Ver Versão Completa : Identificação de recente aquisição
ricardopinto
21/07/2010, 14:06
Caros, obrigado por esta fonte tão boa de informações.
Após ler muito por aqui, comprei um Jeep Willys ano 1953 e tenho dúvidas quanto ao modelo que não foram sanadas em outros tópicos semelhantes. Estive vendo no site http://www.film.queensu.ca/cj3b/History.html e cheguei a conclusão de que a carroceria é de um CJ-5 mas todos me falam que pelo ano é um CJ3. Li na Wikipedia que os CJ5 foram lancado em 1954. Sera que o jeep era um CJ3 e teve a carroceria trocada ?
Agradeço a ajuda e segue foto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=235494&stc=1&d=1279731867
Realmente, a carroceria é de um Cj5 isso não tenha duvidas, no entanto, até onde sei o chassis do cj3 é menor que do Cj5, não sei se é possível usar carroceria de Cj5 no chassis de cj3... mas ao contrário tem aos montes...
Fiquei curioso quanto ao ano do jeep! pode ter ocorrido um erro de cadastro no detran e o chassis ser de um Cj5, ou é um chassis de Cj3 que foi adaptado uma carroceria de Cj5...
Robertux
21/07/2010, 15:30
Até onde eu sei não exite CJ5 1953 e a carroceria desse seu Jeep é com certeza de CJ5.
Na minha opinião existem duas possibilidades:
1) Seu Jeep é um CJ3 com chassi alongado e adaptado a carroceria do CJ5 ou, mais provável,
2) É um CJ5 frio esquentado com documento de CJ3. Se passar na vistoria de transferência acho que não tem problema, porque ninguém que não seja jipeiro sabe diferenciar, além do que, naquela época, o chassi não tinha número, tinha apenas o número de série na plaqueta. Se a plaqueta estiver no Jeep e o número estiver remarcado legalmente no chassi tá tudo certo.
fabioband4x4
21/07/2010, 15:41
hehehe...que tem rolo ae tem...não é pra menos nossos jeeps estão rodando em média meio século, por quantas situações não passaram essas lendas até chegarem em nossas mãos...
Como disse Roberto se o doc. estiver ok, só alegria independente se é cj2a , cj3a/b , cj5...
:concordo:
Leco1974
21/07/2010, 15:43
Robertux. O assunto plaqueta é proibido pelas nossas normas de apresentação aos futuros jipeiros, inclusive, acho que sem querer assassinamos um sonho de um amigo comprar um CJ-5... eu, o Kitiu e mais outros homicidas em outro tópico, justamente por conta da maldita plaqueta, pq o pai do tópico acho que se embananou com ela. :mrgreen:
Pra evitar problema, é um CJ-3 com chassi de Itú e traseira trapezoidal. Eu aposto no alongamento ou será o famoso CJ-171. Abs.
ricardopinto
22/07/2010, 10:12
Colegas, obrigadão pelo monte de informação.
Então a situação atual é que temos algumas dúvidas. Prometo que estas "nossas" dúvidas serão sanadas em breve pois vou tirar a carroceria do bicho e colocar as fotos aqui. OK ?
A documentação está correta e passou na vistoria. Tem documentos 2010. Até o momento não achei plaqueta mas já vi o numero do chassis gravado proximo a roda do lado do carona. Pode ter sido gravado posteriormente e nao durante a fabricação (bem provavel).
Leco1974
22/07/2010, 11:38
Se teu CJ tem o numero do chassi gravado no próprio chassi e esta numeração consta nos documentos dele, segundo meu despachante (que só mexe com este tipo de raridade aqui em POA) não precisa ter a plaqueta. A plaqueta só serve para fazer a gravação do n. do chassi no chassi e registrar este numero nos doctos daqueles jipes que ainda não tinham o chassi gravado no carro e/ou registrado no DETRAN, que era o caso do meu antes. Se passou no DETRAN, acho que podes relaxar. Boa sorte. Abs.
Pois é Ricardo, como o Leco disse, tendo o numero de chassis no chassis e o mesmo constar nos documentos, a plaqueta é insignificante, não precisa ter...
Um detalhe, a vistoria a qual você se refere que o jeep já passou, já é a de troca de proprietário, ou seja transferência para seu nome???
Se sim, entâo aproveita e curte o jeep.
