Ver Versão Completa : CUIDADO com towbar
SERGIO MOLLO
20/07/2010, 19:16
Srs; Semana passada, meu towbar soltou, e pegou justamente um buraco na rua, alem de ter dado um belo salto, ganhei de presente um capu amassado, dois paralamas arrebentados e a ponta do chassis entortada,fora o desalinhamento da carroceria.
daqui endiante, depois de tudo arrumado, serao duas travas no towbar, para ter certesa que nao vou tombar.
terrivel isso
não é a primeira vez que vejo isso, meu chassis foi alongado 37cm porque utilizei a parte de trás de outro chassis de cj5... Esse por sua vez entortou numa estrada com exatamente o mesmo problema que ocorreu contigo, sendo impossivel recuperar a dianteira quando as soldas estouraram da frente, causando um baita preju...
Towbar legal seria retirável e desmontável... desnecessário ficar na frente do jeep sem usar
abraços sabendo o nivel do estrago :-(
fabioband4x4
20/07/2010, 21:13
É quando penso em cada coisa que a turma anda "fabricando" por aí...:putz:
Mauricio Rotta
21/07/2010, 08:31
Eu nunca deixo aquela armação do inferno pendurada na cara do Jeep, fabriquei o meu com sistema de chavetas que posso retirar a hora q eu quiser.
matrakaum
21/07/2010, 09:11
O meu coloquei uma cinta presa na alça do capô c/ aquelas travas de esticar...soh se arrebentar a cinta que é de Nylon...cinta para prender carga de caminhão...
Leco1974
21/07/2010, 10:38
Eu vi na internet, num site americano, um modelo de towbar idêntico aos nossos, mas ele podia ser destacado facilmente do suporte e ERA DOBRÁVEL (as pontas se juntavam e no meio de cada braço tinha uma dobradiça, ou seja, muito prático, coisa que nunca vi aqui nas lojas de artigos 4X4). Só não acho o site pra postar a foto aqui, mas acho que vale a pena procurar pra quem tem as manhas da importação.
Bah o cambão/towbar, quando cai andando faz um estrago mesmo, um parceiro de trilha quase se matou com sua rural quando o cambão se desprendeu e caiu andando a uns 90 Km/h...
No meu jeep uso o cambão da keko fabricado para o niva, ele é curvado, não sei explica, que sabe uma foto explica melhor...
Essa curvatura que ele tem é ótima pela diferença de altura do jeep para a camionete, o cambão não fica apontado para baixo enforcando a bolota no encaixe...
Sem fala que o sistema de fixar ele no jeep é por pinos e travas, facilitando assim tirá-lo quando não esta em uso... coisa que sempre faço!
Segue foto do cambão do niva com a curvatura que falei...
OBS: essa foto estava aqui no fórum, quem sabe não da pra ver direitoa curvatura...
Existe um cambão "telescópico" e removível à venda no mercado livre. Nunca vi um de perto e não sei se aguenta, ou quanto aguenta. Talvez ajude aos "professores pardais" de plantão a desenvolver alternativas.
Me lembro ter visto em algum topico sobre Legislação de Transito...que quando não esta em uso (cidade, estrada) o towbar não pode ficar na frente(proibido por lei)...como de costume.
Mas ai vem a outra questão no meu caso que tenho CJ... se não carregar ele na frente ..onde vou colocar?..(towbar é um acessario que esta na minha lista de prioridades)
SAPO-BOMBA
21/07/2010, 12:10
Existe um cambão "telescópico" e removível à venda no mercado livre. Nunca vi um de perto e não sei se aguenta, ou quanto aguenta. Talvez ajude aos "professores pardais" de plantão a desenvolver alternativas.
Amigo Flaibam, eu já ia comentar justamente sobre essa possibilidade.
É viável, desde que seja bem construído e planejado pra aguentar o peso que vai ser tracionado... E por sinal é mais seguro tb! :mrgreen:
BoaTrilha
21/07/2010, 12:40
Isso foi uma coisa que sempre me preocupei....
pois já tinha visto relatos que o susto é grande, e o prejuizo tbm.
mas no meu caso, coloquei uma trava em meu towbar pra que ele não passe de certo ponto, mesmo solto, ele ficaria paralelo ao solo.
André Luiz Rossetim
21/07/2010, 13:20
Segue foto do cambão do niva com a curvatura que falei...
OBS: essa foto estava aqui no fórum, quem sabe não da pra ver direitoa curvatura...
Cambão e Towbar são coisa bem distintas:
* Cambão - Haste rigida - tubo que pode ser telescopico ou não, mas fica sempre guardado no interior do veiculo, apenas substitui a cordão, com mais segurança, mas ainda tem que ter alguem dentro do carro freiando e guiando.
* Towbar - igual ao da sua foto, treliça triangular, que permite rebocar o veiculo sem necessidade de motoristo no rebocado, mas...é mais pratico deixa-lo a frente do veiculo sempre. Exite o tipo dobravel.
Cambão e Towbar são coisa bem distintas:
* Cambão - Haste rigida - tubo que pode ser telescopico ou não, mas fica sempre guardado no interior do veiculo, apenas substitui a cordão, com mais segurança, mas ainda tem que ter alguem dentro do carro freiando e guiando.
