Ver Versão Completa : Dicas e ajudas na compra de CJ5
alissonlino
18/07/2010, 00:53
Boa noite a todos.
primeiramente gostaria de parabenizar pelo fórum e o site em geral, pois sempre que posso eu leio aqui e o conteúdo é excelente.
se eu coloquei a mensagem no lugar errado peço desculpas.:oops:
o negócio é o seguinte: já estou a algum tempo "pensando" em comprar um cj5, mas não tinha achado nada que me agradasse, pois tinha preferencia em um 1958 até 1960 (só pq como todos sabem o paralamas traseiro é oval).:roll:. então acho mais bonito do que o reto. e tmb pq são dos primeiros anos do modelo 5. até que encontrei um que estou interessado. parece que está muito bom e conservado. lataria sem nenhum podre. asoalho original (frisado). motor original willys 6cc (sem vazamentos). a direção e freios são originais também, mas depois quero ver se coloco hidraulica e disco. minha intenção não é muito pra trilha. é mais pra dar umas voltas fds e talvez ir em alguns lugares mais ruins de ir com carro normal (sitios, etc) e ficar com ele definitavamente pra não vender mais(inclusive se conseguir deixar do jeito que quero por placa preta). então queria uma coisa com lataria boa principalmente, então gostaria de algumas dicas pra ver nele se tá tudo ok, tipo como testar tração, reduzida, etc (o q nem sei o q é direito:parede:) e alguma outra dica ou detalhe pra verificar antes de comprar. o preço dele tá 12.000 e o cara não baixa 1 centavo.
e aproveitando o tópico gostaria que me ajudassem a reconhecer uma cor, pois esse que to vendo é azul liso e estou querendo pintar ele de verde metalico depois. aí procurei um monte de fotos na net de verde e fui salvando no micro pra escolher qual gostava mais até chegar nessa, mas não sei qual é, se alguém puder me ajuda, inclusive perguntei em um tópico daqui do fórum de outra pessoa, mas não tive resposta ainda.
Segue fotos e desde já agradeço quem puder ajudar.
vlw.
233847
233848
Paulo Cesar
18/07/2010, 16:22
alissonlino
O começo é assim mesmo, muitas duvidas inclusive na hora da compra e depois um montão delas na hora
do ajuste e atualização do carro, alem da dor de cabeça que terá com mecanicos, eletricista e outros quando
for colocar em pratica os incrementos que pretende fazer, além do custo da manutenção e modificações,
porem, também existe uma satisfação e alegria quando os planejamentos vão se realizando, ficando um misto
de chateação e alegria juntos.
Acredito ser fundamental conhecer um pouco de mecanica, se não tiver, ele vira com o tempo, e a cada dia
vai esta mais apaixonado por esta "cachaça" que é o mundo 4x4.
Das muitas duvidas que tens, vai colocando o foco um uma de cada vez, leia bastante os topicos que já
falam sobre o assunto e em seguida faça suas perguntas, assim as respostas cairão como uma luva naquela
lacuna que tinha, no mais é lhe dizer vai fundo e entre nesta luta, pois com o tempo esta ardua batalha
inicial vai se transformar em satisfação.
abs.
alissonlino
18/07/2010, 16:49
alissonlino
O começo é assim mesmo, muitas duvidas inclusive na hora da compra e depois um montão delas na hora
do ajuste e atualização do carro, alem da dor de cabeça que terá com mecanicos, eletricista e outros quando
for colocar em pratica os incrementos que pretende fazer, além do custo da manutenção e modificações,
porem, também existe uma satisfação e alegria quando os planejamentos vão se realizando, ficando um misto
de chateação e alegria juntos.
Acredito ser fundamental conhecer um pouco de mecanica, se não tiver, ele vira com o tempo, e a cada dia
vai esta mais apaixonado por esta "cachaça" que é o mundo 4x4.
Das muitas duvidas que tens, vai colocando o foco um uma de cada vez, leia bastante os topicos que já
falam sobre o assunto e em seguida faça suas perguntas, assim as respostas cairão como uma luva naquela
lacuna que tinha, no mais é lhe dizer vai fundo e entre nesta luta, pois com o tempo esta ardua batalha
inicial vai se transformar em satisfação.
abs.
Vlw Paulo pela força e pelo incentivo.
sempre ando pesquisando e tal, mas nem sempre encontro uma resposta direta para o que preciso. então se vc ou alguém mais puder me especificar o mais basico para eu verificar ficarei muito grato, pois tenho consciência de que qualquer um que comprar vou ter que mexer em vários detalhes, como elétrica, mecanica, etc até porque é um carro com mais de 50 anos, mas eu gostaria de algo mais específico pra que não tenha dor de cabeça com o mais simples. até ví alguns lugares com dicas, mas eram genéricas demais (falava bem dizer de carros comuns e 4x4s). então queria algumas dicas sobre os CJ5s, tipo assim. olhar se o motor está assim, assado; perceba se o cambio está assim, se faz um barulho tal; se em tais pontos se verifica trincas, etc.
Agradeço mais uma vez sua atenção e fico no aguardo de novas apontações, inclusive com relação a cor do jeep que está nas fotos que anexei.
Obrigado.
Abs.
Alisson.
Leco1974
18/07/2010, 18:20
:mrgreen:Meus 0,0000000001% de ajuda.
Antes de verificar o estado do CJ, verifique se ele tem a plaqueta de identificação na parede corta-fogo. Se tem ótimo, se não tem...pula fora.
Se tiver ela, tens que ver se tem o n. do chassi gravado nele (chassi) e se consta no sistema do DETRAN. Se não tiver, mas tiver a plaqueta é só acertar no trânsito. Agora se não consta no DETRAN e nem tem a plaqueta, foge pq é fria e ele só poderá rodar no meio do mato.
O motor será que é dele mesmo? Aconselho a verificar no DETRAN se o mesmo não consta registrado em outro carro ou como roubado/furtado.
Se o motor não é dele, mas tem origem. Cadê a respectiva nota fiscal de compra do motor e a nota fiscal da oficina que o instalou/declaração do "mexânico"? Vais precisar delas!
Parece encheção de saco, mas está cheio de jipeiro com jeep "inimplacável", pois não tem plaqueta, chassi ou com motor oriundo de meios ilícitos. :twisted:
Se abríssemos um tópico só com os jipeiros que tiveram problema com documentação do seu CJ, seria o maior tópico, acho até que dava pra criar um forum só deles. :parede:
E o chassi? Tem trincas, rachaduras, soldas ou reforços? Chassi rachado/trincado ou com solda o DETRAN do RS complica e não quer documentar.
É fundamental ter tudo certinho pra vc não estar jogando grana fora.
Abs e boa sorte.
alissonlino
18/07/2010, 18:49
:mrgreen:Meus 0,0000000001% de ajuda.
Antes de verificar o estado do CJ, verifique se ele tem a plaqueta de identificação na parede corta-fogo. Se tem ótimo, se não tem...pula fora.
Se tiver ela, tens que ver se tem o n. do chassi gravado nele (chassi) e se consta no sistema do DETRAN. Se não tiver, mas tiver a plaqueta é só acertar no trânsito. Agora se não consta no DETRAN e nem tem a plaqueta, foge pq é fria e ele só poderá rodar no meio do mato.
O motor será que é dele mesmo? Aconselho a verificar no DETRAN se o mesmo não consta registrado em outro carro ou como roubado/furtado.
Se o motor não é dele, mas tem origem. Cadê a respectiva nota fiscal de compra do motor e a nota fiscal da oficina que o instalou/declaração do "mexânico"? Vais precisar delas!
Parece encheção de saco, mas está cheio de jipeiro com jeep "inimplacável", pois não tem plaqueta, chassi ou com motor oriundo de meios ilícitos. :twisted:
Se abríssemos um tópico só com os jipeiros que tiveram problema com documentação do seu CJ, seria o maior tópico, acho até que dava pra criar um forum só deles. :parede:
E o chassi? Tem trincas, rachaduras, soldas ou reforços? Chassi rachado/trincado ou com solda o DETRAN do RS complica e não quer documentar.
É fundamental ter tudo certinho pra vc não estar jogando grana fora.
Abs e boa sorte.
Nossa. vlw mesmo. posso dizer que sua ajuda foi de 99,99%:palmas:, pois outros detalhes são necessários em qq carro, mas esses outros que citou não sabia. só mais um detalhe só pra confirmar, essa identificação no corta fogo é arrebitada ou já é gravada na lataria? nela vai ter o número do que tá no chassi, certo? e onde fica mais ou menos? lado direito, esquerdo?
vlw.
Abs e obrigado.
Leco1974
18/07/2010, 19:10
No meu CJ 5 1957 esta plaqueta está arrebitada do lado esquerdo (de quem olha o cj de frente), mas pode ser parafusada, pq a maneira de prendê-la não influi. Esta plaqueta tem alguns desenhos e consta o n. do chassi, escrita a origem (Toledo, OHIO, EUA) e mais outras coisas que não me recordo. A escrita é insculpida na plaqueta. A plaqueta tem uns 5cm de altura por uns 10 de largura. Sem a plaqueta é um CJ perdido. Eu comprei meu CJ em fevereiro e de lá pra cá já soube uns 20 CJ's sem jeito de documentar (falta da plaqueta, chassi emendado, motor com origem "ruim", motor sem numeração). Em verdade (e parece piada) não é o CJ que tem um plaqueta e sim uma plaqueta que tem um jeep.... pq se vc tirar a plaqueta de um CJ sem o chassi gravado nele e colocá-la em outro que tb não tem o n. do chassi gravado....vc emplaca este segundo com os dados do primeiro. Uma vez gravado o n. do chassi no CJ, mesmo extraviada esta plaqueta vc não perde o carro, pois ele passará a "existir" para o DETRAN e ninguém mais conseguirá usar os dados que estão na plaqueta. Confundi muito vc? Abs
:pipoca:
alissonlino
18/07/2010, 19:45
No meu CJ 5 1957 esta plaqueta está arrebitada do lado esquerdo (de quem olha o cj de frente), mas pode ser parafusada, pq a maneira de prendê-la não influi. Esta plaqueta tem alguns desenhos e consta o n. do chassi, escrita a origem (Toledo, OHIO, EUA) e mais outras coisas que não me recordo. A escrita é insculpida na plaqueta. A plaqueta tem uns 5cm de altura por uns 10 de largura. Sem a plaqueta é um CJ perdido. Eu comprei meu CJ em fevereiro e de lá pra cá já soube uns 20 CJ's sem jeito de documentar (falta da plaqueta, chassi emendado, motor com origem "ruim", motor sem numeração). Em verdade (e parece piada) não é o CJ que tem um plaqueta e sim uma plaqueta que tem um jeep.... pq se vc tirar a plaqueta de um CJ sem o chassi gravado nele e colocá-la em outro que tb não tem o n. do chassi gravado....vc emplaca este segundo com os dados do primeiro. Uma vez gravado o n. do chassi no CJ, mesmo extraviada esta plaqueta vc não perde o carro, pois ele passará a "existir" para o DETRAN e ninguém mais conseguirá usar os dados que estão na plaqueta. Confundi muito vc? Abs
:pipoca:
opa amigo, entendi perfeitamente, a não ser essa frase: "Uma vez gravado o n. do chassi no CJ, mesmo extraviada esta plaqueta vc não perde o carro, pois ele passará a "existir" para o DETRAN e ninguém mais conseguirá usar os dados que estão na plaqueta". então quer dizer que pode ser gravado o número nele em algum lugar? não entendi essa parte.
pelo que pesquisei depois que me falou esse número de identificação só sai no chassi de 68/69 em diante. então no meu caso ele teria que ter a plaqueta e não ter número no chassi correto? pois é 1958.:mrgreen:
Obrigado novamente.
Abs.
Bah galera, tão pegando pessado na tal plaqueta... e com certeza não é a tal plaqueta o mais importante... é sim importante o jeep estar em dia com os documentos, ou seja, o numero de chassis NO chassis e legivel sendo o mesmo nos documentos bem como o numero do motor constar no cadastro do jeep no DETRAN...
O meu jeep era do exército e quando comprei não tinha plaqueta alguma e mesmo assim emplaquei ele e hoje esta tudo certo perante o DETRAN...
