PDA

Ver Versão Completa : Inspeção da Ranger Reprovada



brunobotosso
15/07/2010, 20:05
Não sei se alguém já teve o mesmo problema que eu. Fui reprovado na inspeção e não sei mais o que fazer.

Tenho uma Ranger V6 com GNV e fui reprovado na inspeção do Inmetro quando uso gasolina. O índice de CO deveria estar em até 1% e estava em 4%. No GNV passou sem problemas.

Já foram trocados: filtros de ar, combustível, óleo, velas e cabos de velas e bobina.

Descobri que o regulador de pressão estava furado, troquei a peça e aproveitei pra limpar os bicos. Fui todo animado medir a emissão e piorou. Foi pra 5% o CO e piorou também o HC. Piorou muito na gasolina e uma leve piorada no GNV.

O carro está comm catalizador, mas não sei se está bom. O mecanico que limpou os bicos pra mim, fez sem tira-los do carro, com um produto da 3M.

Suspeito que isso tenha levado toda a sujeira dos bicos para o catalizador e, pra piorar, ainda completei o tanque com com gasolina aditivada.

Será que pode ser catalizador?

Abraço

RGamaJr_4x4
15/07/2010, 20:17
Uma vez q tive uma viatura reprovada nesse teste (na gasolina tb). Retirei toda a gasolina do tanque que era aditivada e troquei por gasolina comum de um posto de confiança e mais uns 15.. 20% de álcool.

Mas antes disso passei numa oficina que trabalha com injeção e o scanner não acusou nada.

Kim
15/07/2010, 20:22
Caro brunobotosso!

Sei que já gastou bastante, mais a primeira coisa que deveria ter olhado, era o catalisador.

Digo isso, pois é uma peça cara, que estraga com uma certa facilidade, tendo em vista seu preço.

Pode regular todo o motor, mais sem o catalisador, será reprovado mesmo.

No GNV pode até passar, pois este é menos poluente, em comparação à gasolina, tanto, que on veículo perde em média 30% de sua força com tal combustível.

Vá a uma loja honesta de escapamentos, e peça a verificação do catalisador.

A minha Ranger, que é 2003, foi retirado este ano, pois o mesmo quebrou a cerâmica interna, percebi isso, um dia que fui sair com ela, e ao acionar o motor, vi "pedrinhas" saindo do escapamento.

Está "ocado" para representar que tem algo lá, não retirei a peça do conjunto, só a limpei.

Tente essa observação.

Abraços.

Kim.

brunobotosso
15/07/2010, 23:06
Uma vez q tive uma viatura reprovada nesse teste (na gasolina tb). Retirei toda a gasolina do tanque que era aditivada e troquei por gasolina comum de um posto de confiança e mais uns 15.. 20% de álcool.

Mas antes disso passei numa oficina que trabalha com injeção e o scanner não acusou nada.
Rogério, você lembra quanto era a emissão da sua ranger quando foi reprovada? Acho que a minha está muito acima do limite. Me disseram que esse esquema do álcool não abaixa tanto a emissão de CO.

Vou trocar a gasolina como vc disse e ver o que acontece.

Obrigado.

brunobotosso
15/07/2010, 23:09
Caro brunobotosso!

Sei que já gastou bastante, mais a primeira coisa que deveria ter olhado, era o catalisador.

Digo isso, pois é uma peça cara, que estraga com uma certa facilidade, tendo em vista seu preço.

Pode regular todo o motor, mais sem o catalisador, será reprovado mesmo.

No GNV pode até passar, pois este é menos poluente, em comparação à gasolina, tanto, que on veículo perde em média 30% de sua força com tal combustível.

Vá a uma loja honesta de escapamentos, e peça a verificação do catalisador.

A minha Ranger, que é 2003, foi retirado este ano, pois o mesmo quebrou a cerâmica interna, percebi isso, um dia que fui sair com ela, e ao acionar o motor, vi "pedrinhas" saindo do escapamento.

Está "ocado" para representar que tem algo lá, não retirei a peça do conjunto, só a limpei.

Tente essa observação.

Abraços.

Kim.
Kim, eu fui numa loja de escapamentos e sei que o meu está com o miolo do catalisador. Porém o cara da loja disse que não dá pra saber se está funcionando adequandamente e nem se vai dar grande diferença na emissão de CO.

Fiquei com medo de gastar R$580,00 e não adiantar nada.

