PDA

Ver Versão Completa : Problemas com Alternador ou Bateria ?

Flavio Lins Fh
16/07/2010, 16:17
Amigos estou com um problema que todo dia pela manha minha bateria se encontra com 11.7v e ao ligar o carro (Hilux SW4) permanece os 11.7v apenas subindo a voltagem quando acelero mas retorna para 11.7v ~ 12v como se n tivesse recebendo carga e se receber é pouco mas caixa rapidamente mesmo com carro ligado estou com duvidas e gostaria uma dica de vocês antes de comprar uma bateria e ver a questão do alternador, bateria tem 2 anos e alternador acredito que nunca foi revisado Hilux Sw4 97 3.0TD, se alguem tiver uma dica agraceço!

christian govastki
16/07/2010, 16:39
Verifica o regulador de voltagem, ele tem que mandar perto de 13,4V o tempo todo para a bateria.

Flavio Lins Fh
16/07/2010, 18:03
christian govastki, com o carro ligado fica 11,7 a 12,20 aumenta decorrente eu ir acelerando mas depois cai novamente qnd desligo o carro, aonde fica esse regulador de voltagem ? Colega meu disse que estava com um problema + - igual e foi o induzido!

Fernando César Ximenes
16/07/2010, 18:34
Amigos estou com um problema que todo dia pela manha minha bateria se encontra com 11.7v e ao ligar o carro (Hilux SW4) permanece os 11.7v apenas subindo a voltagem quando acelero mas retorna para 11.7v ~ 12v como se n tivesse recebendo carga e se receber é pouco mas caixa rapidamente mesmo com carro ligado estou com duvidas e gostaria uma dica de vocês antes de comprar uma bateria e ver a questão do alternador, bateria tem 2 anos e alternador acredito que nunca foi revisado Hilux Sw4 97 3.0TD, se alguem tiver uma dica agraceço!

Flávio,
Eu levaria a viatura a um auto-elétrico de confiança e mandaria verificar o alternador, bateria e demais componentes elétricos.

bandoleiro
16/07/2010, 19:58
o regulador de voltagem normalmente fica no próprio alternador, mas acredito que muito, mas muito provavelmente seja o induzido. Só para ter certeza que não é nenhum problema com fiação faça a medição da voltagem na saída do alternador. Acima de 13,4v e abaixo de 14v está normal.

beni-rj
17/07/2010, 00:37

Flávio
A partir de 08/1991 as Hilux 4x4 foram equipadas com alternadores Nippondenso de 70A, com regulador eletrônico interno. As 4x2 e anteriores a essa data tem regulador externo por relé. Mas, infelizmente, há exceções, dependendo das várias montadoras Toyota. Portanto, antes de mais nada, verifique na parede lateral do compartimento do motor, logo atrás da caixa de fusíveis, se há uma caixinha preta de uns 10cm. Se houver trata-se do regulador externo. Avise-me, pois os parâmetros e os procedimentos a seguir são diferentes.
Primeiramente faça o seguinte teste de suma importância:
Substitua a bateria por outra nova ou seminova, em boas condições, ( pode ser emprestada) de qualquer amperagem e faça o teste com o voltímetro. O regulador eletrônico utiliza a voltagem da bateria como referência. Se a bateria estiver fora do normal, o regulador ficará desregulado.
A voltagem tem que ficar entre 13,9V a 15,1V a 25°C com qualquer RPM do motor.
Se não estiver dentro dos limites acima, cheque os terminais na bateria e na saída do alternador, pois costumam oxidar e dar alta resistência, baixando a voltagem.
Se persistir, prepare o bolso, pois após teste na bancada do alternador, costuma dar substituição e retífica para ficar tudo 100%.
Boa sorte

PAULO CARECA
17/07/2010, 14:08
Só levando a um auto eletrica, vc vai ter certeza, mas vai aí um chute no canto, se seu carro está com uma kilometragem baixa, é 99% bateria, ou bornes com mau contato.