O importante para o Alisson é o jeep estar legal no DETRAN, estar em plenas condições de rodar e em bom estado de conservação, a plaqueta é o que menos importa, 99% do jeep que rodam por ai mesmo legal perante DETRAN não tem plaqueta... Tão fazendo um bicho de 7 cabeças...
Alisson, primeiramente, confira no chassis se o numero está legivel e alinhado, o numero fica no lado direito próximo da roda dianteria, isso para não ter dor de cabeça na vistoria... caso o resto estiver OK.
Vá ao DETRAN de preferência com os doc do jeep ou ao menso sabendo a placa e renavan e peça uma certidão do veículo, para saber se esta tudo dentro da lei...
Não havendo impecílios legais, agora é vez do jeep propriamente dito...
Já quanto lataria e mecânica é a mesma coisa que carro de passeio, leve o jeep a um mecânico e funileiro de confiaça...
Ou seja todo o processo é igual carro de passeio, não é porque é um jeep que vai ser diferente, as leis são as mesmas perante o DETRAN e você não vai compra um caco véio pra se encomodar...
Agora quanto ao preço que você citou, ta dentro do "padrão", preço de jeep é muito singular, mas normalmente para um jeep em bom estado é praticado de 10 a 15, mas cada caso é um caso...
Um detalhe, você citou colocar placa preta, e pretende colocar direção hidráulica e freio a disco, aconselho você a se informar se após isso será possivel conseguir a placa preta, pois sei que tem uma certa porcentagem de originalidade que deve ser mantida...
Bem só acho que a tal plaqueta não é o mais importante...
Forte abraço!
Leco1974
18/07/2010, 20:08
opa amigo, entendi perfeitamente, a não ser essa frase: "Uma vez gravado o n. do chassi no CJ, mesmo extraviada esta plaqueta vc não perde o carro, pois ele passará a "existir" para o DETRAN e ninguém mais conseguirá usar os dados que estão na plaqueta". então quer dizer que pode ser gravado o número nele em algum lugar? não entendi essa parte.
pelo que pesquisei depois que me falou esse número de identificação só sai no chassi de 68/69 em diante. então no meu caso ele teria que ter a plaqueta e não ter número no chassi correto? pois é 1958.:mrgreen:
Obrigado novamente.
Abs.
Tendo a plaqueta o n. do chassi é gravado, no caso do DETRAN de Porto Alegre em que eu fui (não sei se é regra), no chassi do lado direito do jeep, no meio termo entre as rodas dianteiras e traseiras.
NÃO FALEI NO N. DO CHASSI PRA TE DESINCENTIVAR, MUITO PELO CONTRÁRIO, apenas referi que tendo-a deves passar a analisar o estado do CJ. Mas, como vc pediu maiores informações sobre o assunto, passei-as. Peço desculpas , se alguém que tenha lido o tópico tenha ficado entediado. :parede:
Fui. :twisted:
Leco1974
18/07/2010, 20:17
Bah galera, tão pegando pessado na tal plaqueta... e com certeza não é a tal plaqueta o mais importante... é sim importante o jeep estar em dia com os documentos, ou seja, o numero de chassis NO chassis e legivel sendo o mesmo nos documentos bem como o numero do motor constar no cadastro do jeep no DETRAN...
O meu jeep era do exército e quando comprei não tinha plaqueta alguma e mesmo assim emplaquei ele e hoje esta tudo certo perante o DETRAN...
O importante para o Alisson é o jeep estar legal no DETRAN, estar em plenas condições de rodar e em bom estado de conservação, a plaqueta é o que menos importa, 99% do jeep que rodam por ai mesmo legal perante DETRAN não tem plaqueta... Tão fazendo um bicho de 7 cabeças...
Alisson, primeiramente, confira no chassis se o numero está legivel e alinhado, o numero fica no lado direito próximo da roda dianteria, isso para não ter dor de cabeça na vistoria... caso o resto estiver OK.
Vá ao DETRAN de preferência com os doc do jeep ou ao menso sabendo a placa e renavan e peça uma certidão do veículo, para saber se esta tudo dentro da lei...
Não havendo impecílios legais, agora é vez do jeep propriamente dito...
Já quanto lataria e mecânica é a mesma coisa que carro de passeio, leve o jeep a um mecânico e funileiro de confiaça...
Ou seja todo o processo é igual carro de passeio, não é porque é um jeep que vai ser diferente, as leis são as mesmas perante o DETRAN e você não vai compra um caco véio pra se encomodar...
Agora quanto ao preço que você citou, ta dentro do "padrão", preço de jeep é muito singular, mas normalmente para um jeep em bom estado é praticado de 10 a 15, mas cada caso é um caso...
Um detalhe, você citou colocar placa preta, e pretende colocar direção hidráulica e freio a disco, aconselho você a se informar se após isso será possivel conseguir a placa preta, pois sei que tem uma certa porcentagem de originalidade que deve ser mantida...
Bem só acho que a tal plaqueta não é o mais importante...
Forte abraço!
Tchê, me diz uma coisa, por favor, em que ano e em qual DETRAN vc emplacou um CJ sem a plaqueta constando o n. do chassi.
Pq vc tem o ovo de colombo e eu preciso ajudar uns camaradas que tem CJ perdido por causa desta M. da plaqueta que falta e aqui já tentaram emplacar e não deu, inclusive, um foi traansferido pra Bauru-SP pq dissram que lá dava e não deu, o CJ tá apreendido lá há uns 3 anos.
Favor me informar, pois aqui na capital não se emplaca e meu meca tem dois CJ's perdidos assim, se eu acertar estes CJ's pra ele eu tô feito:dance: e nunca mais pago nada pra ele. Sonho meu...
No aguardo, qq coisa manda por MP mesmo.
Vivendo e aprendendo.
Abraços
Tchê, me diz uma coisa, por favor, em que ano e em qual DETRAN vc emplacou um CJ sem a plaqueta constando o n. do chassi.
Pq vc tem o ovo de colombo e eu preciso ajudar uns camaradas que tem CJ perdido por causa desta M. da plaqueta que falta e aqui já tentaram emplacar e não deu, inclusive, um foi traansferido pra Bauru-SP pq dissram que lá dava e não deu, o CJ tá apreendido lá há uns 3 anos.
Favor me informar, pois aqui na capital não se emplaca e meu meca tem dois CJ's perdidos assim, se eu acertar estes CJ's pra ele eu tô feito:dance: e nunca mais pago nada pra ele. Sonho meu...
Vivendo e aprendendo.
Abraços
se já está apreendido fudeus
se tá só sem plaqueta e tem numero no chassis resolve facil se não tem mais nada senta e chora!
Vivendo e aprendendo.
Abraços
Perante o DETRAN numero de chassis é no CHASSIS, salvo chassis remarcado, o original do jeep é no lado direito dianterio próximo ao jumelo, bem na curva...
Até hoje nâo sei de jeep que nâo tenha numero de chassis no chassis...
Lembrando que meu jeep era do Exército, e tem seu numero bem legivel onde citei, sem plaqueta alguma...
Agora me diz uma coisa como esse jeep que você citou tem documeto??? que DETRAN tira decalque de plaqueta em vistoria??? então nem precisa comparecer com o jeep, é só leva a plaqueta...
Aqui no detran da minha cidade a plaqueta é insignificante, e jeep que não tem o numero no chassis não passa em vistoria, consequentemente não tem documento...
Tenho meu jeep desde 2001 comprei ele de um cara que arrematou de leilão, porém emplaquei ele em 2008, após comprar um outro chassis com documento, pois o meu tinha o numero certo no chassis, toda a papelada, mas o cara que me vendeu me deu um cano!!!
Troquei de chassis, transferi ele pro meu nome e já de quebra legalizei o motor de opala 4cc que tenho hoje nele numa tacada só, sem complicação alguma! Hoje esta tudo legal, chassis e motor no cadastro do DETRAN que é o que vale...
Sei que esse não é o tópico certo para esse assunto, mas qual é a situação desse jeep que você citou???
Forte abraço!
alissonlino
18/07/2010, 20:49
Não sei também se entendi bem esse lance, mas pelo que entendi em outro tópico(posso estar enganado), mas o número de chassi não começou sair só depois de 68 ou 69? vejam: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2602
esse outro site explica até bem: http://orbita.starmedia.com/~paulo_fragoso/garajeep/identifique.html
estranho isso. constar uma numeração apenas em uma plaqueta, mas a tanto tempo atrás né, vai saber como era, então acho que o Leco deve ter razão.:pensativo:
se alguém mais tiver alguma informação, ficamos no aguardo.
Abs a todos...
Não sei também se entendi bem esse lance, mas pelo que entendi em outro tópico(posso estar enganado), mas o número de chassi não começou sair só depois de 68 ou 69? vejam: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2602
esse outro site explica até bem: http://orbita.starmedia.com/~paulo_fragoso/garajeep/identifique.html
estranho isso. constar uma numeração apenas em uma plaqueta, mas a tanto tempo atrás né, vai saber como era, então acho que o Leco deve ter razão.:pensativo:
se alguém mais tiver alguma informação, ficamos no aguardo.
Abs a todos...
OK Alisson, não sei a história do jeep, de que ano até que ano passou a ter numero no chassis... mas detran algum vai regularizar um jeep sem o numero no chassis...
Caso o jeep não o tenha, é preciso que o proprietério do jeep vá até o detran solicitar a REgravaçao do mesmo no chassis...
Porque REgravação??? é a maneira mais fácil de consegui o numero no chassis, é só alegar que o chassis apresentou trincas e desavisado o cara que arrumou, acabou por danificar o numero do chassis e o mesmo está apagado ou ilegível...
Claro isso se a situação do jeep já é legal perante o DETRAN.
Todo e qualquer jeep que for passar por vistoria e não tiver o numero no chassis, com certeza será reprovado, irá passar por perícia e poderá ser apreendido.
Até explica que fucinho de porco não é tomada... o jeep já ta em cima do guincho....
É preciso lembra que perante o DETRAN o jeep é igual a qualquer utilitário, ou seja tem chassis (não é monobloco), então sua identificação deve ser no chassis e não em plaqueta...
Existe então jeep que não tem num no chassis?? bem então existe, eu não sabia.... esse jeep tá legal??? ai é outra história...
Alisson, se esse jeep que você esta "namorando" não tem o num no chassis, ve com o atual proprietário para ele pedir ao detran que o numero seja marcado ou REmarcado, depende muito do detran da sua cidade, qual processo será mais fácil...Para que não haja complicações na vistoria da troca de proprietário...
Isso resolvido, o jeep estando legal e em bom estado, vai fundo, torne-se um Jeepeiro/Jipeiro (tanto faz como se escreve), seja bem vindo ao mundo dos Cj`s
Forte abraço!
Leco1974
18/07/2010, 21:32
Meu Cj foi ao DETRAN em fev./2010 e posso dizer o seguinte:
Não tinha o n. do chassi marcado no proprio chassi.
Tinha apenas a plaqueta de identificação rebitada na parede corta-fogo (lado direito - visto pelo motorista sentado).
Constatada a existência da tal plaqueta, a qual o cara do CRVA colocou uma etiqueta encima e passou lápis pra ter o dados, foi inserido no sistema do DETRAN os dados que estavam na plaqueta (ali tava o n. do maldito chassi).
ANTES QUE ME PERGUNTEM. MEU CJ já tinha placa cinza e doctos de rodar perfeitos.
Obtive autorização pra poder marcar o n. do chassi no próprio chassi, junto à empresa credenciada junto ao DETRAN. Voltei ao DETRAN e foi dado o OK pra ser emitido um novo docto (já em meu nome) e inscrito após o n. do chassi REM (+remarcado) no documento de rodar. Na real ele não é remarcado e sim marcado, mas no CRVA disseram que era assim mesmo. Azar!
Será que no meu caso inventaram o que não existe, pq sei de outros casos idênticos aqui em POA e se alguém soubre de um DETRAN/CRVA que emplaque ou transfira CJ sem plaqueta, favor me avisar, pois este conhecimento vai ajudar muitos.
Putz, tem coisa que eu não entendo, mas compreendo qdo me lembro que estamos no Brasil e a nossa colonização é portuguesa.
Desculpe ao pai do tópico, mas sempre acaba surgindo algo a se aprender e apreender aqui. Abs
Meu Cj foi ao DETRAN em fev./2010 e posso dizer o seguinte:
Não tinha o n. do chassi marcado no proprio chassi.
