Ver Versão Completa : Diesel no CJ5
Pedro Henrique Pittella
01/09/2003, 18:49
Ae pessoal, estava eu pensando na hipótese de colocar um motor a diesel em meu Jeep 82, pois estou querendo viajar para lugares mais longos com ele e queria uma mecânica a diesel e confiável.
Já me falaram do 2.5 TURBO DIESEL que equipava a a Ranger.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse motor e quais outros motores a diesel se adaptam bem no Jeep.
Abraços, Pedro.
Aí amigo... Esse motor não equipava não só a Ranger como também a Blazer.....
É um bom motor, forte, robusto.... Mas o 2.8 é melhor né....
Mais potente.... Não sei qual seria mais fácil adaptar no jeep.... E também não sei qual é o mais barato.... POr que pra se por um motor desse, precisa de uma grana disponível..... Não é barato não.....
Abraço....
Pavani
Cícero Franco
02/09/2003, 08:53
O motor em questão é o Maxxion 2.5. É muito bom e dá para adaptar sem alterar muita coisa, só que custa 8.000 latinhas em ferro velho.
[]s
Tudo isso Cícero?!?
Quase comprei um jeep que tinha mecânica da Hilux....
Era um Cj5 1970 - motor 2.8 turbo intercooler, câmbio, diferenciais, a mecânica inteira da totota Hilux.... Era lindo... Sei quem é o mecânico que fez...
o site dele é www.jegteam.hpg.com.br
O cara é bom, ele pode te dizer qual a melhor opção também, entende do assunto....
Abraço....
Pavani
All,
O motor AP 1.9 a disel não seria uma boa opção?
Até.
Esse Ap 1.9 é bom?!?
Não é meio fraquinho não?!?
Quais são suas características?!?
Pavani
Pedro Henrique Pittella
02/09/2003, 14:09
Se eu não me engano, esse AP 1.9 era o que equipava a Kombi...meio fraco...
É, realmente eu estou na dúvida, pois ja me falaram muito (bem) dos motores 2.5 da Ranger e do 2.8 da Hilux. Estou na dúvida de qual deles ficaria melhor no Jeep, sem ter que fazer grandes mudanças...
Abraços, Pedro.
JeepDennis
02/09/2003, 14:26
Um mecanico amigo meu me disse que adaptou esse motor da kombi em um Jeep mas só que fica muito fraco, se vc pegar uma subidinha vc tem que engatar a primeira, o ideal seria os novos importados que equipa o Golf, esse sim é bom mas é meio caro.
JeepDennis
02/09/2003, 14:31
Quem tiver vontade$$$ de montar uma Ranger diesel no Jeep
Tem uma, ano 2003, com uns 25 mil km, PT = não dá
pra documentar, entretanto, dá pra aproveitar toda a mecanica, 2.8
power stroke, cambio e transferência (incluindo o bendito sistema
eléltrico da 4x4), bancos e forraçoes internas, eixo e suspensão
traseira, caçamba, e acho q mais algumas cositas. O cara quer 14
mil, talvez interesse pra alguem o lugar chama-se PONTO DIESEL, fica
na marginal da Castelo Branco, em Osasco,SP, o tel deles é 11 3686
9009
Cícero Franco
02/09/2003, 15:00
O da kombi, se náo me engano é 1.6. O 1.9 é o que é exportado para a Argentina nos Gol.
Em relação à documentação, o motor precisa ser de um carro que deu baixa junto ao Detran, se não, tu não podes emplacar o veículo e aí, se te pegarem numa blitz, além de tu teres o veículo apreendido, tu vais para o spa do carandirú passar uma temporada como receptador de mercadoria roubada. E o pior não é o que fazem contigo lá dentro, o pior é se tu gostares!!!!! :lol: :lol: :lol:
(brincadeira, né?)
[]s
marco cruz
02/09/2003, 19:02
All,
O motor a diesel da VW 1.9 (do Golf) ainda é um pouco fraco, devendo ser instalado um turbo para dar a potência necessária. De qualquer forma, esse motor novo custa R$ 8000,00.
O melhor mesmo é o 2.8, que equipa o Troller. Só que, zerado, custa R$ 17.000,00, mais o risco de assalto.
É muito bom, mas é caro...
[]'s gasolinados.
O motor 2.8 do Troller, é o mesmo motos 2.8 da S10.....
O 2.8 são quase todos iguais.... É um ótimo motor... Sem dúvida nenhuma....
Será que daria pra abaixar o preço da ranger?!? E sobre a tração "elétrica".... Vc pode tirar esse sistema, e colocar um sistema de alavancas.... Mas aí vc tem de comprar o kit pra acoplar....