Uma boa explicação (a mais plausivel) para o ano do jeep não corresponder com o modelo, pode ser o que o Robertux comentou anteriormente, seu jeep é um legitimo Cj5 porém foi legalizado (esquentado) provavelmente com uma "plaqueta" de Cj3, conforme o Leco comentou no post acima...
Forte abraço!
Mauricio Rotta
22/07/2010, 14:15
Plaqueta nada véi, é na base do pino+marreta= chassis legal!
Robertux
23/07/2010, 07:52
Colegas, obrigadão pelo monte de informação.
Então a situação atual é que temos algumas dúvidas. Prometo que estas "nossas" dúvidas serão sanadas em breve pois vou tirar a carroceria do bicho e colocar as fotos aqui. OK ?
A documentação está correta e passou na vistoria. Tem documentos 2010. Até o momento não achei plaqueta mas já vi o numero do chassis gravado proximo a roda do lado do carona. Pode ter sido gravado posteriormente e nao durante a fabricação (bem provavel).
Se a documentação está correta e o jeep está bom, corra para a trilha e deixe dessa bobagem de ficar desmontando o jeep, só faça isso se precisar, senão vá aproveitá-lo e divirta-se.
provavel era ser um CJ3B cara de cavalo e com pouca adaptação se coloca uma carroceria de cj5 mesmo...
numero lateral se estiver REM de remarcado e o numero foi feito nod etran, se não foi feito na "unha"
porém se foi vistoriado e passou assim... DESENCANA e vai andar com ele pra saber o que precisa fazer ou não, se vc ir pra historia de reforma primeiro anda depois, reserva uns anos de chá de cadeira...
edubasile
23/07/2010, 08:30
Concordo com o Robertux e com o Rubensx!!! Aproveita o jeep pois tem tanto jeep com cara de Troller e documento de jeep antigo rodando, pq o seu não pode ter cara de CJ5 e docs. de CJ3B? Divirta-se pois independente do ano, o importante é que um jeep!!!
fabioband4x4
23/07/2010, 09:33
Uma vez desencanado e com alma de jipeiro faz um contato com o pessoal de macaé dos jipeiros do petroleo , vc vai se enturmar com uma galera gente boa que faz passeios com frequencia e quem sabe qqr hora dessas nos encontramos aí em R.O.
Abraço e boa sorte:concordo:
ricardopinto
23/07/2010, 13:37
Documentação 100%, eu estou tranquilamente tentando saber um pouco mais sobre este meu novo/velho amigo.
De posse do número do chassis de 11 digitos descobri que "453gb2" é o modelo que foi fabricado nos EUA de 1953 a 1965 (ver site http://www.jeepfan.com/tech/vin45-68.php) e os números em seguida são o "Serial No.". Pela tabela disponibilizada no site acima, a numeração bate certinho com o ano de fabricação.
A minha teoria agora é que ele é realmente um CJ3 (importado) que ao longo dos anos teve a carroceria trocada por uma mais moderna de CJ5 (nacional). Esta minha tese bate tambem com o documento que tem informação sobre a REMarcação do chassis e trata o carro como sendo "IMP/JEEP" (IMPortado).
Documentação 100%, eu estou tranquilamente tentando saber um pouco mais sobre este meu novo/velho amigo.
De posse do número do chassis de 11 digitos descobri que "453gb2" é o modelo que foi fabricado nos EUA de 1953 a 1965 (ver site http://www.jeepfan.com/tech/vin45-68.php) e os números em seguida são o "Serial No.". Pela tabela disponibilizada no site acima, a numeração bate certinho com o ano de fabricação.
A minha teoria agora é que ele é realmente um CJ3 (importado) que ao longo dos anos teve a carroceria trocada por uma mais moderna de CJ5 (nacional). Esta minha tese bate tambem com o documento que tem informação sobre a REMarcação do chassis e trata o carro como sendo "IMP/JEEP" (IMPortado).
sobre o REM
é simples, o numero anteriormente era marcado no bloco do motor, logo o ex-donof ez certinho, levou o bloco e mandou fazer a marcação direta no chassis e por isso o REM e descarto o motor velho, atualmente deve estar com outro motor mais novo etc...
CJ3B é mais provavel por causa do chassis mais semelhante ao cj5, dai a razão de poucas alterações de se colocar uma carroceria das mais novas... você pode deixar assim ou apelar e voltar pra originalidade dele, mas é questãod e gosto, eu não mexeria nisso... :concordo:
Mauricio Rotta
23/07/2010, 15:04
Nem eu, fica com teu jeepão como está.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.