PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre tracklog no Igo8



fauzer
18/07/2010, 17:07
Olá companheiros,
Baixei algumas tracks para o meu gps (navegador igo8) e estou satisfeito com o resultado.

Copiei algumas tracks que foram disponibilizadas aqui e no site wikilog do cumbuco à lagoa do cauipe, e da lagoa até as dunas da taiba e fui até esse locais ver como funcionava a orientação do gps.

Confesso que fiquei desorientado durante a navegação nas dunas do pecém/taíba pq a linha da track ficava, na tela do gps, em determinado momento, em linha vertical (que na minha opinião é o mais adequado para visualização) e em outros momentos em linha horizontal (que para seguir ela com esse angulo na tela de um gps fica muito difícil).

Na verdade eu gostaria de saber, trocando algumas experiências com vcs, se for possível, como deixar a linha da track sempre na posição vertical (posição reta que o carro seguirá na maior parte do tempo, evidentemente) na tela do meu gps, pois na medida que eu vou tentando acompanhá-la (já que não é uma rota do mapa, e sim uma track fora do mapa), estando a linha da track reta/vertical, acredito que ficará mais fácil tentar segui-la, já que não há indicação sonora, e aquelas facilidades como se fosse numa rota de estrada do mapa...

Em outras palavras, queria saber como fazer a tela do gps, na hora da navegação, mover-se TAMBÉM na mesma medida que o carro dobrar à esquerda ou à direita, que nem já ocorre quando estamos numa via roteável (dentro do mapa).

É isso, no mais, agradeço pela atenção, espero em breve compartilhar minhas futuras tracks tb!
Abraço!

fauzer
21/07/2010, 01:46
Alguém tem alguma idéia?

Hamilton.pb
21/07/2010, 19:48
fauzer,

estou no meio de uma viagem, acho que só posso ajudar depois do começo de agosto. Enquanto isso, procure um dos vários fóruns sobre gps e tente arranjar ajuda.

Um abraço, Hamilton

j.r
28/07/2010, 21:04
Caro Fazer,
Vc utiliza a skin original ou skin customizada no seu iGO8? Acredito que essa dificuldade poderá ser resolvida com o skin DIMKA MEGADUCK instalada no seu IGO. Ela tem o recurso de fixar o norte (que deve ser o que está acontecendo na configuração do seu navegador, em que quando o mapa apontado para o norte, de repente a trilha segue para o oeste, aí o traçado fica de lado) ou fixar a posição do mapa. Não sei se é o caso, mas acho que o recurso poderá auxiliar na sua dificuldade de navegação.
Sucesso!
Jr

anrjunior
03/08/2010, 16:55
Galera, desculpa pela pergunta totalmente newbie mas como vocês colocam os mapas do wikiloc no Igo? GPX? KML? Tem que ter alguma conversão?

Valeu!

j.r
04/08/2010, 18:42
Prezado,
Pelo que eu pude entender acredito que vc se refira aos tracklogs de trilhas. Se for isso, para colocar no iGO vc terá que fazer alguns procedimentos:
1) baixe o arquivo de trilha que vc deseja (GPX ou KML);
2) se vc não tem, precisará de um conversor de rotas para GPS. Tente o GPSBABEL. ele é simples de usar e tem recurso para converter diversos tipos de arquivos, inclusive GPX ou KML para TRK (trilha lida pelo iGO);
3) converta o arquivo com o GPSBABEL (sugestão) de GPX ou KML para o formato TRK;
4) localize no cartão do seu iGO a pasta SAVE/TRACKS e copie o seu arquivo convertido nesta pasta;
5) coloque o cartão do seu GPS no PDA/PNA, carregue o iGO;
6) vá em MENU/MEUS DADOS/REGISTRO DE ROTAS e localize alguma rota de nome estranho (deve ser o arquivo que vc copiou, pois o iGO não reconhece a tag do arquivo. Depois é só renomear no próprio iGO)

Creio que daqui por diante vc já domina o assunto.

