PDA

Ver Versão Completa : Qual é o SUV mais econômico em consumo de combustível



Eldon
14/07/2010, 01:00
Pessoal,

Lanço um desafio, qual o SUV mais econômico? Fiz uma pesquisa no site fueleconomy.gov e comparei alguns modelos na mesma faixa de consumo.
São eles: CRV 2.4, Subaru 2.5, Tiguan 2.0, Outlander 2.4 e Suzuki GVIII V6 3.2.
Vale lembrar, CRV no Brasil ainda não é 2.4. Além disso, a gasolina lá nos EUA, mesmo a Regular, é melhor que a nossa. Mas podemos comparar o consumo por valores relativos.
Em consumo, ficou assim (do melhor, pro pior): CRV (23), Subaru (22), Outlander (22) , Tiguan (20) e GVIII (19). É claro que o Tiguan e GVIII são mais potentes, daí a diferença. A boa surpresa foi o Subaru, com boa motorização e bom consumo. Espero que a Honda traga o motor 2.4 para o CRV no Brasil, pois este consumo para um 2.4 com 180 hp, tá muito bom.

Outros SUVs como o Freelander 2 e Volvo XC60, já perdem feio em consumo, apesar de serem carrões.

Ah, por favor, sem essa de dizer que quem compra um carro desse porte não está preocupado com o consumo. Este discurso não cola mais. Todos temos que considerar consumo, mesmo que
a pessoa seja muito abonada, não minha opinião, não deve ser tão alienado ao ponto de desconsiderar sua responsabilidade em relação ao consumo de combustíveis fósseis.

Eldon

Normio
14/07/2010, 12:07
O próprio CRV com o seu motor 2.0 no Brasil é muito economico.

dkelbert
14/07/2010, 15:09
Pessoal,

Lanço um desafio, qual o SUV mais econômico? Fiz uma pesquisa no site fueleconomy.gov e comparei alguns modelos na mesma faixa de consumo.
São eles: CRV 2.4, Subaru 2.5, Tiguan 2.0, Outlander 2.4 e Suzuki GVIII V6 3.2.
Vale lembrar, CRV no Brasil ainda não é 2.4. Além disso, a gasolina lá nos EUA, mesmo a Regular, é melhor que a nossa. Mas podemos comparar o consumo por valores relativos.
Em consumo, ficou assim (do melhor, pro pior): CRV (23), Subaru (22), Outlander (22) , Tiguan (20) e GVIII (19). É claro que o Tiguan e GVIII são mais potentes, daí a diferença. A boa surpresa foi o Subaru, com boa motorização e bom consumo. Espero que a Honda traga o motor 2.4 para o CRV no Brasil, pois este consumo para um 2.4 com 180 hp, tá muito bom.

Outros SUVs como o Freelander 2 e Volvo XC60, já perdem feio em consumo, apesar de serem carrões.

Ah, por favor, sem essa de dizer que quem compra um carro desse porte não está preocupado com o consumo. Este discurso não cola mais. Todos temos que considerar consumo, mesmo que
a pessoa seja muito abonada, não minha opinião, não deve ser tão alienado ao ponto de desconsiderar sua responsabilidade em relação ao consumo de combustíveis fósseis.

Eldon



Tenho uma Forester XT 2.5 2010
Consumo médio na cidade: 7.8 (pé leve)
Consumo médio na estrada: 12.2 (pé leve)

Consumo médio na cidade: 7.0 (intercalando)
Consumo médio na estrada: 10.5 (intercalando)

Consumo médio na cidade: 6.0 (pé pesado 100%)
Consumo médio na estrada: 9.3 (pé pesado 100%)

Normio
14/07/2010, 17:22
No CRV EXL 2.0 que meu irmao possui
consegui as seguintes médias (pé leve)
cidade : 8,2 km/l
estrada 14,2 km/l

Eldon
14/07/2010, 23:30
Nada como a informação de quem tem o carro aqui no Brasil. Obrigado galera.
E o consumo, no Brasil, para o novo Sorento e iX35, alguém já sabe? Sei que são carros muito recentes, mas vai que tem alguém que já sabe:):)

O Freelander 2, com a nossa gasolina, alguém sabe quanto faz?

adrianoteles
29/07/2010, 21:15
Nada como a informação de quem tem o carro aqui no Brasil. Obrigado galera.
E o consumo, no Brasil, para o novo Sorento e iX35, alguém já sabe? Sei que são carros muito recentes, mas vai que tem alguém que já sabe:):)

O Freelander 2, com a nossa gasolina, alguém sabe quanto faz?

Freelander 2 com gasolina podium petrobras faz entre 6,5km/l a 7,5km/l na cidade com pé moderado.

Mauro.SB
29/07/2010, 22:23
Freelander 2 com gasolina podium petrobras faz entre 6,5km/l a 7,5km/l na cidade com pé moderado.

Adriano,

Você sente um ganho de potência siginificativo usando gasolina premium já que a taxa de compressão da Freelander justifica e é essa a finalidade dessa gasolina ?

Em economia o ganho é similar ao que a aditivada proporciona aos carros com taxa de compressão menor que 10, e virá com o tempo através da preservação do sistema...

Pra mim o "segredo" da economia está no que você menciona no fim... O pé no acelerador.

Abraço,

BoaTrilha
30/07/2010, 01:07
Economia e Suv são denominações conflitantes.

Não importa qual, não importa quem, não importa onde.
Nas mesmas condições de utilização, a media é sempre aquela.

é besteira ficar correndo atrás disso.
Tem gente que ainda acredita na 4 rodas, no site do fabricante, até no tião da esquina que tem aquela famosa suv que faz 12km/L a 170km/h.

Economia só combina com honda biz e uno mille, nada mais.

Compre o seu e seja feliz.... comece a considerar outras questões como conforto, segurança, capacidade de carga, etc....

Mauro.SB
30/07/2010, 08:06
Economia e Suv são denominações conflitantes.

Compre o seu e seja feliz.... comece a considerar outras questões como conforto, segurança, capacidade de carga, etc....

100% de acordo Bravo :palmas:

Enzo_F
02/08/2010, 10:46
Discordo do meu amigo bravo, pelo menos quando falamos de suv a diesel.
Aqui em csa temos uma discovery3 tdv6 2,7 190 cv, uma maquina simplesmente incrivel, em viagens a 130km/h faz brincando mais que 11km/l. Tambem vejo relatos de amigos do forum com sorentos que fazer consumo parecido ( motivo pela qual a sorento sera meu proximo carro :]). Por isso não troco um bom diesel com comon- rail ( se escreve assim?). Porem amigo bravo, quando se trata de suv a gas ( seja 4, 6 ou 8 cilindros) você tem toda a razão =P, mais vou logo me adiantando a sua resposta, eu concordo com vc que nenhum diesel tem a emoção do ronco em uma ultrapassagem de um bom e potente v6 ou melhor ainda um v8.
Abraço e desculpem por esse texto tão longo =P

Alefull
02/08/2010, 11:17
Por falar em SUV's Premium "nome dado aos SUV's maiores", ouvi dizer, que o Mohave 250cv diesel, é muito economico, alem de ser bastante ligeiro! Até hoje sequer consegui andar em um... ninguém tem!! ... mas deve ser um carro bastante ousado com seu V6 common rail e 50kg de torque!

Ja a Pajero Full que possuo infelizmente nao é um icone de economia, fazendo medias de 9,0 a 9,8 na estrada e 7,5 na cidade.

Agora, força tem a LR Discovery 4 3.0L bi-turbo que com 245cv gera absurdos 61kg de torque!! Gostaria muito de relatos de economia dessa SUV.

adrianoteles
03/08/2010, 13:13
Adriano,

Você sente um ganho de potência siginificativo usando gasolina premium já que a taxa de compressão da Freelander justifica e é essa a finalidade dessa gasolina ?

Em economia o ganho é similar ao que a aditivada proporciona aos carros com taxa de compressão menor que 10, e virá com o tempo através da preservação do sistema...

Pra mim o "segredo" da economia está no que você menciona no fim... O pé no acelerador.

Abraço,


Na verdade a Freelander não é minha e o dono só usa Premium, então ele não soube informar, e eu também não, se existe um ganho de potência significativo em relação a gasolina comum. Mas, imagino que no dia-dia seja quase imperceptível o ganho de potência.

Abraço

neilsonhenriques
03/08/2010, 15:18
Você sente um ganho de potência siginificativo usando gasolina premium já que a taxa de compressão da Freelander justifica e é essa a finalidade dessa gasolina ?

Mauro,

No meu antigo Freelander 1, a Pódium dava 0,5 km/l (cidade) a 1 km/l (estrada) de diferença no consumo. Nas retomadas dava pra ver que o carro estava mais espertinho, mas nada que justificasse os 30% a mais no preço do combustível.

Já no Discovery 3 a diferença é tanta que o custo da Pódium cai pra 7% a mais no final das contas, considerando a economia.

Agora, diferença mesmo é a gasolina argentina Fangio. :palmas:

O Freelander 1 fazia 450 km com um tanque.
Na Argentina, fiz mais de 600 km com um tanque. :shock:


Abraço,

Neilson

Mauro.SB
15/08/2010, 10:34
Mauro,

Nas retomadas dava pra ver que o carro estava mais espertinho, mas nada que justificasse os 30% a mais no preço do combustível.

Já no Discovery 3 a diferença é tanta que o custo da Pódium cai pra 7% a mais no final das contas, considerando a economia.

Abraço,

Neilson

Então Neilson... Quando estava avaliando para comprar o Outlander olhei isso também, encucado com a qualidade da nossa gasosa...

O que eu li, e você está dizendo de experiência própria, é exatamente o que dizem as matérias sobre o assunto.

Taxas de compressão inferiores a 10:0, ganho ínfimo, pelo custo não compensa (Alguém pode optar por ela por um ligeiro ganho de potência).

Taxas de compressão maiores além do ganho de potência e consumo, é pré-requisito para a saúde do motor.

Rodo preferencialmente com aditivada V-Power Shell já que estou abaixo dos 10, dizem que aditivada não tem outro benefício além da melhor preservação do sistema, com a economia vindo ao longo do tempo em função disto, mas sinto alguma diferença dessa gasolina vs. as demais aditivadas, posso estar enganado, mas meu motor fica mais esperto com ela, não li nada que comprovasse isso... É apenas "Impressão".

Obrigado pelo comentário :concordo:, só é duro ver que os "Hermanos" podem comprar carros melhores, mais baratos... E agora ver que podem também ter gasolina melhor e mais eficiente !!!

Até quando neste nosso mundo Tupiniquim ? :evil:

Abraço

ecoperegrino
15/08/2010, 19:04
Quanto mais recente o ano de fabricação, mais economica ser torna a viatura em relação ao modelo fabricado em anos anteriores.
Assim uma Hilux 2010 é mais economica de combustivel rende mais quilometros por litro que uma similar fabricada em 2006.
Isto se explica pelos aperfeiçoamentos introduzidos pela fábrica.

neilsonhenriques
16/08/2010, 21:30
Rodo preferencialmente com aditivada V-Power Shell já que estou abaixo dos 10, dizem que aditivada não tem outro benefício além da melhor preservação do sistema, com a economia vindo ao longo do tempo em função disto, mas sinto alguma diferença dessa gasolina vs. as demais aditivadas, posso estar enganado, mas meu motor fica mais esperto com ela, não li nada que comprovasse isso... É apenas "Impressão".

