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Ver Versão Completa : Motorização CHT



guilhermematias
17/07/2010, 09:56
Olá pessoal, tenho um motor CHT 1.6 em funcionamento atualmente montado em um Voyage CL 1994.

Sei que existem CJ's calçados em motores AP 1.8, o "Ronaldo B." moderador, me disse que o CHT seria relativamente fraco devido ao peso potência do Jeep, mais algumas dúvidas ainda persistem e ele pediu pra que eu abrisse outro tópico. Então quem puder me ajudar vamos lá:

1. O motor CHT é fraco suficiente para não ser indicado para nem um caso de uso? pois inicialmente a minha idéia seria um Cj (capota de fibra) para uso URBANO

2. As dificuldades e facilidades de adaptação são semelhantes as do motor AP?

3. Gostei das capotas de fibra de uma empresa (na qual não sei se posso citar o nome) que monta essas capotas em cima de vários chassis diferentes tais como da bandeirante, cj's, rural, etc. Alguém indica um chassi para melhor montagem do Jeep no MEU caso?

Para efeito de informação:
Eu fiz pesquisas sobre o CHT no fórum e realmente não achei... quem tiver links de tópicos posta ai que eu leio :D

Pretendo gastar em tudo até 15mil.

Não sou experiente mais tenho muita força de vontade e admiro este mundo jeepeiro a bastante tempo, gosto é gosto :)

ajudem ai que isso pra mim é a realização de um sonho \o

rubensx
17/07/2010, 10:14
Vamos as suas duvidas:

1- CHT é fraco demais e problematico, se fosse do XR3 pelo menos até ia, mas até nos carros originais dava muito problema, foi um motor abandonado pela ford rapidamente e vai ser fraco demais para levar o jeep, nÀo quer dizer que ele nào ande, andar vai andar, mas andar bem é outra historia e provavelmente sem força alguma.

2- o CHT vai ser beeemmmm mais dificil de adaptar pois não há kits de adaptação de caixa seca no mercado para cambio clarck e etc... vc até monta mas 4x2 e vai fica ruma merda

3- pode citar sim, as carrocerias de fibra é o que se tem de melhor no mercado hoje em dia e o mais durável, nào necessariamente é o mais leve quanto se imagina mas é o melhor


Chassis vc pode comprar novo: www.chassisfortaleza.com.br ou compre um de jeep mesmo com documento (pois documentar um novo é meio complexo).

com 15 mil vc comrpa algum jeep já pronto com motor de opala 4cc ou ap 1.8/2.0 que vais er melhor do que gastar dinheiro no cht que no final nào vai ficar bom e nem vai resolver seu problema.

e com certeza pra te rum jeep hoje vai mais de 15 (montando vc)... comprar por ai sai mais em conta um pronto do que montar.

Jacimar
17/07/2010, 11:13
Boa tarde prezados ! para achar onde ha algum comentario sobre CHT em Jeep procure dentro das mensagens inclusive, muitas vezes o topico perde o foco no assunto inicial . . . lembro que eu mesmo elogiei o CHT enquando no Del Rey, no Jeep sei lah . . . mas ha relatos de alguem que tem um primo do tio do avo que fez e gostou . . . mas Jeep precisa de torque e o CHT nao eh o mais indicado, deixe ele no Voyage que vai ser melhor e pense em um 151 do Opala ou algo mais moderno, boa sorte e um abraco !

guilhermematias
17/07/2010, 11:21
Queria agradecer "rubensx" e o "Jacimar" pelas respostas!

Achei dois tópicos muito interessantes sobre o assunto, são eles na ordem cronológica:

Este é mais novo, mais faz reviver uma discussão velha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25925

Este é o velho, mas ressuscitado após a discussão do tópico anterior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5048

Li os dois agora vou dar uma estudada nos assuntos!
assim que possível posto aqui ou no tópico já criado mais informações e dúvidas para quem quiser/precisar

é isso ai, vamos ver se sai caldo dessa galinha!