Creio tb que vc já deve saber que os tracklogs são apenas "riscos" (na verdade pontos) no mapa, portanto o iGO não ficará orientando (dobre a direita, dobre a esquerda... a 100 metros...) o condutor. Vc terá que seguir a track olhando no mapa. Daí a dificuldade do FAUZER, quando a trilha fica de banda e ele prefere que o alinhamento do mapa fique de acordo com a direção que ele conduz.
Espero ter ajudado!!

Sucesso!
Jr

j.r
04/08/2010, 18:46
Prezado,
A propósito, se quiser fazer um teste, segue algumas trilhas que já converti no GPSBABEL do Wikiloc para o IGO (trk).

Valeu!!
Jr

anrjunior
05/08/2010, 11:38
Opa, valeu j.r

Já consegui colocar algumas trilhas aqui da região no Igo ...
Só não testei ainda ao vivo e a cores prá ver o quanto os "riscos" vão me ajudar :)

Robertux
31/08/2010, 10:33
Eu comprei um Navegador Apontador SlimWay 2.0 em abril de 2010.
Tem um excelente hardware, com processador SiRF Atlas IV, 500MHz, sistema operacional Windows CE 6.0 e software de navegação iGO 8.3, é rápido, bom de sinal de satélite, não perde fácil, e um preço muito bom, mas me decepcionei com ele porque tentei colocar algumas trilhas que baixei do Wikiloc e não consegui. Também não consegui salvar nenhuma trilha que fiz, então larguei o Navegador jogado no porta luvas do carro.
Lendo esse tópico descobri que o problema não é no navegador e sim no operador que tá ficando velho e não tá conseguindo mais acompanhar a evolução da tecnologia.
Baixei o GPSBABEL, converti as trilhas, coloquei no GPS e consegui carregá-las. Ainda não testei porque só achei trilhas muito longe da minha região, mas vou dar um jeito de testar.
Agora vou detonar o manual do usuário para descobrir como gravar minhas próprias trilhas.
Valeu pessoal, obrigado pelas dicas.

fauzer
31/08/2010, 18:32
Prezado,
Pelo que eu pude entender acredito que vc se refira aos tracklogs de trilhas. Se for isso, para colocar no iGO vc terá que fazer alguns procedimentos:
1) baixe o arquivo de trilha que vc deseja (GPX ou KML);
2) se vc não tem, precisará de um conversor de rotas para GPS. Tente o GPSBABEL. ele é simples de usar e tem recurso para converter diversos tipos de arquivos, inclusive GPX ou KML para TRK (trilha lida pelo iGO);
3) converta o arquivo com o GPSBABEL (sugestão) de GPX ou KML para o formato TRK;
4) localize no cartão do seu iGO a pasta SAVE/TRACKS e copie o seu arquivo convertido nesta pasta;
5) coloque o cartão do seu GPS no PDA/PNA, carregue o iGO;
6) vá em MENU/MEUS DADOS/REGISTRO DE ROTAS e localize alguma rota de nome estranho (deve ser o arquivo que vc copiou, pois o iGO não reconhece a tag do arquivo. Depois é só renomear no próprio iGO)

Creio que daqui por diante vc já domina o assunto.

Creio tb que vc já deve saber que os tracklogs são apenas "riscos" (na verdade pontos) no mapa, portanto o iGO não ficará orientando (dobre a direita, dobre a esquerda... a 100 metros...) o condutor. Vc terá que seguir a track olhando no mapa. Daí a dificuldade do FAUZER, quando a trilha fica de banda e ele prefere que o alinhamento do mapa fique de acordo com a direção que ele conduz.
Espero ter ajudado!!

Sucesso!
Jr

Realmente o problema foi este que o companheiro relatou, o Igo estava configurado para o modo de visualização ao NORTE. Fiz a definição em 2D sem a opção do Norte e funcionou do jeito que eu queria.

