Ver Versão Completa : limpeza do radiador e indicaçao de temp alta!!!!
benderrr
19/07/2010, 18:59
ola amigos, fiz o motor do meu jeep bf 161 recentemente (5meses) foi trocado td do motor!
ontem resolvi limpar o radiador . retirei a mangueira na parte inferior e coloqei aguaa ate limpar td (saiu uma agua com aspecto pouco enferrujado)!!!! parafusei a mangueira coloqei novamente a agua . so q agora o medidor esta marcando temp alta toda vez , nao vazou agua esta sempre cheio no radiador e a cebolinha é nova e nao esta com fio encostado no motor?
q sera q é?
qual é a temp q a agua fica no radiador e no cabeçote ?
benderrr
19/07/2010, 19:01
e a correia nao esta frouxa da helice
no manual fala sincronizavcao impropria da ingnica q q isso?
rodrigo.hoffman
19/07/2010, 20:49
e a correia nao esta frouxa da helice
no manual fala sincronizavcao impropria da ingnica q q isso?
Dae amigão...
Eu acho que vc num tem que ficar procurando pêlo em casca de ovo.. Se vc só trocou a agua e não mexeu em mais nada, o problema ta ai na troca da dá agua.. Liga o carro e tira a tampa do radiador e observa se ta circulando agua normalmente.. Se o motor ta com a valvula termostatica ela pode ter trancado fechada e nao ta deixando circular a agua como deveria, ou ta faltando agua pq a valvula tava fechada qd vc encheu e ta com ar em algum lugar..
[ ]´s
Mauricio Rotta
20/07/2010, 10:43
Isso tem tudo pra ser ar no sistema,
benderrr
20/07/2010, 18:08
o problema foi esclarecido, qdo ligo a luz do painnel e lanterna o medidor de temp marca no limite Q , deve ser algum mau contato
Rafaminc
21/07/2010, 08:43
o problema foi esclarecido, qdo ligo a luz do painnel e lanterna o medidor de temp marca no limite Q , deve ser algum mau contato
Coloca a cebolinha velha devolta, pois essa sua nova deve estar bixada, ou o fio está aterrando na carcaça em algum ponto...
Mauricio Rotta
21/07/2010, 09:36
Relogio de temp eletrico só da zica mesmo, mete um relojão agricola mecanico de mercurio aí e morra de velho sem ver dar defeito
Quando tinha um bf 4cil no meu jeep, tava aquecendo muito, pesquisei muito na internet e a melhor solução que encontrei, visto que o motor, radiador e pecas sao de ferro, foi colocar uma solução de soda caustica.
dissolvi um kilo de soda em um balde com agua quente, esvasiei o radiador e motor, completei com a solução, completando com agua. Sai p/ uma trilha de umas 5 horas e no retorno, esvasiei completamente novamente, saiu sugeira MUITa sugeira, repeti o processo por diverssas vezes ate a agua sair limpa.
em seguida vc coloca uns 2 copos de vinagre no radiador e completa com agua. o vinagre neutraliza qualquer restante do acido que possa ter ficado.
Resolveu o meu caso definitivamente. fique satisfeito com os resultados.
seu motor pode estar novo, mas por dentro, as galerias podem estar obstruidas.
Robertux
05/08/2010, 09:40
Quando tinha um bf 4cil no meu jeep, tava aquecendo muito, pesquisei muito na internet e a melhor solução que encontrei, visto que o motor, radiador e pecas sao de ferro, foi colocar uma solução de soda caustica.
dissolvi um kilo de soda em um balde com agua quente, esvasiei o radiador e motor, completei com a solução, completando com agua. Sai p/ uma trilha de umas 5 horas e no retorno, esvasiei completamente novamente, saiu sugeira MUITa sugeira, repeti o processo por diverssas vezes ate a agua sair limpa.
em seguida vc coloca uns 2 copos de vinagre no radiador e completa com agua. o vinagre neutraliza qualquer restante do acido que possa ter ficado.
Resolveu o meu caso definitivamente. fique satisfeito com os resultados.
seu motor pode estar novo, mas por dentro, as galerias podem estar obstruidas.
O perigo nesse procedimento é furar os selos.
só se forem de aluminio. pq o aco nao reage com a soda, como normalmente ninguem coloca selos de aluminio, nao havera problema.
fabioband4x4
05/08/2010, 10:49
Uma boa "varetada" no radiador pode ser a solução tbm ...:concordo:
Da uma olhada tambem nas mangueiras, ja aconteceu com um amigo ele gastou um dinheirao, varetando radiador, plainando cabeçote e o defeito percistia.
Quando ele funcionou o motor e acelerou pude perceber nitidamente, que as mangueiras muchavam, estrangulando a passagem de agua p/ o motor, esse era o motivo do aquecimento... problema solucinado colocando uma mola aspiral por dentro das mangueiras.
quanto a calda de soda, eu usei no meu antigo motor, estava bem velho e parado a muito tempo, nao tive nenhum problema depois de ter feito isso.
bajeiro do sul
05/08/2010, 13:50
só se forem de aluminio. pq o aco nao reage com a soda, como normalmente ninguem coloca selos de aluminio, nao havera problema.
