Ver Versão Completa : Coroa X Pinhão da F-1000
Tucura F-1000
20/07/2010, 16:11
Possuo uma F-1000 93/93,aspirada, ela esta com o câmbio "pesado", e está com a relação coroa x pinhão, 11x45, e gostaria de "alongar" mais, para obter mais velocidade.
Pesquisei e me disseram q teria q colocar uma 14x43, mas teria q trocar a caixa satelite tambem.Resumindo, a brincadeira deve beirar uns R$ 3.000,00.
Gostaria de saber, atraves dos proprietarios de F-1000, se existe outra maneira mais "barata"?
Abraçosss
SERGIO AUGUSTO
20/07/2010, 16:32
Possuo uma F-1000 93/93,aspirada, ela esta com o câmbio "pesado", e está com a relação coroa x pinhão, 11x45, e gostaria de "alongar" mais, para obter mais velocidade.
Pesquisei e me disseram q teria q colocar uma 14x43, mas teria q trocar a caixa satelite tambem.Resumindo, a brincadeira deve beirar uns R$ 3.000,00.
Gostaria de saber, atraves dos proprietarios de F-1000, se existe outra maneira mais "barata"?
Abraçosss
Fala companheiro:
Segundo o catálogo SPICER, seu diferencial e um D46, e as caixas de satélites são diferentes, o seu 11x45 usa a caixa BA202310 e o 14x43 entre outros usa a 73869 -X.
Quem sabe se conseguir um conjunto C&P 14x43 da Engrecon, mais barato que um conjunto C&P DANA original, e uma caixa satélite em um desmanche.
Abraço
Sérgio
Tucura F-1000
20/07/2010, 16:47
Outra loja me passou a C&P, 18&49, seria melhor para o meu caso?
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 16:54
Eu não alongaria mais que 10%.
Pretende turbinar a F1000? Se não, melhor seria só aumentar um pouco o tamanho dos pneus...
Tucura F-1000
20/07/2010, 17:04
Sim, pretendo turbinar sim......
Qual seria a melhor relação, pro meu caso, atualmente não passo dos 110kms/h com ela,pois ja esta no vermelho o giro do motor?
sallespickup
20/07/2010, 18:30
pergunta, seu cambio é quinta para traz ou para frente???
Tio Eddie
20/07/2010, 18:36
Tucura,
Que medida de pneus você está usando na femil?
Você quer mais velocidade final?
Antes de mexer em c&p eu iria por partes....
primeiro turbina, depois pneus e por último, c&P.
As vezes você obtem o resultado esperado sem mexer em nada no diferencial.
my 2 cents
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 18:37
Sim, pretendo turbinar sim......
Qual seria a melhor relação, pro meu caso, atualmente não passo dos 110kms/h com ela,pois ja esta no vermelho o giro do motor?
É muito difícil dizer. Trocar e diferencial nem sempre é garantia de aumento da velocidade final.
Por exemplo, quando você alonga o dif em 10%, ao mesmo tempo você perde 10% do torque do motor. É a mesma coisa que acontece quando a gente troca os pneus por maiores.
pela esperiência que tive com a Ranger. Melhor você turbinar o motor antes. Se conseguir uns 30% de potência, provavelmente um diferencial 15% mais longo seria o mais conveniente.
Tucura F-1000
20/07/2010, 21:49
O meu problema esta sendo o diferencial mesmo, pois eu trokei o câmbio pelo
câmbio da caixa maior, ja faz alguns anos, e nunca peguei muito asfalto com
ela.No asfalto ela xega no maximo aos 110 kms/h,e ja esta no vermelho o giro
do motor, entaum axo q turbinar eu só vou xegar mais rapido nos 110 e
só, num vou passar disso.Por isso penso q trocar a C&P corretos para o
câmbio q estou usando.Só q naum sei qual C&P colocar, estou seriamente
pensando passar de 45&11 para 49&18 e ai futuramente turbinar e intercoolar.
Agradeço a atenção de todos q responderam ao meu tópico...
Abraçossss
Tucura F-1000
20/07/2010, 21:52
O meu problema esta sendo o diferencial mesmo, pois eu trokei o câmbio pelo
câmbio da caixa maior, ja faz alguns anos, e nunca peguei muito asfalto com
ela.No asfalto ela xega no maximo aos 110 kms/h,e ja esta no vermelho o giro
do motor, entaum axo q turbinar eu só vou xegar mais rapido nos 110 e
só, num vou passar disso.Por isso penso q trocar a C&P corretos para o
câmbio q estou usando.Só q naum sei qual C&P colocar, estou seriamente
pensando passar de 45&11 para 49&18 e ai futuramente turbinar e intercoolar.
Agradeço a atenção de todos q responderam ao meu tópico...
Abraçossss
Obs: estou usando pneus 255 raio 15 e kero mais veloc. final.
Tucura F-1000
20/07/2010, 21:53
Quinta é para tras.
Abraçoss
Tucura F-1000
20/07/2010, 21:55
pergunta, seu cambio é quinta para traz ou para frente???
Para tras.
Abraçosss
Tio Eddie
20/07/2010, 22:06
Interessante
Segundo o Manual, a relação do diferencial da tua deve ser 3,92:1 contra 2,72:1 da femil turbo de fábrica e 3,07:1 da 4x4 .
Com o câmbio original dela (que segundo o manual é o CL-2205) como era o desempenho? Pergunto pois pelo que entendi o câmbio "pesado" CL-2615-B é mais reduzido.
As vezes vc vai precisar compensar a diferença da redução pela mudança do câmbio.
Você pretende aumentar o tamanho (Diâmetro) dos pneus? se sim, eu começaria com este item.
[]s
RoadRunner
20/07/2010, 22:13
Tucura-F1000,
Com a mudança do cambio, existe a possibilidade do velocimetro marcar errado? voce ja conferiu/comparou?
Sobre a coroinha e pinhãozinho do velocimetro que fica na traseira do cambio, cada cambio usa um modelo próprio?
Tucura F-1000
20/07/2010, 22:16
Interessante
Segundo o Manual, a relação do diferencial da tua deve ser 3,92:1 contra 2,72:1 da femil turbo de fábrica e 3,07:1 da 4x4 .
Com o câmbio original dela (que segundo o manual é o CL-2205) como era o desempenho? Pergunto pois pelo que entendi o câmbio "pesado" CL-2615-B é mais reduzido.
As vezes vc vai precisar compensar a diferença da redução pela mudança do câmbio.
Você pretende aumentar o tamanho (Diâmetro) dos pneus? se sim, eu começaria com este item.
[]s
Pretendo sim aumentar o diâmetro ,mas só depois de turbinar .Vou ver como ela fica depois das trocas de C&P e turbina.
O desempenho dela antes era normal, ela "passava" dos 110 kms/h, mas o câmbio quebrou e foi trocado, mas, nâo mexeram na C&P dela pq não usavam ela em alta velocidade.
Pneus não troco agora pq estao mais de meia vida e estou no asfalto direto com ela.Fica dificil ultrapassar caminhao na baixada se ele pegar 110kms/h ....kkkkkkkkkkkk
Abraçossss, Tio Eddie
Tucura F-1000
20/07/2010, 22:21
Tucura-F1000,
Com a mudança do cambio, existe a possibilidade do velocimetro marcar errado? voce ja conferiu/comparou?
Sobre a coroinha e pinhãozinho do velocimetro que fica na traseira do cambio, cada cambio usa um modelo próprio?
Já comparei com os Fuscas q me ultrapassam.....:parede: :) :mrgreen:
Tenho certeza, num ta andando.....
Sobre isso do velocimetro, nem faço ideia disso....kkkk..mas valew pela ajuda...
Abraçosss
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 22:22
Pretendo sim aumentar o diâmetro ,mas só depois de turbinar .Vou ver como ela fica depois das trocas de C&P e turbina.
O desempenho dela antes era normal, ela "passava" dos 110 kms/h, mas o câmbio quebrou e foi trocado, mas, nâo mexeram na C&P dela pq não usavam ela em alta velocidade.
Pneus não troco agora pq estao mais de meia vida e estou no asfalto direto com ela.Fica dificil ultrapassar caminhao na baixada se ele pegar 110kms/h ....kkkkkkkkkkkk
Abraçossss, Tio Eddie
Acho que você tá fazendo as coisa de trás pra frente. O C&P é a última coisa...
