Ver Versão Completa : Veneno para Falcon
Mauricio Rotta
21/07/2010, 16:23
Acabei de fazer um teste de velocidade final com meu Jeep e me senti meio decepcionado.
Com pneus 33" recapados (VJ 9100), câmbio 240fs 4 marchas e diferenciais 44x9 cheguei a míseros 110km/h aferidos no GPS com uma rotação máxima de 3.300rpm.
Como todos podem notar ta faltando motor... E sei que o Falcon 6cil é um motorzinho que teoricamente deveria ter força de sobra pra empurrar essa receita (pneus+diferenciais)
Agora a pergunta: alguém tem alguma receita bacana pra melhorar o desempenho do motor Falcon sem prejudicar muito a durabilidade do mesmo.
Ps: Estou usando um carburador solex h34.
Acabei de fazer um teste de velocidade final com meu Jeep e me senti meio decepcionado.
Com pneus 33" recapados (VJ 9100), câmbio 240fs 4 marchas e diferenciais 44x9 cheguei a míseros 110km/h aferidos no GPS com uma rotação máxima de 3.300rpm.
Como todos podem notar ta faltando motor... E sei que o Falcon 6cil é um motorzinho que teoricamente deveria ter força de sobra pra empurrar essa receita (pneus+diferenciais)
Agora a pergunta: alguém tem alguma receita bacana pra melhorar o desempenho do motor Falcon sem prejudicar muito a durabilidade do mesmo.
Ps: Estou usando um carburador solex h34.
Dae Maurício...
Só não entendi a rotação maxima de 3,300 RPM... seu motor não gira mais do que isso?? ou acabou a estrada???
Pois andando a 110 Km/h a 3,300 rpm... ta loco de bom... pra que mais do que isso, o jeep não foi feito para correr...
Na trilha ta bom o desempenho??? o Falcon mesmo o 3.6 é um baita motor...
Quem sabe uma carburação melhor lhe deixaria mais satisfeito, mas com certeza o consumo aumenta...
Forte abraço!
Mauricio Rotta
21/07/2010, 18:14
Ele atingiu 110km/h a 3.300rpm, e daí não foi mais, em 3ª ele dá quase 5.000rpm, sei q em 4ª ele nunca vai atingir 5mil, pq daí ele estaria a uns 170km/h huahuahauhauhau e minha filha é recem nascida e eu quero ver ela pelo menos se formar em uma faculdade! Mas se ele desse uma pequena afinada e atingisse uns 3.800 em 4ª ele saltaria pra uns 125km/h que seria mais ou menos o que eu almejo.
PS: Em trilhas ele está ótimo!!!!!
Considerando então que seu motor seja o Falcon 3.6 com as seguintes características:
Falcom 3.6
Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
750 ╧ 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %
O que eu faria, que pode ser melhorado nele, sem um custo exagerado é, melhorar a carburação, como não conheço solex h34, não sei dizer se é ou não um bom carburador, mas quem sabe um simples aumento do esguicho/gicle ja melhoraria o rendimento do motor, mas também aumentaria o consumo...
Outro detalhe que pode ser trabalhado, é no cabeçote, aumentar a taxa de compressão que é baixa (7,4:1) para no mínimo uns 8,4:1 devido nossa gasolina conter muito álcool, o ideal seria deixa de 9,5:1 a 10:1, mas dae isso ja pede outras alteração para obter um bom rendimento, ou seja, valer a pena...
Claro que não adianta mexer no cabeçote sem melhorar a alimentação do motor...então experimente primeiro mexer no carburador ou troca-lo por um melhor (corpo duplo caso o h34 não for)
procura umc arburador quadrijet ou um holley bijet já fica mais bravo, mas vai beber um monte
outra solução chama-se injeção, custo alto
um de custo baixo que vale muito apena do jeito que está é o DIS
procura o sergio raposo, só o boost de ignição já fica bem melhor, fora o sistema ficar a prova d'água
SAPO-BOMBA
21/07/2010, 19:48
Aumenta essa compressão que o ganho de desempenho e torque vai ser enorme. Além de obviamente melhorar a queima e o consumo. Mas faça serviço com gente competente e não com o "Manoel" da esquina...
edubasile
21/07/2010, 20:20
O meu ta com carburador 3E, cambio 5 marchas (clark 2215) e relação 11x47, no cambio clarck 4 marchas cheguei a usar 12x47. Anda bem pacas!!! 125 km/h no GPS, mas como vc mesmo disse tb tenho filha pq pra criar e espero que minha mulher não morra viuva!!!!
rodrigo.hoffman
21/07/2010, 20:44
A F75 do véio tb tem um Falcon com o carburador original (holley) e relação 11/47.. Cx Clarck 260F e pnes 255/75/15.. Num Raid que fizemos deu 130 no totem
[ ]´s
Mauricio, o Sargento Pincel me falou sobre uma mudança que o pessoal nas proximidades da fronteira com a Argentina faz, colocar os pistões do motor do maveco (OHC) e o comando do sprint (sinceramente náo sei o que é, so estou transcrevendo). Mas disse ser uma mudança que uma boa retificadora pode fazer com facilidade.
Além do mais, ele me falou que pode ser esse carburador teu, ele me disse que tinha o mesmo carburador, com o mesmo problema e que só resolveu quando colocou uma 446 zero no lugar...
Me chama no msn amanhã q te passo o contato dele. Abs...
Opa galera!!
Vamos começar do simples, para chegarmos no complicado.
Bem, primeiramente, faça uma boa observação, para saber se quando o pedal do acelerador esta completamente acionado, isso acontece no carburador, pois pode acontecer de haver uma diferença, então, quando o motor não precisa de torque, o giro sobe, caso contrário, não sobe.