vanderlei correa leite
17/07/2010, 14:22
amigos estou com um problema que todo dia pela manha minha bateria se encontra com 11.7v e ao ligar o carro (hilux sw4) permanece os 11.7v apenas subindo a voltagem quando acelero mas retorna para 11.7v ~ 12v como se n tivesse recebendo carga e se receber é pouco mas caixa rapidamente mesmo com carro ligado estou com duvidas e gostaria uma dica de vocês antes de comprar uma bateria e ver a questão do alternador, bateria tem 2 anos e alternador acredito que nunca foi revisado hilux sw4 97 3.0td, se alguem tiver uma dica agraceço!
ela parada tem que ficar +ou- 12.3 a 12.5 a voltagem da bateria e quando ligada ela tem que ficar com no maximo 14.0 a 14.5 no maximo mais que isto ja corre o risco de carregar de mais chegando a danificar e secar bateria.pelo que vc disse tudo indica que seja alternador que so carrega na alta. Ai tem que ver se é estator ou rotor provalvelmente. Mas como o amigo te disse bateria pifada fas o regulador oscilar pra cima ou pra baixo

Flavio Lins Fh
17/07/2010, 14:44
De qualquer maneira terei que comprar uma bateria nova pois esta ja esta em 2~3 anos Heliar, especificação do carro é esse Hilux SW4 97 3.0TD, gostaria de saber se basta comprar 1 75 ah ou uma de 95 ah ?

Em questão dos Bornes não tem nenhum sufato retirei e coloquei novamente e permanece o mesmo problema, irei fazer as demais identificações e procedimentos citados e postarei novamente mas antes preciso saber qual bateria é ideal, acho que a que esta no carro é de 75 ah, abraço!

Flavio Lins Fh
17/07/2010, 14:51
beni-rj (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=5384), acabei de olhar existe 1 caixa maior dos fusiveis e outra pequena ao lado abri a mesma tem tipo 2 relés coloridos.

Flavio Lins Fh
17/07/2010, 15:55
beni-rj, engraçado, na minha ultima postagem eu verifiquei justamente essa caixa pequena e acabei abertando-a fixando mais ainda sendo que não liguei o carro, fui sair no carro a 10min a traz apareceu engraçado que antes nao informava nada no painel agora informou bateria alternador e cinto de segurança, fiquei com medo de ficar no prego voltei para casa, isso aconteceu depois de fixar mais ainda os 2 reles da caixa pequena, aqui em casa temos outra hilux SR5 2001 de posse de minha mãe a mesma me informou que aconteceu a mesma coisa com ela e o mecanico trocou o Relé justamente esse que foi + - uns 400rs ...

Flavio Lins Fh
17/07/2010, 16:50
Achei esse topico muito parecido com meu problema,

Flavio Lins Fh
17/07/2010, 16:51
Achei esse topico muito parecido com meu problema,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20082

beni-rj
17/07/2010, 20:13
beni-rj, engraçado, na minha ultima postagem eu verifiquei justamente essa caixa pequena e acabei abertando-a fixando mais ainda sendo que não liguei o carro, fui sair no carro a 10min a traz apareceu engraçado que antes nao informava nada no painel agora informou bateria alternador e cinto de segurança, fiquei com medo de ficar no prego voltei para casa, isso aconteceu depois de fixar mais ainda os 2 reles da caixa pequena, aqui em casa temos outra hilux SR5 2001 de posse de minha mãe a mesma me informou que aconteceu a mesma coisa com ela e o mecanico trocou o Relé justamente esse que foi + - uns 400rs ...

Flávio

Seu carro é 4x4? Acho pouco provável que seu carro tenha regulador externo, como falei anteriormente, a modificação nos 4x4 começaram em agosto 1991, ou seja 6 anos antes, mas como disse, há exceções. A caixa que você mexeu está fixada por 2 parafusos na parede lateral do capot? Ela possui um plug plástico preto de 6 terminais? Pelas alterações que surgiram, agora,
você deve ter mexido na caixa de fusíveis.
Como disse anteriormente, se existir regulador externo, vale a pena trocá-lo ou então tentar consertá-lo, mas o procedimento de teste e correção é extenso e só colocarei aqui se realmente for necessário.
Você não esclareceu se fez o teste de voltagem com bateria em bom estado, insisto que esse cuidado é fundamental, pois bateria com defeito mascara os testes e você vai acabar gastando os tubos e no final vai comprar outra bateria. A bateria recomendada para o seu carro é de 75A, mas com jeitinho cabe a Heliar de 90A, mas só se tiver guincho, sistema de som arrasa quarteirão etc.
Esclareço que estou seguindo os passos e os parâmetros constantes do Manual do Sistema Elétrico da Hilux.
Espero ter ajudado.
abraços hiluxminados

Flavio Lins Fh
17/07/2010, 23:23
beni-rj (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=5384), vou verificar se tenho uma bateria para poder fazer o teste e posteriormente post sobre oque aconteceu!

feitosac
18/07/2010, 22:02
Amigos, aproveitando o tópico, comprei uma sw4 2001 e a bateria que esta nela, não esta muito boa, é de 80 amperes, notei que ela é menor que a caixa, meu eletricista disse que a original é de 100 amperes, alguem pode confirmar isto ????
Obrigado.
Abraços.