Tio Eddie
20/07/2010, 22:25
Acho que você tá fazendo as coisa de trás pra frente. O C&P é a última coisa...
X2 Walter !
Mas cada um com seu cada qual !
[]s
Tucura F-1000
20/07/2010, 22:31
X2 Walter !
Mas cada um com seu cada qual !
[]s
Respeito opiniões d todos, vamos ver no q dá.:dance:
Em breve teremos noticias da F-1000, dessa semana num passa, ou seja eu passo dos 110 kms/s......;) :twisted:
Abraçosss a todos.....
eduardo1968
20/07/2010, 22:45
Abraçosss
Tucura
Já tive F1000 86 4 marchas (turbinada) e sonhava, na época, em colocar uma caixa de 5 marchas.
Acontece que certa vez, quebrou o diferencial e o mecânico me disse para colocar coroa/pinhão mais longa que ficava boa de viajar. Mandei colocar, agora não sei te dizer que relação era, pois isso foi em 2000. Posso te dizer que ficou muito melhor, pois a milona ficou andando muito no asfalto, só que sofria um pouco nos aclives, mas, se não me engano, pegava 150 Km/h no plano e antes disso não passava de 130.
Abs
Eduardo
sallespickup
22/07/2010, 10:10
então vc esta com um 240v ou 2615 e tera de trocar o diferencial completo substituindo por um braseixos com relação de 13x41, seu carro usava o cl2215 (over drive) significa que o motor dava uma volta e o cardam 1,23 na ultima marcha, e com este cambio que vc tem é uma vola do motor e uma do caradam, significa que perdeu 23 % de velocidade final, a troca é valida pois seu cambio antigo era muito fraco ocasionando varias quebras. outra solução é colocar um cambio ZF over drive, porem é bem mais caro, e ai mantem seu diferencial mesmo
qualquer coisa a disposição aqui, email ou mp
abraços carlos
Arnaldo Tomazetti
24/07/2010, 21:20
Também acho que o caminho é a troca da relação do diferencial. Fiz isso num caminhão aqui, ficou excelente.
Trocar pneu vai fazer pouca diferença, quase nada.
Ola amigos, alguem aqui ja turbinou uma F 1000 - Super Cab SS MWM 229 ?
Sem peso noto que perde um pouco na subida, imagina hora que pegar carga?!
Qual kit turbo recomendam?! Que faixa de preço deve ficar essa brincadeira?!
http://img687.imageshack.us/img687/226/dsc033312.jpg
A danada ai!
94 /94 - 112 mil rodados
criparamos
07/09/2010, 14:16
Que saudades da minha F-1000 (89).... anunciei na net e fiquei sem ela, mandei pra goiais...foram 5 anos de um casamento feliz, o unico gasto que tive foi fazer a suspensao dianteira, mas ficou em meros 350,00, trocando tudo, de braços de direçao a rolamentos... hehehehe... na unica viagem que fiz qse fiquei louco, andei 700 km, fui a itapira, nao passava de 100, muito barulho...... hehehhe... foram anos felizes... hehehhe
Imperador!
07/09/2010, 16:46
Ola amigos, alguem aqui ja turbinou uma F 1000 - Super Cab SS MWM 229 ?
Sem peso noto que perde um pouco na subida, imagina hora que pegar carga?!
Qual kit turbo recomendam?! Que faixa de preço deve ficar essa brincadeira?!
http://img687.imageshack.us/img687/226/dsc033312.jpg
A danada ai!
94 /94 - 112 mil rodados
Eu já vi o pessoal recomendando a Maxcooler no fórum.
Parece que são de confiança, cota com eles lá.
http://www.intercooler.com.br/
Vlw Imperador, vou dar uma cotada com esses caras, devem ter contato em Goiania;
Ai Criparamos, a minha F1000 anda na alta, pega ate 140, mais na subida perde um pouco, como ainda nao viagei com ela carregada nao posso dizer se passa ou nao dos 100 mais imagino que seja dificil mesmo; por isso ja estou dando uma olhada no turbo e vendo o que a galera fala, essa saua 89 tinha turbo?!
Abraz
temos uma igual aqui tbm, turbinada..
faz muitooo tempo que turbinou..
o que eu recomendo, se tiver disponivel $$$, ja coloca a turbina da F1000 98 , qe é valvulada e intercooler..
a caminhonete melhora muito... nao vai perder força tao facil mais como perde original.
SERGIO AUGUSTO
07/09/2010, 21:44
Vlw Imperador, vou dar uma cotada com esses caras, devem ter contato em Goiania;
Ai Criparamos, a minha F1000 anda na alta, pega ate 140, mais na subida perde um pouco, como ainda nao viagei com ela carregada nao posso dizer se passa ou nao dos 100 mais imagino que seja dificil mesmo; por isso ja estou dando uma olhada no turbo e vendo o que a galera fala, essa saua 89 tinha turbo?!
Abraz
Fala IVAOZIM:
Eu passei um tempo ai em Itaberaí, de 2003 a inicio de 2007, dando assistencia e fazendo projetos de irrigação via pivô central.
Quanto a turbina adequada pro seu motor, pode usar o modelo "original" do F -1000 98(HIGH PERFORMANCE) com o motor D-229/4, e das seguintas com motor 4.10T(série 10),que é a TA-31 VALVULADA, o numero garrett é 465837-5004S, e o numero de referncia FORD é 9.0529.20.1.0045. Voce já fez uma revisão no motor, pra verificar se tá tudo ok, e ver a necessidade de mudar os kits, pois acredito que terá que mudar(camisa, anéis, pistão), e também checar o eixo comendo de válvulas, que acredito que também será outro, para turbo. Da pra chegar bem, nuns 125 a 130 Cv, originalmente no 4.10, ela vem com 135 Cv. Quanto ao intercooler, é importante que coloque, da uma chacada na MAXCOOLER(em Goiania), mas veja também com o MArcelo, da SUPER COOLER, o telefone é 11 7808 0500, eo email é cacauradiadores@uol.com.br . Fiz um orçamento na MAXCOOLER, e fiz com a SUPERCOOLER, onde ficou metade do preço. Vou mandar fazer um INTERCOOLER sob medida(pra minha DAKOTA) lá na SUPER COOLER, pois vai compensar pagar pra levar o meu conjunto pra montar e depois mandar de volta, via transportadora.
Com um bom intercooler, a turbina bem instalada,( a TA 31 VALVULADA), com uma regulagem da WASTEGATE por solenoide(coisa simples de fazer,o controle por solenoide, não pense em alterar o curso da haste da WASTEGATE),com 0,8 Bar, voce consegue fácil 125 Cv@2800 rpm, e uns 40 Kgf/m@1500rpm de torque.
Cota a turbina na BODIPASA em Goiania, com o João, e na GOIANIA TURBOS, com o Murillo(gente fina)o tel é 62 3295 5207, ele fez o reparo da minha turbina semana passada, fala que eu te indiquei, e ele faz toda a instalação também.
Abraço
Sérgio
criparamos
07/09/2010, 23:24
Abraz
Não tinha turbo naum, te digo o seguinte, antes da 89 tive uma 86 (turbina garret), e olha a diferença é gritante. Na 89, ainda tinha peso extra da carroceria de madeira, de cabeça pra baixo, ia ate uns 120 km/h, na reta, uns 100 km/h, na subida, principalmente carregado, ai naum tinha jeito, de 80 km/h pra baixo.... Olha, e tinha a principal caracteristica, o barulho do motor MWM (229), que motor....
Fala IVAOZIM:
Eu passei um tempo ai em Itaberaí, de 2003 a inicio de 2007, dando assistencia e fazendo projetos de irrigação via pivô central.
Quanto a turbina adequada pro seu motor, pode usar o modelo "original" do F -1000 98(HIGH PERFORMANCE) com o motor D-229/4, e das seguintas com motor 4.10T(série 10),que é a TA-31 VALVULADA, o numero garrett é 465837-5004S, e o numero de referncia FORD é 9.0529.20.1.0045. Voce já fez uma revisão no motor, pra verificar se tá tudo ok, e ver a necessidade de mudar os kits, pois acredito que terá que mudar(camisa, anéis, pistão), e também checar o eixo comendo de válvulas, que acredito que também será outro, para turbo. Da pra chegar bem, nuns 125 a 130 Cv, originalmente no 4.10, ela vem com 135 Cv. Quanto ao intercooler, é importante que coloque, da uma chacada na MAXCOOLER(em Goiania), mas veja também com o MArcelo, da SUPER COOLER, o telefone é 11 7808 0500, eo email é cacauradiadores@uol.com.br . Fiz um orçamento na MAXCOOLER, e fiz com a SUPERCOOLER, onde ficou metade do preço. Vou mandar fazer um INTERCOOLER sob medida(pra minha DAKOTA) lá na SUPER COOLER, pois vai compensar pagar pra levar o meu conjunto pra montar e depois mandar de volta, via transportadora.
