PDA

Ver Versão Completa : Troca de óleo BF 161

jfwebber
18/07/2010, 17:19
Prezados.

Tenho um CJ5 1959 com motor 6 canecos BF 161 (original).

Está na hora de trocar o óleo e não sei a quantidade (litros) e qual o óleo usar, acho melhor óleo comum e não sintético, mas não faço idéia qual o "tipo" (40/30/20) de óleo a usar.

Gostaria da ajuda e das experiências dos colegas de fórum.

Moderadores: utilizei a pesquisa com os termos "troca de óleo BF 161" e não encontrei nemhum tópico sobre o assunto, por isto abri este, se me equivoquei, minhas escusas.

Saudações!

Webber

Fabiano Willys CJ5 1959
18/07/2010, 18:24
Caro amigo.

No nosso BF 161, utiliza-se de 6 litros de óleo.........é tudo isso mesmo !!!

Enquanto você deixa o óleo escorrendo pelo cárter, abra o reservatório de filtro de óleo e coloque o filtro usado em um recipiente. Aproveite e limpe todo o interior do alojamento do filtro de óleo, principalmente o fundo onde costuma juntar uma espécie de bôrra.

Na hora de abastecer você pode começar pelo alojamento do filtro mesmo. Coloque 1/3 do volume do óleo novo e mergulhe o filtro novo. Depois vá despejando o restante desta 1ª garrafa de 1 litro até completar, coloque a tampa e aperte o parafuoso - cuidado como o anel de vedação, caso contrario dará vazamento.

Os outros 5 litros vc coloca normalmente lá pela tampa de válvulas.

Para o BF161, normalmente se usam óleos minerias para 5mil km, até porque os sintéticos são mais finos e indicados para os motores novos. Eu costumava usar o 20W40, e no inverno o 15W30 devido ao frio.

Abraço,

Ronaldo B.
18/07/2010, 18:34
As especificações do óleo, assim como informações sobre trocas e volume podem ser encontradas no manual do proprietário e no manual do mecanico do CJ, ambos disponíves na área de download do fórum.

Manual do proprietário http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=110

Manual do mecanico e vários outros manuais http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69405

[]´s

jfwebber
18/07/2010, 20:37
Prezados.

Obrigado pelas respostas.

Dúvidas supridas.

Saudações.

Webber

Jacimar
18/07/2010, 20:50
Prezados.

Tenho um CJ5 1959 com motor 6 canecos BF 161 (original).

Está na hora de trocar o óleo e não sei a quantidade (litros) e qual o óleo usar, acho melhor óleo comum e não sintético, mas não faço idéia qual o "tipo" (40/30/20) de óleo a usar.

Gostaria da ajuda e das experiências dos colegas de fórum.

Moderadores: utilizei a pesquisa com os termos "troca de óleo BF 161" e não encontrei nemhum tópico sobre o assunto, por isto abri este, se me equivoquei, minhas escusas.

Saudações!

Webber

Boa noite prezado ! antes de trocar o oleo de uma pesquisada sobre o filtro de oleo, suas mazelas e seus macetes, o filtro eh o PL3 mas eh um saco para fechar a tampa, se nao encontrar eh soh falar porque muitos, inclusive eu jah penaram para conter vazamentos no recipiente do filtro ! boa sorte e um abraco !

guga100
19/07/2010, 15:43
aproveita tbm e limpa o carter.

é uma operação simples e que evita de contamina o óleo novo com a sujeira que fica encrustrada no fundo do carter.
Porque com o tempo cria uma borra no fundo do carter, fica parecendo uma pasta.
O meu eu vo começa a limpa todo o ano, esse ano ja foi ^^
E sobre aquele anel de vedação, se vc colocar o anel novo e vazar vc pode colocar o anel de vedação antigo do filtro. Isso so se o anel novo vazar após ser instalado.

juleymar73
10/02/2014, 22:20
Ola amigos , voltando esse topico , eu fui trocar o oleo e o filtro do meu CJ5 , e constatei que não tinha elemento interno filtrante , qual problema isso pode trazer ao meu motor , e quando abri o carter o oleo do recipiente do filtro não desce , e assim mesmo,
obrigado desde ja.