Obrigado, abraço.

Anthoniusnikos
16/07/2010, 00:32
A principal função do catalisador é a retenção de CO. Coloque um catalisador de boa marca.
É caro mesmo, mas é o que vai resolver o problema.

Abraços
Anthon

Guilherme A. Araújo
16/07/2010, 00:32
Acabei de olhar no meu certificado de inspeçao, qdo fiz a revalidaçao anual, fiu no Seta, credenciada ao inmetro aki, inclusive estava com o escapamento esportivo, se catalisador e o nivel de CO ficou em 0,02% e 0,03% na gasolina, o tal do DL em 9,61% e 9,92% e o HC(PPM) 120/137...
Praticamente os mesmos niveis do GNV.
Nao sei agora como q tah, pq meu carro tah com um exesso do car..... na gasosa...
O trem tah eskisito, oscila a lenta demais, um cheiro de CO2 do kct, e de vez enqdo falha q nem chevete velho, e ninguem descobre o que é.
No scanner, cada vez aparece alguma coisa, sempre tme mistura no meio, q nao está certa, mas aparece tbm fluxo de ar mto alto!!!
\
Em relaçao a isso to sem saber o q fazer, to desanimando jah!

Troller-a-vista
16/07/2010, 00:49
só um adendo.

tenho lido muitas reportagens (inclusive em jornais locais, e olha que estou ha 300 km de sp), que esses testes ai é pura fdp !

tao reprovando ate carro zero, ai vc leva em outro local e passa.

tem inclusive gente ja enfiando processo nos caras por má-fé etc e tal.

procurem se informar. tem uma materia que o caboclo fez todas as medicao tava td qause no zero, levou pra inspecao e reprovou com tudo no 10! ai saiu de la e foi pra outro local de inspecao e passou.


aqui mesmo no forum acho que tem nao sei quem que levou a pick up no rasch e tava td em ordem, chegou la no local reprovou e voltou no rasch td perfeito. tenho certeza que isso ta no forum em algum lugar!

Texas Ranger
16/07/2010, 22:25
Acabei de olhar no meu certificado de inspeçao, qdo fiz a revalidaçao anual, fiu no Seta, credenciada ao inmetro aki, inclusive estava com o escapamento esportivo, se catalisador e o nivel de CO ficou em 0,02% e 0,03% na gasolina, o tal do DL em 9,61% e 9,92% e o HC(PPM) 120/137...
Praticamente os mesmos niveis do GNV.
Nao sei agora como q tah, pq meu carro tah com um exesso do car..... na gasosa...
O trem tah eskisito, oscila a lenta demais, um cheiro de CO2 do kct, e de vez enqdo falha q nem chevete velho, e ninguem descobre o que é.
No scanner, cada vez aparece alguma coisa, sempre tme mistura no meio, q nao está certa, mas aparece tbm fluxo de ar mto alto!!!
\
Em relaçao a isso to sem saber o q fazer, to desanimando jah!

Quando eu comprei a minha ranger, tinha uns problemas parecidos. Nao conseguia descobrir o que era, porque o modulo do gas apagava os erros do computador, entao, estava tudo "sempre ok" para o computador. Como o kit gas era uma velharia, e seria reprovado de cara na inspecao aqui em SP, arranquei a porcariada do GNV inteiro e joguei fora. Imediatamente a luz do check engine acendeu, e conseguimos ler os codigos de erros interminaveis. No meu caso, o sistema EGR (valvula, sensor e solenoide) estava com problemas. Troquei tudo e o carro ficou como novo.

brunobotosso
22/07/2010, 13:46
Quando eu comprei a minha ranger, tinha uns problemas parecidos. Nao conseguia descobrir o que era, porque o modulo do gas apagava os erros do computador, entao, estava tudo "sempre ok" para o computador. Como o kit gas era uma velharia, e seria reprovado de cara na inspecao aqui em SP, arranquei a porcariada do GNV inteiro e joguei fora. Imediatamente a luz do check engine acendeu, e conseguimos ler os codigos de erros interminaveis. No meu caso, o sistema EGR (valvula, sensor e solenoide) estava com problemas. Troquei tudo e o carro ficou como novo.
Você me deu uma luz! A minha raanger tem gnv com gerenciamento eletrônico e um dos módulos do sisstema é exatamente esse de reset da memória ram. Vouver se consigoo desligá-lo, rodar com o carro e passar no scanner novamente pra ver se fica algum problema registrado. Pode me indicar uma oficina boa em São Paulo que trabalhe com injeção? Até hoje não encontreii alguém que realmente entenda do assunto pra me ajudar. Obrigado pela ajuda.