Tinha apenas a plaqueta de identificação rebitada na parede corta-fogo (lado direito - visto pelo motorista sentado).
Constatada a existência da tal plaqueta, a qual o cara do CRVA colocou uma etiqueta encima e passou lápis pra ter o dados, foi inserido no sistema do DETRAN os dados que estavam na plaqueta (ali tava o n. do maldito chassi).
ANTES QUE ME PERGUNTEM. MEU CJ já tinha placa cinza e doctos de rodar perfeitos.
Obtive autorização pra poder marcar o n. do chassi no próprio chassi, junto à empresa credenciada junto ao DETRAN. Voltei ao DETRAN e foi dado o OK pra ser emitido um novo docto (já em meu nome) e inscrito após o n. do chassi REM (+remarcado) no documento de rodar. Na real ele não é remarcado e sim marcado, mas no CRVA disseram que era assim mesmo. Azar!
Será que no meu caso inventaram o que não existe, pq sei de outros casos idênticos aqui em POA e se alguém soubre de um DETRAN/CRVA que emplaque ou transfira CJ sem plaqueta, favor me avisar, pois este conhecimento vai ajudar muitos.
Putz, tem coisa que eu não entendo, mas compreendo qdo me lembro que estamos no Brasil e a nossa colonização é portuguesa.
Desculpe ao pai do tópico, mas sempre acaba surgindo algo a se aprender e apreender aqui. Abs
Dae Leco...
Aqui no detran, nem sabem que existe uma plaqueta com numero do chassis, e como disse antes, 99% dos jeep não tem essa plaqueta e deve sim valer o numero NO CHASSIS, mas claro que de cidade para cidade existem diferenças a pesar da LEI ser a mesma...
Se o jeep ao qual você se refere tem documento, está legal no cadastro do detran, tem o numero do chassis certo NO chassis...Não tem o porque não passar na vistoria pela simples falta da plaqueta...
O caso que você citou que passou com seu jeep, é o que deve ser feito, o lugar do numero de identificação é no chassis e não em plaqueta...
Jeep que só tem o numero na plaqueta, o proprietário precisa dar um jeito de colocar no chassis, não sei como passa em vistoria sem o numero no chassis e so na palqueta!
É perigoso não ter o numero no chassis, o cara do detran pode agir de má fé e toma o jeep mesmo com plaqueta e tudo mais, alega que o chassis é adulterado, robado, blablabla e etc... vai prova como que é teu??? Aula de História??? Quem lá me 1960...hehehe
Imagina um pente fino na políca rodoviária?? conferem sim... não se enganam se querem complica fazem de tudo...
Quem sabe exagerei um pouco, mas a coisa é séria...
alissonlino
18/07/2010, 22:09
OK Alisson, não sei a história do jeep, de que ano até que ano passou a ter numero no chassis... mas detran algum vai regularizar um jeep sem o numero no chassis...
Caso o jeep não o tenha, é preciso que o proprietério do jeep vá até o detran solicitar a REgravaçao do mesmo no chassis...
Porque REgravação??? é a maneira mais fácil de consegui o numero no chassis, é só alegar que o chassis apresentou trincas e desavisado o cara que arrumou, acabou por danificar o numero do chassis e o mesmo está apagado ou ilegível...
Claro isso se a situação do jeep já é legal perante o DETRAN.
Todo e qualquer jeep que for passar por vistoria e não tiver o numero no chassis, com certeza será reprovado, irá passar por perícia e poderá ser apreendido.
Até explica que fucinho de porco não é tomada... o jeep já ta em cima do guincho....
É preciso lembra que perante o DETRAN o jeep é igual a qualquer utilitário, ou seja tem chassis (não é monobloco), então sua identificação deve ser no chassis e não em plaqueta...
Existe então jeep que não tem num no chassis?? bem então existe, eu não sabia.... esse jeep tá legal??? ai é outra história...
Alisson, se esse jeep que você esta "namorando" não tem o num no chassis, ve com o atual proprietário para ele pedir ao detran que o numero seja marcado ou REmarcado, depende muito do detran da sua cidade, qual processo será mais fácil...Para que não haja complicações na vistoria da troca de proprietário...
Isso resolvido, o jeep estando legal e em bom estado, vai fundo, torne-se um Jeepeiro/Jipeiro (tanto faz como se escreve), seja bem vindo ao mundo dos Cj`s
Forte abraço!
Obrigado pelas informações, mas pelo que pesquisei em todos os lugares dizem a mesma coisa e não duvido nada que antes era sem número no chassi mesmo, pois Brasil vc já viu né. rs. uma certidão da net q qq um poderia editar vale como se fosse em papel moeda, autenticado e reconhecido firma pelo presidente.rs. uma coisa interessante que não sei se vcs têm conhecimento é que até um certo ano(não lembro qual) adulterar chassi não era crime. vc poderia adulterar e ninguem falar nada, só depois que perceberam isso e o incluiram. mas voltando ao que interessa se esse lance for só na plaquetinha e tiver que marcar no chassis logo ele vai estar como "remarcado" aí infelizmente vou procurar um de 1969 em diante. não vai ser do paralama traseiro oval como queria:parede:, mas melhor do que ter dores de cabeça com documentação.
Obrigado a todos e lá vai eu procurar outros CJs menos velhos.rs.
abs.
Alisson!!!
Paulo Cesar
18/07/2010, 22:53
Amigos
Pelo que saiba o importante é o numero gravado no chassi, por isso aqueles que tem o numero gravado
não precisam da plaqueta. Só vai precisar de plaqueta aqueles que não tem numero gravado no chassi e
sejam anteriores a 66 ou 68 (se não me engano) quando o numero ainda era gravado somente na plaqueta,
se for posterior a esta data tem que ter o numero gravado no chassi obrigatoriamente,
Um grande exemplo que a plaqueta não é tão importante assim é o fato de se vender estas plaquetas
sem nenhuma numeração em lojas de peças para jeep, para que voce mesmo grave o numero do chassi
e coloque no lugar original, apenas como complemento e manter a originalidade do jeep.
abs.
Paulo Cesar
18/07/2010, 23:02
Para quem nunca viu a plaquetinha a venda, tem um vendedor no mercado livre por R$ 30,00 cada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146549910-plaqueta-de-identificaco-numero-de-serie-jeep-rural-willys-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146550509-plaqueta-de-identificaco-numero-de-serie-jeep-rural-ford-_JM
abs.
alissonlino
19/07/2010, 01:39
Amigos
Pelo que saiba o importante é o numero gravado no chassi, por isso aqueles que tem o numero gravado
não precisam da plaqueta. Só vai precisar de plaqueta aqueles que não tem numero gravado no chassi e
sejam anteriores a 66 ou 68 (se não me engano) quando o numero ainda era gravado somente na plaqueta,
se for posterior a esta data tem que ter o numero gravado no chassi obrigatoriamente,
Um grande exemplo que a plaqueta não é tão importante assim é o fato de se vender estas plaquetas
sem nenhuma numeração em lojas de peças para jeep, para que voce mesmo grave o numero do chassi
e coloque no lugar original, apenas como complemento e manter a originalidade do jeep.
abs.
Vou ver se me informo essa semana no despachante como fica nesse caso, já que se não tinha o número do chassi no chassi(rs estranho né:lol:) e só nessa plaqueta se esse número vai ser colocado no chassi, consequentemente ela vai perder importância, mas preciso saber se vai constar como REM, pois pode desvaloriza-lo.
e se vcs analizarem friamente o que o Leco disse, ele tem toda razão ao dizer que só com uma plaqueta de um jeep q não tinha numeração no chassi, poderá ser utilizada em outro chassi também sem numeração obviamente e que provavelmente seria marcado, mas conforme visto não era o número referente ao chassi dele.
estranho isso, mas foi uma falha da época e extremamente grosseira por sinal. nesse caso poderia até se levantar a hipótese de não querer registrar só pela plaqueta, mas aí onde ficaria o direito adquirido? se naquela época não era gravado o número no chassi e se transferia só com a mesma, a culpa é do dono? não seria do órgão que fiscalizava isso. sei q seria viajar muito, mas pensem q seria o mesmo que fizessem de 2011 em diante somente chassis com chips e dai quando fosse transferir um veiculo em 2050 fabricado em 2010(q não tinha chip, claro) o detran ia dizer: não registramos de maneira alguma só com esse número gravado no chassi (pq pode ser feito em qq lugar), só registramos com chassis com chip.rsrs.
o mais legal de tudo é que o erro do próprio orgao (detran), passa a responsabilidade ao particular (ou foi o dono do jeep 58, por exemplo que inventou essa plaqueta q como o próprio amigo disse se consegue até no ML e "apagou" o número do chassi?). parabéns aos nossos administradores:palmas:.
Brincadeiras, ironias e certas decepções a parte, irei me informar no despachante como proceder, se existem riscos e quais são.
Assim que tiver uma posição, comunico aos demais.
com relação aos demais itens de verificação, já estou ciente de como verificar(mecanico e funileiro de confiança, etc).
Agradeço mais uma vez a ajuda de cada um e peço desculpas caso não tenha sido compreendido em algum momento e espero que consiga realizar meu sonho que é de ter um CJ5 e poder aqui nesse mesmo fórum compartilhar das experiências que tiver do mesmo. pq nem começou ainda:lol:.
Abs a todos.
Mauricio Rotta
19/07/2010, 09:58
Alissonlino
Te mandei uma MP
Leco1974
19/07/2010, 10:14
Para quem nunca viu a plaquetinha a venda, tem um vendedor no mercado livre por R$ 30,00 cada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146549910-plaqueta-de-identificaco-numero-de-serie-jeep-rural-willys-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146550509-plaqueta-de-identificaco-numero-de-serie-jeep-rural-ford-_JM
abs.
O modelo da plaqueta do meu tem uma espécie de sitio ou sei lá o quê (mas é um desenho rural) encima e consta os dados do Cj marcado, mas não é nenhuma destas, consta fabricação nos EUA, Toledo, OH pintado nela. A bronca a que eu me refiro é o CJ ter docto de rodar, emplacado bonitinho, mas não ter o chassi gravado no próprio carro e nem nos doctos e não ter esta bendita plaqueta pra saber qual é o n. do seu chassi (plaqueta fugiu na trilha e o chassi é virgem - nunca marcado/remarcado) e daí? Parece-me que só resta chorar.
E eu que deixei de comprar um Cj bonitaço, com motor AP, freio a disco etc por 9 mil só pq não tinha plaqueta e nem n. do chassi, apenas docto para rodar sem nenhuma referência ao chassi, sendo que o dono me disse que não passava no DETRAN pela falta dela. Paulo César: vou me matar e a culpa será tua, pq eu perdi de comprar esta barbada! Hehehehe :parede:
Abs SEM PLAQUETA
O modelo da plaqueta do meu tem uma espécie de sitio ou sei lá o quê (mas é um desenho rural) encima e consta os dados do Cj marcado, mas não é nenhuma destas, consta fabricação nos EUA, Toledo, OH pintado nela. A bronca a que eu me refiro é o CJ ter docto de rodar, emplacado bonitinho, mas não ter o chassi gravado no próprio carro e nem nos doctos e não ter esta bendita plaqueta pra saber qual é o n. do seu chassi (plaqueta fugiu na trilha e o chassi é virgem - nunca marcado/remarcado) e daí? Parece-me que só resta chorar.
E eu que deixei de comprar um Cj bonitaço, com motor AP, freio a disco etc por 9 mil só pq não tinha plaqueta e nem n. do chassi, apenas docto para rodar sem nenhuma referência ao chassi, sendo que o dono me disse que não passava no DETRAN pela falta dela. Paulo César: vou me matar e a culpa será tua, pq eu perdi de comprar esta barbada! Hehehehe :parede:
Abs SEM PLAQUETA
Dae Leco...
Tchê praticamente impossível o jeep ter documentos, emplacado e não constar o numero do chassis no documento, nem nos registros do detran!
Uma falha gravíssima por parte do detran e indiretamente do proprietário, de não dar a devida atenção a esse "detalhe", ai me pergunto como esse jeep passou na vistoria ao qual lhe concedeu o documento?? muito estranho esse caso!!
