Ver Versão Completa : Troca de óleo BF 161
jfwebber
18/07/2010, 17:19
Prezados.
Tenho um CJ5 1959 com motor 6 canecos BF 161 (original).
Está na hora de trocar o óleo e não sei a quantidade (litros) e qual o óleo usar, acho melhor óleo comum e não sintético, mas não faço idéia qual o "tipo" (40/30/20) de óleo a usar.
Gostaria da ajuda e das experiências dos colegas de fórum.
Moderadores: utilizei a pesquisa com os termos "troca de óleo BF 161" e não encontrei nemhum tópico sobre o assunto, por isto abri este, se me equivoquei, minhas escusas.
Saudações!
Webber
Fabiano Willys CJ5 1959
18/07/2010, 18:24
Caro amigo.
No nosso BF 161, utiliza-se de 6 litros de óleo.........é tudo isso mesmo !!!
Enquanto você deixa o óleo escorrendo pelo cárter, abra o reservatório de filtro de óleo e coloque o filtro usado em um recipiente. Aproveite e limpe todo o interior do alojamento do filtro de óleo, principalmente o fundo onde costuma juntar uma espécie de bôrra.
Na hora de abastecer você pode começar pelo alojamento do filtro mesmo. Coloque 1/3 do volume do óleo novo e mergulhe o filtro novo. Depois vá despejando o restante desta 1ª garrafa de 1 litro até completar, coloque a tampa e aperte o parafuoso - cuidado como o anel de vedação, caso contrario dará vazamento.
Os outros 5 litros vc coloca normalmente lá pela tampa de válvulas.
Para o BF161, normalmente se usam óleos minerias para 5mil km, até porque os sintéticos são mais finos e indicados para os motores novos. Eu costumava usar o 20W40, e no inverno o 15W30 devido ao frio.
Abraço,
Ronaldo B.
18/07/2010, 18:34
As especificações do óleo, assim como informações sobre trocas e volume podem ser encontradas no manual do proprietário e no manual do mecanico do CJ, ambos disponíves na área de download do fórum.
Manual do proprietário http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=110
Manual do mecanico e vários outros manuais http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69405
[]´s
jfwebber
18/07/2010, 20:37
Prezados.
Obrigado pelas respostas.
Dúvidas supridas.
Saudações.
Webber
Prezados.
Tenho um CJ5 1959 com motor 6 canecos BF 161 (original).
Está na hora de trocar o óleo e não sei a quantidade (litros) e qual o óleo usar, acho melhor óleo comum e não sintético, mas não faço idéia qual o "tipo" (40/30/20) de óleo a usar.
Gostaria da ajuda e das experiências dos colegas de fórum.
Moderadores: utilizei a pesquisa com os termos "troca de óleo BF 161" e não encontrei nemhum tópico sobre o assunto, por isto abri este, se me equivoquei, minhas escusas.
Saudações!
Webber
Boa noite prezado ! antes de trocar o oleo de uma pesquisada sobre o filtro de oleo, suas mazelas e seus macetes, o filtro eh o PL3 mas eh um saco para fechar a tampa, se nao encontrar eh soh falar porque muitos, inclusive eu jah penaram para conter vazamentos no recipiente do filtro ! boa sorte e um abraco !
aproveita tbm e limpa o carter.
é uma operação simples e que evita de contamina o óleo novo com a sujeira que fica encrustrada no fundo do carter.
Porque com o tempo cria uma borra no fundo do carter, fica parecendo uma pasta.
O meu eu vo começa a limpa todo o ano, esse ano ja foi ^^
E sobre aquele anel de vedação, se vc colocar o anel novo e vazar vc pode colocar o anel de vedação antigo do filtro. Isso so se o anel novo vazar após ser instalado.
juleymar73
10/02/2014, 22:20
Ola amigos , voltando esse topico , eu fui trocar o oleo e o filtro do meu CJ5 , e constatei que não tinha elemento interno filtrante , qual problema isso pode trazer ao meu motor , e quando abri o carter o oleo do recipiente do filtro não desce , e assim mesmo,
obrigado desde ja.
