Conectar

Ver Versão Completa : P/ Quem tem motor Opala 4cc.

merlin
01/09/2003, 15:44
Olá pessoal, coloquei um Motor Opala 4cc no meu willys, só que não está desenvolvendo bem, alguns dizem que pode ser o meu carburador Solex Duplo, daí gostaria da opinão de vc's que usam o Simples ou Duplo, quais as reais diferenças. Me falaram que o simples é mais economico e vai fazer o jeep desenvolver mais, uso meu carro para trilhas e indoor.

Um abraço,

dptucunduva
02/09/2003, 15:38
Anderson,

Depende de qual referencial vc tem... O motor do opala desenvolve muito bem no CJ, independente do carburador. Compare com outro CJ com motor de opala mesmo, é facim de achar.

Eu uso o 2E no meu. Desenvolve sim, gira muito bem.

O simples original do opala vai te dar mais economia, mas não vai desenvolver melhor que o duplo nunca. Dizem alguns mecânicos que usando uma Webber simples o motor ganha em torque em baixa, mas não bate o 2E quando abre o segundo estágio. Se vc ver um webber desses do opala, vai ver que ele é simples mas é quase do tamanho do duplo. Já o simples "simples", é menorzinho, tipo o simples do BF161.

Eu só vejo um defeito no 2E, que é o problema com inclinações. Ele é bem pentenho nesse quisito, tem que regular bem pra ficar legal.

A performance do 2E e do 3E é basicamente a mesma, o 3E tem menos problemas com inclinação e é mais moderno.

du
02/09/2003, 15:50
Não conheço os carburadores pelo modelo, mas a única restrição aos duplos, é o esquema de abertura do segundo estário por vácuo, isso costuma dar trabalho, para contornar tem esquema de transformar em mecânico, mas se não tiver sensibilidade no pé, vai gastar mais.

Abraços Du.

M-Beltrame
27/04/2011, 19:20
Pessoal qual é o consumo medio do motor de opala com cambio de chevet?
O meu jeep esta com essa configuração e quando gasta pouco faz 4 KM por litro, é de mata kkkkkkk

T+

Dic3
28/04/2011, 10:19
o meu com bura corpo simples, caixa de 5 marchas e pneus 35" ta fazendo em media 7 a 8

Rodrigo Baratti
28/04/2011, 17:36
o meu com 8/43 e pneus 31" faz 4,5 na estrada......:parede::parede:

pedro bonadio
28/04/2011, 18:20
Tenho 2 CJ5, 2 motores de opala, 1 com 1000km rodados e outro mais usadinho, no mais usado uso solex H34 de corpo duplo, anda mais, e o outro novo uso solex simples, é mais fácil de regular, mais "simplão", anda um pouco menos.

Os dois fazem cerca de 6,7Km/L.

Se quiser mais potência, vá de H34, achei um ótimo carbura!!

Abraços

PRIETO
28/04/2011, 19:31
Dic3
Qual a relaçao do diferencial, alcool ou gasolina

KitiU.
28/04/2011, 20:08
Olá pessoal, coloquei um Motor Opala 4cc no meu willys, só que não está desenvolvendo bem, alguns dizem que pode ser o meu carburador Solex Duplo, daí gostaria da opinão de vc's que usam o Simples ou Duplo, quais as reais diferenças. Me falaram que o simples é mais economico e vai fazer o jeep desenvolver mais, uso meu carro para trilhas e indoor.

Um abraço,

De Merlin,

Tenho no meu opalinha um weber/dfv 446, carburador que saiu original em alguns modelos...

Bem, considero esse o melhor carburador para o opala, mesmo o 6cc... muitos daqui que tinha 2E/3E, solex e etc. acabaram trocando pelo 446... esse carburador fica muito bom...desde que bem acertado...

Se tiver oportunidade de pegar emprestado um 446 de algum colega jeepeiro ai de sua cidade, faça um teste...

OBS: desempeno não combina com economia!!!

Forte abraço!

Alcione
29/04/2011, 10:59
289366289367
De Merlin,

Tenho no meu opalinha um weber/dfv 446, carburador que saiu original em alguns modelos...

Bem, considero esse o melhor carburador para o opala, mesmo o 6cc... muitos daqui que tinha 2E/3E, solex e etc. acabaram trocando pelo 446... esse carburador fica muito bom...desde que bem acertado...

Se tiver oportunidade de pegar emprestado um 446 de algum colega jeepeiro ai de sua cidade, faça um teste...

OBS: desempeno não combina com economia!!!

Forte abraço!

Bom dia;

Tambem utilizo o 446, EXCELENTE, tive durante anos problemas com diversos carburadores, o último foi um H34, comprei este DF446 há um pouco mais de um ano e até agora só alegria, deveria ter feito isso antes !!!!!!!!!!