Jacimar
11/02/2014, 08:22
Bom dia prezado ! sem filtro não pode ficar, a filtragem de óleo do BF é parcial e sem o filtro circula mais óleo nesse circuito, diminuindo a quantidade de óleo para outras partes do motor . . . mas se até hoje não deu problema, foi sorte ! quanto ao óleo descer, até desce mas demora mesmo, se for colocar o filtro original compre o PL3 ou equivalente, mas te sugiro aproveitar e colocar um filtro moderno como no tópico :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/27958-filtro-de-oleo-cj5-parte-ii.html

Abraço e boa sorte !

eliasFerreira
11/02/2014, 08:33
O CJ-5 1963 de um amigo meu simplesmente não tem filtro de óleo!

Ian Jeep
11/02/2014, 15:04
Ola amigos , voltando esse topico , eu fui trocar o oleo e o filtro do meu CJ5 , e constatei que não tinha elemento interno filtrante , qual problema isso pode trazer ao meu motor , e quando abri o carter o oleo do recipiente do filtro não desce , e assim mesmo,
obrigado desde ja.

Bom dia,

Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo desceu normal, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.

Willian Del Piero Rocha
11/02/2014, 18:55
Sei de gente na nossa turma que anda sem filtro no bf ,o meu estava com filtro e quando troquei o óleo coloquei um novo e o mecânico que fez é meio da época dos carburadores ,e já teve jeep ,ele falou que na época era até comum deixarem sem o filtro ,já que ele filtra pouco mesmo.
Quanto à colocar um filtro moderno com filtragem total(como falou o Jacimar) ,fico apenas pensando que a bomba foi feita para trabalhar fazendo uma determinada força(filtro parcial) e vai ter que fazer uma força maior para vencer o filtro total ,isso não poderia ocasionar um desgaste prematuro da bomba ,sei que já fizeram mas sei lá né.....

Jacimar
11/02/2014, 20:31
Sei de gente na nossa turma que anda sem filtro no bf ,o meu estava com filtro e quando troquei o óleo coloquei um novo e o mecânico que fez é meio da época dos carburadores ,e já teve jeep ,ele falou que na época era até comum deixarem sem o filtro ,já que ele filtra pouco mesmo.
Quanto à colocar um filtro moderno com filtragem total(como falou o Jacimar) ,fico apenas pensando que a bomba foi feita para trabalhar fazendo uma determinada força(filtro parcial) e vai ter que fazer uma força maior para vencer o filtro total ,isso não poderia ocasionar um desgaste prematuro da bomba ,sei que já fizeram mas sei lá né.....

Boa noite prezado ! eu coloquei e na realidade a bomba trabalhou mais livre ! tanto que tive que bolar uma restrição na linha do filtro . . . tá lá naquele tópico que citei, não tenho nada a reclamar, ficou bom mesmo ! só quem pelejou com o PL3 sabe a trabalheira que dá ! abraço !

juleymar73
11/02/2014, 22:16
Bom dia,

Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo desceu normal, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.
Fala Ian , vc mais um que conheço aqui da terra onde nasci, uma curiosidade o seu estava com filtro , pois acho que a afalta de filtro pode ser a razão do meu não descer pois com o filtro o oleo e filtrado antes de passar nos furinhos que ficam na parede daquele tubinho central de alojamento do filtro , o meu foi esgotado domingo e ate hoje ta la a tampa aberta e o oleo no mesmo lugar, fds vou fazer o resto do serviço, tirar o reservatorio e conferir se os flexivel ta ok .
valew abraço

juleymar73
11/02/2014, 22:23
Willian , eu tenho duvidas se sem filtro flui melhor o oleo , pois o oleo cria uma borra estranha que pode entupir aqueles furinhos que tem no tubinho interno, pois com filtro o oleo so passa por ali depois de passar pelo filtro ja livre das borras , e meu oleo não desce por causa disso , o amigo Ian aqui disse que o dele desceu normal e certamente estava com filtro mais uma experiencia pra nos .
valew abraço.