É ... dizem que aditivada e comum são a "mesma coisa", mas eu também não acredito nisso. No TR4 só entra Supra ou álcool. :pensativo:

Postei sobre uma matéria que li numa revista comparando a Supra com outras gasolinas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1227572&postcount=131

Se é verdade ou não, ... :parede:

Esse mundo Tupiniquim terá dinheiro um dia porque somos exportadores de todo tipo de commodities, mas, PRIMEIRO MUNDO, como diria Capitão Nascimento: Nunca serão ! Jamais serão !
Duro é ter que reconhecer que a Argentina está mais perto da Europa enquanto o Brasil mais perto da África. :evil:

Abraço, :concordo:
Neilson

JOFRAN
30/09/2010, 16:07
Pessoal,

Lanço um desafio, qual o SUV mais econômico? Fiz uma pesquisa no site fueleconomy.gov e comparei alguns modelos na mesma faixa de consumo.
São eles: CRV 2.4, Subaru 2.5, Tiguan 2.0, Outlander 2.4 e Suzuki GVIII V6 3.2.
Vale lembrar, CRV no Brasil ainda não é 2.4. Além disso, a gasolina lá nos EUA, mesmo a Regular, é melhor que a nossa. Mas podemos comparar o consumo por valores relativos.
Em consumo, ficou assim (do melhor, pro pior): CRV (23), Subaru (22), Outlander (22) , Tiguan (20) e GVIII (19). É claro que o Tiguan e GVIII são mais potentes, daí a diferença. A boa surpresa foi o Subaru, com boa motorização e bom consumo. Espero que a Honda traga o motor 2.4 para o CRV no Brasil, pois este consumo para um 2.4 com 180 hp, tá muito bom.

Outros SUVs como o Freelander 2 e Volvo XC60, já perdem feio em consumo, apesar de serem carrões.

Ah, por favor, sem essa de dizer que quem compra um carro desse porte não está preocupado com o consumo. Este discurso não cola mais. Todos temos que considerar consumo, mesmo que
a pessoa seja muito abonada, não minha opinião, não deve ser tão alienado ao ponto de desconsiderar sua responsabilidade em relação ao consumo de combustíveis fósseis.

Eldon
Caros Amigos,
Aqui vai uma sugestão deum 4x4 mais economico do mundo.
E de fabricação nacional.

Joao Baeta
30/09/2010, 16:45
:arrow:Povo....
Quem tá comprando... Nem liga o consumo......Só basta dindin no bolso e rodar! :concordo:
Mas tem gente que enfia GNV e fica economico... Até fico com pena do carro... Fica bem mais barato o IPVA.... E tras sérios prejuizos pra motor....
Já sei... Carro economico será... Tata nano... Com motor de 663m ao cubico..... aí faz economia d+....
Jofran... TK é Argentirno...CKD japones!

jarsrx
30/09/2010, 17:57
Vou ser obrigado a descordar com o amigo acima,pois ja tive varios carros a gnv e nunca tive problema algum muito pelo contrario o gnv não pode ser adulterado como a gasolina batizada com solventes que ferram o motor.
falo com experiencia propria de mais de 7 anos.

JOFRAN
30/09/2010, 18:08
Caros Amigos,
Aqui vai uma sugestão deum 4x4 mais economico do mundo.
E de fabricação nacional.

Aqui vai!!!

tulhoxtt3
30/09/2010, 20:56
Aqui vai!!!

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

E ainda por cima nunca atola!!

jarsrx
01/10/2010, 12:41
kkkkkkk
tração integral nas 4 patas e reduzida(perna curta),combustivel capim,que melhor que isso?
agora falando sério acho que a sportage diesel e economica.

ghostwritter
07/11/2010, 21:39
Pessoal, vejam este link:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/reportagem/item33100.shl
Mil km por tanque. Pra mim, tudo de bom.

Abraços.

PAULO FREISLEBEN
27/06/2011, 11:55
[QUOTE=ghostwritter;1298568]Pessoal, vejam este link:
Interpress Motor - Silncio e autonomia so fortes do ML 350 diesel (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/reportagem/item33100.shl)
Mil km por tanque. Pra mim, tudo de bom.

Realmente este ML a diesel é um baita carrão, um cara me contou que ele ja teve Cayene, BMW X5, mas o ML é muito superior, porém fiquei sabendo de um dono de revenda Mercedes aqui do PR que teve de trocar 2 bombas de combustivel que queimaram por causa do DIESEL PODRE brasileiro, aí pergunto vale a pena comprar um SUV de mais de 300k e depois que sair da garantia gastar uns 15 mil só em uma bomba de combustivel? A economia com o diesel vai p/ o ralo.
AGORA A LAND ROVER LANÇOU O FREELANDER A DIESEL, Parece uma boa, mas meu vizinho acaba de vender sua Discoverey 2010 tdi POR PROBLEMA COM O DIESEL, ENTUPIA O FILTRO E QDO IA PODAR UM CAMINHAO CORTAVA A IGNIÇAO, (QUE PERIGO) SERA QUE ISSO NAO PODE ACONTECER COM O FREELANDER TAMBEM? E AI VC ECONOMIZA MAS DEPOIS SE MATA NA ESTRADA E AI VALEU A PENA? TEMOS QUE FAZER UM PROTESTO OU BOICOTE A ESTA PORCARIA DE DIESEL E GASOLINA BRASILEIRA, RUIM, CARA, ADULTERADA, PODRE.

sandersondf
27/06/2011, 13:30
grande economia

economiza 20 reais no posto e gasta 5 mil de IPVA

cada sentada pra revisão gasta R$400,00

Barret
27/06/2011, 16:40
Carro Suv não combina com economia Quer economia uno mille

jeb
26/07/2011, 09:28
Carro Suv não combina com economia Quer economia uno mille

Concordo contigo Barret. Não tem como um veículo de mais de 1,5T e normalmente com baixo coeficiente aerodinâmico ser econômico. Duro que tem muito carro por aí 2.0 4cil que bebe o mesmo que muitos V6.
J.

Trotta.79
03/08/2011, 13:00
Na minha viatura, gasto 120 a 125 reais para rodar de 550 a 600 km. SUV combina com econômia sim! Só depende de qual.
Valeu

Lewis Sw4
03/08/2011, 13:12
Hilux SW4 3.0 diesel (2007) + chip Reiko (227 cv ) = 10,7 km/l no computador de bordo , uso misto estrada / cidade

Elton Santos
02/09/2011, 16:02
Economia e Suv são denominações conflitantes.

Não importa qual, não importa quem, não importa onde.
Nas mesmas condições de utilização, a media é sempre aquela.

é besteira ficar correndo atrás disso.
Tem gente que ainda acredita na 4 rodas, no site do fabricante, até no tião da esquina que tem aquela famosa suv que faz 12km/L a 170km/h.

Economia só combina com honda biz e uno mille, nada mais.

Compre o seu e seja feliz.... comece a considerar outras questões como conforto, segurança, capacidade de carga, etc....

Caro amigo você acertou na mosca com seu comentario.
Pensa bem, o sujeito compra uma baita de uma camioneta com trocentos cavalos 4x4. E quer falar em economia meu:parede:...o que é isso. Só de Biz mesmo. Hehehehe:?

araujo.cristiano
24/04/2012, 23:16
Nissan x-trail 2009 le cvt 4x4
faço 8 na cidade e 13 na viagem. Acho otimas medias. Pé leve.


pessoal,

lanço um desafio, qual o suv mais econômico? Fiz uma pesquisa no site fueleconomy.gov e comparei alguns modelos na mesma faixa de consumo.
São eles: Crv 2.4, subaru 2.5, tiguan 2.0, outlander 2.4 e suzuki gviii v6 3.2.
Vale lembrar, crv no brasil ainda não é 2.4. Além disso, a gasolina lá nos eua, mesmo a regular, é melhor que a nossa. Mas podemos comparar o consumo por valores relativos.
Em consumo, ficou assim (do melhor, pro pior): Crv (23), subaru (22), outlander (22) , tiguan (20) e gviii (19). é claro que o tiguan e gviii são mais potentes, daí a diferença. A boa surpresa foi o subaru, com boa motorização e bom consumo. Espero que a honda traga o motor 2.4 para o crv no brasil, pois este consumo para um 2.4 com 180 hp, tá muito bom.

Outros suvs como o freelander 2 e volvo xc60, já perdem feio em consumo, apesar de serem carrões.

Ah, por favor, sem essa de dizer que quem compra um carro desse porte não está preocupado com o consumo. Este discurso não cola mais. Todos temos que considerar consumo, mesmo que
a pessoa seja muito abonada, não minha opinião, não deve ser tão alienado ao ponto de desconsiderar sua responsabilidade em relação ao consumo de combustíveis fósseis.

Eldon

Eldon
25/04/2012, 23:57
Carro Suv não combina com economia Quer economia uno mille

Não é apenas o dono de SUV que quer economia, é o planeta! Temos que exigir carros cada vez mais econômicos. Vide a pickup da VW, Amorak, um brutamontes com motor 2.0 Biturbo com grande torque, dizem que anda muito e faz 10 km/l de Diesel. O problema são carros como o meu, TR4 2007 flex, que tem 131 CV e faz 8 km/l com gasolina. A merda no Brasil é que os motores de SUV que já evoluiram lá fora não chegam aqui. Sabe por quê? Porque são 2.4, e o Brasil taxa fortemente carros acima de 2.0. É por isso que a CRV "nova" está com este motor ridículo de 150 CV, que já não empurrava a antiga e vai piorar com a nova, já que é maior e mais pesada. O Suzuki GV III, 2.0, uma merda, motor fraco, quem tem o antigo V6 diz que o consumo é parecido, lá fora, já existe há tempos o 2.4, este sim a melhor escolha entre potência x consumo, inclusive, por ter maior torque em baixa, é mais econômico que o 2.0. Quer outro, Sportage nos EUA é 2.4 176 HP, outra tecnologia, aqui 2.0 pros otários dos brasileiros! Quer outro, Mitsubishi Outlander, nos EUA tem a 2.4 e 3.0. Aqui não tem mais a 2.4, só a 2.0 que é um mico, este motor não empurra este carro e bebe muito. Quer outro, Hyundai iX35, lá nos EUA tem é chamado de Tucson, mas é o mesmo carro, lá tem opção de motores 2.0 e 2.4, aqui só o 2.0. E por aí vai! É como me disse um taxista lá em sampa, brasileiro é banana de pijama!

Barret
26/04/2012, 14:46
Não é apenas o dono de SUV que quer economia, é o planeta! Temos que exigir carros cada vez mais econômicos. Vide a pickup da VW, Amorak, um brutamontes com motor 2.0 Biturbo com grande torque, dizem que anda muito e faz 10 km/l de Diesel. O problema são carros como o meu, TR4 2007 flex, que tem 131 CV e faz 8 km/l com gasolina. A merda no Brasil é que os motores de SUV que já evoluiram lá fora não chegam aqui. Sabe por quê? Porque são 2.4, e o Brasil taxa fortemente carros acima de 2.0. É por isso que a CRV "nova" está com este motor ridículo de 150 CV, que já não empurrava a antiga e vai piorar com a nova, já que é maior e mais pesada. O Suzuki GV III, 2.0, uma merda, motor fraco, quem tem o antigo V6 diz que o consumo é parecido, lá fora, já existe há tempos o 2.4, este sim a melhor escolha entre potência x consumo, inclusive, por ter maior torque em baixa, é mais econômico que o 2.0. Quer outro, Sportage nos EUA é 2.4 176 HP, outra tecnologia, aqui 2.0 pros otários dos brasileiros! Quer outro, Mitsubishi Outlander, nos EUA tem a 2.4 e 3.0. Aqui não tem mais a 2.4, só a 2.0 que é um mico, este motor não empurra este carro e bebe muito. Quer outro, Hyundai iX35, lá nos EUA tem é chamado de Tucson, mas é o mesmo carro, lá tem opção de motores 2.0 e 2.4, aqui só o 2.0. E por aí vai! É como me disse um taxista lá em sampa, brasileiro é banana de pijama!