Apenas complementando; pra tirar o máximo deste carburador é bom tambem ter:

- Admissão do opala SS, esta admissão é original deste carburador, para os 4 cc só esta admissão serve, para as outras tem que usar flange.
- Coletor de escape dimensionado
- e é óbvio, motor perfeito

No meu jipe utilizo relação 9-44 com pneus 35 e caixa clark 260-F com reduzinha willys, garanto que está um canhão !!!

Sds,
Alcione

Dic3
02/05/2011, 11:55
Dic3
Qual a relaçao do diferencial, alcool ou gasolina

Prieto!

Tá na gasoroba, relacao 8x43, carburador H40-DEIS

Giclagem dele ta exatamente como a original, o velhinho que acertou ele tem uma mao de artista. Tanto que cheguei no lugar só com o carburador, expliquei o problema (eu ja tinha trocado o jogo de reparos, mas ele continuava dando aquelas engasgadas quando chegava o pé). No mesmo dia ele me ligou passando o orcamento.
Quando fui pegar o bura ele me disse pra trazer o jeep depois pra ele acertar, mas nunca mais voltei o jeep ficou bom demais.

M-Beltrame
02/05/2011, 18:05
Caramba como variar tanto a diferença de consumo :confused:
Uq eu acho ruin num é nem o consumo (eu rodo no máximo 50 km por mes com o jeep) é a autonomia q acaba ficando muito baixa para as viagens q eu faço as vezes com no mínimo 200 km... o jeep ta um canhão vc acelera ele responde parece q o giro "ñ tem fim". O carbura q esta nele é o solex. Mas apesar de todo o meu conhecimento nessa area :chorandoderir::chorandoderir::slap: eu ainda tenho basicamente duas duvidas:
1ºEsse carburador é "esportivo"?
2ºEle tem uma regulagem de giclagem "padrão" (se isso existir)?

Apesar do consumo na faixa dos 3,5km/l ate agora estou gostando muito desse carbura num da uma falha nem inclinações acentuadas:cool:.

T+

PRIETO
02/05/2011, 19:54
Dic3
Mais uma vez muito obrigado
Estou montando o meu CJ-5 58, com cambio do chevette 5 marchas, motor gm 4 cc,(o carburador e o DFV228) relaçao 8x43 e pneus 750x16
Vamos ver no que da

Rodrigo Baratti
03/05/2011, 16:32
Dic3
Estou montando o meu CJ-5 58, com cambio do chevette 5 marchas, motor gm 4 cc,(o carburador e o DFV228) relaçao 8x43 e pneus 750x16
Vamos ver no que da

Vai ficar muito bom!!!

[]'s

M-Beltrame
03/05/2011, 16:40
Auto resposta:slap:
O gicle do solex h40 pode variar de 135 a 155 (ñ sei como esta o meu) e algumas medidas para melhorar o consumo do opalinha são colocar uma bobina potente (alguns colocam a do gol mi), cabos de velas de 8mm e velas boas contando q o carburador esteja sem folgas e vazamentos (o meu ta vazando:-(). Tirei isso dos saites dos opaleiros.

T+

M-Beltrame
03/05/2011, 16:43
Vai ficar muito bom!!!

X2
A unica diferença entre o meu e o seu é o tamanho de pneu e o carburador.

T+

jipeirodesdepequeno
04/05/2011, 19:37
o meu com bura corpo simples, caixa de 5 marchas e pneus 35" ta fazendo em media 7 a 8

o meu tb, 35" com cambio 4m willys e relação 9x44 fazia essa média, agora vamos ver com 5m do chevette...

M-Beltrame
04/05/2011, 20:49
Um pequeno offtopic
Dic3 e jiperodesdepequeno o eixo esta aguentando bem os 35 ou vcs reforçarão ele?
eu tenho essa duvida pq como o opalinha ñ é muito forte uma coisa compença a outra...

T+

Dic3
05/05/2011, 07:00
Beltrame eu coloquei flutuante traseiro e só.

Alcione
05/05/2011, 07:27
290312[QUOTE=M-Beltrame;1434442]Um pequeno offtopic
Dic3 e jiperodesdepequeno o eixo esta aguentando bem os 35 ou vcs reforçarão ele?
eu tenho essa duvida pq como o opalinha ñ é muito forte uma coisa compença a outra...

Boa tarde Beltrame;

Sei que a pergunta não foi a mim direcionada mas ............

Tambem utilizo há mais de 3 anos pneus 35 (com rodas 15 x 10 e beadlok) esse negócio de não aguentar é muito relativo a manutenção do jipe e a pegada do piloto.

Já vi muita reclamação de gente que só gosta de andar e não faz as devidas manutenções, pricipalmente preventivas, quando estraga reclama que nada presta e ainda coloca peças de origem "duvidosa" ou substitui pela metade.