Flaibam
17/07/2010, 12:45
...
1- CHT é fraco demais e problematico, se fosse do XR3 pelo menos até ia, mas até nos carros originais dava muito problema, foi um motor abandonado pela ford rapidamente e vai ser fraco demais para levar o jeep, nÀo quer dizer que ele nào ande, andar vai andar, mas andar bem é outra historia e provavelmente sem força alguma.
.........
e com certeza pra te rum jeep hoje vai mais de 15 (montando vc)... comprar por ai sai mais em conta um pronto do que montar.
Discordo:discordo: e concordo :concordo:com o Rubens.
O CHT bem cuidado é um bom motor, de fácil manutenção e econômico. Já era utilizado pelos Gordinis na década de 60 e 70 e teve mais de 40 anos de utilização. Então, não foi abandonado tão rapidamente assim.
Mas é motor para carro de passeio.
Pode até servir razoavelmente bem num jepp com pneus finos.
Realmente não vai ter força para pneus maiores e nem as adaptações de câmbio...
:palmas:E o Rubens está coberto de razão: com 15 mil compra um bom jeep. O motor de Opala é mais barato e de fácil manutenção, com fácil adaptação de câmbio 5 marchas para rodar tranquilo na cidade. Ou um motor OHC, para 4 marchas e uso misto, com mais possibilidades off-road.

Pato_Rouco
17/07/2010, 16:05
Vamos as suas duvidas:

1- CHT é fraco demais e problematico, se fosse do XR3 pelo menos até ia, mas até nos carros originais dava muito problema, foi um motor abandonado pela ford rapidamente


QUACK !

Esse motor "rapidamente abandonado" equipou desde Gordini até Fiesta e Ka 1999 (um 1.3 então denominado ENDURA, com injeção eletrônica).

SAPO-BOMBA
17/07/2010, 18:12
Já vi motor CHT 1.6 álcool original ( 78cv se não me engano ) turbinado e é o bicho, dando 190cv no dina de bancada. Agora tem que reforçar algumas partes mas em termos de CHT, é barato de se mexer.

AGORA, só presta mexer nos CHT de 1990 pra frente, os antigos não aguentam nada de sobrepotência não, mas continuam sendo motores honestos e duráveis SE BEM CUIDADOS.

Se for pra colocar no Jeep, eu colocaria ele turbinado. Aspirado nem pensar...

SAPO-BOMBA
17/07/2010, 18:14
O CHT tb chamado de C3L equipou os Renault Clio e Renault 19 nos anos 90 até comecinho de 2000. Um CHT modernizado, diga-se...

rubensx
17/07/2010, 18:14
calma calma

rapidamente abandonado do jeito que era, sem evoluções, o OHC mesmo só foi abandonado no brasil por exemplo e teve vida curta aqui mas lá fora equipou rangers por anos até dar lugar ao duratec é outro motor, o endura tb é outro motor completamente diferente

é o mesmo que o EA-111 vc dizer que é o AP e não é

Apesar do nome ser igual dos gordinis CHT é algo completamente diferente em todos os casos... senão podemos chamar de OHC da ford e do monza/kadet a mesma coisa tb o que não procede...

nesse texto explica bem o que foi o CHT do gordini/dolphini e o que foi da ford e endura que são sim diferentes (o endura nem tanto):

"Vamos pensar diferente: Um motor de 4 cilindros em linha , com bloco de ferro fundido e eixo comando de válvulas no bloco do motor ( usando uma corrente para acoplamento ) e com acionamento dos balancins por tuchos mecânicos.... é uma descrição genérica e que se voce for analisar direito vai encontrar mais de uma dezena de motores que se enquadram nesta descrição !!

E tanto os motores Renault que equipavam os Gordinis e os Ford Corcel de 40 anos atrás , como os CHT da Ford que equiparam os modelos da Autolatina ( Gol, Saveiro, Escort, etc) e também os contemporãneos Endura que equiparam os primeiros KA e Fiesta , se enquadram perfeitamente nesta descrição !!!

Mas, tenha certeza que embora a descrição genérica seja a mesma os CHT ja são motores modernos, com tecnologia de vanguarda e portanto em nada se comparam aqueles Renault dos anos 60 !!

Pra começar o bloco foi totalmente reprojetado e passou a usar 5 mancais no virabrequim ( eram 4 no Renault ), o esticador da corrente passou a ser feito por um dispoditico mecânico com catraca e auto ajustável, os pistões perderam as "saias", enfim, muita engenharia foi aplicada para que os CHT se transformassem em modelos mais potentes e econômicos.