Com um bom intercooler, a turbina bem instalada,( a TA 31 VALVULADA), com uma regulagem da WASTEGATE por solenoide(coisa simples de fazer,o controle por solenoide, não pense em alterar o curso da haste da WASTEGATE),com 0,8 Bar, voce consegue fácil 125 Cv@2800 rpm, e uns 40 Kgf/m@1500rpm de torque.
Cota a turbina na BODIPASA em Goiania, com o João, e na GOIANIA TURBOS, com o Murillo(gente fina)o tel é 62 3295 5207, ele fez o reparo da minha turbina semana passada, fala que eu te indiquei, e ele faz toda a instalação também.
Abraço
Sérgio
Ola Sergio, obrigado por lembrar de nos aqui no interior de GO, pelo que pude perceber vc deixou bastante pivos montados em?! Itaberai hj tem um indice de crescimento muito maior que das outras cidades vizinhas, e claro graças a nos tambem da SUPER FRANGO! hehehee...vamos deixar a propaganda pra mais tarde; Obrigado mais uma vez pela riquesa de informaçoes, mais a questao e:
- Caso o recurço nao seja muito, seria interessante instalar o kit turbo sem abrir o motor?! so por fora, sem alterar camisa, pistao e aneis?! Pois a caminhoneta esta muito concervada, com apenas 112 mil rodados, motor esta sequinho e com um funcionamento muito bom! Sobre a revisao foi a primeira coisa que fiz, revisei oleos e filtros e troquei pastilhas e lonas alem de engraixar tudo! ate os rolamentos das rodas, ta uma uvaa!!!
Miranda, vc abriu o motor da sua para instalar o kit turbo ou fez so por fora?!
Obrigado a todos pelas informaçoes e receptividade no forum!
Abraz
sallespickup
08/09/2010, 16:23
caro amigo vc pode instalarapenas o turbo e como a verba é pequena nem precisa de intercooler, vc vai ganhar cerca de 10 cvs vai ficar bastante forte, e depois que a verba aumentar vc instala interecooler, quanto a abrir o motor, o 229 não se turbina por dentro, pois acaba-se trocando quase o motor inteiro virabrequim bielas kits e ainda vai faltar o lda da bomba injetora, pode por somente o turbo que ela ficara com força onde mais precisa NAS SUBIDAS, e vai gastar cerca de 1 500
carlos sallespickup
Ola Sergio, obrigado por lembrar de nos aqui no interior de GO, pelo que pude perceber vc deixou bastante pivos montados em?! Itaberai hj tem um indice de crescimento muito maior que das outras cidades vizinhas, e claro graças a nos tambem da SUPER FRANGO! hehehee...vamos deixar a propaganda pra mais tarde; Obrigado mais uma vez pela riquesa de informaçoes, mais a questao e:
- Caso o recurço nao seja muito, seria interessante instalar o kit turbo sem abrir o motor?! so por fora, sem alterar camisa, pistao e aneis?! Pois a caminhoneta esta muito concervada, com apenas 112 mil rodados, motor esta sequinho e com um funcionamento muito bom! Sobre a revisao foi a primeira coisa que fiz, revisei oleos e filtros e troquei pastilhas e lonas alem de engraixar tudo! ate os rolamentos das rodas, ta uma uvaa!!!
Miranda, vc abriu o motor da sua para instalar o kit turbo ou fez so por fora?!
Obrigado a todos pelas informaçoes e receptividade no forum!
Abraz
SERGIO AUGUSTO
08/09/2010, 20:05
caro amigo vc pode instalarapenas o turbo e como a verba é pequena nem precisa de intercooler, vc vai ganhar cerca de 10 cvs vai ficar bastante forte, e depois que a verba aumentar vc instala interecooler, quanto a abrir o motor, o 229 não se turbina por dentro, pois acaba-se trocando quase o motor inteiro virabrequim bielas kits e ainda vai faltar o lda da bomba injetora, pode por somente o turbo que ela ficara com força onde mais precisa NAS SUBIDAS, e vai gastar cerca de 1 500
carlos sallespickup
IVAOZIM;
Se o motor está como voce diz(enxuto), e a "verba" curta, penso que pode fazer como o Carlos diz, eu apenas tentaria üm "sacrificio financerio" um pouco maior e já colocava o intercooler junto.
Abraço
Sérgio
Troller-a-vista
08/09/2010, 22:26
longe de entrar no merito de quem sabe mais ou menos, pq nao eh essa minha intencao, mas eu discordaria completamente dos amigos que sugeriram nao colocar o intecooler num primeiro estagio.
Primeiro pq depois que se coloca o turbo, se comeca a usar e o gosto vem, o dinheiro sempre escoa pelos dedos para outras finalidades, o intercooler vai ficando um sonho. do tipo: daki 2 meses eu coloco... ou 5 ou 8 ou ... qdo der... Dificilmente o cabra vai colocar um intercooler depois de turbinado, o gasto eh maior, tem que alterar muitas vezes as tubulacoes, mais a M.O. que fica mais cara (pq nao veio junto com td), entao o que antes eram sei uns 800 reais agora vai pra mais que o dobro . Isso inviabiliza o upgrade, principalmente, pq o cara pensa assim: po por 10cv a mais vou torrar essa grana? Ter problemas, carro ficar parado no mecanico, aniversario da minha filha chegando ... xiiiii ...
Segundo e TALVEZ, TALLLLLVEZ mais importante: a funcao do intercooler.
Pessoal fala muito em melhorar o turbo, que ganha mais performance, que o carro ganha sensivelmente mais do que soh os cavalinhos a mais , q isso e aquilo.
O intercooler nao foi feito para isso, alias, é a menor das preocupaçoes do danado ajudar o motor e se nao for bem projetado, alem de piorar a situacao ainda vai dar problema serio depois... Por isso mecanico adora colocar intercooler gigante...
Mais ou menos no pensamento: se for pqno, fode td, se for grande, boa! Mas nao eh bem assim nao, um intercooler poucos % maior que o necessario, gera perda de potencia em regimes medios e baixos, alem de refrigeracao ineficaz e aumenta e muito a turbulencia e a pressao dos gases (de modo ruim!)
A funcao do intercooler é simples? Sim e nao! Do ponto de vista pratico é bem simples: resfriar o ar. Do ponto de vista mecanico nao: diminuir os riscos de uma preparacao.
Parece simples resfriar o ar, e é! Mas entender como isso funciona no motor nao é nao.
Vamos ao básico da coisa.
Digamos que o a condicao ideal de ar prum motor é entre 07 e 90 graus celsius e sua melhor performance se da entre 10 e 20 graus (hipoteticamente, pois cada motor tem diferencas, seja otto, diesel, tandrilium sei la oq).
Abaixo desses valores, o motor gira muito frio, nao consegue se aquecer, perde quaidade de lubrificacao, injecao e dilatacao, acima desse valor, o motor gira muito quente etc.
Sabemos que entre o ar frio e o ar quente, o quente é muito pior, pois piora a detonacao, alem do que basica da fisica: ar frio é mais denso, portanto, no mesmo 1 metro cubico de ar frio, tem mais oxigenio (que é o que nos interessa) do que no mesmo 1 metros de ar cubico de ar quente (e acredite, a diferenca é enorme!).
Portanto, nossa ideia parte do principio que qto mais frio melhor, desde que esteja dentro das condicoes ideais correto? Legal!
Sabemos tb que o turbo gera muita pressao mas o ar que ele empurra é muito quente facilmente passa dos 100 graus.
O intercooler foi projetado e pensado para justamente diminuir essa temperatura (facilmente ele diminui 20 graus, tornando dentro de uma faixa ideal de funcionamento, ainda que bem quente!).
Mas o intercooler foi projetado pra diminuir a temperatura e portanto dar mais potencia??
NAO, definitivamente, NAO! Intercooler foi projetado para que a admissao do ar pra dentro do motor esteja num patamar aceitavel e portanto, nao ocasione desgaste, quebra, danos e reparos constantes aos motores.
