeito, tente se concentrar e nao passar de forma alguma 70km/h, pois lembre-se vc estara em uma estrada longe de tudo (de Perito Moreno a El Calafate sao 600km), e de Rio Mayo a Perito Moreno 124 km de ripio tambem...
De El Calafate fui para Torres del Paine entrando no Chile por Rio Guillermo, eu acredito q este é o lugar mais bonito de toda viagem.
Abraços e boa viagem,
Robson
ROBRAM
Tive que pegar um babador para acabar de ler sua mensagem , parabens pelo passeio .
hugorangel
01/08/2010, 18:48
Hugo,
Abraços e boa viagem,
Robson
Robson.
Obrigado pelas dicas. Nosso roteiro é bastante parecido com o seu. Também pretendemos visitar El Calafate e o parque Torres del Paine, já que todas as referências são as melhores possíveis. Quanto ao rípio, você tem todda razão, não dá pra abusar: tive uma experiência na Península Valdez, perto de Puerto Madrin, com um golzinho alugado, e o carro realmente flutua muito quando a velocidade sobe. O melhor é ir devagar e sempre. Valeu.:palmas:
Um abraço. Hugo.
guilhermeabreu
01/08/2010, 23:07
E a tal grade de tela que dizem que tem que colocar na frente da viatura para não quebrar os faróis e parabrisa qdo vai andar no RÍPIO , ainda existe esta nescessidade ?
hugorangel
02/08/2010, 13:42
E a tal grade de tela que dizem que tem que colocar na frente da viatura para não quebrar os faróis e parabrisa qdo vai andar no RÍPIO , ainda existe esta nescessidade ?
Guilherme,
Estas telas não são obrigatórias, nem nunca foram, elas são interessantes pra proteger a viatura, ou seja, é de interesse do condutor, não obrigatoriedade por lei. Mas creio que mantendo uma boa distância do carro da frente, e tentando ficar o mais distante possível do outro carro ao cruzar em sentido contrário deve ser suficiente para evitar quebras de pára-brisas ou farol.:concordo:
Um abraço. Hugo.
guilhermeabreu
02/08/2010, 20:18
Guilherme,
Estas telas não são obrigatórias, nem nunca foram, elas são interessantes pra proteger a viatura, ou seja, é de interesse do condutor, não obrigatoriedade por lei. Mas creio que mantendo uma boa distância do carro da frente, e tentando ficar o mais distante possível do outro carro ao cruzar em sentido contrário deve ser suficiente para evitar quebras de pára-brisas ou farol.:concordo:
Um abraço. Hugo.
PERGUNTO
Vcs vão levar esta tela protetora ?
IEDAASSIS
03/08/2010, 13:34
Já comprou o cambão e a cadena? Vou em setembro e estou atrás desses dois ítens. Li em outros sites que a cadena é fácil de comprar no Chile.. que é vendida em postos e até supermercados...
A Carteira Internacional é obrigatória no Chile, me informei hoje no consulado. A vacinação é lenda....
Bem... podemos ir trocando informações... vou postando por aqui... depois vou criar um blog e deixar o link. Bjs.
hugorangel
03/08/2010, 15:38
PERGUNTO
Vcs vão levar esta tela protetora ?
Guilherme.
Eu não pretendo levar,até porque, a policia caminera costuma multar quem tem algum acessório que excede as dimensões da viatura.
hugorangel
03/08/2010, 15:42
Já comprou o cambão e a cadena? Vou em setembro e estou atrás desses dois ítens. Li em outros sites que a cadena é fácil de comprar no Chile.. que é vendida em postos e até supermercados...
A Carteira Internacional é obrigatória no Chile, me informei hoje no consulado. A vacinação é lenda....
Bem... podemos ir trocando informações... vou postando por aqui... depois vou criar um blog e deixar o link. Bjs.
Ieda,
Por tudo que me informei, a cadena só é obrigatória no período do inverno, por isso não comprei. Quanto ao cambão, estou procurando pra comprar. A carteira internacional também providenciarei.
Estive revendo meu planejamento, e a data mais provável da minha partida é dia 25 de setembro. Vamos nos falando.
Um abraço. Hugo.
Newton Guerra
03/08/2010, 16:50
...
A Carteira Internacional é obrigatória no Chile, me informei hoje no consulado.
Falaram isso no consulado? Existe um acordo antigo entre os 2 países que dispensa a carteira internacional. Já fiz 3 viagens de carro por lá só com a carteira brasileira, a última foi em janeiro de 2010. Aluguei um carro e fui parado 2 vezes na estrada para verificação de documentos. Mostrei a carta e não falaram nada, checaram e "buen viaje".
Trechos do documento:
ACORDO SOBRE REGULAMENTAÇÃO UNIFICADA DE TRÂNSITO
Os PIenipotenciários da República Argentina, da República da Bolívia, da República Federativa do Brasil, da República do Chile, da República do Paraguai, da República do Peru e da República Oriental do Uruguai, acreditados por seus respectivos Governos segundo poderes outorgados em boa e devida forma, oportunamente na Secretaria-Geral da Associação.
CONSCIENTES Da necessidade de favorecer a integração e a segurança da circulação internacional por rodovia, caminhos e ruas;
CONSIDERANDO Que a uniformidade nas normas de trânsito em seus respectivos países contribuirá para melhorar a segurança da circulação veicular e a proteção de pessoas e propriedades; e
TENDO PRESENTE O disposto no artigo dez da Resolução do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Associação,
CONVÊM Em celebrar, ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980, um Acordo sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito, conforme as seguintes disposições:
Das habilitações para dirigir
9. Os países signatários deste Acordo reconhecerão a licença nacional de dirigir emitida por qualquer um dos demais países signatários.
O blablabla completo tá no anexo
valeriano
03/08/2010, 16:51
Ieda,
Por tudo que me informei, a cadena só é obrigatória no período do inverno, por isso não comprei. Quanto ao cambão, estou procurando pra comprar. A carteira internacional também providenciarei.
Estive revendo meu planejamento, e a data mais provável da minha partida é dia 25 de setembro. Vamos nos falando.
Um abraço. Hugo.
Vou sair pro Ushuaia nesse dia também. Me manda o seu email por MP, que de repente a gente marca de se encontrar no caminho...
hugorangel
03/08/2010, 19:14
[QUOTE=Newton Guerra;1225049]Falaram isso no consulado? Existe um acordo antigo entre os 2 países que dispensa a carteira internacional. Já fiz 3 viagens de carro por lá só com a carteira brasileira, a última foi em janeiro de 2010. Aluguei um carro e fui parado 2 vezes na estrada para verificação de documentos. Mostrei a carta e não falaram nada, checaram e "buen viaje".
Valeu muito a dica Newton, vai evitar todo um processo para obter a carteira internacional. Obrigado!:palmas:
hugorangel
10/08/2010, 19:38
Ieda.
Já decidi, não vou tirar carteira internacional de habilitação. Depois de muita pesquisa, cheguei ao site da biblioteca do congresso nacional chileno, e achei a lei que permite que usemos a nossa habilitação lá. Vou anexar o texto da lei pra você. Um abraço, Hugo.
hugorangel
10/08/2010, 19:45
Hugo, se preferir, é só solicitar aos moderadores a transferência do tópico para a área de "Viagens e Expedições", dentro de "Planejamento".
Abs
Jeisonk, agora que me toquei que você se pré-dispôs a intermediar a transferência do tópico para Viagens e Expedições, por isso, agradeço se puder fazê-lo.:concordo:
Um abraço, Hugo.
Jeisonk, agora que me toquei que você se pré-dispôs a intermediar a transferência do tópico para Viagens e Expedições, por isso, agradeço se puder fazê-lo.:concordo:
Um abraço, Hugo.
Pode deixar Hugo, já vou solicitar :concordo:
Abraços
hrodrigues
11/08/2010, 16:54
Ieda.
Já decidi, não vou tirar carteira internacional de habilitação. Depois de muita pesquisa, cheguei ao site da biblioteca do congresso nacional chileno, e achei a lei que permite que usemos a nossa habilitação lá. Vou anexar o texto da lei pra você. Um abraço, Hugo.
Ola Hugo
Se interessar me manda seu e-mail que lhe encaminho msg recebida do Consulado do Chile. Talvez te ajude.
Abs
Helio
hugorangel
13/08/2010, 18:59
Considerando que vamos partir para a expedição em duas Hilux idênticas, uma 2006 com 190.000 km e outra 2008 com 50.000 km rodados, resolvemos adesivar as viaturas, para caracterizar-nos como grupo. Minha viatura já está adesivada, e ficou legal.:dance:
ramalho-vitoria
14/08/2010, 08:34
Estou entrando no tópico para ficar monitorando as notícias da sua expedição. Será mais um a desejar o seu sucesso.
Sua adrenalina já deve estar subindo ...
No dia 01 de novembro estarei partindo também. Se possível mande o maior número de informações para ajudar os outros futuros viajantes.
Venho também fazendo uma pequena pesquisa sobre a região. Fico a disposição para trocar informações.
Um grande abraço e vamos nos falando.
hugorangel
14/08/2010, 15:27
Estou entrando no tópico para ficar monitorando as notícias da sua expedição. Será mais um a desejar o seu sucesso.
No dia 01 de novembro estarei partindo também. Se possível mande o maior número de informações para ajudar os outros futuros viajantes.
Venho também fazendo uma pequena pesquisa sobre a região. Fico a disposição para trocar informações.
Grande Ramalho!
Li todo o conteúdo do seu relato da última viagem pra Ushuaia, Ramalho+Terra+del+Fuego, que iniciou-se em 27/11/2009. Foi um relato muito inspirador para que eu me decidisse a fazer minha própria expedição.
Vamos nos falando por aqui. Minhas recomendações à sua senhora, a Gloriete, grande parceira!:palmas::concordo:
Um abraço. Hugo.
hugorangel
14/08/2010, 15:30
Só para atualizar, nossa partida deve ser antecipada para o dia 20 de setembro. É que minha filha tem uma apresentação de teatro pela faculdade em Florianópolis, e vamos aproveitar para ver, e dar vazão a essa anciedade que já está nos dominando.
hugorangel
14/08/2010, 15:39
Outra coisa que desde já quero te agradecer, é a dica do contact para os faróis e pára-brisas, que vi no tópico aberto pelo NO - CT Santos. Simples, mas muito eficiente dentro do seu limite.
Depois da apresentação da minha filha em Floripa, já vamos por pé na estrada rumo ao destino: Ushuaia, aí vamos nós!
ramalho-vitoria
14/08/2010, 16:16
Então, já que não tem jeito e você vai mesmo, e também pelo eleogio a Gloriete, favor me enviar um e.mail para ramalholc@uo.com.br que é para eu te mandar o roteiro otimizado deste ano.
Temos a disposição também os deslocamentos dia a dia, os boletins semanais e mais algum material de apoio.
No aguardo.
ROBRAM
Tive que pegar um babador para acabar de ler sua mensagem , parabens pelo passeio .
Guilherme , obrigado.
Nao respondi antes, porq estava um pouco atarefado e acabei nao entrando mais no forum.
Qto a grade de protecao, nao deixa de ser uma boa, mas incomoda e muito.
Usei da estrategia de piscar o farol alto e diminuir a velocidade ate quase parar, dai nao tive nenhum problemas com as pedras.
Encontrei com brasileiros de RS, q estavam de Willis da ruta 40, voltando do Ushuaia, que tiveram o parabrisa quebrado, qdo passaram por um onibus.
Ainda bem q o parabrisa do Willis é reto, e em Perito Moreno, em pleno 31 de dezembro conseguiram um vidraceiro q fez um parabrisa para eles...
Abracos,
Robson
hugorangel
15/08/2010, 15:39
Guilherme , obrigado.
Nao respondi antes, porq estava um pouco atarefado e acabei nao entrando mais no forum.
Qto a grade de protecao, nao deixa de ser uma boa, mas incomoda e muito.
Usei da estrategia de piscar o farol alto e diminuir a velocidade ate quase parar, dai nao tive nenhum problemas com as pedras.
Encontrei com brasileiros de RS, q estavam de Willis da ruta 40, voltando do Ushuaia, que tiveram o parabrisa quebrado, qdo passaram por um onibus.
Ainda bem q o parabrisa do Willis é reto, e em Perito Moreno, em pleno 31 de dezembro conseguiram um vidraceiro q fez um parabrisa para eles...
Abracos,
Robson
Robson.
Vou optar por uma estratégia simples, mas que me parece bastante interessante, passada pelo Ramalho de Vitória: colar contact transparente no pára-brisas e e faróis no trecho de rípio. Acho que pode ser muito útil.
Um abraço.
Hugo.
hugorangel
15/08/2010, 16:33
Pra quem gosta de informação mais curta e rápida, estou postando sobre a expedição Ushuaia também no twitter: http://twitter.com/hrangelushuaia
NO - CT Santos/SP
19/08/2010, 23:45
Pra quem gosta de informação mais curta e rápida, estou postando sobre a expedição Ushuaia também no twitter: http://twitter.com/hrangelushuaia
Hugo
Vou seguir no twitter. Não deixa de enviar noticias kkkk
Ah um dos integrantes da expedição que irei é de Sorocaba, alias, a expedição parte exatamente dai no dia 18/12/10. kkk
to torcendo pelo sucesso da expedição
abs
hugorangel
19/08/2010, 23:53
Hugo
Vou seguir no twitter. Não deixa de enviar noticias kkkk
Ah um dos integrantes da expedição que irei é de Sorocaba, alias, a expedição parte exatamente dai no dia 18/12/10. kkk
to torcendo pelo sucesso da expedição
abs
Valeu NO.
Estou postando no twitter todas as novidades, e pretendo, na medida do possível, atualizar também durante a viagem, dependendo de conexão com a internet é claro.
Obrigado pela força!:palmas:
Guilherme Cordeiro
20/08/2010, 07:25
Valeu NO.
Estou postando no twitter todas as novidades, e pretendo, na medida do possível, atualizar também durante a viagem, dependendo de conexão com a internet é claro.
Obrigado pela força!:palmas:
Desejo boa viagem, vou estar de babado lendos os relatos...rssss
Abraços e muito sucesso
Guilherme
hugorangel
20/08/2010, 10:44
Desejo boa viagem, vou estar de babado lendos os relatos...rssss
Abraços e muito sucesso
Guilherme
Obrigado pela força Guilherme!:concordo:
Que saudade da maravilhosa manga ubá....
Um abraço, Hugo.
hugorangel
25/08/2010, 18:55
Hoje adesivamos a Hilux do meu irmão e tiramos várias fotos das duas pick-ups adesivadas. Ficou muito legal. Nos reunimos para discutir detalhes da viagem, afinar o planejamento e bater o martelo no roteiro - parece que já estamos no clima da viagem.
Newton Guerra
25/08/2010, 19:03
Que beleza, Hugo, pelo jeito estão animados. Vi que uma pick-up tem quebra-mato, eu tiraria antes de ir. Teoricamente é proibido, às vezes fazem vista grossa. Um colega do fórum teve que tirar lá mesmo na frente dos guardas e carregou no bagageiro a viagem toda. O mesmo vale para engates não removíveis.
Abraços
hugorangel
25/08/2010, 19:19
Que beleza, Hugo, pelo jeito estão animados. Vi que uma pick-up tem quebra-mato, eu tiraria antes de ir. Teoricamente é proibido, às vezes fazem vista grossa. Um colega do fórum teve que tirar lá mesmo na frente dos guardas e carregou no bagageiro a viagem toda. O mesmo vale para engates não removíveis.
Abraços
Obrigado pela dica Newton.:concordo É a pick-up do meu irmão, e ele vai tirar antes de ir. Ele já foi pra Argentina várias vezes e sempre tira pra não ter dor de cabeça.
Um abraço. Hugo.
ramalho-vitoria
25/08/2010, 19:32
Ficaram ajeitadas ...
hugorangel
25/08/2010, 21:10
É isso aí Ramalho, a empolgação é tanta que parece que já começamos a viajar. Aprotoveitamos que estávamos reunidos aqui em Sorocaba, e fomos juntos a uma loja de materiais esportivos pra comprar sacos dormir para baixas temperaturas, pro caso de não conseguirmos lugar para nos hospedar, uns calçados apropriados pro frio, e mais algumas coisas que nos poderão ser úteis. Estamos totalmente no clima!!! Só falta mesmo colocar o pé na estrada.:dance:
hugorangel
31/08/2010, 14:23
Hoje ficou pronta a adesivagem da expedição com patrocínio. A viatura ficou muito bonita. Quando as duas viaturas estiverem prontas com a mesma modelagem, vai ficar show. Anexo a cara da expedição!:dance:
hugorangel
31/08/2010, 14:56
Hoje ficou pronta a adesivagem do patrocinador das viaturas da expedição. Ficou muito bonita. Quando as duas pick-ups estiverem com a mesma roupagem, vai ficar show. Anexo a foto com a cara da expedição.:dance:
Hugo, parabéns ficou muito bom o adesivo!
Agora so falta começar a expedicao e nos mandar muitos relatos e fotos.
Abs
ecoperegrino
02/09/2010, 19:39
Robson.
Vou optar por uma estratégia simples, mas que me parece bastante interessante, passada pelo Ramalho de Vitória: colar contact transparente no pára-brisas e e faróis no trecho de rípio. Acho que pode ser muito útil.
Um abraço.
Hugo.
SE decidir por colar Contact, seria bom levar um solvente para tirar a cola, quando remover o contact
ramalho-vitoria
02/09/2010, 19:59
O contat sai sem solvente.
hugorangel
02/09/2010, 23:31
O contat sai sem solvente.
Mestre Ramalho, mais uma vez, obrigado pela dica. :concordo:Ainda hoje estava fazendo o chek list das coisa que faltam e, além do seguro carta verde que está tramitando no corretor, só falta comprar o contact.
Nestes últimos dias tenho me dedicado a rever dia a dia da viagem, e ontem comecei a reler todo o seu relato da viagem do ano passado, com isto, alterei um pouco o meu roteiro influenciado pela sua descrição da carretera austral. Decidi percorrer um trecho maior dela, cruzando para o Chile pelo paso Roballo até Cochrane, e depois explorando o trecho entre Puerto Aisén e Puyuhuapi, visitando o Parque Nacional Queulat, pernoitando em Puyuhuapi, e seguino no dia seguinte até Esquel, via paso Futaleufu, ou seja, repetindo seu percurso, mas com mais vagar, curtindo toda aquela exuberância da natureza.
Um abraço.
ramalho-vitoria
03/09/2010, 00:00
Me responda em 15 segundos !!!
Onde está a chave reserva de seu veículo. Imagina se você perde sua chave lá no meio da Carretera Austral.
