Ver Versão Completa : Impressões da Nova Ford Ranger
Tópico destinado ao compartilhamento de informações técnicas e comerciais da Nova Ford Ranger.
Amigos, gostaria de saber as opiniões dos proprietários da Nova Ford Ranger, compartilhando a experiência que tiveram com a compra da pickup, impressões sobre a performance, sobre a suspensão, freios, etc...
Um Abraço,
GREG
Troller-a-vista
15/07/2010, 00:05
greg, se me permite a ousadia, acho que vc viu um topico no forum falando de uma nova ranger, com um novo motor, enfim, uma pick up nova.
essa maravilha ainda nao chegou ao mercado, o que temos é a mesmissima ford ranger vendida nos ultimos anos com um leve facelift (alteracao visual na frente), entre outros detalhes minimos de design.
Suspensao, freios, motor,cambio, calibracao, tudo a mesma coisa (o que nao é ruim, visto que a ranger é muito valente e tem um otimo motor e mecanica!).
mas enfim, é a mesma coisa de todas as outroas 500 paginas a respeito do carro. A menos que estejamos falando do facelift.
Nesse caso, prepare-se para ouvir um turbilhao de reclamacoes ehehhe Embora eu ja esteja achando a reestilizacao menos desagradavel (ainda acho o modelo antigo mil vezes mais harmonico e bonito).
Enfim, ta curtindo a pick up?? motorzao né? Ontem eu fiquei lado a lado com uma, mulecao na direcao, fiz questao de puxar bem o motor pra ver ele acelerar hehehehe delicia!
Amigo,
Acho o motor 3.0 electronic show de bola. Estou gostando muito dela. Com relação a aparência, bom, no começo achava ela meio feia, mas depois fui acostumando.
Já tive outros 4x4 à gasolina e a diesel como por exemplo Cherokee, Wrangler e S10, Ranger e L200 respectivamente. A Ranger 4x4 3.0, na minha opinião, é uma verdadeira limosine, forte, robusta, confortável e macia. Já usei o 4x4low e foi tudo de bom.
Uso ela para trabalhar no interior e parece que fiz a escolha certa.
Um Grande Abraço,
GREG
DieselPower
15/07/2010, 00:22
Apenas para ilustrar este tópico: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
PS.: Desculpem por desvirtuar... Mas que é parecida, isso é!
SAPO-BOMBA
15/07/2010, 00:48
Sacanagem... Hahahaha
Troller-a-vista
15/07/2010, 01:00
feia ou nao, é nela que estou pensando como compra qdo ganhar na mega sena ehhehe
Walter L. L. Casitta
15/07/2010, 07:56
Pô pessoal, respeitem os sentimentos cara. Ele tá em lua de mel....:mrgreen:
CARLOS-BSB
15/07/2010, 12:42
Prefiro o desenho dos modelos 2005 até as 2009. A "nova" Ranger não ficou feia, mas... cabeçuda.
Também estou em lua de mel com a minha. Muito bom!:dance:
Vocês sabem que aonde estou com ela, o pessoal fica olhando direto, no interior e/ou na cidade.
Eu tô pareçendo criança, sempre arrumo alguma desculpa para sair com ela por aí... rsrsrs... visitar clientes e fornecedores.
Quando viajo a trabalho, me sinto realizado, pego a carvalho Pinto e sento o reio no cavalo ... quer dizer não muito, pois estou amaciando o motor ...
Ela carregada vai bem melhor do que vazia. Como faço para anexar fotos aqui ? Eu me esqueci.
No futuro pretendo anexar fotos da viatura na estrada da Petrobrás que liga Salesópolis até São Sebastião, Litoral - SP. Lá meus amigos, quando chove, nem tatu dá bom dia.
Um Grande Abraço,
GREG
Walter L. L. Casitta
15/07/2010, 13:58
Vocês sabem que aonde estou com ela, o pessoal fica olhando direto, no interior e/ou na cidade.
Eu tô pareçendo criança, sempre arrumo alguma desculpa para sair com ela por aí... rsrsrs... visitar clientes e fornecedores.
Quando viajo a trabalho, me sinto realizado, pego a carvalho Pinto e sento o reio no cavalo ... quer dizer não muito, pois estou amaciando o motor ...
Ela carregada vai bem melhor do que vazia. Como faço para anexar fotos aqui ? Eu me esqueci.
No futuro pretendo anexar fotos da viatura na estrada da Petrobrás que liga Salesópolis até São Sebastião, Litoral - SP. Lá meus amigos, quando chove, nem tatu dá bom dia.
Um Grande Abraço,
GREG
Se você pretende tratar esse tópico com um Blog, melhor criar um novo tópico para isso no fórum Frota 4x4 Brasil. No Picapes4x4 o pessoal não é muito receptivo as manifestações de paixão a um só modelo específico de picape. Certamente lá você terá participações mais seletivas.
Se você pretende tratar esse tópico com um Blog, melhor criar um novo tópico para isso no fórum Frota 4x4 Brasil. No Picapes4x4 o pessoal não é muito receptivo as manifestações de paixão a um só modelo específico de picape. Certamente lá você terá participações mais seletivas.