Qm foi projetado para dar mais potencia, foram os rolamentos da turbina, os pistoes engrafitados (ciclo otto, diesel nao sei se tem), pistoes , bielas, volantes etc td aliviado.
Intercooler, diferente do que muitos adoram apregoar (e nao condeno, pq das 7 melhores preparadoras do pais, 6 nao sabem disso ou nao querem assumir), foi feito pra PROTEGER o teu motor. Se fosse pra resfriar apenas, tem uma solucao muito melhor e mais pratica: poe um cano acima do capo do carro. Ou injeta o ar do sistema de ar condicionado (como teve numa f150 lightning ha alguns anos atras e gerava 50 cvs a mais pro sistema!), ou coloca apenas o nitro.
Portanto, se vc qr ter um turbo e nao tem o $$ pra por intercooler, espera mais 6 meses e poe td junto. A menos que vc trabalhe com carreto e puxe muito peso ou faca viagens de mais de 1000 km toda semana, relaxa, espera mais um tiquinho e compra td junto. Agora se nao tem mais como esperar, é por ou ficar broxa, vai fundo...
Aproveita e pergunta pro mecanico se ele gosta de pescar, se a familia é boa, se querer alguma ciosa de natal ...
PRa usar turbo sem intercooler, vc tem q usar pressoes baixas e mesmo assim, estara danificando muito mais rapido teu motor. se for pra andar proximos dos 229 turbo de fabrica sem intercooler, melhor ir de busao.
BRigas, pontapés e esculhambaçoes em 5...4...3...
Ola Troller, obrigado pela explicaçao, e acredite eu li tudinho... e estou revendo meus conceitos, afinal foi para isso que procurei o forum para ver as diferentes ideias e explicaçoes de quem ja ralou bastante para aprender! Agradesso muito pela sua paciencia e coragem de expor sua ideia aqui, afim de me ajudar!
Salles, vlw tambem pela ajuda, meu pai tem uma Veranei 96 com motor Maxion sei la como escreve e ele colocou turbo sem intercooler e sem abrir o motor, mais e claro ele so vai viajar aqui e ali com a danada e acredite ela e muito grande e carrega ate 9 pessoas confortaveis, acho que a finalidade dele e outra, pois adquiri a F1000 para alem de viagens pessoais, atravessar alguns produtos do campo para a cidade e realmente preciso de um pouco mais de força e tambem cuidar da vida util do motor;
Como ainda nao tenho toda a grana do kit turbo simples muito menos do intercooler vou começar a dar uma cotada e fazer o projeto da preparaçao de ambos para ver o que vai dar, e tambem ouvir o que os mexanicos recomendam; alguem tem alguma ideia de preço do kit intercooler instalado na F1000?!
Se tudo der certo e a venda do meu lote sair para um amigo que quer financiar, vamos conseguir colocar intercooler, ar condicionado e ate uma parede de trixial atraz....kkkkkkkkkk
No mais agradesso a opniao de todos que falaram aqui e quem tiver mais o que falar que me ajudeee!!
Abraços
Troller-a-vista
09/09/2010, 14:02
valeu, to no mesmo barco que vc, aki pra aprender, criticar, discutir e expor ideias e conceitos que divergem as vezes dos mitos automobilisticos.
o que seria uma parede de trixial?? seriam alto falantes triaxiais?
SERGIO AUGUSTO
09/09/2010, 20:51
longe de entrar no merito de quem sabe mais ou menos, pq nao eh essa minha intencao, mas eu discordaria completamente dos amigos que sugeriram nao colocar o intecooler num primeiro estagio.
Primeiro pq depois que se coloca o turbo, se comeca a usar e o gosto vem, o dinheiro sempre escoa pelos dedos para outras finalidades, o intercooler vai ficando um sonho. do tipo: daki 2 meses eu coloco... ou 5 ou 8 ou ... qdo der... Dificilmente o cabra vai colocar um intercooler depois de turbinado, o gasto eh maior, tem que alterar muitas vezes as tubulacoes, mais a M.O. que fica mais cara (pq nao veio junto com td), entao o que antes eram sei uns 800 reais agora vai pra mais que o dobro . Isso inviabiliza o upgrade, principalmente, pq o cara pensa assim: po por 10cv a mais vou torrar essa grana? Ter problemas, carro ficar parado no mecanico, aniversario da minha filha chegando ... xiiiii ...
Segundo e TALVEZ, TALLLLLVEZ mais importante: a funcao do intercooler.
Pessoal fala muito em melhorar o turbo, que ganha mais performance, que o carro ganha sensivelmente mais do que soh os cavalinhos a mais , q isso e aquilo.
O intercooler nao foi feito para isso, alias, é a menor das preocupaçoes do danado ajudar o motor e se nao for bem projetado, alem de piorar a situacao ainda vai dar problema serio depois... Por isso mecanico adora colocar intercooler gigante...
Mais ou menos no pensamento: se for pqno, fode td, se for grande, boa! Mas nao eh bem assim nao, um intercooler poucos % maior que o necessario, gera perda de potencia em regimes medios e baixos, alem de refrigeracao ineficaz e aumenta e muito a turbulencia e a pressao dos gases (de modo ruim!)
A funcao do intercooler é simples? Sim e nao! Do ponto de vista pratico é bem simples: resfriar o ar. Do ponto de vista mecanico nao: diminuir os riscos de uma preparacao.
Parece simples resfriar o ar, e é! Mas entender como isso funciona no motor nao é nao.
Vamos ao básico da coisa.
Digamos que o a condicao ideal de ar prum motor é entre 07 e 90 graus celsius e sua melhor performance se da entre 10 e 20 graus (hipoteticamente, pois cada motor tem diferencas, seja otto, diesel, tandrilium sei la oq).
Abaixo desses valores, o motor gira muito frio, nao consegue se aquecer, perde quaidade de lubrificacao, injecao e dilatacao, acima desse valor, o motor gira muito quente etc.
Sabemos que entre o ar frio e o ar quente, o quente é muito pior, pois piora a detonacao, alem do que basica da fisica: ar frio é mais denso, portanto, no mesmo 1 metro cubico de ar frio, tem mais oxigenio (que é o que nos interessa) do que no mesmo 1 metros de ar cubico de ar quente (e acredite, a diferenca é enorme!).
Portanto, nossa ideia parte do principio que qto mais frio melhor, desde que esteja dentro das condicoes ideais correto? Legal!
Sabemos tb que o turbo gera muita pressao mas o ar que ele empurra é muito quente facilmente passa dos 100 graus.
O intercooler foi projetado e pensado para justamente diminuir essa temperatura (facilmente ele diminui 20 graus, tornando dentro de uma faixa ideal de funcionamento, ainda que bem quente!).
Mas o intercooler foi projetado pra diminuir a temperatura e portanto dar mais potencia??
NAO, definitivamente, NAO! Intercooler foi projetado para que a admissao do ar pra dentro do motor esteja num patamar aceitavel e portanto, nao ocasione desgaste, quebra, danos e reparos constantes aos motores.
Qm foi projetado para dar mais potencia, foram os rolamentos da turbina, os pistoes engrafitados (ciclo otto, diesel nao sei se tem), pistoes , bielas, volantes etc td aliviado.
Intercooler, diferente do que muitos adoram apregoar (e nao condeno, pq das 7 melhores preparadoras do pais, 6 nao sabem disso ou nao querem assumir), foi feito pra PROTEGER o teu motor. Se fosse pra resfriar apenas, tem uma solucao muito melhor e mais pratica: poe um cano acima do capo do carro. Ou injeta o ar do sistema de ar condicionado (como teve numa f150 lightning ha alguns anos atras e gerava 50 cvs a mais pro sistema!), ou coloca apenas o nitro.
Portanto, se vc qr ter um turbo e nao tem o $$ pra por intercooler, espera mais 6 meses e poe td junto. A menos que vc trabalhe com carreto e puxe muito peso ou faca viagens de mais de 1000 km toda semana, relaxa, espera mais um tiquinho e compra td junto. Agora se nao tem mais como esperar, é por ou ficar broxa, vai fundo...
Aproveita e pergunta pro mecanico se ele gosta de pescar, se a familia é boa, se querer alguma ciosa de natal ...
PRa usar turbo sem intercooler, vc tem q usar pressoes baixas e mesmo assim, estara danificando muito mais rapido teu motor. se for pra andar proximos dos 229 turbo de fabrica sem intercooler, melhor ir de busao.