Abraço.

brunobotosso
22/07/2010, 13:56
Acabei de olhar no meu certificado de inspeçao, qdo fiz a revalidaçao anual, fiu no Seta, credenciada ao inmetro aki, inclusive estava com o escapamento esportivo, se catalisador e o nivel de CO ficou em 0,02% e 0,03% na gasolina, o tal do DL em 9,61% e 9,92% e o HC(PPM) 120/137...
Praticamente os mesmos niveis do GNV.
Nao sei agora como q tah, pq meu carro tah com um exesso do car..... na gasosa...
O trem tah eskisito, oscila a lenta demais, um cheiro de CO2 do kct, e de vez enqdo falha q nem chevete velho, e ninguem descobre o que é.
No scanner, cada vez aparece alguma coisa, sempre tme mistura no meio, q nao está certa, mas aparece tbm fluxo de ar mto alto!!!
\
Em relaçao a isso to sem saber o q fazer, to desanimando jah!
A minha também está com exesso. Quando deixo ela na garagem cheira muito forte.

Talvez seja a sonda lambda, talvez... Se a sua for v6, não esqueça de checar as duas sondas (uma de cada lado do escape). Quando coloca no scanner, a leitura da sonda deve oscilar entre 0 e 1000 milivolts. Se não tiver oscilando, ela pode estar com defeito.

Pode ser muitas coisas, é só uma sugestão.

Texas Ranger
24/07/2010, 23:12
Você me deu uma luz! A minha raanger tem gnv com gerenciamento eletrônico e um dos módulos do sisstema é exatamente esse de reset da memória ram. Vouver se consigoo desligá-lo, rodar com o carro e passar no scanner novamente pra ver se fica algum problema registrado. Pode me indicar uma oficina boa em São Paulo que trabalhe com injeção? Até hoje não encontreii alguém que realmente entenda do assunto pra me ajudar. Obrigado pela ajuda.

Abraço.

Comprei um scanner nos EUA, pesquisei os codigos de erro na internet, e mandei o meu mecanico fazer o checkup de acordo com os procedimentos que eu traduzi pra ele.

Ninguem, nem a concessionaria quer mexer nesse motor, especialmente se tem gas. Por isso, resolvi fazer justica com as proprias maos:razz: Eu sou o cerebro e o mecanico e o braco.

Walter L. L. Casitta
25/07/2010, 11:11
Comprei um scanner nos EUA, pesquisei os codigos de erro na internet, e mandei o meu mecanico fazer o checkup de acordo com os procedimentos que eu traduzi pra ele.

Ninguem, nem a concessionaria quer mexer nesse motor, especialmente se tem gas. Por isso, resolvi fazer justica com as proprias maos:razz: Eu sou o cerebro e o mecanico e o braco.

Isso aí é uma coisa pela qual as pessoas tem que ir se acostumando.

Eu já tive uma oficina de assistência em eletrônica, mas a experiência que adquiri vale para qualquer oficina de manutenção inclusive de mecânica de automóveis:

Naturalmente todo cliente espera de uma oficina um serviço bem feito, rápido e barato e o prestador de serviços espera que os problemas sejam simples rápidos de serem solucionados, rentáveis, que os clientes fique satisfeitos voltem e indique novos clientes.

Um defeito com um certo nível complexidade numa oficina toma tempo e tempo perdido se reflete em tudo dentro de qualquer empresa num todo, reflete na rentabilidade, na qualidade dos serviços, na disposição dos funcionários e por fim na satisfação dos clientes. Nesse caso a melhor opção é recusar o serviço.

Então aos poucos, assim como acontece no USA, ou agente aprende a resolver os problemas mecânico das nossas viaturas antigas ou dos defeitos se tornarão inviáveis de serem solucionados e teremos que simplesmente jogar fora. Isso já esta acontecendo com os aparelhos de TV, geladeiras...