Ok, Irei criar um "blog".... rsrsrs...
Renatopami
15/07/2010, 17:33
Hj fui na ford especular preços de ranger PJ......desconto deste mês....10%
XLT 4x4 = 86.000,00
LIMITED 4x4 = 93.764,00
A quem interessar,fui ver a S-10 executive(nunca tem para ver....rsrsrs),desconto para PJ é de 16,5%.....sai mais ou menos a 85.000,00.....Estava pensando em pegar uma das duas.....sei lá.......pelos conselhos e preferência do Casitta....acho que a mais robusta é a S-10....:mrgreen:
ABRAÇOS!!!!
eduardo70
16/07/2010, 17:59
vá de s-10 e não se arrependerá ! :palmas:
eduardo70
16/07/2010, 18:00
com certeza à anterior é mais bonita !
Pelo jeito, as camionetes de luxo "antigas" estão na mesma faixa de preço.
1) ranger diesel xlt 4x4: 86mil;
2) s10 executive diesel 4x4: 85mil;
3) l200 outdoor diesel hpe 4x4: 88mil.
Alguém sabe qual delas vende mais?
Levando em conta o motor, altura do carro, acessórios, confiabilidade, etc..., acho que ficaria com a ranger.
abs
SAPO-BOMBA
16/07/2010, 18:26
Ranger TURBODIESEL vende mais que as L200 e S-10.
Agora FLEX, com certeza a S-10 espanca...
Pequeno jr
16/07/2010, 18:31
Ranger TURBODIESEL vende mais que as L200 e S-10.
Agora FLEX, com certeza a S-10 espanca...
X2 !
tratando-se de diesel é o que o Sapo diz.
eduardo1968
16/07/2010, 22:04
X3
A ranger tá vendendo muito bem aqui em Santo Ângelo e s10 flex, Idem.
Só tô achando pouca s10 diesel nova por aqui...
Deivid/silveira
16/07/2010, 22:23
Aqui em Porto Alegre, apesar da fabrica GM ser aqui do lado acho muito parelho, até digo que os portoalegrenses preferem a Ranger.
Amigo,
Acho o motor 3.0 electronic show de bola. Estou gostando muito dela. Com relação a aparência, bom, no começo achava ela meio feia, mas depois fui acostumando.
Já tive outros 4x4 à gasolina e a diesel como por exemplo Cherokee, Wrangler e S10, Ranger e L200 respectivamente. A Ranger 4x4 3.0, na minha opinião, é uma verdadeira limosine, forte, robusta, confortável e macia. Já usei o 4x4low e foi tudo de bom.
Uso ela para trabalhar no interior e parece que fiz a escolha certa.
Um Grande Abraço,
GREG
Caros Greg,
Utilizo uma L200 AT. Considerando tua experiência com ambas, qual tua opinião sobre a Ranger x L200 em termos gerais? O que vc acha dos conjuntos câmbio e embreagens?
Vi uma XLT OKm essa semana por R$87mil. Acho que também já estou acostumando com o novo visual...
Grato. Abs.
Caros Greg,
Utilizo uma L200 AT. Considerando tua experiência com ambas, qual tua opinião sobre a Ranger x L200 em termos gerais? O que vc acha dos conjuntos câmbio e embreagens?
Vi uma XLT OKm essa semana por R$87mil. Acho que também já estou acostumando com o novo visual...
Grato. Abs.
Amigo,
Meu tio em MG tb tem uma L200 automática. Pena que a MIT não fabrica mais esta opção. Em 2008, R$ 86.000 na L200 HPE 141 CV mecânica na MIT BRABUS. Em 2009, R$ 83.000,00 na L200 Savana 121 CV mecânica tb na MIT BRABUS.
A RANGER XLT 4x4 3.0 Diesel 10/10 custou R$ 83.990,00 na Ford CAOA da Av. Ibirapuera. Prepare-se pois tem muita negociação. Não aceite imposição por parte do concessionário.
Com relação a embreagem e o câmbio da L200 (HPE e SAVANA) tem um câmbio mais curto, rápido e preciso, do tipo que eu gosto. A embreagem da Savana precisou de um pequeno reajuste pois estava muito alta, logo quando comprei ela. Com relação ao motor, dizem que o módulo HPE meio que estrangula o motor, ou seja, se você pisar ela vai andar bem, mas parece que isto compromete um pouco a vida útil do motor. Não tive problemas de super aquecimento em nenhuma das duas. Eu também sempre andei de boa, ou seja, não sou do tipo de malhar a pickup.
Eu sabia que o câmbio da Ranger era mais "longo", mas nesta versão 2010 ele está mais justo, mais preciso, portanto também fiquei contente. A relação das marchas é bem diferente das L200 pois trata-se de um motor 3.0L com 163CV.
Tanto a L200 como a Ranger me satisfazem, mas preciso ser honesto em dizer que a Ranger é mais pickup em termos de conforto, motor e suspensão e tem uma condição comercial de custo benefício que é uma das melhores do mercado.
Com relação ao seguro, não é barato não. Mas se você tiver bônus então pode conseguir algum desconto interessante. Não deixe de fazer.