Decidi percorrer um trecho maior dela, cruzando para o Chile pelo paso Roballo até Cochrane, e depois explorando o trecho entre Puerto Aisén e Puyuhuapi, visitando o Parque Nacional Queulat, pernoitando em Puyuhuapi, e seguino no dia seguinte até Esquel, via paso Futaleufu, ou seja, repetindo seu percurso, mas com mais vagar, curtindo toda aquela exuberância da natureza.
Excelente escolha, o trajeto é belíssimo.
Abs
hugorangel
03/09/2010, 14:24
Hugo, parabéns ficou muito bom o adesivo!
Agora so falta começar a expedicao e nos mandar muitos relatos e fotos.
Abs
Obrigado pela força Gustavo. Assim que começar a expedição vou pedir aos mediadores para transferir o tópico para "Relatos de Viagens", e a partir daí pretendo ir noticiando o dia-dia do percurso, sempre que tiver internet disponível.
Um abraço.
hugorangel
03/09/2010, 14:28
Me responda em 15 segundos !!!
Onde está a chave reserva de seu veículo. Imagina se você perde sua chave lá no meio da Carretera Austral.
Ramalho,
Não respondi em 15 segundos porque só entrei no forum agora, mas sei exatamente em que gaveta e em que caixinha está, mas quando estiver lá na Carretera Austral esta gaveta poderá estar muito longe... acho que vou levar a chave reserva comigo, junto com a camera fotográfica, que pretendo guardar com a minha vida...
Um abraço.
hugorangel
03/09/2010, 14:31
Excelente escolha, o trajeto é belíssimo.
Abs
Jeisonk, o Ramalho havia mencionado sua experiência no Paso Roballo na sua narrativa, por isso, por tabela, tua dica acabou valendo para mim também, além do Ramalho.
VALEU!
Um abraço.
hugorangel
03/09/2010, 14:38
Nesses próximos dias vou me dedicar a selecionar lugares para pousar, hostel, pousada, hotel, pensão, hospedaria, etc, para chegar nos lugares já com uma referência para procurar. De antemão, já anotei todos os lugares mencionados pelo Ramalho no relato da sua viagem de dez09/jan10. Já é um ponto de partida.
Também achei alguns sites bem legais, que já dão uma referência de preço em dólar de diversos hotéis, nas mais variadas cidades da Argentina e do Chile. Agora é mãos à obra...
ecoperegrino
03/09/2010, 14:46
Hoje adesivamos a Hilux do meu irmão e tiramos várias fotos das duas pick-ups adesivadas. Ficou muito legal. Nos reunimos para discutir detalhes da viagem, afinar o planejamento e bater o martelo no roteiro - parece que já estamos no clima da viagem.
RANGEL: qual a marca da capota de fibra? correspondeu a sua espectativa?
Jose Hajj
hugorangel
03/09/2010, 14:56
RANGEL: qual a marca da capota de fibra? correspondeu a sua espectativa?
Jose Hajj
Jose Hajj,
a capota é da marca Walumar (www.walumarcapotas.com.br) que fica em Itaquaquecetuba. Coloquei a capota lá mesmo na fábrica, assim como meu irmão já havia feito. A capota atendeu perfeitamente a expectativa, a única ressalva é que a vedação contra pó é deficiente. Mas acredito que não existe capota que não tenha este problema.
Um abraço.
ramalho-vitoria
03/09/2010, 16:42
Nesses próximos dias vou me dedicar a selecionar lugares para pousar, hostel, pousada, hotel, pensão, hospedaria, etc, para chegar nos lugares já com uma referência para procurar. De antemão, já anotei todos os lugares mencionados pelo Ramalho no relato da sua viagem de dez09/jan10. Já é um ponto de partida.
Também achei alguns sites bem legais, que já dão uma referência de preço em dólar de diversos hotéis, nas mais variadas cidades da Argentina e do Chile. Agora é mãos à obra...
Conforme te falei, estamos retornando em novembro.
Tenho algum material com relação a hotéis, lugares, contatos etc.
Se quizer posso te ceder. Me envie um e.mail para ramalholc@uol.com.br
hugorangel
03/09/2010, 23:00
Conforme te falei, estamos retornando em novembro.
Tenho algum material com relação a hotéis, lugares, contatos etc.
Se quizer posso te ceder. Me envie um e.mail para ramalholc@uol.com.br
Ótimo Ramalho.:concordo: Te agradeço muito o apoio. Vou mandar o e-mail já.
Um abraço.
guilhermeabreu
05/09/2010, 01:10
HUGORANGEL
Meu irmão , ficou simplesmente um espetáculo a adesivagem , bem diferente do que a gente vê por aí , parabens e PARABENS PELA CITROEN em acreditar que em divulgar a sua marca numa expedição desta , MARCA A SUA PRESENÇA TB , pena que a TOYOTA NÃO VÊ DESTA FORMA .
ABRAÇÃO
AÊ TURMA para quem ainda não sabe o HUGORANGEL é irmão do GUILHERMEABREU do LUCIANO e RAUL , todos frequentadores deste forum . Todos seguiram meu caminho e o HUGO , tenho visto a sua empolgação na sua participação aqui e fazendo muitos amigos ao longo deste pouco tempo de inscrição aqui e estes mesmos amigos o ajudando nesta MARAVILHOSA EXPEDIÇÃO A USHUAIA que irá fazer agora em setembro COM DICAS IMPORTANTÍSSIMAS para que seja uma EXPEDIÇÃO DE SUCESSO .
hugorangel
05/09/2010, 20:56
HUGORANGEL
Meu irmão , ficou simplesmente um espetáculo a adesivagem , bem diferente do que a gente vê por aí , parabens e PARABENS PELA CITROEN em acreditar que em divulgar a sua marca numa expedição desta , MARCA A SUA PRESENÇA TB , pena que a TOYOTA NÃO VÊ DESTA FORMA .
ABRAÇÃO
AÊ TURMA para quem ainda não sabe o HUGORANGEL é irmão do GUILHERMEABREU do LUCIANO e RAUL , todos frequentadores deste forum . Todos seguiram meu caminho e o HUGO , tenho visto a sua empolgação na sua participação aqui e fazendo muitos amigos ao longo deste pouco tempo de inscrição aqui e estes mesmos amigos o ajudando nesta MARAVILHOSA EXPEDIÇÃO A USHUAIA que irá fazer agora em setembro COM DICAS IMPORTANTÍSSIMAS para que seja uma EXPEDIÇÃO DE SUCESSO .
Obrigado pela força meu irmão. Tenho certeza que a expedção vai ser um sucesso. Vou tentar atualizar diariamente,na medida emque cnsiga sinal de internet, as informações sobre o desenvolvimento da viagem.
A sua empolgação com o Forum já de longa data, certamente me influenciaram a ser o frequentador diário que sou hoje. As amizades que surgem espontaneamente entre os frequentadores são a maior prova de pessoas movidas pelos mesmos ideais, que gostam das mesmas coisas, se sentem mais próximas umas das outras, e de maneira natural, acabam se tornado amigas, como pude presenciar no Encontro de Engesas que fui em Ibitipoca. É simplesmente emocionante ver pessoas que se falaram durante meses somente aqui pelo Forum, e quando se encontraram pela primeira vez, parecerem amigos desde criancinha. Só quem já presenciou essas cenas sabe do que estou falando...
Um abraço!
hugorangel
11/09/2010, 17:19
Os preparativos estão na fase final. Ontem peguei o Seguro Carta Verde para 60 dias, montei o kit primeiros socorros, comprei o contact transparente para o pára-brisas e faróis no trecho de rípio, e acertei a adesivagem do patrocinador para as duas viaturas na terça e quarta-feiras próximas, assim como a substituição dos dois jogos de pneus, cujos novos serão da marca Yokohama.
Depois disso, é pegar os passaportes e por o pé na estrada.:dance:
Newton Guerra
11/09/2010, 17:26
Os preparativos estão na fase final. Ontem peguei o Seguro Carta Verde para 60 dias, montei o kit primeiros socorros, comprei o contact transparente para o pára-brisas e faróis no trecho de rípio, e acertei a adesivagem do patrocinador para as duas viaturas na terça e quarta-feiras próximas, assim como a substituição dos dois jogos de pneus, cujos novos serão da marca Yokohama.
Depois disso, é pegar os passaportes e por o pé na estrada.:dance:
Hugo, vai por contact no parabrisas? Acho que deve prejudicar muito a visão. Se chover então, o limpador funciona direito no plástico? Eu não poria nada, quando vier alguém no sentido contrário diminua bem a velocidade e pronto. No mesmo sentido só se aproxime para ultrapassar, mesmo assim vá bem para a esquerda.
Há o risco de quebrar, mas prefiro arriscar e enxergar direito. Já devo ter rodado uns 3000 km no rípio e não tive nenhum problema.
Abraços
hugorangel
11/09/2010, 18:26
Hugo, vai por contact no parabrisas? Acho que deve prejudicar muito a visão. Se chover então, o limpador funciona direito no plástico? Eu não poria nada, quando vier alguém no sentido contrário diminua bem a velocidade e pronto. No mesmo sentido só se aproxime para ultrapassar, mesmo assim vá bem para a esquerda.
Há o risco de quebrar, mas prefiro arriscar e enxergar direito. Já devo ter rodado uns 3000 km no rípio e não tive nenhum problema.
Abraços
Newton, eu também já andei um pouco no rípio, e é aquela tensão o tempo todo. Na verdade, nunca usei o contact, mas recebi a dica do Ramalho e achei que pode funcionar. Como é barato, acho que não custa tentar. Se prejudicar a visão, ou impedir o funcionamento correto do limpador, eu tiro.
Mas valeu a preocupação!
Um abraço.
hugorangel
11/09/2010, 18:32
E a cola, não fica?
Abs
Segundo o Ramalho, sai fácil.
Eduardo Schaefer
13/09/2010, 13:29
Hugo,vamos ver se vejo voces na passada aqui por Sta Vitória ou Chui .
Vou seguir acompanhando por aqui :concordo:
hugorangel
13/09/2010, 13:45
Obrigado pela força Eduardo.
Nossa previsão é passar por aí no dia 24 de setembro.:dance:
Um abraço.
Eduardo Schaefer
14/09/2010, 13:14
Beleza Hugo,vou dar um pulo no Chui dia 24 pela tarde :concordo:
Henrique Jesus
14/09/2010, 15:09
Hugo, estamos indo junto ao grupo do Ramalho em Novembro, no momento estou em Sorocaba, nossa nova morada. Qual sua data de partida?Parabens pelo projeto, e boa viagem. Henrique Jesus (15) 8124-8587
hugorangel
14/09/2010, 19:40
Hugo, estamos indo junto ao grupo do Ramalho em Novembro, no momento estou em Sorocaba, nossa nova morada. Qual sua data de partida?Parabens pelo projeto, e boa viagem. Henrique Jesus (15) 8124-8587
Henrique.
Obrigado pela força. :concordo:Também desejo a vocês todos do grupo do Ramalho uma ótima viagem. Quando vocês partirem, deverei estar na região de Mendoza, no trecho final da nossa jornada. Nossa partida já é na semana que vem, dia 21.:dance:
Uma abraço.
hugorangel
15/09/2010, 19:53
Hoje finalizamos os preparativos das viaturas: as duas estão envelopadas com a roupa para a viagem e calçadas com pneus novos Yokohama Geolander H/T-S. Ficaram muito bonitas e o calçado novo parece ser de qualidade. Vejam as fotos.
Agora só falta mesmo arrumar as malas!:dance:
NO - CT Santos/SP
15/09/2010, 20:59
Hoje finalizamos os preparativos das viaturas: as duas estão envelopadas com a roupa para a viagem e calçadas com pneus novos Yokohama Geolander H/T-S. Ficaram muito bonitas e o calçado novo parece ser de qualidade. Vejam as fotos.
Hugo
Ficaram um show de bola as viaturas.
Parabéns
Parte semana que vem né?
Boa viagem e não esqueça de enviar noticias.
abs
hugorangel
15/09/2010, 21:40
Hugo
Ficaram um show de bola as viaturas.
Parabéns
Parte semana que vem né?
Boa viagem e não esqueça de enviar noticias.
abs
Obrigado pela força NO. Realmente ficamos muito satisfeitos com a nova roupagem das viaturas. Partimos na próxima terça e, na medida do possível, atualizarei as informações aqui no Forum.
Um abraço!
hrodrigues
16/09/2010, 06:59
Ola Hugo
Na foto aparece uma das pickups com parachoque de impulsão. Não se esqueça de retirar. Na Argentina não pode rodar com isso ( regra que parece valer só para quem vem de fora, uma vez que não incomodam os locais). Por desconhecimento e falta de aviso, levei uma multa. Está previsto no código de trânsito deles.
Boa sorte na empreitada e, dentro do possível, nos mantenha informado. :concordo:
Abs
Helio
hugorangel
16/09/2010, 14:10
Ola Hugo
Na foto aparece uma das pickups com parachoque de impulsão. Não se esqueça de retirar. Na Argentina não pode rodar com isso ( regra que parece valer só para quem vem de fora, uma vez que não incomodam os locais). Por desconhecimento e falta de aviso, levei uma multa. Está previsto no código de trânsito deles.
Boa sorte na empreitada e, dentro do possível, nos mantenha informado. :concordo:
Abs
Helio
Valeu o alerta Hélio. É a pick-up do meu irmão, que já é veterano na Argentina, e sempre tira o acessório quando vai pra lá.
Na medida do possível, dependendo de disponibilidade de internet, manterei atualizadas as informações aqui no Forum.
Obrigado pela força. Estamos que só euforia!:dance:
hugorangel
18/09/2010, 15:33
Abs
Jeisonk.
Você já se dispôs a ajudar uma vez, agora aguenta...:)
Poderia solicitar aos mediadores a transferência do meu tópico para relatos de viagem? Já que estou de partida na próxima terça, e gostaria de manter atualizadas as informações durante o percurso.
Agradeço pela força que tem dado.:concordo:
Um abraço.
Ops, pode deixar, vou pedir.
Abraços
ramalho-vitoria
18/09/2010, 16:06
Torcendo pelo seu sucesso e aguardando notícias ...
hugorangel
18/09/2010, 23:33
Ops, pode deixar, vou pedir.
Abraços
Mais uma vez, obrigado pela força.:concordo:
hugorangel
18/09/2010, 23:34
Torcendo pelo seu sucesso e aguardando notícias ...
Que tudo corra bem também na sua expedição Ramalho. Boa sorte a todo o seu grupo.:concordo:
Uma abraço!
Guilherme Cordeiro
19/09/2010, 21:54
Que tudo corra bem também na sua expedição Ramalho. Boa sorte a todo o seu grupo.:concordo:
Uma abraço!
Boa viagem pra vocês e que tudo dê certo. Estarei acompanhando seus relatos. Divirtam-se.
Abraços
Guilherme
hugorangel
19/09/2010, 23:17
Boa viagem pra vocês e que tudo dê certo. Estarei acompanhando seus relatos. Divirtam-se.
Abraços
Guilherme
Obrigado pela torcida Guilherme.:concordo:
Por tudo que estudamos e planejamos, tenho certeza que a diversão está garantida. Se quiser acompanhar o desenrolar da expedição, pretendo atualizar sempre que possível aqui no Forum.
Um abraço.
hugorangel
20/09/2010, 18:47
Aí pessoal, agora é pé na estrada. Amanhã cedo partiremos de Sorocaba, rumo à Ushuaia. Nossa primeira parada será em Florianópolis. Assim sendo, farei as atualizações com os relatos diários na medida em que tiver disponibilidade de internet.
Obrigado a todos os que contribuíram com sugestões e mensagens de apoio neste período de preparação!
Ushuaia, aí vamos nós!!!!!:dance:
Boa sorte Hugo, que bons ventos o acompanhem.
Abraços
Newton Guerra
20/09/2010, 18:56
Boa viagem! Qualquer problema "grita" aqui no fórum que tentamos contactar alguns hermanos conhecidos.
Abraços
ramalho-vitoria
20/09/2010, 19:06
Boa viagem! Qualquer problema "grita" aqui no fórum que tentamos contactar alguns hermanos conhecidos.
Abraços
Não hesite em nos contactar.
hugorangel
20/09/2010, 19:55
Maravilha pessoal. Viajar com uma retaguarda dessa dá muita tranquilidade. Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio.:palmas:
Ao Ramalho e seu time, desejo também muito boa sorte na expedição que começa em novembro. Quando vocês entrarem na Argentina no dia 1º, já deverei estar na região de Mendoza, na fase final do nosso percurso, rumando novamente para o Brasil.
hugorangel
21/09/2010, 18:01
Primeiro dia transcorreu maravilhosamente. Saí de Sorocaba às 07:30h e cheguei em Floripa às 16:30h. Um pouco de chuva no trecho catarinense, mas não atrapalhou a viagem. Amanhã será um dia para curtir Floripa.
Abraço a todos.
sarahyva
22/09/2010, 10:39
Parabéns Hugão! :palmas:
Vou acompanhar essa aventura diariamente. Não esqueça de enviar fotos. Capriche nelas. Deixa um abraço também pro Luciano.
Saraiva
hugorangel
23/09/2010, 19:13
Parabéns Hugão! :palmas:
Vou acompanhar essa aventura diariamente. Não esqueça de enviar fotos. Capriche nelas. Deixa um abraço também pro Luciano.
Saraiva
Saraiva.
Que maravilha te encontrar por aqui!:dance:
Vou aproveitar pra te responder e atualizar o diário de viagem.
Ontem passei o dia em Floripa, curtindo a cidade de um modo que ainda não tinha feito. Nesta época do ano, os hotéis da parte norte da ilha ficam muito em conta. Desta forma, me hospedei em Canasvieiras, a 30 km do centro. O lugar é um reduto de argentinos, embora desta vez tenha cruzado também com muitos uruguaios. Infelizmente choveu bastante durante quase todo o dia, por isso não deu para pegar praia. Mesmo assim eu e a Fátima aproveitamos o que pudemos: andamos pelo centrinho nos intervalos entre pancadas de chuva, e também um pouco pela praia. À noite fomos até a UFSC ver a apresentação de teatro da Natália. Foi muito legal.
Hoje cedo saímos de Floripa em direção a Mostardas, de onde estou te respondendo agora. A viagem foi tranquila, embora o trecho de BR101 até Osório esteja em obras de duplicação. Mais chato foi o trecho final, entre Palmares do Sul e Mostardas. A estrada está cheia de crateras, e todo cuidado foi necessário. Mas chegamos bem, por volta das 16:30 h.
Amanhã devemos fazer o trecho daqui até Chuí.