Bom dia prezado ! sem filtro não pode ficar, a filtragem de óleo do BF é parcial e sem o filtro circula mais óleo nesse circuito, diminuindo a quantidade de óleo para outras partes do motor . . . mas se até hoje não deu problema, foi sorte ! quanto ao óleo descer, até desce mas demora mesmo, se for colocar o filtro original compre o PL3 ou equivalente, mas te sugiro aproveitar e colocar um filtro moderno como no tópico :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/27958-filtro-de-oleo-cj5-parte-ii.html
Abraço e boa sorte !
eliasFerreira
11/02/2014, 08:33
O CJ-5 1963 de um amigo meu simplesmente não tem filtro de óleo!
Ian Jeep
11/02/2014, 15:04
Ola amigos , voltando esse topico , eu fui trocar o oleo e o filtro do meu CJ5 , e constatei que não tinha elemento interno filtrante , qual problema isso pode trazer ao meu motor , e quando abri o carter o oleo do recipiente do filtro não desce , e assim mesmo,
obrigado desde ja.
Bom dia,
Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo desceu normal, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.
Willian Del Piero Rocha
11/02/2014, 18:55
Sei de gente na nossa turma que anda sem filtro no bf ,o meu estava com filtro e quando troquei o óleo coloquei um novo e o mecânico que fez é meio da época dos carburadores ,e já teve jeep ,ele falou que na época era até comum deixarem sem o filtro ,já que ele filtra pouco mesmo.
Quanto à colocar um filtro moderno com filtragem total(como falou o Jacimar) ,fico apenas pensando que a bomba foi feita para trabalhar fazendo uma determinada força(filtro parcial) e vai ter que fazer uma força maior para vencer o filtro total ,isso não poderia ocasionar um desgaste prematuro da bomba ,sei que já fizeram mas sei lá né.....
Sei de gente na nossa turma que anda sem filtro no bf ,o meu estava com filtro e quando troquei o óleo coloquei um novo e o mecânico que fez é meio da época dos carburadores ,e já teve jeep ,ele falou que na época era até comum deixarem sem o filtro ,já que ele filtra pouco mesmo.
Quanto à colocar um filtro moderno com filtragem total(como falou o Jacimar) ,fico apenas pensando que a bomba foi feita para trabalhar fazendo uma determinada força(filtro parcial) e vai ter que fazer uma força maior para vencer o filtro total ,isso não poderia ocasionar um desgaste prematuro da bomba ,sei que já fizeram mas sei lá né.....
Boa noite prezado ! eu coloquei e na realidade a bomba trabalhou mais livre ! tanto que tive que bolar uma restrição na linha do filtro . . . tá lá naquele tópico que citei, não tenho nada a reclamar, ficou bom mesmo ! só quem pelejou com o PL3 sabe a trabalheira que dá ! abraço !
juleymar73
11/02/2014, 22:16
Bom dia,
Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo desceu normal, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.
Fala Ian , vc mais um que conheço aqui da terra onde nasci, uma curiosidade o seu estava com filtro , pois acho que a afalta de filtro pode ser a razão do meu não descer pois com o filtro o oleo e filtrado antes de passar nos furinhos que ficam na parede daquele tubinho central de alojamento do filtro , o meu foi esgotado domingo e ate hoje ta la a tampa aberta e o oleo no mesmo lugar, fds vou fazer o resto do serviço, tirar o reservatorio e conferir se os flexivel ta ok .
valew abraço
juleymar73
11/02/2014, 22:23
Willian , eu tenho duvidas se sem filtro flui melhor o oleo , pois o oleo cria uma borra estranha que pode entupir aqueles furinhos que tem no tubinho interno, pois com filtro o oleo so passa por ali depois de passar pelo filtro ja livre das borras , e meu oleo não desce por causa disso , o amigo Ian aqui disse que o dele desceu normal e certamente estava com filtro mais uma experiencia pra nos .
valew abraço.
juleymar73
11/02/2014, 22:30
E tem mais uma no meu motor , o tobo maior que entra no alojamento do filtro e de metal e não um fexivel , perguntei a um mecanico aqui das antigas e ele disse que isso e estranho pra ele,
alguen sabe me informar se isso ta certo uo errado.
antonio umino
11/02/2014, 22:44
Juleymar...