Observou, pisou, abriu toda a borboleta, se for dupla, abriu as duas!
Blz.
Haa, é dupla, mais o segundo estágio é a vácuo.
Passe para mecânico, pois esse sistema não é simpatizante de barro e afins.
Haa, é mecânico, então, aumente um pouco o giclê do segundo, para assim ter mais força quando o mesmo funcionar.
E bura simples.
Hiiiiii fudeu!!!!
Mais, aumente o giclê da alta.
Primeiro verifique isso!
Regule bem!
Não deu certo, coloque um câmbio com overdrive!
Vai andar na estrada pra kct!
Lembrando que a 4a, continuará 1:1.
Irá gastar a mesma coisa para retrabalhar o motor, mais o mesmo não perderá durabilidade.
Abraços.
Kim.
Mauricio Rotta
22/07/2010, 08:01
Valeu galeeera, que show, não imaginei que o tópico fosse atrair tantas postagens principalmente de tanta gente boa.
Bem vamos lá:
O carburador é duplo, está acelerando todo, abre o segundo estágio e tudo mais, mas acredito mesmo que o problema seja realmente com ele.
Segundo o mestre "Paraguay" de EngBeltrão o melhor bura pra esse motor é o 3E mas andei pesquisando na net e os preços são meio salgados portanto vou ver se encontro algum que sirva de cobaia pra eu ver se realmente adianta alguma coisa. Pra daí sim comprar um zerado.
DIS e afins tenho lá minhas dúvidas se acrescerão alguma potência já que o sistema de distribuição do falcon já é eletrônico e o meu está funcionando bem 'liso' nesse quesito. Mas é uma melhoria a se pensar para o futuro.
Rebaixamento de cabeçote seria bem vindo... mas vem a questão rebaixar quanto? 1mm resolve alguma coisa?
Como podemos ver, dúvidas e mais dúvidas...
José Carlos
22/07/2010, 08:22
O meu tambem estava assim, ai coloquei diferenciais mais longos, e um holley bijet( que hoje esta guardado pois estou injetando o bichinho...) e filtro de competicao (olho de mosca). O carro gritava alto e chegava aos 140km/h. Deixava tanto na estrada como nas trilhas os land para tras.... Como usava um reforcador de centelha e velas abertas para 1,4mm ele bebia uns 7km/l e pisando deveria chegar a uns 5. Nunca fui paranoico com medidas de combustivel do jipe e sempre que saia era para um peq passeio seguido de trilha e depois um peguinha....
O holley esta disponivel.... Mas to louco para ligar o motor com 6 bicos do omega!
Mauricio Rotta
22/07/2010, 08:30
Como é esse Holey BIjet aí?
José Carlos
22/07/2010, 11:49
Como é esse Holey BIjet aí?
Estou indo para o sitio hoje. Vou fazer umas fotos das pecas para voce ver...
Vou adiantar que é original de um dodge v8 e nao dava excesso!
[]s
JC
21 96030643
Mauricio Rotta
22/07/2010, 14:10
Pelo q tudo está indicando a melhor saída serão uma rebaixada no cabeçote e uma melhorada no carbura...
Mauricio, algumas das consequências de se rebaixar muito o cabeçote é o motor passar a esquentar demais ou a bater válvulas... pra ter uma idéia, no meu motor V8 rebaixei 0,4mm em cada cabeçote, ou seja, não chega a 1mm, mas ja aumenta significativamente a taxa do motor...
Não sei, posso estar falando merda, mas acho que um bom mecânico ou a galera que manja bastante de motor pode te dar uma luz aqui... A informação acima, por exemplo, obtive aqui no fórum mesmo com o mestre Rubensx...
Qqer coisa tamo ae!!
Abrax...
Renato
Pelo q tudo está indicando a melhor saída serão uma rebaixada no cabeçote e uma melhorada no carbura...
Estou indo para o sitio hoje. Vou fazer umas fotos das pecas para voce ver...
Vou adiantar que é original de um dodge v8 e nao dava excesso!
[]s
JC
21 96030643
Holley bijet vinha nos V8 de Galaxie e F-100, tem o que vinha no maverick V8 e landau mais novo que é motorcraft mas num passa de uma cópia descarada do Holley bijet. Os de Dodge V8 eram os DV 444 quase a mesma coisa dos DFVéio 446 do opalão 6 boca.
O Original do falcon é o Holley Argelite(hecho pelos ermanos) Una boca.
Quer melhorar desempenho do Falcon? Liga pra este camarada ai do vídeo abaixo e pergunta o que ele fez no Falcon dele pra urrar desse jeito:
http://www.youtube.com/watch?v=F623xrm0sIA
Os caras lá na Argentina veneram e preparam o Falcon do mesmo jeito que o pessoal aqui faz com o 6 cil de opala
Ah, e num adianta colocar quadrijet no bicho se chega lá no coletor e só tem uma boquinha pra carbura simples pra estrangular tudo...
Liga pra este camarada ai do vídeo abaixo e pergunta o que ele fez no Falcon dele pra urrar desse jeito.
hahahaha... simples de responder, um carburador por cilindro!!!! aí urra mesmo!!!
Abs
ahhh ces vem me falar de carburador ainda???
pelamor... isso aqui sim é a solução
http://www.youtube.com/watch?v=_wHc5oZoq88
logo mais terei mais noticias, Dr. Zé Carlos está colocando finalmente pra andar o sistema dai teremos videos tb num jeep :-D
http://www.youtube.com/watch?v=Cw7FT5aShX8&feature=related
só a musica que irrita mas o que vale são as imagens!!!
boas!
hahahaha... simples de responder, um carburador por cilindro!!!! aí urra mesmo!!!