Já em 3D as tracks não aparecem, então não dá certo esse modo.

Em relação ao skin, preferi deixar o navegador sem nenhum skin, pois notei que ficou melhor de manuseá-lo, ou seja, a tela ficou mais LIMPA, sem aquele excesso de opções, letras, gráficos sobrepostos.

Agradeço prontamente todas as considerações colocados por vc e pelos demais usuários sobre o tema abordado neste tópico.

Saudações!

Robertux
02/09/2010, 00:32
Realmente o problema foi este que o companheiro relatou, o Igo estava configurado para o modo de visualização ao NORTE. Fiz a definição em 2D sem a opção do Norte e funcionou do jeito que eu queria.

Já em 3D as tracks não aparecem, então não dá certo esse modo.

Em relação ao skin, preferi deixar o navegador sem nenhum skin, pois notei que ficou melhor de manuseá-lo, ou seja, a tela ficou mais LIMPA, sem aquele excesso de opções, letras, gráficos sobrepostos.

Agradeço prontamente todas as considerações colocados por vc e pelos demais usuários sobre o tema abordado neste tópico.

Saudações!

Legal que você encontrou a solução, então o tópico alcançou seu objetivo e teoricamente poderia ser trancado, mas eu tenho uma sugestão:

Como o iGO é o software de navegação mais utilizado nos navegadores de baixo e médio custo, ou seja, os que estão ao alcance da maioria do pessoal e tem recursos, pelo menos básicos, para ser utilizado em trilhas porque não utilizar este tópico para discutirmos os recursos "trilheiros" do iGO 8, por exemplo, como vc fez para alterar o modo de visualização ao Norte e como fez para tirar os Skins e tornar a tela mais "limpa", etc.

Outros que tenham dicas de como utilizar o iGO 8 nas trilhas poderiam ir postando aqui, como as que foram postadas pelo colega J.r que nos ajudaram muito.

Eu li no manual do meu navegador que dependendo do "veículo" que vc configura ele mostra de um jeito, se vc configurar a opção veículo para "a pé" ele vai indicar vc na posiçao exata que vc está, se estiver "automóvel" você será colocado na estrada ou rua mais próxima à sua posição real, então para utilizá-lo em trilhas não mapeadas, talvez seja mais interessante utilizá-lo com a opção de veículo "a pé" ou será que não faz diferença?, Alguém tem alguma experiência sobre isso?

Robertux
10/09/2010, 12:16
Fauzer, como você fez a definição em 2D sem a opção para o norte? Eu não consigo achar no meu.

Eu comecei a seguir uma trilha pré gravada que ia em direção ao sul e ficou horrivel a seta apontando para baixo, parecia que eu estava na contramão.

Obrigado

fauzer
13/09/2010, 00:50
Fauzer, como você fez a definição em 2D sem a opção para o norte? Eu não consigo achar no meu.

Eu comecei a seguir uma trilha pré gravada que ia em direção ao sul e ficou horrivel a seta apontando para baixo, parecia que eu estava na contramão.

Obrigado

Caro Roberto,

Com o mapa aberto, no meu navegador Igo coloquei a definição em 2D clicando na opção 2D que fica na primeira opção do lado direito da tela.

Ocorre que quando vc clica nele (botão com um quadrado e com nome 2D abaixo dele), o software ativa a função escolhida e disponibiliza, no mesmo local que vc selecionou o modo de visualização, as próximas opções para seleção posterior.

Também tive dificuldade no início para manusear o programa, novidade geralmente gera dúvidas mesmo.