* Towbar - igual ao da sua foto, treliça triangular, que permite rebocar o veiculo sem necessidade de motoristo no rebocado, mas...é mais pratico deixa-lo a frente do veiculo sempre. Exite o tipo dobravel.
Humm... blz eu não sabia que cambão e towbar são diferentes...
É preciso explicar isso também para a maceral fabricante de towbar que também chama o mesmo de cambão...
Na maioria dos site que vendem peças e acessórios para 4x4 também chamam o towbar de cambão... inclusive junto... como no exemplo a seguir
http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=548
Towbar (cambão)
Pelo visto, muitos acham que towbar e cambão são a mesma coisa, principalmente em se tratando de jeep, duvido alguém puxar o jeep com o tal Cambão - Haste rigida - tubo que pode ser telescopico ou não, tendo de ter alguém (zequinha) guiando o jeep...ainda mais em trajetos longos!
Sendo assim é até natural assimilar o towbar ao cambão e acabar por trocar os nomes!
Leco1974
21/07/2010, 14:08
Vivendo e aprendendo. Eu achava que eram sinônimos cambão e towbar, apenas o último sendo um estrangeirismo. Valeww.:mrgreen:
Rodrigo Baratti
21/07/2010, 14:41
No meu eu, além do parafuso que vem travando o towbar eu o prendo com um cinta ou elastico a grade dianteira.
Caso o parafuso se solte ou cisalhe o towbar ainda esta preso.
[]
Elmer_Jeep
21/07/2010, 15:14
Já vi muito esse filme...
Rodei muito tempo com towbar pregado no parachoque e nunca tive problemas, o modelo da Maceral possui trava no lado esquerdo eu refurei pra 10mm e usava um parafuso com porca travante, basta inspecionar de vez em quando que não terá surpresas desagradáveis.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1bbd060feba2f542f293654d66d0f76f.jpg
[]'s
Gustavo de Olliveira
21/07/2010, 16:23
Uso maceral.
vem com trava ( um parafuso )
pra garantir tambem amarro na grade.
Sem chance de cair
Edison - Mp3
21/07/2010, 16:54
Tenho no Skoll e uso normalmente. Claro que alem da trava com parafuso em paralelo (mesmo sistema dos jumelos revolver), pino trava, ainda coloco o cabo do guincho. Mesmo assim em uma brincadeira na Tuia (trilha cidreira x tramandai) estava sem a trava e um parceiro não prendeu o gancho do guincho certo e o babaca aqui não revisou depois de ter tirado um T4 do atoleiro, resultado um pt susto. O bicho tombou em uma descidada de duna. Sorte ser areia de duna, mas entortou todo. Só um susto e uma reforma no towbar forçada.
Abr
edison
Paulo1234
21/07/2010, 17:04
Bom, eu acho o uso do towbar meio anti estetico, pq fica dandoa entender que o jeep é um veiculo que a toda hora tem que andar puxado...
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASS creio que essas travas resolvam, e se a pessoa não quiser usar MESMO na frente, pode usar preso ao estepe atraz!
é o que eu ia dizer...
porque nao colocar la atras entre o suporte de galao e a tampa traseira?
O meu quando levo junto carrego ali.
Denis Takashi
22/07/2010, 00:52
Bom, já vi esse filme acontecer.... além de chassis, no Cj em questão foi toda a parte de para lamas, capô e etc para o espaço...
Outra coisa que dizem ser bom : Além do parafuso ( Pô, a chance de cisalhar um M10 que está apenas segurando o towbar é quase nula), já vi gente botando um cadeado também, uma vez que se o Cj não tem trava de direção, carneiro ou coisa assim, é só chegar com outro carro e rebocar... Ok, meio improvável, mas é algo que já ouvi dizer que ocorreu...
Falando em towbar : Quem que vende aqueles suportes do towbar que são presos ao para choques por 4 parafusos M8 galvanizados, daqueles que nem marcação na cabeça possuem ?? Será que eles pensam que aguenta rebocar um CJ ?? Quando vejo gente usando aquilo não sei se rio ou se choro....
Elmer_Jeep
22/07/2010, 09:11
Falando em towbar : Quem que vende aqueles suportes do towbar que são presos ao para choques por 4 parafusos M8 galvanizados, daqueles que nem marcação na cabeça possuem ?? Será que eles pensam que aguenta rebocar um CJ ?? Quando vejo gente usando aquilo não sei se rio ou se choro....
Bem lembrado essa parte, aqueles parafusinhos brilhosos eu jogo fora junto com o plástico bolha que vem no towbar :lol:
No meus também utilizava M10 com arruela lisa de diametro externo grande, só não no que já vem soldado ao suporte pois nao tem como removê-lo, mas usava nele porca travante.
[]'s
SERGIO MOLLO
29/07/2010, 15:25
Como eu mesmo que fiz o towbar, depois do estrago que fez no meu jeep, posso garantir que ele e' bem forte, e aguenta o pau, ate' o suporte que vai no parachoque (que nao me inspirava muita confianca) aguentou bem a porrada.