Conectar

Ver Versão Completa : Desborbulhador - Motor maveco 3.000

EduardoLang
01/09/2003, 15:47
Aí galera da Lama!!!!

Boa tarde!!!!

Neste final de semana que se passou, adaptei um desborbulhador em meu CJ com motor do maveco 3.000. estou notando que nas subidas quando enfio o pé na tábua acontecem algumas falhas, do tipo de falta de combustível. Acho que deve ser pelo fato que usei um desborbulhador desses mutantes, que não tem marca reconhecida do tipo BROSOL. O que vcs acham? ? ? ?

A instalação fiz da seguinte forma:

Liguei a saída inferior no carburador. A saída do meio, que na verdade é a entrada, como recebimento do combustível da bomba de combustível e a saída superior como retorno para o tanque de gasolina. No tanque de gasolina fiz uma saída de ar e uma entrada de gasolina proveniente do desborbulhador..... Esta saída de ar, eu liguei ao fultro de ar que é o filtro da pampa.

O suporte para a fixação do desborbulhador está colocado no parafuso que aperta a tampa de válvula.

Será que tem haver com o esquema de ligação ? ? ? Acho que não..... mas....... Eu acho que está mais ligado à marca do danado que é bem estranha..... não me lembro a marca......

SDS

mattheus
01/09/2003, 16:01
Prezado Eduardo,

Também fiz essa adaptação no meu CJ, e usei o desborbulhador do gol antigo.
É um copinho de plástico fosco, que custa +- 7 lts.
No meu caso ele também dá falta, mas só quando estou em altíssima :shock: velocidade (+-80/90 p/h :lol: ), sendo que, quando estou em subida ou descida não acontece esse tipo de falta.
Fiz a adaptação do retorno na tampa da boia do tanque, sendo que o respiro joguei para fora do jipe.

[]´ com engasgos

Mattheus

EduardoLang
01/09/2003, 16:07
Então Matteus,

Acabei de conversar com um colega meu, um futuro sócio em minha mecânica, e ele me aconselhou a aumentar o n´´ivel da boia para que a cuba trabalhe com maior volume de gasolina. Vc já tentou isso ? ? ?

SDS

OBS:

Dá uma olhada no tópico de vazamento de óleo que vc postou que eu postei uma resposta que acredito que possa lhe ajudar......

sds

mattheus
01/09/2003, 16:22
Ae Eduardo,

Ainda não fiz nenhuma alteração no carburador, pois como estou sem tempo, não ando mexendo no meu CJ, mas valeu a dica :P .
Outro fator que me chamou a atenção, depois da instalação do desborbulhador, foi o fato do consumo de gasosa diminuir :P :P , sendo que hoje consigo fazer algo em torno de 6 km/litro, contra 4 antes da instalação.
Quanto a dica sobre o vazamento, vou ver se tiro a tampa do comando para verificar possíveis entupimentos.

[]´s

Mattheus

mr.robles
03/09/2003, 19:39
Caros amigos, blz?! :D

Eu tenho o mesmo problema com o meu Jeep, em inclinações ele morre ou engasga... :?

Em várias discussões verifiquei que o que eu deveria fazer primeiro é dar uma geral no carburador, e assim foi o que eu fiz!!!

Porém este problema percistiu, ainda não montei o desborbulhador, mas pelo menos peguei da internet dois esquemas :D

Segue abaixo:

http://www.horacio4x4.hpg.ig.com.br/oficina-desbolhador.htm

e

http://www.trilha4x4.com.br/

Abraços 8)

mattheus
04/09/2003, 09:06
Beleza Márcio,

O esquema que usei foi justamente esse do site do 4x4, mas não fiz nenhuma alteração no carburador, uma vez que não tive maiores problemas com engasgos em subidas.
O único problema, o qual já relatei, foi com relação a velocidade final, pois o CJ sente falta de combustível a partir dos 70 Km/h

[]´s

Mattheus

Carlos ZN
11/07/2006, 07:23
Olá Amigos,

O meu problema é a pressão da bomba de combustivel, adapitei um desborbulhador da linha VW que custa R$ 6,00.