Anthoniusnikos
25/07/2010, 12:42
X 2...! Casitta. Para eu passar um passa-fio da lanterna de freio superior(aquela traseira de cima da cabine das Ranger) até a lanterna do teto da cabine, e daí(teto) para uma das laterais da porta(longarina) gastei umas 3 horas, entre erros e acertos com o passa-fio(e haja paciência), porque não tem um conduit. Cobrando R$ 50,00 a hora, por um serviço especializado, seriam R$ 150,00 só para fazer o serviço bem feito. Às vezes, como no meu caso, só para instalar as 3 lâmpadas que não tinham. Como explicar isso ao cliente ? Ou se explica e o cliente paga o serviço, ou melhor recusar. A maioria prefere pegar o serviço, fazer uma porcaria e cobrar R$ 50,00.

Com relação ao catalisador, esqueci, lá atrás, de dizer que uma das funções dele é transformar(oxidar) todo o CO(venenoso) em CO2, e alguns: todo o NO2 em HNO3(menos nocivo!!!???).

Anthon

DieselPower
25/07/2010, 14:34
Pode me indicar uma oficina boa em São Paulo que trabalhe com injeção?


Já tentou a Nascar?

brunobotosso
26/07/2010, 22:04
Descobri o problema. Fui hoje de manha numa oficina em são caetano e em meia hora o mecânico percebeu que uma das sondas lambda está estranha. Ás vezes funciona e ás vezes para.

A emissão caiu drasticamente, mas acho que vou ter que trocar o catalisador pra ganhar uma margem. Não quero ser reprovado novamente.

Ainda não troquei a sonda, alguém tem alguma preferência por alguma marca?

roberto.cardoso@ig.com.br
27/07/2010, 22:59
Descobri o problema. Fui hoje de manha numa oficina em são caetano e em meia hora o mecânico percebeu que uma das sondas lambda está estranha. Ás vezes funciona e ás vezes para.

A emissão caiu drasticamente, mas acho que vou ter que trocar o catalisador pra ganhar uma margem. Não quero ser reprovado novamente.

Ainda não troquei a sonda, alguém tem alguma preferência por alguma marca?

Bruno,

Eu já troquei as 2 sondas da minha ranger (V6 98), diversos mecanicos indicaram colocar sondas de outros carros adaptando o chicote, como sou contra isso, optei por colocar as originais da bosch compradas em concessionária.

Faz um ano e meio que troquei (já rodei mais de 30.000 KM com elas), fiz uma viagem para Argentina e rodei mais de 10.000 KM com nafta (gasolina deles) e até hoje não apresentaram mais problemas.

Eu sempre compro peças na Frei Caneca de Guarulhos, eles oferecem desconto de 30% para peças (venda para pessoa fisica). Na época paguei R$ 350,00 em cada sonda. O preço normal era R$ 520,00.

Se for de seu interesse procure o Andre (só ele oferece o desconto) no departamento de peças e diga que foi o Roberto da Ranger Branca que te indicou.

Abraços,

roberto.cardoso@ig.com.br
27/07/2010, 23:08
Descobri o problema. Fui hoje de manha numa oficina em são caetano e em meia hora o mecânico percebeu que uma das sondas lambda está estranha. Ás vezes funciona e ás vezes para.

A emissão caiu drasticamente, mas acho que vou ter que trocar o catalisador pra ganhar uma margem. Não quero ser reprovado novamente.

Ainda não troquei a sonda, alguém tem alguma preferência por alguma marca?

Bruno,

Só um detalhe, essa vistoria que você não consegue passar é da do INMETRO ou do controlar (prefeitura)?

Abraços,

brunobotosso
28/07/2010, 00:53
Bruno,

Só um detalhe, essa vistoria que você não consegue passar é da do INMETRO ou do controlar (prefeitura)?

Abraços,
É a inspeção do INMETRO. A minha da controlar é só em novembro, mas me disseram que é ainda mais rigorosa na parte de emissões.

Abraços

Carlos Monaco
28/07/2010, 07:52
É a inspeção do INMETRO. A minha da controlar é só em novembro, mas me disseram que é ainda mais rigorosa na parte de emissões.

Abraços

Estranho, eu passei no fim do ano passado pela inspeção do imetro com os pneus carecas, vidros escuros, sem luz de placa, e o cara so reclamou do freio de mão que ele achou que estava meio fraco, mas não fizeram nenhum teste de emissão.......... agora vou ter q passar pela controlar, e para falar a verdade to ate com medo, mesmo com pneus novos...........

roberto.cardoso@ig.com.br
28/07/2010, 09:24
É a inspeção do INMETRO. A minha da controlar é só em novembro, mas me disseram que é ainda mais rigorosa na parte de emissões.