Quando a Autolatina foi desfeita ( ainda bem!! ) a Ford buscou novamente o apôio da engenharia e equipou os Ford Ka e Fiesta com o motor Endura que foi desenvolvido a partir dos CHT e foi o resultado de muita tecnologia : os modelos de 1998 ja sairam de fábrica com injeção eletrônica multiponto, gerenciamento do ponto de ignição através de sensor de detonação, redução da massa girante em 25% ( bielas mais leves, pistões mais curtos e mais leves, e com isso se reduziu o ruído e a vibração e ganhou-se mais potência e melhor torque em baixo regime de rotação fazendo deste motor o complemento adequado para os carros que estavam sendo lançados.

A partir de 1999, - aí sim - o Projeto foi totalmente reforrmulado com o lançamento dos ZETEC ROCAM, estes sim, motores com "tecnologia de ponta", e totalmente diferentes dos seus antecessores !"


Ou seja CHT de gordini e dolphini é uma coisa, CHT de escort, del rey e autolatina é outra, e endura é outra coisa... tecnologias diferentes e sistemas diferentes...

no caso do mustang/ranger o OHC era o mesmo, mudava apenas a falta de distribuidor e o cabeçote diferente com 2 velas por cilindro apenas nas rangers, sendo no mustang era tudo exatamente igual (claro que na versão 2.5 pistões diferentes, mas ai é o mesmo que falar AP 1.6 e ap 1.8". Ou seja até as peças do OHC e do motor da ranger são intercambiáveis a prova disso são o uso de coletores, e algumas partes do miolo no meu motor OHC.

Antes de analisar um motor e simplesmente dizer que é igual pela aparencia ou mesmo pelo nome é necessário analisar sua concepção...


Por isso o CHT não é o mesmo

Kim
17/07/2010, 19:32
Saindo um pouco da discussão sobre o quanto ou como o motor foi usado, bem como sua nomenclatura.

Tudo isso é válido, pois o que aprendemos, ninguém nos tira.

Mais sobre a utilização de tal motorização num jeep.

Se for somente uso on-road, passear com a molecada, não vejo o por que.

Somente fique ciente, que terá um veículo "calmo", somente para passeios.

Conheci um 51 com a mecânica do chevette, suspensão dianteira, motor, cambio e diferencial.

Usava somente para andar com os netinhos!

Alegria total da meninada!!!!!!!!!!!!!1

Se vai te fazer feliz, estude bem a colocação e manda bala!

Abraços.

Kim.

KitiU.
17/07/2010, 20:15
Bem galera, como o Jacimar citou, tenho um amigo que "usou", em seu Cj3 um motor CHT que era de um passat...

Bem não vou falar se o motor é bom ou não, mas vou relatar que, na mão de um "esmeril" o motor durou muito tempo e no Cj3 foi muito bem em trilha, claro ate fundir, mas isso porque o cara era um "esmeril"...

Quem sabe pra anda normalmente num jeep de passeio o motor sirva e muito bem, só não sei quanto a economia e manutenção, muito menos adaptação, mas já que o motor ta bom e dando sopa...

Que sirva aquele ditado... "só tem tu, vai tu mesmo"

Agora só não entendi um coisa, o Guilherme tem o jeep ou não??? pretende gastar 15 conto em que????

Pablo.pinto2007
17/07/2010, 20:20
Eu só sei duma coisa.... depois que aquele bixim morde ele, ele nunca mais quer saber de andar devagarinho... bonitinho.... com motorzinho.... na cidade.... e por aí vai... não gostaria de entrar no quesito motor, se ele é bom ou não... o problema é a facilidade, se você pode colocar um CHT, pode colocar também um AP e se tratando de AP é muito mais fácil devido a quantidade de kits no mercado... agora que com 15 pilas dá pra fazer... não dá... é gostoso fazer? é! mas você vai começar, o dinheiro vai acabar... o seu sonho não vai se realizar... e aí vai ficar na pendenga... faz isso esse mês e pára, faz isso no outro e pára... e a vontade de andar fica só pairando no ar.... e dependendo da tua insistência quando terminar a montagem, foi um monte de dinheiro em cima do jeep, e muitas vezes o tesão de andar já foi pro saco... então pra ser feliz... pega esses 15 conto e investe num jeep já montado com bom motor, boa caixa, tracionado (pois o bixim vai te morder), e seja feliz... e aos poucos, se o jeep não está do seu jeito perfeito, você vai modificando ele pro seu gosto, tipo pintura... pneus... aros... capota... acessórios... e dando manutenção é claro....