Bom, qq coisa estou a disposição,ok?
Um Abraço,
GREG
Amigo,
Meu tio em MG tb tem uma L200 automática. Pena que a MIT não fabrica mais esta opção. Em 2008, R$ 86.000 na L200 HPE 141 CV mecânica na MIT BRABUS. Em 2009, R$ 83.000,00 na L200 Savana 121 CV mecânica tb na MIT BRABUS.
A RANGER XLT 4x4 3.0 Diesel 10/10 custou R$ 83.990,00 na Ford CAOA da Av. Ibirapuera. Prepare-se pois tem muita negociação. Não aceite imposição por parte do concessionário.
Com relação a embreagem e o câmbio da L200 (HPE e SAVANA) tem um câmbio mais curto, rápido e preciso, do tipo que eu gosto. A embreagem da Savana precisou de um pequeno reajuste pois estava muito alta, logo quando comprei ela. Com relação ao motor, dizem que o módulo HPE meio que estrangula o motor, ou seja, se você pisar ela vai andar bem, mas parece que isto compromete um pouco a vida útil do motor. Não tive problemas de super aquecimento em nenhuma das duas. Eu também sempre andei de boa, ou seja, não sou do tipo de malhar a pickup.
Eu sabia que o câmbio da Ranger era mais "longo", mas nesta versão 2010 ele está mais justo, mais preciso, portanto também fiquei contente. A relação das marchas é bem diferente das L200 pois trata-se de um motor 3.0L com 163CV.
Tanto a L200 como a Ranger me satisfazem, mas preciso ser honesto em dizer que a Ranger é mais pickup em termos de conforto, motor e suspensão e tem uma condição comercial de custo benefício que é uma das melhores do mercado.
Com relação ao seguro, não é barato não. Mas se você tiver bônus então pode conseguir algum desconto interessante. Não deixe de fazer.
Bom, qq coisa estou a disposição,ok?
Um Abraço,
GREG
Valiosa ajuda.
Suas informações estão batendo com outras aqui do forum. Ocorre que a nossa L200 nunca apresentou nenhum problema (está com 85 mil km). O "x" da questão é a Mit não ter mais o AT, assim como a Ranger...
Abs. e obrigado.
DieselPower
18/07/2010, 23:46
Meu corretor de seguros falou que a Ford está com uma promoção, onde ela (Ford) paga 70% do primeiro seguro da Ranger.
Não sei se é só aqui no Sul ou se é no BR todo...
Victor_4x4
19/07/2010, 12:21
Só para refrescar a memória, visitem o site da ford americana:
http://www.fordvehicles.com/ e cliquem em "all vehicles"
Veja o preço de uma ford Ranger completa US$17.000,00
Se financiada em 72X de 232 = US$16704,00
Consultei a tabela de salarios do Brasil e na minha profissão quem ganha R$1000,00 aqui ganha US$1000,00 nos EUA
Assim a Ranger aqui deveria ser no máximo R$20000,00
A carga tributária no Brasil sobre veículos é exorbitante, mas enquanto os brasileiros fizerem de conta que não é, nunca vai mudar.
Vejam na tabela da ford que com U$27000 voce compra um EDGE completo de tudo.
não se iludam o grande problema do Brasil são impostos, depois vem o resto.
Victor_4x4
19/07/2010, 12:38
Agora imaginem a seguinte situação:
Depois do povo muito reclamar, o governo anuncia que vai diminuir os impostos sobre veículos em 30%.
Então você percebe que seu veículo, que você ainda está pagando vai valer pelo menos 15% a menos, já que o zero vai cair 30% (dados fictícios)
Você vai querer que seu carro que está pagando, de um dia para outro deprecie 30% em troca de um país mais justo ?
A maioria acho que não.
O Governo amarrou tudo direitinho, afinal deixamos os ladrões do templo tomarem conta da nação, agora para tirar eles vai ser muito mais difícil.
Abs
Walter L. L. Casitta
19/07/2010, 20:03
O Brasil é um dos poucos países do mundo que baseia a tribulação no consumo além de cobrar imposto sobre imposto. Pro governo isso é cômodo porque obriga as empresas a recolher pra ele a maior parte dos tributos. Desse jeito a maioria dos consumidores não têm como saber se está pagando imposto ou lucro para as fabricas.
Eu acho que se o Brasil fosse essa maravilha toda pros fabricantes, todos montariam uma fábrica aqui. O que é certo é que os fabricantes têm a tendência de deixar os veículos populares para ser fabricados no Brasil e os de luxo na Argentina. Isso eu ainda quero inteder por que.
Em relação a Argentina, o que é vendido com diferença acima de 35% no Brasil é lucro mesmo.
Victor_4x4
20/07/2010, 13:20
Isso porque estamos discutindo impostos sobre veículos.
Se começarmos a debater impostos sobre combustíveis, tem muito pano para manga. MErece até um tópico assim "impostos escandinavos, serviços africanos"
O Brasil produz todo petroleo que precisa mas refina todo o petroleo que precisa ?
Por que abaixar o preço se o povo paga feliz?