Um abraço, e até a próxima atualização.
sarahyva
24/09/2010, 17:55
Excelente!
Continue reportando a viagem. Estamos acompanhando.
Boa sorte nesse aventura. Aproveite bem os momentos e tire muitas fotos.
[]s.
hugorangel
24/09/2010, 21:56
PUTZ!!!
Hoje foi O DIA. Estou abrindo o relato do dia de hoje com um sonoro PUTZ em homenagem à surpresa que o Eduardo Schaefer de Santa Vitória do Palmar nos fez aqui no Chuy. Ele disse que ia ver se nos via nesta passagem aqui pelo sul do RGS, e não fez por menos. Acabamos de chegar aqui e achar o hotel, e ele nos achou. Foi muito legal. Conhecer alguém aqui no Forum e de repente encontar pessoalmente num lugar tão distante nesse Brasilsão é muito emocionante. Valeu muito te conhecer Eduardo.
Está valendo também o acompanhamento do Saraiva, meu amigo de Sorocaba, que só entrou agora no Forum, a fim de seguir nossa viagem. Valeu Saraiva.
O dia de hoje, além da grande surpresa feita pelo Eduardo no final da tarde, teve também outros dois grandes momentos. O primeiro foi no Parque Nacional Lagoa do Peixe, em Tavares RS. Fomos agraciados com o aparecimento do sol depois de dois dias de chuva, e pela presença de uma quantidade de aves que jamais tinha visto antes, incluindo um grupo de flamingos, aves que jamais vira antes. O outro grande momento foi à tarde, depois de cruzarmos a balsa de São José do Norte para Rio Grande, no trecho que a rodovia para Chuy corta a reserva do Banhado do Taim. É um verdadeiro espetáculo da natureza. Milhares de aves, com destaque para as tahãs (não sei se é assim que se escreve), e uma quantidade incontável de capivaras. Infelizmente, também era incontável o número delas mortas atropeladas à beira da estrada. As pessoas parecem não respeitar o limite de velocidade dentro da reserva, e acabam fazendo muitos destes roedores vítimas de sua pressa. Uma pena, num cenário tão lindo, uma cena tão deplorável. Precisamos mudar nosso comportamento.
Amanhã nossa previsão é ir daqui até Colonia del Sacramento.
Um abraço a todos.
Eduardo Schaefer
25/09/2010, 13:06
Valeu Hugo,mesmo a gente tendo conversado por poucos minutos,já deu para ver que voces são otimas pessoas :concordo:.
Essa parte da Lagoa do Peixe eu já tive a oportunidade de fazer e é muito bonita mesmo. Isso que falaste dos animais mortos no Taim é uma pena mesmo,as telas de proteção para toda a extenção estão empilhadas a 5 anos na base do Taim ,só esperando a licitação para começarem as obras,mas isso é outra história.
Colonia del Sacramento é 10,estive lá em abril,pegamos um calor e um por do sol na beira do rio sensacionais.
Denovo, boa viagem e vou seguir acompanhando :concordo:
hugorangel
26/09/2010, 22:18
Valeu Hugo,mesmo a gente tendo conversado por poucos minutos,já deu para ver que voces são otimas pessoas :concordo:.
Essa parte da Lagoa do Peixe eu já tive a oportunidade de fazer e é muito bonita mesmo. Isso que falaste dos animais mortos no Taim é uma pena mesmo,as telas de proteção para toda a extenção estão empilhadas a 5 anos na base do Taim ,só esperando a licitação para começarem as obras,mas isso é outra história.
Colonia del Sacramento é 10,estive lá em abril,pegamos um calor e um por do sol na beira do rio sensacionais.
Denovo, boa viagem e vou seguir acompanhando :concordo:
Eduardo.
Realmente foi um enorme prazer te encontrar no Chuí. Pena não termos tido mais tempo para bater papo.
Vou fazer como nos outro dias e aproveitar sua resposta para atualizar o relato da viagem.
Ontem fizemos o trecho de Chuí até Colonia del Sacramento, mantendo desta forma a programação feita. Em Colonia não consegui conexão com a internet no hotel. Aliás, foi muito difícil achar hotel. Só encontramos lá pela sexta tentativa, seguindo dicas dos hotéis que visitamos antes. A cidade estava lotada. No trajeto conheci Punta del Este e região. As praias não me convenceram. Só para citar duas próximas de nós lá em São Paulo, temos Ilha Grande e Ilhabela, que dão de goleada no que vimos ontem. Mas a cidade é show. Muita gente com grana, especialmente no trecho norte, por onde passamos ao chegar na cidade. Muitas lindas mansões de frente para a praia.
Hoje fizemos a travessia de Colonia del Sacramento a Buenos Aires pelo Buquebus. Muito rápida e tranquila. Os procedimentos de alfândega foram surpreendentemente simples e rápidos. Assim como foi fácil passar por Buenos Aires por ser domingo.
Chegamos cedo a Azul, onde vamos pernoitar. Me surpreendeu o movimento na cidade. Estamos hospedados num hotel na praça central, e está o maior auê lá fora desde o final da tarde.
Amanhã temos um trecho curto até Bahia Blanca, que pretendemos explorar ao chegar.
Um abraço a todos.
hugorangel
27/09/2010, 22:20
Hoje tivemos um dia proveitoso. Logo após deixarmos o hotel, fomos conhecer o parque municipal e balneário de Azul. Bonito lugar. Fizemos uma caminhadinha leve, todo o grupo. Em seguida samos em direção a Bahia Blanca. Optamos pelo caminho mais longo, passando por Três Arroyos, onde almoçamos. O restaurante La Argentina é digno de recomendação: lugar tradicional, serve empanadas e parrillada dignas dos melhores restaurantes argentinos, por um preço muito justo, e barato para os padrões brasileiros.
Depois do almoço seguimos para Bahia Blanca. Cidade grande, feia e muito tumultuada, nos fez tentar seguir um pouco adiante, até Medanos, um pequeno povoado a uns 45 km de Bahia Blanca. Que sorte a nossa! Logo na entrada da cidade achamos o Hotel Don Rafael, novinho, com quartos aconchegantes e bem equipados, pela metade do preço praticado em B. Blanca. Grande decisão. Estamos super bem alojados, numm lugar super calmo, com internet WiFi, e tudo cheirando novo. Que sorte!!!!:dance:
Amanhã faremos mais um "vôo" curto até Viedma.
Um abraço a todos.
hugorangel
27/09/2010, 22:23
Ah! Ia me esquecendo: já estamos na Patagônia Argentina. Agora só faltam uns 2600 km até Ushuaia!:dance:
Eduardo Schaefer
28/09/2010, 17:04
Ah! Ia me esquecendo: já estamos na Patagônia Argentina. Agora só faltam uns 2600 km até Ushuaia!:dance:
Estamos de olho por aqui :concordo:
hugorangel
28/09/2010, 21:46
Estamos de olho por aqui :concordo:
Maravilha Eduardo.
Então vai aqui o relato do dia:
Hoje foi mais um dia muito legal. Como acordamos bem cedo depois de uma noite excelente no Hotel Don Rafael em Medanos, resolvemos seguir um pouco além do planejado, que era até Viedma. Entretanto, entramos na cidade para conhecer, já que é a capital da provincia de Rio Negro. Gostamos muito da cidade, muito bem cuidada e com uma linda margem do rio que dá nome à província. Aproveitamos para almoçar, já que à tarde pretendíamos seguir por estrada de rípio até San Antonio Este.
Embora o mapa do GPS apontasse todo o trecho de rípio, o trecho inicial até Las Loberias era asfaltado, mais ou menos uns 50 km. O retante, mais uns 180 km, foi realmente de rípio, mas muito bem conservado, permitindo desenvolver 90 km/h com segurança. Neste trecho pudemos avistar algumas baleais franca ao longo da costa, assim como uma quantidade incontável de lobos marinhos. O trecho era muito ermo, e também habitat de uma espécie de maritacas, que fazem seus ninhos nas falésias que dominam quase todo o litoral desta região.
Chegamos no final da tarde ao povoado de San Antonio Este. Com aproximada mente 800 habitantes, foi muita sorte a nossa, mais uma vez, encontrar um bom hotel. Surprendente em porte se considerarmos o tamanho do povoado. Trata-se do Hotel Calafquen, único do lugar, mas com todas as facilidades, inclusive a internet WiFi pela qual me comunico agora, tudo isso a um preço menor do que a metade do Hotel Austral em Viedma. Até aqui, estamos dando muita sorte no aspecto hospedagem, excessão feita ao Hotel Internacional em Chuy, que não recomendo.
Amanhã devemos seguir até Trelew.
Um abraço a todos.
sarahyva
29/09/2010, 13:18
Hugo, vejo que essa empreitada esta sendo um sucesso. Parabéns!
Eu é que me sinto um pouco peixe fora d´agua neste forum. Nem fazia idéia de como é um chão de rípio.:( Tive que pesquisar na internet e agora tenho uma vaga idéia. Mande foto quando foto quando puder, para que eu não fique boiando tanto. Fora isso, to conseguindo acompanhar.
A fauna começa se manifestar nessa empreitada. Muita coisa ainda promete.
Boa sorte!
Gus Rangel
30/09/2010, 15:39
Opa! Fala aí Tios aventureiros! Estava acompanhando o passo a passo só lendo, mas resolvi interagir. Estou ansioso pelas fotos da aventura. Assim que tiver tempo (e paciencia), faça alguns uploads!!! Boa viagem!
Aos demais, sou entusiasta do fórum há algum tempo, por intermédio dos meus tios Luciano, Hugo e Guilherme. Saí do mundo 4x4 há alguns meses por restrições financeiras, mas em breve estarei de volta. É um prazer participar do grupo! Abraço.
hugorangel
30/09/2010, 22:16
Opa! Fala aí Tios aventureiros! Estava acompanhando o passo a passo só lendo, mas resolvi interagir. Estou ansioso pelas fotos da aventura. Assim que tiver tempo (e paciencia), faça alguns uploads!!! Boa viagem!
Aos demais, sou entusiasta do fórum há algum tempo, por intermédio dos meus tios Luciano, Hugo e Guilherme. Saí do mundo 4x4 há alguns meses por restrições financeiras, mas em breve estarei de volta. É um prazer participar do grupo! Abraço.
Gustavo.
Ótimo te ver por aqui. Um abraço na turma toda que estamos mandando.
Vou aproveitar sua resposta para fazer o relato do dia de ontem, quando a internet não funcionou.
Saímos cedo nesta quarta-feira de San Antonio Este. Vou reforçar a excelente impressão do surprendente Hotel Calafquen, cujo quarto super-confortável e espaçoso, nos proporcionou uma ótima noite de descanso.
Só para conhecer, passamos por San Antonio Oeste e Las Grutas, que ficam do lado oposto da pequena bahia que as separam de San Antonio Este. Tivemos a certeza de que não encontraríamos acomodação melhor em nenhum dos dois lugares, principalmente San Antonio Oeste que, mesmo sendo muito maior, não tem nenhuma estrutura. Já Las Grutas tem mais estrutura, mas também não vimos nenhum hotel do mesmo padrão do Calafquén.
De Las Grutas seguimos para Puerto Madryn, onde almoçamos. Como ainda era cedo, procuramos para ver se achávamos algum lugar para pernoitar, dentro do mesmo padrão de valor e comodidade que temos ficado até agora. Não achamos. Por ser temporada de avistamento de baleias, a maioria dos hotéis estavam lotados, e os que tinha vaga cobravam quanto queriam. Decidimos então tentar a sorte em Gaiman,pequeno local turístico, colonia galesa, próxima a Trelew, que era nosso destino do dia. Famosa pelas casas de chá de tradição galesa, Gaiman é uma cidadezinha muito acolhedora, e mais uma vez, como tem acontecido até aqui, a sorte no aspecto hospedagem não nos abandonou. Encontramos logo na entrada da cidade o Hotel Unelem, um casarão muito antigo restaurado e convertido num acolhedor hotel. Simples, mas aconchegante. Passamos essa noite ali. A conexão com a internet estava muito fraca, motivo pelo qual só estou postando a atualização hoje.
Próximo destino: Comodoro Rivadávia.
Um abraço a todos.
Show de bola Hugo, estamos acompanhando tudo :concordo:
Abraços
hugorangel
30/09/2010, 22:45
Relato do dia 30 de setembro, quinta-feira.
Hoje estávamos planejados para ir até Comodoro Rivadávia.
Como nossa estratégia de pernoitar em lugares menores está dando certo, resolvemos esticar um pouquinho e viemos até Rada Tilly, uns 15 abaixo. Trata-se de um pequeno balneário com uma linda praia, mesmo que fria para os nossos padrões, mas realmente muito bonita. Estamos numa cabana com 3 quartos equipada com cozinha. Foi a conta pra eu preparar um risoto de champignon para todos. Nada como colocar a colher de pau em dia.
Antes de virmos para cá, demos uma passada para conhecer Punta Tombo, a maior pingüineira continental do mundo. Nunca vi tanto pinguim na vida. E se vc tem criança e não quer ter que explicar a ela como tudo realmente funciona, não as leve lá: é época de reprodução, e tudo está acontecendo ao vivo e a cores.
Valeu muito a visita, apesar do vento gelado. E como bonus extra, vimos um monte de guanacos tb.
Amanhã devemos ir até Puerto Desaedo.
Assim que tiver uma internet com boa velocidade coloco algumas fotos.
Um abraço a todos.
hugorangel
30/09/2010, 22:47
Show de bola Hugo, estamos acompanhando tudo :concordo:
Abraços
Valeu Jeisonk.
Sempre que possível vou atualizando e colocando dicas que considero importantes.
Um abraço.
ramalho-vitoria
01/10/2010, 00:35
Suas considerações estão sendo muito importantes para nosso grupo.
Em Puerto Deseado se aprovunde um pouco na descrição de qual seria o melhor passeio de barco, o trajeto pelo rípio cortando o caminho e algo sobre o hotel.
Tem mais de 30 pessoas te acompanhando por aqui.
Bons ventos te levem ( é o que não falta por ai, creio ...)
hugorangel
01/10/2010, 21:43
Suas considerações estão sendo muito importantes para nosso grupo.
Em Puerto Deseado se aprovunde um pouco na descrição de qual seria o melhor passeio de barco, o trajeto pelo rípio cortando o caminho e algo sobre o hotel.
Tem mais de 30 pessoas te acompanhando por aqui.
Bons ventos te levem ( é o que não falta por ai, creio ...)
Amigo Ramalho.
Puerto Deseado é legal, mas concorrido. Quase não conseguimos hotel, por ser fim de semana. Nossa sorte foi ter chegado cedo. Só conseguimos na última tentativa com a ajuda muito atenciosa do pessoal do Centro de Informações Turísticas, na General San Martin, 1525, logo ao lado do posto Petrobras. A brasileira Carla foi simplesmente sensacional. Até agendou a revisão da Hilux do Luciano em Ushuaia.
A alternativa para acomodação foi na última cabaña disponível na cidade. O local é Cabañas Las Nubes. Estamos numa cabana para 5 pessoas, que improvisamos para ficarmos os 6. O valor foi interessante: AR$480,00 para os 6. Repito que o lugar é concorrido. Até agora a noite tinha gente chegando procurando vaga, e não tinha mais.
Quanto ao passeio, fizemos um com um barco inflável na Ria Deseado, parte final do rio de mesmo nome, onde o mar é quem dita as regras.
Foi um passeio interessantíssimo, de aproximadamente duas horas, no nosso caso duas horas e vinte minutos, e custou AR$180,00 por pessoa. Valeu muito: vimos várias espécies de cormorão, muitos golfinhos, paramos numa ilha de reprodução de pinguins, e entramos num trecho de canion invadido pelo mar, bem no final da tarde. Foi bonito demais. O local da excursão é logo na entrada da cidade, e o Ricardo nos atendeu muito bem. Mas se você for no escritorio de turismo, a Carla liga e agenda pra você.
Amanhã partimos pra Puerto San Julian via rípio, passando pelos cañadons da região.
Um abraço a todos.
Guilherme Cordeiro
02/10/2010, 09:50
Amigo Ramalho.
Puerto Deseado é legal, mas concorrido. Quase não conseguimos hotel, por ser fim de semana. Nossa sorte foi ter chegado cedo. Só conseguimos na última tentativa com a ajuda muito atenciosa do pessoal do Centro de Informações Turísticas, na General San Martin, 1525, logo ao lado do posto Petrobras. A brasileira Carla foi simplesmente sensacional. Até agendou a revisão da Hilux do Luciano em Ushuaia.
A alternativa para acomodação foi na última cabaña disponível na cidade. O local é Cabañas Las Nubes. Estamos numa cabana para 5 pessoas, que improvisamos para ficarmos os 6. O valor foi interessante: AR$480,00 para os 6. Repito que o lugar é concorrido. Até agora a noite tinha gente chegando procurando vaga, e não tinha mais.
Quanto ao passeio, fizemos um com um barco inflável na Ria Deseado, parte final do rio de mesmo nome, onde o mar é quem dita as regras.
Foi um passeio interessantíssimo, de aproximadamente duas horas, no nosso caso duas horas e vinte minutos, e custou AR$180,00 por pessoa. Valeu muito: vimos várias espécies de cormorão, muitos golfinhos, paramos numa ilha de reprodução de pinguins, e entramos num trecho de canion invadido pelo mar, bem no final da tarde. Foi bonito demais. O local da excursão é logo na entrada da cidade, e o Ricardo nos atendeu muito bem. Mas se você for no escritorio de turismo, a Carla liga e agenda pra você.
Amanhã partimos pra Puerto San Julian via rípio, passando pelos cañadons da região.
Um abraço a todos.
Estou curtindo sua viagem...parabéns...que tudo continue dando certo.
Abraços
Guilherme
hugorangel
02/10/2010, 17:44
Estou curtindo sua viagem...parabéns...que tudo continue dando certo.
Abraços
Guilherme
Valeu Guilherme. Obrigado pelo incentivo.
Vou aproveitar sua resposta para fazer o relato do dia de hoje.
Seguindo nosso planejamento, saímos cedo de Puerto Deseado por estrada de rípio, a caminho de Puerto San Julian. Como ontem tivemos dificuldades para achar acomodacao em Deseado, viemos tao rápido quanto possível para cá. Foram uns 160 km de rípio de boa qualidade, e depois mais uns 220 km do bom asfalto da Ruta Nacional 3.
Por mais que já tenhamos ouvido sobre a paisagem inóspita da Patagônia, a aridez da paisagem é realmente desoladora. Sao horas e horas vendo sempre a mesma coisa: uma vegetacao rala no máximo com 1 m de altura, e muitas vezes somente uma gramínea. Como ventou muito hoje, às vezes se formava uma nuvem de poeira no horizonte, parecendo uma tempestade de areia no deserto, mesmo que nunca tenha presenciado uma.
