Ver Versão Completa : Limpa Contato de bateria
Caros srs
onde posso achar em sp-sp zona oeste limpa contato de bateria? alguma destas marcas são boas: contatmatic, poly parts, wurth,radnaq,onyx?
agradeço
iglupolarartico
19/07/2010, 11:22
limpa contato de bateria não é bicarbonato com agua não?
fiz isso na minha bateria, ela esta cheia daquele troço verde, coloquei agua e bicabornato e ficou limpinho!
André-4WD
19/07/2010, 13:30
Eu sempre limpei os contatos com uma solução caseira de bicarbonato de sódio, como o Iglu falou. Uma vez li num caderno de dicas da Ipiranga que após a limpeza era recomendado colocar vaselina nos bornes, para evitar a oxidação. Nunca fiz...
abraços
andre
Bicarbonato limpa como disseram.
Mas o melhor é retirar e limpar com bicarbonato, bombril, enfim, limpar tudo certinho mesmo. E depois montar passando um pouco de óleo ou graxa.
Leco1974
19/07/2010, 13:39
Apenas água quente resolveu no caso dos contatos do meu, mas me informaram que não era normal criar, o que aqui chamam de zinabre (se não me falha a memória) isto tão rápido e que deveria ser problema de carga/sobrecarga da bateria ou alternador. Não sei se isto procede, mas o fato é que limpei os contatos e depois tive que trocar a bateria (entrou em curto) e o alternador tb pifou e nunca mais apareceu isto e já se vão uns 6 meses. Antes de trocá-los eu tinha que limpar uma vez por semana e já ficava podre de sujo de novo.Os mais experientes poderão nos dizer se este "limo" é consequencia de um problema elétrico anterior.
Aguardemos..:pipoca:
Caros srs
onde acho para comprar o bicarbonato de sodio? tem alguma marca boa? no supermercado tem facil? ai eu misturo com agua e passo com um pano?
agradeço
Simples...
Esquenta bem uma chaleira de agua e vai derramando em cima dos bornes, ficam limpos como novos!
Depois passar um pouquinho de graxa para a oxidacao nao voltar.
Nao gasta nem 1 real!
guilhermeabreu
19/07/2010, 14:54
Na minha SW4 , os bornes da bateria estava cheio de ZINABRE , aquele pó branco esverdeado , aí levei a SW4 numa loja de bateria que sou fregues ha 30 anos , o cara veio lá de dentro com 2 depósitos com líquido e um pincel , pegou o 1º pote e foi derramando o líquido e passando o pincel , OS BORNES FICARAM BRILHANDO , e a seguir mergulhou o pincel no 2º depósito e passou nos bornes , e me mandou embora , NÃO COBROU NADA .
AÍ PREGUNTEI :
1º- QUE LÍQUIDO ERA AQUELE DO PRIMEIRO DEPÓSITO ? Ele respondeu : SIMPLESMENTE ÁGUA DA TORNEIRA , não estava quente .
2º- QUE LÍQUIDO ERA AQUELE DO SEGUNDO DEPÓSITO ? Ele respondeu : ÓLEO DE MOTOR .
PRONTO MATEI A CHARADA , ÍSTO PODE SER FEITO EM CASA POR QUALQUER UM DE NÓS A CUSTO ZERO , NÃO LEVA NEM 5 MINUTOS PARA FAZER ESTA OPERAÇÃO .
Tio Eddie
19/07/2010, 14:58
o povo daqui fala em água quente, com ou sem bicarbonato de sódio e depois uma fina camada de mel.
Eu mando um pouco de wd ou similar e boa.
my 2 cents
sergiopincelli
19/07/2010, 16:58
Fiz a limpeza da minha bateria com água corrente e depois apliquei óleo de soja que formou uma camada grossa e nunca mais apareceu zinabre.
Leco1974
19/07/2010, 17:33
o povo daqui fala em água quente, com ou sem bicarbonato de sódio e depois uma fina camada de mel.
Eu mando um pouco de wd ou similar e boa.
my 2 cents
Tio Eddie.. tu és um famoso piadista aqui do forum.
Essa do mel é real?
O problema são as abelhas correndo atrás do CJ. :mrgreen:
Tô imaginando o jipe, dá pra chamar de "jeepicultor".
Eu não aguentei essa.Hehehehe
mauro cesar trannin
19/07/2010, 19:10
Uma pastilha de sorrizol em cada polo da bateria mais um pouco de agua,deixa eferveçer,depois lava com agua normal,chega até a afrouxar os terminais de tanto que limpa.
Tio Eddie
19/07/2010, 19:37
Leco,
O duro é que essa coisa de mel é real, vários eletricistas me sugeriram a mesma coisa. Segundo eles evita azinabrar.
Ah, e excesso de zinabre pode ser bateria muito cheia vazando.
[]s
Simples...
Esquenta bem uma chaleira de agua e vai derramando em cima dos bornes, ficam limpos como novos!
Depois passar um pouquinho de graxa para a oxidacao nao voltar.
Nao gasta nem 1 real!
:concordo: X2!!! Desconecte os cabos, jogue água quente em abundância (o zinabre é corrosivo, lave tudo muito bem!), enxugue, dê uma lixadinha em todos os contatos (bornes e cabos) com uma lixa fina, recoloque os cabos e passe sobre eles vaselina em pasta ou graxa de boa qualidade. Se esta manutenção for bem feita, vai demorar muuuuuito para você precisar se preocupar novamente com este problema!