É essa a mensagem!!!

Pablo

Robertux
17/07/2010, 20:34
O motor CHT teve sua origem em 1968 com o lançamento do Ford Corcel. Ele derivou do motor do Gordini, mas foi bastante modificado e diferia muito daquele motor.
No Corcel 1968 ele tinha 1300 cc. Com o lançamento da Belina, que era mais pesada ele foi aumentado para 1400, Versão que foi aproveitada no Corcel GT. Logo a versão 1.3 foi abandonada seguindo somente a 1.4.
Em 1977/8 foi lançado o Corcel II ainda com o motor 1.4. Em 79 ele aumentou para 1.6.
Em 1984, com o lançamento do Escort ele foi atualizado e rebatizado de CHT.
Com a chegada da Autolatina ele foi retrabalhado pela engenharia da Volkswagen e passou a chamar-se AE. Saindo de linha nos anos 90.
É um motor bastante econômico e duravel, desde que não ferva, acho que sua potência e torque não devem ser muito diferentes do Go-Devil, então, em um CJ3 nao deve ficar tão ruim, mas é um motor velho, fora de linha há muito tempo. Eu não colocaria.

Milton Quindim
17/07/2010, 21:48
Como o amigo aqui em cima citou ele deve ser tão potente quanto um go devil que é original deste modelo de jeep e ainda por cima com menor consumo...este motor nunca foi ruim, somente foi se modernizando...eu mesmo já tive a intenção de colocar um num 51 que eu tava comprando mas o negocio acabou não dando certo e abandonei a ideia...mas ainda farei isso.
Vai com tranuqilidade o motor é bão e duuuura um monte.

Marcelo Gorza
18/07/2010, 15:17
Olá pessoal, tenho um motor CHT 1.6 em funcionamento atualmente montado em um Voyage CL 1994.

Sei que existem CJ's calçados em motores AP 1.8, o "Ronaldo B." moderador, me disse que o CHT seria relativamente fraco devido ao peso potência do Jeep, mais algumas dúvidas ainda persistem e ele pediu pra que eu abrisse outro tópico. Então quem puder me ajudar vamos lá:

1. O motor CHT é fraco suficiente para não ser indicado para nem um caso de uso? pois inicialmente a minha idéia seria um Cj (capota de fibra) para uso URBANO

2. As dificuldades e facilidades de adaptação são semelhantes as do motor AP?

3. Gostei das capotas de fibra de uma empresa (na qual não sei se posso citar o nome) que monta essas capotas em cima de vários chassis diferentes tais como da bandeirante, cj's, rural, etc. Alguém indica um chassi para melhor montagem do Jeep no MEU caso?

Para efeito de informação:
Eu fiz pesquisas sobre o CHT no fórum e realmente não achei... quem tiver links de tópicos posta ai que eu leio :D

Pretendo gastar em tudo até 15mil.

Não sou experiente mais tenho muita força de vontade e admiro este mundo jeepeiro a bastante tempo, gosto é gosto :)

ajudem ai que isso pra mim é a realização de um sonho \o
Guilherme, pelo que entendi você irá retirar esse motor do seu voyage e colocá-lo no jeep, certo?
Porque, com os $15 mil que está disposto a gastar, não coloca um motor melhor configurado para um jeep?
Entendo que a sua intenção é usalo em abientes urbanos, mas jeep é um vício e se for usá-lo também em trilhas não se desapontará!
Abs,

guilhermematias
18/07/2010, 23:56
Fala pessoal! queria agradecer a todos que responderam! muito bom poder ler tantas opiniões, isso me ajuda muito mesmo.