Abraços

Bruno,

Se vocês identificaram o problema na sonda, tente trocar antes de trocar o catalisador.

Minha Ranger completou os 200.000 KM e nunca tive problema com o catalisador (nas vistorias nunca apresentou problemas de emissão), já passei em duas vistorias do INMETRO e uma vez fui reprovado por causa da pressão dos pneus traseiros que estavam diferentes, a maquina acusou que o amortecedor estava fraco! Ainda bem que eu investiguei antes de começar a trocar tudo. Estou com os mesmos amortecedores até hoje.

Ah um detalhe, em São Paulo existem várias empresas de laudo, uma delas é o CATA. Já pensou em trocar de empresa? Pergunto isso pq já ouvi falar que umas são mais criteriosas que outras, mas confesso que não sei se é verdade.
Eu costumo realizar a vistoria sempre na mesma.

A minha próxima será agora em setembro, no mesmo mês do CONTROLAR.

Abraços,


Abraços,

Carlos Monaco
28/07/2010, 10:11
Bruno,

Bruno,

Se vocês identificaram o problema na sonda, tente trocar antes de trocar o catalisador.

Minha Ranger completou os 200.000 KM e nunca tive problema com o catalisador (nas vistorias nunca apresentou problemas de emissão), já passei em duas vistorias do INMETRO e uma vez fui reprovado por causa da pressão dos pneus traseiros que estavam diferentes, a maquina acusou que o amortecedor estava fraco! Ainda bem que eu investiguei antes de começar a trocar tudo. Estou com os mesmos amortecedores até hoje.

Ah um detalhe, em São Paulo existem várias empresas de laudo, uma delas é o CATA. Já pensou em trocar de empresa? Pergunto isso pq já ouvi falar que umas são mais criteriosas que outras, mas confesso que não sei se é verdade.
Eu costumo realizar a vistoria sempre na mesma.

A minha próxima será agora em setembro, no mesmo mês do CONTROLAR.

Abraços,.


Abraços,

Vou ter que concordar com vc pq eu não fiz nem teste de amortecedor, quando fui fazer a inspeção já fui ciente que seria reprovado, só fui para ver o que eu precisava arrumar.....

Se valer a dica fiz a inspeção la na tancredo neves, prativamente na frente do Pet Center....

brunobotosso
31/07/2010, 12:03
Consegui resolver o meu problema. Finalmente passei na inspeção do INMETRO. O problema era no simulador de sonda, quando eu ligava o carro na gasolina, funcionava bem, mas quando eu passava do gnv pra gasolina, dava algum pau nos módulos e não conseguia estabilizar o sistema. No começoo a gente estava pensando que era o reset de memória com problema. Sinceramente eu não sei exatamente o que o mecânico fez, mas sei que ele colocou um simulador de sonda duplo e deu certo.

Abraços

Carlos Monaco
12/08/2010, 08:18
Levei minha S10 para testar na oficina de um amigo, consegui os seguintes resultados

Gasolina
CO - 1,22
HC - 358

GNV
CO - 0,09
HC - 159

Pelo que vi o Limite de CO é de 1,00 e de HC 700 ou seja eu seria reprovado pelo CO se fosse na controlar, pedi para trocarem as velas o filtro de oleo o oleo, e o filtro de ar, alguem tem mais alguma dica?????

Só lembrando minha é uma 4.3 V6

DieselPower
12/08/2010, 23:21
Da uma olhada nos cabos de vela...
Muitas vezes o problea não está nas velas e sim nos cabos ou nos cachimbos que não estão isolando de maneira adequada...

Carlos Monaco
13/08/2010, 09:40
Da uma olhada nos cabos de vela...
Muitas vezes o problea não está nas velas e sim nos cabos ou nos cachimbos que não estão isolando de maneira adequada...

Valeu pela dica vou buscar ela hj e dependendo do resultado ja compro os cabos tb.......

se alguem tiver mais alguma dica agradeço.........

Edintruder
13/08/2010, 10:43
A sugestão seria vender a S-10 e comprar outra à diesel!!! ahahahahah!!!!

Sério, quando trocar as velas, troca os cabos junto. Eles duram tanto quanto as velas, e o pessoal esquece de trocá-los. Velas de boa qualidade ajudam muito também.

Carlos Monaco
13/08/2010, 12:42
A sugestão seria vender a S-10 e comprar outra à diesel!!! ahahahahah!!!!