Mantenha seu bichinho sempre em dia e SEJA FELIZ COM OS 35`

Sds,
Alcione

jipeirodesdepequeno
05/05/2011, 12:18
Concordo com o Alcione, depende muito da manutenção
Mas com opala 4cil da pra ficar bem tranquilo :concordo:, não tem taaanto torque assim pra ficar quebrando pontas de eixo

Dic3
05/05/2011, 12:22
Concordo com o Alcione, depende muito da manutenção
Mas com opala 4cil da pra ficar bem tranquilo :concordo:, não tem taaanto torque assim pra ficar quebrando pontas de eixo

Minha maior preocupacao era com o efeito alavanca mesmo

Alcione
05/05/2011, 13:54
Minha maior preocupacao era com o efeito alavanca mesmo

Boa tarde Dic3;

Um dos excelentes upgrades pra melhorar o eixo traseiro com certeza é colocar flutuante, deixa mais forte e seguro no caso de quebra.

Estou vendendo meu jipe (......) se ficasse com ele COM CERTEZA colocaria eixos flutuantes ou substituiria por eixos que já tenham este sistema (troller, Toyota, etccccc).

Sds,
Alcione

M-Beltrame
05/05/2011, 15:56
SEJA FELIZ COM OS 35`

HEHEHE bem q eu queria ser feliz com os 35 mas por enquanto eu só estou assuntando...

T+

nino-ed
05/05/2011, 23:04
Dic3
Vamos ver no que da

O meu esta com essa configuração....

eu peguei as giglagem original desse carburador... ficou bom economicamente falando.... mas ainda preciso acerta na inclinação.. afoga facinho

catingueiro
22/05/2011, 12:40
Bom dia amigos,

Estou com uma duvida sobre meu motor, opala 4cc, 2.5 da GM. Tenho sempre feito trocas de oleo com um mesmo mecanico e nunca perguntei exatamente a quantidade de litros utilizados nessa troca. Só que tive de fazer uma nova troca na estrada e o mecanico me pediu 5litros, por q eu teria que trocar o filtro tambem. Minha surpresa é q o novo mecanico me alertou para o fato de ter colocado apenas 3 litros e a vareta marcou no nível.
Qual a quantidade de litros correta a serem utilizados nessa troca, troca o filtro e sem trocar ?

1 forte abraço,

GBarros
23/05/2011, 14:58
Bom dia amigos,

Estou com uma duvida sobre meu motor, opala 4cc, 2.5 da GM. Tenho sempre feito trocas de oleo com um mesmo mecanico e nunca perguntei exatamente a quantidade de litros utilizados nessa troca. Só que tive de fazer uma nova troca na estrada e o mecanico me pediu 5litros, por q eu teria que trocar o filtro tambem. Minha surpresa é q o novo mecanico me alertou para o fato de ter colocado apenas 3 litros e a vareta marcou no nível.
Qual a quantidade de litros correta a serem utilizados nessa troca, troca o filtro e sem trocar ?

1 forte abraço,

Este teu mecanico deve estar querendo tomar banho de oleo, só pode. 5 litros, pra que? Se em uma troca normal, já trocando o filtro, são no máximo 4 litros? e pode saber que sobra ainda desses quatro litros um pouco. Aliás, lembrando que trocar o oleo sem trocar o filtro, pelo menos pra mim, é o cumulo da murrinhagem, pois um artefato tão barato e tão importante pro motor, como é o filtro, não ser trocado de troca em troca, é realmente um absurdo. E outra: lembrando que se você colocar mais oleo que o limite maximo para o funcionamento do motor, o oleo subirá para as velas, e seu carro fumaçará igual ou pior que um motor antigo de 2 tempos. Conselho: troque de mecanico.

Rodrigotche
24/05/2011, 21:33
Boa noite pessoal alguem já adaptou o motor de opala com a caixa de opala 5 marchas e reduzida willys oque eu tenho que trocar na caixa para adaptar a flange da caixa do chevette na reduzida ou se existe outra flange que de certo
precisando de uma ideia com urgencia

M-Beltrame
24/05/2011, 21:42
Eu acho mais facil vc mandar fazer uma flange, pq ai só fica uma adapitação (flange) em vez de 2 no caso de mudar a saida da caixa para a de chevet uq eu acho q é imposivel...
A pouco tempo atras tinha um topico falando sobre esse assunto, vó ve se eu acho.

T+

M-Beltrame
24/05/2011, 21:59
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/23316-motor-de-opala-4c-cambio-5-m.html
Tá i o linck

Jones Ronaldi
12/10/2011, 20:55
Tenho no meu CJ5 o 4cc de opala com o cambio original willys 3 marchas, nunca me deixou na mão faz 7km/l. abraço