Respondendo então as questões do pessoal vai ai:

1. O Guilherme tem Jeep?
Não, eu não tenho jeep. Nem nunca fiz uma trilha... deve ser fascinante fazer trilhas e eu tenho certeza que vou gostar, mais a idéia não é essa. Vou te-lo mais como carro de passeio que pra viatura de trilhas, pneus "pequenos", lata brilhando, um ronco, pq acho muito, mais muito bonito mesmo.

Sei que a diversão de vcs é a trilha, mais infelizmente eu tenho que ser realista e expor a minha posição ;/ trilhas por agora não vai dar.

2. 15mil?
Eu gasto ATÉ 15mil pra ter ele filé, do jeito que citei acima, quero me casar com ele, eu tenho certeza que não vou me arrepender desse casamento não vou enjoar da cara do jeep, meu avô tinha um, acho que dai vem a minha paixão, eu quero um e to decidido! A questão é se é viável por o motor CHT pq eu TENHO ele aqui e ta funcionando... se for viável eu tenho certeza que vou ficar feliz de mais em ter meu jeep pelo menos rodando =) é claro e obvio que os 15 mil não estão sobrando e que quanto menos eu conseguir gastar melhor

3. Pq não arruma o Voyage 94?
O voyage é do meu pai. Ta abandonado, o motor ta "bão" mais o carro... lataria lamentável, sem tinta, amassados, pneus carecas, bancos quase podres, sem os bancos de trás, ta uma belezura!
quero unir o útil ao agradável, quero ter um jeep, e tenho um motor, eu posso aproveitar? ;]

4. Pq não comprar um montado? vc não tem 15mil?
Não quero comprar um montado pq eu TENHO o motor CHT, tb pq geralmente vem com motor de opala, que faz 4 km/l se acha que o CHT não vai fazer mais ainda mais com uma carroceria de fibra?
não quero um montado pq se eu comprar montado dificilmente vai ter carroceria de fibra, se meu orçamento der com certeza eu vou colocar.
não quero um montado pq acho que minha maior dificuldade em montar um seria a mecânica, mas acredito que com a ajuda de vocês e de um velho conhecido de uma mecânica que fara mais barato pra mim eu consigo montar um com o que tenho (se Deus quiser)

Se conseguiram me entender, quero tirar a única coisa que a de bom no Voyage do meu pai (motor) e usar pra realizar meu sonho de ter um Jeep lindo pra tirar uma onda, passear...

Pelo que entendi, este CHT serve para o meu propósito, ele até que aguenta. Mais e o resto? E o chassi? e a mecânica? e as adaptações? e cambio?

Se me entenderam, eu tenho ATÉ 15 mil, pra poder colocar um motor CHT que eu tenho, eu um Jeep, que eu não tenho se quer o chaveiro da chave, será?