Abs
Com certeza não é só isso... ai tem muito investimento além de um bom serviço!!!
Só carburação não faz milagrem em motor nenhum...
E que pelo video são 3 weber, e pelo tamanho deve ser no mínimo a 44...
Show de bola o "morotzinho"...
ahhh ces vem me falar de carburador ainda???
pelamor... isso aqui sim é a solução
Com certeza, injetar é melhor que carburador... mas e o $$$ ??
Eu ainda sonho em injetar meu opalinha, mas por enquanto não consegui faze sobra grana o suficiente pra isso...
Inclusive tinha um tópico aqui no fórum falando de um kit de injeção pro opala, mas acho que morreu o assunto...
Agora no caso do Mauricio, uma melhorada no carburador e um trabalho em cabeçote, ja melhora muito o rendimento do motor, sem ter um alto investimento...
Mauricio Rotta
23/07/2010, 10:36
Esse lance da injeção funciona muito bem pra quem está proximo de São Paulo ou seja lá onde for que ela seja feita, aqui no sertão do estado do Paraná se vc instalar uma injeção dessas e acontecer qualquer problema, até mesmo queimar um fusível, quem é que vai trocar pra você? Você vai pagar uma passagem aérea pro técnico vir de são paulo aqui, aí vc vai rodar mais 150km pra chegar no aeroporto mais próximo pra buscar o indivíduo, aí vc vai levar ele na sua casa, pagar hotel, refeição, cervejada... aí o cara abre a caixa de ferramentas, troca um fusivel, te cobra 2 mil reais pela viagem e etc e boa...
Desculpa aí quem defende a injeção, e eu sonho com uma injeção eletrônica no meu Falcon, mas pra quem mora nos calcanhares do judas como eu isso é utopia.
Aqui o que funciona são coisas simples e que qualquer zé rôia mexa.
Por isso, vou de carburador mesmo! heheheheheh
Qto a ir a Argentina entrevistar alguns mecânicos acho q farei isso mesmo, já que mês que vem tenho q ir pra lá... duzentos e poucos km e ja estarei em terras xirus!
Mauricio Rotta
23/07/2010, 10:54
Não precisa também ficar ignorante como o do vídeo né... com aquele giro lá quero é ver aguentar platô e disco de embreagem huahauhauahuahauhau
injeção é o seguinte...
Se as peças estiverem bem feitas, a fiação bem feita, não tem o que dar pau e se der qualquer songo-mongo que troque peças de um gol bola injetado MI sabe arrumar a sua, e pior uma pandoo ou outra programavel te dá os controles de regulagens tudo nas mãos. (coisa que um MI não dará)
ou seja deu pau o diagnostico vc ve na tela da pandoo facil assim... dá pra ver se é ponto, bico... o que for! e é só trocar a peça...
Vcs precisam perder essa resistência a injeção e evoluir logo, não falo pra vcs a toa que é melhor e mais facil de manter... só pensar em cima e estudar um pouquinho o manual da propria pandoo que vc baixa no site é ridiculo, do mesmo jeito que vc estuda manual de TV LCD que vc compra é simples qualquer animal com 2º grau de estudo lê e interpreta corretamente aquilo... basta querer.
Não que vc num vá levar ao mecanico nunca mas vc sabendo como é vc diminui e muito as estadias nas oficinas... Acho escroto o cara ter de ir uma ou 2 vezes por trimestre na oficina regular um mísero carburador zuado, põe no lápis quantas vezes vc gastou com seu carburador num ano só e vc vai ver que a injeção tá saindo até em conta...
Imagina esse coitado ai com 3 Webber 40 tá fudido o menino, a hora que desregular uma fica um lixo... Não tem jeito eletronicamente falando é funciona ou nào funciona, se vc regular direito é uma vez só e pronto
barato não é... mas vc anda de que mesmo?? Jeep né??? E jeep é barato é?? Só pra saber
bajeiro do sul
23/07/2010, 13:40
injeção é o seguinte...
Se as peças estiverem bem feitas, a fiação bem feita, não tem o que dar pau e se der qualquer songo-mongo que troque peças de um gol bola injetado MI sabe arrumar a sua, e pior uma pandoo ou outra programavel te dá os controles de regulagens tudo nas mãos. (coisa que um MI não dará)
ou seja deu pau o diagnostico vc ve na tela da pandoo facil assim... dá pra ver se é ponto, bico... o que for! e é só trocar a peça...
Vcs precisam perder essa resistência a injeção e evoluir logo, não falo pra vcs a toa que é melhor e mais facil de manter... só pensar em cima e estudar um pouquinho o manual da propria pandoo que vc baixa no site é ridiculo, do mesmo jeito que vc estuda manual de TV LCD que vc compra é simples qualquer animal com 2º grau de estudo lê e interpreta corretamente aquilo... basta querer.
Não que vc num vá levar ao mecanico nunca mas vc sabendo como é vc diminui e muito as estadias nas oficinas... Acho escroto o cara ter de ir uma ou 2 vezes por trimestre na oficina regular um mísero carburador zuado, põe no lápis quantas vezes vc gastou com seu carburador num ano só e vc vai ver que a injeção tá saindo até em conta...
Imagina esse coitado ai com 3 Webber 40 tá fudido o menino, a hora que desregular uma fica um lixo... Não tem jeito eletronicamente falando é funciona ou nào funciona, se vc regular direito é uma vez só e pronto
barato não é... mas vc anda de que mesmo?? Jeep né??? E jeep é barato é?? Só pra saber
É por isto que a maioria do mecanicos de jeep de alta performance e carros de competição (estradas de terra e afins) estão todos partindo para a injeção eletronica, no final das contas o custo de manutenção do sistema de injeção, bem como as suas regulagens , acaba saindo bem mais em conta e mais simples que o carburado, estes mecanicos nem querem ouvir falar de carburado. Esta estória de ficar acelerando feito louco para se conseguir uma regulagem que vai se perder em algum tempo ja não é mais tolerada por esta turma.