Chegamos por volta das 13:30 h aqui em San Julian e, ao contrário de ontem, tivemos muitas opcoes de hospedagem para escolher. Ficamos na Pousada de Drake, pequena mas simpática, e com preco acessível.
Depois de nos acomodar fomos almocar e em seguida fizemos uma trilha no entorno da bahia de San Julian. Agora no fim da tarde vamos à costaneira para tentar avistar golfinhos na bahia.
Amanha seguimos para Rio Gallegos, última parada antes de atravessar o Estreito de Magalhaes.
Desculpe o portugues sem til nem sedilha: a culpa é do teclado espanhol do PC da pousada, que nao tem WiFi.
Um abraco a todos.
guilherme junior
02/10/2010, 18:30
Acho que agora sentiu um pouquinho do que eu passava na Africa a beira do deserto do Saara com as tempestades de areia que eu te contava onde chegava a tapar o sol e dia parecer noite e na estrada nao ve nem 1 metro na sua frente rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrss!!!
Abraçaõ meu padrinho
hugorangel
02/10/2010, 20:21
Acho que agora sentiu um pouquinho do que eu passava na Africa a beira do deserto do Saara com as tempestades de areia que eu te contava onde chegava a tapar o sol e dia parecer noite e na estrada nao ve nem 1 metro na sua frente rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrss!!!
Abraçaõ meu padrinho
Grande Juninho!
É isso mesmo, mas com uma enorme diferenca: a temperatura, que aqui anda abaixo dos 10º, e com o vento........
Grande abraco.
Tchê 4x4
02/10/2010, 21:04
Grande Hugo!!! Estou acompanhando esta grande aventura e ja adicionando aos meus favoritos, pois certamente farei esta expedição um dia.
Boa viagem e continue nos brindando com os ótimos relatos amigo!!! Grande abraço.
Eduardo Schaefer
02/10/2010, 21:06
Fala Hugo, estou por aqui acompanhando os teus relatos,torcendo para que tudo continue perfeito como está e esperando também umas fotos.
Abraço :concordo:
ramalho-vitoria
02/10/2010, 21:10
Como ventou muito hoje, às vezes se formava uma nuvem de poeira no horizonte, parecendo uma tempestade de areia no deserto, mesmo que nunca tenha presenciado uma..
Grande Hugo prepare-se para as poeirinhas da Ruta 40 ...
Estamos torcendo e aguardando como se fosse uma novela os seus relatos a cada dia.
Um abraço do grupo "Nos Passos de Magalhães II" .
guilhermeabreu
03/10/2010, 00:24
MEUS IRMÃOS HUGO E LUCIANO , esposas e amigos MARCIA , FATIMA , ULISSES E VERA .
Membros desta magnífica expedição , estou emocionado com seus relatos , e como falei ESTA FAMÍLIA DESTE FORUM 4X4 É MARAVILHOSA parece que nos conhecemos ha anos , estou aqui com água na boca e imaginando as paisagens que vcs estão vendo .
Um dia voltaremos aí juntos e quem sabe com outros irmãos amigos deste forum .
ABRAÇÃO , que continue assim com muitas alegrias e surpresas agradaveis como tem sido até agora . Tenho tido pouco tempo para a visita aqui , mas agora coloquei em dia todas as informações desde a saída de SOROCABA .
hugorangel
03/10/2010, 18:34
MEUS IRMÃOS HUGO E LUCIANO , esposas e amigos MARCIA , FATIMA , ULISSES E VERA .
Membros desta magnífica expedição , estou emocionado com seus relatos , e como falei ESTA FAMÍLIA DESTE FORUM 4X4 É MARAVILHOSA parece que nos conhecemos ha anos , estou aqui com água na boca e imaginando as paisagens que vcs estão vendo .
Um dia voltaremos aí juntos e quem sabe com outros irmãos amigos deste forum .
ABRAÇÃO , que continue assim com muitas alegrias e surpresas agradaveis como tem sido até agora . Tenho tido pouco tempo para a visita aqui , mas agora coloquei em dia todas as informações desde a saída de SOROCABA .
Fala meu Mano. Vou aproveitar sua resposta para fazer o relato de hoje, aproveitando pra cumprimentar também os amigos gaúchos Tche e Eduardo, e o Ramalho e seu time que tem sempre marcado presença por aqui. Um abraço a todos.
Guilherme, o sonho de vir pra cá com certez vai se tornar realidade pra você também, mas certamente você não vai encontrar essa paisagem deslumbrante que você imagina, pelo menos nesse trecho mais litorâneo da Patagonia Argentina. Como diríamos aí em Campos, muitas vezes a paisagem é de dar chulé em pé de mesa. É sempre muito igual, muito árida, vegetação rasteira ou quase nenhuma. Retas intermináveis. Se estiver com muito sono, crave o piloto automático na velocidade desejada, trave o volante em reta, e coloque o despertador para daí uns 30 min depois. Vai acordar achando que nada mudou, que estes 30 min não passaram. Muito de vez em quando aparece uma subida ou descida de uma espécie de canion. Aí você vai encontrar todos os caminhões desse trecho. Segundo o enunciado da 17ª lei de Murph, você nunca encontra os caminhões nas retas, só nos trechos onde não dá para ultrapassá-los. Mas isso não tira o gosto pela viagem. Tudo é muito diferente do que estamos acostumados. No trecho de hoje por exemplo, a monotonia diminuiu um pouco: eram muitos os grupos de guanacos pastando na margem da Ruta 3, e aí, toda a atenção é pouca porque são muitos os que morrem atropelados, e você não vai querer protagonizar uma cena destas.
Também vimos muitos casais de gansos selvagens, o macho mais claro e maior, e a fêmea menor e escura. Também é certo encontrar flamingos em cada lagoa que se avista da estrada. Além destes, os sempre presentes corderos patagônicos em grupos grandes ou menores. São muitos.
Hoje tivemos uma pequena frustração no trecho de Puerto San Julian até aqui em Rio Gallegos. Pretendíamos visitar o Parque Nacional Monte Leon, mas ele só abre em novembro para a temporada de verão. Por isso chegamos cedo a Rio Gallegos, e já estamos hospedados no Hotel Punta Arenas, de bom custo benefício.
Para os viajantes que vem pra cá uma dica importante: uns 20 km antes de chegar aqui há uma barreira policial com uma indicação para parar. Em várias outras antes, a parada não foi necessária. Mas nesta é. O Luciano vinha na frente e mesmo vindo muito devagarinho, quase parando, foi interpelado pelo policial e advertido porque não parou. Foi uma advertência verbal e uma por escrito dentro do escritorinho, o que nos tomou uns bons 20 min. Nada mais sério, mas quebrou o rítimo da viagem.
Hoje como estou com uma conexão de internet muito boa, vou tentar anexar algumas fotos.
Um abraço a todos!
hugorangel
03/10/2010, 19:03
Vamos ver algumas fotos.
hugorangel
03/10/2010, 19:18
As fotos são, na sequência: duas no banhado do Taim, golfinhos em Puerto Deseado, Lagoa do Peixe e saindo de Colonia del Sacramento para B. Aires de Buquebus.
Vou ver se anexo mais algumas. São, na sequência: nós em frente ao Cassino em Punte del Este, a pinguineira de Punta Tombo, e mais 3 de Puerto Deseado.
Guilherme Cordeiro
03/10/2010, 20:20
As fotos são, na sequência: duas no banhado do Taim, golfinhos em Puerto Deseado, Lagoa do Peixe e saindo de Colonia del Sacramento para B. Aires de Buquebus.
Vou ver se anexo mais algumas. São, na sequência: nós em frente ao Cassino em Punte del Este, a pinguineira de Punta Tombo, e mais 3 de Puerto Deseado.
Parabéns pela expedição, pelos relatos, pelas fotos, será um impulso para alguns (EU). Estou curtindo muito essa aventura...parabéns..
Guilherme
francaclayton
03/10/2010, 22:34
Grande Hugo,
Meus parabéns, uma aventura e tanto, que Deus abençoe essa jornada que com certeza servirá de incentivo a muitas outras pessoas, inclusive pessoas como EU que sou novo por aqui, e pretendo até o final deste mes sair de Goiás rumo a Cuzco... se tiver um tempinho pode dar suas opinioes aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80456 ou visitar meu blog http://cff4x4.blogspot.com/ criado especialmente com o objetivo de estar compartilhando assim como voces hoje o fazem.
PARABENS E SUCESSO!!!
NO - CT Santos/SP
04/10/2010, 00:04
Hugo
Maravilhoso seus relatos.
To aproveitando as dicas pro nosso grupo que irá em dezembro para a Patagonia.
Num roteiro bem parecido com o seu, mas entraremos no Urugueai por Santana do Livramento e iremos por Rosário, excluimos Buenos Aires.
Uma excelente viagem para voces.
Ah lindas as fotos
abs
feitosac
04/10/2010, 00:14
Hugo,
Muito bom seus relatos, ja estou com agua na boca, estou indo no grupo do Ramalho em Novembro.
Que Deus os abençoe em toda a viagem.
Estamos viajando juntos por aqui.
Abraços.
Carlos feitosa.
rcofreitas
04/10/2010, 17:59
Olá Hugo!
Não pude deixar de notar que você é de Sorocaba!
Eu também estou em Sorocaba e irei para Ushuaia em 18.12.2010. Irei de Troller com um grupo de amigos.
Gostaria de trocar algumas idéias com você e, principalmente, as informações fresquinhas que você terá antes de minha viagem!
Estou na lista do Ramalho também!
Se puder mandar alguma informação, eu agradeço!
meu email: ricardo.cofreitas@gmail.com
Sua adesivação ficou um show!
abs,
Ricardo
Sorocaba, SP
Mestre Ramalho, mais uma vez, obrigado pela dica. :concordo:Ainda hoje estava fazendo o chek list das coisa que faltam e, além do seguro carta verde que está tramitando no corretor, só falta comprar o contact.
Nestes últimos dias tenho me dedicado a rever dia a dia da viagem, e ontem comecei a reler todo o seu relato da viagem do ano passado, com isto, alterei um pouco o meu roteiro influenciado pela sua descrição da carretera austral. Decidi percorrer um trecho maior dela, cruzando para o Chile pelo paso Roballo até Cochrane, e depois explorando o trecho entre Puerto Aisén e Puyuhuapi, visitando o Parque Nacional Queulat, pernoitando em Puyuhuapi, e seguino no dia seguinte até Esquel, via paso Futaleufu, ou seja, repetindo seu percurso, mas com mais vagar, curtindo toda aquela exuberância da natureza.
Um abraço.
hugorangel
04/10/2010, 20:57
Olá Hugo!
Não pude deixar de notar que você é de Sorocaba!
Eu também estou em Sorocaba e irei para Ushuaia em 18.12.2010. Irei de Troller com um grupo de amigos.
Gostaria de trocar algumas idéias com você e, principalmente, as informações fresquinhas que você terá antes de minha viagem!
Estou na lista do Ramalho também!
Se puder mandar alguma informação, eu agradeço!
meu email: ricardo.cofreitas@gmail.com
Sua adesivação ficou um show!
abs,
Ricardo
Sorocaba, SP
Caro Ricardo.
Durante a viagem tenho tido alguns poucos momentos para conectar internet. Mas assim que chegar em Sorocaba, terei imenso prazer em lhe passar todas as dicas, além daquelas mais importantes que tenho colocado aqui no forum.
Aproveito sua resposta para cumprimentar os outros amigos que se manifestaram: o Francaclayton, o NO - CT Santos e o Feitosa.
Vou aproveitar também para falar um pouco sobre o dia de hoje.
O trecho de Rio Gallegos até Rio Grande é pequeno em quilometragem, mas longo em burocracia. São 4 procedimentos de fronteira: sair da Argentina, entrar no Chile, sair do Chile e entrar na Argentina novamente, isso, além de esperar o ferry-boat pra fazer a travessia do estreito de Magalhães.
Também demos uma passada rápida na Laguna Azul, antes de sairmos da Argentina pela primeira vez. Não achamos a laguna tão azul assim. Os Argentinos tinham que ver a nossa Lagoa Azul em Bonito...
Mesmo com todo este trâmite, chegamos por volta das 17:00h em Rio Grande. Cidade sem muitos atrativos, servindo mais de pouso mesmo. Como os preços de hotel aqui são salgados, ficamos numa Hosteria bem simples, porém limpa, a Hosteria Antares, logo na entrada da cidade, que mesmo sendo simples, está nos custando o mesmo que a média que temos gastado, e o nível de conforto oferecido está bem abaixo da média.
A paisagem hoje foi menos monótona. O relevo da Terra del Fuego é mais variado um pouco que o da Patagônia, e os gansos selvagens fizeram o show do dia.
Bem, amanhã é o grande dia: devemos finalmente chegar ao nosso destino. De lá vou caprichar no relato e postar mais algumas fotos.:dance:
Um abraço a todos.
hugorangel
05/10/2010, 20:29
QUE DIA!:dance:
Dia de atingir a meta de chegar até Ushuaia!
Este foi o dia! Por isso vou dedicar uma postagem especial.
Fizemos o trecho de 210 km entre Rio Grande e Ushuaia em aproximadamente 5 horas. Na verdade, degustamos este trecho, como se faz com uma garrafa de um bom Malbec argentino.
Fizemos a tradicional parada para o café na Panaderia la Union em Tolhuin. Daí em diante, a paisagem explodiu e os picos nevados da Cordilheira dos Andes, cada vez mais próximos, nos fizeram emocionar. A beleza indescritível dos lagos Fagnano e Escondido confirmavam que de fim do mundo este lugar só tem o nome. A impressão que dá é de que foi aqui que tudo começou. O lugar que já é lindo, foi privilegiado neste dia por um céu azul incomum por aqui.
Entramos pela estradinha de rípio que contorna o lago Escondido, fazendo o percurso mencionado pelo Ramalho de Vitória. Sem palavras...
Mas novamente uma pequena frustração: não pudemos percorrer o trecho final e mais crítico para retornar à Ruta 3 porque o caminho estava "cerrado". Havia muita neve ainda e, acredito que por questões de segurança, colocaram uma placa interditando. Quando chegamos ao Paso Garibaldi, onde a trilha alternativa encontra o asfalto, confirmamos que realmente não havia como passar; era muita neve. Depois vou postar a foto e o Ramalho reconhecerá a trilha toda nevada.
Chegando à cidade, fomos direto na oficina de turismo, onde fomos muito bem orientados, e atendendo à recomendação da moça que nos atendeu, instalamo-nos no Apart Hotel Tierra del Fuego. Distante aproximadamente 1800 metros do centro da cidade, apresenta um excelente custo benefício. O preço da diária está entre os mais baixos da cidade, e ainda assim estamos hospedados, cada um dos 3 casais, em um apartamento com sala grande, 3 quartos e cozinha. Um exagero, mas com preço muito, mas muito convidativo, com excelente vista para a cidade e os picos nevados, e com internet WiFi de ótima velocidade. Recomendo sem hesitar!
Bem, não posso deixar de lembrar que o título do meu tópico aqui no Forum é "De Hilux até Ushuaia". Até agora não comentei sobre o desempenho da viatura, mas tenho que ressaltar que ela foi impecável. Sua confiabilidade, conforto, desempenho e, especialmente, sua economia são dignos de elogios. Percorri desde Sorocaba até aqui um total de 6.505 km, sem nenhum problema. Sua média geral de consumo, mesmo tendo enfrentado trechos expressivos de rípio, e dois dias inteiros de vento muito forte, foi de até agora de 11,87 km/l. Para aqueles que consideram nosso combustível muito ruim, o trecho brasileiro do trajeto foi vencido com média de 11,66 km/l, ou seja, muito próximo da média geral. Resumo: a viatura dá conta do recado sem vacilar. :palmas:Amanhã a pick-up do meu irmão fará sua revisão de 190.000 km aqui em Ushuaia, e tudo que falei sobre a minha, que é um pouquinho mais nova, serve também para a dele, cumprindo o trecho com média de consumo ligeiramente pior, até por estar levando 4 pessoas ao passo que eu só levo duas.
Também digno de elogios é o espetacular pneu Yokohama, cujo desempenho dá de goleada no original Goodyear. Não tenho dúvida de que na próxima troca colocarei outros Yokohama.:palmas:
Bem, acho que exagerei hoje. Acho que foi a emoção de estar no Fim do Mundo. Nestes próximos dias, até sexta-feira, quando estarei por aqui, só postarei alguma coisa se for de maior importância.
Vou postar algumas fotos deste últimos dias.
Um abraço a todos.
hugorangel
05/10/2010, 20:48
Aí vão algumas fotos.
hugorangel
05/10/2010, 21:08
As fotos anteriores são, pela ordem:
1- flamingos em Puerto San Julian
2- gansos selvagens no trecho chileno
3- primeiras visões dos picos nevados dos Andes
4- Lago Fagnano
5- perto do lago Escondido.
Agora mais algumas chegando a Ushuaia.
hugorangel
05/10/2010, 21:24
Mais algumas chegando em Ushuaia, e a última, a vista da sala do nosso apart.
Guilherme Cordeiro
05/10/2010, 22:23
Mais algumas chegando em Ushuaia, e a última, a vista da sala do nosso apart.
Caramba!!!
Muito legal...adorei suas fotos, sua viagem está sendo expetacular...parabéns...estamos babando aqui..rsss
Guilherme
ramalho-vitoria
05/10/2010, 22:38
Parabéns !!!
Vocês passam a fazer parte ( sócios ) do Clube do Final do Mundo.
Não sei se animo ou desanimo vocês com o que vou falar, mas se preparem para a volta, que dá de 10 a zero no que vocês viram até agora.
Torcendo pelo sucesso e adorando o descritivo.
hugorangel
05/10/2010, 23:11
Parabéns !!!
Vocês passam a fazer parte ( sócios ) do Clube do Final do Mundo.
Não sei se animo ou desanimo vocês com o que vou falar, mas se preparem para a volta, que dá de 10 a zero no que vocês viram até agora.
Torcendo pelo sucesso e adorando o descritivo.
Com meu abraço ao Guilherme Cordeiro de Ubá - MG, respondo seu post Caro parceiro Ramalho.
Sabemos que o melhor está por vir, mas como chegamos desta vez a Ushuaia pelo lado contrário ao da primeira vez, quando viemos de navio e fizemos o trato de voltar de carro, as imagens que presenciamos na chegada, subindo lentamente ao encontro dos Andes, foram simplesmente memoráveis. Por isso curtimos cada minuto, até quando tivemos que recuar na trilha do lago escondido. Acredito que deu para você perceber pela foto do Paso Garibaldi, ao fundo, a trilha em zig-zag toda coberta de neve. Não tinha realmente como passar.