Pablo.pinto2007
19/07/2010, 04:16
Pois bem então o amigo quer ser garimpeiro... hehehehe Esse é o nome dado a quem tem que procurar muito para achar as coisas que deseja, por exemplo, como está decidido a fazer o jeep, começa então procurando o chassis, vai depender qual modelo quer ter? CJ-2, CJ-3A, CJ-3B e finalmente CJ-5... o meu conselho com relação a isso é se você vai colocar um motor CHT nele, teria que ser um jeep leve e um CJ-3A que eu particularmente acho muito bonito seria a melhor opção pela facilidade que terá de achar as peças...
Os eixos podem ser originais ou se desejar pode colocar o conjunto do CJ-5 moderno, chamo moderno quando não sai mais com chaveta no eixo traseiro, o que não é o meu caso e mesmo assim nunca tive problemas com relação a isso... trocando em miúdos, não vejo diferença, principalmente para você que a priore não fará trilhas pesadas...
Terceiro passo adquirir a carroceria de fibra, ok?
Quarto passo, depois de pintar chassis, suspensão e eixos, e montar tudo no chassis, sugiro motar o que chamamos de power train, ou seja, motor, câmbio e reduzida, que no seu caso terá um problema de flange... se escolher um câmbio do chevette por exemplo, terá que fazer a flange pois não tem no mercado, não é coisa de sete cabeças não, o meu fui eu quem fiz (trabalhava numa oficina industrial na época e lá tinha um torno e lógico um torneiro), já o flange do câmbio para reduzida será fácil pois tem no mercado para vender pronta. Muita atenção nessas flanges pois sugiro fazer o serviço em oficina especializada, que embora tenhas um mecânico de confiança, se ele nunca fez isso na vida, com certeza irá dar alguma mancada... isso para você não ter dor de cabeça no futuro e botar culpa no jeep ou no motor ou no câmbio, onde na verdade a culpa é do dono da criança... hehehe se é que me entende.
Pronto.. aí vem os detalhes, tipo cardã dianteiro, traseiro, tanque de combustível, bancos, direção (com caixa de direção), pedaleira, sistema de freios, tapeçaria, instrumentação, capota, parte elétrica, resumindo cara, mesmo com esta disposição toda que vejo em você... isso cansa... chega uma hora que você vai dizer assim: "isso num acaba mais não?" E é por isso que insisto... pega um CJ-3A já montado, se achar de fibra menos um trabalho... se achar com caixa de chevette, menos dois trabalhos, e aí podes trocar somente o motor com calma... e sem gastar os tubos de dinheiro... é logisticamente mais barato, não tem comparação...não tem quem faça um jeep hoje do zero e não gaste menos que 25 mil... eu tiro por mim, pois veja, o meu CJ que já era meu, ou seja, não tivemos que comprá-lo, foi todo reformado em 1999, quando dinheiro ainda tinha um valorzinho a mais que hoje... desmontei todo, joguei a carroçeria de ferro fora, compramos uma de fibra, pintei todo o chassis, mantive a suspensão velha mesmo, troquei as panelas de freio, cilindros de roda, tubulação de freio, tanque novo, capota nova, instalação elétrica toda nova, milhões de parafusos, muitos de aço inox, revisão geral da mecânica, tipo, retentor de roda, diferencial, reduzida, abrimos o câmbio trocamos uma engrenagem (câmbio original), ou seja fiz uma revisão geral no jeep, porém ficou ainda todo original, ele só não saiu com a caixa de direção original, colocamos a do passat antigo, tá até hoje... e só pra você ver, na época tínhamos uma conta com 10 pilas... foi toda embora e sendo que a carroceria e a capota foram comprados por fora o que custou a carroceria 2.600,00 e a capota 600,00, ou seja ao todo foi gasto em torno de 15 mil, isso a 11 anos atrás e veja que não troquei motor, nem câmbio, nem pneus, nem sistema de freios (a disco), nem suspensão...

Pablo.pinto2007
19/07/2010, 04:29
Pois bem então........... e veja que não troquei motor, nem câmbio, nem pneus, nem sistema de freios (a disco), nem suspensão...

Pedindo desculpas pela imensa mensagem anterior...
Possuí também no passado um gol quadrado com o motor CHT 1.6... não era o que se dizia,oohhhhhhh... mas andava bem realmente... sempre queria compará-lo ao AP... hoje se parar para pensar quase não há diferença... agora cá pra nós todos dois são modelos antigos... arcaicos... e isso um jeep pode encarar na boa...
Agora me lembrando também que quando pegava a estrada... e colocava 140 km/h nele o ponteiro da temperatura subia junto com o ponteiro da velocidade, ou seja, ele tem o seu limite de pé!!! e isso um AP até hoje não vi, posso estar errado... por outro lado, você não irá fazer isso ao bichinho né?
Lembro disso pois quando fazemos trilha... exigimos bastante do motor... ou seja, tem hora que é pé embaixo direto e rezando pra ele passar pelo obstáculo, só lembrando que pe embaixo mas velocidade "quase parado", devido a reduzida!!!!

Abração ...

Pablo

Robertux
19/07/2010, 11:12
Guilherme,

Se você pretende realmente montar um Jeep com motor CHT, faça um CJ3 A, conhecido como Jeep 51. Ele é mais leve e deve ficar com um desempenho aceitavel para passeios, sem trilhas pesadas.
Não existe nada melhor do que fazer o seu Jeep do seu jeito mas, não será facil, ou melhor, será muito dificil.
Você somente conseguirá se tiver algum conhecido que entenda muito de jeep e seja seu orientador no projeto. Sozinho, contratando mão de obra de mecânicos de carros modernos, esqueça, não sai!
E quanto ao valor, acho que R$ 15.000,00 não dá, veja o meu tópico, acho que vai lhe ajudar muito.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59749
Comprei o meu por R$ 7.500,00 e achei que com R$ 5.000,00 deixaria do meu gosto, Gastei mais de R$ 10.000,00 e para ficar do jeito que eu quero acho que ainda vão mais R$ 10.000,00 ou mais.

