PDA

Ver Versão Completa : Rolamento de Agulha



Nelmont França
15/07/2010, 17:30
Srs. boa tarde,

Meu GV 1.6 16v 99 esta no estaleiro... O rolamento de agulha da caixa de transferência que fica na espiga do carda traseiro estava soltando todos os roletes e rasgando o retentor, o qual foi trocado duas vezes antes de descobrirmos o problema. A caixa esta desmontada e o problema agora é encontrar esse bendito rolamento que pode ser visto nas fotos. Já falei com Marcelo da Alternativa e Jhoni da Suzucar e os caras não sabem nem me informar onde eu possa conseguir esse rolamento. Estou sem saber o que fazer, será que alguém poderia me dar uma luz?

Alexandre X
15/07/2010, 18:46
Tem o part number dele?

ROAD TECH
15/07/2010, 19:59
Olá Amigo,

Se não tiver o PN use um paquímetro e tome as seguntes medidas:

Diâmetro externo
Diâmetro interno (meça o eixo onde o rolamento vai montado)
Comprimento do rolamento.

Se puder contar o número de roletes ajuda também.

São raros os casos em que os fabricantes de carros (leia-se montadoras) usam rolamentos exclusivos. Na maioria dos casos, são rolamentos de catálogo e normatizados.

Sds,

Octávio

Nelmont França
16/07/2010, 11:19
Amigos, o PN eu não consegui mas tirei as medidas do rolamento.

Diâmetro externo: 47 mm
Diâmetro interdo (diâmetro do eixo): 40 mm
Largura: 30 mm
Contém 28 roletes.
Diâmetro dos roletes: 2,5 x 20 mm

Alexandre X
16/07/2010, 15:56
Estou nos USA nesse momento, infelizmente a Suzuki so aceita PN como referencia.

Nelmont França
16/07/2010, 17:25
Estou nos USA nesse momento, infelizmente a Suzuki so aceita PN como referencia.
Pô Alexandre, agora complicou de vez.
Alguém sabe o PN desse rolamento???

Nelmont França
16/07/2010, 17:54
Estou nos USA nesse momento, infelizmente a Suzuki so aceita PN como referencia.
Alexandre,
Acabei de falar com um vendedor de uma loja de rolamentos e pelas medidas e fotos que lhe enviei ele acha que trata-se do rolamento HK-4030, mas ele não tem pra venda.
Resta saber se é esse mesmo.

leo cabral
17/07/2010, 23:47
Estou nos USA nesse momento


Vai trazer alguma novidade X?

Alexandre X
18/07/2010, 22:19
Opa com certeza!

2 Nintendo DSi pros moleque
1 Batedeira Kichen Aid pra mule
5 Cuecas Calvin Klein pra mim :mrgreen:

Nelmont França
19/07/2010, 09:48
Ô rolamento difícil... Não encontro em canto nenhum. Será que alguém teria mesmo usado?

Ricardo Passoni
19/07/2010, 18:00
Nelmont ja tentou no www.irusa.com.br é aqui em SP mas da uma ligada ou manda mail para eles . são atenciosos, ja tentou dar uma ligada para o escritorio da Koyo do Brasil ?
Abraços

Valdão
19/07/2010, 19:58
Tenta aí:

www.diparol.com.br

Nelmont França
20/07/2010, 13:56
Tá difícil, muito difícil!

Ricardo, na Koyo não tem e na Irusa também não mas eles me indicaram a Central, a Pacaembu e a Cobra todas em São Paulo e por incrivel que pareça também não tem e não sabem informar onde possa encontrar.

Valdão, na Diparol não tem e me indicaram a Casa dos rolamentos aí em Curitiba que pra minha tristeza, também não tem.

Não sei mais onde procurar...

Alexandre X
20/07/2010, 17:20
Alguem que tenha o catalogo de pecas Suzuki poderia por caridade passar o part number do rolamento?

ROAD TECH
20/07/2010, 17:47
Alguem que tenha o catalogo de pecas Suzuki poderia por caridade passar o part number do rolamento?