Tem gente que adora encher o tanque e ainda cha o preço justo. Mas cada um tem sua opinião
Como lutar contra os impostos se a Televião faz disso apenas "mais um problema"...
O combustível é uma necessidade básica para o povo, já que não temos outra opção de transporte de qualidade.
O povo abastece para ir trabalhar e pagar impostos, assim jamais deveria ter 50% de impostos sobre combustíveis....
A nossa maior aliada deveria ser a TV, mas infelizmente os clientes da TV são GOverno e indústria do petroleo, ou seja a TV não fica do lado do interesse do povo
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 13:42
http://www.brasileficiente.org.br/
http://www.brasileficiente.org.br/Pages/Noticia15.aspx
Amigos,
Boa Noite. Solicito ajuda dos Rangeiros de plantão.
Algumas dúvidas técnicas na minha Ranger XLT 2010 4x4 3.0L com 1800Km:
01) Quando dou partida de amanhã, a embreagem trepida muito, e depois conforme o motor esquenta, a trepidação diminui cerca de 50%. Isto pode ser uma questão de regulagem uma vez que não sinto a embreagem patinar na saída ?
OBS: Existe sim um pequeno atraso na saída em movimento em função do sistema do diferencial traseiro, mas pelo que sei isto é normal, mesmo a minha Ranger 3.0 2005 fazia a mesma coisa.
02) No ponto morto a rotação está em torno de 800rpm. Normal?
03) Vocês já fizeram o procedimento de desconectar os cabos da bateria por quinze minutos para zerar a memória "temporária" do módulo eletrônico? Alguém tem experiência com este procedimento? Sei que é banal mas quando deve realizar isto? Somente se aparecer problemas?
04) A correia poli está "xiando" um pouquinho. Ouvi dizer que em alguns modelos 2009/2010 elas se romperam, acho que por defeito de fabricação. Pretendo solicitar ao mecânico para dar um reaperto e passar um pouco de grafite. Acho que deve resolver.
Ok, agradeço de antecipadamente.
Um Abraço,
GREG
Walter L. L. Casitta
20/07/2010, 22:02
Amigos,
Boa Noite. Solicito ajuda dos Rangeiros de plantão.
Algumas dúvidas técnicas na minha Ranger XLT 2010 4x4 3.0L com 1800Km:
01) Quando dou partida de amanhã, a embreagem trepida muito, e depois conforme o motor esquenta, a trepidação diminui cerca de 50%. Isto pode ser uma questão de regulagem uma vez que não sinto a embreagem patinar na saída ?
OBS: Existe sim um pequeno atraso na saída em movimento em função do sistema do diferencial traseiro, mas pelo que sei isto é normal, mesmo a minha Ranger 3.0 2005 fazia a mesma coisa.
02) No ponto morto a rotação está em torno de 800rpm. Normal?
03) Vocês já fizeram o procedimento de desconectar os cabos da bateria por quinze minutos para zerar a memória "temporária" do módulo eletrônico? Alguém tem experiência com este procedimento? Sei que é banal mas quando deve realizar isto? Somente se aparecer problemas?
04) A correia poli está "xiando" um pouquinho. Ouvi dizer que em alguns modelos 2009/2010 elas se romperam, acho que por defeito de fabricação. Pretendo solicitar ao mecânico para dar um reaperto e passar um pouco de grafite. Acho que deve resolver.
Ok, agradeço de antecipadamente.
Um Abraço,
GREG
A minha Ranger passou a apresentar esse problema na embreagem depois de um tempo após a troca por uma nova. O que eu faço é sair um com o motor um pouco mais acelerado. Depois da embreagem aquecida não acontece mais.
Zerar o computador é desnecessário. Se fosse existiria alguma recomendação no manual.
DieselPower
22/07/2010, 00:55
Já precisei zerar a central várias vezes...
Se ficar sem bateria, ou fizer "chupeta" (:rolleyes:), pode gerar um código de erro, que faz a central entrar em modo de segurança. Com isso, os vidros elétricos não funcionam, o limpador não funciona e etc, etc, etc...
Depois de fazer o procedimento, tudo volta ao normal...
Na L200 tem que retirar o polo negativo, esperar 10 min e religar.
Joao Blasi
26/07/2010, 23:07
estou com uma dessas ai, atualmente com 3000km. tive a 2.5 por 8 anos. estou ficando meio enjoado de andar com a 3.0. na estrada 'e uma maravilha, mas na cidade nao estou gostando. o motor apresenta um engasco na troca da primeira pra segunda , muito chato isso, tbm fica repicando em baixa , o que obriga a andar sempre de marcha mais pesada. ja fui na ccs reclamar e disseram ser caracteristico isso. eu nao concordo com isso, pra mim 'e defeito mesmo. o pessoal ai que ja tem pratica no 3.0 o q me dizem?
A minha está com um pouquinho menos de kilometragem. Eu fiz aquele procedimento de desconectar os cabos da bateria por uma hora e depois conectar novamente.