Aliás, a neve está sendo o diferencial, já que da outra vez estivemos aqui em fevereiro, e praticamente não havia neve sobre a cordilheira.
O certo é que estamos curtindo tudo. O grupo está muito contente com o que passou até agora, mesmo tendo vencido toda a monotonia da Patagônia litorânea, e também estamos muito otimistas com o que ainda temos pela frente.
A nota engraçada do dia ficou por conta da nossa entrada na cidade, quando eu estava à frente e chegamos no posto de controle policial. Escolado como evento da chegada de Rio Gallegos, parei junto à placa de PARE, mesmo não havendo nenhum policial na pista. Como parou todo o trânsito atrás de nós, o guardinha que estava dentro da guarita teve que se levantar e vir a nós. Perguntou de onde eu estava vindo meio que pra ter o que falar, e mandou seguirmos. Pronto, dei o troco, fiz o cara trabalhar um pouco hehehe...
Um grande abraço!
alexvale2001
06/10/2010, 12:11
Parabens pela grande conquista Hugo!!
Seus relatos serão de grande valia pra quem vai no fim do mês!!! :concordo:
Quando estou lendo já me sinto lá!!! rsrsrs:mrgreen:
inte...
hugorangel
06/10/2010, 21:01
Parabens pela grande conquista Hugo!!
Seus relatos serão de grande valia pra quem vai no fim do mês!!! :concordo:
Quando estou lendo já me sinto lá!!! rsrsrs:mrgreen:
inte...
Valeu Alexandre.
Na sua citação de assinatura, você fala de sonho. E é assim que funciona: viemos a primeira vez de navio, combinamos vir de carro. Naquele momento estava construído o sonho, que agora já é realidade. Logo precisaremos de um novo sonho, mas deixa a gente voltar primeiro....
Um abraço.
Vão algumas fotos de hoje em Ushuaia.
feitosac
06/10/2010, 23:55
Hugo, show suas fotos, espero que a neve me aguarde até novembro pra poder apreciar ao vivo e a cores.
Boa viagem, por aqui rezando e torcendo por voces.
Abraços.
Eduardo Schaefer
07/10/2010, 14:00
Hugo,parabéns pela "conquista" da primeira parte,que continues nos brindando com essas fotos e relatos muito bacanas.
Boa viagem de volta :concordo:
hugorangel
07/10/2010, 18:59
Hugo, show suas fotos, espero que a neve me aguarde até novembro pra poder apreciar ao vivo e a cores.
Boa viagem, por aqui rezando e torcendo por voces.
Abraços.
Obrigado pelo incentivo Carlos. Acredito que ainda terá bastante neve quando vierem porque hoje ainda nevou nos pontos mais altos da cordilheira. Amanhã partiremos de volta, percorrendo o caminho da cordilheiras até Mendoza. Já no Paso Garibaldi aqui perto temos chance de nos deparar com a primeira nevasca. Está bastante frio aqui, e o tempo muito instável, ora chove, ora venta forte, e agora por exemplo acaba de sair o sol iluminando as montanhas geladas.
Hoje de manhã fizemos o passeio no Parque Nacional Tierra del Fuego. Estava gelado! Mesmo assim nos deparamos com alguns belos animais, que dentro do parque se sentem a vontade e se deixam fotografar sem medo de ser molestados. Vou fazer uma postagem de fotos dedicada a alguns deles.:palmas:
Um abraço a todos, um especial pro Ricardo Schaefer de Santa Vitória do Palmar RS, que além de ter estado conosco ao vivo no Chuí, continua nos acompanhando aqui no forum.
Eduardo Schaefer
07/10/2010, 19:54
Fala Hugo,deve estar bastante frio por ai,até o meu nome trocaste :lol::lol:
Brincadeira,sorte ai :concordo:
hugorangel
07/10/2010, 21:38
Fala Hugo,deve estar bastante frio por ai,até o meu nome trocaste :lol::lol:
Brincadeira,sorte ai :concordo:
Perdão meu amigo Eduardo, tá frio sim, mas foi o neurônio :idea:que falhou mesmo. Estamos curtindo tudo, até este frio pouco comum para nós.
Um forte abraço!
hugorangel
09/10/2010, 22:39
Relato do dia 08 de outubro, sexta-feira
Hoje foi o dia de deixar Ushuaia para trás. O dia amanheceu lindo, e as primeiras luzes do sol, que ali no fim do mundo demoram um pouco mais a aparecer, refletiam nas águas calmas do Canal de Beagle, iluminando a cidade de uma forma que ainda não tínhamos visto. Era com se a cidade estivesse coberta de prata, e ao ver aquela imagem, hesitamos em partir.
Mas, temos um planejamento, que embora não seja totalmente rígido, tem sido nosso guia de viagem. As imagens que vimos na sequência, subindo a cordilheira em direção ao Paso Garibaldi, nos deixaram hipinotizados. Sei que muitos que estão acompanhando nossa viagem no forum logo estarão realizando seu sonho de também vir até o fim do mundo, e provavelmente se lembrarão do que estou descrevendo quando estiverem deixando este maravilhoso lugar. Dá um aperto no coração...
Mas como diz o Ramalho de Vitória, o melhor ainda está por vir, então, é só respirar fundo e ir em frente.
Mesmo tendo nosso roteiro a seguir, resolvemos mudar a estratégia na volta e não paramos para dormir em Rio Grande, por dois principais motivos: é ainda muito próximo de Ushuaia, e os hotéis estavam bastante caros e concorridos. Resolvemos então seguir em frente até Punta Arenas. Quase tivemos que declinar dessa idéia por causa do posto de fronteira da Argentina em San Sebastian. Explico: é feriado prolongado no país, e parece que todos os argentinos resolveram passar por essa fronteira. O resultado foi uma espera de duas horas para carimbar os passaportes e fazer a saída dos veículos. A espera foi ainda maior do que o normal porque os agentes que faziam a tramitação burocrática aparentemente estavam numa "operação padrão", e faziam tudo muuuuiiiiittttoooo lentamente. Para compensar, na fronteira chilena todo o procedimento foi rapidíssimo, e estavamos dentro do Chile em menos de 15 minutos.
Depois disso tinha o transbordadouro do Estreito de Magalhães que, ao contrário da ida, tinha muitos carros e caminhões esperando. Por isso só fomos no segundo ferry que partiu, e assim mesmo por pouco não ficamos de fora deste também.
Com isso chegamos a Punta Arenas quase às 19:00 no horário local, uma hora mais cedo que na Argentina. Por isso não procuramos muito. No primeiro Hostal que achamos ficamos. Muito simples, mas super limpo, e com o atendimento pessoal da dona, a Senhora Sonia, que com muita simpatia, nos acomodou em 3 quartos com banho privado. Foi o suficiente para descansarmos de um dia puxado, sem disposição nem mesmo para fazer o post do dia.
Um abraço a todos.
hugorangel
09/10/2010, 22:41
Relato do dia 09 de outubro, sábado.
Depois de uma boa noite de descanso, e um bom café da manhã para os padrçoes da região, servido pessoalmente pela Dona Sonia, fizemos um pequeno passeio por Punta Arenas, para que a metade do grupo que ainda não conhecia, pudesse ter uma noção da cidade. Passeio este que sempre termina na zona franca deles. Não achei nada de especial, como da outra vez, mas sempre se encontra uma muambinha. Saímos dali e almoçamos um excelente pescado, especialidade da cidade, e seguimos para Puerto Natales. O tempo fechou, e além do vento muito forte que nos acompanhou desde o passeio na cidade, começou uma garoa, que agora à noite, no momento que estou escrevendo estas palavras, virou chuva mais forte. Tomara que limpe pra podermos aproveitar melhor o Parque Torres del Paine.
Estamos hospedados no Hostel Oasis, muito agradável e acolhedor, com bom preço. Recomendo!
Não podíamos passar por aqui e não comer na Picada do Carlitos, outra boa dica do Ramalho, sempre ele. E para completar, sábado à noite tem curanto, prato típico da região, com mariscos, linguiça, costelinha defumada, frango, batata e otras cositas más... Uma verdadeira delícia. Quero ver se vou conseguir dormir...
Amanhã, se o tempo não melhorar vamos ficar por aqui, já que estamos bem acomodados, e Torres del Paine fica muito prejudicado para se curtir com chuva.
Como sempre, se tiver internet, conto como foi.
Um abraço a todos.
ramalho-vitoria
09/10/2010, 22:43
Grandes viajantes, que Deus os acompanhem nessa empreitada.
A cada descrição parece que estamos viajando com vocês. Sucesso !!!
hugorangel
09/10/2010, 23:07
Grandes viajantes, que Deus os acompanhem nessa empreitada.
A cada descrição parece que estamos viajando com vocês. Sucesso !!!
Grande Ramalho!
Suas dicas nos têm sido muito úteis. :concordo:Muito obrigado por elas e pelo incentivo. Certamente todo o seu grupo deve estar ansioso para partir também, e esta fase de preparação também é uma delícia. Espero que curtam cada momento antes e durante sua viagem.
Um forte abraço!
ramalho-vitoria
09/10/2010, 23:10
Compre lenha e carne em Puerto Natales que é mais barato e façam um churrasco lá no Camping Pehoé e mandem uma foto.
hugorangel
10/10/2010, 17:14
Compre lenha e carne em Puerto Natales que é mais barato e façam um churrasco lá no Camping Pehoé e mandem uma foto.
Mais uma boa dica Ramalho. Faremos isto amanhã, porque hoje estamos em ritimo de espera aqui em Puerto Natales:pipoca:, já que está nevando e muito frio. Imagine em Torres del Paine...
Amanhã vamos pra lá esteja como estiver.
Um abraço.
francaclayton
10/10/2010, 18:12
Kara isso he que eu digo de expedicao... to lendo todos seus post... dia a dia...rssss
Que a boa sorte lhes acompanhe como tem acompanhado athe o momento... E que Deus abencoe a jornada a caminho de suas casas... queremos fotos...rsss
hugorangel
10/10/2010, 18:38
Kara isso he que eu digo de expedicao... to lendo todos seus post... dia a dia...rssss
Que a boa sorte lhes acompanhe como tem acompanhado athe o momento... E que Deus abencoe a jornada a caminho de suas casas... queremos fotos...rsss
Valeu pela força Francaclayton. Realmente estamos com muita sorte, e parece que ela vai continuar. A gordura de um dia que guardamos pulando o pernoite em Rio Grande na volta, estamos queimando hoje em Puerto Natales, e acho que vai dar certo. Tá abrindo o sol agora à tarde. Isso pode ser um ótimo sinal para amanhã em Torres del Paine.
Vou colocar umas fotinhos de hoje em Natales.
Um abraço.
francaclayton
10/10/2010, 21:06
Grande Hugo, num frio desses que ta fazendo ai, um vinhozito vai bem heim!!!!
Ai he so alegria...rsssss....
ecoperegrino
11/10/2010, 20:55
Salve Rangel!
Sou Jose Hajj que participa da Expedição Ramalho Nos Passos de Magalhães;
Estamos acompanhando de torcida sua emocionante viagem e ansiosos quando partiremos daqui a alguns dias.
Seus relatos aguçam ainda mais nossa motivação!:palmas:
abraços!
Valeu pela força Francaclayton. Realmente estamos com muita sorte, e parece que ela vai continuar. A gordura de um dia que guardamos pulando o pernoite em Rio Grande na volta, estamos queimando hoje em Puerto Natales, e acho que vai dar certo. Tá abrindo o sol agora à tarde. Isso pode ser um ótimo sinal para amanhã em Torres del Paine.
Vou colocar umas fotinhos de hoje em Natales.
Um abraço.
francaclayton
12/10/2010, 13:55
Sao quase 48h sem um relato do amigo Hugo.... ta nos deixando muito ansiosos aguardando suas postagens...
Fiquem com Deus.
hugorangel
12/10/2010, 21:16
Sao quase 48h sem um relato do amigo Hugo.... ta nos deixando muito ansiosos aguardando suas postagens...
Fiquem com Deus.
Grande Franclayton!
Estou em Torres del Paine desde ontem. Os dois dias aqui me trouxeram um grande problema: meu vocabulário é pequeno para descrever o que estou vendo. Assim, ontem à noite tentei conectar aqui do Hotel Cabañas del Paine, mas a internet não entrou. Minha idéia era resumir com uma só foto o que é isso aqui, e acho que é o que vou fazer hoje. Mas para não ser muito sucinto, repito que meu vocabulário é pouco para descrever, vou colocar então 5 fotos. Por elas você poderá entender o que estou tentando dizer.
Aproveito para deixar meu abraço ao José Hajj, e a todo o grupo do Ramalho, que tenho certeza que aproveitará no mês que vem tanto quanto estamos aproveitando agora.
Aí vão as fotos de ontem. Creio que só 5 são suficientes.
Um abraço!
francaclayton
12/10/2010, 21:28
Meu brother Hugo,
Faz isso tambem nao,,,,, judia d+ nao.... o coracao nao aguenta tanta alegria so de ver suas fotos, imagino o que voces estao sentido ai......
Gostei do vinhozito....rssssss... que maravilha... SHOW DE BOLA....
e bota foito pra nois ve......
sds!
hugorangel
12/10/2010, 21:49
Meu brother Hugo,
Faz isso tambem nao,,,,, judia d+ nao.... o coracao nao aguenta tanta alegria so de ver suas fotos, imagino o que voces estao sentido ai......
Gostei do vinhozito....rssssss... que maravilha... SHOW DE BOLA....
e bota foito pra nois ve......
sds!
É meu amigo, você pode imaginar o que estamos sentindo. Ainda há pouco estava tirando mais umas fotos do jardim daqui do hotel, de onde tirei aquela do vinho, e estava simplesmente espetacular. O vento parou de vez, e as Torres del Paine estavam refletidas nele no final da tarde. Simplesmente surreal...
Quanto ao vinhozito, é só o que se toma neste país, e só do nacional hehehehe....
Um abraço.
alexvale2001
12/10/2010, 22:12
...
Aproveito para deixar meu abraço ao José Hajj, e a todo o grupo do Ramalho, que tenho certeza que aproveitará no mês que vem tanto quanto estamos aproveitando agora.
...
Grande Hugo,
To em casa nesse exato momento ajuntando os 'trem' pra nossa viagem e oiando a net a espera de mais fotos suas e vejo essas maravilhas.
É pra se arrepiar!!!!:concordo::concordo:
Parabens!!!
inte...
feitosac
12/10/2010, 22:17
Hugo,
Malvadeza essas fotos, a quinta é a pior de todas ehehe to doido pra beber esse vinho nacional.
Alex falta pouco, daqui a pouco é nois na fita.
Boa viagem Hugo, não esqueça de postar mais fotos.
Abraços.
Torres del Paine é tudo de bom, um dos lugares mais bonitos desse nosso continente.
Essa é de Fevereiro/2007.
http://www.viajantes4x4.com.br/imgs/fotos/1268951408.jpg
Boa sorte no restante da jornada Hugo, estamos acompanhando cada passo.
Abraços
hugorangel
13/10/2010, 21:15
Torres del Paine é tudo de bom, um dos lugares mais bonitos desse nosso continente.
Essa é de Fevereiro/2007.
http://www.viajantes4x4.com.br/imgs/fotos/1268951408.jpg
Boa sorte no restante da jornada Hugo, estamos acompanhando cada passo.
Abraços
Jeisonk.
Concordo em genero, número e grau. Considero um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Infelizmente tive que deixar este paraíso para trás hoje, não sem antes conhecer a maravilhosa Laguna Azul, com direito a flamingos...
Almoçamos no folclórico El Ovejero em Cerro Castillo, comida boa e barata (depois de Torres del Paine tudo parece barato). Dali para passar para a Argentina foi super simples e rápido.
Chegamos ao final da tarde em El Calafate, e a primeira impressão foi muito boa. Estamos hospedados no Apart Hotel Jardim de los Presentes, cujo proprietário, meu xará, é um figura. Mais um lugar indicado pelo Ramalho que deu em cima da pinta: bom e barato.
Amanhã posto mais fotos.
Um abraço pra você, pro Carlos Feitosa e pra Alex de BH, com um agradecimento às suas mensagens de apoio.
Abraço a todos.
Guilherme Cordeiro
14/10/2010, 19:43
Jeisonk.
Concordo em genero, número e grau. Considero um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Infelizmente tive que deixar este paraíso para trás hoje, não sem antes conhecer a maravilhosa Laguna Azul, com direito a flamingos...
Almoçamos no folclórico El Ovejero em Cerro Castillo, comida boa e barata (depois de Torres del Paine tudo parece barato). Dali para passar para a Argentina foi super simples e rápido.
Chegamos ao final da tarde em El Calafate, e a primeira impressão foi muito boa. Estamos hospedados no Apart Hotel Jardim de los Presentes, cujo proprietário, meu xará, é um figura. Mais um lugar indicado pelo Ramalho que deu em cima da pinta: bom e barato.
Amanhã posto mais fotos.
Um abraço pra você, pro Carlos Feitosa e pra Alex de BH, com um agradecimento às suas mensagens de apoio.
Abraço a todos.
Parabéns pelas fotos...obrigado pelos relatos...que td continue dando certo...abraços
Guilherme
hugorangel
14/10/2010, 21:32
Parabéns pelas fotos...obrigado pelos relatos...que td continue dando certo...abraços
Guilherme
Guilherme,
Obrigado pelo incentivo que vem dando à nossa viagem.
Hoje foi dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno. Simplesmente gigantesco, indescritível. Somente algumas fotos pode dar uma mínima idéia dessa maravilha da natureza. Vimos alguns blocos de gelo se desprendendo e caindo no Lago Argentino, cena de arrepiar, e de fazer-nos pensar se não somos nós que estamos contribuindo para isso...
Um abraço.
Eduardo Schaefer
15/10/2010, 09:29
Fala Hugo,que beleza de fotos, seguimos acompanhando por aqui :concordo:
NO - CT Santos/SP
15/10/2010, 11:00
Guilherme,
Obrigado pelo incentivo que vem dando à nossa viagem.
Hoje foi dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno. Simplesmente gigantesco, indescritível. Somente algumas fotos pode dar uma mínima idéia dessa maravilha da natureza. Vimos alguns blocos de gelo se desprendendo e caindo no Lago Argentino, cena de arrepiar, e de fazer-nos pensar se não somos nós que estamos contribuindo para isso...
Um abraço.