O original é tubo flexivel...
Mas tem muitos motores com cano de cobre no lugar do flexivel. mas é coisa normal....
Pois por ali passa o coletor de escape, (muito quente), e com certeza deve ter sido trocado em razão de algum furo e colocado por segurança o de cobre..... Mas tá valendo....
abçs
eliasFerreira
11/02/2014, 22:47
E tem mais uma no meu motor , o tobo maior que entra no alojamento do filtro e de metal e não um fexivel , perguntei a um mecanico aqui das antigas e ele disse que isso e estranho pra ele,
alguen sabe me informar se isso ta certo uo errado.
Coloca uma foto pra gente ver.
antonio umino
11/02/2014, 22:58
Já que estão falando em Filtro de óleo...
Alguém já pensou em mudar o sistema de filtragem parcial
onde o óleo do motor sugado pela bomba vai para as bronzinas de mancal e biela e depois para os balanceiros e retorna ao carter. além de ir para o filtro de óleo para ser filtrado e retornar ao carter caindo em cima da engrenagem de comando .
por um completo, isto é o óleo passando do carter para a bomba e da bomba para o sistema a ser lubrificado.???????????????
Olhando o Motor BF 184 (maverick). que tem o sistema de filtragem total. A bomba é bem maior deve ter maior capacidade..
Na tampa da bomba de óleo colocando uma outra tampa (intermediária) e dela sair uma conexão para um filtro.....digamos o modelo do Jacimar. com o suporte do filtro da Scania. e da bomba para o filtro de óleo
para o plug ou tampão que tem no bloco do motor logo após à bomba, por onde as concessionárias faziam a medição da pressão da bomba..
Na bomba que através do pescador suga o o óleo e circula pelo sistema ..................................
retirando a tampa como vai ser posto um suplemento (intermediária), e tampando o furo do bloco com digamos uma junta de metal. e esta como está tapado obrigatoriamente o óleo vai ter que passar por este suplemento onde vai ter uma saida para o filtro de óleo (tipo Jacimar). e daí retornar ao bloco já filtrado e passando pelas bronzinas e pelo balanceiro vai retornar o óleo para o cárter, ....................
Estou com o motor fora da viatura...... e acho que é possivel fazer esta mudança.........................
Alguém já pensou nisto??????
abçs
juleymar73
11/02/2014, 23:37
Coloca uma foto pra gente ver.
Elias , esse fim de semana vou tirar aqui ai posto ,
abraço.
juleymar73
11/02/2014, 23:38
Juleymar...
O original é tubo flexivel...
Mas tem muitos motores com cano de cobre no lugar do flexivel. mas é coisa normal....
Pois por ali passa o coletor de escape, (muito quente), e com certeza deve ter sido trocado em razão de algum furo e colocado por segurança o de cobre..... Mas tá valendo....
abçs
Antonio vou deixar assim então, pensei que foi posto na montagen do motor quando foi retificado.
Ian Jeep
12/02/2014, 01:05
Fala Ian , vc mais um que conheço aqui da terra onde nasci, uma curiosidade o seu estava com filtro , pois acho que a afalta de filtro pode ser a razão do meu não descer pois com o filtro o oleo e filtrado antes de passar nos furinhos que ficam na parede daquele tubinho central de alojamento do filtro , o meu foi esgotado domingo e ate hoje ta la a tampa aberta e o oleo no mesmo lugar, fds vou fazer o resto do serviço, tirar o reservatorio e conferir se os flexivel ta ok .
valew abraço
Retificando oq eu falei!
