Ver Versão Completa : aquecimento Dakota Diesel
jorge fernandes de meneze
20/07/2010, 21:22
boa Noite amigos sou reparador em Niteroi e sou especializado em injeção eletronica gasol. alcool não domino muito diesel , mas estou com uma Dakota 2.5 diesel com problemas de aquecimento. Quando retiro a tampa do reservatório funciona os 4 cilindros normalmente quando a coloco não funciona o 4 cilindro e sai fumaça , retirei os cabeçotes não vejo indício de junta queimada ou cabeçote rachado, pode ser camisa ? alguem ja viu algo parecido ?
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 21:51
boa Noite amigos sou reparador em Niteroi e sou especializado em injeção eletronica gasol. alcool não domino muito diesel , mas estou com uma Dakota 2.5 diesel com problemas de aquecimento. Quando retiro a tampa do reservatório funciona os 4 cilindros normalmente quando a coloco não funciona o 4 cilindro e sai fumaça , retirei os cabeçotes não vejo indício de junta queimada ou cabeçote rachado, pode ser camisa ? alguem ja viu algo parecido ?
Pelos relatos anteriores no fórum, o mais comum nesse cabeçotes são as rachaduras mesmo. Deve ser bem pequena e a água passa quando pressão sobe.
Marcelo-HPE
20/07/2010, 22:07
Amigo ;
Dá uma olhada nesse tópico aqui !!
Quem entende bem de Dakota é o nosso amigo Sergio Augusto aqui do forum .
Manda uma Mensagem privada pra ele .
abs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57831
SERGIO AUGUSTO
20/07/2010, 22:51
Fala Jorge:
Pelo que relata, infelizmente é o sintoma de cabeçote trincado/rachado(ele trinca no "pé" da vela aquecedora, e por vezes, não se consegue ver a olho nú facilmente. Amanha pela manha, te passo as dicas do que tem que fazer, para resolver o problema, pois tenho que te enviar uns arquivos, e minha internet aqui em casa, de novo, ta uma m@rda!
Devo abrir um tópico amanha, relatando a retífica do motor da minha dakota, que começarei os selviços a partir do dia 05/08, mas hoje fechei as ultimas peças que faltavam pra retífica, vou relatar tudo, inclusive os custos detalhados(fiz uma planilha que estou preenchendo, com os valores das peças, onde comprei, contato, telefone).
Abraço
Sérgio.
SERGIO AUGUSTO
21/07/2010, 08:33
Fala Jorge:
Pelo que relata, infelizmente é o sintoma de cabeçote trincado/rachado(ele trinca no "pé" da vela aquecedora, e por vezes, não se consegue ver a olho nú facilmente. Amanha pela manha, te passo as dicas do que tem que fazer, para resolver o problema, pois tenho que te enviar uns arquivos, e minha internet aqui em casa, de novo, ta uma m@rda!
Devo abrir um tópico amanha, relatando a retífica do motor da minha dakota, que começarei os selviços a partir do dia 05/08, mas hoje fechei as ultimas peças que faltavam pra retífica, vou relatar tudo, inclusive os custos detalhados(fiz uma planilha que estou preenchendo, com os valores das peças, onde comprei, contato, telefone).
Abraço
Sérgio.
Jorge:
Manda uma MP com seu email, para eu lhe enviar o amnual do motor, onde tem as instruções para montagem e desmonatgem dos cabeçotes, e o princiapal, a maneira(sequencia de aperto), e o torque a ser empregado nos parafusos dos cabeçotes.
Quanto ao material segue:
1- Veja com o proprietário, a possibilidade de TROCAR OS QUATRO CABEÇOTES, não trouqe só o que descobrir com defeito. NÃO UTILIZE OUTRO(CABEÇOTE), QUE NÃO DA MARCA APAZ MADRID, que tem um "reprojeto" dos dutos de água, que evita o superaquecimento dos mesmos, na área do pé das velas aquecedoras, e demais modificações que evitam os problemas de trinca. Leve numa retífica boa, e coloque "acessorios" NOVOS nos cabeçotes(VALVULAS, MOLAS, PRATOS, RETENTORES), nas lojas que comprei(na planilha), voce acha isso, ou dependendo da retífica, eles podem ter.
2- NÃO REUTILIZE OS PARAFUSOS DE APERTO DOS CABEÇOTES, coloque parafusos NOVOS, da MARCA AJUSA.
3- COLOQUE A JUNTA DOS CABEÇOTES DE ACORDO À MEDIDA DE PROTUSÃO DOS PISTÕES, que voce fará, seguindo as orientações do manual(nada de extraordinário), existem tres espessuras de junta.
4- Voce vai precisar do jogo de juntas superior, pode ser APEX, é mais barato e é de boa qualidade(não sei se encontrará somente as juntas superiores, talvez tenha que comprar o jogo inteiro)
COLOQUE JUNTA TAMBÉM DA AJUSA( a AJUSA É EXTAMENTE IGUAL A ORIGINAL CHRYSLER, só que custa 1/3).
5- NÀO ESQUEÇA DE REVISAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO, de uma boa limpeza no radiador, e TROQUE A VALVULA TERMOSTÄTICA(é bem barato, uns R$ 40,00 a R$ 50,00 da MTE). A valvula deste motor, é exatamente a mesma do motor MB 352(1113,1313,etc), coloque a de 71 graus, do 352, a original é para 82 graus, mas pode colcar sem problemas a do 352. de 71 graus. NÃO DEIXE SEM A VÁLVULA.