BRigas, pontapés e esculhambaçoes em 5...4...3...
Fala TROLLER:
Da uma olhada na planilha anexo, que verá a "versão matemática/física" da explicaçào que deu, só que mais detalhada(na planilha).
Uma observação; o que "dá mais ou menos potencia" é a força(torque) maior ou menor, que voce pode produzir em uma unidade de tempo, gerado pela quantidade de combustivel/comburente(na razão correta ou ideal da mistura estequiométrica),que voce pode "queimar"/"explodir", num compartimento ermético(camara de explosão), e esta explosão transferir sua força a um eixo, pelos componentes citados, pistão, biela, vira brequim, volante, que mais ou menos preparados, resultarão num redimento maior ou menor do resultado da explosão, se transformando em torque/potencia.
Outra informação; os diesel já tem pistões grafitados, pelo menos a CUMMINS os tem nas linhas 6BTAA, ISB, 6CTAA, a CASE usa estes motores nos tratores e colheitadeiras.
As vezes, baseadp no leio no post dos companheiros me contenho em "opinar", algo que não esteja distante do que o companheiro já tem em mente, mas veja, que falo acima, que em sendo eu, já faria um sacrificio maior, e colocaria o intercooler junto.
Uma colocação; quando fala, "pra usar turbo sem intercooler tem que usar pressões baixas". NÃO NECESSARIAMENTE esta afirmação está correta; do ponto de vista de "produzir" torque/potencia em um mesmo motor, na mesma faixa de rotação, é justamente O CONTRARIO, SE NÃO TIVER INTERCOOLER PRECISARÁ DE MAIOR PRESSÃO, PARA "EMPURRAR" O MESMO FLUXO DE AR, sendo que, PRESSÃO MAIOR(e maior temperatura também), "expõe" o motor, ai, sua afirmação é verdadeira.
Abraço
Sérgio
PS: este assunto aqui, entendo que é off topic, mas tem um tópico entitulado "TURBOS" http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72337&highlight=turbos&page=2, aqui, que abri pra trocarmos informações sobre estas peças maravilhosas. A propósito, precisamos que poste lá no tópico, as informações que tiver, para o compartilhamento dos companheiros
Vlw galera, agora vamo começa a ver no mercado o que ta rolando aqui no GO de turbos e cia...
Ai Troller meu velho hj veio me dizer que a F1000 nao precisa de tubo pq de ponta cabeça ela da 140 tando vazia...e acompanhava ele no seu renout Scenic.... uahuahuahua o velhao e mto comedia;
Ai sergio a Veranei do meu pai nao tem intercooler ele so usa pra passea com a galra...o que quer dizer com: "SE NÃO TIVER INTERCOOLER PRECISARÁ DE MAIOR PRESSÃO", vamos ter que abrir um buraco na lata para entrar mais ar?!
Vlwwww
SERGIO AUGUSTO
09/09/2010, 22:31
Vlw galera, agora vamo começa a ver no mercado o que ta rolando aqui no GO de turbos e cia...
Ai Troller meu velho hj veio me dizer que a F1000 nao precisa de tubo pq de ponta cabeça ela da 140 tando vazia...e acompanhava ele no seu renout Scenic.... uahuahuahua o velhao e mto comedia;
Ai sergio a Veranei do meu pai nao tem intercooler ele so usa pra passea com a galra...o que quer dizer com: "SE NÃO TIVER INTERCOOLER PRECISARÁ DE MAIOR PRESSÃO", vamos ter que abrir um buraco na lata para entrar mais ar?!
Vlwwww
Fala IVAOZIM:
Pra não ficarmos no off topic, me fala seu email, que te mando explicações e considerações sobre turbos e intercoolers. O meu é sergio@pivot.com.br, mas o principio( meio rápido), é; voce precisa de um volume(fluxo) de ar por unidade tempo, para "alimentar" um motor qualquer, para que ele produza um torque/potencia predeterminado, a uma rotação predeterminada, em sendo este motor sobrealimentado(turbinado), quanto maior a temperatura do ar que chega ao coletor de admissão, maior a pressão necessária para "empurrar" esta massa de ar para dentro do motor, e esta pressão vem junto com este fluxo de ar, da turbina, então, se temos um "aparelho/equipamento"(o intercooler), que no meio do caminho entre a turbina e o coletor(por isso o nome INTERCOOLER), que o ar ao passar no seu interior, vai "sofrer" uma TROCA DE CALOR, e resfriar-se, chegando ao coletor, com a temperatura mais baixa que a temperatura com a qual "saiu" da turbina( ou melhor compressor/lado frio), causando dois efeitos; o adensamento das moléculas de oxigenio(o nosso COMBURENTE), e o resfriamento propriamente dito da massa de ar, fato/efeito que vai facilitar a entrada desta massa nos cilindros do motor, então, qual efeito positivo disso?? Por causa da diminuição da temperatura do ar, pode-se usar um turbo com uma pressão menor(calculada, obvio), para realizar o trabalho. É ai que o INTERCOOLER pode ser considerado um equipamento que "ajuda no aumento" do torque/potencia de um motor, pois como a mistura que alimenta um motor, é especificada em VOLUME( voloume de combustivel/volume de ar), teremos no "ar mais frio", mais oxigenio por volume, e o oxigenio é o elemento responsável pela queima do combustivel, então faremos as "devidas regulagens" no sistema de alimentação(BI, módulo,nos eletronicos), para "mandar mais combustível para a queima.
Dá uma olhada na planilha que anexei, que vai ajudar a entender não só a importancia do intercooler, como também os pricípios físicos que são considerados, na escolha de um turboalimentador para um motor. Vai no topico "turbos", que tem coisa boa lá.
Abraço
Sérgio
Troller-a-vista
09/09/2010, 22:37
sergio, juro que amanha eu leio o arquivo, reflito, tento entender e tentamos nos entender.. pode ser?to meio com pressa agora, mas o que eu gostaria de dizer é que qdo coloco meus argumentos, primeiramente, aceito ser contestado e inclusive aprender, segundo que tento sempre explicar de forma ludica, mais voltado para o publico leigo, ate pq, eu nao sou especialista.
Por favor, se eu me enganar em algum aspecto, corriga sim, sem problemas, mas creio que a ideia foi compreensivel.
Voce esta certo sim qdo falar que com o intercooler instalado havera uma necessidade maior de pressao para compensar a dificuldade maior do ar transitar em todo sistema ! Mas é naquela, se vc usar 0.5kilo de pressao sem intercooler, digamos que ganharia 15cv. Com os mesmos 0.5kilos com intercooler, ganharia uns 10cv. E talvez o ar quente que iria entrar nao seria tao prejudicial assim.
Mas ao se pensar em colocar 1.0 1.2 1.5 ou ate 2.0 kilos, estamos falando numa temperatura de ar admitido muito maior que akele gerado pelos 0.5kilos, portanto, se faz necessario usar um intercooler.
Acontece, que ng instala um turbo e poe menos de 1.0 kilo, e portanto, a necessidade do turbo se faz ultra presente. E qto mais pressao, mais necessidade do turbo...
qr saber? acho que vc soube explicar em 1 paragrafo melhor que eu .... faz parte, cabeca quente nao pensa...
criparamos
09/09/2010, 23:56
valeu, to no mesmo barco que vc, aki pra aprender, criticar, discutir e expor ideias e conceitos que divergem as vezes dos mitos automobilisticos.
o que seria uma parede de trixial?? seriam alto falantes triaxiais?