Na minha rural tenho carburador, e como é um BF quase não compensa injetar, quem sabe um dia
abraços
p.peleje
23/07/2010, 14:08
Bom, eu n entendi direito o assunto do tópico, mas vi citarem a Pandoo, então apenas vou dar o meu relato.
MEU motor é AP Mi, a injeção original começou a dar dor de cabeça e ninguém achava o problema com precisão. Resolvi tirar tudo, módulo....chicote....e instalar Pandoo, sem fuçar em nada o motor, apenas pra facilitar a manutenção e poder fazer umas configurações diferentes pra situações diferentes.
A instalação é ridicula de fácil. Os acertos são ainda mais fáceis. Você consegue configurar e acertar tudo. Com uma certa atenção e paciência, vc deixa o motor do jeito que vc quer. Deu pau em algum sensor, vc faz o teste dos sensores e ele acusa "sensor desconectado".
Eu já criei e recriei vários mapas. HJ rodo no dia a dia com um mapa por sensor MAP, que fica mais redondo, fica super liso, mais liso que o original e pra trilha ou pra situação que precisa de um motor um pouco mais propenso a acelerar sem dó eu uso por TPS, que o motor fica um pouco mais gordo e vc pisa e ele responde com vontade, porém fica mais quadrado pra cidade.
Percebi que o motor responde muito melhor do que quando era a injeção original.
NA cidade ele tá fazendo 9km/l (gasolina), e ainda tô rodando sem a sonda lambda, que ainda não instalei. Na estrada eu não medi, mas n deve mudar muito. POr TPS eu tb n medi ainda, pois é um mapa que eu uso muito pouco.
As vantagens são muitas:
POde fazer 3 mapas: pode criar mapa pra rodar no alcool, gasolina ou do jeito que quiser.
Segurança; vc pode configurar uma senha pra bloquear a partida.
Economia; pode fazer acertos pra ficar mais econômico
Ganho de Potência; mesmo com motor original vc ganha uns CVs a mais de acordo com as configurações que fizer.
Deu pau em algum sensor, ele te avisa e vc aind apode desabilitar o sensor com defeito pra pandoo corrigir ignorando o sensor.
Ele te mostra em tempo real todas as infos do motor: temp de ar/motor, ponto, qto está injetando de combustivel, porcentagem da TPS, pressão/depressão na MAP, RPM, voltagem da bateria, ......................enfim todas as infos possíveis do motor.
Um abraço e boa sorte a todos,
Peleje
Mauricio Rotta
23/07/2010, 14:29
Na teoria é uma maravilha, e acredito que na prática seja mesmo, porém eu aqui no meio do mato, no interiorzão, não vou ser o primeiro a testar...
Quem sabe qdo o pessoal daqui (vai la galera de EngBeltrão) começar a adaptar e eu ver q realmente é muito bom eu entre pra essa turma também.
Até lá e enquanto o meu bolso não for igual ao do Berlusconi vou de bura mesmo.
PessoALL, apenas para conhecimento, pois o Mauricio ja esta prestes a resolver o problema e ja tem essa informaçao tbem.
Em conversa com um amigo, ele vai na argentina comprar o comando e tuchos mecanicos do motor ford falcon chamado de sprint lá... me parece que é uma versao esportiva que saiu no veículo ford falcon... o motor é mais apimentado...
A mudança é comum na regiao que ele trabalha, pois é próximo a fronteira com a argentina...
abs...
Mauricio Rotta
28/07/2010, 08:45
Dizem que o bicho vai pra quase 200cv. Não preciso de tudo isso não... pois isso sim seria um verdadeiro fazedor de viuvas e órfãos.
José Carlos
28/07/2010, 13:45
Tem isso em algum site?
É sempre bom ter informacoes pro nosso motor....
[]s
JC
Mauricio Rotta
28/07/2010, 13:47
Aqui do Brasil acho q não, é tudo receita de nostros hermanos!
malemal
mete um DIS que vale muito a pena já melhora paca :concordo:
José Carlos
02/08/2010, 18:36
Achei no ML mas o cara disse nao mandar pro Brasil. Ele recomendou a troca do comando de valvulas e dos tuchos.
Alguem tem contatos ou consegue trazelos?
http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-90813621-arbol-de-leva-ford-falcon-sprint-bh-mejora-tu-ford-_JM
Pedrão B.
02/08/2010, 18:57
E tá barato, já que o peso Argentino é R$ 0,45!
É só dar um jeito de ir buscar.
[]'s
Mauricio Rotta
03/08/2010, 08:30
Ja até sei aonde tem, é perto aqui da minha casa, deve dar no máximo 300km. Em setembro estarei indo até Foz do Iguaçu a turismo, irei visitar o país argentino com esse intuito.
Quanto a estar barato ali na fronteira duvido, por incrível que pareça a maioria das lojas em Puerto Iguazu trabalham com duas tabelas, ou seja, pra argentino é um preço, pra brasileiro é outro (bem mais caro lógico). Depois tem gente que ainda torce pra esses #*&@** na copa!
José Carlos
03/08/2010, 09:58
[QUOTE=Mauricio Rotta;1224643]Ja até sei aonde tem, é perto aqui da minha casa, deve dar no máximo 300km. Em setembro estarei indo até Foz do Iguaçu a turismo, irei visitar o país argentino com esse intuito.