Quando fazemos este procedimento, "zeramos" a memória virtual do módulo de comando, da central, e isto faz com que eventuais erros de leitura sejam "zerados". Eu fiz isto e parece-me que aquela "engasgada" da primeira para segunda melhorou.;)
Se você fizer isto, tenha o código de quatro digitos do rádio " My Connection" em mãos, pois quando religar os cabos da bateria o rádio vai pedir o código. Se você não tiver o código anotado no manual do usuário, então vai ter que anotar o part-number do rádio (desmontar a parte do painel onde fica o rádio. são apenas dois parafusos na moldura. super fácil, mas chatinho) e depois reportar o part-number para a concessionária que vai solicitar o código na Visteon. :parede:
Também vai ter que fazer o teste do alarme e dos vidros elétricos mencionado no manual.
Vou trocar o óleo do carter e dar um reaperto na suspensão mesmo antes da revisão dos 10.000km. Já andou com ela carregada? Parece que é bom para amaciar o motor. No mais é um caminhãzinho bão demais da conta sô....
Um Abraço,
GREG
estou com uma dessas ai, atualmente com 3000km. tive a 2.5 por 8 anos. estou ficando meio enjoado de andar com a 3.0. na estrada 'e uma maravilha, mas na cidade nao estou gostando. o motor apresenta um engasco na troca da primeira pra segunda , muito chato isso, tbm fica repicando em baixa , o que obriga a andar sempre de marcha mais pesada. ja fui na ccs reclamar e disseram ser caracteristico isso. eu nao concordo com isso, pra mim 'e defeito mesmo. o pessoal ai que ja tem pratica no 3.0 o q me dizem?
uma vez aconteceu da ranger dá uns pequenos engasgos qnd eu passava de 3ª pra 4ª marcha....levei na ford, passaram o scanner e acusou q o pino do chicote q vai no módulo estava com problema. fizeram um pino novo e o carro voltou ao normal.
do carro ficar repicando em baixa.....é só trocar as marchas em 2mil 2200rpm q fica normal....e andar acima de 1600rpm.....com o tempo acostuma!
NGDaniel
27/07/2010, 07:06
uma vez aconteceu da ranger dá uns pequenos engasgos qnd eu passava de 3ª pra 4ª marcha....levei na ford, passaram o scanner e acusou q o pino do chicote q vai no módulo estava com problema. fizeram um pino novo e o carro voltou ao normal.
do carro ficar repicando em baixa.....é só trocar as marchas em 2mil 2200rpm q fica normal....e andar acima de 1600rpm.....com o tempo acostuma!
Trocar de marcha com 2000 rmp ????????????????????:shock:
Posso estar enganado mas acredito que a faixa de rotaçao ideal desse motor é entre 2000 (minimo) e 3000 rmp (maximo)... procuro trocar de marcha entre 2,5 a 3000, mesmo pq se trocar antes sente barulho de troca de marcha precipitada engrenagens e etc...
Falo isso por três coisas: Uma vez levei a minha picape num bombista e, como tinha recem comprado, ainda nao estava sabendo dirigir direito, mudando a marcha ate 2200 rpm.. o cara disse que eu ia carbonizar o motor todo dirigindo daquela forma pq estava mudando de marcha muito antes da hora..
É só parar para ouvir o motor..
Depois que passei a dirigir assim, a picape ficou mais economica, ao contrario do que se poderia imaginar...
Tive de trocar as cruzetas e eu suspeito que uma das causas poderia ser que eu andava a trocar as marchas antes da hora (e realmente eu fazia isso)..
Esse motor realmente nao é muito agradavel pra quem tem o uso mais urbano, principalmente em cidades como a minha que praticamente nao tem via expressa.. até 50 por hora vc nao passa de 2a marcha e 70, 3a.. é um pouco desconfortável..
Com um cambio AT a Ranger seria perfeita..
Nem tudo é perfeito, é assim mesmo.. Em compensação na estrada e na terra.. é um T...:mrgreen:
abs,
A_Benito
27/07/2010, 11:09
Concordo... Frequentemente isso acontece... parece que ela "corta o oleo" e depois volta a injetar!!
Outra coisa que eu observo é que frequentemente na troca de primeira para segunda da um baita de um estalo na traseira, parece na cardã/cruzeta quando se erra uma troca de marcha...
A concessionária diz que não há nada de anormal com ela... Mas não acho normal essas "pancadas" parece que ta forçando todo o sistema.
Cada um fala uma coisa. Na L200 já me disseram pra trocar de marcha sempre q tocar nos 2000rpm e evitar ficar reduzindo. Tenho feito isso e o consumo melhorou bastante.
Pelo que sei motores diesel podem trabalhar mais tempo em marcha lenta. E agora??? :pensativo:
Walter L. L. Casitta
27/07/2010, 11:28
Vocês tão paracendo a dona patroa quando tava aprendendo a dirigir. Resolvi esse problema dando um viatura com câmbio AT pra ela e nunca mais se tocou nesse assunto lá em casa...
NGDaniel
27/07/2010, 11:42
Concordo... Frequentemente isso acontece... parece que ela "corta o oleo" e depois volta a injetar!!
Outra coisa que eu observo é que frequentemente na troca de primeira para segunda da um baita de um estalo na traseira, parece na cardã/cruzeta quando se erra uma troca de marcha...