Hugo
To adorando seu relato e ansioso pra 18/12 chegar logo kkkk
Fotos maravilhosas
Continuo torcendo pra tudo seguir na santa paz
E não esquece de nóis com relatos e fotos kkk
Abs
francaclayton
15/10/2010, 15:11
Minha N. S. que lugares são esses meu caro Hugo....é de babar... ainda chego lá....
Boa sorte a todos voces, apesar de não ter postado nada esses dias, acompanho todos os dias de sua jornada... que Deus esteja com voces nessa looonnga expedição.
sds!
hugorangel
15/10/2010, 21:25
Hugo
To adorando seu relato e ansioso pra 18/12 chegar logo kkkk
Fotos maravilhosas
Continuo torcendo pra tudo seguir na santa paz
E não esquece de nóis com relatos e fotos kkk
Abs
Amigo NO - CT Santos.
Obrigado pelas palavras de apoio. Curta esta fase de preparação para a sua viagem que também é muito legal. Tenho certeze que terá também muito sucesso na sua empreitada.
Com um abraço aos meus outros amigos, Eduardo Schaefer e Francaclayton, vou fazer o relato do dia de hoje, que foi foi mais um espetacular da viagem.
Fizemos o passeio de catamarã no Lago Argentino chamado Todos los Glaciares. Simplesmente demais. Ele termina com uma navegação pertinho do Glaciar Perito Moreno, onde vimos diversos desprendimentos de blocos de gelo, com formação de onda e tudo mais. Mas por incrível que pareça, não foi esta a maior atração do dia, pelo menos na minha avaliação. A visão do Glaciar Spegazzini é algo que não dá para descrever. Uma formação de gelo com mais de 300 metros de altura, é algo que só vendo para se ter uma idéia. Vou tentar descrever com a postagem de fotos. A primeira será desse glaciar, depois mais alguma maravilhas que vimos hoje, inclusive um puma na montanha, cuja foto, mesmo não tendo ficado legal, vou postar pela emoção que senti ao produzí-la.
Recomendo demais este passeio para todos que vierem à El Calafate. Não é muito barato, equivalente a +- R$150,00, mas vale cada centavo. São 7 horas de navegação num barco ultra-moderno, com todo conforto.
Vejam as fotos e façam seu próprio julgamento.
Abraço a todos.
hrodrigues
16/10/2010, 07:08
Amigo NO - CT Santos.
Obrigado pelas palavras de apoio. Curta esta fase de preparação para a sua viagem que também é muito legal. Tenho certeze que terá também muito sucesso na sua empreitada.
Com um abraço aos meus outros amigos, Eduardo Schaefer e Francaclayton, vou fazer o relato do dia de hoje, que foi foi mais um espetacular da viagem.
Fizemos o passeio de catamarã no Lago Argentino chamado Todos los Glaciares. Simplesmente demais. Ele termina com uma navegação pertinho do Glaciar Perito Moreno, onde vimos diversos desprendimentos de blocos de gelo, com formação de onda e tudo mais. Mas por incrível que pareça, não foi esta a maior atração do dia, pelo menos na minha avaliação. A visão do Glaciar Spegazzini é algo que não dá para descrever. Uma formação de gelo com mais de 300 metros de altura, é algo que só vendo para se ter uma idéia. Vou tentar descrever com a postagem de fotos. A primeira será desse glaciar, depois mais alguma maravilhas que vimos hoje, inclusive um puma na montanha, cuja foto, mesmo não tendo ficado legal, vou postar pela emoção que senti ao produzí-la.
Recomendo demais este passeio para todos que vierem à El Calafate. Não é muito barato, equivalente a +- R$150,00, mas vale cada centavo. São 7 horas de navegação num barco ultra-moderno, com todo conforto.
Vejam as fotos e façam seu próprio julgamento.
Abraço a todos.
Hugo
Até agora a sua viagem está sensacional. Estou aqui corujando e torcendo para que tudo continue do jeito que está ou melhore mais ainda. As fotos estão ótimas. Boa sorte. :concordo:
Abs
Helio
Dinho_BH
16/10/2010, 11:50
Hugo :-P
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=249497&d=1287188696
Parabéns :palmas: :palmas: :palmas: pela foto. Digna de uma "National Geographic"... :concordo:
Há fotógrafos profissionais da vida selvagem que esperam dias por uma foto assim..
Abraços e que Deus te acompanhe na sua viagem.
Osvaldo Abreu (Dinho)
guilhermeabreu
16/10/2010, 14:10
Grande Franclayton!
Estou em Torres del Paine desde ontem. Os dois dias aqui me trouxeram um grande problema: meu vocabulário é pequeno para descrever o que estou vendo. Assim, ontem à noite tentei conectar aqui do Hotel Cabañas del Paine, mas a internet não entrou. Minha idéia era resumir com uma só foto o que é isso aqui, e acho que é o que vou fazer hoje. Mas para não ser muito sucinto, repito que meu vocabulário é pouco para descrever, vou colocar então 5 fotos. Por elas você poderá entender o que estou tentando dizer.
Aí vão as fotos de ontem. Creio que só 5 são suficientes.
Um abraço!
GRANDE IRMÃO HUGORANGEL
É INIMAGINÁVEL IMAGINAR QUE EXISTE PAISAGENS COMO ESTAS EM NOSSA AMÉRICA DO SUL , imagino o que tem passado em suas cabeças nesta maravilha de expedição que vcs estão fazendo e fico ainda mais feliz de ter sido eu o inspirador desta magnífica aventura que vcs estão vivendo .
Fico aqui matutando de como vou ter que fazer para fazermos esta viagem novamente .
ABRAÇÃO e que Deus continue abençoando a todos vcs aí .
alexvale2001
16/10/2010, 21:05
Hugo :-P
Parabéns :palmas: :palmas: :palmas: pela foto. Digna de uma "National Geographic"... :concordo:
Há fotógrafos profissionais da vida selvagem que esperam dias por uma foto assim..
Abraços e que Deus te acompanhe na sua viagem.
Osvaldo Abreu (Dinho)
X2!!!! Parabens Hugo :palmas::palmas:
inte...
francaclayton
16/10/2010, 21:17
Nao nao nao nao nao.... isso ja chega... he muita covardia..... num aguento voh exlodir.... para com isssssooo... achava que essa sua expedicao ira ser maravilhosa... mas ficou fora do extremo... meu Deus.. vou ter que fazer essa rota URGENTEMENTE......rssssss.
Grande brother.... fique com Deus.... que suas estradas esteja com a Luz de N S Jesus..... sinceros abracos de seu Umilde Brother..... Clayton Franca... aqui do inteiror de Goias.... to......neste momento tomando um vinhozito "Bordo"....e imaginando como seira tomar esse vinhozito ai neste local.....GRAAAANDE ABRACO... mande fotos .... se nao eu chorrrooooo....by....
ramalho-vitoria
17/10/2010, 05:41
A foto do puma foi fantástica. Vocês devem ter corrido um risco tremendo, pois todos no barco devem ter vindo para o lado em que o puma estava e com isso, o mesmo deve ter adernado um pouco.
Mas vamos ao que interessa.
Chegando em Cochrane, procure para mim a Estalagem do Bombeiro e pergunte ao proprietário, um senhor super ativo, o telefone do mesmo e poste por aqui porque eu precisava falar com ele.
Caso se interesse, é uma estalagem tipo residencial muito simples, mas, para passar uma noite e fazer uma comidinha até que dá.
Torcendo por vocês e aguardando os relatos, principalmente com relação de hotéis que servem como base para futuras expedições.
Grande abraço.
valladares
17/10/2010, 15:27
Cara..já te convidei...em Março é Ushuaia na veia de Pajero...te achei amigão.
francaclayton
17/10/2010, 15:32
Cara..já te convidei...em Março é Ushuaia na veia de Pajero...te achei amigão.
Ola Valladares,
Pretendo fazer essa viagem tb... to na busca de parceiros..
sds
hugorangel
17/10/2010, 17:51
GRANDE IRMÃO HUGORANGEL
É INIMAGINÁVEL IMAGINAR QUE EXISTE PAISAGENS COMO ESTAS EM NOSSA AMÉRICA DO SUL , imagino o que tem passado em suas cabeças nesta maravilha de expedição que vcs estão fazendo e fico ainda mais feliz de ter sido eu o inspirador desta magnífica aventura que vcs estão vivendo .
Fico aqui matutando de como vou ter que fazer para fazermos esta viagem novamente .
ABRAÇÃO e que Deus continue abençoando a todos vcs aí .
Meu irmão!
Temos lembrado muito de você aqui. Da próxima vez você tem que estar junto. A natureza é o espetáculo neste lugar. E o friozinho é parceiro constante, do jeito que gostamos.
Vou aproveitar sua resposta para fazer o relato de ontem e hoje, mandando um abraço aos amigos Francaclayton, Alexvale, Dinho de BH, Hélio Rodrigues e Valladares de Gravataí, que estão sempre nos acompanhando.
No sábado, 16 de outubro tivemos mais um dia maravilhoso, de ceu azul, incomum nesta região da Patagonia Andina. A sorte continua nos acompanhando.
No trajeto de El Calafate para El Chatén entramos numa estrada de rípio para conhecer a Estância Helsingfors.
Lugar lindo na margem sul do lago Viedma. Pena que o lugar estava fechado, só abrirá dia 28 de outubro para a temporada de verão. Mas deu pra conhecer e constatar que o visual é maravilhoso. Valeu termos rodado uns 160 km de rípio, entre ida e volta.
Chegamos a El Chaltén, terra da caminhada e do Cerro Fitz Roy, com um lindo visual da imponente montanha de quase 3.500 metros de altitude.
Nos hospedamos na Boa Hosteria de Montanha Infinito Sur, nova, aconchegante e com bom preço, com direito à visão privilegiada do Serro Fitz Roy do salão de café.
Antes do anoitecer fomos até uma cachoeira aqui perto, no meio de um bosque de lengas, arvore típica da região.
Hoje, como já era de se prever, o dia amanheceu chuvoso, com muito vento e frio. Assim mesmo encaramos o rípio ruim da estrada que leva até a Laguna del Desierto. São 37 km precários. Com chuva o visual não estava tão bonito. Chegando à laguna, mal podíamos enxergá-la. Só dava pra ver que o lugar era muito bonito, cercado de mntanhas nevadas, e que a água da lagoa era absolutamente cristalina. Num dia de sol deve ser show.
Voltamos pra cidade e agora abriu um super sol. Aqui é assim mesmo, o vento forte faz o tempo mudar rapidamente, e várias vezes ao dia.
Amanhã sairemos daqui para pegar o trecho mais pesado da Ruta 40, mas que dividimos em dois para ficar mais ao nosso estilo, ligth. Se tudo der certo, vamos dormir amanhã numa Estância, a La Angostura, no meio do nada da Ruta 40.
Um abraço pra você meu irmão, e outro para todos os amigos que estão sempre por aqui nos incentivando.
Vou tentar postar umas fotos, se a internet deixar. A primeira é da Estância Helsingfors. Bem, a única é de Helsingfors porque a internet está muito lenta.
Se nos próximos dias tiver internet melhor, coloco algumas de El Chaltén.
hugorangel
17/10/2010, 17:56
A foto do puma foi fantástica. Vocês devem ter corrido um risco tremendo, pois todos no barco devem ter vindo para o lado em que o puma estava e com isso, o mesmo deve ter adernado um pouco.
Chegando em Cochrane, procure para mim a Estalagem do Bombeiro e pergunte ao proprietário, um senhor super ativo, o telefone do mesmo e poste por aqui porque eu precisava falar com ele.
Caso se interesse, é uma estalagem tipo residencial muito simples, mas, para passar uma noite e fazer uma comidinha até que dá.
Torcendo por vocês e aguardando os relatos, principalmente com relação de hotéis que servem como base para futuras expedições.
Grande abraço.
Amigo Ramalho!
A experiência de ver o puma foi única, e não houve a corrida de todos para o lado do barco como você imaginou porque não foram muitos que o viram. Estava muito frio do lado de fora da embarcação, portanto poucos estavam ali, e o animal estava bem distante, no alto da montanha. Só consegui tirar a foto usando um super-zoom de 26 x, por isso a dificuldade de focar. Mesmo assim ficou rasoável.
Com relação à Cochrane, fique tranquilo que pego o número do telefone pra você, até porque, pensamos em ficar lá.
Ontem quando cheguei a El Chaltén lembrei muito de você, de como você gostaria de ter a visão do Serro Fitz Roy que tivemos. Torço para que quando seu grupo passar por aqui tenha a mesma sorte.
Hoje, no passeio que fizemos à Laguna del Desierto, notei que as cores da primavera estão começando a aparecer. Os bosques de lengas estão começando a trocar o cinza das árvores secas pelos primeiros tons de vermelho da primavera. São as folhas começando a brotar. Creio que quando chegarem aqui já verão a explosão do vermelho mais intenso destes bosques, ou até mesmo o verde mais definitivo do verão. Creio que a visão será ainda mais linda.
Um abraço pra você e todo seu grupo. Que a sorte também os acompanhe!
francaclayton
17/10/2010, 18:11
He isso ai Hugo, uma viagem dessas tem q ser ligth mesmo... curtir a estrada he SHOW DE BOLA....
Boa viagem e post fotos... ta kada uma mais linda que a outra, estao de parabens...
[]:
ramalho-vitoria
17/10/2010, 18:20
Hugo uma outra pergunta só para me tirar uma dúvida.
Talvez até sua resposta não seja localizadora para o grupo, mas para mim será.
Pergunta: Onde exatamente foi feita a foto do puma ???
Estou te enviando um mapa para conferir.
De uma olhada e envie a dica.
Grande abraço na Ruta 40.
hugorangel
17/10/2010, 18:23
He isso ai Hugo, uma viagem dessas tem q ser ligth mesmo... curtir a estrada he SHOW DE BOLA....
Boa viagem e post fotos... ta kada uma mais linda que a outra, estao de parabens...
[]:
Valeu Clayton.
Obrigado pelo incentivo.
Só vou ficar devendo as fotos hoje porque a internet aqui é muito lenta, via satélite. A cidade é ainda muito nova, só tem 25 anos. O povoado começou como um núcleo de apoio aos escaladores do Cerro Fitz Roy. Hoje se transformou na capital nacional do trecking. Mas a infraestrutura ainda é pequena. A energia elétrica vem de geradores a diesel. Não há sinal de tv. Ter internet, por mais precária que seja, já é um privilégio.
Amanhã creio que nem isso terei na Estância La Angostura.
Assim que tiver um acesso de melhor qualidade coloco algumas desse lindo lugar.
Um abraço.
francaclayton
17/10/2010, 18:47
Haaa antes que eu me esqueca...
Ontem tomei dois bons vinhos: D.V. Catena (Casa Palla) Cabernet/Malbec 2006 (Argentino) e outro Chateau Cana - Cotes de Bourg (2003) (Frances)... e claro viajando na maionese pensando em sua expedicao e claro na minha primeira expedicao.rsssss (Lembrando num tomei sozinho nao) rssssss
[]:
hugorangel
17/10/2010, 19:02
Hugo uma outra pergunta só para me tirar uma dúvida.
Talvez até sua resposta não seja localizadora para o grupo, mas para mim será.
Pergunta: Onde exatamente foi feita a foto do puma ???
Estou te enviando um mapa para conferir.
De uma olhada e envie a dica.
Grande abraço na Ruta 40.
Ramalho.
Estou com problemas no meu Office do notebook, por isso não consegui visualizar teu mapa. Coloquei um marcador Puma no mapa do Google Earth e vou anexar o arquivo. Foi numa montanha na margem direita do braço Spegazzini, quando íamos em direção àquele glaciar, após sairmos de Punta Bandera e passarmos pela boca do braço Upsala, que estava interditado por blocos de gelo e não permitiu o acesso para ver aquele que é o maior dos glaciares. Não perdemos muito porque vimos o puma e o Spegazzini, para mim, o mais lindo de todos, com mais de 300 metros de altura.
Um abraço.
hugorangel
17/10/2010, 19:10
Haaa antes que eu me esqueca...
Ontem tomei dois bons vinhos: D.V. Catena (Casa Palla) Cabernet/Malbec 2006 (Argentino) e outro Chateau Cana - Cotes de Bourg (2003) (Frances)... e claro viajando na maionese pensando em sua expedicao e claro na minha primeira expedicao.rsssss (Lembrando num tomei sozinho nao) rssssss
[]:
Clayton.
Eu sou mais modesto, só estou tomando vinhos nacionais aqui hehehehehe
Ontem experimentei um Elementos Malbec, de Cafayate. Achei que foi um dos melhores que tomei até agora na viagem, incluindo os nacionais chilenos que tomei quando passei por lá.
Se achar por aí, experimenta.
Um abraço.
ramalho-vitoria
17/10/2010, 19:17
Ufa !!!
Falo isso porque quando da minha viagem, ao passarmos próximo do ponto que você indicou, um pouco antes, vimos ao longe um condor pousado em uma pedra lá no alto e após as fotos de todos, o condor nem se mexia. Ficava com as asas abertas.
Fiquei até pensando com meus botões, como a distância era longa e o condor não se mexia, que aquilo até poderia ser um condor "made disney", para causar euforia no grupo ( rs... rs... rs... ).
Na volta o comandante do barco passou pelo outro lado e não deu para ver se o condor era empalhado ou não.
Agora o seu puma está mais real que meu condor.
Grande abraço e "suerte" nas tempestades de areia na Ruta 40.
Guilherme Cordeiro
17/10/2010, 20:58
Clayton.
Eu sou mais modesto, só estou tomando vinhos nacionais aqui hehehehehe
Ontem experimentei um Elementos Malbec, de Cafayate. Achei que foi um dos melhores que tomei até agora na viagem, incluindo os nacionais chilenos que tomei quando passei por lá.
Se achar por aí, experimenta.
Um abraço.
Parabéns Hugo,
Estou feliz pela sua expedição, que curta mesmo toda as emoções possíveis, porque esse tipo de viagem é pra ficar na história.
Ramalho, boa sorte pra você e seu grupo também, porque um dia, vou precisar da sua experiência para fazer esse roteiro.
Abraços a todos.
Guilherme
hugorangel
17/10/2010, 21:06
[QUOTE=ramalho-vitoria;1281450]Ufa !!!
Falo isso porque quando da minha viagem, ao passarmos próximo do ponto que você indicou, um pouco antes, vimos ao longe um condor pousado em uma pedra lá no alto e após as fotos de todos, o condor nem se mexia. Ficava com as asas abertas.
Fiquei até pensando com meus botões, como a distância era longa e o condor não se mexia, que aquilo até poderia ser um condor "made disney", para causar euforia no grupo ( rs... rs... rs... ).