Sério, quando trocar as velas, troca os cabos junto. Eles duram tanto quanto as velas, e o pessoal esquece de trocá-los. Velas de boa qualidade ajudam muito também.

Essa é minha vontade hehehehehe tanto que não transferi para MG pensando que ia trocar esse começo de ano, mas por outros motivos ficou adiada essa possibilidade, mas a primeira coisa que quero fazer e comprar uma diesel 4x4 (pq o que tem na garagem é de enfeite:parede::parede:)

Carlos Monaco
13/08/2010, 20:45
Agora fud@#$%$!@#"**# tudo.......
Troquei tudo colocamos na máquina de novo e o CO disparou para 3,8 :parede::parede::parede: O mecanico falou que pode ser gasolina vou acabar com ela no fim de semana e colocar outra de confiança...... mais alguma dica??????????

brunobotosso
22/08/2010, 11:21
Oi Carlos,

Tive alguns problemas parecidos com o seu e alguma coisa eu aprendi com isso. Tenho uma ranger v6 com gnv também.

Quando a emissão passa um pouco do limite como na sua primeira avaliação, é possível que seja principalmente catalisador, filtro de ar, velas, cabos de vela, ...

Quando passa muito do limite como na sua segunda avaliação aí o problema é outro. Não acredito que seja gasolina porque me disseram isso quando eu tinha colocado gasolina aditivada de procedência duvidosa. Esvaziei o tanque e troquei de gasolina e não melhorou nada.

Verifique se aumentou a emissão no gnv também ou se foi só na gasolina. No meu caso, o problema era quando eu passava do gnv para gasolina. Se a emissão de gnv estiver em ordem, provavelmente não é um problema de compressão ou vazão dos cilindros por exemplo, senão afetaria no gnv também.

Experimente medir a emissão dando a partida na gasolina e depois no gnv.

Leve o seu carro em alguém que trabalhe com gnv e realmente entenda do assunto. Na oficina que eu levei, os mecânicos não saem trocando tudo, eles passam o carro nos aparelhos até tirar uma conclusão do problema.

Se quiser, depois eu te indico a oficina que levei a minha ranger. Fica em São Caetano. Os caras são muito bons.

Abraço

Carlos Monaco
23/08/2010, 08:06
Oi Carlos,

Tive alguns problemas parecidos com o seu e alguma coisa eu aprendi com isso. Tenho uma ranger v6 com gnv também.

Quando a emissão passa um pouco do limite como na sua primeira avaliação, é possível que seja principalmente catalisador, filtro de ar, velas, cabos de vela, ...

Quando passa muito do limite como na sua segunda avaliação aí o problema é outro. Não acredito que seja gasolina porque me disseram isso quando eu tinha colocado gasolina aditivada de procedência duvidosa. Esvaziei o tanque e troquei de gasolina e não melhorou nada.

Verifique se aumentou a emissão no gnv também ou se foi só na gasolina. No meu caso, o problema era quando eu passava do gnv para gasolina. Se a emissão de gnv estiver em ordem, provavelmente não é um problema de compressão ou vazão dos cilindros por exemplo, senão afetaria no gnv também.

Experimente medir a emissão dando a partida na gasolina e depois no gnv.

Leve o seu carro em alguém que trabalhe com gnv e realmente entenda do assunto. Na oficina que eu levei, os mecânicos não saem trocando tudo, eles passam o carro nos aparelhos até tirar uma conclusão do problema.

Se quiser, depois eu te indico a oficina que levei a minha ranger. Fica em São Caetano. Os caras são muito bons.

Abraço


Obrigado Bruno pelas dicas, mas consegui descobrir o que estava me causando problema........

Troquei as velas o oleo o filtro de oleo, e o filtro de ar (já estavam precisando ser trocados.), tambem troquei o filtro de combustivel (estou a 4 anos com o carro e nunca tinha trocado:parede::parede::parede:), coloquei o catalizado pq o antigo dono que fez o escapamento colocou um cano direto no catalizador....

Descidi fazer o teste desligando os modulos de gas e o carro comessou a emitir só, 0,38 de CO:shock::shock:, entaao limpapos o cantatos das centrais e o carro corrigiu sozinho, agora nao sei se foi algum mal contato ou o modulo zerou qdo ficou 1 dia desligado........

Agora so esperando dia 15 chegar para passar na inspeção..........