Boa Tarde concordo com tudo que voce escreveu só se esqueceu de um detalhe não adianta motor 10.000 e bla bla bla se o combustivel aqui é uma (m....) porcaria la fora pode ser que funcione mas por enquanto aqui ? quanto ao planeta ai sim eu faço a minha parte uso GNV mas continuo afirmando SUV não combina com economia duvido o sugeito com um carro 4.0 ou qualquer outro motor destes que voce ilustrou andar com o pé Ralinho kkkkkkkk. SUV combina com conforto , segurança OK

Barret
26/04/2012, 14:54
Na minha viatura, gasto 120 a 125 reais para rodar de 550 a 600 km. SUV combina com econômia sim! Só depende de qual.
Valeu
Boas medidas Eu gasto 75,00 a cada 450km.cidade 600km estrada.

Eldon
27/04/2012, 00:42
Boa Tarde concordo com tudo que voce escreveu só se esqueceu de um detalhe não adianta motor 10.000 e bla bla bla se o combustivel aqui é uma (m....) porcaria la fora pode ser que funcione mas por enquanto aqui ? quanto ao planeta ai sim eu faço a minha parte uso GNV mas continuo afirmando SUV não combina com economia duvido o sugeito com um carro 4.0 ou qualquer outro motor destes que voce ilustrou andar com o pé Ralinho kkkkkkkk. SUV combina com conforto , segurança OK

Mas Barret, estou falando de SUVs com motor 2.4 e não SUVs como Santa Fé V6 ou Volvo XC 60, aí sim, quem pega um motor de mais de 200 cv não pode cobrar, com a tecnologia que temos hoje, um consumo modesto. Mas já existem SUVs 2.4 com bom consumo. O próprio CRV antigo, 2.0, já tem um consumo razoável pelo tamanho do carro. Claro, nossa gasolina é um merda mesmo, concordo contigo e parabéns pelo uso do GNV, aqui em Brasília praticamente não tem postos com GNV. Acho que o mercado de SUVs vai mudar bastante nos próximos anos com a entrada de híbridos.

sandersondf
06/06/2012, 12:14
não consigo ver modernidade em um motor menor com duas turbinas ou um motor diesel com um monte de medidas pra reduzir emissões

vi pelo tópicos motores "modernos" que fazem a mesma média que motores de 15 anos atrás com manutenção razoável

araujo.cristiano
14/08/2012, 14:07
No CRV EXL 2.0 que meu irmao possui
consegui as seguintes médias (pé leve)
cidade : 8,2 km/l
estrada 14,2 km/l

Bom dia amigos, na minha X-trail tenho feito na cidade 9kml e estrada 12,5kml
lembrando que é uma 2.0 cvt gasolina

TURKAO
11/09/2012, 00:31
Economia e Suv são denominações conflitantes.

Não importa qual, não importa quem, não importa onde.
Nas mesmas condições de utilização, a media é sempre aquela.

é besteira ficar correndo atrás disso.
Tem gente que ainda acredita na 4 rodas, no site do fabricante, até no tião da esquina que tem aquela famosa suv que faz 12km/L a 170km/h.

Economia só combina com honda biz e uno mille, nada mais.

Compre o seu e seja feliz.... comece a considerar outras questões como conforto, segurança, capacidade de carga, etc....



concordo PLENAMENTE ... VAMOS SER FELIZ !!!! SE NÃO AGUENTA O DIA - A DIA DE 4X4 COMPRA UM BIZ PRA ANDAR NO DIA-A-DIA !!!

Nilton J
15/09/2012, 12:53
Comprei p a "patroa" uma CRV 2010 zero km a dois anos atrás, automática, mas a "patroa", acostumada com a sua leve e prática EcoSport 1.6 mecânica, destestou o câmbio automático e achou o carro um trambolho de tamanho para o dia a dia.

Assim, troquei a 2 meses atrás a minha CRV 2010 "usada" com apenas 3.500 km por uma nova CRV 2012 com câmbio manual de 6 marchas. Como a "patroa" continua com sua Eco e eu no dia a dia com meu Troller, a CRV é pouca usada, fomos 2 x ao Guarujá neste período.

Apesar do câmbio manual, a mesma tem piloto automático, e na sexta marcha, num overdrive soberbo e supremo, não se escuta o motor...com o trip computer marcando 14 km por litro....excelente p uma SUV 2.0 155hp e que não se acanha na subida da serra completamente carregada com "patroa", 2 filhos, 1 deles com namorada, 2 tartarugas, 1 beagle e um monte de malas...que sobra tudo para mim carregar e descarregar...

Ficarei com esta por muito muito muito tempo....design e tecnologia japonesa imbatível....a Volvo que o diga...e que me desculpem as coreanas..

Nilton PU2NBU
Troller 2011 azul/prata

Murillus
19/09/2012, 17:11
Considerando os preços do diesel e da gasolina, meu gasto com combustível acaba sendo o mesmo que eu teria com um FiatUno Mille.


boa relação de km/l... motor não tá mexido né ???

eMatias
29/09/2012, 16:51
Tenho uma Forester XS 2.0 16v 2009 4x4 integral gasolina 4cil. boxer 160cv
Cidade: 10Km/h (pé leve: 11,5Km/h)
Estrada: 12,5Km/h

leao77
29/09/2012, 18:01
Algumas breves considerações (sem ofensas!)
1- média de consumo é por demais relativo e muito complicado. Depende da maneira de dirigir, do modo de tirar a média e principalmente do trecho, seja ele urbano (cidades com ruas sinuosas, muitos semáfaros (sem onda verde), planas, etc. Estradas: com muito trânsito, caminhões, constantes subidas, pedágio, ou aquele trecho que todos pediram a Deus, sem uma viva alma (ou carro), planinho, planinho, bem planinho que o motorista quase dorme a 80Kh e ai faz uma média espantosa.
2- Temos também o Mágico
3- E estou de acordo com aqueles que acham que 4X4 não combina muito com economia, mas na verdade, todos, onde me incluo em primeiro lugar, querem o mais econômico. No meu caso nunca consigo chegar perto do razoável.
Atualmente tenho a seguinte motorização:
minha esposa ASX 2011 - média na cidade 6,5 na estrada (sem mágica e para chegar rápido) 10 Kl
Freelander Diesel 2011- parece mentira mas é a mesma média 6,5 e 10. Aliás praticamente a mesma que eu fazia até o ano passado com uma Mohave Diesel só que com um baita motor de 256 Hp.

Luis Artur - SP
30/09/2012, 17:02
Algumas breves considerações (sem ofensas!)
1- média de consumo é por demais relativo e muito complicado. Depende da maneira de dirigir, do modo de tirar a média e principalmente do trecho, seja ele urbano (cidades com ruas sinuosas, muitos semáfaros (sem onda verde), planas, etc. Estradas: com muito trânsito, caminhões, constantes subidas, pedágio, ou aquele trecho que todos pediram a Deus, sem uma viva alma (ou carro), planinho, planinho, bem planinho que o motorista quase dorme a 80Kh e ai faz uma média espantosa.
2- Temos também o Mágico
3- E estou de acordo com aqueles que acham que 4X4 não combina muito com economia, mas na verdade, todos, onde me incluo em primeiro lugar, querem o mais econômico. No meu caso nunca consigo chegar perto do razoável.
Atualmente tenho a seguinte motorização:
minha esposa ASX 2011 - média na cidade 6,5 na estrada (sem mágica e para chegar rápido) 10 Kl
Freelander Diesel 2011- parece mentira mas é a mesma média 6,5 e 10. Aliás praticamente a mesma que eu fazia até o ano passado com uma Mohave Diesel só que com um baita motor de 256 Hp.

Grand Vitara 4WD 2.0 automatica com 6,5 - 7,0 na cidade de São Paulo com a/c ligado direto e 9,5 - 10,0 na estrada, carregado e pé no limite do permitido. Não acho dos melhores mas me sinto melhor nele do que num Pálio Economy fazendo 13,0.

leao77
30/09/2012, 18:46
Luis Artur
O final do teu post diz tudo. Acho que o tópico já pode ser encerrado, pois nada há mais a se dizer!

gnomovet
02/10/2012, 16:04
Grand Vitara 4WD 2.0 automatica com 6,5 - 7,0 na cidade de São Paulo com a/c ligado direto e 9,5 - 10,0 na estrada, carregado e pé no limite do permitido. Não acho dos melhores mas me sinto melhor nele do que num Pálio Economy fazendo 13,0.

Fazendo 13 e ainda te deixando com raiva, pois só anda de morro a baixo!!

Murillus
02/10/2012, 17:41
Grand Vitara 4WD 2.0 automatica com 6,5 - 7,0 na cidade de São Paulo com a/c ligado direto e 9,5 - 10,0 na estrada, carregado e pé no limite do permitido. Não acho dos melhores mas me sinto melhor nele do que num Pálio Economy fazendo 13,0. o unico problema que vejo no GV3 é a falta de opções de modificação... e o consumo na trilha de menos de 4km/l... mas certamente é um carrão e claro um bom fora de estrada...

Nilton J
01/08/2013, 22:55
Boa noite ! movimentando este tópico e atualizando meu post acima, minha CRV 2012 4x2 6 marchas mecânica gasolina acabou de passar pela revisão de 1 ano na autorizada Beni Car Castelo - Campinas, com 7500 km, apenas rodados na estrada, trecho Campinas - Guarujá e Campinas - Piracicaba, média cravada de 13 km / litro. Rodando sempre com no mínimo 4 pessoas + beagle de 18 kg e ar condicionado sempre ligado e porta-malas cheio. Esta nova versão de CRV é simplesmente um crossover fantástico e maravilhoso p toda a família, coloquei kit kaska multimídia na frente e nos bancos traseiros, a coisa virou um home-theather-móvel ! sem ofensas, mas ASX não quero nem de graça, porta-mala igual ou menor que o Sandero Stepway de minha filha e o banco de trás então, conforto zero, pior até q banco traseiro de picape S10 antiga, nem minha beagle quer sentar lá...

Nilton J
02/08/2013, 08:15
É muita coincidência...sobre meu post acima de ontem a noite, hoje e agora cedinho na fila da padaria ao lado do condomínio onde moro, encontei um conhecido todo feliz, tinha vendido dias antes o Mit ASX 2011 da mulher dele, disse q bebia demais, um beberrão cujo motor ainda iria fundir de "cirrose", a média na gasosa sempre em trânsito urbano não chegava nem a 6 km por litro...disse q está pensando em comprar a nova eco flex 1.6 p a patroa dele.

Nilton J
07/08/2013, 18:13
Fui sexta à noite passada ao litoral e retornei ontem na terça tb tarde da noite.
Trecho rodado 550 km, de Campinas a Guarujá via:
rod D Pedro via Rodoanel Campinas / Valinhos até a Anhanguera;
rod Anhanguera até Jundiaí;
rod Bandeirantes de Jundiaí ao Rodoanel SP;
Rodoanel SP à Imigrantes;
Imigrantes à Piaçaguera até Guarujá;
alguns deslocamentos urbanos no Guarujá;
e volta via vice-versa do roteiro acima.

Desta vez com o carro vazio, estrada sem congestionamentos, apenas patrôa e minha canídia Milla, um beagle de 18 kg e uma mochila leve no baita porta malas traseiro.

14 km por litro fácil, dirigindo de maneira tranquila, piloto automático na sexta marcha, um fantástico e silencioso overdrive em média de 110 km por hora.

Sempre com ar condicionado ligado e botão "ECON" acionado que ativa a condução de maneira econômica, e que FUNCIONA de verdade, pura tecnologia eletônica embarcada que se traduz e resulta em economia. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.