O preço tá médio né.... Mas dá para aproveitar MUITA coisa da Ranger.... Não sei, se eu tivesse grana, acho que até iria dar uma olhada lá....
Não adianta, fica caro passar pra diesel... Por mais que nós queremos que o preço diminua não dá... POr que se for pra fazer, tem que fazer bem feito.... Um negócio bom, já que tá investindo.... Eu vi um jeep com motor 1.9 diesel pra vender tava uns 12 mil.... Mas logo achei MUITO fraco pra levar uns pneus BF33.... O Ideal seria do 2.5 pra cima....
Abraço.....
Pavani
Ah! Sobre o Cj com mecânica de Hilux.... Consegui entrar em contato com o cara...... Sabe quanto ele tá pedindo?!? Apenas R$30.000,00
Básico né?!? O cara conmprou o jeep por R$12.500,00
O que ele fez?!? Só enfeitou o jeep.... Botou aquele kit suspensão de m**** da Extreme 4X4, fez a lataria por que queria gastar mais dinheiro, por que a lataria tava boa, meteu uns para choque cromado nada haver.... O para choque parece umas chapas.... Acho que ele se inspiro em algum caminhão, or que foi feito com um mal gosto incrível... Tem o para choque principal, aí ele colocou duas chapas em cima dividas no meio por causa do guincho e duas iguais embaixo.... O cara tá viajando.... Só tá pedindo trintinha.... Alguém se interessa?!? Fiquei loco na hora que ouvi, ia discutir com o cara, mas achei melhor ficar queto... O jeep está anunciado naquela revista Vendo Autos....
Abraço....
Pavani
Cícero Franco
03/09/2003, 11:52
Já que estamos falando de motor diesel, alguém aí sabe de algum mecânico bom nisto em Porto Alegre que possa me dar uma ajuda?
[]s
EduardoLang
03/09/2003, 13:07
Olá pessoal,
Estou acompanhando os tópicos de adaptações de motores à diesel em jeep e tenho percebido que muitos têm o interesse, mas o problema acaba sempre nas latinhas........
Ao que posso perceber, a maioria do pessoal que possui um willis, não está usando-o como carro do dia a dia e sim para o lazer seja em trilhas ou passeios normais..........
Ent~~ao me pergunto: Porque que é que existe uma procura tamanha em se colocar um motor à diesel em um jeep willis?? Seria pelo seu poder de torque em baixas rotações???? E nos casos de altas rotações, embalos, como é que nos daríamos ? ? ? ? Será que o custo de manutenção de uma bomba injetora compensaria em comparação com o custo de manutenção de um carburador ? ? ? ? ? ?
Não sou totalmente defensor do uso de gasolina, até mesmo porque o custo da mesma é bastante alto. Mas se estamos prucurando um motor com um bom torque em baixa rotação e que se necessário suba de giro rapidamente, acho que temos boas opções em gasolina e além disso com o uso de GNV ( dependendo do motor).
Fora isso, como estamos usando os motores quase sempre em condições fora das normais de uso de qualquer veículo, quanto não custaria uma retífica ? ? ? já que estamos comprando motores usados e não novos na caixa ?!? ?!? ?!?
Não quero gerar polêmica de forma alguma, mas acho muito melhor investir em motores mais potentes à gasolina e CARBURADOS, pois caso haja qualquer problema em trilha é muito mais fácil de se resolver, do que um problema em uma bomba injetora ou até mesmo no sistema de injeção eletrônica ? ? ! ! !
Será que forcei muito?????
Me dsculpem, mas é minha opinião...........
Forte abraço a todos vcs e BOA SORTE ! ! ! ! ! ! !
Cícero Franco
03/09/2003, 13:33
Fala Eduardo
Minha idéia com a Potranca é prepará-la para tiros longos, não para trilha, por isto estou atrás do diesel. O GNV seria uma boa solução também, só que tem um pequeno detalhe: em Floripa, assim como em diversas outras cidades, não tem GNV!!! :(
Aí fdeu
[]s
Pedro Henrique Pittella
03/09/2003, 16:17
Fala Eduardo, sei que o que você falou em relação a um reparo emergencial em um motor carburado ser bem mais simples, é verdade. Mas você a de convir que pra um motor injetado dar problemas, é muito difícil, e pra fazer viajens longas como eu estou pretendendo, o diesel seria necessário, pois ficar rodando por aí, em viagens longas, fazendo
5..6 km/l é dose...hehe
Pra destruir na trilha mesmo eu uso um outro Jeep (74)....esse bebe.... :shock:
Abraços, Pedro.
Pelo fato de não usarmos o WILLYS no dia dia... É por que ele gasta muito, é um motor meio antigo, não é moderno, e com isso ele acaba se tornando meio desgastante de dirigi-lo....