Olá Alexandre e Nelmont,

Já fiz contato com um mecânico aqui de Campinas que tem muitos catálogos de Suzuki. Ele se prontificou a pesquisar o tal PN do rolamento.

Para isso é preciso de infomações precisas sobre o modelo do suzuki, ano, tipo de transmissão e se possível fotos do rolamento e do eixo onde ele vai montado. Se tiver número do chassis, também ajuda.

Com esses dados ele disse que acha. Vou entrar em contato com ele hj à noite. Se tiver isso em mão vai acelerar o processo. Vamos cruzar os dedos.

Favor enviar essas informações/fotos para road.tech@hotmail.com

No aguardo,

Octávio

luiztacco
20/07/2010, 18:21
De uma olhada nesse manual. Nele você deve encontrar o PN da peça que você precisa
http://www.4shared.com/document/Y6PVla7b/Grand_Vitara_supplementary_ser.html

ROAD TECH
20/07/2010, 20:15
Olá Pessoal,

O colega André, mecânico especializado em Suzuki, em Campinas - SP, conferiu no catálogo de peças oficial o número do rolamento:

0926340006

Segundo ele, esse rolamento é aplicável em cx de transferência de Vitara e GV tanto na saída do cardã traseiro como no dianteiro e é de uso específico Suzuki, ou seja, não deve ser encontrado em catálogo de rolamentos de uso corrente.

Caso necessitem de mais detalhes ele se colocou à disposição para contato PREFERENCIALMENTE pelo telefone (19) 9126-6367. Ele disse que usa pouco a internet, mas o e-mail de contato é: andredanilo@hotmail.com.

Sugiro ao colega Nelmont substituir os dois rolamentos por questão preventiva. Se um pifou, o outro deve estar no mesmo caminho.

Bem, por enquanto é isso. Espero que dê tudo certo.

SDS,

Octávio.

Alexandre X
21/07/2010, 02:35
Valeu, pelo part number ja encontrei só que é loja online e não vai chegar a tempo. Na sexta antes de ir para o aeroporto vou passar em uma Suzuki e se tiver em estoque trago comigo.

Nelmont França
21/07/2010, 12:04
Osarmento, valeu pelo empenho na busca do PN e por tabela agradeça também ao Daniel que sempre é bem falado aqui no fórum.

Alexandre X, Tampém agradeço o empenho e caso encontre por aí e der pra comprar dois (conforme conselho do Osarmento) será perfeito... Alexandre, essa é a minha última esperança.

Alexandre X
21/07/2010, 13:21
Fica tranquilo que eu vou conseguir. A diferenca agora e se vou conseguir em dias ou em 2 semanas.

Nelmont França
21/07/2010, 17:36
Fica tranquilo que eu vou conseguir. A diferenca agora e se vou conseguir em dias ou em 2 semanas.
Alexandre,

Ja estava até mexendo tentando fazer uma espécie de buxa no lugar do rolamento... Com essa notícia vou até deixar quieto minha engenhoca.

Nelmont França
24/07/2010, 20:09
Fica tranquilo que eu vou conseguir. A diferenca agora e se vou conseguir em dias ou em 2 semanas.
E aí Alexandre, alguma novidade?

Alexandre X
25/07/2010, 19:39
No sabado antes de pegar o voo passei em 2 Suzukis e nao tinham. Cheguei hj a SP, amanha compro um par pra vc.

E aí Alexandre, alguma novidade?

Alexandre X
26/07/2010, 10:40
Comprado, semana que vem ta por aqui.

Nelmont França
26/07/2010, 15:56
Deu certo Alexandre?
Onde vc conseguiu?
Quanto custou?

Alexandre X
26/07/2010, 18:16
Suzuki USA, la sai US$30 cada, ainda nao tenho o preco nacionalizado mas considere 110%

Nelmont França
27/07/2010, 08:23
Beleza!
Vou providenciar então os retentores e mais algumas coisinhas que estão faltando pra quando os rolamentos chegarem já ter tudo na mão pra montar.
Qual é o teu MSN?