Enchi o tanque de VPOWER no Shell Carrefour D Pedro, total de 58 litros de capacidade, e qdo voltei p casa, o marcador de combustível estava no meio da escala.
(observação: sabemos q em quase todos os carros, senão todos, q do meio p cima demora mais p baixar de q do meio p baixo da escala).

No porte, tamanho e peso da CRV 2012/3, não tem p mais nenhum outro SUV a gasolina no quesito economia.

O título de SUV mais econômica é do HONDA CRV 2012/3 4x2 6 marchas mecânica, em minha modesta opinião de dono e usuário deste veículo.

Dou-lhe uma, dois e três...pode congelar o tópico!

Saúde!

Mike_21
16/08/2013, 00:40
Se quer economia Passe longe da Tiguan...tenho um Jetta tsi 2013 (já é a nova versão, 211hp), mesmo
motor da Tiguan, na cidade faz, 5-6km/l, e eu não sou pé pesado não, mas deve
beber mais numa tiguan que é mais pesada...Mas isso o vendedor já tinha me dito na
hora da compra, eu que não me importei muito com isso mesmo (E não me importo),
mas o consumo da tiguan deve ser demais...

Moacirdias
22/08/2013, 17:39
a freelander 2 com motor SD4 faz na cidade 16km/l e na estrada 18

Nilton J
22/08/2013, 22:14
a freelander 2 com motor SD4 faz na cidade 16km/l e na estrada 18 Pode até ser, a 30 km por hora em linha reta...colo apenas um link, entre vários disponíveis referente a avaliação independente da FL2 SD4, média no "diesel" de 8km/L: Avaliação da Freelander 2 Diesel SD4 SE 4WD | Curitiba Racing: Automobilismo - Arrancada - Drift - Carros - Grid Girls - Autódromo de Curitiba (http://www.curitibaracing.com.br/2013/01/avaliacao-da-freelander-2-diesel-sd4-se.html) . Saúde!

Nilton J
23/08/2013, 10:01
a freelander 2 com motor SD4 faz na cidade 16km/l e na estrada 18


Segue mais um link sobre a FL2 SD4, a média aqui no DIESEL melhorou p:

Consumo – O Freelander HSE SD4 marcou uma média de 11,2 km/l de diesel em circuito misto, abaixo dos 14,2 km/l indicados pela Land Rover. O Inmetro ainda não tem medições da versão específica. Nota 8.
Teste: Land Rover Freelander HSE SD4 é vítima de fogo amigo - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/02/10/teste-land-rover-freelander-hse-sd4-e-vitima-de-fogo-amigo)

Mas muito abaixo ainda da minha CRV GASOLINA; no máximo esta FL2 SD4 consegue talvez empatar com o consumo de meu T4.

neilsonhenriques
23/08/2013, 11:03
Mas muito abaixo ainda da minha CRV GASOLINA; no máximo esta FL2 SD4 consegue talvez empatar com o consumo de meu T4.

Nilton,

A FL2 SD4 realmente faz 15 km/l em percurso misto. O que detona a média é o pé do motorista e isso é muito complicado em qualquer LR.

Por exemplo, o meu D3 faz de 6 km/l a 10,2 km/l no mesmo trajeto. Depende da pressa.

Entre 90 e 100 km/h, dá entre 9,5 e 10 km/l, andando tranquilo. Se isso subir pra 130 ... 140 km/h com arrancadas pra ultrapassar, prepara o bolso.

:concordo:
Neilson

Luis Artur - SP
23/08/2013, 17:56
Segue mais um link sobre a FL2 SD4, a média aqui no DIESEL melhorou p:

Consumo – O Freelander HSE SD4 marcou uma média de 11,2 km/l de diesel em circuito misto, abaixo dos 14,2 km/l indicados pela Land Rover. O Inmetro ainda não tem medições da versão específica. Nota 8.
Teste: Land Rover Freelander HSE SD4 é vítima de fogo amigo - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/02/10/teste-land-rover-freelander-hse-sd4-e-vitima-de-fogo-amigo)

Mas muito abaixo ainda da minha CRV GASOLINA; no máximo esta FL2 SD4 consegue talvez empatar com o consumo de meu T4.

Nilton, ja tive um CRV 2009 e realmente é bem econômico mas difícil comparar com o FL, são propostas um pouco diferentes, o Honda é quase uma perua mais parruda, dai o conforto e consumo moderado e vc conta que é um 4x2 né?

Nilton J
23/08/2013, 18:02
Nilton,

A FL2 SD4 realmente faz 15 km/l em percurso misto. O que detona a média é o pé do motorista e isso é muito complicado em qualquer LR.

Por exemplo, o meu D3 faz de 6 km/l a 10,2 km/l no mesmo trajeto. Depende da pressa.

Entre 90 e 100 km/h, dá entre 9,5 e 10 km/l, andando tranquilo. Se isso subir pra 130 ... 140 km/h com arrancadas pra ultrapassar, prepara o bolso.

:concordo:
Neilson

Neilson, boa tarde!

Segue um terceiro link sobre a avaliação independente da FL2SD4:Avaliação Land Rover Freelander HSE SD4 | Noticias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-land-rover-freelander-hse-sd4/)

Consumo – O Freelander HSE SD4 marcou uma média de 11,2 km/l de diesel em circuito misto, abaixo dos 14,2 km/l indicados pela Land Rover.

Mas concordo q o que detona a média é o pé do motorista, e isso é muito complicado, não só na marca LR, mas em qq marca de veículo.

Consigo os 14 km / L em meu CRV pois 80% do trajeto é sempre estrada (chego na praia, guardo na garagem e esqueço q tenho carro), dirijindo de maneira super conservadora, família dentro é a nossa carga mais preciosa!

1 FL2 SD4 = 2 CRVs mec 6 marchas

1 Disco 3 = 3 1/2 CRVs mec 6 marchas

Esse Disco 3 é meu sonho de consumo! Quem sabe quando o Planalto acabar com as txs de importação...enquanto isso, cheiro de diesel só em meu Troller !

Saúde!

Troller-a-vista
24/08/2013, 14:43
meu pai tem uma crv auto soh gasolina, 4wd, nao tem 4 mil km... mas vou te dizer, a danada mesmo com o motor fraco anda bem! nao vai te fazer o dono da pista mas certamente nao vai passar vergonha...

nao da pra fazer medias, esta muito inconstante os trajetos ate o momento, mas certamente mesmo em cidade é acima de11km/l facil... depende do peh obvio.

mas na estrada, andando corretamente, deve realmente bater esses indices aqui divulgados ou superar, se souber andar certinho. realmente surpreendente

Joao Baeta
24/08/2013, 15:01
Se quer economia Passe longe da Tiguan...tenho um Jetta tsi 2013 (já é a nova versão, 211hp), mesmo
motor da Tiguan, na cidade faz, 5-6km/l, e eu não sou pé pesado não, mas deve
beber mais numa tiguan que é mais pesada...Mas isso o vendedor já tinha me dito na
hora da compra, eu que não me importei muito com isso mesmo (E não me importo),
mas o consumo da tiguan deve ser demais...

:arrow:O meu TIG 2011... Na cidade faz 7,5 a 8km/l...... Estrada... 9 a 12 km/l.... Media geral de 9,5 km/l!
Excelente...... O Jetta e mais leve...... Deve beber menos!
Depende de: pe ou estrada (depende muito mesmo..... Plano ou subida ou serra ou descida.....)
:concordo:

biólogo27
26/08/2013, 23:18
Tenho uma sportage 2013 AWD
Consumo em viagem 11km/L - 110 a 140km/h
Cidade: 7km/L - transito pesado

Tiguy
05/09/2013, 18:15
:arrow:O meu TIG 2011... Na cidade faz 7,5 a 8km/l...... Estrada... 9 a 12 km/l.... Media geral de 9,5 km/l!
Excelente...... O Jetta e mais leve...... Deve beber menos!
Depende de: pe ou estrada (depende muito mesmo..... Plano ou subida ou serra ou descida.....)
:concordo:

A minha Tiguan ta com algum problema. Na estrada, andando suave a 120km/h ta fazendo 8km/l.

NMNeto
12/09/2013, 16:23
Acho que o melhor comparativo são os testes do Immetro, que em teoria são padronizados.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2013.pdf

Informações retiradas do Immetro (Cidade / Estrada - Gasolina):


ASX Manual: 8,5 / 11
Eco 2.0 4WD: 9.1 / 10.9
Grand Vitara: 7.6 / 9.2
Sorento 2.4: 6.8 / 8.2
Duster 4x4: 8.9 / 10.2
Sportage: 8.9 / 11.2


Eu tenho um Grand Vitara Automatico e fica nesta média do Immetro mesmomo, dependendo do pé, já fiz 13 na Via Lagos com Velocidade contante 100 KM mas a media na estrada é 10 mesmo e na cidade fica em 8.5 + ou -.


Concordo que SUV não é dos carros mais econômicos, mas também acho que os mais novos tem um consumo bem razoável para o tamanho e coeficiente aerodinâmico que possuem.

jeb
15/09/2013, 09:44
Complementando, segundo Inmetro:

Cidade / Estrada
RAV4 automática (modelo até 2012): 7,7 / 9,7 (gasolina).

Na prática, minha RAV4 4x4 automática na estrada a +- 120km/h faz em torno de 10km/l, carregada ou vazia.
J.

Suassuna
13/10/2013, 16:21
Pena não ter a CRV no teste do Inmetro, ao menos não encontrei.
Se confirmando o baixo consumo na estrada do modelo novo, com o tanque de mais de 70 litros vai dar uma autonomia monstra.

Nelson

Troller-a-vista
13/10/2013, 18:43
nelson, com immetro sem inmetro... eu confirmo, a danada nao bebe..

luiz RR
29/10/2013, 21:45
Tenho uma Range Rover p 38 ano 2000, motor gasolina bmw v8 automática. Costumo ir regularmente do RJ ao meu sítio em Sana, Casimiro de Abreu, pego muito congestionamento para sair do RJ, Ponte Rio Niterói, S. Gonçalo, Itaboraí, até alcançar a estrada livre. A média com podium ficava em 7.8 km/l compreendendo todo o trajeto. Na cidade 4 a 5, acho que o fato de ser automática contribui muito para aumentar o gasto em sinais, trechos parados, etc. Esses dias fiz um teste com gasolina V-power, zerei o computador na reta do aterro do Flamengo, e ela marcou 10 km/l. Marcou 6km/l com essa gasolina no transito. Achei boas médias p um carro V8, tendo em vista peso (2000 kg), conforto, e potência e que comumente só a uso para viajar. No fora de estrada é que o consumo vai nas alturas. Contudo, estou analisando agora o uso da v-power, pque a podium estava ficando muito pesado e tendo em vista a anunciada redução do enxofre para 2014 espero poder usa-la mais tranquilo, tendo em vista que não notei queda de potência.

Joao Baeta
12/11/2013, 23:36
Se quer economia Passe longe da Tiguan...tenho um Jetta tsi 2013 (já é a nova versão, 211hp), mesmo
motor da Tiguan, na cidade faz, 5-6km/l, e eu não sou pé pesado não, mas deve
beber mais numa tiguan que é mais pesada...Mas isso o vendedor já tinha me dito na
hora da compra, eu que não me importei muito com isso mesmo (E não me importo),
mas o consumo da tiguan deve ser demais...

:arrow:Vc esta exagerando!!!!!
No meu TIG na cidade faz bons 7,5 a 8km/l....
Estrada.... 9 a 13km/l...
Tenho o meu ha 3 anos (Desde 0km) e > de 84mkm.... Consumo bom para o porte...
Ah...Moro no RJ... Onde nao tem morro....
80% do km do carro e estrada..... Excelente!

Raf-cre
07/04/2014, 00:56
No dia que minha asx AWD fizer 8 faço uma festa kkkk ela faz5,5 a 6 no máximo 13/14

Marcelo(Natal-RN)
12/05/2014, 10:11
Alguem sabe informar o consumo da Tucson ou Sportage 2010 cambio mecanico?Será que fazem 7.5 km/l na cidade?

