PDA

Ver Versão Completa : Vibração forte a 60km ! Help !!

Cleyson Guimarães
17/07/2010, 11:55
Companheiros !!

Estou com uma vibração no meu Vitara na dianteira, ela ocorre extamente ao atingir 60km e depois dos 80km diminui a ponto de não sentir mais nada.

Já fiz e refiz os balanceamentos e não resolve.

As rodas troquei a pouco tempo, são rodas 15 do Marisco Pneus com offset -12, coincidentemente o problema surgiu depois de um certo tempo com as novas rodas como eu só uso o carro para finais de semana e não faço trilhas demorou para notar o problema. Não querendo confirmar que o problema seja as rodas do Marisco, mas alguém teve algum problema parecido com essas rodas ?

Sobre os pneus, estão bons e as medidas são BF 215/75 AT.

Já me disseram que será necessário um tipo de balanceamento que é feito com as rodas no carro.

Além do problema possivelmente estar nas rodas vocês acham que pode estar acontecendo algum outro tipo de problema ?

Fico no aguardo de uma ajuda !!

Valeu galera !!

Abrazzzzzzzzzzzzz8)

Cleyson Guimarães
17/07/2010, 12:30
Só acrescentando mais um detalhe, calço de suspensão 2" Alternativa 4x4

ddfreitas
17/07/2010, 13:50
Procura aí no forum causas de shimmy para a sua viatura!

Casa da transmissão4x4
17/07/2010, 17:54
Companheiros !!

Estou com uma vibração no meu Vitara na dianteira, ela ocorre extamente ao atingir 60km e depois dos 80km diminui a ponto de não sentir mais nada.

As rodas troquei a pouco tempo, são rodas 15 do Marisco Pneus com offset -12, coincidentemente o problema surgiu depois de um certo tempo com as novas rodas como eu só uso o carro para finais de semana e não faço trilhas demorou para notar o problema. Não querendo confirmar que o problema seja as rodas do Marisco, mas alguém teve algum problema parecido com essas rodas ?

Já me disseram que será necessário um tipo de balanceamento que é feito com as rodas no carro.

Além do problema possivelmente estar nas rodas vocês acham que pode estar acontecendo algum outro tipo de problema ?

Valeu galera !!

Abrazzzzzzzzzzzzz8)

Cleyson pelo seu relato e possivel sim que seja problema de balanceamento, e tambem talvez problema de roda mal centrada, levante roda por roda e observe se a roda está girando 100% redonda ou se está girando tipo sentido "oval" . Neste sentido oval costuma vibrar justamente nesta velocidade relatado por vc, e caso não funcionar é como o pessoal disse, faça balanceamento local (mesmo ultilizado em caminhoes), outros fatores tambem pode ser os pneus pulando ou estarem deslocados, se for da marca firestone são bem capases de ser responsavel pelo o ocorrido.
Qualquer duvida pode perguntar. :concordo:

Cleyson Guimarães
17/07/2010, 20:46
Valeu companheiro !!

É impressionante como existe pessoas querendo levar vantagem em tudo.

Eu falo isso porque levei o carro para verificar o balanceamento, e o ilustríssimo disse que para esse problema será necessário deixar o carro, no mínimo 1 dia e meio para desmontar todas rodas verificar suspensão, etc, etc. No mínimo esse tipo de gente olha o carro e pensa, "carrinho importado, aqui dá pra tirar uma grana" e por ai vai !

Mas blz ! por isso sempre posto antes aqui minhas dúvidas pra ir preparado onde levar o carro.

Voltando ao assunto das rodas, realmente quando o rapaz fez o balanceamento eu percebi que uma das rodas não girava 100% alinhada, parecia uma suave ondulação, talvez seja isso. Pois bem se constatado que o problema de fato está nas rodas, esse balanceamento com as rodas no carro resolvem ?

Valeu !

Abrazzzzzzzzzz8)

nanito
17/07/2010, 21:38
Se o balanceamento dos pneus está ok, verifica o balanceamento do cardã e as cruzetas do mesmo. Essa trepidação que vc relatou é típica de algum problema em alguma cruzeta.

Abraço

Casa da transmissão4x4
17/07/2010, 22:15
Valeu companheiro !!

É impressionante como existe pessoas querendo levar vantagem em tudo.

