PDA

Ver Versão Completa : MAIS OU MENOS 5,02 Km x l



José Roberto
16/03/2005, 10:20
Alguém conhece algum tipo de intrumento que totalize o volume de gasolina consumido (tipo hidrómetro) entre dois pontos?
Com o uso de um medidor deste e um odometro bem calibrado ficaria mais fácil e precisa a informação sobre o consumo a qualquer tempo e situação de uso. As medições que vejo são todas mais ou menos.
Aproveitando e espaço, tenho um bote inflábel (casco de fibra) e motor 50 CV para trocar por um 4 x 4.
Instrumetistas de plantão, conto com vocês.

Santoro
16/03/2005, 10:23
ue , sempre fiz do jeito padrao e nunca deu problema , km/litros e obvio q n vai ficar 100% , mas da pra ter uma noção ,

José Roberto
16/03/2005, 10:35
Santoro,

É assim que tenho feito também.
Minha intenção é conseguir algo mais preciso (não precisa ser 100%) mas que indique o consumo em situações bem diferentes (estrada, trilha pesada, leve, etc.).
Do jeito padrão a acúmulo de erros é grande uma vez ser difícil confiar no indicador de combustível (Jeep Ford 82) e nos cálculos em função da quantidade de gasolina adicionada em cada reabastecimento. Fica sempre um certo volume no tanque, oque aumenta o erro.
Se existir o que estou procurando OK senão vai mesmo na técnica Iugoslava - náscocha!

Santoro
16/03/2005, 10:43
bom , o q eu faço e o seguinte , mando sempre abastecer ate desarmar a bomba , entao sempre tem a quatidade de gasolina parecida , nunca confiei no meu marcador de combustivel , sempre pela kilometragem rodada . quando viajo , ai eu encho ele ate encima , e repito o msm procedimento quando tenho q reabastecer de novo , sempre q eu abasteço ,e u peço anota do posto e anoto atras dela a kilometragem q eu abasteci e quantos km l ele fez comparado a outra nota . sei q pode ter uma variação e tudo mais , mas fica sempre entre 6, e 6,5 as vezes se pego muito engarrafamento faz 5,8 , depende , na estrada andando a 80 faz 9.5

Rogério Barthy
23/03/2005, 17:33
Santoro, usualmente tbm faço isso, até desarmar a bomba, para manter uma padronização e saber o quanto está bebendo o guloso...
Agora, já tem um mês que não completo o tanque com gasolina já que estou rodando direto no GNV.
Ele a cada medição, está fazendo mais km/ m³, começando por 5.5 km, passando para 6,3 Km , 7,1 Km e agora 7,8 km/m³ . que aqui em Resende é vendido por R$ 0,93 o metro cúbico.
A autonomia da viatura está beirando os 120 km na cidade. (nada mau não ?)

Thiago Serpa
23/03/2005, 21:53
Santoro, usualmente tbm faço isso, até desarmar a bomba, para manter uma padronização e saber o quanto está bebendo o guloso...
Agora, já tem um mês que não completo o tanque com gasolina já que estou rodando direto no GNV.
Ele a cada medição, está fazendo mais km/ m³, começando por 5.5 km, passando para 6,3 Km , 7,1 Km e agora 7,8 km/m³ . que aqui em Resende é vendido por R$ 0,93 o metro cúbico.
A autonomia da viatura está beirando os 120 km na cidade. (nada mau não ?)

qual cilindro você colocou?

Santoro
24/03/2005, 10:19
nada mal rogerio ... o meu n sei ainda se vou colcoar o gas ou ao invez de gastar o dinheiro no gas juntar mais um pouco e investir num motor a diesel logo ... como meu carro ta parado quase um mes , quando votlar a andar vou ver quanto ele ta fazendo , ja q mudei umas coisas no carburador dele ... ele fazia 6 por litro , espero q de uma melhorada ... descobri q tava com o gigle de lenta errada , estava com o 57,5 , quanto o correto e o 50 .

Rogério Barthy
24/03/2005, 10:55
Thiago, instalei dois cilindros de 7,5 m³ sob o banco trazeiro do meu CJ-5, já que há a limitação de espaço entre oas caixas de rodas trazeira.
Abastecendo em um posto que tenha pressão, é possivel colocar mais de 16m³ para ter uma autonomia considerável.

Rogério Barthy
24/03/2005, 11:33
Santoro, quando instalei o gnv em minha viatura, pesou muito o fator $$$, já que efetuei várias simulações quanto aos gastos relativos a adaptação/instalação/transformação/legalização/manutenção/aquisição.
Como já tinha o motor e caixa em bom estado, não ficaria economicamente viável, a transformação. Se me lembro bem, o Km rodado: gaz $ 0,44; diesel $0,16; GNV $ 0,12; Alcool $ 0,38.
Pesando muito conversão para cada, ou seja:
Gas. $ 0,00 ; Díesel $ 10.000,00(reforço do chassis, motor, adaptação mão de obra, peças, freio, escapamento, adaptação confecção de peças, documentação, vistorias.) GNV $ 2.600,00 (conversão + vistorias + documentação); Alcool $600,00 (cabeçote + carburador + mão de obra).
Deve-se levar em consideração a quilometragem rodada mensalmente para chegar a um cálculo mais preciso e ainda no caso do díesel, a motorização a ser utilizada.
No meu caso, como não irei fazer grandes viagens com o Jeep e ainda, por estar usando a viatura na cidade para pequenos deslocamentos, como segundo veículo, por enquanto estou satisfeito.
Estou rodando cerca de 600 km mensal.

Santoro
24/03/2005, 14:23
e eu ja fiz esses calculos , mas como pretendo fazer viagens com o carro , e sendo meu unico veiculo estou estudando essa posssibilidade ainda ....

Rogério Barthy
24/03/2005, 15:50
Para que possa viajar com conforto, segurança e confiabilidade, se prepare para gastar uns bons $$$, para que possa refazer e montar seu carro para ter suspensão/estabilidade, motor/economia, autonomia/velocidade.

Santoro
24/03/2005, 21:46
um dia chego la rogerio .... sao planos ... por enquanto fico na gasolina msm .. ja q ele n esta fazendo tãoooo mal assim ... mas ja vou começando a investir nos planos aos poucos ....

outra coisa rogerio , aki no rj , tem um cj q vai nos encontros q ta com o motor da besta akele 2.7 se n me engano , e conversando com o dono ele me disse q instalou sem precisar mudar nada da caixa , redução nem nada , e segundo o dono tava muito bom , chegando na estrada numa velocidader de 100 , 110 de cruzeiro na estrada . estou observando essa instalação dele e tou tendo algumas ideias , ja q esse motor da besta e mais barato q outros motores .. e n porecisaria mexr muito na mecanica .... , por enquanto so observaçoes

ah no meu carro , ate q viajo com um conforto relativo , devido aos cortes na caixa de rodas pra ela chegar mais pra tras , ja fiz uma viagem no crnaval de quase 1800 km , isso contando ida volta e rodando por la , so o q doeu foi o bolso msm ....hehehe o conforto foi digamos assim , trankilo ..