Mauricio, se nao for importunar poderia trazer um deste pra mim? Acho que nao é nada muito grande nem pesado... Vem facil ne?
[]s
Mauricio Rotta
03/08/2010, 11:43
Tranquilo, vamos nos falando até lá.
José Carlos
03/08/2010, 15:38
Tranquilo, vamos nos falando até lá.
Ok! Valeu!
Estou procurando um cabo para tirar da maquina umas fotos que fiz comparando um holley simples, um solex opala e holley duplo...
Assim que achar eu posto.
[]s
Mauricio Rotta
03/08/2010, 16:01
Mas qual foi a sua conclusão?
noticia interessant erpa quem quer importar peças da argentina:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/08/03/mercosul-aprova-codigo-aduaneiro-comum-depois-de-seis-anos-de-negociacoes.jhtm
vale a leitura
José Carlos
03/08/2010, 16:59
[QUOTE=Mauricio Rotta;1225006]Mas qual foi a sua conclusão?
Achei o holley simples original bom mas perde para o solex 6cc. Este existem muitas opcoes de gigles e facil de acertar. Usava um gigle de fusca (o menor) em marcha lenta e um do opala para alta. Foi dificil acertar inclinacoes mas encontrei um macetinho que ficou bem legal e nao afoga em subidas ingremes nem falta em decidas...
O holley 2300 bijet o bicho é maravilhoso! Tenho um afogador eletrico que ao ligar mantem acelerado e depois vai baixando e fica sereninho mas quando catucado o jipe da um salto... Andava como cambio automatico nunca tirava da quarta marcha (260f 1:1) ia desde o final do quebra molas ate 130km/h so dosando o pé....
Ha e tenho a flange que adapta no coletor de admissao....
Achando o cabo posto fotos...
[]s
Mauricio Rotta
02/09/2010, 17:45
Hoje levei o Jeep numa oficina da cidade onde o cara diz que é o saci em carburadores e regulagens.
Ele desmontou o bura (solex h34) e constatou que os gigles não estavam pequenos como eu imaginava.
Efetuou uma limpeza e montou com gigles ainda maiores do que os que estavam, alterou a bóia que ja tava meio baixa. Aí mexeu no cabo do acelerador e constatamos que não estava acelerando tudo, ajeitamos as hastes e deixamos o acionamento em 100% do primeiro e 100% do segundo estágios.
Trocamos velas e cabos que eram supressivos por cabos simples e velas simples. Fui andar... ficou péssimo!
Voltamos as velas antigas, e melhorou um pouquinho... Agora vamos voltar os cabos velhos (supressivos) e ver que bicho dá... mas eu me estressei e deixei pra amanhã.
Se ficar assim vou meter um V6!
SAPO-BOMBA
02/09/2010, 23:37
Vortec nele! :mrgreen:
Ein, a minha proposta eu ja fiz pra vc ontem! Se não quiser essa porcaria de falcon tenho algo muito melhor pra por no lugar!!! :dance:
:D
Abraço Mauricião!!!
Mauricio Rotta
03/09/2010, 09:07
Ein, a minha proposta eu ja fiz pra vc ontem! Se não quiser essa porcaria de falcon tenho algo muito melhor pra por no lugar!!! :dance:
:D
Abraço Mauricião!!!
Muy amigo tu hein Renato.
Não vou dizer a proposta dele pq corro o risco de ofender os defensores ferrenhos de 2.3 ohc...
Seguinte: hoje cedo as noticias já foram melhores, acabou-se a pipoqueira e o desempenho melhorou bastante. Mas como sou chato deixei na oficina mais um pouco pro cara dar mais uma afinadinha pra ver se melhora ainda mais.
Mas o bom desempenho do Falcon voltou. Ja me animei mais, se ficar como está não sinto mais falta do Vortec.
Mauricio Rotta
03/09/2010, 15:09
Acabei de ir buscar na oficina. O que estava bom ficou um lixo
Em arrancadas está perfeito, melhor que isso é até meio perigoso.
Porém em esticadas em retas ou em subidas a pipoqueira é tamanha que desanima qualquer ser vivo.
Ou seja: de volta a estaca zero.
Abraço a todos - em busca de um motor decente
Mauricio Rotta
03/09/2010, 17:22
Enfim abandonamos, o mexânico desanimou... e eu também... ficou melhor do q estava antes, porém agora está sem o filtro de ar e ainda assim sinto q falta alguma coisa em pisadas mais nervosas.
Tenho medo de comprar um bura zero km e continuar a mesma porcaria. Maas... já ta bem melhor do que antes. Até deu 130 na BR... Antes dava só 110...
rodrigo.hoffman
03/09/2010, 17:24
Acabei de ir buscar na oficina. O que estava bom ficou um lixo
Em arrancadas está perfeito, melhor que isso é até meio perigoso.
Porém em esticadas em retas ou em subidas a pipoqueira é tamanha que desanima qualquer ser vivo.
Ou seja: de volta a estaca zero.
Abraço a todos - em busca de um motor decente
Qd vc´s não quiserem mais essas "porcarias" pode mandar aqui pra mim que eu quero.. Na boa gente, um motor desses num pode ser uma porcaria neh...
Quase 30 kilos de torque a 1700rpm.. Fala sério
Se o carro tava bom antes de levar o mecanico pra regular o carburador, só pode ta com defeito em "um lugar".. Nunca vi isso na vida de tirar velas e cabos supressivos e colocar cabos comuns.. Se fosse um carro com platinado e bobina daquelas Bosh E (aluminio) ate vai..
No Falcon da F75 aqui de casa o bura é original e pra andar é o bixo.. Antes tava com um 446, mas agora anda bem mais.. Acho que carburador de dois estagios pra um motor de baixo giro igual esse num deve ser muito bom...