Eu falo isso porque levei o carro para verificar o balanceamento, e o ilustríssimo disse que para esse problema será necessário deixar o carro, no mínimo 1 dia e meio para desmontar todas rodas verificar suspensão, etc, etc. No mínimo esse tipo de gente olha o carro e pensa, "carrinho importado, aqui dá pra tirar uma grana" e por ai vai !

Mas blz ! por isso sempre posto antes aqui minhas dúvidas pra ir preparado onde levar o carro.

Voltando ao assunto das rodas, realmente quando o rapaz fez o balanceamento eu percebi que uma das rodas não girava 100% alinhada, parecia uma suave ondulação, talvez seja isso. Pois bem se constatado que o problema de fato está nas rodas, esse balanceamento com as rodas no carro resolvem ?

Valeu !

Abrazzzzzzzzzz8)

clayson provavelmente o balanceamento local resolve sim, pelo que entendi realmente a roda que vc comprou o centro não encaixa perfeitamente no cubo(ou na ponta de eixo traseira), então quem for balancear vai conseguir centrar facilmente a roda(caminhão tambem tem que fazer isso antes do balanceamento local). Nas rodas do meu jipe eu tambem tenho esse problema, comprei um jogo de 15x10 substituindo as de aluminio que estavam no meu veiculo (que tambem já não era original), e ai apareceu este problema, toda vez que retiro uma das rodas tenho que centrar a roda retirada. Faz o balanceamento e depois posta aki no topico o resultado.
Qualquer ajuda e so chamar.:concordo:

Casa da transmissão4x4
17/07/2010, 22:36
Se o balanceamento dos pneus está ok, verifica o balanceamento do cardã e as cruzetas do mesmo. Essa trepidação que vc relatou é típica de algum problema em alguma cruzeta.

Abraço

Nanito, as vezes fazemos balanceamento naquelas maquinas de balancear (modelo de coluna) que retira a roda do veiculo e poe na maquina, balancea e volta para o veiculo não funcionar e nescessario fazer esse outro tipo de balanceamento chamado de local. Isso pode ocorrer em camionetes e automoveis de passeios(de passeio ainda mais se estiver com roda liga leve). Então mesmo os pneus estando balanceados e o carro vibrar e nescessario balancear local para equilibrar as rodas, pneus, e conjunto mecanico.:concordo:

trilha doida
18/07/2010, 02:08
também acho que deve ser do cardan, ou rodas, ou pneus...
levante o carro em um elevador, engate a tração... lique o carro engate uma quarta marcha...ai com todo o conjunto rodando... isto talves ajude a verificar onde esta desbalanceado...

E como os amigos ai falaram, eu só gosto de balanciar as rodas com estas maquinas que balaçeiam...as rodas montadas na viatura...
-===============-
TRILHADOIDA
O LESMA-side5P/AP1.8/2+2=31enconstrução...

Ricardo Passoni
19/07/2010, 18:07
Começa trocando o jogo de roda pneu com algum conhecido para ver se o problema esta resolvido ! depois parte para Cardã , rolamentos e por ai vai , começa no mais simples e vai se aprofundando !
abraços

TMorais
19/07/2010, 18:40
Amigo,

Tive um Jimny que apresentou esse fato (ocorreu uma trepidação no volante girando-o de um lado para outro) e após um aumento na velocidade isso nao acontecia mais. Nesse caso foi os rolamentos do munhão da dianteira.

Não sei no caso do vitara mas fica a informação.

Casa da transmissão4x4
19/07/2010, 20:43
Companheiros !!

Valeu galera !!

Abrazzzzzzzzzzzzz8)

cleyson vc fez o balanceamento ?

RicardoM
19/07/2010, 23:46
Rapaz o meu vitara depois que diminui o cardan ficou uma tremedeira só, até os vidros tremiam, tava terrível, daí levei o cardan no torneiro e ele constatou que tava muito empedado, me cobrou R$ 50,00 e deixou ele zerado

Cleyson Guimarães
23/07/2010, 11:44
Companheiros !

O problema foi resolvido, a roda esquerda da frente estava com o centro desalinhado e bem desalinhado por sinal, a da direita também estava, mas só um pouco. Já as de trás estavam boas.

Levei em um cara muito gente boa por sinal, "Zé da Roda" ele explicou qual era o problema, e que é comum em rodas de ferro quando eles prenssam a roda no processo de fabricação elas saem um pouco tortas. Depois foi só coloca-las no torno, foi necessário desgastá-las por dentro um pouco, mas depois que balancei as rodas no lugar, o problema foi resolvido, como disse o rapaz, Dormiu !!