Bom dia,
Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo NÃO desceu, Tive q tirar com uma estopa, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.
Enquanto eu limpava o cárter, o velho limpava o filtro, confirmei com ele aki. O furinho é muito pequeno, acredito q necessite da pressão da bomba pra poder circular.
juleymar73
12/02/2014, 23:17
Retificando oq eu falei!
Enquanto eu limpava o cárter, o velho limpava o filtro, confirmei com ele aki. O furinho é muito pequeno, acredito q necessite da pressão da bomba pra poder circular.
Valew Ian , acho então que ta normal,
abraço.
juleymar73
15/02/2014, 00:18
Ola pessoal , onten dei uma geral no alojamento do filtro , e a resposta e , NUNCA que oleo ia descer pois o tubinho interno ali do alojamento do filtro tem so UM furinho bem em cima ou seja dquele furinho pra baixo fica empoçado o oleo e so passa a fluir depois que 90% do alojamento estiver cheio , agora mais que nunca penso na importancia do filtro, pois se esse unico furinho entupir ja era motor , pois o oleo que passar por ele entes passa pelo filtro , na verdade o alojamento serve para assentar a borra de oleo , o meu no fundo tava aquele DUREPOX de tão dura a borra ,
abraço.
Ian Jeep
15/02/2014, 02:06
Ola pessoal , onten dei uma geral no alojamento do filtro , e a resposta e , NUNCA que oleo ia descer pois o tubinho interno ali do alojamento do filtro tem so UM furinho bem em cima ou seja dquele furinho pra baixo fica empoçado o oleo e so passa a fluir depois que 90% do alojamento estiver cheio , agora mais que nunca penso na importancia do filtro, pois se esse unico furinho entupir ja era motor , pois o oleo que passar por ele entes passa pelo filtro , na verdade o alojamento serve para assentar a borra de oleo , o meu no fundo tava aquele DUREPOX de tão dura a borra ,
abraço.
Pois é, antigamente eu olhava pra esse reservatório e me vinha a pergunta. Por onde é q esse óleo sai???? kkkkk
Até q enchi o caninho de gasolina, e achei o danado do minusculo furo, q se entupir... Por mais q a filtragem seja parcial, é fundamental a sua existência. Agora o óleo ta limpo, da até pra fritar um ovo kkkk
Juleymar, vc nao perguntou mas ai vai a referencia dos flexíveis q comprei semana passada, caso precise!
451176451177
abraço.
Bom dia prezados ! Juleymar, se o filtro entupir é ruim, com certeza, mas a filtragem do BF é parcial, se o filtro entupir há um mecanismo de alívio que foi muito bem explicado em outro tópico pelo Leopoldo, e se mesmo isso não resolver, o óleo continua circulando pelo circuito principal ! tanto é que antigamente muitos retiravam o filtro e lacravam os conduítes do filtro. Abraço !
juleymar73
15/02/2014, 17:12
Bom dia prezados ! Juleymar, se o filtro entupir é ruim, com certeza, mas a filtragem do BF é parcial, se o filtro entupir há um mecanismo de alívio que foi muito bem explicado em outro tópico pelo Leopoldo, e se mesmo isso não resolver, o óleo continua circulando pelo circuito principal ! tanto é que antigamente muitos retiravam o filtro e lacravam os conduítes do filtro. Abraço !
Opa!! Jacimar essa eu não sabia , estou lendo pouco o forum rsrsrs ,
valew ai pela esplicação.
juleymar73
15/02/2014, 17:15
Pra quem pediu vai aqui a foto do cano de cobre do oleo do filtro,
451207
pois e dificil de ver isso , ate hoje so vi o meu por aqui,
abraços.
eliasFerreira
15/02/2014, 20:23
Legal.
Ficou bom.