Flavio Lins Fh
19/07/2010, 17:17
Bom pessoal acabei de chegar da oficina, o problema era no alternador realmente, o relé regulador de voltagem da minha hilux se localiza no alternador mesmo, quando ele abriu foi idenficado varios problemas só não troquei a carcaça e a placa o restante foi todo trocado alguns equipamentos como escovas estavam boas mais mandei trocar para ter uma garantia maior e poder rodas sem problema por um tempo, esta gerando 13.8 agora com luz e arcondicionado ligado, o prejuizo foi 700rs, oque você acharam ?

Ah e minha bateria esta boa!

Abraço.

wilson ghetti
19/07/2010, 17:38
o prejuizo foi 700rs, oque você acharam ?

Ah e minha bateria esta boa!

Abraço.

Amigão, eu não consideraria isso como prejuízo:parede:, e sim como um belo investimento na sua segurança:concordo:, pois sorte que seu carro é diesel, senão vc estaria parado na estrada há muito tempo:sad:, e economizou bateria:razz:, e pode colocar a sua familia em segurança:dance:.
[ ]'s consolativos,:twisted: rsrsrs.

benhurcm
29/07/2010, 00:15
:)
Amigão, eu não consideraria isso como prejuízo:parede:, e sim como um belo investimento na sua segurança:concordo:, pois sorte que seu carro é diesel, senão vc estaria parado na estrada há muito tempo:sad:, e economizou bateria:razz:, e pode colocar a sua familia em segurança:dance:.
[ ]'s consolativos,:twisted: rsrsrs.

parabéns pelo pensamento!

Adrianno
09/09/2010, 17:41
Minha hilux 97 está mostrando no painel que não está carregando a bateria... Usei o multimetro e confirmei.
Levei no eletricista e ele logo disse que era o retificador e que o mesmo fica dentro do alternador... Mas logo depois da caixa de fusiveis, na lateral do carro, tem uma peça pequena, preta, onde se lê claramente regulador de voltagem...
Então, o regulador desse carro é externo ou interno?
Tem momentos que carrega (apagando o aviso no painel) e de repente para de carregar)...

Adrianno
11/09/2010, 16:24
Alguém já fez a instalação do regulador gauss 057? Como é o esquema dos fios?

BrunoCastrioto
05/06/2012, 11:41
Ressussitando o Tópico.

Tenho um Troller Gasolina AP 2.0
Peguei muita lama com ele e encheu de lama o alternador.

Tirei ele e limpei, troquei o regulador de voltagem e agora ele só manda 9V pra Bateria.

Liguei um outro carro do lado com cabo de chupeta e o outro carro mandou 13V pra bateria.
Isso já elimina problema na bateria e bota a culpa no alternador?
Existe a chance de ser a bateria ruim? pq ele fica oscilando entre 9V e 11V

Inner
05/06/2012, 14:19
Continuando meu caso é o seguinte estava reformando a viatura, e na oficina a bateria pifou o que fizeram: Eles trocaram a bateria por outra que eles tinham na oficina porem de 100 amperes que equipam os caminhões Mercedes 709, fiquei na dúvida se o alternador carregaria essa bateria, passei hoje em uma oficina de elétrica para deixar a bateria antiga para conserto se ainda tiver e perguntei quanto ao alternador, o eletricista mediu e me disse que sem nada ligado o alternador consegue carregar mais se ligar farol e ar condicionado nesse caso a carga é insuficiente. Pergunto será que dá para continuar assim ou o melhor seria trocar a bateria por outra de menor amperagem

Ressussitando o Tópico.

Tenho um Troller Gasolina AP 2.0
Peguei muita lama com ele e encheu de lama o alternador.

Tirei ele e limpei, troquei o regulador de voltagem e agora ele só manda 9V pra Bateria.