Se fosse meu eu ia de Holley original, ou o Solex h40/44 ou ate um 446...
Ou volta todos os gicles e regulagens como tava antes pq aumentar gicles sem aumentar a qtde de ar que entra na mistura, so vai deixar ele com uma mistura mais rica...
[ ]´s torcendo para as coisas melhorarem
Mauricio Rotta
04/09/2010, 10:24
Rodrigo
Mas vc acha que as velas e cabos supressivos são superiores em desempenho aos simples?
pq os caras dizem que os supressivos mandam menos faísca que é pra não interferir no som...
Mauricio Rotta
04/09/2010, 11:26
Voltei os cabos supressivos e não mudou absolutamente nada. O meu maior incomodo é uma pipoqueira em alta. Só isso.
rodrigo.hoffman
04/09/2010, 14:25
Rodrigo
Mas vc acha que as velas e cabos supressivos são superiores em desempenho aos simples?
pq os caras dizem que os supressivos mandam menos faísca que é pra não interferir no som...
Ae Mauricio
Segue texto retirado de um manual sobre velas e cabos da NGK
"A sofisticação dos veículos com a introdução de painéis digitais, sistema de ignição eletrônica, injeção eletrônica de combustível, sistema de freios ABS, faz-se necessário a utilização de supressores para atenuar a interferência por rádio freqüência – RFI, que prejudica o funcionamento dos aparelhos eletro-eletrônicos.
No caso dos motores de ciclo OTTO, a RFI é gerada na maior parte dos casos, pelo sistema de ignição. Para atenuar a RFI, gerada pelo sistema de ignição do motor, a NGK desenvolveu as velas resistivas e os cabos de ignição supressivos (ou cabos de ignição resistivos)."
Sendo assim, cabos e velas supressivos ajudam a diminuir interferencias causadas pela alta voltagem do sistema de ignição, mais nada... Qd se usa Totem, por exemplo, é obrigatoria a instalação de cabos e velas supressivos, senão ele fica todo pirado
Voltando ao assunto...
Relendo o topico vc comentou que qd levou o carro no mecanico, perceberam que o acelerador nao tava indo ate o final... Sera que esse defeito (pipocando em alta) ja nao tava ai, e so nao era percebido??
Eu daria uma boa revisão na parte de tampa e rotor, bobina tb.. Pode ser que seja um problema relacionado a faisca, fraca ou insuficiente qd em altas rotações.... Se for a asfaltica no minino a Bosh K (azul)
Ou senao pode ser relacionado algo a alimentação.. Nivel da cuba baixo??? Bomba de gasolina talvez?
Da uma analizada com calma que tudo se resolve
[ ]´s
Fábio André Lermen
04/09/2010, 15:13
Hoje levei o Jeep numa oficina da cidade onde o cara diz que é o saci em carburadores e regulagens.
Ele desmontou o bura (solex h34) e constatou que os gigles não estavam pequenos como eu imaginava.
Efetuou uma limpeza e montou com gigles ainda maiores do que os que estavam, alterou a bóia que ja tava meio baixa. Aí mexeu no cabo do acelerador e constatamos que não estava acelerando tudo, ajeitamos as hastes e deixamos o acionamento em 100% do primeiro e 100% do segundo estágios.
Trocamos velas e cabos que eram supressivos por cabos simples e velas simples. Fui andar... ficou péssimo!
Voltamos as velas antigas, e melhorou um pouquinho... Agora vamos voltar os cabos velhos (supressivos) e ver que bicho dá... mas eu me estressei e deixei pra amanhã.
E aí Maurício!
Dei uma olhada no seu tópico e acabei não entendendo o que vc está querendo... disse que não queria por injeção pq era muito complicada e agora quer colocar um V6 (dá pra colocar, mas é mais complicado!)???
Cara, carburador já era... pode ir firme num sistema de injeção que não dá problema, eu também moro em cidade pequena e não tem isso de não saber lidar com injeção (todos os carros atuais são injetados!)!!!
Mas se vc for colocar um V6 usa o da F 250 que é um baita motor! Tenho ele no meu jeep (injeção original) a mais de 3 anos e a injeção é o que menos dá problema, ou melhor, nunca deu problema!
O falcom é um baita motor, relativamente forte e leve... injeta ele seja feliz!!!
Abs,
Fábio
Mauricio Rotta
06/09/2010, 08:38
Ae Mauricio
Segue texto retirado de um manual sobre velas e cabos da NGK
"A sofisticação dos veículos com a introdução de painéis digitais, sistema de ignição eletrônica, injeção eletrônica de combustível, sistema de freios ABS, faz-se necessário a utilização de supressores para atenuar a interferência por rádio freqüência – RFI, que prejudica o funcionamento dos aparelhos eletro-eletrônicos.
No caso dos motores de ciclo OTTO, a RFI é gerada na maior parte dos casos, pelo sistema de ignição. Para atenuar a RFI, gerada pelo sistema de ignição do motor, a NGK desenvolveu as velas resistivas e os cabos de ignição supressivos (ou cabos de ignição resistivos)."
Sendo assim, cabos e velas supressivos ajudam a diminuir interferencias causadas pela alta voltagem do sistema de ignição, mais nada... Qd se usa Totem, por exemplo, é obrigatoria a instalação de cabos e velas supressivos, senão ele fica todo pirado
[ ]´s
Eu inverti entre resistivos e comuns diversas vezes e não muda nada, a pipoqueira em alta continua do mesmo jeito. Como não utilizo nenhum equipamento eletrônico no Jeep tanto faz pois não tem onde dar interferência em nada mesmo.
Mauricio Rotta
06/09/2010, 08:41
E aí Maurício!