Saudações

Supercharger
29/10/2010, 14:59
1) baixe o arquivo de trilha que vc deseja (GPX ou KML);
2) se vc não tem, precisará de um conversor de rotas para GPS. Tente o GPSBABEL. ele é simples de usar e tem recurso para converter diversos tipos de arquivos, inclusive GPX ou KML para TRK (trilha lida pelo iGO);
3) converta o arquivo com o GPSBABEL (sugestão) de GPX ou KML para o formato TRK;
4) localize no cartão do seu iGO a pasta SAVE/TRACKS e copie o seu arquivo convertido nesta pasta;
5) coloque o cartão do seu GPS no PDA/PNA, carregue o iGO;
6) vá em MENU/MEUS DADOS/REGISTRO DE ROTAS e localize alguma rota de nome estranho (deve ser o arquivo que vc copiou, pois o iGO não reconhece a tag do arquivo. Depois é só renomear no próprio iGO)

Show!
Peguei alguns arquivos de trilha (no formato GTM) com os colegas jipeiros em BH, converti para IGO (*.TRK) usando o GPSBABEL conforme descrito pelo colega acima e funcionou direitinho no IGO.

Duas outras dúvidas:

1) a trilha aparece no IGO como um trajeto fechado, isto é, além da trilha propriamente dita, há também uma linha reta ligando o ponto inicial ao ponto final. Isto é coisa do IGO que liga o ponto final ao incial ou os arquivos GTM que peguei é que tem esta característica?

2) Se eu carregar 10, 20, 30 trilhas no IGO, tem como aparecer o nome da trilha próximo à ela? Porque senão eu teria que desligar todas as trihas e ligar uma de cada vez para descobrir de qual se trata a trilha em questão.

Saudações,
Gustavo.

Guilherme A. Araújo
16/11/2010, 17:47
Show!
Peguei alguns arquivos de trilha (no formato GTM) com os colegas jipeiros em BH, converti para IGO (*.TRK) usando o GPSBABEL conforme descrito pelo colega acima e funcionou direitinho no IGO.

Duas outras dúvidas:

1) a trilha aparece no IGO como um trajeto fechado, isto é, além da trilha propriamente dita, há também uma linha reta ligando o ponto inicial ao ponto final. Isto é coisa do IGO que liga o ponto final ao incial ou os arquivos GTM que peguei é que tem esta característica?

2) Se eu carregar 10, 20, 30 trilhas no IGO, tem como aparecer o nome da trilha próximo à ela? Porque senão eu teria que desligar todas as trihas e ligar uma de cada vez para descobrir de qual se trata a trilha em questão.

Saudações,
Gustavo.
essa é aparte ruim do iGo, este traço reto é do iGo mesmo, e nao dos outros programas.
Nao dá pra colocar o nome direto na conversao do track, o igo nao reconhece o nome, por isso, se quiser vai ter q colocar trilha por trilha, reiniciar o gps, colocar o nome e assim por diante.(arrependimento de ter atualizado meu gps)
E se colocar um mont de tracks akeles traços retos vai ficar e atrapalhar se for uma perto da outra, é um saco!!

Robertux
17/12/2010, 14:00
Vou jogar no lixo essa m... de gps apontador SlimWay 2.0, apesar de usar o IGO 8 ele não tem a opção de navegar em 2 D com a parte superior do mapa apontando para a direção atual do veiculo
Em 2D o mapa fica fixo, sempre com o norte para cima.
Embora no manual ele diga que o botão "modos de vista" traga três opções, ou seja:

3D - vista de perspectiva, a parte superior do mapa aponta sempre para a atual direção da condução,
2D - vista de cima, a parte superior do mapa aponta sempre para a atual direção da condução e
2D N - a parte superior do mapa aponta sempre para o norte.

Só existem duas opções a 3D que aponta sempre para a atual direção do carro e a 2D, que que aponta sempre para o norte. A opção 2D N não existe no botão, então a opção 2D foi transformada em 2D N.

Merda, vou comprar um GARMIN.

Ronaldo B.
17/12/2010, 14:59
Roberto,

Esse problema não é do aparelho e sim do software. Vc está usando qual versão do Igo8 e tem algum Skin ???