Amigo.... faço minha as suas palavras..... to aqui para aprender... e tentar passar o pouco que sei... pena que muitos nao aceitam as opinioes diversas, ou derrepente tem medo das respostas... vai saber....
sallespickup
10/09/2010, 13:02
po troller da qui a pouco vc vai querer que o rapaz coloque um blower rsrsrs, concordo que o intercooler melhora o rendimento e a vida util do motor, mas vc não me viu falar em mexer em bomba injetora? viu?! , sabe porque, pelo que nosso amigo relata ele não quer um carro de corrida, apenas uma pickup que não faça feio em subidas pois ele diz que o carro anda bem, se não aguentasse, toda D20 e toda F 1000 turbo de fabrica exceto motor HSD teriam intercooler, uma coisa é pensar em ganho de potencia outra é pensar me performance.
só dei uma idéia pelo custo, que se for ver bem em um carro de trabalho, as vezes não exige-se tanto.
mas no geral concordo que o intercooler é bom, mas nem sempre necessario, é só
tenho pickup dos dois jeitos, e ainda com intercooler de oleo, mas ai o motor internamente foi dimensionado para isso, desde bomba injetora bicos, comando, pistãoe to começando a desenvolver um bi turbo, uma variação do que o rash faz nos MWM Sprint.
só que tudo isso não privilegia o consumo, mas sim performance total!!
carlos sallespickup
Troller-a-vista
10/09/2010, 13:40
po troller da qui a pouco vc vai querer que o rapaz coloque um blower rsrsrs, concordo que o intercooler melhora o rendimento e a vida util do motor, mas vc não me viu falar em mexer em bomba injetora? viu?! , sabe porque, pelo que nosso amigo relata ele não quer um carro de corrida, apenas uma pickup que não faça feio em subidas pois ele diz que o carro anda bem, se não aguentasse, toda D20 e toda F 1000 turbo de fabrica exceto motor HSD teriam intercooler, uma coisa é pensar em ganho de potencia outra é pensar me performance.
só dei uma idéia pelo custo, que se for ver bem em um carro de trabalho, as vezes não exige-se tanto.
mas no geral concordo que o intercooler é bom, mas nem sempre necessario, é só
tenho pickup dos dois jeitos, e ainda com intercooler de oleo, mas ai o motor internamente foi dimensionado para isso, desde bomba injetora bicos, comando, pistãoe to começando a desenvolver um bi turbo, uma variação do que o rash faz nos MWM Sprint.
só que tudo isso não privilegia o consumo, mas sim performance total!!
carlos sallespickup
po, blower seria otimo neh? pena q o turbo ja eh quase um verdadeiro abacaxi para muitas preparadoras, o blower entao é pior que ver o cao chupando manga hahaha nisso nos especialistas uahua
concordo com vc, salles, PODER USAR, pode, ate ai td bem, manda bala! mas os maxion ja vinham redondinhos de fabrica pra isso, saiam zero km com td feito pro turbo, diferente de turbinar um 229 "por fora" .
concordo tb sobre a BI, e sobre os demias, mas isso nao qr dizer que o turbo deva ser colocado sem o intercooler.
vejamos, o transito nakela epoca (90 a 96) era bem mais brando que o atual, os congestionamentos menores e as velocidades empregadas em estradas tb eram mais calmas.
ainda tem o problema do calor que hj esta muito maior e durante muito mais tempo.
em 96, haviam rodovias de estrada por SP inteiro, onde vc andava em velocidade diferentes das atuais rodovias pavimentadas, imagina no interiorzao do pais.
hj qqr cidadezinha com meia duzia de tiao tem uma rodovia de asfalto, ou seja, os carros hj,alem de trafegarem em um esforco maior de ambiente, vivem tb em calor ambiente mais elevado.
Pode ser que pouco isso influencie no motor, mas certamente, aqueles 20 graus que o intercooler resfriara, estara ajudando muito mais que se esse intercooler trabalhasse ha 20 anos atras...
Alem do que, hj um kit turbo prum 229 mesmo sem o intercooler, com um pqno ajuste na turbina e na BI pode render muito proximo ao 229 turbinado de fabrica! Ou ate mais! Ou seja, akela sobra de antes ja nao existe mais. Forcando o intercooler ser usado.
Mas é nakelas, QR USAR SEM O INTERCOOLER? vai em frente.. nao vai quebrar o carro em 6 meses, garanto (a menos q o meca seja um ignorante total).... mas ...
criparamos
11/09/2010, 01:41
Pera ai.... Para o mundo que eu quero decer....... quer dizer q se eu pegar a entrada do ar do filtro de ar, e por exemplo, jogar direto para receber o ar vindo de frente da pkp eu ja melhoro o rendimento dela, nao digo potencia... mas consumo pois havera uma melhor queima... foi isso que entendi ou to ficando louco.... pois recebe o ar mais frio?
Troller-a-vista
11/09/2010, 10:55
exato. e se o cano estiver voltado para a frente, alem de ar mais frio vai entrar com mais forca, se o seu filtro de ar nao estiver ruim, com certeza vai perceber uma melhorada na subida dos rpm e o carro mais solto, nao necessariamente vai andar MAIS a ponto de ficar surpreso mas sao sensacoes perceptiveis.
Edintruder
11/09/2010, 11:16
Criparamos, colocar a tomada de ar na frente só vai sujar o filtro de ar muito mais rápido, a temperatura do ar é a mesma, apenas com o movimento dá a sensação de reduzir a temperatura...
O intercooler é bom sim, eu até tenho vontade de colocar um na minha Femil, porém o turbolag também aumenta. A melhor impressão que eu tive na F1000 foi a resposta muito mais rápida que a da Ranger.
criparamos
11/09/2010, 16:13
entendi.... mas isso nos leva a outros problemas... agua, sujeira e insetos e outros... hum... vou analisar...deve haver um meio termo nisso.... gosto de descobrir coisas novas.... hum... depois que inventei um defletor de ar para um corsa sedam que tive, para melhorar um pouco o ar condicionado, e principalmente deu certo... to pronto pra outra... hehehehehheh...... DESBRAVADOR.... SOU EU....hehehhehe.. to pensando um jeito de fazer a luz de cortesia da pkp acender sem acionar o bloqueador.....ja pesquisei e descobri alguns circuitos eletronicos pra isso... heheh
Troller-a-vista
11/09/2010, 17:02
edin: permita discordar de vc em partes..
primeiro, o ar de dentro do motor é o mesmo ar de fora, portanto, a sujeira eh a mesma, agora dentro do cofre a temperatura eh muito mairo que fora do cofre!
é notorio, pergunta ou de uma googleada sobre os CAI, que é como se chamam o conjunto de admissao forcada de ar, todos os preparadores tentam deixar o cai mais proximo possivel das entradas de ar do carro e o mais longe possivel de lugares mais quentes, essa é a ideia basica, alguns gostam de por atras dos farois, outros um pouco mais baixo que o original (eu ja nao gosto dessa ideia pq ai a sujeira das rodas e da pista suja muito).
Meu corsa e meu vectra inclusive tem um duto (original) que sai da caixa de ar e vai direto pra um buraco na travessa dianteira acima do radiador, o intuito é um só: buscar o ar mais frio possivel com a menor qtidade de barreiras possivel. Antigamente os rachadores furavam a caixa do filtro de ar (por baixo), agora (pelo menos a gm) coloca esse duto para evitar que se fure a caixa e ao mesmo tempo receba o maximo possivel de ar .
Acho mais facil tirar uma foto neh? ficou meio complicado de entender? eu lendo nao sei se expliquei direito.
Claro que se falando de carros para o uso civil, ng vai colocar um CAI acima do capo, seria ingenuidade e ate perigoso, mas é comum melhorar os CAI dos motores mais antigo, achando um lugar melhor.
Em turbos coxinha (barato e mal feito- hahaha aprendi isso hj!), o pessoal que costuma fazer gambiarra com filtro conico, coloca inclusive uma parede de um papel prateado entre o filtro e o motor para tentar diminuir que se passe ar quente do motor pra captacao do filtro.
qto ao turbolag, o intercooler soh oferecera um retardo se manter a mesma pressao com e sem intercooler, isso é logico.
mas turbolag nao esta ligado a nada alem do proprio turbo, o turbo lag nada mais é que a demora do tempo que leva do ar quente (vindo do escape) comecar a girar em maior velocidade as palhetas do turbo. Qr um turbo lag menor? Mande roletar a turbina ou coloque um caracol quente menor (da pra fazer de outras formas mas ai deixo pro sergio augusto que manja mais que eu explicar).
O intercooler a menos que seja muito maior que o recomendado ou muito menos, ja estara bem cheio mesmo antes do turbolag desaparecer, afinal a turbina esta girando mesmo em marcha lenta. Só que mais mansinha :)
Tio Eddie
11/09/2010, 17:20
Pera ai.... Para o mundo que eu quero decer....... quer dizer q se eu pegar a entrada do ar do filtro de ar, e por exemplo, jogar direto para receber o ar vindo de frente da pkp eu ja melhoro o rendimento dela, nao digo potencia... mas consumo pois havera uma melhor queima... foi isso que entendi ou to ficando louco.... pois recebe o ar mais frio?
Ar mais frio pode ser conseguido com um snorkel bem dimensionado aliando as vantagens do snorkel com o ar.