Tou te mandando anexo, uma planilha, que montei, e vou colcar no tópico que pretendo abrir, onde detalharei o serviço que farei na minha. Mas segue a planilha pra voce em primeira mão,hehe.... Tem a loja , contato, e preço das peças que comprei, uma observação, os preços na planilha, já está embutido o valor do frete(sedex), para a peça posta aqui em casa. depedendo de onde comprar, terá alguma diferença pra mais ou pra menos.
Uma questão quanto aos cabeçotes; entre em contato com a pessoa que está na planilha(Andréa APAZ), para lhe dizer qual a distribuidora aqui no Brasil, onde pode encontrar os cabeçotes, pois eles não estão conseguindo vender direto ao consumidor(exportar), pequenas quantidades.
O preço dos cabeçotes, que está na planilha, não serve de base, pois eles me mandaram em carater de teste, então fizeram uma condição especial, mas os outros ítens, são preços reais.
Abraço
Sérgio
hivaldo hivaldo
22/07/2011, 20:46
carro sergio, sou hivaldo de brasília. Estou com problema na minha dakota.
por favor me diga como se saiu com a retifica da sua, (cabeçote). obrigado.
hivaldo@gmail,com
SERGIO AUGUSTO
23/07/2011, 05:11
carro sergio, sou hivaldo de brasília. Estou com problema na minha dakota.
por favor me diga como se saiu com a retifica da sua, (cabeçote). obrigado.
hivaldo@gmail,com
Fala Hivaldo:
Qual o problema da sua Dakota, exatamente? aquecimento, também?
Se quiser me mande uma MP ou email(sergioaugustooliveira@hotmail.com ), que te passamos as informações.
Quanto a retífica da minha, tudo na mais perfeita ordem. Saiu tudo como planejado.
Abraço
Sérgio
monicheli
14/06/2014, 13:27
boa tarde Sergio
estou com uma dakota 2001 com o motor VM mandei retificar o cabeçote
qual e a marca da junto original que eu coloco pra não ter problema?
e se os cabeçote tem ordem?
EMERSON LUIS
16/07/2014, 21:17
boa tarde Sergio
estou com uma dakota 2001 com o motor VM mandei retificar o cabeçote
qual e a marca da junto original que eu coloco pra não ter problema?
e se os cabeçote tem ordem?
Boa Noite Sergio Augusto, comprei uma Dakota 2.5 diesel e a mesma veio com oleo no reservatorio de agua, e aquecendo.
Moro em uma cidade com poucos mecânicos, então eu mesmo assumo as pesquisas para tentar ajuda-los a consertar.
mandei tirar os 4 cabeçotes e os mesmos estavam com os parafusos folgados, comprei uma junta de metal marca japonesa de 2 PIC, a junta da tampa de válvulas e a junta da admissão.
Apos montagem verei o funcionamento e em outra oportunidade faço um exame mais detalhado dos cabeçotes.
Preciso do torque dos parafusos e a ordem de aperto. Agradeço a Sergio pela informação ou outro usuário que possa me informar.
Marcio Freitas 2.5
03/08/2014, 21:14
Boa noite pessoal !!! Comprei uma dakota 2.5 TD, com motor feito inteiro, trocado os cabeçotes e estou com problema de aquecimento... quando ando com ela na cidade ela mantem a temperatura baixa mas se pego pista e aperto um pouco mais ela joga água fora e sobe a temperatura !!! Se alguém puder me dar um auxilio fico grato. Outra coisa aquele bico eletrônico (aquele que tem um chicotinho) alguém sabe onde eu encontro, o meu não esta 100% !!! qual o sintoma dela se esse bico não estiver funcionando corretamente ??? Desde já agradeço !!!
Itamar Moreira
14/07/2016, 11:39
Olá Sérgio!Vc pode me enviar a sequência de aperto e o torque dos parafusos do cabeçote da dakota diesel!tive problemas com vazamento de água em algum deles!o mecânico usou muito torque e partiu!agora estou trocando e preciso dessas informações corretas!se puder me passar por e-mail Agradeço! itamarmoreira2013@hotmail.com
Itamar Moreira
14/07/2016, 12:08
Olá Sérgio!Vc pode me enviar a sequência de aperto e o torque dos parafusos do cabeçote da dakota diesel!tive problemas com vazamento de água em algum deles!o mecânico usou muito torque e partiu!agora estou trocando e preciso dessas informações corretas!se puder me passar por e-mail Agradeço! itamarmoreira2013@hotmail.com
Jpcorrea
23/02/2018, 14:28
Boa tarde, sou novo no foram e tenho acompanhado as informações sobre diretamente, sobre assuntos de aquecimento e rachaduras nos cabeçotes da Dodge Dakota 2.5 TB diesel. Na maioria das conversas o pessoal diz, "troca o motor para um mwm".
Pessoal não seria possível tentar resolver esse defeito (que provavelmente seja um defeito de fabricação) em vez de trocar o motor? Tentar descobrir o que realmente pode dar uma solução a este problema? E passarmos essa informações para ajudar a todos que são fãs.
Eu gosto muito do minha, e não gostaria de modificar nada nela.
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