Com um motor diesel, ele fica mais econômico.... Sem contar que é um motor M U I T O mais moderno.... Ele é usado em caminhonetes que saem de fábrica hoje em dia....
O meu sonho pelo menos o meu... É conseguir usar meu jeep tanto na cidade como nas trilhas, nas viagens e onde der ou onde não der pra ir... Justamente por isso, o nteresse pelo diesel... Pra poder usa-lo em todas as ocasiões....
Abraço....
Pavni
Cícero Franco
04/09/2003, 09:06
É isto aí Pavani. Hoje um motor diesel usado tu compra por umas 5 mil latinhas, isto um motor com uns 100 hp. Claro, trocou o motor, trocou a caixa, aí vão mais mil até dois mil, dependendo da caixa. Aí, se tu não for um mecânico, tem que pagar a mão de obra. Quer dizer, a bricadeira sai por algo entre sete e dez mil latinhas. É caro?
É. Mas é mais barato que ter um segundo carro.
[]s
E ai Pessoal !
Há um tempo atrás tive uma coceirinha pra trocar de motor e colocar um a diesel também, mas, depois de ter feito vários cálculos, percebi que pra mim não compensaria, pelo fato de que uso somente nos finais de semana a viatura de combate :D .
Eu fiz uma planilha no excel :shock: para calcular (a grosso modo, mas dando uma boa idéia do que você vai fazer, gastar :( e ganhar :lol: ) o custo benefício do implante de um outro motor.
É simples o cálculo: Você precisa saber quanto roda por mês com o veículo, qual a Km/L e o preço do combustivel de seu motor atual.
Depois é informar o valor gasto para a adaptação, a Km/L que esse motor novo vai fazer e o preço do combustível que vai utilizar.
Usem somente os campos em azul. O resto é fórmula.
Existem vários outros fatores para cálculo de custo/benefício, utilizei somente o de consumo.
È aquela história: Gosto, conforto e Prazer é igual mastercard... NÃO TEM PREÇO !
Qualquer duvida escrevam.
Abraços Tracionados
KGE
RedCJ5 - 63 - 6cc TudiBão!
Equipe IgaraTração Off-Road
www.igaratracao.hpg.com.br
Eduardo Velo
04/09/2003, 17:24
Kge , eu tbm tinha feito uma tabela muito parecida com a sua no Excell , vc só esqueceu de um detalhe , preço de revenda , foi esse o detalhe que me fez mudar para um diesel . Numa tabela simples as 7.000 lts de dif. pra um diesel já derruba a troca , no valor de investimento tem que ter tbm capital de retorno para equilibrar , por ex.:
Valor do carro 8000 lts , vlr do investimento 7000 lts , valor de revenda > 15.000 lts , todos sabem que qqer jipe diesel , estando bom , não sai por menos q isso . (Se tiver me informe que tenho amigos querendo comprar ). Portanto vc praticamente zera o tempo de retorno .
Isso vale para o motor colocado tbm , lógico , 1.9 é um valor bem diferente do 2.5 sprint e isso vai influir no valor de revenda .
Se tiver pra investir , vale a pena sim , se for fazer um financiamento pra levantar a grana , aí esquece .
E duvido muito , que depois da adaptação bem feitinha vc queira vender .
Diesel é Diesel :D :D
EduardoLang
04/09/2003, 17:39
Fala aí Edu ! ! ! !
Não concordo muito com vc, pois vc só poderia levar em consideração o valor de venda, se vc soubesse que em determinada data vc estaria disposto a se desfazer do bem, incorporando então o valor do investimento.
Neste caso, vc deve considerar também o quanto vc deixou de ganhar com $$ aplicado no mercado financeiro, aí vc teria então mais um problema, que seria o quanto o mercado financeiro estaria disposto a pagar pelo seu recurso e aí a coisa começa a ficar muito longa ! ! ! !
Existe um ditado que diz: "mais vale uma barriga cheia do que um bolso cheio de dinheiro". Trocando em miúdos, eu acho que vale mais apena a satisfação do que a grana..... é claro que se dispuser do QSJ ! ! !
SDS
Eduardo Velo
04/09/2003, 18:02
Valeu a dica Xara , realmente tem a perda no mercado financeiro , mas tem o ganho com o uso , se essa equação vai se equilibrar só o tempo pode dizer . por enquanto , em 1 ano , tô no lucro , deixei de ganhar em investimentos , mas ganhei , e muito , no uso ...