juleymar73
11/02/2014, 22:30
E tem mais uma no meu motor , o tobo maior que entra no alojamento do filtro e de metal e não um fexivel , perguntei a um mecanico aqui das antigas e ele disse que isso e estranho pra ele,
alguen sabe me informar se isso ta certo uo errado.

antonio umino
11/02/2014, 22:44
Juleymar...
O original é tubo flexivel...
Mas tem muitos motores com cano de cobre no lugar do flexivel. mas é coisa normal....
Pois por ali passa o coletor de escape, (muito quente), e com certeza deve ter sido trocado em razão de algum furo e colocado por segurança o de cobre..... Mas tá valendo....
abçs

eliasFerreira
11/02/2014, 22:47
E tem mais uma no meu motor , o tobo maior que entra no alojamento do filtro e de metal e não um fexivel , perguntei a um mecanico aqui das antigas e ele disse que isso e estranho pra ele,
alguen sabe me informar se isso ta certo uo errado.

Coloca uma foto pra gente ver.

antonio umino
11/02/2014, 22:58
Já que estão falando em Filtro de óleo...
Alguém já pensou em mudar o sistema de filtragem parcial
onde o óleo do motor sugado pela bomba vai para as bronzinas de mancal e biela e depois para os balanceiros e retorna ao carter. além de ir para o filtro de óleo para ser filtrado e retornar ao carter caindo em cima da engrenagem de comando .

por um completo, isto é o óleo passando do carter para a bomba e da bomba para o sistema a ser lubrificado.???????????????

Olhando o Motor BF 184 (maverick). que tem o sistema de filtragem total. A bomba é bem maior deve ter maior capacidade..

Na tampa da bomba de óleo colocando uma outra tampa (intermediária) e dela sair uma conexão para um filtro.....digamos o modelo do Jacimar. com o suporte do filtro da Scania. e da bomba para o filtro de óleo
para o plug ou tampão que tem no bloco do motor logo após à bomba, por onde as concessionárias faziam a medição da pressão da bomba..

Na bomba que através do pescador suga o o óleo e circula pelo sistema ..................................
retirando a tampa como vai ser posto um suplemento (intermediária), e tampando o furo do bloco com digamos uma junta de metal. e esta como está tapado obrigatoriamente o óleo vai ter que passar por este suplemento onde vai ter uma saida para o filtro de óleo (tipo Jacimar). e daí retornar ao bloco já filtrado e passando pelas bronzinas e pelo balanceiro vai retornar o óleo para o cárter, ....................
Estou com o motor fora da viatura...... e acho que é possivel fazer esta mudança.........................
Alguém já pensou nisto??????
abçs

juleymar73
11/02/2014, 23:37
Coloca uma foto pra gente ver.
Elias , esse fim de semana vou tirar aqui ai posto ,
abraço.

juleymar73
11/02/2014, 23:38
Juleymar...
O original é tubo flexivel...
Mas tem muitos motores com cano de cobre no lugar do flexivel. mas é coisa normal....
Pois por ali passa o coletor de escape, (muito quente), e com certeza deve ter sido trocado em razão de algum furo e colocado por segurança o de cobre..... Mas tá valendo....
abçs
Antonio vou deixar assim então, pensei que foi posto na montagen do motor quando foi retificado.

Ian Jeep
12/02/2014, 01:05
Fala Ian , vc mais um que conheço aqui da terra onde nasci, uma curiosidade o seu estava com filtro , pois acho que a afalta de filtro pode ser a razão do meu não descer pois com o filtro o oleo e filtrado antes de passar nos furinhos que ficam na parede daquele tubinho central de alojamento do filtro , o meu foi esgotado domingo e ate hoje ta la a tampa aberta e o oleo no mesmo lugar, fds vou fazer o resto do serviço, tirar o reservatorio e conferir se os flexivel ta ok .
valew abraço

Retificando oq eu falei!