A concessionária diz que não há nada de anormal com ela... Mas não acho normal essas "pancadas" parece que ta forçando todo o sistema.
JUSTAMENTE esse estalo ocorria quando passava marcha com menos de 2500 de rpm, principalmente de 3a para 4a, experimente.. depois que mudei a forma de condução nunca mais ouvi esses estalos E A VIATURA FICOU MAIS ECONOMICA...
NUNCA, repito NUNCA MAIS coloquei 5a marcha na cidade e se tiver radar na estrada com menos de 100 km/hora nem 5a pega... anda com menos de 2.000 giros... :shock:
Rodar na cidade é só até 3a, 4a raramente...
Esse motor é cabalistico mesmo.. hehe
abs,
Joao Blasi
27/07/2010, 13:23
andei com uma 2.5 por 8 anos, tirei zero, era muito mais lisa de andar de motor que a 3.0, nao repicava e nao engasgava , tinha uma potencia muito menor logico. tbm uso um F250 2006, a ultima 6 cilindro mwm, 'e lisa de motor tbm. na 3.0 mesmo trocando marchas nas rotacoes recomendadas pelo manual ainda da uma repicada, vou fazer o procedimento de desconectar os cabos pra ver o q da. os estalos na transmissao existem mesmo, ja os tinha na 2.5 e na 3.0 tbm estao bem pronunciados. vou me informar sob chipar pra ver se muda algo nos engasgos e repicadas.
Oi.
Tenho por costume sempre usar o freio-motor em qualquer situação e também alongo as marchas procurando o acoplamento perfeito das engrenagems do câmbio, ou seja, engate sem trancos. É como dirigir um caminhão...rsrsrs....
GREG
NGDaniel
28/07/2010, 17:25
Oi.
Tenho por costume sempre usar o freio-motor em qualquer situação e também alongo as marchas procurando o acoplamento perfeito das engrenagems do câmbio, ou seja, engate sem trancos. É como dirigir um caminhão...rsrsrs....
GREG
X2.. justamente isso! Não tem como dirigir como se fosse carro ciclo otto..
GiovanniP
28/07/2010, 21:40
Oi.
GREG
Caro GREG,
Essa foto em anexo é de sua nova viatura??
Muito bonita a cor.
Não sei por que mas me acostumei com essa "nova" ranger atualmente acho ella muito mais bonita que a "antiga".
Abraços
Caro GREG,
Essa foto em anexo é de sua nova viatura??
Muito bonita a cor.
Não sei por que mas me acostumei com essa "nova" ranger atualmente acho ella muito mais bonita que a "antiga".
Abraços
Obrigado,
A cor dela é tipo grafite, cinza chumbo. É bom porque não aparece muito a sujeira..rsrsrs...
Um Abraço para você também.
GREG
Marcelo-HPE
30/07/2010, 15:32
Olá Daniel ,
Acho que estou com uma cruzeta moida de tanto trocar marchas em baixa rpm ., em 2° marcha em torno de 1500 rpm , o carro faz vibraçãozinha chata , quando passo marcha acima de 2000rpm , não faz vibração nenhuma
Será que é cruzeta mesmo ?? se for lá vou eu morrer nuns 400,00 .
abs
Alagoano
30/07/2010, 15:59
Olá Daniel ,
Acho que estou com uma cruzeta moida de tanto trocar marchas em baixa rpm ., em 2° marcha em torno de 1500 rpm , o carro faz vibraçãozinha chata , quando passo marcha acima de 2000rpm , não faz vibração nenhuma
abs
Marcelo, na Ranger 2.8 passando marchas em baixa rotação acontece o mesmo....não sei se estamos falando da mesma vibração, mas acho q é normal...
Meu pai é muito cabeça dura, como é o primeiro carro Diesel dele....ele quer guiar como os carros gasolina que ele teve....banguela....trocas em baixo rpm, eu fico puto...mas não adianta falar....
Trocando em 2000/2200rpm ela se comporta muito bem....abaixo disso é pedir pra escutar "estralos" da engrenagem nos engates e vibração do motor pedindo marcha...
Abs!
NGDaniel
30/07/2010, 17:27
Olá Daniel ,
abs
Marcelo quando deu o problema na minha Cruzeta eu fiquei até deprê achando que era cambio ou embreagem.. faz um barulho desgramado na hora da troca de marchas.. é um clack que te estressa... Se tiver mesmo moida tome cuidado, o meca me disse que o cardã poderia cair no chão:shock:
No meu caso ficou uma fortuna: R$60,00 lascas com a mão de obra.. :mrgreen:
Ferro velho...
abs,
NGDaniel
30/07/2010, 17:33
Marcelo, na Ranger 2.8 passando marchas em baixa rotação acontece o mesmo....não sei se estamos falando da mesma vibração, mas acho q é normal...
Meu pai é muito cabeça dura, como é o primeiro carro Diesel dele....ele quer guiar como os carros gasolina que ele teve....banguela....trocas em baixo rpm, eu fico puto...mas não adianta falar....