Liguei um outro carro do lado com cabo de chupeta e o outro carro mandou 13V pra bateria.
Isso já elimina problema na bateria e bota a culpa no alternador?
Existe a chance de ser a bateria ruim? pq ele fica oscilando entre 9V e 11V

AroldoMoreira
23/01/2017, 19:40
Colegas,
meu carro (HILUX SRV 2008) não está carregando a bateria. Fui no eletricista e fizemos o teste e tá dando 12 volts na saída do alternador e na entrada da bateria. O Alternador é da marca DENSO.
é normal isso? (Segundo o eletricista teria q ser 14 volts}
Como a cidade que moro é pequena, tem pouca oferta de peças(internas ,como regulador) pra esse alternador Denso.Essas peças encontra pra comprar só na autorizada?
O eletricista não quis fazer o desmonte completo pois não tem peças de reposição para testar.
Alguém já passou por esse problema ?
É vantajoso comprar outro novo ou consertar esse?
Agradeço antecipadamente a ajuda dos colegas.

xibiu!!!
23/01/2017, 22:56
Colegas,
meu carro (HILUX SRV 2008) não está carregando a bateria. Fui no eletricista e fizemos o teste e tá dando 12 volts na saída do alternador e na entrada da bateria. O Alternador é da marca DENSO.
é normal isso? (Segundo o eletricista teria q ser 14 volts}
Como a cidade que moro é pequena, tem pouca oferta de peças(internas ,como regulador) pra esse alternador Denso.Essas peças encontra pra comprar só na autorizada?
O eletricista não quis fazer o desmonte completo pois não tem peças de reposição para testar.
Alguém já passou por esse problema ?
É vantajoso comprar outro novo ou consertar esse?
Agradeço antecipadamente a ajuda dos colegas.

Caro AroldoMoreira.

É correto sim dizer que a tensão medida nos pólos da bateria com alternador funcionando é de + ou - 14 volts.
Se estiver medindo só 12 volts com o alternador girando, o alternador não está mesmo carregando a bateria.
As peças de reposição elétricas geralmente não são vendidas somente nas concessionárias e deveriam ser fornecidas nas boas auto elétricas particulares no ato da manutenção.
Sempre é mais barato consertar, do que comprar outro alternador novo.

Abraço;

sandro_ventania
23/01/2017, 23:03
Aroldo é quase certeza de ser somente o regulador. Aí logicamente o certo é fazer somente a troca do regulador.
2008 certamente o regulador é interno...para os mais antigos que possuem regulador externo, a melhor solução é essa aqui, que postei no meu video, um passo a passo completo!

https://www.youtube.com/watch?v=qRvdoXpwANY

AroldoMoreira
24/01/2017, 13:16
Aroldo é quase certeza de ser somente o regulador. Aí logicamente o certo é fazer somente a troca do regulador.
2008 certamente o regulador é interno...para os mais antigos que possuem regulador externo, a melhor solução é essa aqui, que postei no meu video, um passo a passo completo!

https://www.youtube.com/watch?v=qRvdoXpwANY

Sandro e Xibiu
no caso do meu o regulador é interno.
Surgiu algumas possibilidades:
1 - Comprar o regulador por cerca de 350 reais e ver se vai funcionar. Se não resolver o problema , comprar as outras peças e ir trocando até acertar.
2 - Comprar um alternador novo por 1100,00 da marca Bosch de 80 A e ficar tranquilo .
3- Levar na css e fazer o diagnóstico por 180 reais. O problema e que eles condenam tudo , vai passar, com a troca peças, de 1500 com certeza. O novo la tá 3200.
O que acham?

xibiu!!!
24/01/2017, 20:01
Sandro e Xibiu
no caso do meu o regulador é interno.
Surgiu algumas possibilidades:
1 - Comprar o regulador por cerca de 350 reais e ver se vai funcionar. Se não resolver o problema , comprar as outras peças e ir trocando até acertar.
2 - Comprar um alternador novo por 1100,00 da marca Bosch de 80 A e ficar tranquilo .
3- Levar na css e fazer o diagnóstico por 180 reais. O problema e que eles condenam tudo , vai passar, com a troca peças, de 1500 com certeza. O novo la tá 3200.
O que acham?

Caro colega Aroldo.