Bom dia,
Semana passada eu troquei o óleo, filtro e dei uma geral no cárter. O óleo NÃO desceu, Tive q tirar com uma estopa, pode ser q tenha entupido o flexível ou a passagem de dentro do reservatório.

Enquanto eu limpava o cárter, o velho limpava o filtro, confirmei com ele aki. O furinho é muito pequeno, acredito q necessite da pressão da bomba pra poder circular.

juleymar73
12/02/2014, 23:17
Retificando oq eu falei!

Enquanto eu limpava o cárter, o velho limpava o filtro, confirmei com ele aki. O furinho é muito pequeno, acredito q necessite da pressão da bomba pra poder circular.

Valew Ian , acho então que ta normal,
abraço.

juleymar73
15/02/2014, 00:18
Ola pessoal , onten dei uma geral no alojamento do filtro , e a resposta e , NUNCA que oleo ia descer pois o tubinho interno ali do alojamento do filtro tem so UM furinho bem em cima ou seja dquele furinho pra baixo fica empoçado o oleo e so passa a fluir depois que 90% do alojamento estiver cheio , agora mais que nunca penso na importancia do filtro, pois se esse unico furinho entupir ja era motor , pois o oleo que passar por ele entes passa pelo filtro , na verdade o alojamento serve para assentar a borra de oleo , o meu no fundo tava aquele DUREPOX de tão dura a borra ,
abraço.

Ian Jeep
15/02/2014, 02:06
Ola pessoal , onten dei uma geral no alojamento do filtro , e a resposta e , NUNCA que oleo ia descer pois o tubinho interno ali do alojamento do filtro tem so UM furinho bem em cima ou seja dquele furinho pra baixo fica empoçado o oleo e so passa a fluir depois que 90% do alojamento estiver cheio , agora mais que nunca penso na importancia do filtro, pois se esse unico furinho entupir ja era motor , pois o oleo que passar por ele entes passa pelo filtro , na verdade o alojamento serve para assentar a borra de oleo , o meu no fundo tava aquele DUREPOX de tão dura a borra ,
abraço.

Pois é, antigamente eu olhava pra esse reservatório e me vinha a pergunta. Por onde é q esse óleo sai???? kkkkk
Até q enchi o caninho de gasolina, e achei o danado do minusculo furo, q se entupir... Por mais q a filtragem seja parcial, é fundamental a sua existência. Agora o óleo ta limpo, da até pra fritar um ovo kkkk

Juleymar, vc nao perguntou mas ai vai a referencia dos flexíveis q comprei semana passada, caso precise!

451176451177

Jacimar
15/02/2014, 05:36
abraço.

Bom dia prezados ! Juleymar, se o filtro entupir é ruim, com certeza, mas a filtragem do BF é parcial, se o filtro entupir há um mecanismo de alívio que foi muito bem explicado em outro tópico pelo Leopoldo, e se mesmo isso não resolver, o óleo continua circulando pelo circuito principal ! tanto é que antigamente muitos retiravam o filtro e lacravam os conduítes do filtro. Abraço !

juleymar73
15/02/2014, 17:12
Bom dia prezados ! Juleymar, se o filtro entupir é ruim, com certeza, mas a filtragem do BF é parcial, se o filtro entupir há um mecanismo de alívio que foi muito bem explicado em outro tópico pelo Leopoldo, e se mesmo isso não resolver, o óleo continua circulando pelo circuito principal ! tanto é que antigamente muitos retiravam o filtro e lacravam os conduítes do filtro. Abraço !
Opa!! Jacimar essa eu não sabia , estou lendo pouco o forum rsrsrs ,
valew ai pela esplicação.

juleymar73
15/02/2014, 17:15
Pra quem pediu vai aqui a foto do cano de cobre do oleo do filtro,
451207
pois e dificil de ver isso , ate hoje so vi o meu por aqui,
abraços.

eliasFerreira
15/02/2014, 20:23
Legal.
Ficou bom.