Faça um teste, pega o numero do renavan e as placas desse jeep já que ele tem documento, vá no site do detran e faça uma consulta pra ve se o numero do chassis aparece no sistema! se aparece, da pra tenta coloca-lo na tal plaqueta, já que dizem ter certos anos que só saiu numero na plaqueta, ou no chassis, e com a maior cara de pau voltar ao detran... exigindo esplicação do porque não consta no documeto o numero, alegando erro do detran!
Como dizem por aqui no RS... a tentiada é livre... se mesmo assim não der... ai como diz o Rubens... senta e chora... hehehe
alissonlino
19/07/2010, 11:16
Dae Leco...
Tchê praticamente impossível o jeep ter documentos, emplacado e não constar o numero do chassis no documento, nem nos registros do detran!
Uma falha gravíssima por parte do detran e indiretamente do proprietário, de não dar a devida atenção a esse "detalhe", ai me pergunto como esse jeep passou na vistoria ao qual lhe concedeu o documento?? muito estranho esse caso!!
Faça um teste, pega o numero do renavan e as placas desse jeep já que ele tem documento, vá no site do detran e faça uma consulta pra ve se o numero do chassis aparece no sistema! se aparece, da pra tenta coloca-lo na tal plaqueta, já que dizem ter certos anos que só saiu numero na plaqueta, ou no chassis, e com a maior cara de pau voltar ao detran... exigindo esplicação do porque não consta no documeto o numero, alegando erro do detran!
Como dizem por aqui no RS... a tentiada é livre... se mesmo assim não der... ai como diz o Rubens... senta e chora... hehehe
Eae Kitiu, blz?
Me informei mais aqui e me disseram que no PR transfere normal pela plaqueta. pode parecer estranho, mas se era o que tinha na época, não pode pedir uma coisa que não era exigida antes, ser obrigatória agora. pense se um dia a lei mudar níveis de emissão de poluentes dos carros novos(normal) aí daqui uns tempos quando terão essas inspeções os donos de jeeps ficarão com os carros irregulares, vão fazer o q? sei que é um absurdo uma transferência através de uma plaqueta que qq um faz, mas se era assim antes o maximo que podem fazer e pedir pra marcarem essa numeração no chassi. nada mais. pois existe o direito adquirido.
trabalho em um registro de imóveis e só pra exemplificar. dependendo do ano em que foi feito uma escritura a exigencia que fazemos é diferente, pois se pegassemos uma escritura de 10 anos atras não se pediam certas certidões que hj são obrigatórias, mas mesmo sem elas temos que registrar o imóvel, já que na época não eram obrigatórias. exemplo: pra registrar uma escritura hj só com certidão negativa de ações trabalhistas do antigo proprietário, certo? se chegar alguém hj com uma escritura de 1998 sem essa certidão, registra-se. se for uma escritura de 2010 sem essa certidão não se registra. entendeu?
Vlw.
Abs.
Paulo Cesar
19/07/2010, 11:32
Paulo César: vou me matar e a culpa será tua, pq eu perdi de comprar esta barbada! Hehehehe :parede:
Então compra uma duzia delas e vende ai para o mecanico por R$ 500,00 cada uma, assim com o lucro vc compra esse jeep. rsrsrs...
abs.
Eae Kitiu, blz?
Me informei mais aqui e me disseram que no PR transfere normal pela plaqueta. pode parecer estranho, mas se era o que tinha na época, não pode pedir uma coisa que não era exigida antes, ser obrigatória agora. pense se um dia a lei mudar níveis de emissão de poluentes dos carros novos(normal) aí daqui uns tempos quando terão essas inspeções os donos de jeeps ficarão com os carros irregulares, vão fazer o q? sei que é um absurdo uma transferência através de uma plaqueta que qq um faz, mas se era assim antes o maximo que podem fazer e pedir pra marcarem essa numeração no chassi. nada mais. pois existe o direito adquirido.
trabalho em um registro de imóveis e só pra exemplificar. dependendo do ano em que foi feito uma escritura a exigencia que fazemos é diferente, pois se pegassemos uma escritura de 10 anos atras não se pediam certas certidões que hj são obrigatórias, mas mesmo sem elas temos que registrar o imóvel, já que na época não eram obrigatórias. exemplo: pra registrar uma escritura hj só com certidão negativa de ações trabalhistas do antigo proprietário, certo? se chegar alguém hj com uma escritura de 1998 sem essa certidão, registra-se. se for uma escritura de 2010 sem essa certidão não se registra. entendeu?
Vlw.
Abs.
Ok Alisson, eu desconhecia que existem jeep nos dias de hoje, sem o numero do chassis no chassis, e sim só na plaqueta...
Me adimiro que os mesmo devem ter passado vistorias (desde troca da placa amarela para a de hoje, troca de proprietário, alteração de características e etc.) e continuam somente com o numero na plaqueta.
Só é muito estranho, que um amigo meu, foi legalizar seu jeep (colocou eixos de rural e queria andar na linha) e o jeep teve que passar por vistoria do Inmetro e o jeep foi avaliado como carro de passeio, tendo que estar dentro dos mínimo exigido na legislação de hoje (ruido escape, poluição e etc), não importava se o jeep lá em mil novecentos e outuro era diferente! precisava atender as exigências de hoje, pra se ter uma idéia, precisava ter até para-sol coisa que nunca vi em jeep, luz de ré, coisa que jeep não tem (original) e mais alguns detalhes que não me lembro bem...
Mas isso é Brasil, o que vale pra um não vale pra outro e assim por diante...
Forte abraço!
paesem520
19/07/2010, 14:33
Tudo bem pessoal?
Pelo que percebemos existe de tudo um pouco, jeep passando de um jeito e outros de outro. Número gravado no chassi só a partir de 1967 o Jeep tinha. O que valia era o número do motor (no bloco e na plaqueta do motor) e a plaquetinha que tinha o número de série ia na lataria era diferente do n° do motor. Portanto plaquetinha não é obrigatória (não faz falta) , ainda mais aquela na lataria. Trocou de motor? Tem de ter esse n° no documento, ou se tiver chassi marcado vai o nº do chassi e o do motor eles deixam registrado no sistema. Essa foi a explicação do pessoal do Detran aqui do RS. No meu não tive problema porque é todo original. Como alguns trocam a carroceria, a plaqueta vai ter numeração diferente do motor e/ou chassi. Aí eles podem complicar. O melhor então é retirar a plaqueta. O problema é que nem todo fical do Detran sabe desses detalhes.
Abçs,
Alisson Paese
http://jeepguerreiro.blogspot.com
Mauricio Rotta
19/07/2010, 15:10
Cada Detran de cada estado e cada avaliador dizem uma coisa, o negócio é segurar na Mão de Deus e ir em frente! Na pura sorte.
Eu já legalizei um chassis que nem andava!
Robertux
19/07/2010, 15:12
O meu jeep é 1976, portanto já tinha o número marcado no chassi.
Quando fui fazer a transferência para meu nome, em julho do ano passado, ele ainda não tinha o número do motor cadastrado no documento e tive que assinar uma declaração padrão me responsabilizando pela origem lícita do motor.
No processo de transferência ficaram anexadas fotos do motor, do chassi, (ambos nas partes onde estavam gravados os respectivos números), da plaqueta, e da trazeira do jeep com a placa anterior lacrada. A plaqueta estava coberta de tinta, tive que comprar removedor pastoso e deixá-la aparente para conseguir fazer a transferência. Meu município é Piracicaba SP.
Portanto, pelo menos em Piracicaba, a plaqueta é sim exigida, alias todo veículo tem obrigatoriamente a plaqueta, até as carretinhas de barco, moto, jet ski, etc.
Leco1974
19/07/2010, 15:24
O meu jeep é 1976, portanto já tinha o número marcado no chassi.
Quando fui fazer a transferência para meu nome, em julho do ano passado, ele ainda não tinha o número do motor cadastrado no documento e tive que assinar uma declaração padrão me responsabilizando pela origem lícita do motor.
No processo de transferência ficaram anexadas fotos do motor, do chassi, (ambos nas partes onde estavam gravados os respectivos números), da plaqueta, e da trazeira do jeep com a placa anterior lacrada. A plaqueta estava coberta de tinta, tive que comprar removedor pastoso e deixá-la aparente para conseguir fazer a transferência. Meu município é Piracicaba SP.
Portanto, pelo menos em Piracicaba, a plaqueta é sim exigida, alias todo veículo tem obrigatoriamente a plaqueta, até as carretinhas de barco, moto, jet ski, etc.
Robertux, o vistoriador que analisou meu CJ fez curso de vistoria com o teu então.:mrgreen:
Pq o resto do pessoal diz que não precisa da plaqueta. Que eu sabia só não precisava de plaqueta os que têm o chassi marcado no proprio e constando ele nos documentos de rodar/transferir, ou seja, posteriores a 1966 ou anteriores (caso do meu) cujo dono e DETRAN providenciaram isto. Antigos não marcados/remarcados no chassi e não constando o número no docto de rodar/transferir precisam, pelo menos em POA e Piracicaba, deve ser pq os municípios começam com "P". Hehehehe:dance:
Detalhe, no CRVA que eu fui eles tinham um xerox do modelo de plaqueta adotado no respectivo ano e não adianta pôr outra mais moderna. :odedo:
Blz Leco, deixa então eu ver se entendi uma coisa...
Se o jeep não tem o numero do chassis no chassis, o mesmo também não consta no documento??? ficou confuso isso... que numero vai no documento??
No meu jeep, 1972, o numero consta no chassis e no documento, e não faço idéia se um dia ele teve a tal plaqueta, como os demais jeep aqui da minha cidade e na vistoria só é tirado decalque do numero do motor, no motor e numero de chassis no chassis... só isso, básico e padrão...
Até pode ser que do RS para SP haja diferença nos processos do DETRAN, mas aqui dentro do estado tanta diferença assim de uma cidade para outra ou é só POA???
Leco1974
19/07/2010, 16:10
Blz Leco, deixa então eu ver se entendi uma coisa...
Se o jeep não tem o numero do chassis no chassis, o mesmo também não consta no documento??? ficou confuso isso... que numero vai no documento??
No meu jeep, 1972, o numero consta no chassis e no documento, e não faço idéia se um dia ele teve a tal plaqueta, como os demais jeep aqui da minha cidade e na vistoria só é tirado decalque do numero do motor, no motor e numero de chassis no chassis... só isso, básico e padrão...
É que o teu Cj já é do tempo do chassi gravado originalmente e plaqueta pra vcs não precisa ter e nem é exigida. Os de 67 (se não tô enganado) pra frente já tem o chassi gravado. Os anteriores à 1967 não tinham, o caso do meu e do que o pai do tópico ia/vai comprar, única razão pela qual deu um aviso pra ele, senão nem postava aqui e já ia direto falar na mecânica e outras coisas que todos achamos mais interessantes. O único lugar em que consta o n. do chassi dos "veinhos" é nesta plaqueta que está na parede corta fogo e em nenhum lugar mais (originalmente, claro). Ou seja, o Cj velho tem o n. só na plaqueta e com base nela é que o DETRAN vai autorizar a marcação dele no proprio chassi e colocar este n. no docto. O meu tinha placa cinza e a plaqueta e só nela estava o n. do chassi e em nenhum lugar mais. Hoje, com tudo acertado (n. do chassi gravado nele e inscrito na papelada), mesmo que me roubem a plaqueta não vão conseguir emplacar um clone, pois vai dar de cara no DETRAN que aquele chassi que está na plaqueta já foi "queimado" num documento e numa marcação "física" dum chassi. Mas o caso do "novos" é diferente. NO CRVA daqui me disseram (para o meu caso de CJ anterior a 67) sem a plaqueta não emplacam, mesmo que tenha CRLV preenchido e etc. Detalhe: O CRVA tinha uma xerox com os modelos de plaqueta usadas em cada ano e o meu não é nenhum dos que vendem no ML (não estou desfazendo aqueles) e mesmo que fosse eu não saberia o n. do chassi e como iria criá-lo? Xaropice, mas eu tava vendo o lado do novato que vai comprar um CJ e que nem sabe que existe a bendita plaqueta dos "antiguinhos", da qual eu tb quase fui vítima numa barbada de um CJ 1958 sem plaqueta bonitaço a R$9.000. Abs :mrgreen:
Robertux
19/07/2010, 16:19
Até 1967/68 o jeep não tinha número no chassi, o que valia era o número do motor e o número de série que constava na plaqueta. O chassi era vendido em casa de autopeças e era possível comprá-lo novo e trocá-lo conforme a necessidade, inclusive eu vi aqui no Forum um relato de um colega que comprou um jeep com o chassi em mau estado e como não tinha número gravado ele achou um chassi zero km na Jipebrás, original da Willys, sem numeração, comprou e substituiu o dele.