Eu tenho um Mio M400 com o Navigator, Igo 8.3 e o Igo Primo instalado, não lembro se tem essa opção, vou dar uma olhada prá ver se tem em alguns dos programas.

[]´s

Robertux
21/12/2010, 22:26
Valeu, obrigado Ronaldo,
Não estou com ele agora, ele ficou em Piracicaba, já que não serve para nada, e eu estou em São Paulo.
Na quinta à noite vou para Piracicaba e vejo com certeza, mas é a versão 8.3.alguma coisa.
Com certeza é o skim colocado pelo apontador e eu não sei como alterar, se fosse um computador eu formataria e instalaria tudo do zero, mas no navegador eu ainda não aprendi a mexer.

Para andar pelas cidades e rodovias eu não preciso de GPS, eu conheço o Brasil todo, viajei muitos anos de caminhão fazendo entregas quando ainda não existiam GPS e aprendi a me localizar bem, o problema é no meio da mata, e justamente aí ele não funciona.

Robertux
28/12/2010, 09:31
Verifiquei a versão do IGO é a 8.3.2.128919, original do GPS. Tem diversas coisas desabilitadas. Vou tentar instalar uma mais nova.

Ronaldo B.
28/12/2010, 14:59
Roberto,

Eu estou usando a versão 8.3.4.117940 com a skin G16.16p_da (DVS1&gurjon). Tem várias opções de configuração.

O modo de vista tem as seguintes opções:

3D - vista de perspectiva, a parte superior do mapa aponta sempre para a atual direção da condução,
2D - vista de cima, a parte superior do mapa aponta sempre para a atual direção da condução e
2D N - a parte superior do mapa aponta sempre para o norte.

[]´s

Robertux
11/07/2011, 14:27
Valeu Ronaldo B.

Aquela porcaria do Slim Way 2.0 não consegue mais conectar no computador, já tentei no Windows XP, no Vista e no 7 e não funciona, não consigo mais acessá-lo no computador, ele não aparece mais, aparece Windows CE, se não me engano, mas não identifica o aparelho e não acessa as pastas. Vou usá-lo apenas como velocímetro no Jeep.
Eu estive vendo um Garmin 60 CSX para comprar mas é muito caro e o visor muito pequeno, existe algum GPS que usa o IGO 8, que tenha o hardware de boa qualidade, que seja fácil de atualizar o IGO e trocar o skin, se necessário, e não seja muito caro?
Porque acho que os recursos do IGO8 para as trilhas é suficiente, da para gravar uma trilha nova e dá para baixar um tracklog, basta ter a opção de liberar o norte e ser bom de localização de satélites.

rochagrola
29/03/2013, 15:20
Estou usando um foston FS-707DC com tela de 7" e IGO 8.3.5.193799 e SKIN diMka by WertVRV v 1.1.46. Baixo da internet ou crio no google earth e converto os arquivos usando o GPSbabel para o formato do igo e coloco no cartão SD, aparecem as rotas certinhas. Quando tem varias rotas próximas e embola tudo na tela eu deixo elas com a cor transparente, vou lá onde troca a cor delas e clico naquele quadradinho com um traço, ele deixa a rota sem cor e não aparece no mapa, quando quero visualizar vou lá e coloco a cor que eu quiser e ela aparece novamente. Dá para se divertir de forma barata e me atende, é claro que a precisão não é lá aquelas coisas, mas no meio do mato não preciso de muita precisão, é só para saber mais ou menos onde teremos que passar para as vezes chegar, rsrsrsr.

Luiz G.Bordin
24/06/2013, 12:48
Tenho um GPS Powerpack com Igo, da pra atualizar? preciso de um mapa rodoviario dos pontos turisticos, no a serra gaucha, a qual pretendo ir no fim de julho. O que me sugerem? tem algum link de mapa para este gps?