Sair pra rodar 4 a 5000 km num jipe , direto , sem problemas , não tem preço . Carro Diesel é estradeiro , qto + estrada melhor ele fica . Qto ao QSJ , ainda tô 1/2 baqueado , mas devagar me acerto . Afinal " Passarinho que come pedra , sabe o c. que tem "
Camaradas ai vai duas fotos de um jeeep com motor a diesel
Diesel é diesel.... Não preciso dizer mais nada....
Cícero Franco
09/09/2003, 11:06
Acho que para tiros longos o diesel é melhor. Agora, se for prá fazer trilha, aí não sei se vale a pena.
[]s
Eduardo Velo
10/09/2003, 18:32
Fala Cícero , motor diesel geralmente tem torque com bx rpm , isso é ótimo em trilhas , vc vai ver qdo a potranca tiver rodando com o barulhento , sobe qqer morro na manha , pra tiro longo é bom tbm pq motor diesel é feito pra rodar sem parar , só tem problema na velocidade , se vc configurar pra correr (dif. + cambio) não ficar tão bom na trilha , se vc configurar pra torque em bx rpm fica + lento na estrada , vai o gosto do freguês .
walter.andreis
11/09/2003, 01:56
Pessoal,
Aproveitando o tópico...
Eu andei comparando os motores MWM Sprint 2.8 TDI das S10 da vida, e o Maxion 2.8 TDI das ford's... impressão minha ou o Maxion é melhor em todos os sentidos? + Torque, Torque mais baixo, consumo igual, maior potência cv, etc etc etc???
Eu estava procurando por MWM's (pois para mim eu achava o melhor da categoria), e depois que comparei os motores (pelas caracteristicas apresentadas em 1 revista 4x4&cia) não sei mais oque procurar... :?
Além de tudo isso, me falaram que o Maxion tem a manutenção + em conta... :roll:
E aí pessoal.. alguém, sabe me dizer mais sobre estes motores?
[]'s
Cícero Franco
11/09/2003, 09:04
É melhor mesmo, e além disto é feito no Rio Grande, tchê!!!
Tou colocando as características dele no download.
[]s
walter.andreis
11/09/2003, 18:49
Valew Cícero...
E, soh pra aumentar a lista de dúvidas.. : Quem sabe o peso do MWM / Maxion?
As vezes a diferença de potência pode ser perdida em peso... :shock:
[]'s
Eu andei comparando os motores MWM Sprint 2.8 TDI das S10 da vida, e o Maxion 2.8 TDI das ford's... impressão minha ou o Maxion é melhor em todos os sentidos? + Torque, Torque mais baixo, consumo igual, maior potência cv, etc etc etc???
E aí pessoal.. alguém, sabe me dizer mais sobre estes motores?
:D Grande Walter!!!
:D Quando a Land Rover veio para o Brasil, trouxe a tecnologia do motor, que é fabricado pela Internacional Engines, antiga Maxion, em Canoas - RS. Começaram com o 2.5 TDi e hoje tem o 2.8. Já sei que estão desenvolvendo um 3.0 TDi com mais de 200 pocotós!!!! :D De cara vai para a Ranger, mas já pensou um desses num Defender???? O pessoal aqui já está colocando os 2.8 nos Defender, pois até hoje sai de fábrica com o 2.5... :? A boa é que é "Plug&Play", tira um e põe o outro, sem adaptações e gambis... :wink:
[]'s
Cícero Franco
12/09/2003, 08:33
Do Maxion de 2,5 litros é 205 kg e ele tem uma potência de 115 cv. O MWM de 2,8 litros pesa 198 kg e tem uma potência de 132 cv. Logo conclui-se que o MWM deva ter um rendimento maior.
[]s
Do Maxion de 2,5 litros é 205 kg e ele tem uma potência de 115 cv. O MWM de 2,8 litros pesa 198 kg e tem uma potência de 132 cv. Logo conclui-se que o MWM deva ter um rendimento maior.
:D Grande Cícero!!!
:D É... Mas o 2.8 da Maxion (Internacional Engines) tem 135 cv! :wink:
[]'s
Pedro Bachir
14/09/2003, 19:01
E ae?
PEnsando no futuro, a retifica do mwm é mais barata e mais facil do que a de qualquer outro, é só trocar as camisas, e não precisa nem decer o motor.
Eu sou suspeito pois tenho uma F-1000 com esse motor, e ele esta com uns 400.000km e ainda esta longe da hora de retificar.
flw
walter.andreis
14/09/2003, 19:11
O interessante dos motores International, é o sistema de geometria variável da turbina (TGV)...
Vou provurar mais sobre estes motores e posto aki no forum...
[]´s
Cícero Franco
15/09/2003, 08:23
É, o 2.8 é mais potente. No site da Maxion tem toda esta informação.
http://www.maxion-motores.com.br
[]s