Nilton J
10/09/2014, 09:16
Um breve mas importante off-topic aqui neste bastante visitado tópico das SUV's:

Recall Honda CRV 2012 (substituição do insuflador do airbag, lado do motorista):

link:

</title> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="/Style%20Library/2012/CustomSharePoint.css"/> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="/Style%20Library/2012/HONDA_NOVO.css"/> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="/_layouts/1046/style (http://www.honda.com.br/imprensa/noticias/Paginas/Honda-convoca-propriet%C3%A1rios-dos-modelos-Accord,-Civic-e-CR-V-para-a-substitui%C3%A7%C3%A3o-preventiva-do-insuflador-do-airbag.aspx)

Agendei meu CRV para semana que vem, tempo estimado de 2 horas para realizar a substituição do insuflador, considerando desmontagem e montagem do volante do veículo.

Saúde!

Moacirdias
20/09/2014, 09:34
Consumo bom mesmo são dos suv's a diesel.
Tenho uma discovery 3 10km/l na cidade e 12km/l na estrada mas sei que as novas 2013 -2014 com câmbio 8 marchas passa fácil dos 15 na estrada. A freelander cheguei a fazer 17,8km/l em uma viagem de 600km

scgomes
23/11/2014, 17:01
Consumo bom mesmo são dos suv's a diesel.
Tenho uma discovery 3 10km/l na cidade e 12km/l na estrada mas sei que as novas 2013 -2014 com câmbio 8 marchas passa fácil dos 15 na estrada. A freelander cheguei a fazer 17,8km/l em uma viagem de 600km


Pessoal, para o meu perfil, que uso carro só pra viagem, o diesel não vale a pena, o meu seguro fica em R$ 2500 se fosse diesel seria uns R$ 4mil. Como ando em media 5000 km por ano, e praticamente a diferença do seguro, a conta e simples sobra R$ 1500 e com este valor tenho +/- 500 litros de combustivel 500 x10 Kml = 5000 Kml.

Alem do mais a manutenção do diesel e um absurdo. Nunca da problema, mas quando da é pra derruba. E aquele barulho de motor batendo e brabo.
Aquela diferença que existia do preço do diesel para a Gasolina já não e tão grande.
Pra mim o diesel só mesmo em caminhão que precisa muito torque. No veiculo com gasolina e só usar a reduzida se for o caso.

Vai ter gente dizendo ai OS VEICULOS A DIESEL NÃO DESVALORIZA COMO OS a GASOLINA , isso e verdade mas fica com ele 4 anos pagando 4mil de seguro por ano + a sorte de da bomba de combustível estoura ai foi tudo por diesel abaixo.

O maior problema destes SUVs ou CROSSOVERs e a falsa segurança que passa. Pra tombar, e só fazer uma manobra brusca e já era. Sem falar nos modelos 4x2 sem ESP ou CT é suicidio.

Test dell'alce: cappottamenti vari senza ESP (Moose Test) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mCsPwN42_F4)


Obrigado.

Troller-a-vista
23/11/2014, 17:40
nao eh bem assim, primeiro q hj motor a diesel eh tao ou mais silencioso que um a gasolina a ponto de nao saber se estao ou nao ligados...

a bomba nao estoura em 4 anos a menos que for relapso d+, mas sim, é um problema, assim como se tem problemas criticos em carro a gasolina, cansei de ver carro semi novo com correia estourada, isso de marcas como honda e toyota... e dai? isso nao quer dizer que td carro gasolina seja uma bomba pronto a estourar a correia.e se estourar a correia, seja um 1.0 ou um bmw x5, vai por mim, vai custar mais que a bomba do diesel nova...

o teste do alce é real e muito importante, mas contra a gravidade nao tem jeito, ou tem que ter muita eletronica embarcada e excelente construcao ou vai capotar mesmo, hoje os carros estao amis altos, mais pesados, centro de gravidade maior etc... isso td vai contra o teste do alce, que é muito importante, mas na pratica pouquissimos motoristas conseguem executa-lo na pratica.

90% dos motoristas numa situacao dessas nao conseguiria desviar de um acontecimento inesperado, os outros 10% provavalmente desviaria metade do necessario ou faria o desvio pro lado e manteria o carro reto ate o ** afrouxar novamente. Já tentou fazer esse teste em ambiente controlado? é dificil pacas voltar pra MESMA pista que estava, num momento de stresse é muito mais dificil.

eu me considero um excelente motorista, alias, ando pisado 99% do tempo, estou acostumado a reacoes adversas e bati o carro ha provavel 50 a 60 km/h qdo passei por uma depressao e o carro com pneu gasto (nao careca) caiu em pedriscos e perdeu o grip... estava numa curva e simplesmente foi impossivel contornar a situacao, estava saindo de casa ha menos de 500 metros de casa... ou seja, lugar super conhecido, mas pneu + inesperado + pedriscos + solavanco + pista secando da chuva = prejuizo... nao estava correndo... em condicoes normais faco essa curva ha 80km/h sem perceber...

na hora H o teste do alce pode salvar sim sua vida, mas pouquissimos irao conseguir fazer... o carro saindo da trajetoria diagonalmente pra mim já vale bastante...

agora comparar a dirigibilidade do diesel com gasolina é um pouco covardia... mas se nao precisa como provou financeiramente, nao tem porque ir no diesel mesmo.

scgomes
23/11/2014, 18:19
nao eh bem assim, primeiro q hj motor a diesel eh tao ou mais silencioso que um a gasolina a ponto de nao saber se estao ou nao ligados...

a bomba nao estoura em 4 anos a menos que for relapso d+, mas sim, é um problema, assim como se tem problemas criticos em carro a gasolina, cansei de ver carro semi novo com correia estourada, isso de marcas como honda e toyota... e dai? isso nao quer dizer que td carro gasolina seja uma bomba pronto a estourar a correia.e se estourar a correia, seja um 1.0 ou um bmw x5, vai por mim, vai custar mais que a bomba do diesel nova...

o teste do alce é real e muito importante, mas contra a gravidade nao tem jeito, ou tem que ter muita eletronica embarcada e excelente construcao ou vai capotar mesmo, hoje os carros estao amis altos, mais pesados, centro de gravidade maior etc... isso td vai contra o teste do alce, que é muito importante, mas na pratica pouquissimos motoristas conseguem executa-lo na pratica.

90% dos motoristas numa situacao dessas nao conseguiria desviar de um acontecimento inesperado, os outros 10% provavalmente desviaria metade do necessario ou faria o desvio pro lado e manteria o carro reto ate o ** afrouxar novamente. Já tentou fazer esse teste em ambiente controlado? é dificil pacas voltar pra MESMA pista que estava, num momento de stresse é muito mais dificil.

eu me considero um excelente motorista, alias, ando pisado 99% do tempo, estou acostumado a reacoes adversas e bati o carro ha provavel 50 a 60 km/h qdo passei por uma depressao e o carro com pneu gasto (nao careca) caiu em pedriscos e perdeu o grip... estava numa curva e simplesmente foi impossivel contornar a situacao, estava saindo de casa ha menos de 500 metros de casa... ou seja, lugar super conhecido, mas pneu + inesperado + pedriscos + solavanco + pista secando da chuva = prejuizo... nao estava correndo... em condicoes normais faco essa curva ha 80km/h sem perceber...

na hora H o teste do alce pode salvar sim sua vida, mas pouquissimos irao conseguir fazer... o carro saindo da trajetoria diagonalmente pra mim já vale bastante...

agora comparar a dirigibilidade do diesel com gasolina é um pouco covardia... mas se nao precisa como provou financeiramente, nao tem porque ir no diesel mesmo.


Realmente a questão do barulho melhorou muito mas você vai concordar que tem que haver um cuidado maior com o isolamento acústico do motor diesel, devido ele ser um pouco mais áspero que a gasolina.

Em relação a problemas nos motores a gasolina especificamente correia dentada o Brasileiro vai levar um tempo para aprender a escolher um veiculo, ou devido a problemas financeiros ou por desinformação.
Não sou contra o diesel só acho que e para ser usado em situações especificas.
Meu tio tem um camionete a diesel que deu problema na turbina e na bomba mas ela já estava com +/- 1 milhão de Km rodado.

Hoje sigo certos critérios ao escolher um veiculo a Gasolina.
1º Vai usar Trabalho ou passeio.
2º Consumo.
3º O motor tem que ser com Corrente e não correia.
4º Valor do Seguro.
5º Esta eu desisti, peças de reposição ha muitos veículos que se dizem nacional e é um parto para conseguir peças originais.

Alguns destes critérios você não consegue unir em um carro só, sempre vai ter uma que você vai ter que abrir mão.

Obrigado.

Joao Baeta
25/11/2014, 12:01
:arrow:Estarei pegando a minha GVTD de volta
Ela e extrema economica..... Viajando faço mais de 800km....
Ela sera usada em viagens explorando o BR!

Nilton J
26/11/2014, 11:53
nao eh bem assim, primeiro q hj motor a diesel eh tao ou mais silencioso que um a gasolina a ponto de nao saber se estao ou nao ligados...

a bomba nao estoura em 4 anos a menos que for relapso d+, mas sim, é um problema, assim como se tem problemas criticos em carro a gasolina, cansei de ver carro semi novo com correia estourada, isso de marcas como honda e toyota... e dai? isso nao quer dizer que td carro gasolina seja uma bomba pronto a estourar a correia.e se estourar a correia, seja um 1.0 ou um bmw x5, vai por mim, vai custar mais que a bomba do diesel nova...

o teste do alce é real e muito importante, mas contra a gravidade nao tem jeito, ou tem que ter muita eletronica embarcada e excelente construcao ou vai capotar mesmo, hoje os carros estao amis altos, mais pesados, centro de gravidade maior etc... isso td vai contra o teste do alce, que é muito importante, mas na pratica pouquissimos motoristas conseguem executa-lo na pratica.

90% dos motoristas numa situacao dessas nao conseguiria desviar de um acontecimento inesperado, os outros 10% provavalmente desviaria metade do necessario ou faria o desvio pro lado e manteria o carro reto ate o ** afrouxar novamente. Já tentou fazer esse teste em ambiente controlado? é dificil pacas voltar pra MESMA pista que estava, num momento de stresse é muito mais dificil.

eu me considero um excelente motorista, alias, ando pisado 99% do tempo, estou acostumado a reacoes adversas e bati o carro ha provavel 50 a 60 km/h qdo passei por uma depressao e o carro com pneu gasto (nao careca) caiu em pedriscos e perdeu o grip... estava numa curva e simplesmente foi impossivel contornar a situacao, estava saindo de casa ha menos de 500 metros de casa... ou seja, lugar super conhecido, mas pneu + inesperado + pedriscos + solavanco + pista secando da chuva = prejuizo... nao estava correndo... em condicoes normais faco essa curva ha 80km/h sem perceber...

na hora H o teste do alce pode salvar sim sua vida, mas pouquissimos irao conseguir fazer... o carro saindo da trajetoria diagonalmente pra mim já vale bastante...

agora comparar a dirigibilidade do diesel com gasolina é um pouco covardia... mas se nao precisa como provou financeiramente, nao tem porque ir no diesel mesmo.



Realmente o centro de gravidade das SUVs é sempre preocupante.

As mais altas tipo toy e mit mais ainda, atenção redobrada em curvas.

Em meu caso, foi por isso que escolhi um Honda CRV, o modelo atual não é um SUV, mas um legítimo Cross-Over.

Estabilidade e centro de gravidade de um sedan, apesar da altura ligeiramente maior.