Trocando em 2000/2200rpm ela se comporta muito bem....abaixo disso é pedir pra escutar "estralos" da engrenagem nos engates e vibração do motor pedindo marcha...
Abs!
Eu deixava banguela tambem.. até ler no proprio blog da international-MWM que engatado, usando o freio-motor, a CR fecha a injeção de combustivel.. enquanto que o motor no ponto morto, consome combustivel pra caramba..
Fiz o teste prático e confirmei, tanto no computador de bordo quanto na caneta.. consome menos, bem menos...
Até então eu achava que isso era daquelas lendas para vc ter mais segurança no transito...
Apenas para complemento didático:
Publicado em 8 de Abril de 2009 Clube do Diesel
http://www.clubedodiesel.com.br/wp-content/uploads/atencao-detalhes.jpg
Para proteger as peças internas do motor Diesel, é extremamente importante atentar aos detalhes e seguir regras simples de utilização.
Para iniciar a aceleração em um motor Diesel, aguarde a luz de pressão do óleo apagar. Dessa forma, o motor estará com a máxima eficiência de lubrificação e as peças internas estarão protegidas e não sofrerão danos.
A troca de marcha deve ser realizada na faixa de torque máxima. Essa informação é obtida no manual do proprietário. Recomenda-se trocar a marcha entre 2.000 a 3.500 rpm. Lembre-se que o regime de giro de um motor Diesel é diferente dos motores à gasolina.
Uma dica aos usuários que utilizam veículos a Diesel em regiões frias, é girar a chave, e antes de dar a partida, aguardar a luz da vela aquecedora apagar. Isso indica que a vela aqueceu a câmara de combustão e consequentemente o motor terá um melhor rendimento.
Manutenção (http://www.clubedodiesel.com.br/?cat=8)
Marcelo-HPE
30/07/2010, 17:50
Obrigado pelos esclarecimentos , Meus camaradas .
Vou mandar checar , estou desconfiado da 1° cruzeta na saída da caixa de marchas .
abs.
Pequeno jr
01/08/2010, 20:03
Daniel,
A lenda mesmo é andar com carro em banguela. Isso não existe mais, desde que os carburadores foram embora.
Quem faz isso com carro com injeção, não sabe a besteira que está fazendo.
eduardo1968
01/08/2010, 23:59
[QUOTE=NGDaniel;1222179]Marcelo quando deu o problema na minha Cruzeta eu fiquei até deprê achando que era cambio ou embreagem.. faz um barulho desgramado na hora da troca de marchas.. é um clack que te estressa... Se tiver mesmo moida tome cuidado, o meca me disse que o cardã poderia cair no chão:shock:
NGDaniel
Seu mecânico está certo.
Já vi o cardã saltar fora em uma D20, numa estrada de chão a 90 Km/h, comigo no volante.
A sensação é estranha, primeiro vc leva uma susto ao ver o cardã rolando pela lateral da picape, depois vc acelera por reflexo e só ouve o motor roncar sem responder na tração e por último descobre que o problema fica fácil de resolver, só colocar cruzetas novas.
Abs
Eduardo
Walter L. L. Casitta
02/08/2010, 08:49
Essa do cardam saltar pode acontecer sim, mas antes disso ele grita, telefona, manda email, ou seja, não tem com ser pego de surpresa.:mrgreen:
Marcelo-HPE
02/08/2010, 12:02
No caso da l200 o chassi possui um alça de aço que o cardan passar pode dentro , se desprender da transmissão fica pendurado .
Marcelo-HPE
02/08/2010, 12:05
Quanto a vibração que havia comentado , descobri que a turbina estava trabalhando com excesso de pressão , 2.1 Bar , mandei regular e a vibração sumiu ,
Não sabia que excesso de pressão no turbo fazia isso . .
abs
eduardo1968
02/08/2010, 13:13
Essa do cardam saltar pode acontecer sim, mas antes disso ele grita, telefona, manda email, ou seja, não tem com ser pego de surpresa.:mrgreen:
Só se for no cardã da ranger que tem 300mil cruzetas, porque na minha ex D20 ele caiu, sem ter me avisado antes (pode ter sido um caso isolado, mas é fato verídico)
Abs
Eduardo
Ola pessoal;
Apenas dividindo algumas impressoes ja conhecidas aqui no forum:
A minha está com aprox. 8 meses de uso e 16000 km;
1) Realmente na cidade em veloc. baixa a frequente troca de marchas torna-se cansativa, principalmente ao contornar esquinas onde as vezes é necessário colocar até primeira;
2) Realmente o giro mais alto e esticar um pouco mais as marchas é necessário, porém nada exagerado como alguns relatam. Da para andar tranquilo de quarta a 65 70km/h, e quinta acima de 80km/h em veloc. constante. Agora se precisar mais força tem que reduzir. É so aprender a usar todo o torque que ela dispoe. Mas na minha opniao depois de acostumar, é ate bem prazeiroso ouvir o turbo encher e trocar marchas em rotacao mais alta, mesmo no transito de cidades.
3) A embreagem faz um leve ruído cíclico quando se liga o veiculo pela primeira vez no dia, mas nada de trepidar. pedi que verificassem na revisao de 10mil km e nada foi encontrado.