Dei uma olhada no seu tópico e acabei não entendendo o que vc está querendo... disse que não queria por injeção pq era muito complicada e agora quer colocar um V6 (dá pra colocar, mas é mais complicado!)???
Cara, carburador já era... pode ir firme num sistema de injeção que não dá problema, eu também moro em cidade pequena e não tem isso de não saber lidar com injeção (todos os carros atuais são injetados!)!!!
Mas se vc for colocar um V6 usa o da F 250 que é um baita motor! Tenho ele no meu jeep (injeção original) a mais de 3 anos e a injeção é o que menos dá problema, ou melhor, nunca deu problema!
O falcom é um baita motor, relativamente forte e leve... injeta ele seja feliz!!!
Abs,
Fábio
Pois é, só não resolvo esse lance agora mesmo metendo uma injeção no meu Falcon pelo simples fato de que o valor que vou pagar em uma injeção adaptada eu pago em um motor completo V6 Ford ou GM. Ja to desistindo desse falcon, ja tentei de tudo e não consigo resolver essa pipocada em alta, e é uma coisa q irrita muito, muito mesmo... Portanto a temporada de caça e um V6 está aberta.
Ps: também prefiro o motor da Ford, afinal meu Jeep é um Ford! Mas se for um vortecão dos mais novos também não dispenso... Abraços a todos
Reativando o tópico aqui.
Coloquei o motor Falcon num carro véio meu. o motor é daqueles mais novos com coletore de admissão dimensionado
tbém tá com o solex H-34 pq era o que tinha aqui já no jeito de usar.
pra quem num sabe o h-34 tem segundo estágio mecanico que começa a abrir quando o primeiro já está quase 100% acionado
O problema é o seguinte, os sintomas parecem o do amigo que iniciou o tópico, em baixa fica perfeito, se pisa fundo ele pipoca mesmo.
tenho quase certeza que o problema tá na boca do coletor que não casa com o carburador sollex duplo. eu cheguei a fazer uma flnge tipo funil, jogando as duas bocas do solex pra uma boca grande do coletor do falcon.
Se tirar a flange original do coletor do falcon, o H-34 cabe certinho lá, mas pra quem e observador vai ver que o primeiro estágio vai ficar muito fora de centro alimentando os cilindros de forma desigual, ai acho que fica pior ainda do que usar com flange.
tô começando a ver a possibilidade de usar um simples tipo o de c-10 ou um duplo 446 que abre os dois estagios juntos e tem duplo sistema de marcha lenta.
Felipe,
Você poderia colocar uma sonda lambda com aquecedor + hallmeter/voltímetro para verificar se isso é problema de alimentação, realmente. Ou não só alimentação... "pipocar" pode ser problema relacionado à ignição, não necessariamente defeito no módulo de ignição. Bem, apenas com esta descrição muito resumida pode-se pensar em muitas possibilidades... você poderia fazer um vídeo, ou pelo menos a gravação do som do motor na hora em que ocorre o problema? O som é mais importante do que a imagem, mas ela poderá ajudar se o vídeo mostrar o que está sendo feito quando ocorre a falha.
Abraços!
até fiz um video sim, tá ai embaixo.
Mas num dá pra ter muita ideia pq foi da primeira vez que ligamos ele, tava com entrada falsa, gigles errados, etc.
Vou tentar jogar os gilges pra alguma coisa próima do opala 6 cil e ver no que dá, dai faço um video melhor do funcionamento dele e colo aqui
Ontem liguei denovo pra dar uma observada. No primeiro estágio do H-34 ele vai de boa e lisa, quando começa a entrar o 2º estagio ai começa a retear. e pelo cheiro e fumaça do escapamento tá com cara de excesso de combustivel ou mistura errada, muita gasolina e pouco ar, sei lá...
www.youtube.com/watch?v=z0TOwrvIB78
rodrigo.hoffman
15/02/2012, 08:59
até fiz um video sim, tá ai embaixo.
Mas num dá pra ter muita ideia pq foi da primeira vez que ligamos ele, tava com entrada falsa, gigles errados, etc.
Vou tentar jogar os gilges pra alguma coisa próima do opala 6 cil e ver no que dá, dai faço um video melhor do funcionamento dele e colo aqui
Ontem liguei denovo pra dar uma observada. No primeiro estágio do H-34 ele vai de boa e lisa, quando começa a entrar o 2º estagio ai começa a retear. e pelo cheiro e fumaça do escapamento tá com cara de excesso de combustivel ou mistura errada, muita gasolina e pouco ar, sei lá...
www.youtube.com/watch?v=z0TOwrvIB78
Felipe
Na f-75 do pai ele usou um bom tempo o H-34 e a giclagem senao me falha a memoria era do Maveco..Esse motor não consome muito e pode ser por isso a pipoqueira toda em alta
Abraços
junior888
15/02/2012, 11:29
O falcon 3.6, é melhor que o do opala 6cc??
calhiandro
15/02/2012, 12:02
O falcon 3.6, é melhor que o do opala 6cc??
Eu acho que não, esse motor de opala 6cc era utilizado antigamente nas competições da estock car. Dos motores 6cc da época ele deve ser o melhor.
Eu acho que não, esse motor de opala 6cc era utilizado antigamente nas competições da estock car. Dos motores 6cc da época ele deve ser o melhor.
Isso depende.... A stock aqui no Brasil virou monomarca(chevrolet-motor opala 6 cil) pq a montadora fez um lobby pra tirar de cena os outros fabricantes(ford-Mavericks V8) da antiga Divisão que deu origem a stock brasileira, onde corriam todos juntos(multimarcas) e o pessoal do opala tava cansado de comer poeira dos Maverick.