Somente depois que a Ford comprou a Willys é que o número de série passou a ser gravado no chassi e passou a ser chamdo de número do chassi. Hoje o número do chassi é gravado também nos vidros dos automóveis, mas antigamente não eram e ningúem acha isso estranho. A numeração no chassi somente passou a ser exigida para evitar fraudes, com o aumento do roubo de automóveis, antigamente as pessoas eram mais honestas.
As plaquetas têm muito mais informações do que simplesmente o número do chassi, identificam a data da fabricação, o modelo, a cor, o número do chassi, o tipo de motor e combustivel, etc.
Todos os veículos têm essa plaqueta, que é obrigatória por lei, basta você abrir o cofre do motor de qualquer automovel recente que você achará uma plaqueta autocolante de alumíno com os códigos do veículo. Normalmente elas ficam ao lado da trava do capô, bem na frente.
alissonlino
19/07/2010, 18:26
Ok Alisson, eu desconhecia que existem jeep nos dias de hoje, sem o numero do chassis no chassis, e sim só na plaqueta...
Me adimiro que os mesmo devem ter passado vistorias (desde troca da placa amarela para a de hoje, troca de proprietário, alteração de características e etc.) e continuam somente com o numero na plaqueta.
Só é muito estranho, que um amigo meu, foi legalizar seu jeep (colocou eixos de rural e queria andar na linha) e o jeep teve que passar por vistoria do Inmetro e o jeep foi avaliado como carro de passeio, tendo que estar dentro dos mínimo exigido na legislação de hoje (ruido escape, poluição e etc), não importava se o jeep lá em mil novecentos e outuro era diferente! precisava atender as exigências de hoje, pra se ter uma idéia, precisava ter até para-sol coisa que nunca vi em jeep, luz de ré, coisa que jeep não tem (original) e mais alguns detalhes que não me lembro bem...
Mas isso é Brasil, o que vale pra um não vale pra outro e assim por diante...
Forte abraço!
Nossa cara, foi bom vc ter comentado esse lance da vistoria, pq tmb vou precisar mexer com o inmetro, aí vai complicar mais.rs. to com vontade de desistir.rsrs.
Me faça um favor, se não for incomodar muito: tem como ver tudo como foi feito pra regularizar esse jeep. tipo, o que precisou colocar a mais nele que é obrigatório hj, fora a luz de ré e o quebra-sol e onde foram feitas essas instalações, pq pra ir pro inmetro geralmente precisa da NF da peça e/ou serviço, etc. então gostaria de tirar essas dúvidas, pq o inmetro olha cada detalhe de segurança, tipo pneus, step, triangulo e por aí vai.
Desde já agradeço novamente a sua atenção.
Abs.
Alisson!
Paulo Cesar
19/07/2010, 19:06
Amigos,
dizer que o INMETRO vai cobrar a luz de ré e outras coisas é precipitação, não vou afirmar que não
vão fazer, porem a coisa de 1 ano um amigo jipeiro colocou kit gaz e foi no INMETRO fazer a inspeção
e eles não exigiram essas coisas que não existiam nos jeeps da época, então estou achando que este
inspetor queria criar dificuldade para vender a facilidade.....
O Detran aqui do RJ foi o primeiro estado que deu inicio as vistorias anuais e são extremamente rigorosos,
e não houve nenhum problema na vistoria de troca de propriedade quando comprei o Engesa ainda este ano,
e o Engesa que é um carro mais novo não tem luz de ré.
È o mesmo caso dos carros antigos de só ter cinto abdominal, o Detran e o Inmetro não vão cobrar
a colocação de um cinto de 3 pontos.
abs.
alissonlino
19/07/2010, 19:12
Amigos,
dizer que o INMETRO vai cobrar a luz de ré e outras coisas é precipitação, não vou afirmar que não
vão fazer, porem a coisa de 1 ano um amigo jipeiro colocou kit gaz e foi no INMETRO fazer a inspeção
e eles não exigiram essas coisas que não existiam nos jeeps da época, então estou achando que este
O Detran aqui do RJ foi o primeiro estado que deu inicio as vistorias anuais e são extremamente rigorosos,
e não houve nenhum problema na vistoria de troca de propriedade quando comprei o Engesa ainda este ano,
È o mesmo caso dos carros antigos de só ter cinto abdominal, o Detran e o Inmetro não vão cobrar
abs.
Espero que não peçam mesmo. rs. vou ligar amanhã onde já fiz inspeção veicular pra ver o que me dizem, pq cada caso eles pedem uma coisa. tipo se vc colocar ou retirar GNV eles medem o nível de poluição, já em outras adaptações que não tem a ver com motor eles não pedem. vou ver isso tmb.
vlw por sua experiencia.
abs.
alissonlino
19/07/2010, 19:39
Amigos,
abs.
Encontrei a legislação sobre esse caso. a resolução 14/98 que trata disso.
vou por só a parte em questão.
Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:
I) nos veículos automotores e ônibus elétricos:
1) pára-hoques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de pára-brisa;
5) lavador de pára-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
13) retrorefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
15) velocímetro,
16) buzina;
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
18) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
20) extintor de incêndio;
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão;
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
26) chave de roda;
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
28) lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem;
29) cinto de segurança para a árvore de transmissão em veículos de transporte coletivo e carga;
aí tem que ver o ano do veículo se isso era obrigatório. então no artigo 2.º tem as exceções:
Art. 2º. Dos equipamentos relacionados no artigo anterior, não se exigirá:
I) lavador de pára-brisa:
a) em automóveis e camionetas derivadas de veículos produzidos antes de 1º de janeiro de 1974;
b) utilitários, veículos de carga, ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999;
II) lanterna de marcha à ré e retrorefletores, nos veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990;
e por aí vai. então não pode ser cobrado esses itens nos carros desses anos. então exemplo, quem tem um jeep 75 se passar pela inspeção tem que ter o lavador de parabrisa. então talvez seja por isso que o amigo do kiuti teve alguns itens que pediram que já em outros não pediram. então tá tudo certo.
vlw.
Abs.
Robertux
20/07/2010, 12:43
OPA,
Jeep não é automóvel é utilitário, o meu é 76 e veio de fábrica sem o lavador de pára-brisas.
alissonlino
20/07/2010, 12:53
OPA,
Jeep não é automóvel é utilitário, o meu é 76 e veio de fábrica sem o lavador de pára-brisas.
Opa. falha minha.:oops: rs. mas a lógica é a mesma. só pegar a parte que se refere aos utilitarios e suas exceções de anos.
vlw pelo toque.
Leco1974
20/07/2010, 13:53
Encontrei a legislação sobre esse caso. a resolução 14/98 que trata disso.
vou por só a parte em questão.
Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:
I) nos veículos automotores e ônibus elétricos:
1) pára-hoques, dianteiro e traseiro;
2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;
3) espelhos retrovisores, interno e externo;
4) limpador de pára-brisa;
5) lavador de pára-brisa;
6) pala interna de proteção contra o sol (pára-sol) para o condutor;
7) faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela;
8) luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
9) lanternas de posição traseiras de cor vermelha;
10) lanternas de freio de cor vermelha;
11) lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
12) lanterna de marcha à ré, de cor branca;
13) retrorefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha;
14) lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca;
15) velocímetro,
16) buzina;
17) freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes;
18) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
19) dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo;
20) extintor de incêndio;
21) registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nos veículos de transporte e condução de escolares, nos de transporte de passageiros com mais de dez lugares e nos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19t;
22) cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo;
23) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão;
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso;
25) macaco, compatível com o peso e carga do veículo;
26) chave de roda;
27) chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas;
28) lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem;
29) cinto de segurança para a árvore de transmissão em veículos de transporte coletivo e carga;
aí tem que ver o ano do veículo se isso era obrigatório. então no artigo 2.º tem as exceções:
Art. 2º. Dos equipamentos relacionados no artigo anterior, não se exigirá:
I) lavador de pára-brisa:
a) em automóveis e camionetas derivadas de veículos produzidos antes de 1º de janeiro de 1974;
b) utilitários, veículos de carga, ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999;
II) lanterna de marcha à ré e retrorefletores, nos veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990;
e por aí vai. então não pode ser cobrado esses itens nos carros desses anos. então exemplo, quem tem um jeep 75 se passar pela inspeção tem que ter o lavador de parabrisa. então talvez seja por isso que o amigo do kiuti teve alguns itens que pediram que já em outros não pediram. então tá tudo certo.
vlw.
Abs.
Diante disto, terei que colocar meu CJ à venda, pois acho que ele é irregular, tá faltando uma cacetada destes ítens.:razz: Hehehehe... eu não quero ser marginal. Hauahauaha
paesem520
20/07/2010, 15:01
O meu não tinha a plaqueta metálica que vai na lataria ao lado da bateria (ATÉ 1968 era ali) e passou na vistoria. Em chassi marcado o que vale é isso e o número do motor, mas se tiver a plaqueta é um item a mais que eles colocam nos arquivos. Até porque a carroceria muitos trocam, colocam de fibra, etc.. Somente a partir de 1970 as plaquetas naslatarias dos Jeep continham mais informações e era fixadas no lado esquerdo da parede corta fogo. Quanto a equipamentos, o meu passou (1967 modelo militar)na vistoria, sendo original e não tem placa preta (ainda). Ou seja, não tem luz de ré, nem pisca alerta, nem esguicho, no meu não tem nem retrovisor interno (mas vou colococar). Tinha medo da luz de freio que é fraquíssima, porque o meu tem as lanternas militares atrás mas isso passou ileso.
Abraço a todos,
Paese.
alissonlino
20/07/2010, 15:01
Diante disto, terei que colocar meu CJ à venda, pois acho que ele é irregular, tá faltando uma cacetada destes ítens.:razz: Hehehehe... eu não quero ser marginal. Hauahauaha
rsrs. pior que se for fazer na risca mesmo fica quase impossível. rs.
eu me informei no lugar credenciado pelo inmetro e é o que falei mesmo. eles utilizam a resolução 14/98 e respectivas alterações. mas é tranquilo, pois o que não tem do ano mesmo vai ser mais o quebra sol do lado do motorista que o kitiu disse, e é fácil, não precisa nem de nota nem nada. pedir pra qq um por do jeito certo claro, eles vão ver se ta no lugar certo pra usar e pronto. e caso fizer a inspeção e faltar algo eles entregam por escrito e dão 30 dias pra ajeitar e levar lá denovo sem cobrar nova taxa e se for coisa simples ele pede pra arrumar na hora e pronto. e os outros itens q não são obrigatório ele disse q se achar importante pode por, mas não vão nem ver. ex: se eu acho q luz de ré é importante, posso colocar, mas não considera alteração então eles nem vao ver e se depois eu quiser tirar, posso, pois não é obrigatório. ou um cinto de 3 pontos se eu quiser por pra ficar mais bonito e seguro, nem vao ver q mudou só vao ver se tem o cinto lá e tá seguro, do jeito certo pra usar.
engraçado é o quebra sol é obrigatório mesmo pra qq ano, mesmo q não era exigido na época. então tipo. mesmo quem nunca fez inspeção se o guarda quiser multar se tiver sem ele, pode. qto a isso não tem problema pois não se anda geralmente longe de jeep e onde moro tem 2/3 policiais só e todos conhecidos.rs.
vlw.
abs.
Mauricio Rotta
20/07/2010, 15:23
O foda é você ter um Jeep antigo, totalmente original que você ama e tem o maior ciúme digno de placa preta e ser obrigado a meter a furadeira no quadro do parabrisa com quase um século de idade pra pendurar um quebra-sol de plástico que além de horrível e inútil vai deixar o teu Jeep ridiculo com cara de carro alegórico do carnaval do Rio de Janeiro.