Alexandre X
31/07/2010, 17:14
Chegou sexta em nosso escritório em Miami e até quarta feira deve estar em SP.
Meu msn é xmobile@terra.com.br.

Nelmont França
07/08/2010, 17:59
Agora aprece que vai... O pagamento foi efetuado só aguardando a chegada dos ditos cujo!!!

Nelmont França
11/08/2010, 17:04
Srs,

Obrigado a todos que de alguma forma tenteram me ajudar a encontrar esse rolamento que ja não sabia mais onde procurar no Brasil e o Alexandre X (amigo aqui do fórum) conseguiu comprar nos EUA e já estou com eles em mãos. Fica aqui a dica e o comentário da dificuldade de encontrar esse rolamento, caso alguém um dia também precise.

Felipepeixotogouvea
11/08/2010, 18:42
talvez eu não tenha ajudado, mas estou torcendo por você desde o começo dessa história coloque logo essas peças no carro e volte contando se deu tudo certo :p

Nelmont França
27/08/2010, 17:20
:pipoca:Com os rolamentos em mãos e caixas (transferência e marcha) abertas, foi verificado que um dos rolamentos do eixo da corrente estava com bastante folga (esse eu consegui encontrar um similar por aqui mesmo) e a coifa pequena que pega da caixa para a base das alavancas estavam completamente rasgadas, motivo esse dos óleos das caixas estarem cheios de lama, acredito eu ter sido esse o motivo causador do desgaste desse bendito rolamento. Comprei na Suzucar os dois retentores dos cardas, as duas sanfonas das alavancas que ficam na parte superior do console que estavam também rasgadas permitindo a entrada de lama pra dentro do carro escorrendo para o carpete, mas as benditas coifinhas que evitam a entrada de lama nas caixas não tinha, problema esse que foi resolvido com as coifas do setor de direção do FIAT Uno (deram certinho)... Até aí tudo bem, o problema maior é que ao receber as peças compradas na Suzucar, pra minha surpresa ao abrir a caixa vi que só tinha um retentor... Informei ao vendedor o ocorrido que iria verificar e me daria um retorno... Após dois dias sem resposta eu liguei novamente e ele confirmou o erro e até hoje diz que não tem o retentor em estoque pra me repor, não sei se é porque o frete é muito caro pra me enviarem... Como já não agüentava mais o carro na oficina, o qual já estava criando até um pé de mato no chassi, o mecânico resolveu montar usando no lugar de um retentor original, o retentor do eixo de comando do gol que é parecidíssimo. Peguei o carro agora a tarde e vou testar no fim de semana pré ver se não vai vazar nada.

:arrow:Fica aqui também a título de informação pros mais leigos como eu um fato ocorrido na montagem da caixa de transferência: Após o carro estar montado o mecânico me ligou pra que eu fosse pegá-lo, ao testar o carro percebi que a função 4X4 não estava funcionando, funcionava apenas o neutro e reduzida, observei também que a luz indicadora de 4X4 ativado do painel só acendia em neutro e reduzida. Deixei o carro lá e o mecânico desmontou novamente a caixa de transferência e ficou queimando os chifres:parede: uns dois dias até descobrir que havia colocado o bulbo na rosca lateral da caixa ao invés de colocar na rosca superior junto com a esfera acionadora:putz:... Pense!!!

Fabil
27/08/2010, 17:40
opa... blz que sua saga com essa tcase finalmente terminou..heeheh

T+

Bruno F. Lima
21/12/2011, 14:50
Pessoal, to revivendo esse tópico aqui pois estou com o mesmo problema do amigo Nelmont França! O rolamento da agulha do meu vitarinha 8V 97 foi pro saco e não acho esse rolamento, simplesmente, em canto nenhum! Alguém tem alguma informação de como conseguir esse rolamento hj em dia?

Abraços!