Amigo, muito bom seu sistema de limpeza, faz horas que eu procuro algo assim pra fazer no BF da minha rural. este sistema não danifica nada do radiador, se este ja tiver algum conserto, ou ja estar meia bomba? Lembrando que meu radiador é original acho que de cobre ou latão, e os produtos tipo rad cool não podem ser usados pois danificam as paredes e conexões do mesmo. Uso óleo solúvel(este usado em tornearias) para a agua não enferrujar, mas não posso usar produtos fortes de limpeza.
ja me falaram em coca cola, e andar um mes. mas não sei se a açucar do produto não vai deixar residuos maiores
abraço
fabioband4x4
05/08/2010, 14:32
Amigo, muito bom seu sistema de limpeza, faz horas que eu procuro algo assim pra fazer no BF da minha rural,
ja me falaram em coca cola, e andar um mes. mas não sei se a açucar do produto não vai deixar residuos maiores
abraço
Aí é facil só usar coca cola zero ou diet :mrgreen::mrgreen::mrgreen: !!!!
:lol: Pensou rápido . . . eu e outro amigo já usamos querosene para fazer a limpeza, 1 litro, roda um dia e lava, sai um caldo marrom . . . dizem que querosene não é bom para as mangueiras, mas como é um dia só, nunca tivemos problemas, um abraço !
Curupira
06/08/2010, 07:39
Olá pessoal,Edwint só uma correçao,a soda é basica e o vinagre que é acido (famoso ácido acético).....:idea:
E Roberto só chega a furar o selo se ele já estiver furado e sendo tampado apenas pela ferrugem,pois o pH da soda não é suficiente para corroer os selos.
O meu mecanico da minha finada S10 me disse que qdo furasse os selos era pra eu tornear uns de bronze ou de latão,eu iria morrer e os selos ainda estariam lá,é só uma dica....:concordo:
bajeiro do sul
06/08/2010, 09:36
Putz, mas ai o gosto é de doer rsrsrsrsrsrs
bajeiro do sul
06/08/2010, 09:41
Da uma olhada tambem nas mangueiras, ja aconteceu com um amigo ele gastou um dinheirao, varetando radiador, plainando cabeçote e o defeito percistia.
Quando ele funcionou o motor e acelerou pude perceber nitidamente, que as mangueiras muchavam, estrangulando a passagem de agua p/ o motor, esse era o motivo do aquecimento... problema solucinado colocando uma mola aspiral por dentro das mangueiras.
quanto a calda de soda, eu usei no meu antigo motor, estava bem velho e parado a muito tempo, nao tive nenhum problema depois de ter feito isso.
Valeu amigo era isto que eu precisava ouvir, ja varetei meu radiador, troquei as mangueiras, e agora instalei uma ventoinha de 6 pas de aluminio, melhorou muito se compara aquela original do BF. So falta mesmo usar a calda de soda, que depois pode ser usada pra matar umas formigas que insistem em furar minha calçada rsrsrs
Olá pessoal,Edwint só uma correçao,a soda é basica e o vinagre que é acido (famoso ácido acético).....:idea:
POSITIVO irmao, BASE + ACIDO resultado= SAL+ AGUA, ta neutralizado a soda :palmas::palmas:
:lol::lol::lol::mrgreen::mrgreen: essa MATOU A PAU!!! :concordo:
Tchê 4x4
07/08/2010, 12:31
Relogio de temp eletrico só da zica mesmo, mete um relojão agricola mecanico de mercurio aí e morra de velho sem ver dar defeito
Concordo!!! O relogio mecanico não dá problema praticamente nunca...
POSITIVO irmao, BASE + ACIDO resultado= SAL+ AGUA, ta neutralizado a soda :palmas::palmas:
Olha, lembrando que o sal também é uma substancia corrosiva, essa forma de lavar o sistema de arrefecimento é meia complicada. É bom lavar bem lavado, pois qualquer resquicio de qualquer substancia, seja acido ou base, no sistema de arrefecimento, vai ferrar tudo. E quem falou que base não é uma solução corrosiva, faça uma solução de soda caustica e deixe uma colher lá dentro pra ver o que acontece. O que seria ideal mesmo é lavar com muita agua limpa e colocar um aditivo de qualidade.
Voltando ao tópico, você percebeu se a agua que está no radiador esquenta, pois tomei um gas danado da valvula termostática da viatura...
Ela não deixava circular a agua e como o marcador pega a temperatura da agua do bloco... Pode ser isso.
[]´s
Marcio Rossetto
09/08/2010, 11:16
Retifiquei o meu a pouco tempo e também passei por isso :
Valvulas do escape presas ou muito justas : Faz esquentar o Motor
Motor novo ( no caso o BF ) esquenta mesmo, depois normaliza.