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Ver Versão Completa : dica de como endireitar eixo dianteiro rural e pickup



antonio umino
20/07/2010, 13:11
Comprei um eixo no ferro velho . mas depois de revisado, coroa pinhão, rolamentos, semi eixos. Depois de estar no lugar montado, apareceu um barulho na roda direita, como se tivesse pegando em algum lugar, mas com a roda livre e a tração desligada sumia, mas ligando tinha barulho.
Ao verificar o alinhamento descobriu-se que o eixo estava torto no lado direito. mas onde: verificando o caster. tinha muita diferença do lado esquerdo.. Conclusão eixo torto bem no munhão, na parte da canela grossa estava alinhado, mas na junção entre a carcaça e o munhão estava torto.
Fui no endireitador de eixo de caminhão, mas este não fazia o tal serviço, fui no moleiro, também não. Concluindo o eixo estava condenado, mas pensando como endireitar, pois a bola do diferencial atrapalhava, por isso não endireitavam, dizendo que iria quebrar a bola do diferencial.
Então achei esta solução usando o proprio grampo da mola da rural , um calço de 20 cm uma mola de caminhão, e um lança chamas, mais uma engrenagem do cambio do mb 1113. cortado ao meio. consegui endireitar. Apertando as porcas do grampo de pouco a pouco até conseguir chegar na medida certa. usei uma ferramenta que se usa para regular o facão trazeiro do fusca para medir o grau deu certo. espero que outros usem a dica.. OK ???

Veja as fotos...

Paulo Cesar
20/07/2010, 14:38
Todo bom jipeiro tem que saber fazer magicas em seu jipe, alguns até inventam peças, já o amigo é o proprio Magaiver (seriado de TV).
Também gosto do ditado popular: "Quem sabe faz, não compra pronto"
abs.

antonio umino
20/07/2010, 14:43
pois é condenaram o eixo que foi dificil de encontrar, não é que estava torto. Aí so inventado. consegui. mas como ninguem é dono da verdade. Assim outros aprendem como fazer. Dica é para todos, e acho que muitos tem o eixo torto e não sabem. FICA A DICA.

RogérioNunes
20/07/2010, 18:04
Parabéns pela idéia Antônio!Deve ter dado um trabalho mas o resultado deve ter sido bom.
Mas se o empeno era na junção entre munhão e o tubo, não seria mais fácil cortar a solda na junção e corrigir o empeno e o caster?

Anotada a dica!

abraço


pois é condenaram o eixo que foi dificil de encontrar, não é que estava torto. Aí so inventado. consegui. mas como ninguem é dono da verdade. Assim outros aprendem como fazer. Dica é para todos, e acho que muitos tem o eixo torto e não sabem. FICA A DICA.

antonio umino
24/07/2010, 19:38
Olá Roger Nunes. foi pensado cortar endireitar e soldar, mas ia ficar um serviço sem garantia, então optei pelo uso do grampo e de uma chapa de 1"x 2"por 25 cm. mais um calço, e assim ficou melhor e acabou a tortura (torto).

giovanihappy
27/07/2010, 16:26
De uns dias pra ca, notei que o meu pneu traseiro direito estava pegando na corroceria quando o Jeep torcia. Inspecionando, notei uma grande diferença no eixo traseiro conforme o desenho abaixo (desculpem o péssimo desenho..rss)

Como acerto isso? Meca ou em casa mesmo?

Abraços,

Giovani

RogérioNunes
27/07/2010, 18:44
Verifique o parafuso de centro do feixe de molas, pode estar quebrado.Trampo relativamente fácil de fazer se tiver ferramentas adequadas.

abraço.


De uns dias pra ca, notei que o meu pneu traseiro direito estava pegando na corroceria quando o Jeep torcia. Inspecionando, notei uma grande diferença no eixo traseiro conforme o desenho abaixo (desculpem o péssimo desenho..rss)

Como acerto isso? Meca ou em casa mesmo?

Abraços,

Giovani

RogérioNunes
27/07/2010, 18:55
Antônio, se o serviço for feito por profissional competente e que tenha conhecimento de todos os parâmetros da suspenção, ter experência com solda e ter capricho o serviço fica garantido, limpo e rápido.Mas a sua solução é válida!

abraço.



Olá Roger Nunes. foi pensado cortar endireitar e soldar, mas ia ficar um serviço sem garantia, então optei pelo uso do grampo e de uma chapa de 1"x 2"por 25 cm. mais um calço, e assim ficou melhor e acabou a tortura (torto).

antonio umino
28/07/2010, 18:38
Boa tarde. Roger Nunes, o eixo que desentortei estava torto entre o munhão e a canela grossa da carcaça, na foto do meio, a parte grossa e a parte onde há o corte, então não adiantava fazer o corte que foi feito na foto. Só endireitando pois o semi eixo estava pegando na face interna da carcaça, de nada adiantaria fazer o corte, pois o torto era na canela, mas do jeito que fiz aquecendo consegui endireitar. mas o jeito da foto com o corte só se for mudar o castes para colocar o molejo por cima do eixo, aí vale a pena cortar e soldar para corrigir o caster. Ok. mas já esta feito.
Em todo o caso muito obrigado, pois estas e outras dicas fazem deste forum o lugar perfeito para novas ideias, melhorando as nossas viaturas.

RogérioNunes
29/07/2010, 20:21
Ah bão, assim não tem outro jeito a não ser no fogo mesmo.
Achei que o empeno fosse na bola do munhão.

abraço

Boa tarde. Roger Nunes, o eixo que desentortei estava torto entre o munhão e a canela grossa da carcaça, na foto do meio, a parte grossa e a parte onde há o corte, então não adiantava fazer o corte que foi feito na foto. Só endireitando pois o semi eixo estava pegando na face interna da carcaça, de nada adiantaria fazer o corte, pois o torto era na canela, mas do jeito que fiz aquecendo consegui endireitar. mas o jeito da foto com o corte só se for mudar o castes para colocar o molejo por cima do eixo, aí vale a pena cortar e soldar para corrigir o caster. Ok. mas já esta feito.
Em todo o caso muito obrigado, pois estas e outras dicas fazem deste forum o lugar perfeito para novas ideias, melhorando as nossas viaturas.