Coisas desse país dirigido por mentes burras.
alissonlino
20/07/2010, 15:30
O foda é você ter um Jeep antigo, totalmente original que você ama e tem o maior ciúme digno de placa preta e ser obrigado a meter a furadeira no quadro do parabrisa com quase um século de idade pra pendurar um quebra-sol de plástico que além de horrível e inútil vai deixar o teu Jeep ridiculo com cara de carro alegórico do carnaval do Rio de Janeiro.
Coisas desse país dirigido por mentes burras.
Concordo plenamente que vai ficar ridiculo, mas ja to esqumatizando tudo. rs. vou meter uma dupla face bem forte no maximo de pontos que conseguir e onde vai o parafuso vou cortar ele pra ficar só com a cabeça e mais um pouco e colar na peça com super bonder mesmo, pq ele só vai abaixar e ver se tá ok. não vai desparafusar pra saber se ta ok, nem puxar pra ver se tá firme. aí depois da inspeção e documentação vc já sabe...:dance:rsrs.
abs.
Nossa cara, foi bom vc ter comentado esse lance da vistoria, pq tmb vou precisar mexer com o inmetro, aí vai complicar mais.rs. to com vontade de desistir.rsrs.
Me faça um favor, se não for incomodar muito: tem como ver tudo como foi feito pra regularizar esse jeep. tipo, o que precisou colocar a mais nele que é obrigatório hj, fora a luz de ré e o quebra-sol e onde foram feitas essas instalações, pq pra ir pro inmetro geralmente precisa da NF da peça e/ou serviço, etc. então gostaria de tirar essas dúvidas, pq o inmetro olha cada detalhe de segurança, tipo pneus, step, triangulo e por aí vai.
Desde já agradeço novamente a sua atenção.
Abs.
Alisson!
Dae Alisson, tente fugir do inmetro... os cara só complicam com jeep...
O citado meu amigo teve de ir umas 3 veze até deixa o jeep do jeito que era preciso para passar nos testes deles...
Como disse anteriromente o jeep foi avaliado como um carro de passeio, tinha que ter todos os itens e dentro dos padrões...
Isso pode ter sido ocasionado por desinformação do vistoriador ou abuso de autoridade...
Mais uma vez....
CADA CASO É UM CASO, isso com certeza muda de cidade para cidade...
No meu jeep, felizmente consegui a troca de motor sem precisar passar pelo inmetro...
Isso por uma dica de um outro amigo e tentei fazer e deu certo... O motor original tem 90cv, na compra do motor de opala pedi pro cara colocar um bloco apenas de motor de opala com 90cv, ou seja eu não estava comprando o motor comleto, isso ajudou na hora de encaminha os documentos, de que forma, não sei, mas deu certo...
OPA,
Dae Robertux... preciso discordar de você....
Olha o que consta nos doc de meu jeep....
Pelos documetos meu jeep é um automóvel de passeio... por isso que depois de te-lo transformado a álcool, eu não me animei a enfrentar o inmetro...
Leco1974
20/07/2010, 16:49
Pelos documetos meu jeep é um automóvel de passeio... por isso que depois de te-lo transformado a álcool, eu não me animei a enfrentar o inmetro...
O meu tb está PASSEIO/AUTOMOVEL.
Mauricio Rotta
20/07/2010, 16:56
Olha qta informação estranha né... nos documentos dos meus dois Jeep's está escrito
PAS/AUTOMOVEL/JIPE
Ah e tem mais uma no meu ta constando que é para 5P (cinco pessoas!!!! Como???!!!) Enquanto no seu está somente para 2P (duas pessoas)
Um detalhe pessoal, notem com é o numero do chassis do meu jeep... na foto anterio do documeto...
Nada a ve com o que diz aqui... http://orbita.starmedia.com/~paulo_f...entifique.html (http://orbita.starmedia.com/%7Epaulo_fragoso/garajeep/identifique.html) pois não tem letras, só numeros...
Ou é porque o jeep era militar???
Robertux
20/07/2010, 19:00
O fato do funcionário do Detran não saber diferenciar um automóvel de um utilitário não muda a característica do veículo, o Jeep foi projetado para ser um utilitário e continua sendo até hoje.
Nesse momento eu estou em São Paulo e o documento do meu Jeep está em Piracicaba, então não tenho como ver o que está lá, mas no documento de minha EcoSport está escrito MIS/CAMIONETA/NÃO APLICA. Alguem acha que EcoSport é caminoneta? Tá mais pra perua ou automóvel que pra camoneta, mas é isso que está escrito. O correto seria Utilitário Esportivo, mas provavelmente não deve ter essa possibilidade nas opções do sistema de computador utilizado para cadastramento do veículo no Detran.
Em 1972 meu pai tinha um Belina (aquela perua da linha Ford Corcel) e no documento estava escrito Jardineira, pode? Provavelmente vocês nem saibam o que era Jardineira, era a primeira versão de ônibus que foi inventada, era um caminhão adaptado para levar pessoas na carroceria
Nesta página tem uma imagem de uma jardineira http://sampacentro.terra.com.br/textos.asp?id=401&ph=17
alissonlino
20/07/2010, 19:19
O fato do funcionário do Detran não saber diferenciar um automóvel de um utilitário não muda a característica do veículo, o Jeep foi projetado para ser um utilitário e continua sendo até hoje.
Nesse momento eu estou em São Paulo e o documento do meu Jeep está em Piracicaba, mas no documento de minha EcoSport está escrito MIS/CAMIONETA/NÃO APLICA. Alguem acha que Ecosport é caminoneta? Tá mais pra perua ou automóvel que pra camoneta, mas é isso que está escrito. O correto seria Utilitário Esportivo, mas provavelmente não deve ter essa possibilidade nas opções do sistema de computador utilizado para cadastramento do veículo no Detran
Realmente existe um erro quanto a isso (pra variar):mrgreen: mas no seu caso está correto.
a resolução 291 é contrária a lei quanto a classificação de veiculos de carga. exemplo disso são as pickups cabine dupla (s10, ranger, hilux, etc) lá consideram como utilitários de "carga", mas legalmente falando são de uso misto igual as fechadas (blazer, explorer, sw4, etc) a única coisa que muda é que as primeiras a carga é separada dos passageiros, já a segunda é junto. o correto, pela lei, veiculo de carga é quando tem 2 passageiros sem contar o motorista, ou seja até 3 pessoas é de carga, acima disso não. a resolução que citei era pra regularizar os veículos como f250 cabine dupla, dodge ram dupla, etc e acabou alterando essas outras tmb erroneamente. aquela strada dupla tmb ficou com esse problema.
inclusive estão tentando ver se arrumam isso, se até ano que vem não mudar, vou precisar mexer com uma ação nesse sentido.
mas esses erros aqui já são normais. rs. igual a gente viu ai dos documentos. jeep normal com lugar pra 5 pessoas...rs e por aí vai...
com relação ao seu está correto, pois as pessoas confundem 'Camioneta' com 'Caminhonete', sendo este o veículo de Carga que tem peso bruto total (peso do veículo + carga) de até 3,5 ton, já as 'Camionetas' passageiros e carga ocupam o mesmo compartimento (ex: Blazer), como disse acima.
é dificil de explicar, mas é mais ou menos isso aí.
espero que não tenha confundido mais do q esclarecido.:lol:
vlw.
abs.
Edit só pra complementar:
Por isso tem essa confusão no caso do jeep.
pense comigo. se a lei diz q até 3 é de carga, acima é misto (que seria o mesmo q de passeio).
e o mesmo veículo tem documento que é pra 2 pessoas outros com 5, aí a diferença. apesar que não duvido nada ter 2 pessoas no documento e ser considerado de passeio.rsrs. e Brasil....rsrs.
Leco1974
20/07/2010, 20:13
Um detalhe pessoal, notem com é o numero do chassis do meu jeep... na foto anterio do documeto...
Nada a ve com o que diz aqui... http://orbita.starmedia.com/~paulo_f...entifique.html (http://orbita.starmedia.com/%7Epaulo_fragoso/garajeep/identifique.html) pois não tem letras, só numeros...
Ou é porque o jeep era militar???
Kitiu tu nem sabes que carro tu tens!
É uma moto ou um esportivo 2 lugares (estilo Corvette, Ferrari) da Ford/Jeep que vc tem?
:dance:
Nos doctos do arremedo está 4 vítimas (passageiros) e o chassi tem letra e números e no final aparece REM (=remarcado, mas é marcado, mas não existe chassi final MAR).
Bota fotos da moto/esportivo aí pra gente ver. Huahahuahahahah
Kitiu tu nem sabes que carro tu tens!
É uma moto ou um esportivo 2 lugares (estilo Corvette, Ferrari) da Ford/Jeep que vc tem?
:dance:
Nos doctos do arremedo está 4 vítimas (passageiros) e o chassi tem letra e números e no final aparece REM (=remarcado, mas é marcado, mas não existe chassi final MAR).
Bota fotos da moto/esportivo aí pra gente ver. Huahahuahahahah
Pois é Leco...
A unica esplicação plausivel ao fato de meu jeep ter nos documentos lugar só para 2 pessoas, pode ser que no momento de seu primeiro emplacamento, ele estava sem o banco de tras na vistoria...
Primeiro emplacamento, pois o jeep era do exército e foi arrematado e emplacado, como se fosse zero Km no sistema do detran... inclusive no seu primeiro documento consta como "nota fiscal" no campo "placa anteriro/UF"...
Agora quanto sua classificação, "passageiro/automóvel"... isso sim ta errado... deveria ser "misto/utilitário" justamente pelo fato de ser só para 2 pessoas e não ter bando atras...
Já quanto a marca/modelo, é pelo ano do jeep, a partir de 1970 passou a ser chamado de Ford Jeep.
Só acho estranho o numero do chassis ter somente numeros e não ter letras junto como a maioria dos jeep que conhaço...
Mas esse fato poder ter um motivo, o meu era de uso do exercito e não civil... isso pode explicar a forma de gravação/identificação do chassis...
Bem, isso é mais uma carcaterística dos jeep, da mesma forma que até hoje mesmo nos jeep restaurados não se acha 2 exatamente iguais, os documentos passam a ser mais uma peculiaridade de cada jeep.
OBS: a pedido, fotos da viatura http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=224
Forte abraço a todos!
Leco1974
21/07/2010, 11:40
Já quanto a marca/modelo, é pelo ano do jeep, a partir de 1970 passou a ser chamado de Ford Jeep.
O meu 1957 está como Ford/Jeep tb, mas com 4 passageiros. :parede: Abs.
alissonlino
01/08/2010, 17:52
Eae pessoal, blz?
Tinha sumido pq quase desisti de comprar.rs, mas pensei bem e acho que vale a pena ir atras e verificar tudo antes. já conversei com o dono do jeep que falei e o numero ja ta remarcado no chassi. com relação ao restante, meu amigo está na cidade onde está o jeep e vai levar o cunhado dele que é funileiro de carro importado pra ver certo como está a lataria, o q já foi feito, se tem muita massa, lugar pra estourar ferrugem ou já estourado, etc. com relação a mecanica ele já vai indicar um pra ver isso tmb. depois que ele verificar lá vou ver que dia vai um caminhão de jeans daqui pra lá, pq eles trazem pra mim. já que ele tá a 1.000km de onde eu to. pq se fosse pagar frete só pra isso ficaria bem caro.
Qq novidade e qdo eu tiver com ele eu posto aqui e mando as fotos.
depois é partir p/ as mudanças com calma e com a valiosa ajuda de vcs.
Abs a todos!
jfwebber
01/08/2010, 18:01
Vai entender....
O Horridonca teve banco de trás, mas nos documentos está 5 passageiros.
É dura esta Burrocracia.
SDS
Webber
alissonlino
02/08/2010, 14:17
Vai entender....
O Horridonca teve banco de trás, mas nos documentos está 5 passageiros.
É dura esta Burrocracia.
SDS
Webber
Pois é Webber, tem jeep igualzinho de 2, 4 e 5 lugares. rs.
o que to vendo nem vi ainda quantos lugares tem, mas pra mim nao tem importância, pq só quero usar os 2 lugares da frente.rs. ainda bem.
vlw.
abs.