4) O motor funciona normalmente, nunca apresentou esses engasgos relatados. Após 8 a 10 mil km percebi uma melhora de rendimento. Funciona mais suave, parece que rende mais. Apesar de nao acreditar muito em motores mais modernos amaciarem. (após 500-1000km que é normal, uso frequentemente exigindo-o bem.)
5)Consumo médio em BH, de 8 a 9 km/l; e na estrada de 11,5. Ja consegui fazer 13,5 andando na manha. Agora enfiar bota(com força) bebe mais na estrada que na cidade.
Enfim, estou gostando muito da viatura. Tendo como base de comparação uma hilux srv at do meu irmao que rodo regularmente, destaco conforto,robutez e desempenho.
A príncipio até achava a toyota mais esperta, porém era devido ao cambio at que faz reducoes a toda hora e mantem sempre o giro a mais de 1800rpm. Depois de passar a andar na ranger "cambiando" corretamente, sem dó de elevar o giro percebe-se a diferença. A hilux só é claramente superior acima de 140-150km/h até 190km/h onde mantem uma suavidade parcendo que esta em velocidade de cruzeiro. Mas até hoje a ford não apresentou nenhum defeito na parte mecanica ou qlq coisa importante. Motor é execelente, cambio muito bom após acostumar-se com as relaçoes longas ( a ultima podia ser quinta, pois o overdrive é muito longo e não consegue trabalhar toda a pressào disponível em altas velocidades, o que resulta em ganho da velocidade mais devagar). E no off road parece um jipe, descontado os angulos de ataque/saida. E o visual ja acostumei, ate estou achando mais moderno que o antigo( que achava mais bonito), é so para uma do lado da outra e ver a difernca na hora.
A única ressalva que faço, que as vezes realmente incomoda ( o cambio nao) é o acabamento. Algo que sempre foi elogiado, parece que piorou. Muitos barulhos internos, no banco traseiro que vive vazio e por tras do painel frontal. Parece que a fama do ecosport tb vale para ranger.
Mas como é uma pickup ainda pickup, sem frescuras o custo benefico eh mto bom. Entrega o que é cobrado por ela. Mai que isso, so pagando 30 pratas a mais pela toyota, mas que sinceramente não sei se vale. A ford faz tudo que a toyota faz (sem contar o AT é claro), por um preço mais camarada.
Abraços,
CONCORDO COM TUDO QUE ESCREVEU EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU...:concordo:
Grande Abraço para todos,
GREG
Pequeno jr
25/08/2010, 12:28
Quanto a vibração que havia comentado , descobri que a turbina estava trabalhando com excesso de pressão , 2.1 Bar , mandei regular e a vibração sumiu ,
Não sabia que excesso de pressão no turbo fazia isso . .
abs
Andando nesse excesso todo .. vc só ia mandar a Turbina para o saco mais cedo.
Alexandre Magno
29/12/2010, 23:00
A minha Ranger 2010/2011 está agora com 2.200 Km. Já levei na concessionária para testar, pois tinha um Troller 2010 e nunca reparei nessa necessidade de andar com mais giros. E olhe que o T4 faz bem mais barulho. Idem com relação à minha 2002 PS 2.8 TGV. A Ranger 3.0 engasga mesmo, mas reconheço que às vezes vinha tentando passar a 4a. marcha com cerca de 1200 rpm. Também apresenta o engasgo, de vez em quando, ao sair da 1a. para a 2a. Na concessionária o "testador" saiu comigo e disse que estava normal, porém mudando as marchas sempre na faixa de 2000 rpm.
Na estrada, sem igual. Excelente carro. Fiz 11,7 Km/l com velocidade média de 97 Km/h (cerca de 300 Km). Na volta, com mais reduções e retomadas, fiz 10,3, com média de 90. Em ambos os casos o percurso quase todo acima de 120 Km/h, mas os caminhões atrapalham muito a média.
Na cidade vou ter que me acostumar a pisar bem mais. Espero que os comentários sobre o consumo melhorar estejam certos.
Um grande abraço a todos e um feliz 2011.
Alexandre Magno
Pequeno jr
30/12/2010, 00:25
Alexandre, a relação do troller 3.0 é mais curta que a da Ranger 3.0.
Neste tópico tem essa informação.
Imperador!
30/12/2010, 09:37
Alexandre, a relação do troller 3.0 é mais curta que a da Ranger 3.0.
Neste tópico tem essa informação.
Além disso, trabalhar com o motor fora da faixa de torque (pra Ranger 1600~2200 rpm) também faz consumir mais combustível.
O seu consumo está normal. É isso mesmo.
Alagoano
27/01/2011, 22:44
Ressuscitando o tópico...
Bom galera, finalmente consegui uma média exata de consumo no uso 100% urbano com AC, fiquei bem otimista...
255.2 km para 28lts batidos = 9.11 km/l
Às 3h da madrugada estou pegando a estrada pra Salvador, vou pela BR e Linha Verde....abasteço em Aracajú e chegando em Salvador passo a média exata na estrada pra vcs...
Abs!!