R$50,00 por roda para tornear
R$10,00 por roda para balancear
Total R$140,00

Valeu a todos pelos comentários !

Abrazzzzzzzzzzzzzz:cool:

Casa da transmissão4x4
23/07/2010, 21:40
Companheiros !

O problema foi resolvido, a roda esquerda da frente estava com o centro desalinhado e bem desalinhado por sinal, a da direita também estava, mas só um pouco. Já as de trás estavam boas.

Levei em um cara muito gente boa por sinal, "Zé da Roda" ele explicou qual era o problema, e que é comum em rodas de ferro quando eles prenssam a roda no processo de fabricação elas saem um pouco tortas. Depois foi só coloca-las no torno, foi necessário desgastá-las por dentro um pouco, mas depois que balancei as rodas no lugar, o problema foi resolvido, como disse o rapaz, Dormiu !!

R$50,00 por roda para tornear
R$10,00 por roda para balancear
Total R$140,00

Valeu a todos pelos comentários !

Abrazzzzzzzzzzzzzz:cool:

Cleyson aconteceu isso tambem comigo, na hora que fui balancear reparei a roda (roda nova)com o centro empenado, nem cheguei a monta-la no jipe e tambem aconteceu isso com um cliente com as 4 rodas que tinha comprada para um fusca. Agora vc disse que havia mandado balancear o jipe e que não tinha ficado bom, e quem fez os balanceamentos tinha que ter alertado vc sobre os empenos, mas que bom que foi resolvido tudo. :concordo:

Abraço.

b_adriano_costa
31/08/2010, 10:50
Cleyson,
espero que já tenha resolvido seu problema. Vi que vc é de Piracicaba, e exatamente ontem fiz balanceamento de cardan (Pajero Sport) na SP Cardans, que fica nos primeiros quilometros da rodovia Piracicaba - Rio Claro. Os caras lá são muito bons, e se não precisar trocar nenhum pç, o balanceamento fica por 120,00.
Reduziu a vibração, mas não era só isso.
Vai lá uma check-list: barramento de direção com folga (tem de trocar), roda torta, pneu oval (firestone é uma bomba nisto), triseta estoura (ela avisa - faz barulho), cardan traseiro desbalanceado, ver tb o cardanzinho dianteiro do 4x4 (ele gira mesmo em 4x2) e sempre dá problema de estar desbalanceado ou torto tb.

b_adriano_costa
31/08/2010, 11:04
ahh.. é inacreditáááááááável como muitas oficinas ainda insistem em fazer balanceamento com a rodas/pneus fora das viaturas...... Os caras ou são muito burros ou so querem arrancar dinheiro da gente. NÃO FUNCIONA!!!!!!!!!! Tem de fazer balanceamento com a roda na viatura. Quando troco, já peço para não botarem a mão nem em balanceamento, nem em alinhamento, saio de lá direto para um amigo, que faz no lugar.
Tecnicamente..... quanto maior o pneu, a distribuição da gramatura na roda montada só se reproduz com perfeição, com a roda girando no veículo. Com todos os parafusos apertados, contato com o eixo, torque do motor (que é muuuiiiitoooo diferente da P.... daquela maquininha) que a partir de então fazem parte do peso e giro dos pneus. Será que o fabricante daquelas maquininhas que fazem o balanceamento fora não explicam isto para este Burros?????? ou burro$$$$$$?????
abraços

sandro-natal
29/11/2010, 22:50
Nestes últimos dias ocorreu 3 vezes do Jimny (modelo 2001 com direção hidráulica e amortecedor de direção) de repente vibrar a direção fortemente, para a esquerda e para a direita, por uns 3 segundos e depois parar de vibrar. Observei que acontecia na quarta marcha, a uma velocidade de aproximadamente 55 km/h, acelerando, no asfalto liso. O estranho é que mesmo que eu queira reproduzir o problema, não consigo, ou seja, o carro na mesma marcha e velocidade e mesmo tipo de pista.
Uma pista: a suspensão do carro está fazendo uns estalos quando faço curvas lentas em terrenos desnivelados.

marcelmarini
30/11/2010, 12:45
No meu caso, troquei as buchas dos links e problema resolvido.