Obrigado a todos......:concordo::concordo::concordo::concordo :

criparamos
24/08/2010, 12:25
Obrigado Bruno pelas dicas, mas consegui descobrir o que estava me causando problema........

Troquei as velas o oleo o filtro de oleo, e o filtro de ar (já estavam precisando ser trocados.), tambem troquei o filtro de combustivel (estou a 4 anos com o carro e nunca tinha trocado:parede::parede::parede:), coloquei o catalizado pq o antigo dono que fez o escapamento colocou um cano direto no catalizador....

Descidi fazer o teste desligando os modulos de gas e o carro comessou a emitir só, 0,38 de CO:shock::shock:, entaao limpapos o cantatos das centrais e o carro corrigiu sozinho, agora nao sei se foi algum mal contato ou o modulo zerou qdo ficou 1 dia desligado........

Agora so esperando dia 15 chegar para passar na inspeção..........

Obrigado a todos......:concordo::concordo::concordo::concordo :
Amigos do forum.....
semana passada, lendo a pagina da uol na net, estava uma materia sobre inspecao veicular, na materia dizia o seguinte...... "A inspecao veicula é uma fraude", que ninguem se entende, os nivel de emissao de poluentes é determinada por nao me lembro quem, mas sao paulo determinou que fosse abaixo do valor indicado, ou seja, abaixo do nivel qualificado como bom, se alguem quiser saber mais... consulte a pagina da uol, nao sei dizer o dia exato, mas deve ter uma consulta de materias anteriores.... da uma olhada la...

Ronaldo B.
24/08/2010, 13:01
Amigos do forum.....
semana passada, lendo a pagina da uol na net, estava uma materia sobre inspecao veicular, na materia dizia o seguinte...... "A inspecao veicula é uma fraude", que ninguem se entende, os nivel de emissao de poluentes é determinada por nao me lembro quem, mas sao paulo determinou que fosse abaixo do valor indicado, ou seja, abaixo do nivel qualificado como bom, se alguem quiser saber mais... consulte a pagina da uol, nao sei dizer o dia exato, mas deve ter uma consulta de materias anteriores.... da uma olhada la...

A duas semanas atrás minha SW4 foi rejeitada na Inspeção,ou seja, nem fizeram a inspeção pq foi reprovada na inspeção visual.

Motivo: Falta de lacre na bomba.

Só tem um detalhe, no parafuso onde o "inspetor" alegava que deveria haver um lacre e por isso rejeitou a SW4, NÃO VAI LACRE !!!! :shock: :shock: :shock:

Levei a SW4 prá "lacrar" o parafuso em uma oficina especializada (o mecanico rachou de rir ao ouvir minha história) e voltei para a fazer a inspeção. Depois de muito procurar, acelerar, desligar e ligar de novo várias vezes, acelerar até quase o motor cuspir parafuso, finalmente aprovaram a minha SW4.

[]´s

RoadRunner
24/08/2010, 13:15
Ainda ñ terminei de ler esta portaria, mas em teoria neste endereço tem todos o parametros para a execução do teste (os anexos I II IV )

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/legislacao/index.php?p=11467

RoadRunner
24/08/2010, 13:24
No anexo II tem o procedimento para o teste de motores DIESEL :roll:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/Anexo_2_ruido_1258570009.pdf

Podem levar o porrete agora e mandar eles acelerarem a maes deles daquele jeito (olhe o paragrafo 11.3 )

rangola4x4
06/09/2010, 19:55
Também não passei no controlar.
Na gasolina passei, porem no GNV era pra ter 1,00% e acusou 2,00%
Vou procurar meu mecanico depois do feriado para ver o que pode ser.
Meu maior medo nessa inspeção era não passar por causa do escapamento (mais barulhento que o normal) pois é um kadron. Mas não falaram nada... ufa.

assim que descubrirmos o problema, eu posto aqui.

[ ]'s a todos,

Renato.

criparamos
08/09/2010, 00:05
Os caras ditos inspetores nao tem qualificação nenhuma para efetuar os testes...vc pode chegar com a tabela de emissao na mao.. mesmo assim vai ter uma tremenda desilusao.. exemplo do que vc disse... o tal parafuso nao vai lacre....

rangola4x4
08/09/2010, 12:27
:confused: Segue o resultado desta palhaçada de vistoria!!! comedeira de dinheiro!!!