Na volta o comandante do barco passou pelo outro lado e não deu para ver se o condor era empalhado ou não.
Agora o seu puma está mais real que meu condor.
Não caro Ramalho, o puma não era empalhado, o bicho estava muito arisco, logo se escondeu atrás de um rochedo, mas o comandante manobrou e nos colocou de cara com ele de novo. Aí o danado escalou com muita destreza o penhasco e passou para o outro lado da montanha. Consegui fazer 4 fotos, nenhuma boa, a menos ruim foi a que postei. Teve gente no barco que fez foto de profissional do animal, aquelas sim, dignas de National Geografic. Mas não tem nada não, o importante é a recordação daquele momento mágico que levo na minha mente. Só mesmo a Patagônia é capaz de produzir momentos como estes, como você bem sabe.
Salvemo-nos na Ruta 40. Se tudo correr bem, creio que o próximo post vai ser de Cochrane ou Coyhaique no Chile.
Um abraço.
hugorangel
17/10/2010, 21:16
Parabéns Hugo,
Estou feliz pela sua expedição, que curta mesmo toda as emoções possíveis, porque esse tipo de viagem é pra ficar na história.
Ramalho, boa sorte pra você e seu grupo também, porque um dia, vou precisar da sua experiência para fazer esse roteiro.
Abraços a todos.
Guilherme
É isso Guilherme, a experiência do Ramalho tem sido de grande valia para nós. Muitas de suas dicas foram muito úteis e facilitou muitas vezes encontrar onde ficar, principalmente.
Uma braço e obrigado pela força.
Guilherme Cordeiro
18/10/2010, 19:37
Parabéns Hugo,
Abraços a todos.
Guilherme
Caro Hugo,
Desculpe minha idelicadeza contigo, ao referir apenas ao Ramalho sobre viagens longas como essa. Você também fazerá parte dos quais vou questionar e muito, sobre tudo...rss.
Vamos logo na pergunta de hoje. Essa sua capota veda legal no rípio? Se nao entra poeira, vou arrumar uma também.
Abraços e boa viagem.
Guilherme
ramalho-vitoria
18/10/2010, 20:35
Caro Hugo,
Desculpe minha idelicadeza contigo, ao referir apenas ao Ramalho sobre viagens longas como essa. Você também fazerá parte dos quais vou questionar e muito, sobre tudo...rss.
Vamos logo na pergunta de hoje. Essa sua capota veda legal no rípio? Se nao entra poeira, vou arrumar uma também.
Abraços e boa viagem.
Guilherme
Concordo plenamente com o Guilherme Cordeiro. Quero também citar que existe um grupo de viajantes denominado VIAJANTES 4X4, http://www.viajantes4x4.com.br/ (http://www.viajantes4x4.com.br/) que reune informações não só da Patagônia, bem como de outras travessias pela América do Sul e por todo o Brasil. Tal grupo é captaneado pelo Jeison.
Um grande abraço a todos
ramalho-vitoria
18/10/2010, 20:43
A pergunta da poeira não foi direcionada a minha pessoa, mas deixe-me fazer uma colocação que talvez possa ser útil:
A minha capota veda bem, mas poiera é poieira e uma coisa que deu certo na viagem passada, foi ensacar a bagagem com aqueles sacos de lixo de 100 e 200 litros.
Nessa viagem agora de novembro próximo, além de ensacar, vou pegar uma fita gomada e unir a parte da capota com a carroceria do veículo vedando ainda mais. Como fita adesiva é coisa muito prática e barata acho interessante o procedimento.
A parte mais vulnerável será sempre a parte trazeira.
Grande abraço a todos.
francaclayton
18/10/2010, 22:08
Olha deixa eu dar uma pitadinha...
O que discrenca das camionetas he a danada da poeira na carroceria... nao conheco nenhum tipo de capota que consegue neutralizar bem essa tal de poeira... veja bem athe as SURVs entram poeira... minha SW4 zera que peguei agora em setembro/2010 fui fazer uma pequena viagem numa estrada de 120km de chao e quando eu nem espero, olha quem tava fazendo companhia pra min... no aconchego da boleia.... a danada da POEIRA.... nao tem jeito nao a tralha na carroceria fica de dar do...:concordo:
AGORA as pickaps Hilux que ja tive nenhuma entrou poeira na boleia... melhor que a SW4. BEM NEM TANTO...RSSSSS
A parte mais vulnerável será sempre a parte trazeira.
Grande abraço a todos.
francaclayton
20/10/2010, 00:46
My brother Hugo... kd voces.... somi n'ao homi de Deus, de noticias...
[]:
Guilherme Cordeiro
20/10/2010, 20:41
My brother Hugo... kd voces.... somi n'ao homi de Deus, de noticias...
[]:
Kd os caras?
Sumiram, não pode....rss. Estamos anciosos pelos relatos seu Hugo.
Abraços
Guilherme
hugorangel
20/10/2010, 22:52
Caro Hugo,
Abraços e boa viagem.
Guilherme
Veda nada Guilherme. Para minimizar, colocamos uma daquelas fitas adesivas de fechar caixas de papelão de embalagens nas guarnições das portas da caçamba e da própria capota, mas as malas estão que só póóóóóóóóó´. Só hoje foram uns 250 km de rípio... Não aguento mais tanto pó...
Um abraço.
hugorangel
20/10/2010, 23:01
Olha deixa eu dar uma pitadinha...
O que discrenca das camionetas he a danada da poeira na carroceria... nao conheco nenhum tipo de capota que consegue neutralizar bem essa tal de poeira... veja bem athe as SURVs entram poeira... minha SW4 zera que peguei agora em setembro/2010 fui fazer uma pequena viagem numa estrada de 120km de chao e quando eu nem espero, olha quem tava fazendo companhia pra min... no aconchego da boleia.... a danada da POEIRA.... nao tem jeito nao a tralha na carroceria fica de dar do...:concordo:
AGORA as pickaps Hilux que ja tive nenhuma entrou poeira na boleia... melhor que a SW4. BEM NEM TANTO...RSSSSS
É Clayton, você acaba de fazer minha idéia virar água. Estava pensando em trocar a pick-up por uma SW4 para resolver o problema, mas vejo que não vai adiantar muito....
hugorangel
20/10/2010, 23:08
Kd os caras?
Sumiram, não pode....rss. Estamos anciosos pelos relatos seu Hugo.
Abraços
Guilherme
Caros Guilherme, Clayton e Ramalho.
Estive fora do ar por duas noites. A primeira foi em Gobernador Gregores. No hotel tinha internet mas a qualidade da conexão era péssima, e não consegui postar. Mas coloquei o relato em arquivo texto e já vou colar abaixo. Ontem em Cochrane chegamos tarde, debaixo de chuva, com fome, e não havia sinal de internet. Vou preparar o relato e colocar em seguida.
Antes de começar o relato do dia 18 de outubro, tenho um aviso importante para dar. Atenção amantes do off-road e de aventuras desafiadoras, pricipalmente aqueles que planejam fazer o lendário trecho de rípio da Ruta 40 na Argentina, entre 3 Lagos e Perito Moreno. Apressem-se. O Ministério dos Transportes da Argentina já iniciou o asfaltamento do trecho entre 3 Lagos e Lago Cardiel. Se a aventura tem que ser sobre rípio, já não resta muito tempo.
Dito isto, passo ao relato do dia. Nossa intenção hoje era fazer o trecho entre El Chaltén e a Estância La Angostura, próxima a Gobernador Gregores. Acontece que decidimos não pernoitar lá. O lugar fica exatamente no meio do nada, só a dona estava presente para atender-nos a todos, sozinha, só teríamos disponibilidade de comida à noite (eram 12:30 h), e além disso, achamos a estrutura muito precária pelo valor que cobram: US$100 por casal, fora comida, mais US$25 por refeição por pessoa. Voltamos uns 50 km por uma estradinha rural até Gobernador Gregores, e nos hospedamos na boa Hosteria Lago Cardiel, por um preço muito mais acessível, bom nível de conforto, com direito a café da manhã e internet Wi-Fi (muito embora tivesse baixa qualidade de sinal).
A pequena cidade surprendeu. É bem arrumadinha, tudo bem sinalizado. Acima da nossa expectativa para um lugar tão isolado. É uma parada estratégica para quem quer quebrar no meio o percurso de 3 Lagos a Perito Moreno ou Esquel pela Ruta 40. Ah! E estão asfaltando o acesso pra cá também.
No trecho de aproximadamente 200 km de rípio que fizemos desde 3 Lagos, passando pela estância La Angostura, até Gob. Gregores, não cruzamos ou ultrapassamos um único veículo. As únicas maquinas motorizadas que vimos foram as que estão reabalhando nas obras de asfaltamento. Do resto, eram só nossas duas viaturas nessa imensidão da Estepa Patagônica, mais alguns poucos guanacos; além do implacável vento, que hoje despertou mais forte que qualquer outro dia. Em El Chaltén tínhamos a impressão que ele levantaria as pick-ups, de tão forte. Mas por sorte não pegamos nenhuma tempestade de areia forte, apenas alguns poucos trechos de poeira levantada pelas rajadas de vento.
Amanhã pretendemos alcançar Cochrane no Chile, via Paso Roballos, para depois seguir rumo norte pela Carretera Austral.
Um abraço a todos.
hugorangel
20/10/2010, 23:54
Grande abraço.
Amigo Ramalho.
Antes de preparar os relatos de ontem e de hoje, aí vai o telefone do Bombeiro em Cochrane: 522221. O código de área de lá acredito que seja o 67. Acabei não ficando lá. Como você bem descreveu no ano passado, a travessia do Paso Roballos não é nada fácil. Chegamos tarde, cansados, com fome, e sob chuva desde que passamos pela unidade de fronteira argentina. Mesmo tendo vindo de mais perto que você, de Gobernador Gregores, foi bastante cansativo. Mas valeu muito assim mesmo.
Com isso, acabamos ficando na primeira cabaña que achamos.
Espero ter sido útil.
Um abraço.
Ah, em tempo, vai de regalo uma foto da nossa chegada a El Chaltén. Um condor que está quase escondido pelo pouco contraste com o fundo do Serro Fitz Roy, quase foi surpreendido com o céu azul como fundo; perdi a cena por questão de segundo ao ligar a câmera.
hugorangel
21/10/2010, 01:01
Relato do dia 19 de outubro de 2010.
Nesta terça-feira saimos cedo de Gobernador Gregores, a cidade das surpresas. Além daquelas que mencionei no relato anterior, descobrimos mais uma na saída: o acesso norte da cidade até a Ruta 40 também está sendo asfaltado.
As surpresas do dia não ficaram por aí. Ao chegar na Ruta 40, tchammm.... asfalto, uns 80 km, e.... novas obras de asfaltamento. Resumo: estão asfaltando todo o trecho da Ruta 40 desde Três Lagos até Perito Moreno, e a obra está bem adiantada, e a todo vapor. Isto acabou contribuindo para que nossa passagem por ali ficasse mais demorada, já que tivemos que andar quase todo tempo por desvios, portanto, em velocidade menor do que os 90 km/h que vínhamos desenvolvendo na Ruta quando livre.
Chegamos a Bajo Caracoles quase na hora do almoço, mas a hosteria precária que tem ali não tinha nada razoável para comer. Tocamos em frente.Poucos km depois deixamos a Ruta 40 em direção à Cordilheira dos Andes, mais precisamente, em direção ao Paso Roballos. Estradinha meio precária, muito pó. Ao chegarmos à aduana argentina, começou a garoar. O vento muito forte que nos acompanhava desde Gobernador Gregores ficou ainda mais forte ali, a mais ou menos 600 metros de altitude. Para minha surpresa, a altitude em todo o trecho do paso não foi muito além disso. Ele foi aberto aproveitando vales entre os picos mais altos. A paisagem desértica e monótona da imensidão da estepa patagônica argentina, rapidamente se transforma. À medida que passamos para o lado chileno da cordilheira, a umidade maior vinda do pacífico, favorece o surgimento de vegetação mais alta e exuberante. O cenário fica deslumbrante. Mesmo sob chuva, o verde intenso, a enorme quantidade de guanacos, e os picos nevados, apresentam novos tons diante dos nossos olhos.
Chegando à Carretera Austral o movimento de veículos aumenta, até porque, durante o paso só cruzamos com um caminhão do exército argentino. Os penhascos altíssimos, a vegetação muito mais densa, e os rios caldalosos nos fazem rapidamente esquecer da mesmice da paisagem argentina. Estamos no Chile agora.
Chegamos a Cochrane sob chuva intensa, cansados e com fome. Logo tratamos de arrumar acomodação. Encontramos uma cabaña para 4 pessoas no Cabañas Rogeri. O casal de amigos que viaja com meu irmão ficou na Hospedage Catita, no mesmo quarteirão, e assim ficamos separados pela primeira vez na viagem. Mas não tem nada não.Preparei um belo jantar para todos na cabaña: einsbein acompanhado de aspargos frescos ao alho e ólio. Como alternativa um pouco mais ligth para os não adeptos ao porco, omelete. Tudo acompanhado de um bom vinho nacional. Foi um dos dias mais legais da viagem até agora.
Como agora já é tarde, e amanhã tenho que acordar cedo para levar minha Hilux para a revisão dos 60.000 km aqui em Coyhaique, amanhã faço o relato do dia de hoje.
Um abraço a todos!
Dinho_BH
21/10/2010, 04:49
Grande Hugo, :-P
Bom ter notícias sua!! :dance:
Abraços.
Osvaldo Abreu (Dinho)
hugorangel
21/10/2010, 21:35
Bom ter notícias sua!! :dance:
Abraços.
Osvaldo Abreu (Dinho)
Amigo Dinho.
Vou aproveitar seu post para colocar o relato de ontem e hoje.
Relato dos dias 20 e 21 de outubro de 2010, quarta-feira. Percurso de Cochrane a Coyhaique - Chile
Passamos uma noite bem tranquila em Cochrane. Choveu quase todo o tempo em que estivemos ali, e durante a noite nevou nas partes mais altas da redondeza da cidade.
Pela manhã saímos com céu azul, mas o dia reservava muitas e boas surpresas. O clima nesta região de Aysén no Chile é muito instável. Como venta muito e há muita umidade vinda do Pacífico, pode chover a qualquer momento. Logo que saímos da cidade, pela Carretera Austral, um pouco esburacada por causa da chuva, começamos a acompanhar o Rio Baker, de um azul tão intenso que nos deixa hipnotizados. Um pequeno lugarejo chamado Puerto Bertrand às margens desse rio é simplesmente encantador. E os caras pescam umas truta arco-iris gigantes ali, além de praticar rafting e canoagem. Dá vontade de ficar por ali alguns dias, mas... temos que seguir.
Logo adiante avistamos o Lago General Carrera, como é chamado no Chile a porção menor do Lago Buenos Aires argentino. De águas igualmente azuis, o enorme lago localizado entre os picos nevados dos Andes é igualmente fantástico.
Paramos num outro pueblo de nome Puerto Tranquilo e almoçamos algumas das melhores empanadas da viagem até agora, aquecidas adequadamente num forno a lenha.
Depois de contornarmos quase todo o Lago Carrera, começamos a subir a cordilheira e, Cordilheira dos Andes nesta época ainda quer dizer neve. Não deu outra: nevou. Para nósbrasileiros, o espetáculo da neve caindo é sempre um show à parte. Paramos para curtir.
Depois de percorrermos uns 245 km de rípio, finalmente encontramos asfalto na altura de Villa Cerro Castillo, pavimento este que nos acompanharia até Coyhaique.
Mas as surpresas ainda não tinham acabado. Depois do trevo de Balmaceda, a Carretera Austral sobe a cordilheira com vontade. Se no primeiro trecho em que pegamos neve estávamos a aproximadamente 560 metros de altitude, imaginem agora quando subimos a 1.100 metros. Caiu neve com vontade lá no alto. Mas neve pra ninguém botar defeito, nevasca mesmo, com muita intensidade e por uma extensão muito grande. Um verdadeiro espetáculo. E os caipiras aqui pararam de novo pra curtir tudo aquilo.
Bem, durante todo o trajeto deste dia de ontem, todas as belezas que vimos a cada topo de montanha que alcanssávamos, todas as cores da primavera nesta região de mata mais densa, com seu verde em explendor, com os plátanos dourados pelas brotas de novas folhas, o azul dos rios e lagos, e a brancura da neve, fizeram um grande show de cores e paisagens tão incríveis que acabam nos deixando um pouco poetas. A Fátima, minha super companheira nesta empreitada, como se sentisse esta mesma inspiração poética, comentou sobre sua vontade de fazer poesia com tudo o que via. Até o maior amante da narrativa em prosa, como sou um, acaba se rendendo a um pouco de poesia. Pena que não sou bom nisso....
Resumo: chegamos à Coyhaique lá pelas 5 da tarde, mesmo tendo saído de Cochrane às 8:30 da matina e tendo percorrido apenas 340 km. Foi sem dúvida o trajeto mais lindo da viagem até agora.
Tivemos bastante dificuldade para encontrar hospedagem aqui. A maioria dos hotéis, hostais, hosterias e cabañas estava lotada. Depois de mais de duas horas de procura, mesmo depois de nos orientarmos no centro de informações turísticas, encontramos as aconchegantes Cabañas Mirador, com uma vista simplesmente espetacular para o canion do rio que leva o mesmo nome da cidade. O preço foi um pouco acima do que temos encontrado até agora, mas bastante aceitável pelos valores praticados aqui. Recomendo sem dúvida. Fica na Av. Baquedano nº 848, bem próximo ao centro. Mais um detalhe: o Juan, seu dono, é quem cuida de tudo, do jardim impecável ao reparo das cabañas, e é uma verdadeira figura.
Hoje levei a Hilux para fazer a revisão dos 60.000 km que agendei desde Cochrane. A revisão custou quase o mesmo que costumo pagar em Sorocaba, e também muito próximo do que o meu irmão Luciano pagou na de 190.000 km da dele em Ushuaia, em torno de R$500,00. É a Toyota mantendo um padrão na Amperica do Sul.
Amanhã vamos até Puerto Puyuguapi, conhecendo no caminho Puerto Chacabuco, Puerto Aysén e Parque Nacional Kuelat.
Quando a internet malhorar um pouco, vou tentar postar algumas fotos deste trecho.
Abraço pro Dinho e a todos que nos acompanham.