A duvida:

No retorno no tanque, o CJ 5 tem em baixo uma saida e uma entrada para retorno, dá problema ligar o retorno em baixo????

Marcelo
11/07/2006, 09:53
Carlos,

Sim, dá problema. O retorno tem que ser ligado na parte superior do tanque para que o "peso" do combustível não impeça o retorno do mesmo quando esse vier do desborbulhador.
No meu CJ eu também tenho o desborbulhador e o retorno está no ponto mais alto do tanque, funciona sem problemas e nunca tive problemas com falta de conbustível tanto em subida quanto em descida.

Aproveita que vai fazer um furo e já faz dois, um para o retorno do desborbulhador e o outro para respiro do tanque (dica: coloca no gargalo do tanque). Dai não precisa mais colocar aquelas tampas com respiro.

[s] respirados,

Stephan
11/07/2006, 10:30
Até onde me lembro....o desborbulhador tem que ficar acima da linha da boia!

p.peleje
12/07/2006, 11:47
Até onde me lembro....o desborbulhador tem que ficar acima da linha da boia!

exatamente, e procure nunca colocar muito na parte de trás do motor, pq numa ladeira por exemplo o desborbulhador vai acabar ficando mais baixo que o nível da bóia.

Esse é um dos milhares de motivos pra ser amante da I.E.

[]s

Peleje

Kim
12/07/2006, 12:21
Caros amigos!

Também coloque desborbulhador em meu Jipe, no caso um engesa, no CJ5 que tinha executei o mesmo serviço.

Quanto ao consumo, realmente diminui em até 1lt po km.

Quanto a altura, diversos mecânico explicaram que não ha problema, pois trabalha com pressão, sendo que isso não vem a intarferir no funcionamento.

Nos dois veículo que executei o serviço, retrabalhei a boia para não dar falta em alta, erguendo a mesma, tendo assim maior reservatório na cuba do carburador.

Verifiquem também o diametro da agulha, pois como trabalha com menos pressão, talvez uma com uma calibragem mair pode ser a solução.

No caso do engesa, até um pouco mais de 120km/h não dá falta, pois fiz o procedimento acima mencionado.

Coloquei o do Uno, com uma válvula para a pressão do tanque não retornar para o desborbulhador.

O consumo, realmente diminuiu.

Abraços.

Kim

Marcelo
12/07/2006, 14:39
Coloquei o do Uno, com uma válvula para a pressão do tanque não retornar para o desborbulhador.
Kim,

Essa válvula de pressão do tanque, é de algum carro, onde encontro?
No tanque eu tenho uma saída para o respiro e um retorno do desborbulhador, precisa dessa válvula?

Eu sempre imaginei que o vapor não iria competir com a gasolina retornando (menor esforço), mas agora fiquei na dúvida. :pensativo:

[s] respirados,

Kim
12/07/2006, 19:23
Caro Marcelo!

A válvula é aquela que originalmente é cinza:mrgreen: , olhe a foto, está entre a saída superior do desborbulhador e a mangueira azul.

Também coloquei a mesma no sistema de água do parabrisa, quando aperta o botão a resposta é imediata, pois o sistema sempre está full.

Com a válvula, o sistema só funciona para um lado, não havendo problema de retorno.

O desborbulhador que coloquei é da linha fiat, inclusive o suporte e mangueiras. (peguei em um desmache de veículos batidos)

Hoje, após postar, ajudei um amigo a colocar em um niva, para diminuir o consumo, ficou jóia. Este niva usa o GM151 (nervoso:-D )

Espero ter ajudado.

Abraços...

Kim.

ps. quando da foto, o engesa estava sem o carburador, pois estava trocando as juntas de coletor e escapamento, por isso a alimentação esta para frente na foto. O desborbulhador está uns 10cm mais baixo que o carbura e, sem problemas.