Vcs viram as instalações deles?... tudo arrumado com tv de lcd e tudo....
Vai nos hospitais e ve algo assim? vai?...
Por isso que eu digo: Esses políticos vão todos pro :evil: enxofre :evil:

http://img687.imageshack.us/img687/6555/img003gi.jpg

Carlos Monaco
08/09/2010, 15:00
:confused: Segue o resultado desta palhaçada de vistoria!!! comedeira de dinheiro!!!

Vcs viram as instalações deles?... tudo arrumado com tv de lcd e tudo....
Vai nos hospitais e ve algo assim? vai?...
Por isso que eu digo: Esses políticos vão todos pro :evil: enxofre :evil:

http://img687.imageshack.us/img687/6555/img003gi.jpg

ou seja reprovoram mais um..........:parede::parede::parede:

cara não é por nda mas vc to achando sua marcha lenta mto alta, da minha s10 ta em torno de 650 RPM.....

Não sei onde vc mora mas tem uma oficina de um amigo que levo minha S10 aqui na Vila Mariana, que eles tem o equipamento para medir os gases, foi assim que descobri que a minha não biaxava o CO e desliguei os modulos do gas e ela passou de boa ..... dai voltei os modulos e ela continuou passando, não sei se zerou alguma coisa ou era algum mal contato......

rangola4x4
26/09/2010, 01:50
Até quem fim a Ranger passou na inspeção. :dance:
Ficou com Co de 0.10% tanto na gasolina quanto no GNV.
Fiz uma pré inspeção e uma pequena regulagem no GNV.

:arrow: Carlos, a marcha lenta está um pouco alta pois sempre ando com o Ar condicionado ligado. ai a rotação fica em torno de 900rpm. que para mim está bom, ok!
Posso tentart abaixar um pouco para ver como fica... valeu!!!

abs a todos! :concordo:

Renato.

Pequeno jr
26/09/2010, 09:48
Mas e ai .. aceleraram teu carro com gosto ou você viu as dicas que o RoadRunner postou r não deixou acelerarem?

Sergio_Madeira
03/01/2011, 16:04
Não sei se alguém já teve o mesmo problema que eu. Fui reprovado na inspeção e não sei mais o que fazer.

Tenho uma Ranger V6 com GNV e fui reprovado na inspeção do Inmetro quando uso gasolina. O índice de CO deveria estar em até 1% e estava em 4%. No GNV passou sem problemas.

Já foram trocados: filtros de ar, combustível, óleo, velas e cabos de velas e bobina.

Descobri que o regulador de pressão estava furado, troquei a peça e aproveitei pra limpar os bicos. Fui todo animado medir a emissão e piorou. Foi pra 5% o CO e piorou também o HC. Piorou muito na gasolina e uma leve piorada no GNV.

O carro está comm catalizador, mas não sei se está bom. O mecanico que limpou os bicos pra mim, fez sem tira-los do carro, com um produto da 3M.

Suspeito que isso tenha levado toda a sujeira dos bicos para o catalizador e, pra piorar, ainda completei o tanque com com gasolina aditivada.

Será que pode ser catalizador?

Abraço
Bruno não sei se você resolveu seu problema, eu já troquei o escapamento, velas filtros, cabo de velas as duas sondas lambdas. Só falta o catalizador. Alguem saberia se existe limpeza para o mesmo?
Onde encontro um produto bom com um preço justo?

Alguem sabe quem indicar para se fazer um teste no mesmo antes da troca?

Obrigado a todos

Sergio Madeira
Brs_madeira@hotmail.com

brunobotosso
17/01/2011, 16:08
Bruno não sei se você resolveu seu problema, eu já troquei o escapamento, velas filtros, cabo de velas as duas sondas lambdas. Só falta o catalizador. Alguem saberia se existe limpeza para o mesmo?
Onde encontro um produto bom com um preço justo?

Alguem sabe quem indicar para se fazer um teste no mesmo antes da troca?

Obrigado a todos

Sergio Madeira
Brs_madeira@hotmail.com
Sérgio, já resolvi o problema do meu carro.

O seu carro foi reprovado com quanto de emissão? Trocar o catalizador é caro e talvez não resolva seu problema. Uma marca boa de catalizador é Mastra. Na Ford, um catalizador pro seu carro chega a custar uns R$2.000,00 (ridículo). Vc consegue um Mastra por uns R$700,00. Sua ranger tem gnv? Não passou na gasolina ou no gnv?