Dinho_BH
22/10/2010, 12:47
Valeu. :palmas:
Abraços.
francaclayton
22/10/2010, 21:36
Amigo Hugo, nosssssaa fiquei dois dias sem entrar aqui devido a correria da vida, pra ver se nada da errado pra minha primeira expedicao rumo a Cuzco (Machu Piccho), e parece que todos os compromissos se acumulam e nesta vespera tudo vem a tona, ate parece brincadeira, daria num livro, mas deixa isso pra la o que vale he que o amigo postou, e seus relatos nos enche de alegria, falo de coracao, athe parece que to por ai (se bem que em pensamento tamo conectados...rsss). Pensa naquela nevasca... nossa senhora show de bola mesmo...
He isso ai, faltam fotinhas.... Fiquem com Deus, e que sua expedicao seja cada dia melhor.
[]
Guilherme Cordeiro
23/10/2010, 11:37
Bom dia Hugo,
Parabéns por tudo...felicidades....obrigado pelos relatos....que tudo continue dando certinho...abraços
Guilherme
hugorangel
23/10/2010, 17:56
Amigo Hugo, nosssssaa fiquei dois dias sem entrar aqui devido a correria da vida, pra ver se nada da errado pra minha primeira expedicao rumo a Cuzco (Machu Piccho), e parece que todos os compromissos se acumulam e nesta vespera tudo vem a tona, ate parece brincadeira, daria num livro, mas deixa isso pra la o que vale he que o amigo postou, e seus relatos nos enche de alegria, falo de coracao, athe parece que to por ai (se bem que em pensamento tamo conectados...rsss). Pensa naquela nevasca... nossa senhora show de bola mesmo...
He isso ai, faltam fotinhas.... Fiquem com Deus, e que sua expedicao seja cada dia melhor.
[]
Meu caro amigo Clayton.
Acho que a internet aqui em Esquel está boa. Então vou colocar as fotinhas que estou devendo. Depois faço o relato dos dois últimos dias.
Um abraço pra você e pro Guilherme cordeiro, sempre assíduos.
Ah! Ia me esquecendo: quem passar por Coyhaique e estiver com fome, tem um lugar certo para ir, que é o Casino del Bombero, junto ao Corpo de Bomberos na Calle Gal. Parra, no centro da cidade. É comida de ótima qualidade, barata, num lugar bastante simples, mas que serve com fartura, pra quem gosta de comer, como eu.
hugorangel
23/10/2010, 17:58
Pela ordem, as fotos são:
1- caminho de Bajo Caracolles a Paso Roballos
2- Puerto Bertrand
3- primeira nevasca
4- segunda nevasca
5- vista da Cabañas Mirador, em Coyhaique
hugorangel
23/10/2010, 18:34
Relato do dia 22/10/10, sexta-feira
Há algum tempo li uma matéria numa revista de viagem que falava sobre as 5 estradas mais cênicas do mundo. Este assunto me veio insistentemente à cabeça quando percorria o primeiro trecho desse dia, entre Coyhaique e Puerto Aysén. Em mais uma manhã de céu azul e sem vento, a descida até Aysén é um cenário cinematográfico, entre os mais bonitos que já vi. A estrada asfaltada desce até um grande canion onde corre o Rio Simpson, um dos dois que banha Coyhaique. Lá no fundo do vale, com os paredões altíssimos dos Andes à volta, sempre nevados, com uma floresta exuberante, explodindo nas cores da primavera, me remeteram àquela matéria da revista. Não sei quem são os "eleitores" que escolheram as tais cinco estradas, e nem me lembro exatamente quais eram elas, só lembro que de todas eu só havia percorrido uma: a Icepeack Highway nas Rochosas canadenses, que sem dúvida estaria entre as minhas escolhidas. Outra que eu colocaria sem dúvida é o trecho da Rio-Santos entre Ubatuba e Parati. Agora, também sem pestanejar incluiria este trecho da Carretera Austral no Chile.
Fiz este destaque para o trecho, mas o resto do dia na mesma carretera, agora em rípio, passando por dentro do Parque Nacional Quelat (outro dia escrevi com K, mas é com Q), dentro de uma floresta tão densa quanto às nossas melhores, também é digno de nota, e o dia é coroado com a visão do Ventisquero Colgante (numa tradução livre: geleira suspensa), e a agradável chegada à pequena Puerto Puyuhuapi.
Nos hospedamos na Casa Ludwig, com a simpática e educada acolhida da dona, a Sra. Luisa. Trata-se de um casarão estilo alemão, bem antigo e bem conservado, logo na entrada da pequena vila. Com ótimas instalações, considero o valor cobrado bastante justo, e barato se comparado aos altos preços praticados no Brasil para um instalação deste nível.
Para completar o dia, mesmo sendo 15:30 h, a Luisa ligou para a sua amiga Marisol, dona e chef no aconchegante Rossbach, café e restaurante, que nos preparou um almoço digno de chef: salada variada e farta, raviole (aqui chamado de sorentino) recheado de salmão defumado e peito de frango grelhado, e uma sobremesa quente, feita na hora. Tudo isto pelo equivalente a R$22,00 por pessoa, incluindo café. Não tenho dúvidas de recomendar a pousada e o restaurante a quem passar por ali.
Para fechar, algumas fotos desse espetacular dia.
Pela ordem:
1- chegada a Puerto Aysén
2- Parque Nacional Quelat
3- Ventisquero Colgante
4- Casa Ludwig
5- Puerto Puyuhuapi
Abraço a todos.
hugorangel
23/10/2010, 18:54
Neste sábado deixamos o Chile, depois de percorrer aproximadamente 900 km nesta última entrada naquele país, cerca de 820 km na Carretera Austral, a maior parte de rípio. No Brasil, poderíamos comparar estes trechos de rípio a uma boa estrada de terra na zona rural, quase sempre bem conservada, muito bem sinalizada, e com um cenário de deixar qualquer um de queixo caído. Valeu muito fugir da desértica Argentina neste chato trecho de Estepa Patagônica, e trocar pelas belas florestas andinas chilenas.
O trecho de hoje na Carretera foi bastante parecido com o trecho final de ontem, também dentro do Parque Quelat. Fizemos uma parada técnica em La Junta, em um supermercado, que serviu para torrar a sobra de moeda chilena, antes de cruzar a divisa. Compramos principalmente vinho e wisque, não muito barato se comparado a outros lugares no Chile, mas muito barato se comparado ao Brasil. Vale a pena para não ter que fazer novo câmbio na Argentina, e perder mais um tanto na troca.
O Paso Futaleufu foi igualmente muito bonito, sempre no meio da cordilheira. O movimento de carros surpreendeu, bem acima do vimos no Paso Roballos.
Nas aduanas tivemos passagem super rápida e tranquilas, sem nenhuma inspeção nas viaturas em nenhum dos dois lados.
Em Esquel estamos hospedados no antigo e simples hotel Tehuelche, com um preço abaixo da média, muito barato se comparado ao Brasil. Pode ser uma boa alternativa para quem vai apenas dormir aqui.
Amanhã seguimos para El Bolson, visitando a Villa Futaleufu, e o Parque Nacional de los Alerces.
Bonus: fotos do amanhecer em Puyuhuapi e das flores da primavera andina.
Abraço a todos.
francaclayton
23/10/2010, 19:00
Show show de bola.. maravilha de fotos... athe parece "filme americano" rssss.... parabens.... tamo aqui de olho...
ramalho-vitoria
23/10/2010, 19:00
A cada dia você está se superando com os descritivos.
hugorangel
23/10/2010, 21:26
Show show de bola.. maravilha de fotos... athe parece "filme americano" rssss.... parabens.... tamo aqui de olho...
Valeu Clayton.
Com internet rápida fica muito mais fácil fazer a postagem.
Obrigado pela força.
Um abraço.
hugorangel
23/10/2010, 21:37
A cada dia você está se superando com os descritivos.
Amigo Ramalho.
Seus relatos eram muito mais profundos que os meus. O que anda me garantindo um pouco de inspiração é o cenário deslumbrante, principalmente este trecho da Carretera Austral chilena. Também sei que vou gostar muito deste trecho até Mendoza pela Ruta 40. Já conheço alguns lugares e vou conhecer vários outros, mas sei que é do tipo de paisagem que gosto. Por exemplo, a Ruta 7 Lagos entre Villa la Angostura e San Martin de los Andes. Já percorri um trecho e achei simplesmente espetacular, por isso incluí no meu roteiro.
Na verdade, já decidi uma coisa: se algum dia eu voltar a Ushuaia de carro, vou fazer ida e volta pela região andina, tanto pelo lado chileno como argentino. De região costeira argentina estou absolutamente farto. Não quero ver mais nada. Não aguentaria mais uma monotonia daquela do deserto litorâneo deste país.
Sou apaixonado por lugares frios, em especial com neve, rios e lagos de águas cristalinas, e isso é que mais temos na região andina dos dois países. Quanto mais venho aqui, mais me apaixono.
Um forte abraço.
hugorangel
23/10/2010, 21:44
saiu em duplicata.
marceloarruda2005
24/10/2010, 09:51
Caro Hugo, estou "atrás do toco", bem quietinho desde o começo do fórum para não importuna-los, mas hoje não me contive e dei às caras. Sem a menor pressa em responder, tenho duas perguntas: 1- Como está sendo feita a comunicação entre os dois veículos? 2- Os cartões de crédito são bem aceitos aí no sul da Arg/Chile, pois este é um grande problema para quem vai ao noroeste (Atacama)? Não querendo ser repetitivo: parabéns a todos pela empreitada e que Deus os acompanhem. PS aqui em casa, seu fórum dá mais Ibope que a novela da Globo.
hugorangel
24/10/2010, 20:50
Caro Hugo, estou "atrás do toco", bem quietinho desde o começo do fórum para não importuna-los, mas hoje não me contive e dei às caras. Sem a menor pressa em responder, tenho duas perguntas: 1- Como está sendo feita a comunicação entre os dois veículos? 2- Os cartões de crédito são bem aceitos aí no sul da Arg/Chile, pois este é um grande problema para quem vai ao noroeste (Atacama)? Não querendo ser repetitivo: parabéns a todos pela empreitada e que Deus os acompanhem. PS aqui em casa, seu fórum dá mais Ibope que a novela da Globo.
Falaí Marcelo.
Obrigado pelo incentivo. Vou responder suas dúvidas e depois faço o relato do dia.
Pergunta 1- estamos nos comunicando com walk talk da Motorola, que na verdade veio como plano B, mas está funcionando muito bem, mesmo tendo alcance um pouco curto. O plano A eram 2 rádios PY que não funcionaram a contento. Meus irmão compraram via Paraguai e ainda não haviam testado. É muito ruim, ou não soubemos fazer funcionar direito.
Pergunta 2 - sou usuário contumaz de cartões de crédito. Ao contrário do meu irmão, que gosta de carregar o caminhão de dinheiro necessário para toda a viagem, eu só trouxe uns trocados de moeda argentina e uns poucos dólares, porque não encontrei peso chileno. Tem funcionado assim: nas cidades com um pouco de recurso, quase tudo eu pago com cartão. Em lugares menores, pequenos restaurantes e pousadas mais simples, só em dinheiro. Quando o dinheiro está acabando, vou num caixa automático de qualquer banco e saco. Tem funcionado a contento. Não fiquei na mão nem uma vez.
Agora vamos ao dia de hoje.
Acordamos bem cedo em Esquel de uma forma inusitada: uma sirene do corpo de bombeiro sou às 6 da matina em alta voz. Não a dos caminhões, mas daquelas que se usa em período de guerra para avisar de ataque aéreo inimigo. Acho que eles prepararam isto para a época da guerra das Malvinas e gostaram do resultado. Daí ninguém mais dormiu.
O percurso entre Esquel e El Bolson é curto, mas planejamos de propósito para passarmos pela vilinha de Futalaufquen, um presépio, e depois fazer o percurso por dentro do Parque Nacional de los Alerces. Foram uns 120 km de rípio, mas valeu cada pedrinha. A partir da Vila Futaleufquen a gente vai contornado o azul intenso do lago de mesmo nome, por dentro da densa floresta do parque. A cor dos lagos e rios estavam especialmente intensas hoje devido ao lindo céu azul, que faziam os cumes nevados ainda mais bonitos.
Chegamos cedo a El Bolson, ainda em tempo de almoçar. Depois nos hospedamos na Hosteria Del Campo, na saída para Bariloche. Boa cabana, carro fica na porta, e preço bom, mesmo com café da manhã à parte.
À tarde ainda deu tempo de fazer um passeio no Lago Puelo a uns 16 km daqui.
Amanhã mais um vôo curto até Bariloche, mas entrando para conhecer o Vulcão Tronador na divisa com o Chile.
Um abraço.
hugorangel
24/10/2010, 21:05
Vai só uma foto do Lago Futaleufquen cercado de floresta e montanha nevada, só esta porque a internet aqui na pousada está muito lenta.
Guilherme Cordeiro
24/10/2010, 21:19
Vai só uma foto do Lago Futaleufquen cercado de floresta e montanha nevada, só esta porque a internet aqui na pousada está muito lenta.
Tudo muito bonito, parabéns a vocês que nos presenteiam com essas maravilhas.
Abraços
Guilherme
Dinho_BH
24/10/2010, 22:27
Hugo, :concordo:
Parabéns pelos relatos. :palmas:
Pode chamar de incentivo (só não vale chamar de inveja.. :lol:), mas o meu roteiro está MUITO parecido com o seu.
Já disse que os relatos do Sr. Ramalho e o seu serão meu "livro de cabeceira" ao longo da minha viagem.
Fiz este questionamento e o Sr. Ramalho se prontificou a ajudar, mas gostaria de aproveitar que está "in loco": Reservas de hotéis/pousadas! :pensativo: Fazer ou não fazer? :parede:
Sei que vou pegar uma época de "alta temporada" (entro na AR em 27/12 e chego a Ushuaia dia 01/01). O que acha?
Minha preocupação são com os lugares mais "badalados": Ushuaia, Torres del Paine e El Calafate. Subo a Carretra Austral saindo de El Calafate até Funtaleufú (passando também em El Chalten, Cochrane e Puerto Aisen).
Nestes lugares "menores" a oferta de hotéis/pousadas é pouca, mas, creio, a procura por turismo também é menor... QUE DÚVIDA!!!
Abraços.
fraenkel
25/10/2010, 00:46
Parabéns pela viagem, relato e fotos!
Tenho planos de fazer esse roteiro em 2012..
E os relatos aqui tem sido de grande valia!
Alexandre
ramalho-vitoria
25/10/2010, 06:28
Já disse que os relatos do Sr. Ramalho ........
Fiz este questionamento e o Sr. Ramalho ........
O Senhor está no céu !!!
Dinho_BH
25/10/2010, 09:21
Luiz, :-)
Desculpa! :lol:
Abraços.
guilhermeabreu
25/10/2010, 20:34
MEUS IRMÃOS HUGO E LUCIANO
Como vcs dois sabem , sou apaixonado em filmes que são feitos no CANADA só pelas paisagens .
SÓ QUE OS FILMES QUE VEJO DURAM EM MÉDIA 1:40 HS E VENDO ESTAS FOTOS PARECE QUE ESTOU ASSISTINDO UM FILME QUE JÁ DURA QUASE UM MES .
AS VEZES TENHO VONTADE DE ENTRAR NESTAS FOTOGRAFIAS PARA PARTICIPAR COM VCS DESTA MARAVILHA QUE A NATUREZA NOS PROPORCIONA E QUE VCS ESTÃO VIVENDO E FILMANDO EM SUAS MEMÓRIAS A CADA DIA DESTA MARAVILHOSA " EXPEDIÇÃO DE HILUX ATÉ USHUAIA ".
ABRAÇÃO EM TODOS AÍ E QUE FAÇAM UM BOM RETORNO E FIQUEM COM DEUS .
hugorangel
25/10/2010, 21:21
Bem, hoje vou fazer diferente. Acabanos de nos acomodar em Bariloche e já descobri que a internet aqui na hosteria é boa. Então vou colocar um pequeno treiler do dia, para depois fazer um relato completo e responder a todos os amigos.
Vejam se o dia foi legal...
NO - CT Santos/SP
26/10/2010, 15:51
Pode chamar de incentivo (só não vale chamar de inveja.. :lol:), mas o meu roteiro está MUITO parecido com o seu.
Já disse que os relatos do Sr. Ramalho e o seu serão meu "livro de cabeceira" ao longo da minha viagem.
Fiz este questionamento e o Sr. Ramalho se prontificou a ajudar, mas gostaria de aproveitar que está "in loco": Reservas de hotéis/pousadas! :pensativo: Fazer ou não fazer? :parede:
Sei que vou pegar uma época de "alta temporada" (entro na AR em 27/12 e chego a Ushuaia dia 01/01). O que acha?
Minha preocupação são com os lugares mais "badalados": Ushuaia, Torres del Paine e El Calafate. Subo a Carretra Austral saindo de El Calafate até Funtaleufú (passando também em El Chalten, Cochrane e Puerto Aisen).
Nestes lugares "menores" a oferta de hotéis/pousadas é pouca, mas, creio, a procura por turismo também é menor... QUE DÚVIDA!!!
Abraços.
Dinho
vou estar em Ushuaia no dia 30/12 até o dia 02/01.
Bem reservamos pousada sim, pra garantir.
Vou ficar na Cabanas Hannus e fiz a reserva pelo Hotel.com, e ja confirmei a reserva com a gerente do hotel a Sta Ana. Ta tudo certo.
No demais lugares deixamos pra ir reservando qdo confirmarmos o dia exato que estaremos la. Ah reservamos tb no Natal em Puerto Madryn, feriado ja viu né kkk
Pelo jeito iremos cruzar pelo caminho, nosso grupo chama KATAYA 4X4.
Vamos em cinco viaturas.
Hugo
Cada foto a vontade aumenta de chegar a hora da minha partida.
Continuamos mandando energias positivas pra tudo continuar as mil maravilhas pra vcs.
Abs
Dinho.
Fui para a Patagônia no verão deste ano, fazendo basicamente o roteiro que vc pretende fazer e tantos outros fizeram/estão fazendo. Cheguei em Ushuaia no dia 08.02 e foi o único lugar que tive uma certa dificuldade de encontrar vaga nos hotéis. Acho que vale a pena fazer reserva, principalmente por causa da época prevista para a sua chegada.
Dinho_BH
26/10/2010, 18:05
NO - CT Santos/SP, :concordo:
Obrigado pelo retorno.
Provavelmente vamos nos encontrar pelo caminho. :dance:
Vamos apenas eu e a namorada em uma única viatura (viagem "quase" solo). :D
De qualquer forma, no mínimo em Ushuaia nos encontramos. :dance:
Abraços.
Konai, :concordo:
Valeu a atenção.
Vou seguir a sua dica e reservar em Ushuaia e, por via das dúvidas, em El Calafate. :wink:
Abraços.