Fernando César Ximenes
19/07/2010, 20:12
Água e sabão resolvem o problema. Após limpos, os bornes devem ser untados com vaselina. Graxa, dizem, rouba corrente.
Caros srs
o bicabornato é aquele que tem em supermercado? para por em massa de bolos? depois é só misturar com agua e passar com uma flanela certo?
abraços
guilhermeabreu
20/07/2010, 00:49
SÓ ÁGUA PURA RESOLVE GENTE
Para que inventar moda , depois tira o terminal , da uma lixadinha e lubrifica com óleo , graxa , vaselina , MEL e pronto .
Caros srs
o que seria o tal de bornes? em cima da bateria tem dois polos negativo e positivo ou seja duas torrinhas altas. eu coloco algo em cima destes polos? e no caso dos cabos que tem aquela peça redonda na ponta que acho que deve ser o borne é lá que posso por uma fina camada de mel, oleo, ou vaseilna?
abraços
Leco1974
21/07/2010, 10:00
Colocando nos bornes vai acabar pegando nos pólos da bateria, ou seja, botando num pega no outro com certeza.
Essa do Eddie falou do mel aqui na região alguns fazerem, o problema nem é a tanto as abelhas ^^ porem as formigas, tinha uma bandeirante que ficava estacionada sempre ali no estacionamento( isso ja vai faze uns 3 anos, ta parada no mesmo lugar, apodrecendo na chuva, da ate uma pena dela) e os cara botaram mel nos bornes a formigada limpo aquele mel inteiro ^^
Um jeito de evitar esse zinabre foi uma dica que um professor me deu, pegue um pedaço de carpete ou feltro e molhe ele com óleo de motor e faça um furo no carpete que encaixe certinho no pólo e deixe ali, n cria mais zinabre. De vez enquanto vc pinga um pouco de oleo no feltro que n cria mais zinabre.
Troller-a-vista
29/07/2010, 16:57
galera, vou dar meus 2 cents.
ja ouvi falar do mel, e ja usei muito a graxa, mas fui me atualizar sobre o assunto (nada como renovar as ideias) e ouvi as seguintes explicacoes técnicas ehehhe:
mel: a unica serventia é deixar o motor adocicado, o mel na realidade entrou nessa situacao por ser muito espesso e fazer uma boa barreira qdo agua, sujeira e principalmente oxigenio. mas convenhamos, MEL serve pra COMER, nao pra por na bateria, muitos carros recebem visitinhas durando a noite (ratos, formigas, baratas etc) portanto, nao use mel, tem inclusive um relato aquino forum dum forista que teve ratos dentro da viatura eehhe comeu uns fios e sei la o q mais.
graxa (eu a usei e durante muiiitos anos, nunca imaginei que fosse errado mas....), a graxa tb tem a mesma funcao descrita acima, protege do ar, da agua e da sujeira. Seria entao a protecao definitiva? NAO, a graxa contem muitos elementos minerais (obbvvioo) e eles ajudaria na corrosao alem de como dito acima, rouba corrente - tudo que nao queremos.
vaselina: consegue um bom equilibrio entre as funcoes de protecao e seu uso, claro que nao é tao impermeavel qto as opcoes acima, mas tb eh muito facil de aplicar, entao compensa, nao rouba correte, nao atrai ratos e é barato.
pra limpar: nao use agua quente, pois essa faz a reacao ficar mais forte (teoricamente geraria mais calor na bateria que por sua vez iria soltar mais oxido pra fora - zinabre), agua normal basta, se quiser usar o bicarbonato, otimo, mas se nao quiser, tudo bem tb. Só jogar agua ja ajuda bem.
retirar os bornes: providencial, pois nem sempre a agua vai entrar entre o borne e bateria.
Lixar: aqui alguns dizem pra lixar, outros dizem que só pioraria criando fissuras entre o borne e a bateria e portanto mais locais pra ajudar o zinabre aparecer. Qdo eu era menino, tinha um eletricista que montou uma ferramenta, ela como se fosse um copo com cerdas internas de latao, ele girava em todas as baterias que chegavam pra ele limpando os contatos, é uma opcao pra quem deseja uma limpeza e nao tem lixa, caso for usar uma lixa, que faca com uma lixa fina, a ideia eh melhorar os contatos nao diminui-los ehhehe, aproveite e faca isso no borne tb.
Se vc lixou, LIMPE BEM, tanto o borne qto a bateria, para nao ficar limalhas no local piorando a situacao.
Finalizando: passe vaselina em tudo, aperte bem os bornes e seja feliz.
-----------------------------------------------------------------------
fui num auto eletrico ver o zinabre do meu uno, ele limpou com agua e jogou um spray, nao consegui ver o nome mas a cor parecia de um oleo, borbulhou absurdo, e depois parou, vou voltar la pra ver o que era, como cheguei em casa e mandei a lavadora de alta pressao no local pra limpar melhor, joguei wd40, talvez nao seja a melhor opcao mas com certeza, melhor do que nada foi. ja fazem alguns dias e ate agora nada de zinabre ou oxidacao (o wd penetra bem em locais como os bornes...), vamos ver como fica, talvez esses sprays de hj resolvam bem o problema.
BoaTrilha
29/07/2010, 18:51
Esse é otimo: contatmatic
bicarbonato de sodio na água tbm é muito eficiente.
O resto tá me parecendo mais simpatia do que funcionalidades.
Que eu saiba, as outras coisas podem até tirar, mas tem que esfregar... sujar panos, etc.... Prático, limpo e rapido, só os dois primeiros.