A meu ver, dentre as viaturas movidas a gasolina, o atual modelo Honda CRV é campeão em estabilidade, silêncio e economia.

Meu CRV é 4x2 com câmbio mecânico, provido simplesmente de um soberbo over-drive que é a sexta marcha, que com o piloto automático ajustado às velocidades permitadas das estradas, consigo médias de consumo até 14 km por litro, como já afirmei e postei aqui anteriormente.

scgomes
26/11/2014, 12:25
Realmente o centro de gravidade das SUVs é sempre preocupante.

As mais altas tipo toy e mit mais ainda, atenção redobrada em curvas.

Em meu caso, foi por isso que escolhi um Honda CRV, o modelo atual não é um SUV, mas um legítimo Cross-Over.

Estabilidade e centro de gravidade de um sedan, apesar da altura ligeiramente maior.

A meu ver, das viaturas movida a gasolina, o atual modelo Honda CRV é campeão em estabilidade, silêncio e economia.

O meu é CRV é 4x2 com câmbio mecânico, provido simplesmente de um soberbo over-drive que é a sexta marcha.


Você sabe me informar quantos RPMs a 100Kmh em 6 marcha a CRV fica, e esta verão 4x2 vem com esp e controle de tração?

Com relação a SUV hoje temos a TR4 e Tracker antiga e outros, mas a maioria, GRAND VITARA,FORESTER, ASX ,TIGUAN, SPORTAGE NOVA, TUCSON ETC, são todos CROSS - OVER.
Se a crv 4x2 e boa em estabilidade a 4x4 você anda sobre trilhos.
Hoje o Cross-over mais econômico e mesmo a CRV.


scgomes

Joao Baeta
26/11/2014, 12:33
:arrow:Ha pouco tempo apareceu uma matéria sobre novo CRV..... 4WD
A Honda nao programa a central para mandar força para o eixo traseiro... funciona simplesmente traçao dianteira....
Ja fizeram teste ... (Tem que procurar na noticia automotivas... apareceu ha 2 semanas)
Simples de teste... CRV não chegou perto..
Cobra 110 mil na versão 4WD e se comporta 2WD
Eu NUNCA gostei do carro... Motor e manco... Por causa do peso incompatível com o motor 2.0 16v de 155cv usado no Civic... Quando vc pisa mesmo.... Ele demora a responder.... = Carro de velho...
Fora o conforto e muito bom
Eu chamo de CRV de Paralistico... Viajar nao e o foco dele.... Pois nao "sai do lugar"
Pegamos um desse para testar 250km... (Ir a Itaipava.... passear e voltar)
Meu pai estava doido para livrar... Pois o CRV e tao lento ... Ate carro 1.4 consegue andar +...!

Troller-a-vista
26/11/2014, 16:01
o CRV é 5 marchas, nao 6 ... mesmo o 4wd

Joao: respeito sua opiniao, mas vc esta enganado, primeiro pq 4wd nao é 4x4, é sobre demanda, só vai ter o 4x4 qdo as rodas dianteiras perderem tracao, isso nao é um defeito é uma OBRIGATORIEDADE desse sistema. Realmente o CRV nao é rapida, mas nao é lenta, no proprio topico delas eu comento isso, em absolutamente TODAS, repito TODAS as medicoes o carro se comporta mais rápido que uma Ranger flex por exemplo. Estranhamente no topico das rangers flex só tem elogios ao carro .

Claro que nao é uma X5, nem é essa a proposta do motor 2.0, pra isso tem outras motorizacoes nao disponiveis no brasil. de qqr modo, o cambio é adaptativo, ou seja, se vc anda devagar, ele vai reagir devagar, e tem tb o botao do modo ECON, que deixa o mapeamento BEM mais manso. Em ultrapassagens em pista simples costumo apertar o D3 e o problema é resolvido (nem desligo o botao econ).

Enfim, nao é um carro rapido, apenas justo, nao sobra potencia, mas tb nao falta. Poderia ter mais? CLARO... Mas estamos no BR. Em contrapartida as medias de consumo sao enormes, mesmo carregado e com ar ligado !

Agora que é uma delicia viajar com o carro é !!

scgomes
26/11/2014, 21:01
o CRV é 5 marchas, nao 6 ... mesmo o 4wd

Joao: respeito sua opiniao, mas vc esta enganado, primeiro pq 4wd nao é 4x4, é sobre demanda, só vai ter o 4x4 qdo as rodas dianteiras perderem tracao, isso nao é um defeito é uma OBRIGATORIEDADE desse sistema. Realmente o CRV nao é rapida, mas nao é lenta, no proprio topico delas eu comento isso, em absolutamente TODAS, repito TODAS as medicoes o carro se comporta mais rápido que uma Ranger flex por exemplo. Estranhamente no topico das rangers flex só tem elogios ao carro .

Claro que nao é uma X5, nem é essa a proposta do motor 2.0, pra isso tem outras motorizacoes nao disponiveis no brasil. de qqr modo, o cambio é adaptativo, ou seja, se vc anda devagar, ele vai reagir devagar, e tem tb o botao do modo ECON, que deixa o mapeamento BEM mais manso. Em ultrapassagens em pista simples costumo apertar o D3 e o problema é resolvido (nem desligo o botao econ).

Enfim, nao é um carro rapido, apenas justo, nao sobra potencia, mas tb nao falta. Poderia ter mais? CLARO... Mas estamos no BR. Em contrapartida as medias de consumo sao enormes, mesmo carregado e com ar ligado !

Agora que é uma delicia viajar com o carro é !!



A CRV modelo lx 2012 tem 5 velocidades automática e a manual tem 6.
http://download.uol.com.br/carros/honda_crv_2012_ficha_tecnica_equip.pdf


scgomes

Nilton J
27/11/2014, 09:32
Você sabe me informar quantos RPMs a 100Kmh em 6 marcha a CRV fica, e esta verão 4x2 vem com esp e controle de tração?

Com relação a SUV hoje temos a TR4 e Tracker antiga e outros, mas a maioria, GRAND VITARA,FORESTER, ASX ,TIGUAN, SPORTAGE NOVA, TUCSON ETC, são todos CROSS - OVER.
Se a crv 4x2 e boa em estabilidade a 4x4 você anda sobre trilhos.
Hoje o Cross-over mais econômico e mesmo a CRV.


scgomes


Já era proprietário do Honda CRV 2011, versão anterior ao modelo atual, e em busca de um "up" no design e do melhor custo x benefício, acabei comprando o CRV novo por 86 mil reais, dando meu CRV antigo mais 12 mil reais em dinheiro. Meu antigo entrou por 74 mil reais à base de troca, super valorizado pela concessionária que ainda o vendeu por 78 mil no dia seguinte que o mesmo entrou na loja.

Gastei um pouco mais com acessórios, principalmente o multimidia center Caska, com TV digital, GPS, DVD, Rádios FM/AM, Joguinhos, Telas LCD nos bancos traseiros, um mimo fantástico, principalmente para os passageiros de trás. Meu CRV é um home-teather ambulante.

Os itens de série são os seguintes: duplo air-bag, ar-condicionado manual, piloto automático, trio elétrico, sistema de som com MP3, sistema I-MID com computador de bordo e câmera de ré). Além disso tem também sensor de faról, alarme, vidros elétricos com função um toque, freios com ABS e EBD, direção com assistência elétrica.

Meu modelo é gasolina, 4x2, câmbio manual de 6 marchas. É realmente um puro Cross-Over, assim como o ASX, Tiguan e New Sportage.

Os demais veículos citados, Grand Vitara, Forester e Tucson estão na categoria de SUVs, em minha opinião. Para se ter um Cross-Over na família Hyundai, esta marca substituiu o Tucson pelo IX-35. Só aqui nesta republiqueta das bananas, onde milhões de pessoas são usadas como inocentes úteis para ajudar a eleger o imprestável, é que ainda continuam vendendo Tucson por preço de que custa uma
BMW no exterior.

A minha segunda opção de compra de um SUV ou Cross-Over seria o Suzuki Grand Vitara, pois é o que mais se aproxima do CRV na relação custo x benefício. Além do mais, prefiro sempre ficar com um legítimo e consagrado veículo de tecnologia japonesa, sem querer desqualificar as outras marcas de zóinho puxado, que são mais beberrões.

Sinceramente, não sinto falta de mais potência em meu CRV, um motor bem dimensionado para o peso e tamanho do carro, projetado pela lógica e pela razão dos parâmetros de engenharia automotiva, e não pela emoção de torcedores apaixonados por aquela escuderia do cavalinho preto moldurado em amarelo. .

Um motor que dá conta do recado, mesmo com a viatura carregada e com ar condicionado ligado, sendo fácil as ultrapassagens de veículos mais lentos. E se desligar o botão ECON, a dirigibilidade fica mesmo mais esperta.

Mais cavalaria sempre é bom, mas respeitando as características e destinação de um determinado veículo. O CRV e outras SUVs / Cross Over são para uso familiar que buscam espaço e conforto.

Indo além neste raciocínio, considerando as condições e limites de velocidade das estradas e ruas urbanas pelo Brasil, para que excesso de cavalos se haverá sempre um e apenas um burro atrás do volante?


RPMs a 100Kmh em sexta marcha câmbio manual = 2.500 cravado

RPMs a 120Kmh em sexta marcha câmbio manual = 3.000 cravado


(medições feitas com botão econ ligado ou desligado, com ar ligado ou desligado, em linha reta no plano, em Campinas a 680 metros do nível do mar)

Miranda_MG
27/11/2014, 11:04
Já era proprietário do Honda CRV 2011, versão anterior ao modelo atual, e em busca de um "up" no design e do melhor custo x benefício, acabei comprando o CRV novo por 86 mil reais, dando meu CRV antigo mais 12 mil reais em dinheiro. Meu antigo entrou por 74 mil reais à base de troca, super valorizado pela concessionária que ainda o vendeu por 78 mil no dia seguinte que o mesmo entrou na loja.

Gastei um pouco mais com acessórios, principalmente o multimidia center Caska, com TV digital, GPS, DVD, Rádios FM/AM, Joguinhos, Telas LCD nos bancos traseiros, um mimo fantástico, principalmente para os passageiros de trás. Meu CRV é um home-teather ambulante.

Os itens de série são os seguintes: duplo air-bag, ar-condicionado manual, piloto automático, trio elétrico, sistema de som com MP3, sistema I-MID com computador de bordo e câmera de ré). Além disso tem também sensor de faról, alarme, vidros elétricos com função um toque, freios com ABS e EBD, direção com assistência elétrica.

Meu modelo é gasolina, 4x2, câmbio manual de 6 marchas. É realmente um puro Cross-Over, assim como o ASX, Tiguan e New Sportage.

Os demais veículos citados, Grand Vitara, Forester e Tucson estão na categoria de SUVs, em minha opinião. Para se ter um Cross-Over na família Hyundai, esta marca substituiu o Tucson pelo IX-35. Só aqui nesta republiqueta das bananas, onde milhões de pessoas são usadas como inocentes úteis para ajudar a eleger o imprestável, é que ainda continuam vendendo Tucson por preço de que custa uma
BMW no exterior.

A minha segunda opção de compra de um SUV ou Cross-Over seria o Suzuki Grand Vitara, pois é o que mais se aproxima do CRV na relação custo x benefício. Além do mais, prefiro sempre ficar com um legítimo e consagrado veículo de tecnologia japonesa, sem querer desqualificar as outras marcas de zóinho puxado, que são mais beberrões.

Sinceramente, não sinto falta de mais potência em meu CRV, um motor bem dimensionado para o peso e tamanho do carro, projetado pela lógica e pela razão dos parâmetros de engenharia automotiva, e não pela emoção de torcedores apaixonados por aquela escuderia do cavalinho preto moldurado em amarelo. .