Flaibam
19/07/2010, 11:57
Dizer que motor de Opala faz 4km/l é considerar apenas a situação fora de estrada. Ele chega a fazer seis km numa boa.
Que deve ser o mesmo que o CHT vai alcançar.
Você está desconsiderando que ele vai tracionair mais peso e menos aerodinâmica.
Entendi a sua vontade de querer aproveitar o motor.
Mas se você vender o carro velho, junto com o motor, vai conseguir um trocados a mais para comprar um bom jeep.
Faça uma busca na internet pelos sites que vendem 4x4 e veja os vários modelos e preços que existem. Aqui mesmo no Fórum tem vários anunciados. Peça as fotos, preços, detalhe tudo.
E considere também que um jeep pronto já tem documento.
Montar um exigirá muito cuidado com o projeto e muita paciência para documentá-lo. Você vai ter que passar pelo INMETRO, ou algum órgão filiado a ele, e vão encontrar alguma coisa para ser refeita, vai voltar, tentar de novo... não sei se compensa.

KitiU.
19/07/2010, 13:17
Dae Guilherme...

Já que agora vc deixou claro que não tem um jeep, mas ke usar o motor CHT, fica mais fácil de tentar lhe ajudar...

Analisando somente o motor, caso você tivesse o jeep, não vejo o porque de não poder usa-lo...mas...

Levando em consideração que vc não tem o jeep, então...

Concordo plenamente com o Flaibam, existem inumeros jeep prontos a venda, já com documentos, motor cadastrado (caso não seja original) e etc... isso na faixa dos 15 mil... ou até menos...

Robertux
19/07/2010, 14:49
Montar um exigirá muito cuidado com o projeto e muita paciência para documentá-lo. Você vai ter que passar pelo INMETRO, ou algum órgão filiado a ele, e vão encontrar alguma coisa para ser refeita, vai voltar, tentar de novo... não sei se compensa.

Olá Flaibam,

Montar um Jeep, no meu entendimento, é comprar um detonado, porém com documento, desmontar todo e começar a revisão do zero, chassi, eixos, suspensão, etc. até deixar o Jeep 0 km, mais ou menos como fazem na x4 aventura. Assim eu já acho quase impossível fazer sem uma boa consultoria e profissionais especializados.
Começar realmente do zero, como protótipo, concordo plenamente com você, é totalmente inviável, até porque o motor é a parte mais barata do Jeep.

guilhermematias
22/07/2010, 13:12
Bom pessoal, então estou pesquisando alguns modelos, mais o CJ3-A mesmo, se alguém tiver algum pra indicar, alguma bagaceira de um pra que eu possa montar em uma carroceria nova, mandem o link ;D

pode ser sem motor pra eu usar o meu cht e/ou sem carroceria pois quero por uma nova, de fibra

Até mais pessoal
Abraços

guilhermematias
22/07/2010, 19:51
Qual a diferença básica do CJ3-A e CJ3-B?

Robertux
23/07/2010, 07:40
Qual a diferença básica do CJ3-A e CJ3-B?

A principal diferença é o motor.
No CJ3A o motor é o Continental Go Devil e no CJ3B é o Willys Hurricane.
Em função do motor Hurricane ser mais alto que o Go Devil, o CJ3B teve seu capô aumentado na altura, assim, o CJ3A tem o capô baixo e o CJ3B tem o capô alto.
Por ter ficado com uma frente mais alta o CJ3B foi apelidado de cara de cavalo.

A foto da esqueda é um CJ3A, conhecido por jeep 51 e o da direita é um CJ3B conhecido por cara de cavalo

guilhermematias
24/07/2010, 19:24
Se alguém souber de algum CJ3 (barato) em qualquer estado pra vender indiquem ai!