Assim como sugere o colega sandro_ventania, também tenho o palpite que pode ser problema no regulador de tensão, principalmente se ele "pifou" derrepente, mas certeza mesmo só testando o alternador "in loco".
Se ele tivesse falhando ou "enfraquecendo" aos poucos, acrescentaria na lista de possibilidades de causas, diodos, carvões, ou conexões de terminais soltas ou com mal contato.
Não sei como funciona a manutenção elétrica de autos aí na sua região, mas na necessidade (já que um pouquinho eu "arrisco mexer"), tenho meu eletricista de confiança (auto elétrica) o qual só troca e cobra peças que realmente estiverem com problema, e esse negócio de "ir trocando até acertar" e eu ter que pagar por 315.965 peças boas, até o eletricista encontrar a peça ruim, aqui não existe!
Incrível que isso aconteça em uma concessionária autorizada que é (ou deveria ser) "especializada" !
Procure por um eletricista particular que entenda do assunto.
Portanto na minha opinião, eu optaria em primeiro lugar a opção n° 1 e depois a de n° 2.
Na minha opinião a possibilidade 2 que vc perguntou acima, descarta totalmente a possibilidade 3.
Se só o orçamento de peças custa 150% do preço do alternador Bosch novo e a manutenção na CCS custa igual a 3 alternadores novos Bosch 80 Amperes, se fosse comigo essa opção nem estaria na lista de possibilidades.

Abraço;

AroldoMoreira
25/01/2017, 13:56
Caro colega Aroldo.

Assim como sugere o colega sandro_ventania, também tenho o palpite que pode ser problema no regulador de tensão, principalmente se ele "pifou" derrepente, mas certeza mesmo só testando o alternador "in loco".
Se ele tivesse falhando ou "enfraquecendo" aos poucos, acrescentaria na lista de possibilidades de causas, diodos, carvões, ou conexões de terminais soltas ou com mal contato.
Não sei como funciona a manutenção elétrica de autos aí na sua região, mas na necessidade (já que um pouquinho eu "arrisco mexer"), tenho meu eletricista de confiança (auto elétrica) o qual só troca e cobra peças que realmente estiverem com problema, e esse negócio de "ir trocando até acertar" e eu ter que pagar por 315.965 peças boas, até o eletricista encontrar a peça ruim, aqui não existe!
Incrível que isso aconteça em uma concessionária autorizada que é (ou deveria ser) "especializada" !
Procure por um eletricista particular que entenda do assunto.
Portanto na minha opinião, eu optaria em primeiro lugar a opção n° 1 e depois a de n° 2.
Na minha opinião a possibilidade 2 que vc perguntou acima, descarta totalmente a possibilidade 3.
Se só o orçamento de peças custa 150% do preço do alternador Bosch novo e a manutenção na CCS custa igual a 3 alternadores novos Bosch 80 Amperes, se fosse comigo essa opção nem estaria na lista de possibilidades.

Abraço;

Hoje levei em outra oficina para abrir o alternador. Testou a placa tudo normal. O eletricista tá achando que o problema está na polia pois tá rodando livre para os dois lados. Segundo ele para um lado trava como se fosse um pinhão de bicicleta. Tá correto isso? Ou o travamento só acontece quando aumenta o giro do motor?

AroldoMoreira
25/01/2017, 18:43
Ufa!!!!!
problema resolvido. Foi trocar a polia, montar tudo , colocar no carro e funcionou perfeitamente. Até um barulho que parecia vir da polia do esticador sumiu. Era mesmo a polia do alternador o defeito.
Fica então a dica ai, deu problema dá uma verificada antes na polia.
Agradeço aos colegas Sandro e Xibiu pelas dicas,
Abraço

xibiu!!!
25/01/2017, 19:17
Ufa!!!!!
problema resolvido. Foi trocar a polia, montar tudo , colocar no carro e funcionou perfeitamente. Até um barulho que parecia vir da polia do esticador sumiu. Era mesmo a polia do alternador o defeito.
Fica então a dica ai, deu problema dá uma verificada antes na polia.
Agradeço aos colegas Sandro e Xibiu pelas dicas,
Abraço

Caro colega AroldoMoreira.

Fico feliz que conseguiu resolver o problema e muito grato por o colega retornar para dar um Feed-back a todos que acompanharam seu problema relatado aqui.
Também será de grande valia para todos que no futuro visitarem o tópico.

Abraço;:curtir:

Sergio c
25/01/2017, 19:24
A maioria das camionetes novas vem com essa polia com catraca, e dificilmente passam dos 100.000 sem dar problemas.