Um motor que dá conta do recado, mesmo com a viatura carregada e com ar condicionado ligado, sendo fácil as ultrapassagens de veículos mais lentos. E se desligar o botão ECON, a dirigibilidade fica mesmo mais esperta.

Mais cavalaria sempre é bom, mas respeitando as características e destinação de um determinado veículo. O CRV e outras SUVs / Cross Over são para uso familiar que buscam espaço e conforto.

Indo além neste raciocínio, considerando as condições e limites de velocidade das estradas e ruas urbanas pelo Brasil, para que excesso de cavalos se haverá sempre um e apenas um burro atrás do volante?


RPMs a 100Kmh em sexta marcha câmbio manual = 2.500 cravado

RPMs a 120Kmh em sexta marcha câmbio manual = 3.000 cravado


(medições feitas com botão econ ligado ou desligado, com ar ligado ou desligado, em linha reta no plano, em Campinas a 680 metros do nível do mar)


Nilton:

Tivemos uma CR-V na família por cinco anos e que foi meu veículo de uso pessoal por um tempo. Era o modelo de 150 cavalos e pouco mais de 19 de torque.

Se me permite, reafirmo e apresento algumas qualidades e discordo de você em outros pontos.

Qualidades:
- Estabilidade: excelente. Com os controles de estabilidade e tração, ficava na mão. Nunca passei susto com ela nesse aspecto. Cabe a ressalva de que a minha era a EXL, escolhida também pela quantidade de airbags e, consequentemente, nota máxima no Euro NCAP e IIHS.
- Confiabilidade: resultado da boa assistência técnica e não da ausência de problemas (que aconteceram comigo).
- Bom acabamento: após cinco anos, era como se estivesse nova ainda e sem ruídos.
- Preços das revisões: relativamente baixos (quando comparados ao valor do veículo).

Na metade do caminho:
- Consumo: não é tão(!) econômica (câmbio automático). Comparando com um GV aqui, empatava. Com a Tiguan de agora (mesmos trajetos inclusive), conseguimos fazer a mesma coisa dosando o pé. As médias que o João Baeta (colaborador desse tópico - mensagens acima) consegue são melhores ainda. A não ser que a minha CR-V estivesse com algo desregulado, claro.

Pontos negativos:
- Motor: sempre achei manco mesmo. E concordo com você quanto à proposta familiar, mas antes que um desavisado leia e acredite que dá para fazer ultrapassagens tranquilamente, não dá. Tem que ser daquelas ultrapassagens planejadas, com paciência e em trechos mais longos. Cavalaria a mais não significa imprudência. Nesse caso, significa segurança. E o cenário piora (e muito) com o carro carregado. Aí, sem chance. Mesmo na cidade, aqui em BH (conhecida pelo relevo irregular), tem ruas em que a CR-V simplesmente não subia. A nova está um pouco mais leve e com um pouco a mais de potência e, apesar de não ter dirigido, não imagino que tenha ocorrido uma melhora tão significativa nesse aspecto.

Mas aproveite: é um excelente veículo. Disso, ninguém duvida. Tanto que vendi a minha acima da FIPE.

Abraço,

Miranda

scgomes
27/11/2014, 12:41
Já era proprietário do Honda CRV 2011, versão anterior ao modelo atual, e em busca de um "up" no design e do melhor custo x benefício, acabei comprando o CRV novo por 86 mil reais, dando meu CRV antigo mais 12 mil reais em dinheiro. Meu antigo entrou por 74 mil reais à base de troca, super valorizado pela concessionária que ainda o vendeu por 78 mil no dia seguinte que o mesmo entrou na loja.

Gastei um pouco mais com acessórios, principalmente o multimidia center Caska, com TV digital, GPS, DVD, Rádios FM/AM, Joguinhos, Telas LCD nos bancos traseiros, um mimo fantástico, principalmente para os passageiros de trás. Meu CRV é um home-teather ambulante.

Os itens de série são os seguintes: duplo air-bag, ar-condicionado manual, piloto automático, trio elétrico, sistema de som com MP3, sistema I-MID com computador de bordo e câmera de ré). Além disso tem também sensor de faról, alarme, vidros elétricos com função um toque, freios com ABS e EBD, direção com assistência elétrica.

Meu modelo é gasolina, 4x2, câmbio manual de 6 marchas. É realmente um puro Cross-Over, assim como o ASX, Tiguan e New Sportage.

Os demais veículos citados, Grand Vitara, Forester e Tucson estão na categoria de SUVs, em minha opinião. Para se ter um Cross-Over na família Hyundai, esta marca substituiu o Tucson pelo IX-35. Só aqui nesta republiqueta das bananas, onde milhões de pessoas são usadas como inocentes úteis para ajudar a eleger o imprestável, é que ainda continuam vendendo Tucson por preço de que custa uma
BMW no exterior.

A minha segunda opção de compra de um SUV ou Cross-Over seria o Suzuki Grand Vitara, pois é o que mais se aproxima do CRV na relação custo x benefício. Além do mais, prefiro sempre ficar com um legítimo e consagrado veículo de tecnologia japonesa, sem querer desqualificar as outras marcas de zóinho puxado, que são mais beberrões.

Sinceramente, não sinto falta de mais potência em meu CRV, um motor bem dimensionado para o peso e tamanho do carro, projetado pela lógica e pela razão dos parâmetros de engenharia automotiva, e não pela emoção de torcedores apaixonados por aquela escuderia do cavalinho preto moldurado em amarelo. .

Um motor que dá conta do recado, mesmo com a viatura carregada e com ar condicionado ligado, sendo fácil as ultrapassagens de veículos mais lentos. E se desligar o botão ECON, a dirigibilidade fica mesmo mais esperta.

Mais cavalaria sempre é bom, mas respeitando as características e destinação de um determinado veículo. O CRV e outras SUVs / Cross Over são para uso familiar que buscam espaço e conforto.

Indo além neste raciocínio, considerando as condições e limites de velocidade das estradas e ruas urbanas pelo Brasil, para que excesso de cavalos se haverá sempre um e apenas um burro atrás do volante?


RPMs a 100Kmh em sexta marcha câmbio manual = 2.500 cravado

RPMs a 120Kmh em sexta marcha câmbio manual = 3.000 cravado


(medições feitas com botão econ ligado ou desligado, com ar ligado ou desligado, em linha reta no plano, em Campinas a 680 metros do nível do mar)



Miranda


Suv são todos veículos derivados de caminhonetes ( chassi) ou seja a Grand vitara de 2º geraçao sportage antiga tem chassi elas são Suv.
Cross-over possuem monobloco então Tiguan Grand vitara 3º geração Tucson Sportage etc são todos cross-over.

Por curiosidade GV III V6 4 marchas + over drive 100Km +/- 1850 Rpm 120Kmh +/- 2100 Rpm

scgomes

Miranda_MG
27/11/2014, 12:58
Miranda


Suv são todos veículos derivados de caminhonetes ( chassi) ou seja a Grand vitara de 2º geraçao sportage antiga tem chassi elas são Suv.
Cross-over possuem monobloco então Tiguan Grand vitara 3º geração Tucson Sportage etc são todos cross-over.

Por curiosidade GV III V6 4 marchas + over drive 100Km +/- 1850 Rpm 120Kmh +/- 2100 Rpm

scgomes

Foi apenas a título de comparação. Porque muitos proprietários do GV o consideram beberrão. :curtir:

Abraço,

Miranda

Nilton J
27/11/2014, 14:25
Nilton:

Tivemos uma CR-V na família por cinco anos e que foi meu veículo de uso pessoal por um tempo. Era o modelo de 150 cavalos e pouco mais de 19 de torque.

Se me permite, reafirmo e apresento algumas qualidades e discordo de você em outros pontos.

Qualidades:
- Estabilidade: excelente. Com os controles de estabilidade e tração, ficava na mão. Nunca passei susto com ela nesse aspecto. Cabe a ressalva de que a minha era a EXL, escolhida também pela quantidade de airbags e, consequentemente, nota máxima no Euro NCAP e IIHS.
- Confiabilidade: resultado da boa assistência técnica e não da ausência de problemas (que aconteceram comigo).
- Bom acabamento: após cinco anos, era como se estivesse nova ainda e sem ruídos.
- Preços das revisões: relativamente baixos (quando comparados ao valor do veículo).

Na metade do caminho:
- Consumo: não é tão(!) econômica (câmbio automático). Comparando com um GV aqui, empatava. Com a Tiguan de agora (mesmos trajetos inclusive), conseguimos fazer a mesma coisa dosando o pé. As médias que o João Baeta (colaborador desse tópico - mensagens acima) consegue são melhores ainda. A não ser que a minha CR-V estivesse com algo desregulado, claro.

Pontos negativos:
- Motor: sempre achei manco mesmo. E concordo com você quanto à proposta familiar, mas antes que um desavisado leia e acredite que dá para fazer ultrapassagens tranquilamente, não dá. Tem que ser daquelas ultrapassagens planejadas, com paciência e em trechos mais longos. Cavalaria a mais não significa imprudência. Nesse caso, significa segurança. E o cenário piora (e muito) com o carro carregado. Aí, sem chance. Mesmo na cidade, aqui em BH (conhecida pelo relevo irregular), tem ruas em que a CR-V simplesmente não subia. A nova está um pouco mais leve e com um pouco a mais de potência e, apesar de não ter dirigido, não imagino que tenha ocorrido uma melhora tão significativa nesse aspecto.

Mas aproveite: é um excelente veículo. Disso, ninguém duvida. Tanto que vendi a minha acima da FIPE.

Abraço,

Miranda


Não posso responder sobre o novo modelo de CRV com câmbio automático.

Fiz uma compra consciente do modelo com câmbio manual, visando obter o máximo de potência da viatura, quando esta for solicitada.



Se você quer o máximo da potência do motor, escolher o manual ao invés do automático é provavelmente sua melhor opção.


frase em vemelho acima retirada deste interessante e instrutivo link:

Como Escolher Entre um Carro com Câmbio Automático e um com Câmbio Manual (http://pt.wikihow.com/Escolher-Entre-um-Carro-com-C%C3%A2mbio-Autom%C3%A1tico-e-um-com-C%C3%A2mbio-Manual)

Saúde a todos!

scgomes
07/12/2014, 15:54
Não posso responder sobre o novo modelo de CRV com câmbio automático.

Fiz uma compra consciente do modelo com câmbio manual, visando obter o máximo de potência da viatura, quando esta for solicitada.



Se você quer o máximo da potência do motor, escolher o manual ao invés do automático é provavelmente sua melhor opção.


frase em vemelho acima retirada deste interessante e instrutivo link:

Como Escolher Entre um Carro com Câmbio Automático e um com Câmbio Manual (http://pt.wikihow.com/Escolher-Entre-um-Carro-com-C%C3%A2mbio-Autom%C3%A1tico-e-um-com-C%C3%A2mbio-Manual)

Saúde a todos!


Hoje creio que pra competir com o bom consumo do CRV só mesmo a Forester alem de ter tração 4x4 tem melhor custo beneficio praticamente o mesmo preço e 5 anos de garantia.
Alem de que tem a versão turbo pra quem gosta de mais esportividade.

Comparativo entre Subaru Forester e Honda CR-V (http://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=1852-1726)


scgomes

HR_suv
09/04/2015, 07:23
Segundo os últimos testes e revistas, tem mta variação e tb opiniões mais pessoais.

Tem esse link q achei interessante pq analisa várias opções e faixas de preços.

http://www.forumcarrosemotos.com.br/melhor-suv-do-brasil-2015-2016/

Eu pessoalmente, pelo q tenho visto e não considerando preço, o mais econômico me pareceu com gasolina foi o Mercedes GLA q vi informações dizendo q era de 12 km/l urbano e um pouco mais de 16 km/l rodoviário.

