PDA

Ver Versão Completa : Sistema ABS EBD - On e Off-road



4xhigo
17/07/2010, 18:37
Olá pessoal,

Procurei outros tópicos porém não encontrei, caso haja, fico desde já ciênte da exclusão deste tópico...

Gostaria de saber de vocês se deve-se ou não usar o sistema ABS em trilhas. A muito tempo, ouví dizer que não é recomendável; pois, numa descida com pedras ou lama tal sistema iria mais piorar que ajudar, e que o ideal seria a remoção do fusível. Isso procede?

Outra dúvida seria se ao entrar em uma curva e a viatura perder aderência seja lá on ou off-road, por motivo de barro, areia ou água (on road) posso pisar no freio que o sistema irá estabilizar e não permitir a derrapagem ou aquaplanagem? Nas viaturars sem ABS não se recomendava de forma alguma freiar em tal situação. E com o sistema ABS e EBD?


Grato;


Ulisses Higo

Matheus Gandini
18/07/2010, 17:47
beem cara, sóo sei di uma coisa, no offroad nao ée recomendavel o ABS, mts removem o fusivel, na nossa camioneta tem um botao que seleciona se quer usar ABS ou nao, e qnd vamos pro barro desativamos-o

GiovanniP
19/07/2010, 09:53
beem cara, sóo sei di uma coisa, no offroad nao ée recomendavel o ABS, mts removem o fusivel, na nossa camioneta tem um botao que seleciona se quer usar ABS ou nao, e qnd vamos pro barro desativamos-o

Qual seria a explicação e em quais circunstâncias não seria recomendável o uso do abs??

Flávio Cadore
21/07/2010, 20:00
Nunca andei com ABS em trilha mas pelo que sei, lí e ví vídeos, o ABS funcionaria em trilha perfeitamente...
Nos ABS mais modernos a roda só trava abaixo de 3 km/h, se a roda travar ela perderá aderência...é errado pensar que travando a roda terá mais frenagem...e o no futuro vão diminuir ainda mais a velocidade mínima para o travamento.
Os ABS modernos funcionam até como bloqueio de diferencial, se uma roda patinar ele vai lá e dá uma "freadinha"...tudo automático.
O ABS faz milagres no gelo...pode-se frear em curva também.
Os controles de estabilidade estão aí para ajudar também.
Os JEEP com tração QuadraTrack...conseguem andar com uma roda só encostada no chão ( se fosse possível, claro)...com a ajuda de quem?
Claro que vão ter pessoas que preferem descer uma "ladeira" de lado, mas vai do gosto e das possibilidades do terreno.
Justo que esta é minha humilde opinião.

4xhigo
21/07/2010, 21:08
Ok, o funcionamento e as novidades são bem vindas; porém, a dúvida é: imagine um dia chuvoso, numa curva com velocidade em torno de 100km/h, o carro (com ABS) começa a aquaplanar e derrapa. Se eu meter o pé no freio, o ABS irá estabilizar a viatura?

Flávio Cadore
21/07/2010, 23:40
Se aquaplanar nem Ferrari fica na pista...a solução é agarrrar a mão de DEUS.

Se aquaplanar em linha reta as únicas coisas que devem ser feitas é reduzir a aceleração e segurar a mão do "CARA".

GPA-Airborne
01/08/2010, 09:57
Ok, o funcionamento e as novidades são bem vindas; porém, a dúvida é: imagine um dia chuvoso, numa curva com velocidade em torno de 100km/h, o carro (com ABS) começa a aquaplanar e derrapa. Se eu meter o pé no freio, o ABS irá estabilizar a viatura?

Nesta situação, o ABS+EBD vai trabalhar para parar o carro, porém a viatura vai continuar com a tendência de seguir pra fora da curva, podendo até sair de frente ou traseira, mas acho difícil rodar na pista.

Esta situação é própria para viaturas com controle de tração associado ao controle de estabilidade, o ESP, onde o carro freia e acelera cada roda de maneira a compensar o escorregamento do carro na pista. Este sistema faz verdadeiros milagres em situações como a citada...

http://www.youtube.com/watch?v=T9Y6z7cXxEE

GPA-Airborne
01/08/2010, 10:11
http://www.youtube.com/watch?v=j-hHWSQhKuc&feature=related

Daniel Castanho
19/09/2010, 13:48
Escrevi um topico sobre este assunto um tempo atras e acho que vai de encontro com esta discussao.

Na epoca escrevi pois fiz alguns testes depois de uma experiencia que tive (de nao conseguir parar o carro em uma descida de pedras) e conclui, no meu caso, que o ABS prejudicava e muito a conducao no off-road. Eh bom deixar claro que isso pode variar de carro para carro - no meu caso eu tinha uma Tracker.

Abracos
Daniel
Atalho para o topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50381