Alisson!
alissonlino
08/09/2010, 13:46
Alguém poderia me dar uma opnião do que vcs comprariam:
opção 01
acho que já devo ter dito, mas eu quero um cj5 com o paralama traseiro redondo igual do 57 à 60. só que esse jeep que to vendo é 1969 só que tá com a carroceria com paralama traseiro redondo, então é uma opção.
o cara me fez 12.700,00
-ele tem parachoque dianteiro tubular com towbar (não sei se é assim q escreve)
-tem px (não uso)
-tem suporte pra step e galão (tem o galão tmb)
-capota gaúcha novinha (conversível)
-motor foi trocado recente (4cc opala) e a embreagem tmb trocada.
-pneu dele é desses mais largo tipo de F-1000 com roda de ferro cromada.
lataria no geral tá boa, só o assoalho q tem uns pontos de ferrugens, mas pouca coisa.
opção 02
1960 - o cara fez 12.000
-tem parachoque tubular dianteiro s/ towbar
-nao tem suporte pra step nem galão.
-roda de ferro original c/ pneu tipo argentino.
-motor 6cc original
-freio a disco na dianteira
-direção de santana (não hidraulica)
-lataria no geral ta mais ou menos, não tem podre, mas pela foto parece q ja foi mexido um pouco, pois da pra ver ondulação (ou é impressão minha) e o escapamento sai na lateral do lado do carona. não sei se isso é bom ou não tem nada a ver.
se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.
OBS: o jeep q tava vendo qdo abri o tópico perdi de comprar por preguiça de ter ido atras. tava pegando por 11.500 pq o cara tava meio por fora de preço. era um 1958 muito conservado com 6cc original pneus bons demais sem podres, etc. qdo falei q nao ia mais ficar o cara colocou no ml por 15.000 e vendeu em 1 semana.kkk. fazer oq.
por fim, gostaria de saber se esse motor 4cc do opala é muito mais fraco q o 6cc original, consumo é igual, etc...
Abs. a todos!
alissonlino
09/09/2010, 10:32
up.
alguém?
Alguém poderia me dar uma opnião do que vcs comprariam:
opção 01
acho que já devo ter dito, mas eu quero um cj5 com o paralama traseiro redondo igual do 57 à 60. só que esse jeep que to vendo é 1969 só que tá com a carroceria com paralama traseiro redondo, então é uma opção.
o cara me fez 12.700,00
-ele tem parachoque dianteiro tubular com towbar (não sei se é assim q escreve)
-tem px (não uso)
-tem suporte pra step e galão (tem o galão tmb)
-capota gaúcha novinha (conversível)
-motor foi trocado recente (4cc opala) e a embreagem tmb trocada.
-pneu dele é desses mais largo tipo de F-1000 com roda de ferro cromada.
lataria no geral tá boa, só o assoalho q tem uns pontos de ferrugens, mas pouca coisa.
opção 02
1960 - o cara fez 12.000
-tem parachoque tubular dianteiro s/ towbar
-nao tem suporte pra step nem galão.
-roda de ferro original c/ pneu tipo argentino.
-motor 6cc original
-freio a disco na dianteira
-direção de santana (não hidraulica)
-lataria no geral ta mais ou menos, não tem podre, mas pela foto parece q ja foi mexido um pouco, pois da pra ver ondulação (ou é impressão minha) e o escapamento sai na lateral do lado do carona. não sei se isso é bom ou não tem nada a ver.
se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.
OBS: o jeep q tava vendo qdo abri o tópico perdi de comprar por preguiça de ter ido atras. tava pegando por 11.500 pq o cara tava meio por fora de preço. era um 1958 muito conservado com 6cc original pneus bons demais sem podres, etc. qdo falei q nao ia mais ficar o cara colocou no ml por 15.000 e vendeu em 1 semana.kkk. fazer oq.
por fim, gostaria de saber se esse motor 4cc do opala é muito mais fraco q o 6cc original, consumo é igual, etc...
Abs. a todos!
Amigo, pelo seu relato os dois jeeps estao muito parecidos, mas vou tentar apontar as vantagens que vejo em cada um:
opção 1: Diferencial moderno, canela grossa sem chaveta no conj traseiro.
Towbar é bastante útil
Uma capota nova passa de 1K
Suporte de step e galao
Opção 2: Freio a disco
direção
Nao gosto de escape do lado (cheiro de gases vai para dentro do jeep)
Com relação ao motor o Willys 6 cil 2.600 é equivalente em termos de potencia e consumo com o 4 cil 2.500 do opala.
Além disso é preciso ficar atento as adaptacões, que se forem bem feitas melhoram o carro, mas se forem mal feitas podem piorar. veja como esta a adaptação do motor de opala, dos freios a disco e da direção VW.
Espero ter ajudado.
alissonlino
09/09/2010, 14:37
Amigo, pelo seu relato os dois jeeps estao muito parecidos, mas vou tentar apontar as vantagens que vejo em cada um:
opção 1: Diferencial moderno, canela grossa sem chaveta no conj traseiro.
Towbar é bastante útil
Uma capota nova passa de 1K
Suporte de step e galao
Opção 2: Freio a disco
direção
Nao gosto de escape do lado (cheiro de gases vai para dentro do jeep)
Com relação ao motor o Willys 6 cil 2.600 é equivalente em termos de potencia e consumo com o 4 cil 2.500 do opala.
Além disso é preciso ficar atento as adaptacões, que se forem bem feitas melhoram o carro, mas se forem mal feitas podem piorar. veja como esta a adaptação do motor de opala, dos freios a disco e da direção VW.
Espero ter ajudado.
Nossa. ajudou bastante.
estou mais puxando pro lado desse com motor de opala. pq a lataria parece estar melhor, mesmo tendo alguns ferrugens no assoalho (ainda vou ver qto). já o outro nao tem podre, mas foi mexido embaixo entao resumindo, sai quase na mesma já q independente de qual comprar eu vou trocar a cor. só to meio assim desse do motor de opala pq o cara trocou agora e tá só com as notas, aí vou ter q mexer com documentação, pelo jeito vai ter q fazer a inspeção, aí fico meio assim de mexer com essa parte burocratica, mas do geral prefiria ele.
Se não fosse pedir muito, eu poderia te mandar as fotos deles por email ou por aqui mesmo pra vc analizar um pouco melhor?
Obrigado.
Abs.
Alisson!!!
posta as fotos por aqui mesmo, assim devem aparecer mais alguns companheiros para opinar
alissonlino
09/09/2010, 14:46
pode mandar por aqui mesmo, assim devem aparecer mais alguns companheiros para opinar
Opa Elison. sou do PR tmb.rs
joguei no meu server aqui compactado. ve se abre:
www.sriperola-pr.com.br/jeeps/jeeps.zip (http://www.sriperola-pr.com.br/jeeps/jeeps.zip)
o 02 q é um bordo ainda to esperando fotos de resolução alta, mas da pra ter uma noção.
Fico no aguardo.
Abs.
Alisson!
alissonlino
09/09/2010, 14:57
nao abre ...
Já vou ajeitar. perae
alissonlino
09/09/2010, 14:59
Joguei nesse link e já to ajeitando
o 01 tá ok
tem um terceiro que depois mando também.
tenta abrir aí:
http://www.sriperola-pr.com.br/jeeps/
Abs.
Alisson!
Cara, por foto nao da pra ver muita coisa, teria que conversar com o dono pra ver certinho a configuração de cada um, ver o carro de perto, e dar uma volta pra sentir o carro.
Aproveita e inclui o meu na sua lista: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77260
alissonlino
09/09/2010, 15:12
Cara, por foto nao da pra ver muita coisa, teria que conversar com o dono pra ver certinho a configuração de cada um, ver o carro de perto, e dar uma volta pra sentir o carro.
Aproveita e inclui o meu na sua lista: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77260
Vlw. bonito o seu, mas como eu disse em um post passado eu queria um com paralama traseiro arredondado. minha intenção é deixar ele bem equipado esteticamente pra dar umas voltas fds e nao vender mais ele. minha prioridade tá na lataria por isso. pq as uma ou outra peça estragando arrumo, mas a lataria tem q estar boa. se eu mudar de idéia eu falo com vc.
Abs.
Alisson!!!
naquele branco vi um adesivo do cara-suja, entao suponho que o fabiano carraro deve conhecer bem o jeep, manda uma MP pra ele.
alissonlino
09/09/2010, 15:30
naquele branco vi um adesivo do cara-suja, entao suponho que o fabiano carraro deve conhecer bem o jeep, manda uma MP pra ele.
achei aqui. vamos ver se é do mesmo pq um tá escrito Kara-suja com "K" e outro com "C", mas ambos são de curitiba.
vlw novamente.
Abs.
Alisson!!!
Robertux
09/09/2010, 16:08
Aquele azul, bonito de lata, que vc disse ser 1962 está com carroceria do 1958. Preste atenção na documentação, pode ser jeep "esquentado"
alissonlino
09/09/2010, 16:11
Aquele azul, bonito de lata, que vc disse ser 1962 está com carroceria do 1958. Preste atenção na documentação, pode ser jeep "esquentado"
Opa Robertux. obrigado pelo toque.
Então aquele 1969 também pode estar nesse mesmo caso não é? pq o paralama traseiro arredondado não é de 1957 a 1960?
Vlw.
Abs.
Alisson!
Robertux
10/09/2010, 21:30
Exato, não havia reparado nisso, o que me chamou a atenção no outro é o recorte na carroceria para colocação da capota militar, no paralama trazeiro, e o recorte para snorkel no lado direiro do capô.
Mas veja bem, pode ser que apenas os caixotes tenham sido trocados, mas convém prestar atenção para não comprar um jeep esquentado com documento de outro e derrepente ficar com um pepino na mão (tipo chassi remarcado sem a devida autorização da autoridade competente).
Charles_Curitiba
11/09/2010, 19:07
Boa noite a todos.
primeiramente gostaria de parabenizar pelo fórum e o site em geral, pois sempre que posso eu leio aqui e o conteúdo é excelente.
se eu coloquei a mensagem no lugar errado peço desculpas.:oops:
o negócio é o seguinte: já estou a algum tempo "pensando" em comprar um cj5, mas não tinha achado nada que me agradasse, pois tinha preferencia em um 1958 até 1960 (só pq como todos sabem o paralamas traseiro é oval).:roll:. então acho mais bonito do que o reto. e tmb pq são dos primeiros anos do modelo 5. até que encontrei um que estou interessado. parece que está muito bom e conservado. lataria sem nenhum podre. asoalho original (frisado). motor original willys 6cc (sem vazamentos). a direção e freios são originais também, mas depois quero ver se coloco hidraulica e disco. minha intenção não é muito pra trilha. é mais pra dar umas voltas fds e talvez ir em alguns lugares mais ruins de ir com carro normal (sitios, etc) e ficar com ele definitavamente pra não vender mais(inclusive se conseguir deixar do jeito que quero por placa preta). então queria uma coisa com lataria boa principalmente, então gostaria de algumas dicas pra ver nele se tá tudo ok, tipo como testar tração, reduzida, etc (o q nem sei o q é direito:parede:) e alguma outra dica ou detalhe pra verificar antes de comprar. o preço dele tá 12.000 e o cara não baixa 1 centavo.
e aproveitando o tópico gostaria que me ajudassem a reconhecer uma cor, pois esse que to vendo é azul liso e estou querendo pintar ele de verde metalico depois. aí procurei um monte de fotos na net de verde e fui salvando no micro pra escolher qual gostava mais até chegar nessa, mas não sei qual é, se alguém puder me ajuda, inclusive perguntei em um tópico daqui do fórum de outra pessoa, mas não tive resposta ainda.
Segue fotos e desde já agradeço quem puder ajudar.
vlw.
233847
233848
existem alguns adesivos que traduzem bem a alegria do dono de um jeep, mesmo que seja num momento de desgraça...por exemplo:
"minha gata disse que se eu não vender o jeep ela me deixaria....sinto muito sua falta"
"melhor um dia ruim de jeep do que um dia bom de trabalho"
"Porque um Jeep?? Se eu explicar voce não vai entender"
"O dia mais feliz da minha vida foi quando comprei um Willys...o segundo dia foi quando eu vendi...e comprei outro Willys"
"O jeep não desconfortavel nem feio...Voce que é um chato"..e por ai vai
Depende do que vc quer no carro, acho que tem todo um envolucro de paixão, interesse em saber da historia do carro, como surgiu, ou simplesmente como eu que estava no sangue. Comprei um monte de ferrugem por 1mil reais, levei 4 anos pra literalmetne FABRICAR o carro..cheguei a ir a Miami comprar 2 paralamas mas a alfandega me tomou..BANDO DE FDP...mas enfim, cara se voce for pro lado do incomodo, pq vai afogar, ou pq tem shime, ou pq o freio puxa pra um lado ou pro outro, enfim se for se preocupar com iss não compre pq sempre vai ter algo pra fazer....sempre vai ter algo pra arrumar..SEMPRE, ai que mora o tesão do Jipeiro, pelo menos o meu. Mas, se servir de consolo, eu tenho meu desde 1997 quando era ferrugem e ainda sempre estou fazendo algo...ele tem mecanica willys, não faço trilha pq não o fiz para isso.