E com diesel, até o momento e parece imbatível, foi o Renegade com consumo semelhante ao GLA, pouco mais de 12 na cidade e um pouco mais de 16 na estrada.

Lembro apenas q esses testes são feitos em condições ideais e controladas. Normalmente, usuários em geral e no uso cotidiano, dificilmente atingem esses índices. Mas com certeza são referência.

rodrigo.jow
16/04/2015, 20:18
Galera. Gostaria de saber qual desses dois suv tem melhor custo benefício, e vale a pena para se comprar usado hoje em dia: Pajero sport ou grand Vitara?

HR_suv
17/04/2015, 00:12
Galera. Gostaria de saber qual desses dois suv tem melhor custo benefício, e vale a pena para se comprar usado hoje em dia: Pajero sport ou grand Vitara?

Tem mtos fatores a se considerar. Primeiro, se estamos falando de veículos 0 Km ou usados. Se for 0 km, o q vai depender mais é seu poder de compra msm. E tb semi novo, vai depender de estado de conservação, ano e novamente poder de compra.

Deixando de lado os detalhes, se o $$$ não for o problema, aí vai depender mais da sua necessidade, qto vai rodar, etc. A princípio, msm mais caro, melhor a Sport (no caso a Dakar) q é maior e com um conjunto mecânico superior e mais resistente, além de ser a diesel. Não desmerecendo o Vitara q é um carro excelente, mas o acho caro pra sua proposta sendo q deveria ser mais barato pra oferecer um melhor custo/benefício.

Agora, se vai na Dakar, tb existem outras opções na msma faixa de preço, como a Trailblazer q, pra mim, ganha no custo/benefício e se encontra por 150 mil, no modelo a diesel. Nesse preço, acho melhor opção q a Dakar q nem na HPE, por quase 180, oferece o q a Trailblazer já traz de série.

eduardor
17/04/2015, 17:40
Galera. Gostaria de saber qual desses dois suv tem melhor custo benefício, e vale a pena para se comprar usado hoje em dia: Pajero sport ou grand Vitara?
Eu iria de Pajero pensando principalmente em manutenção e na desvalorização futura, ainda mais se ela for diesel, mas ambos são ótimos carros.

No mais, já que levantaram o tópico, minha humilde contribuição:


Kia Mohave 2010 Diesel: 7~8km/l(cidade) e 10~12km/l(estrada).

Para 250cv e 50kgfm de torque empurrando mais de 2300kg considero números excelentes. No mais, tudo depende do pé do motorista e do "ambiente", não existe receita de bolo e cada caso é um caso :)


Abs,
Eduardo.

rodrigo.jow
17/04/2015, 19:26
Tem mtos fatores a se considerar. Primeiro, se estamos falando de veículos 0 Km ou usados. Se for 0 km, o q vai depender mais é seu poder de compra msm. E tb semi novo, vai depender de estado de conservação, ano e novamente poder de compra.

Deixando de lado os detalhes, se o $$$ não for o problema, aí vai depender mais da sua necessidade, qto vai rodar, etc. A princípio, msm mais caro, melhor a Sport (no caso a Dakar) q é maior e com um conjunto mecânico superior e mais resistente, além de ser a diesel. Não desmerecendo o Vitara q é um carro excelente, mas o acho caro pra sua proposta sendo q deveria ser mais barato pra oferecer um melhor custo/benefício.

Agora, se vai na Dakar, tb existem outras opções na msma faixa de preço, como a Trailblazer q, pra mim, ganha no custo/benefício e se encontra por 150 mil, no modelo a diesel. Nesse preço, acho melhor opção q a Dakar q nem na HPE, por quase 180, oferece o q a Trailblazer já traz de série.

Eu me refiro a Pajero Sport mesmo, a q saiu de linha

Candeia
04/05/2015, 15:18
Cara, vejo que você tem alguma razão! estou no limiar de trocar de carro e agora com 2 crias pequenas não penso mais em comprar um pé de boi 0km por 45.000,00. Acredito que dá para pegar uma SUV bastante honesta, com os confortos inerentes e também com o seu devido consumo de combustível. Ficar pensando que vou achar SUV com economia de Uno Mile...

eduardor
04/05/2015, 16:07
Cara, vejo que você tem alguma razão! estou no limiar de trocar de carro e agora com 2 crias pequenas não penso mais em comprar um pé de boi 0km por 45.000,00. Acredito que dá para pegar uma SUV bastante honesta, com os confortos inerentes e também com o seu devido consumo de combustível. Ficar pensando que vou achar SUV com economia de Uno Mile...
Concordo em gênero, numero e grau. Particularmente acho que nunca mais caio no "conto" do 0km.

Eu acho que movido à gasolina/flex vai ser bem difícil encontrar o melhor dos dois mundos (economia e conforto). Talvez se tiver o pé bem leve e andar a maior parte do tempo numa velocidade constante/na estrada (morando em SP acho que não).... Acho que invariavelmente vc terá que optar entre o conforto e a economia de combustível em algum momento.

Um exemplo básico que te dou é com o meu cenário aqui: Em casa tenho Uno Sporting 2011 (1.4 - 88cv) e uma Mohave Diesel 2010 (3.0 - 250cv) e o meu trajeto diário é 60% estrada / 40% cidade.

O Uno (88cv) faz média de 12,5km/l na gasolina (aditivada).
A Mohave (250cv) faz média de 10,0km/l no diesel (S-10).

Valor/Litro médio da Gasolina aditivada: 3,20.
Valor/Litro médio do Diesel S10: R$2,80.

Logo:

Valor km rodado (Uno): ~R$0,25
Valor km rodado (Mohave): ~R$0,28

São carros completamente diferentes, obviamente, mas a analogia vale para a o seu raciocínio inicial. Naturalmente existem diversos outros cálculos à serem colocados nesta balança (ipva, seguro, manutenção preventiva/corretiva, etc, etc.) mas no dia-a-dia é o consumo que importa.

Em termos de SUV na casa dos R$45.000 acho muito difícil vc encontrar alguma coisa interessante e que faça mais de 6~8km/L (na gasolina e sendo otimista), não seja muito velho/usado e ao mesmo tempo traga o conforto que vc espera.

Me desculpe pelo longo texto :)

Abraços,
Eduardo.

Nilton J
30/09/2015, 16:41
Marcando novamente ponto neste tópico e atualizando pequena viagem da semana passada:

Campinas / Piracicaba (pegar sogro e sogra) / Santa Bárbara (pegar tia da patrôa) / Retorno Campinas / Devolução da tia, sogra e sogro para Santa Bárbara + Piracicaba / retorno Campinas com entrada rápida em Sumaré:

Consumo marcado no computador de bordo: 13,2 km / litro de gasolina (uso apenas Shell V-Power neste veículo), sexta marcha na estrada com piloto automático ligado e botão ECON acionado.

513134 = 513135

Nilton J
30/09/2015, 16:55
513142
513148

arlysonmark
01/10/2015, 06:19
Pelo meu conhecimento é dos veículos que considero SUV os dois mais econômico são:
1-Jeep Renegade Diesel ( 12km/l na cidade e 16km/l na estrada)
2-Subaru Forester Sport (10km/l na cidade e 14km/l na estrada)

Os demais estão com um consumo muito maior. Só ser aproxima nas versões manuais, nas versões automática que é quase 100% neste nível de veículo, esses 2 de modelos tem um consumo muito superior aos demais veículos!!

Nilton J
11/01/2016, 10:58
Atualizando o performance de meu H CRV 2013 câmbio mecânico de 6 marchas gasolina:

velocidade 100 km / h
748 km rodados, 20 % em trajeto urbano, 80% estrada
combustível gasolina
configuração da viatura: ar ligado, botão ECO ligado, piloto automático em 60% do trajeto na estrada em sexta marcha

carro lotado com 5 adultos + 1 beagle, carga na traseira lotada, detalhe é a geladeira elétrica 41 litros cheia de carne vermelha/branca congelada, ligação em 110/220 Vac e 12 Vdc (saiu de casa em - 12 graus, após 3 horas de viagem estava com - 6 graus, sem estar ligada nos 12 Vdc da bateria do veículo, perda de - 2 graus por hora, muito bom pois tudo ainda chega congelado:

520031

Em cima do teto, um roofbag gringo made in California, devido ao efeito aerodinâmico, fez o consumo cair de 13,2 da viagem anterior para 12,9 km por litro, dentro dele 2 malas pequenas e 3 mochilas grandes:

520028

Abaixo os dados do computador de bordo, que é ponto alto em precisão britânica e orgulho dos engenheiros japoneses da HONDA:

520029

Troller-a-vista
11/01/2016, 11:40
sentiu falta de motor?

Samir Matheus
11/01/2016, 14:38
... e eu que estava contente com a minha, que fez em 3.500km média geral de 11,9km/l, isso viajando eu e a patroa e os sapatos dela, mas pegamos muita estrada ruim, principalmente em Goiás e Paraná, ar condicionado ligado 60% do tempo.520060520057

Nilton J
11/01/2016, 15:27
sentiu falta de motor?

absolutamente em nenhum momento, mesmo subindo a serra de Santos pela rodovia Anchieta na viagem de retorno.

520062

Nilton J
11/01/2016, 15:29
... e eu que estava contente com a minha, que fez em 3.500km média geral de 11,9km/l, isso viajando eu e a patroa e os sapatos dela, mas pegamos muita estrada ruim, principalmente em Goiás e Paraná, ar condicionado ligado 60% do tempo.520060520057

Sua viatura deve ter câmbio automático...gasta mais mesmo, de 10 a 15% em relação à minha que tem câmbio manual de 6 marchas.

Postei algo sobre isto num post que está na página anterior, veja o link comparando consumo com os dois tipos de câmbio.

Falo e escrevo com propriedade sobre isto, pois também tive um H CRV 2011 similar ao seu, provido de câmbio automático.

Saúde!

Samir Matheus
11/01/2016, 15:46
Concordo com o consumo maior do câmbio automático, aliás, sempre soube deste fato, fiz uma viagem parecida com esta em 2012, mas com a montana do meu pai, motor 1.4 e ar condicionado, fiz 5.600km, e deu média geral de 13,6km/l, então, a Cr-v com quase 700kg a mais, ar digital dual zone, piloto automático (este deve ter sido usado por mais de 600km nesta viagem de 3.500km, fazendo o consumo aumentar com certeza), tá bom demas. Fazendo esta comparação, a patroa desta vez conseguiu dormir uns 30% do tempo, e na montana, não conseguia nem ao menos cochilar.

Nilton J
11/01/2016, 15:59
Concordo com o consumo maior do câmbio automático, aliás, sempre soube deste fato, fiz uma viagem parecida com esta em 2012, mas com a montana do meu pai, motor 1.4 e ar condicionado, fiz 5.600km, e deu média geral de 13,6km/l, então, a Cr-v com quase 700kg a mais, ar digital dual zone, piloto automático (este deve ter sido usado por mais de 600km nesta viagem de 3.500km, fazendo o consumo aumentar com certeza), tá bom demas. Fazendo esta comparação, a patroa desta vez conseguiu dormir uns 30% do tempo, e na montana, não conseguia nem ao menos cochilar.

Sou fã incondicional do Honda CRV que nasceu com look de jeep e em 2016 é o melhor CrossOver do Planeta!

H CRV First Gen:

520064

H CRV Second Gen:

520065

H CRV Third / Fourth Gens (os nossos):

520066

Samir Matheus
11/01/2016, 16:04
Como foi dito em uns posts anteriores, espaço de SUV, consumo de minivan, manutenção de Honda!

RafaKaio
14/03/2016, 21:55
Meu duster 4x4 Flex ta fazendo 8.9 km/l na cidade com 80% sempre de gasosa. Na estrada eu ainda não sei... ainda não viajei com ele