Agora, essa coisa de turbo + intercooler ser "meio que casamento obrigatório" é demais. Há muitas pkps turbo de fábrica SEM intercooler que funcionam muito bem.
Abraços
RoadRunner
11/09/2010, 19:01
Ar mais frio pode ser conseguido com um snorkel bem dimensionado aliando as vantagens do snorkel com o ar.
Agora, essa coisa de turbo + intercooler ser "meio que casamento obrigatório" é demais. Há muitas pkps turbo de fábrica SEM intercooler que funcionam muito bem.
Abraços
X2
Os caminhões mercedes MBB receberam intercooler da série 1620 em diante, e ñ existe esta de uso civilizado ñ, o que tem de mbb 1113 1975 (exemplo mais comum em minha região, mas também temos 1618, vw, cargo,ford "fordão", Sc111, Sc 112, volvos antigos...) turbinado por fora, trocado apenas os bicos, bba aberta e não de "pião" classe 5 (cupim de ferro é amador perto destes) trabalhando em boiadeiros, graneleiros, caçambeiros e todo e qualquer serviço (do asfalto passando pela areia fina e até a farinha de terra rocha paranaense) não está no mapa
99,73 % :lol: das Femils até o ano 1989 que foram turbinadas, simplesmente foram turbinadas por fora dado um "grauzinho" :twisted: :twisted: na bba e pé no porão e ainda assim aguenta muito. (tem uma aqui na firma assim, o 140 kph do velocimetro chegam rapidinho e o contagiro continua crescendo...)
Exemplos de motores turbos fábrica, sem intercooler, que ainda assim são sinonimos de durabilidade:
D20 (S4T) 120 cvs
D20 (S4T-Plus) 150 cvs
F1000 Turbo (MWM "TD229" ) 1993....
F1000 X-10 (MWM Série 10)
Intercooler é importante, mas se ñ pode instalar agora compra o kit turbo e da um grauzinho pequeno na bba e vc ñ terá problemas, quando quando comprar o intercooler...da outro grauzinho :twisted:
Tio Eddie
11/09/2010, 19:22
Intercooler é importante, mas se ñ pode instalar agora compra o kit turbo e da um grauzinho pequeno na bba e vc ñ terá problemas, quando quando comprar o intercooler...da outro grauzinho :twisted:
Falou e Disse !
Abraços
Edintruder
11/09/2010, 23:56
Troller, o sistema de admissão forçada de ar por aerodinâmica funciona muito bem em alta velocidade, um bom exemplo disso é a Suzuki Hayabusa, que utiliza um sistema desse para otimização de fluxo de ar admitindo, gerando inclusive pressão positiva até o corpo de borboletas, porém só em velocidades altas, como no caso que citei, acima dos 200km/h. Numa picape diesel esse sistema é praticamente irrisório, sem contar que motor diesel não tem borboletas e o duto de admissão de ar é praticamente um aspirador, aonde mesmo em velocidades altas o fluxo de sucção será maior que o oferecido pela aerodinâmica. O Snorkel ajuda na questão de temperatura, e pega um ar mais limpo, pois a maior parte da poeira fica próxima ao solo.
Troller-a-vista
12/09/2010, 12:22
X2
Os caminhões mercedes MBB receberam intercooler da série 1620 em diante, e ñ existe esta de uso civilizado ñ, o que tem de mbb 1113 1975 (exemplo mais comum em minha região, mas também temos 1618, vw, cargo,ford "fordão", Sc111, Sc 112, volvos antigos...) turbinado por fora, trocado apenas os bicos, bba aberta e não de "pião" classe 5 (cupim de ferro é amador perto destes) trabalhando em boiadeiros, graneleiros, caçambeiros e todo e qualquer serviço (do asfalto passando pela areia fina e até a farinha de terra rocha paranaense) não está no mapa
99,73 % :lol: das Femils até o ano 1989 que foram turbinadas, simplesmente foram turbinadas por fora dado um "grauzinho" :twisted: :twisted: na bba e pé no porão e ainda assim aguenta muito. (tem uma aqui na firma assim, o 140 kph do velocimetro chegam rapidinho e o contagiro continua crescendo...)
Exemplos de motores turbos fábrica, sem intercooler, que ainda assim são sinonimos de durabilidade:
D20 (S4T) 120 cvs
D20 (S4T-Plus) 150 cvs
F1000 Turbo (MWM "TD229" ) 1993....
F1000 X-10 (MWM Série 10)
todos super atuais né? com turbos super modernos, de baixa inercia etc...
Eu adoro as d20 em especial as 150cv, mas sei reconhecer que a tecnologia e conhecimento da epoca foram muito melhorados para hoje.
E outra, motor de 1113 vive na oficina, tenho um amigo de infancia que o pai é caminhoneiro, puxador de laranja, tem um 1113 que é um brinco, e vive reclamando que tudo que ganha gasta na manutencao do toco. É só passar pelas oficinas, o que mais tem sao esses caminhoes turbo com tecnologia antiga, e o que menos tem sao eles na estrada. Estranho como os mais velho ainda e menos potentes (como o d14000, fnm, e outras jacas quase nao param amis na oficina).
Mas nao vou mais prosiar nesse vespeiro.
qr por um turbo sem intercooler? mete um grauzinho na BI, vai fazer bem ... daki 4 anos vc junta mais 1.500 e poe o intercooler e da outro grauzinho.
discordar aqui no forum é perder amizades.
RoadRunner
12/09/2010, 13:05
Troller,
Projetos de motores novos, a potencia extraida é outra e quanto mais melhorias melhor a saúde do motor.
Pode ficar tranquilo, quando eu for criar meu motor ele tera trocador de calor (agua/lub), esquicho de bloco, camara hemisféria, turbo (talvez um bi-turbo), comando no cabeçote, 3 valvs por cilindro, cmom rail, balanceiros roletados, e as outras melhorias que ñ vou citar pq ñ lembro ou ainda ñ conheço.
Agora, voltando a falar dos motores antigos, em especial a F1000 do IVAOZIM, sim, afirmo que se o motor estiver com boa saúde, ele pode turbinar sem problemas.
(* espalmando a mesa, com uma carta na testa e pedindo 6 "tentos" * :lol: )
Pelo modelo de picape dele, provalmente usa o motor mwm 229 "grande' (bloco com rad de óleo, virabrequim com colo maior e bba rotativa bosch v.e), este motor basicamente é o mesmo motor da F-1000 (93 ...) turbo de fábrica.
Peço desculpas se passei uma idéia errada, concordo contigo da importancia e beneficios do intercooler.
Evoluir é preciso, mas devemos examinar cada questão por completa e ñ resolver as coisas por tabela.
Troller,
Agora, voltando a falar dos motores antigos, em especial a F1000 do IVAOZIM, sim, afirmo que se o motor estiver com boa saúde, ele pode turbinar sem problemas.
(* espalmando a mesa, com uma carta na testa e pedindo 6 "tentos" * :lol: )
Pelo modelo de picape dele, provalmente usa o motor mwm 229 "grande' (bloco com rad de óleo, virabrequim com colo maior e bba rotativa bosch v.e), este motor basicamente é o mesmo motor da F-1000 (93 ...) turbo de fábrica.
Fala Road,
Minha Brancona e 94/94 e realmente o motor e bem grandinho, para uso em longas distancias no asfalto e um pouco de terra, o kit turbo sem intercooler pode ser instalado sem comprometer demais a vida do motor? e qual modelo seria mais economica?!
Att
Ivaozim
RoadRunner
12/09/2010, 13:39
Opa IVAOZIM,
Venha que o papo está animado :roll:
Posta uma foto do lado direito e outra do lado esquerdo do motor, para saber o modelo correto. E assim avançarmos com mais detalhes sobre o assunto.
Sobre onde encontrar o kit, tente na http://www.bodipasa.com.br , se eles ñ venderem para consumidor final, podem indicar um representado na região.
O Catálogo deles é meio tabelado nos turbos (preciso confirmar, mas eles montam apenas 2 modelos de turbos para F1000 e D20s), o legal é que se vc quiser um modelo diferente de turbina, eles mandam o kit de turbo com a turbina pedida.
Kit da minha D20 é deles (original S4 asp), e a qualidade é boa (mangueiras, projeto, acabamento das peças). Meu próximo passo é um kit de intercooler e um turbina nova, pq a minha ñ ta la essas coisas).