O motor do opala 6 cil tbém é exelente, mas no meu caso optei pelo Falcon por ser Ford.
Aproveito pra agradecer as dica do pessoal, vou fazer novos testes e volto aqui com os resultados.
Valeu!
Felipe
Na f-75 do pai ele usou um bom tempo o H-34 e a giclagem senao me falha a memoria era do Maveco..Esse motor não consome muito e pode ser por isso a pipoqueira toda em alta
Abraços
Hj pela manhã fui curar a ressaca e beber um pouco de gasolina...
desmontei os gigles e tava tudo muito grande, 140 dum lado e do outro nem tinha mais numeração mas era bem grande, coisa de carburador de opala alcool.
Joguei os gigles mais ou menos pra tabela do solex h-34 do Maverick 4 cil e ficou joia. parou de pipocar em alta e tá subindo de giro bem mais liso. é até de se estranhar como uma calibragem pra um motor 4 cil de 2.3 litros tenha servido tão bem pra um 6 cilindros de 3.6.
Preciso agora é fazer uma flange decente pra posicionar direitinho as duas bocas do solex no coletor do Falcon.
rodrigo.hoffman
22/02/2012, 15:15
Hj pela manhã fui curar a ressaca e beber um pouco de gasolina...
desmontei os gigles e tava tudo muito grande, 140 dum lado e do outro nem tinha mais numeração mas era bem grande, coisa de carburador de opala alcool.
Joguei os gigles mais ou menos pra tabela do solex h-34 do Maverick 4 cil e ficou joia. parou de pipocar em alta e tá subindo de giro bem mais liso. é até de se estranhar como uma calibragem pra um motor 4 cil de 2.3 litros tenha servido tão bem pra um 6 cilindros de 3.6.
Preciso agora é fazer uma flange decente pra posicionar direitinho as duas bocas do solex no coletor do Falcon.
Felipe
Por incrivel que pareça o Falcon não consome muito.. Nao sei se tenho as fotos da flange que fizemos, mas ai tem uma do carbura ja no ligar.. Usamos duas flanges do Corecel II, uma contra a outra pra poder encaixar certinho o carburador.. Se precisar eu procuro aflange e tiro umas fotos dela tb..
[ ]´s
valeu Rodrigo!
hj consegui afinar o bicho! como num tenho muita pratica com esse motor eu tava deixando os gigles muito grandes e o ponto muito adiantado. hj acertei o ponto, coloquei os gigles em 65 e 70 os de lenta e 137,5 e 120 os de alta, o que é pouca coisa maior que a calibragem do carburador do Maverick 4 cilindros e ficou fino, parou de pipocar, a lenta tá "borbulhando" e sobe de giro lisinho, sem falar que agora té pegando "de estalo" meia volta no arranque o o bicho entra em funcionamento! e olha que ainda tá com a flange gambiarra, amanhã vou atrás da placa de aluminio pra fazer uma flange.
Coloquei agora no youtube outro video do motor funcioando, agora tá quase bom:
http://www.youtube.com/watch?v=J3unwz3-9Uo
Finalmente consegui dar umas voltas com a mecanica toda afinadinha.
Sei não, mas a impressão que tive é que pra uso civilizado num vai precisar de fazer upgrade nenhum nesse motor não.
O bicho é torcudo pra KCT, achei bem mais forte que o motor 6 cil do opalon ainda mais que o torque dele vem a baixas rotações.
Tô começando a achar que estes 108Hp divulgados pela Ford é balela...
Tem que arrancar na manha senão canta os pneus e neguinho na rua acha que tu tá querendo fazer graça, isso que tá num Maverick com diferencial 3,31:1 e pneus 295 na traseira. Tô usando caixa clark 4 m de f-1000 e o bicho arranca 1ª, arranca de 2ª e se queimar só um pouquinho de embreagem vai de 3ª tbém....ehehehe.
Carburador usei o solex H-34 do Maverick 4 cil, com todos gigles originais do maveko 4 cil. tinha coloca os gigles maiores um pouco, mas depois vi que era besteira, tava dando excesso e preteando velas. agora tá funcionando lisinho, lenta perfeita e sem sujar velas.
falou!!
Mauricio Rotta
26/12/2012, 14:04
Eu vendi o meu Jeep só por causa desse motor. Já vi muitos que são o bicho, mas o meu era problemático, não afinava de forma alguma. Tenho dois Jeep's originais, um 51 com GoDevil 4cil e outro com BF161 e estou mais feliz do que nos tempos do Falcon. Mas era um problema daquele motor específico, pois depois disso tenho visto muitos Falcons muito nervosos, mas honestamente fiquei com os dois pés atrás!!!!
Eu vendi o meu Jeep só por causa desse motor. Já vi muitos que são o bicho, mas o meu era problemático, não afinava de forma alguma. Tenho dois Jeep's originais, um 51 com GoDevil 4cil e outro com BF161 e estou mais feliz do que nos tempos do Falcon. Mas era um problema daquele motor específico, pois depois disso tenho visto muitos Falcons muito nervosos, mas honestamente fiquei com os dois pés atrás!!!!
vc deve ter dado azar com o motor que pegou, devia ter algum problema nele ou erraram a mão na afinação do motor.
Hj instalei valvula termostatica(mesma do motor CHT escort/Pampa) e testei o sistema de arrefecimento com as ventoinhas eletricas, ficou melhor ainda pq antes sem valvula demorava muito a esquentar.
quanto ao consumo ainda num sei direito, só sei que funcionei ele por quase 1 hora parado na garagem e não gastou 1 litro de gasolina na marcha lenta.
agora vou ter que arrumar uma bomba dagua nova pq a que tava nele ferrou o rolamento devido ao uso de helice de aço desbalanceada...