Conectar

Ver Versão Completa : Funcionamento da T-Case.

Waldmann
20/07/2010, 17:53
Caros Amigos,
Quero lhes parabenizar pelo excelente material deste fórum,de primeira qualidade mesmo!

Estou fazendo Técnico em Automobilística,e venho me interessando cada vez mais pelos 4x4.:dance:
Uma das coisas que me intrigava era a T-Case.Não entendia como funcionava,sabia pouco da função e sobre 4x4 High e Low.
Hoje, vagando pelo Youtube, encontrei um vídeo muito bom sobre o funcionamento desta peça tão querida entre os Jipeiros, não sei se já foi postado,mas mesmo assim gostaria de colaborar.

Abraços!

http://www.youtube.com/watch?v=0gUSaNryioI

Fernando Massad
20/07/2010, 18:51
Legal o vídeo, Waldmann.
No caso, a t-case mostrada tem o funcionamento por corrente (caso da Pajero e outros). Existe a t-case com funcionamento só por engrenagens, sem corrente interna (caso dos Willys, p.ex).
Vlw

Janke
20/07/2010, 20:03
Muito bom o video, bem interessante entender o funcionamento das t-case

Waldmann
20/07/2010, 21:01
Fernando,
Você teria fotos desse sistema?
Haveria a necessidade de possuir mais um eixo para sustentar essa engrenagem de ligação,né?
A solução da correia é bem melhor e barata,não?

hercilio.neto
20/07/2010, 21:42
Que legal esse video

HERCILIO NETO

Fernando Massad
21/07/2010, 07:35
Fernando,
Haveria a necessidade de possuir mais um eixo para sustentar essa engrenagem de ligação,né?

Waldmann,
não tenho fotos não, mas se vc pesquisar é capaz de encontrar. O sistema é igual ao da própria caixa de marchas convencional que não tem corrente. Caixas de marchas, até onde sei, normalmente não possuem correntes.
A vantagem do sistema da t-case com corrente, segundo me explicou um mecânico, é permitir o engate do 4x4 e redução com o veículo em movimento, o que não é possível na tcase de engrenagens.
Particularmente prefiro a tcase com engrenagens, sem corrente, porque acho a manutenção mais barata e menos frequente. A corrente, quando o veículo é submetido a grande carga de esforço começa a folgar, aí começam estalos na hora da trilha, o que incomoda bastante,além de provocar desgaste prematuro na engrenagem acoplada nela.
Quanto ao preço, troquei há pouco tempo a corrente da Pajero. Nada menos que R$ 2.500,00 só a peça, além da dificuldade de achá-la.

Abraço

JOFRAN
21/07/2010, 11:01
:?: Amigos experts,
A T-CASE da TRACKER é com corrente ou engrenagem?:pensativo:.
Grato JOFRAN.

Fernando Massad
21/07/2010, 13:55
:?: Amigos experts,
A T-CASE da TRACKER é com corrente ou engrenagem?:pensativo:.
Grato JOFRAN.

Corrente, com certeza. Veja:

http://www.rlb.50megs.com/trkxfercase.html

JOFRAN
21/07/2010, 16:02
Corrente, com certeza. Veja:

http://www.rlb.50megs.com/trkxfercase.html
Caro Amigo,Obrigado pelo link.
Abs. Jofran

Bruno Machado
22/07/2010, 11:00
Fernando,

Waldmann,

Vc já deve ter lido aqui no Forum sobre a troca das engrenagens das Transfer Case para aumentar a redução, compensando o aumento dos pneus, certo?

Pois é, nesta página da Zukiworld http://zukiworld.com/month_070102/feature_rockrawlerdl_install.htm tem o passo-a-passo para a instalação do kit Rockcrawler da Calmini numa TC de Samurai, que não tem corrente, é por engrenagem.

[ ]'s
Bruno

Fernando Massad
22/07/2010, 17:37
Waldmann,

Vc já deve ter lido aqui no Forum sobre a troca das engrenagens das Transfer Case para aumentar a redução, compensando o aumento dos pneus, certo?

Pois é, nesta página da Zukiworld http://zukiworld.com/month_070102/feature_rockrawlerdl_install.htm tem o passo-a-passo para a instalação do kit Rockcrawler da Calmini numa TC de Samurai, que não tem corrente, é por engrenagem.

[ ]'s
Bruno

Bruno, blz?

Só uma correção: a partir de 1997 a Suzuki passou a adotar no Samurai a T-case COM corrente tb. Tanto que o Xcrawler dele é diferente e foi lançado bem depois.

Waldmann
23/07/2010, 00:45
Fernando,
R$2500,00 SÓ A CORREIA? :shock:
Não tinha mais alguma engrenagem ou outra peça no pacote,não?

Fernando Massad
23/07/2010, 10:08
Só a CORRENTE mesmo. Não tinha nem na concessionária. Tive que comprar de uma pessoa que encomenda essas peças nos EUA.

Bruno Machado
23/07/2010, 12:47
Bruno, blz?

Só uma correção: a partir de 1997 a Suzuki passou a adotar no Samurai a T-case COM corrente tb. Tanto que o Xcrawler dele é diferente e foi lançado bem depois.

Ok, Fernando, mas uma correção da correção: no Samuria é até 95 TC por engrenagens, a partir de 96 TC com corrente.

Mas o que queria dizer (é, ficou meio difícil de entender mesmo...) é que aquela matéria da Zukiworld era da troca de engrenagens de uma TC por engrenagens, que o Waldmann tinha pedido fotos.

Abs.,
Bruno

Fernando Massad
23/07/2010, 19:00
Certo Bruno:concordo::concordo::concordo::concordo:

tqf2
29/03/2011, 14:17
Alguém tem um desenho de como ficaria um carro, melhor.. Gaiola com motor traseiro e com uma T-case...??

Qual seria a mlheor configuração,, ,junção das peças...
Motor + dif. traeiro + T-case + dif. diant.

tqf2
07/04/2011, 13:26
Alguém tem um desenho de como ficaria um carro, melhor.. Gaiola com motor traseiro e com uma T-case...??

Qual seria a mlheor configuração,, ,junção das peças...
Motor + dif. traeiro + T-case + dif. diant.

Alguém poderia me ajudar