Charles_Curitiba
11/09/2010, 19:16
1958 ou 1962, a numeração é numa placa fixada na carroceria, cheque isso e compare com o documento. Numeração de chassi estampada no chassi veio bem mais tarde, acho que em 1968. Mesmo assim, fazer um carro deste ano é facil por conta disso, não tem estampa no chassi somente na plaqueta.
Robertux
11/09/2010, 21:06
Realmente, a Willys não marcava o número no chassi, só na plaqueta, quando a Ford comprou a Willys em 68 ela começou a marcar no chassi, mas aqui no Estado de São Paulo o Detran está exigindo a marcação no chassi há muitos anos e o documento sai marcado como REM. Se no Paraná ainda não é exigido, sorte de vocês.
Charles_Curitiba
11/09/2010, 21:10
Serio que sai como REM???..po cara que filha da putagem, e ja sai com numero do motor também? Aqui no PR não sei como vai ser, até pq o atual Ex Governador Roberto Requião tem 1 Jeep 46 sem placa preta depois das eleições é que vamos descobrir....mas fiquei de cara agora, os caras pegaram pesado mesmo...nada a ver isso meu
Leco1974
11/09/2010, 21:22
Realmente, a Willys não marcava o número no chassi, só na plaqueta, quando a Ford comprou a Willys em 68 ela começou a marcar no chassi, mas aqui no Estado de São Paulo o Detran está exigindo a marcação no chassi há muitos anos e o documento sai marcado como REM. Se no Paraná ainda não é exigido, sorte de vocês.
Aqui no RS agora tb é assim. Gravar o número do chassi no lado direito deste e colocar REM nos doctos, obvimente, para aqueles que ainda não têm estes procedimentos feitos. Os que já estão "atualizados" passam direto na vistoria. :twisted:
alissonlino
12/09/2010, 16:38
Serio que sai como REM???..po cara que filha da putagem, e ja sai com numero do motor também? Aqui no PR não sei como vai ser, até pq o atual Ex Governador Roberto Requião tem 1 Jeep 46 sem placa preta depois das eleições é que vamos descobrir....mas fiquei de cara agora, os caras pegaram pesado mesmo...nada a ver isso meu
Valew Charles pela força e dica. Eu procuro um bom de lata que é o que dá mais trabalho pra ficar bom e tudo, pq o restante fica escondido, então é fazer funcionar.rs. e encontra peças mesmo sendo caras. então eu quero comprar um negócio bonito pra eu ir arrumando aos poucos. então penso em fazer assim, pegar um bom de lata pra trocar a cor (quero um verde metalico escuro que conseguiram descobrir aqui no forum atraves de uma foto que mandei). e depois ir colocando acessórios nele, não quero coisa muito fantasiada, queria basicamente os parachoques tubulares, towbar, e rodas cromadas e nunca mais vende-lo.
já com relação ao jeep do requião, não é 1951?
Queria te perguntar uma coisa: :oops: será que dependendo do lugar que você mora não teria como eu te pagar um valor e você ver um jeep aí pra mim? to pensando em sair daqui terça a noite pra chegar ai quarta. será que não teria como você dar uma olhada mais na lataria pra me dizer como está e eu ir com mais certeza? de que bairro você é?
Fico no aguardo de uma reposta pra saber se pode me ajudar.:lol:
Abs.
Alisson!
Charles_Curitiba
12/09/2010, 20:07
O Alisson, certeza posso te dar uma ajuda sim...mas Curitiba Jeep é material caro, mesmo os mais detonados. Voce vai ter mais sucesso nas cidades do interior e Norte velho. O jeep do Requião eu acho que é 51 mesmo heheh...em relação a lataria, não se preocupe tem algumas peças no mercado, a Cinfel em Londrina fabrica o caixote inteiro...eu pus 1 zerinho no meu pra vc ter ideia. O dificil é encontrar o capô do motor sem estar empenado ou afundado no centro, a grade acha facil facil...ja os paralamas meu amigo, isso é mosca branca de olho azul e asa cor de rosa. Fui pro USA trouxe 2 paralamas em lata zero, so que na alfandega os caras me tomaram, eu não sabia que tava proibido trazer peça de carro como bagagem só com importação. Me fu....Tem uma outra coisa em relação a Jipe, muito importante, o Jipe voce constrói, não compra pronto. Então não se preocupe com o quanto vai gastar, faça isso a longo prazo sem pressa se quer ter algo decente e confiavel. Eu montei o meu, eu mesmo o fiz, levou 5 anos, lataria e pintura mandei fazer lógico mas mecanica eu e meu velho metemos a mão na graxa. Jipe é carro de ferreiro, voce faz a maioria das peças, calços de rolamentos, buchas e embuchamentos, etc. Isso é literal tá, mas o que quero dizer é que a maioria das peças vc recorre ou no ferro velho ou num torneiro, nao tem outro jeito. Algumas peças vc encontra nova, de fabricas boas. Mas procure um jipe detonado vc tem maior chance de construir algo do seu jeito, sem ter que ficar remendando depois.
alissonlino
13/09/2010, 10:37
O Alisson, certeza posso te dar uma ajuda sim...mas Curitiba Jeep é material caro, mesmo os mais detonados. Voce vai ter mais sucesso nas cidades do interior e Norte velho. O jeep do Requião eu acho que é 51 mesmo heheh...em relação a lataria, não se preocupe tem algumas peças no mercado, a Cinfel em Londrina fabrica o caixote inteiro...eu pus 1 zerinho no meu pra vc ter ideia. O dificil é encontrar o capô do motor sem estar empenado ou afundado no centro, a grade acha facil facil...ja os paralamas meu amigo, isso é mosca branca de olho azul e asa cor de rosa. Fui pro USA trouxe 2 paralamas em lata zero, so que na alfandega os caras me tomaram, eu não sabia que tava proibido trazer peça de carro como bagagem só com importação. Me fu....Tem uma outra coisa em relação a Jipe, muito importante, o Jipe voce constrói, não compra pronto. Então não se preocupe com o quanto vai gastar, faça isso a longo prazo sem pressa se quer ter algo decente e confiavel. Eu montei o meu, eu mesmo o fiz, levou 5 anos, lataria e pintura mandei fazer lógico mas mecanica eu e meu velho metemos a mão na graxa. Jipe é carro de ferreiro, voce faz a maioria das peças, calços de rolamentos, buchas e embuchamentos, etc. Isso é literal tá, mas o que quero dizer é que a maioria das peças vc recorre ou no ferro velho ou num torneiro, nao tem outro jeito. Algumas peças vc encontra nova, de fabricas boas. Mas procure um jipe detonado vc tem maior chance de construir algo do seu jeito, sem ter que ficar remendando depois.
Opa. vlw.
Vc tem msn ou telefone que eu posso entrar em contato?
Qq coisa manda por mp.
Abs.
Alisson!
Charles_Curitiba
13/09/2010, 13:02
meu nr é 4178165150 e o email e´ charlescosta@onda.com.br
alissonlino
17/09/2010, 10:34
meu nr é 4178165150 e o email e´ charlescosta@onda.com.br
Eae Charles, blz?
mandei um email pra vc. cheguei blz.
domingo ou segunda ele chega.:dance:
Vlw por tudo cara, nem sei como agradecer. vlw mesmo.
Vou mandar o link do primeiro post com a cor que vou pintar pra vc ver:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=233847
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=233848
Já até deixei no despachante pedido pra alteração da cor, pq já vem o documento no meu nome como verde.:mrgreen:
Abs.
Alisson!
Charles_Curitiba
17/09/2010, 17:44
Fala guri, esse jipão ai na foto já esteve na Fenajeep em Brusque...show de bola, se falamos
alissonlino
29/09/2010, 13:22
O brinquedo já chegou, breve colocarei fotos de como está e vou informando as alterações. q vão ser lentas.:lol:
Estou aguardando a transferência já que a numeração do chassi não ta aquelas coisas, espero q de certo.rs.
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas!
Abs.
Alisson!
alissonlino
29/09/2010, 13:28
Fala guri, esse jipão ai na foto já esteve na Fenajeep em Brusque...show de bola, se falamos
vlw Charles. vou te enchendo conforme vou precisando.rs.;)
To pensando em mudar qdo tiver mexendo o seguinte, me diga o q acha:
- colocar servo freio pro freio ficar mais macio.
- colocar pedais suspensos
- colocar DH (fica muito cara será?):roll:
to ja pensando pra ficar mais facil do q mexer depois de pronto.
a questão da pintura da carroceria não vou fazer, já decidi. tem um cara bom aqui q faz. então qdo tiver o restante tudo ok eu mando pra ele a carroceria.
Abs.
Charles_Curitiba
29/09/2010, 14:24
Fala Alisson
Bom, direção hidraulica vc vai ter que consultar uma oficina DE DIREÇÃO HIDRAULICA pq no BF161 concerteza vc vai ter que adaptar algum suporte e trocar a polia, além de que muito provavelmente tenha que mexer nas barras..nunca vi um BF161 com DH, mas consulte os caras.
Servo Freio concerteza vai te dar uma eficiencia melhor já que esta com Disco, neste caso não posso opinar pq não conheco o sistema acho que tem um pessoal mais informado ai no forum.
O mesmo pros pedais suspensos..também ficam bons.
vlw Charles. vou te enchendo conforme vou precisando.rs.;)
To pensando em mudar qdo tiver mexendo o seguinte, me diga o q acha:
- colocar servo freio pro freio ficar mais macio.
- colocar pedais suspensos
- colocar DH (fica muito cara será?):roll:
to ja pensando pra ficar mais facil do q mexer depois de pronto.
a questão da pintura da carroceria não vou fazer, já decidi. tem um cara bom aqui q faz. então qdo tiver o restante tudo ok eu mando pra ele a carroceria.
Abs.
alissonlino
29/09/2010, 14:32
Fala Alisson
Bom, direção hidraulica vc vai ter que consultar uma oficina DE DIREÇÃO HIDRAULICA pq no BF161 concerteza vc vai ter que adaptar algum suporte e trocar a polia, além de que muito provavelmente tenha que mexer nas barras..nunca vi um BF161 com DH, mas consulte os caras.
Servo Freio concerteza vai te dar uma eficiencia melhor já que esta com Disco, neste caso não posso opinar pq não conheco o sistema acho que tem um pessoal mais informado ai no forum.
O mesmo pros pedais suspensos..também ficam bons.
Vlw novamente Charles. acho q vou deixar pra depois ela então, até pq com aquela direção q tá não é tão dura, só qdo tá parado mesmo.
Quando começar a desmontar ele eu vejo com você como começar com o chassi e tudo mais. to dando umas voltas antes pra dar um gostinho pq depois vai ficar um bom tempo parado né.:mrgreen:
Obrigado.
Abs.
Charles_Curitiba
01/10/2010, 13:52
Vlw novamente Charles. acho q vou deixar pra depois ela então, até pq com aquela direção q tá não é tão dura, só qdo tá parado mesmo.
Quando começar a desmontar ele eu vejo com você como começar com o chassi e tudo mais. to dando umas voltas antes pra dar um gostinho pq depois vai ficar um bom tempo parado né.:mrgreen:
Obrigado.
Abs.
Olha, esse jipão está bacana, eu se tivesse no seu lugar dava uma boa curtida sem pressa, faria sim o diferencial traseiro pq aquela folga que te falei tá medonha, esta pior do que o meu....é certeza que vai ter que trocar ponta de eixo e planetaria(ou satelite nãolembro qual fica na ponta de eixo sempre confundo os nomes). NO mais ele ta filé, vai fazendo aos poucos.