Identificando o seu motor, fale com SERGIO AUGUSTO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=18831) neste tópico
( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72337&highlight=turbos ) ele tem melhor conhecimento neste assunto, é provável que possa sugerir um modelo diferente de turbina.
A economia do diesel existe, mas em % quem tem que nos falar é vc
comparando o antes e o depois de turbinado
Tio Eddie
12/09/2010, 17:07
[QUOTE=Troller-a-vista;1253991discordar aqui no forum é perder amizades.[/QUOTE]
Troller,
Me desculpe discordar de você.
Acredito que a troca de idéias e as diferentes opniões, SEM BAIXARIAS, são de fato a base para um aprendizado sóido a base do ganha ganha.
Uma coisa que vem me incomodando já a algum tempo aqui no fórum são os DOGMAS E VERDADES ABSOLUTAS tipo:
Se não for assim não presta;
Esta marca de pneu é fodástica perfeita;
Bloqueio não quebra (e quando quebra os relatos são quase inexistentes);
Tem coisas que TODO jipeiro deveria nascer sabendo como usar as alavancas e a difenreça entre spoa/spua;
etc, etc, etc, etc....
Aprendi que cada caso é um caso, que existem soluções que funcionam melhor com mais frequência e que há um fator determinante muitas vezes ignorado que é o bolso.
Nada pessoal, apenas aprveitei o gancho para um desabafo.
Abraços
Eddie
sallespickup
12/09/2010, 17:40
Fala Road,
Minha Brancona e 94/94 e realmente o motor e bem grandinho, para uso em longas distancias no asfalto e um pouco de terra, o kit turbo sem intercooler pode ser instalado sem comprometer demais a vida do motor? e qual modelo seria mais economica?!
Att
Ivaozim
IVAOZIM,
veja sim com o pessoal da bodipasa, compro deles aqui em sampa, o turbo correto para sua milona é o TB 42 da garret que eles trabalham, não esquece de informar o ano do carro e se tem ar condicionado, pois o encanamento do filtro de ar muda,e pede cotação dele completo, e apenas com a primeira curva de escap. pois o resto vc usa o seu mesmo, no kit vira turbo (caracol) mangueiras kit de turbinamento (coletor de escap etc) e manometro, eu se estivesse fazendo a montagem, não mexeria na bomba injetora, pois assim continua um motor economico, sem fumaça, e tera como ja disse força em subidas e ultrapassagens que é o que vc sente falta, e se vc for zelozo, vai rodar mais uns 200 mil km sem mexer no motor.
ah só não se esqueça de tirar a mangueira do respiro que vai até o tubo de admissão, na hora que turbinar, esta devera ficar aberta ao ar livre, como era nos 229 até 89, pois se deixar ligado a pressao que o turbo exerce no coletor não permite que o respiro faça seu papel, a ai retentores e a propria turbina estouram :parede:
a disposição
carlos sallespickup
criparamos
13/09/2010, 11:41
So para constar..... eu trabalho com garafão de agua mineral 20 lts, e pago frete para um amigo.... o caminhao dele nada mais é que um 1113, velinho para a idade.... ele tem somente 42 anos (o ano de fabricação dele é 1968), se vc olhar o caminhao, vc nao acredita, super conservado, impecavel mesmo, turbina garret, o cara é muito chato com o caminhao, cuida mesmo..... e olha... dificilmente o caminhao vai para a oficina. O motor... ja foi retificado milhoes de vezes, pois ja rodou o pais inteiro viajando, agora que ele so faz esse fretinho de 100 km ida e volta, mas ja rodou milhoes de km.... o engracado disso tudo, agora que ele passou por um susto (infarto), resolveu colocar direçao hidraulica, climatizador e outros mimos... heheheh
criparamos
13/09/2010, 11:43
Me esqueci de dizer... o caminhao esta com ele desde 0 km
Realmente temos que dar o braço a torcer pois muitos colegas mautoristas gostam de acelarar para derreter o motor, e nao para se locomover com o veiculo...
Sobre as fotos do motor Road, estao no forno...ja mandei pegar minha maquina de volta, ate a noite elas entram na rede; isso se nao for rolar aquela hora besta na empresa hoje!
So pra constar liguei hoje para uma oficina em Goiania e fiz um orçamento bem superficial pelo telefone com os caras de um Interrcooler s/ Turbo para a F1000... me empurraram uma super promoçao de 1850 latinhas! Ainda bem que era so orçamento!
Vlwwwwwww!
Troller-a-vista
13/09/2010, 15:45
por isso eu digo: ja instala com o intercooler, pq depois o gasto é muito alto para adaptar todo o sistema novamente...
Ola amigos, desculpa a demora pois a maquina demorou a chegar e gastei 1 dia para conseguir enviar a foto pra rede....essa minha internet vo te conta!
Mais vamos que vamos....
Segue a unica que foi do motor, desculpe a qualidade pois desse tamanho ja demorou imagina se a foto fosse maior ¿?
http://img841.imageshack.us/img841/8754/dsc0337302.jpg
assim que conseguir vou enviando mais!
E noix!
criparamos
15/09/2010, 15:46
Kra agora que to olhando... vc ta em goiais.... se vc ta mexendo com peças altomotivas de um cara em goiania, pode ser que vc tenha visto minha milona... o kra parece que vende pecas usadas, ou qualquer coisa assim.... Chama-se Joao amaral, a minha milona é cinza chumbo, com carroceria de madeira..... a placa é facil GPP 0358.... me parece que ele abastece o interior de goiais, e alguns estados proximos....
criparamos
15/09/2010, 16:02
Nao me lembro quem perguntou.... mas ai vai um link de uma venda F-1000 4x4 94
f1000 4x4 turbo super serie ano 94 completa aceito utilitário menor valor 12 3132-6666 9776-1102 claudio - esta no vale do paraiba, na cidade de guaratingueta....
Fala Criparamos,
acho que ja vi sua milona sim, porem na epoca nao tinha interesse em pegar uma por isso nao deva ter reparado bem. Na epoca andava so de Fusca;
Sobre o anuncio dessa Milona ai bate muito com a descriçao da minha, por coencidencia fui busca-la em Piracicaba - SP porem o ddd e 19;
E o nome do vendedor tambem e Claudio; Voce sabe me dizer o preço que ele ta pedindo nessa dai?!
Vlw galera assim que conseguir mando mais fotos do motor;
Abraz
Ivaozim
RoadRunner
16/09/2010, 13:04
IVAOZIM,
Existem mais lugares para encontrar kit intercooler, e cmo vc disse, é coisa para mecher mais tarde.
Sobre a turbina, este tópico ja umas infos legais para a turbina correta, mas que isso esse modelo, já é preparação de motores e a brincadeira re começa na bba, bicos (e o intercooler se torna obrigatório).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79651&page=2
criparamos
18/09/2010, 23:22
Fala Criparamos,
acho que ja vi sua milona sim, porem na epoca nao tinha interesse em pegar uma por isso nao deva ter reparado bem. Na epoca andava so de Fusca;
Sobre o anuncio dessa Milona ai bate muito com a descriçao da minha, por coencidencia fui busca-la em Piracicaba - SP porem o ddd e 19;
E o nome do vendedor tambem e Claudio; Voce sabe me dizer o preço que ele ta pedindo nessa dai?!
Vlw galera assim que conseguir mando mais fotos do motor;
Abraz
Ivaozim
Kra... no anuncio nao dizia o preço... mas se tiver interesse eu posso ligar e perguntar... depois te passo....
Quer dizer que vc conhece entao o Amaral, e pelo jeito ja viu meu antigo xodó... hehehhe
sebastiao colombi
27/09/2011, 14:39
estou precisando da coroa e pinha 11x45 pra rural williz ,quem tiver entra em contato abraços
opala66joao@hotmail.com
29/09/2011, 17:04
Compra o intercooler usado da f-250 6 cilindros... Ele é dimensionado para até 200hp,ótimo e barato pra f-1000.
Guilherme Rissardi
18/02/2015, 01:01
Estou com mesmo problema seu, quebrei a caixa e coloquei uma grande 240V e também está ruim de final, ao contrario a minha é turbinada e coroa/pinhao 14 x 43, me recomendaram colocar a 18 x 49. Não acompanhei mais teus posts, voce resolveu teu problema?
Abraço
Edintruder
19/02/2015, 09:48
Guilherme, coloca pneus 35" que fica com um resultado muito bom.